ficha bingo

4
BINGO VOCACIONAL PE. ANTÔNIO DE LIMA BRITO, NDS C E N T R O D E F O R M A Ç Ã O S I O N I E N S E D I N Â M I C A V O C A C I O N A L 1 C O L E Ç Ã O C E N F A V O S D I N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N Â M I I C C C A A A A A A A A A A A A V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A C C C C C C C C C C C C C C C C C C C I I I I I I I I I I I I I I I O O O O N A C E N T R O D E F O R M A M Ç A Ã O Ã S I O N I E N E D L C O L E Ç Ã O C E N F A V A A O S D D D D D D A A A A A A L D L F F F F F F F F F F F F F F F F F O O O O O O O O O O O O R R R R R R R D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E F F F O R R R R D E E E E E E E E F F F O O O O O O O O N N N N N N N C C C C C C C C C C C E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç O O Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã O O O O O O O O O O O O O N N N N N N T T T T T T T T T T T T R R R R R R R R O O O O O O O O N N N N N N N C C C C C C C C E E E E E E E E E E O D D E E E E E E E E E E E Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç Ç O O O O O O O O C C C C C C C Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã O O O O O O O O O N N N N T T T T T T T T T R R R R R O O O O O O O E E E E E Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã Ã E E E E E E E E E C C C C C C C C C C C C C C O O O O O O O O O O L L L L L L L L L L L L L L L L C C C C C C C C C C C E E C C C C C C C E E E E E E E E N C C C C C O O O O O O O O L L L L L L L L L L L L L L L L L C C C C C C C C E E E N N S S S S E E E E E E E E E E E E E E N N N N N E E E O N N N N N N N N N N N N I I I I I I I N N N N N N N N N N N I I I I I I I I I I

Upload: studio-5-visual

Post on 20-Mar-2016

351 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A dinâmica do bingo é uma celebração.Convocar o grupo à presença de Deus:Estamos aqui para conhecer a vontadedivina a nosso respeito, em que consisteessa vontade.

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Bingo

que o repita; ler a passagem bíblica indica-da no rodapé e fazer um breve comentário. Se um participante ganhar mais de uma vez, não será necessário repetir essas tare-fas. Após a entrega do prêmio, o felizardo receberá também uma salva de palmas.

8 – PEDAGOGIAResumimos, nos seguintes pontos, a peda-gogia a ser aplicada: a) os participantes são os principais agentes; b) todos são chama-dos a servir; c) reconhecer e premiar toda boa ação (reforço); d) alegria; e) ludicidade; f) a realidade é o ponto de partida (ponto de ancoragem); g) partir do que é signifi cativo (signifi catividade) ao indivíduo ou grupo.

9 – CANTOEm clima de alegria, o bingo alcançará melhor seu objetivo. Com teor vocacio-nal e bem escolhida, a música contribuirá

muito para esse clima. Ela será executada após a entrega de cada prêmio. Bastam uma estrofe e o estribilho, cantados repe-tidamente.

10 – SONDAGEMAntes da oração e cântico fi nais, realiza-se uma sondagem sobre a vocação. Ela pre-tende levar os integrantes do evento a se depararem com a questão vocacional, a serem estimulados a tomar posição, ainda que provisória, sobre o assunto. A pesqui-sa objetiva também criar espaços à mani-festação de interesse vocacional. Há, pois, jovens que não encontram oportunidade favorável à revelação de sua opção de vida. As sondagens dessa natureza têm apre-sentado bons resultados aos adolescentes e à Igreja de Jesus Cristo. É bom lembrar que o questionário deve contemplar todas as vocações existentes no Povo de Deus.

Cientes da necessidade de operários e confi antes na bondade do Dono da Messe, pro-pomos aos Animadores que vitalizem esse Bingo Vocacional com a graça obtida pela oração. Ainda que seja imprescindível arregaçar as mangas, é o poder de Deus que fecunda a nossa ação. Aos usuários desse instrumento didático nossos votos de êxito em seus trabalhos, manifesto em muitas vocações, para expansão do Reino de Deus.

CONCLUSÃO

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES VOCACIONAIS SIONIENSE Rua Costa Aguiar, 1264 - Ipiranga - São Paulo - cep: 04204-001

fone: (11) 2063-4219 - e-mail: [email protected]

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES VOCACIONAIS SIONIENSERua Costa Aguiar, 1264 - Ipiranga - São Paulo - cep: 04204-001

fone: (11) 2063-4219 - e-mail: [email protected]

BINGO VOCACIONAL

PE. ANTÔNIO DE LIMA BRITO, NDS

CEN

TRO DE FORMAÇÃO SION

IEN

SE

DIN

Â

MICA VOCACIO

NA

L1CO

LE Ç Ã O C E N F AVO

S

DINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

Â

MIICCCAAAAAAAAAAAA VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACCCCCCCCCCCCCCCCCCCIIIIIIIIIIIIIIIIOOOOOO

NA

CEN

TRODE FORMAM ÇA ÃOÃ

SION

IEN

E

D L

CO

LE Ç Ã O C E N F AVAA

OS

DDDDDD

AAAAAALD L

FFFFFFFFFFFFFFFFFOOOOOOOOOOOORRRRRRRDDDDEEEEEEEEEEEEEEEE FFFORRRRDEEEEEEEE FFFOOOOOOOO

NNNNNNNNNCCCCCCCCCCC EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ

OOOÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ OOOOOOOOOOOOO

NNNNNNTTTTTTTTTTTTRRRRRRRROOOOOOOO NNNNNNNNCCCCCCCC EEEEEEEEEEO

DD

EEEEEEEEEEE ÇÇÇÇÇÇÇÇOOOOOOOO CCCCCCCÃÃÃÃÃÃÃÃ OOOOOOOOO

NNNNTTTTTTTTTRRRRROOOOOOO EEEEEÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ

EEEEEEEEECCCCCCCCCCCCCC

OOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

CCCCCCCCCCCEE

CCCCCCCEEEEEEEEN

CCCCCCOOOOOOOO

LLLLLLLLLLLLLLLLL

CCCCCCCCEEE

NNSSSSEEEEEEEEEEEEEE

NNNNNEEEO

NNNNNNNNNNNNN

IIIIIII

NNNNNNNNNNNN

IIIIIIIIII

instruções_v2.indd 4-5instruções_v2.indd 4-5 11/10/2011 17:34:1011/10/2011 17:34:10

Page 2: Ficha Bingo

1 – CELEBRAÇÃOA dinâmica do bingo é uma celebração. Convocar o grupo à presença de Deus: Estamos aqui para conhecer a vontade divina a nosso respeito, em que consiste essa vontade. O que o Senhor espera de nós. Coloquemo-nos diante do Pai Celeste. Após um pequeno silêncio, pedir a um dos presentes que faça uma oração, iniciando com o sinal da cruz e concluindo com o Pai Nosso, Ave Maria e canto.

2 – PREPARAÇÃOCom alegria e motivação, expor o objetivo e a dinâmica do bingo aos participantes. Distribuir as cartelas e os saquinhos com milho. Solicitar a todos que localizem a passagem bíblica, indicada no rodapé da folha distribuída, e decorem o texto aí con-tido. Pedir aos partícipes que cuidem bem da cartela, não dobrando, riscando, mo-lhando etc.

3 – OBJETIVOVisamos, com esse bingo, contribuir para o despertar vocacional, sobretudo, dos ado-lescentes. Pretende-se conscientizá-los a respeito de sua vocação e profi ssão a se-rem assumidas, oportunamente, como exi-gência da fé cristã. Ele objetiva, outrossim, a melhoria na qualidade e quantidade dos Operários da Messe do Senhor. Há, pois, muitas ovelhas esperando por essa graça.

4 – PÚBLICOAinda que tenha por alvo prioritário os ado-lescentes, o bingo poderá ser jogado por

pessoas de outras idades, com as devidas adaptações. Crismandos e membros da Pastoral da Juventude são, entretanto, os destinatários preferidos. Cada bingo con-tém 50 folhas. Caso o público ultrapasse esse número, utilizar-se-á um outro conjun-to. A duração de cada rodada varia segundo o público. Nunca ultrapassar 50 minutos.

5 – CHAMADA A marcação do bingo é feita segundo a cha-mada da letra inicial, vermelha, de cada pa-lavra e seu respectivo número. Exemplos: Vocação 1 = V1; Santidade 1 = S1. O anúncio deve ser feito com muito humor e catequese vocacional. Exemplos: V1, V de vocação, V de verdade; S1, S de santidade, S de servi-ço, S de servo. A chamada é uma grande oportunidade de criação lúdica. O cantador das pedras tem missão de humorista.

6 – SORTEIOSHá quatro modalidades de sorteio: uma li-nha horizontal, quatro cantos, coluna e car-tela inteira. Cada tipo de sorteio é premia-do apenas uma vez. Na hipótese de haver mais de um ganhador, o prêmio será dis-putado com pedras numeradas. O vitorioso será quem tirar o maior número. Os partici-pantes são informados a respeito dos prê-mios, expostos no meio da sala. Sugerimos que os prêmios sejam livros vocacionais biográfi cos.

7 – EXIGÊNCIASAlém da pontuação, o sorteado deverá dizer de cor o texto da cartela e pedir ao público

INSTRUÇÕESAPRESENTAÇÃO

Com o intuito de oferecer alternativa didática aos Animadores Vocacionais, criamos, inspirados no con-vencional, o Bingo Vocacional (BV). Ele consiste num conjunto de 50 cartelas. Todas têm uma ou mais fra-ses referentes à vocação, alicerçadas na bíblia.

O conteúdo e dinâmica do Bingo visam despertar e/ou aprofundar a consciência dos participantes, con-cernente ao seu estado de vida e de serviço na Igreja, Povo de Deus.

Constatamos, pela prática, que a riqueza das mensa-gens, a interação e ludicidade da dinâmica aplicada tornam o BV uma celebração festiva.

Embora apresentemos instruções para uso do Bingo, confiamos na criatividade dos Animadores e espera-mos que eles façam as devidas adaptações exigidas pelo tempo, lugar e circunstância.

instruções_v2.indd 2-3instruções_v2.indd 2-3 11/10/2011 17:34:1011/10/2011 17:34:10

Page 3: Ficha Bingo

1 – CELEBRAÇÃOA dinâmica do bingo é uma celebração. Convocar o grupo à presença de Deus: Estamos aqui para conhecer a vontade divina a nosso respeito, em que consiste essa vontade. O que o Senhor espera de nós. Coloquemo-nos diante do Pai Celeste. Após um pequeno silêncio, pedir a um dos presentes que faça uma oração, iniciando com o sinal da cruz e concluindo com o Pai Nosso, Ave Maria e canto.

2 – PREPARAÇÃOCom alegria e motivação, expor o objetivo e a dinâmica do bingo aos participantes. Distribuir as cartelas e os saquinhos com milho. Solicitar a todos que localizem a passagem bíblica, indicada no rodapé da folha distribuída, e decorem o texto aí con-tido. Pedir aos partícipes que cuidem bem da cartela, não dobrando, riscando, mo-lhando etc.

3 – OBJETIVOVisamos, com esse bingo, contribuir para o despertar vocacional, sobretudo, dos ado-lescentes. Pretende-se conscientizá-los a respeito de sua vocação e profi ssão a se-rem assumidas, oportunamente, como exi-gência da fé cristã. Ele objetiva, outrossim, a melhoria na qualidade e quantidade dos Operários da Messe do Senhor. Há, pois, muitas ovelhas esperando por essa graça.

4 – PÚBLICOAinda que tenha por alvo prioritário os ado-lescentes, o bingo poderá ser jogado por

pessoas de outras idades, com as devidas adaptações. Crismandos e membros da Pastoral da Juventude são, entretanto, os destinatários preferidos. Cada bingo con-tém 50 folhas. Caso o público ultrapasse esse número, utilizar-se-á um outro conjun-to. A duração de cada rodada varia segundo o público. Nunca ultrapassar 50 minutos.

5 – CHAMADA A marcação do bingo é feita segundo a cha-mada da letra inicial, vermelha, de cada pa-lavra e seu respectivo número. Exemplos: Vocação 1 = V1; Santidade 1 = S1. O anúncio deve ser feito com muito humor e catequese vocacional. Exemplos: V1, V de vocação, V de verdade; S1, S de santidade, S de servi-ço, S de servo. A chamada é uma grande oportunidade de criação lúdica. O cantador das pedras tem missão de humorista.

6 – SORTEIOSHá quatro modalidades de sorteio: uma li-nha horizontal, quatro cantos, coluna e car-tela inteira. Cada tipo de sorteio é premia-do apenas uma vez. Na hipótese de haver mais de um ganhador, o prêmio será dis-putado com pedras numeradas. O vitorioso será quem tirar o maior número. Os partici-pantes são informados a respeito dos prê-mios, expostos no meio da sala. Sugerimos que os prêmios sejam livros vocacionais biográfi cos.

7 – EXIGÊNCIASAlém da pontuação, o sorteado deverá dizer de cor o texto da cartela e pedir ao público

INSTRUÇÕESAPRESENTAÇÃO

Com o intuito de oferecer alternativa didática aos Animadores Vocacionais, criamos, inspirados no con-vencional, o Bingo Vocacional (BV). Ele consiste num conjunto de 50 cartelas. Todas têm uma ou mais fra-ses referentes à vocação, alicerçadas na bíblia.

O conteúdo e dinâmica do Bingo visam despertar e/ou aprofundar a consciência dos participantes, con-cernente ao seu estado de vida e de serviço na Igreja, Povo de Deus.

Constatamos, pela prática, que a riqueza das mensa-gens, a interação e ludicidade da dinâmica aplicada tornam o BV uma celebração festiva.

Embora apresentemos instruções para uso do Bingo, confiamos na criatividade dos Animadores e espera-mos que eles façam as devidas adaptações exigidas pelo tempo, lugar e circunstância.

instruções_v2.indd 2-3instruções_v2.indd 2-3 11/10/2011 17:34:1011/10/2011 17:34:10

Page 4: Ficha Bingo

que o repita; ler a passagem bíblica indica-da no rodapé e fazer um breve comentário. Se um participante ganhar mais de uma vez, não será necessário repetir essas tare-fas. Após a entrega do prêmio, o felizardo receberá também uma salva de palmas.

8 – PEDAGOGIAResumimos, nos seguintes pontos, a peda-gogia a ser aplicada: a) os participantes são os principais agentes; b) todos são chama-dos a servir; c) reconhecer e premiar toda boa ação (reforço); d) alegria; e) ludicidade; f) a realidade é o ponto de partida (ponto de ancoragem); g) partir do que é signifi cativo (signifi catividade) ao indivíduo ou grupo.

9 – CANTOEm clima de alegria, o bingo alcançará melhor seu objetivo. Com teor vocacio-nal e bem escolhida, a música contribuirá

muito para esse clima. Ela será executada após a entrega de cada prêmio. Bastam uma estrofe e o estribilho, cantados repe-tidamente.

10 – SONDAGEMAntes da oração e cântico fi nais, realiza-se uma sondagem sobre a vocação. Ela pre-tende levar os integrantes do evento a se depararem com a questão vocacional, a serem estimulados a tomar posição, ainda que provisória, sobre o assunto. A pesqui-sa objetiva também criar espaços à mani-festação de interesse vocacional. Há, pois, jovens que não encontram oportunidade favorável à revelação de sua opção de vida. As sondagens dessa natureza têm apre-sentado bons resultados aos adolescentes e à Igreja de Jesus Cristo. É bom lembrar que o questionário deve contemplar todas as vocações existentes no Povo de Deus.

Cientes da necessidade de operários e confi antes na bondade do Dono da Messe, pro-pomos aos Animadores que vitalizem esse Bingo Vocacional com a graça obtida pela oração. Ainda que seja imprescindível arregaçar as mangas, é o poder de Deus que fecunda a nossa ação. Aos usuários desse instrumento didático nossos votos de êxito em seus trabalhos, manifesto em muitas vocações, para expansão do Reino de Deus.

CONCLUSÃO

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES VOCACIONAIS SIONIENSE Rua Costa Aguiar, 1264 - Ipiranga - São Paulo - cep: 04204-001

fone: (11) 2063-4219 - e-mail: [email protected]

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES VOCACIONAIS SIONIENSERua Costa Aguiar, 1264 - Ipiranga - São Paulo - cep: 04204-001

fone: (11) 2063-4219 - e-mail: [email protected]

BINGO VOCACIONAL

PE. ANTÔNIO DE LIMA BRITO, NDS

CEN

TRO DE FORMAÇÃO SION

IEN

SE

DIN

Â

MICA VOCACIO

NA

L1CO

LE Ç Ã O C E N F AVO

S

DINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

Â

MIICCCAAAAAAAAAAAA VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACCCCCCCCCCCCCCCCCCCIIIIIIIIIIIIIIIIOOOOOO

NA

CEN

TRODE FORMAM ÇA ÃOÃ

SION

IEN

E

D L

CO

LE Ç Ã O C E N F AVAA

OS

DDDDDD

AAAAAALD L

FFFFFFFFFFFFFFFFFOOOOOOOOOOOORRRRRRRDDDDEEEEEEEEEEEEEEEE FFFORRRRDEEEEEEEE FFFOOOOOOOO

NNNNNNNNNCCCCCCCCCCC EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ

OOOÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ OOOOOOOOOOOOO

NNNNNNTTTTTTTTTTTTRRRRRRRROOOOOOOO NNNNNNNNCCCCCCCC EEEEEEEEEEO

DD

EEEEEEEEEEE ÇÇÇÇÇÇÇÇOOOOOOOO CCCCCCCÃÃÃÃÃÃÃÃ OOOOOOOOO

NNNNTTTTTTTTTRRRRROOOOOOO EEEEEÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ

EEEEEEEEECCCCCCCCCCCCCC

OOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

CCCCCCCCCCCEE

CCCCCCCEEEEEEEEN

CCCCCCOOOOOOOO

LLLLLLLLLLLLLLLLL

CCCCCCCCEEE

NNSSSSEEEEEEEEEEEEEE

NNNNNEEEO

NNNNNNNNNNNNN

IIIIIII

NNNNNNNNNNNN

IIIIIIIIII

instruções_v2.indd 4-5instruções_v2.indd 4-5 11/10/2011 17:34:1011/10/2011 17:34:10