fibras texteis

24
é a matéria prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação , os fios em tecidos e os tecidos em peças de vestuário, roupas de cama e mesa… Fibra têxtil

Upload: ana-cristina-freire-ferreira

Post on 23-Jun-2015

10.389 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fibras texteis

é a matéria prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação , os fios em tecidos e os tecidos em peças de vestuário, roupas de cama e mesa…

Fibra têxtil

Page 2: Fibras texteis

O fabrico de vestuário foi uma necessidade sentida pelo homem para se proteger do clima e se adaptar à vida em sociedade.O ato de se vestir está relacionado com o conforto, o embelezamento, a proteção, e os costumes

Page 3: Fibras texteis
Page 4: Fibras texteis
Page 5: Fibras texteis

Um tecido é criado pelo entrelaçar de dois fios (teia e trama), perpendiculares entre si, que podem ter origem natural ou não natural - TECELAGEM

Page 6: Fibras texteis

A lã que tem a sua origem no pelo de alguns animais: carneiros, cabras, camelos, etc. É muito usada em acessórios de inverno, tais como luvas, gorros e cachecóis. O tecido feito de lã serve como isolante térmico, "respira" no corpo, é naturalmente elástico, portanto confortável e não amassa.

Nas fibras naturais temos as de origem animal:

Page 7: Fibras texteis
Page 8: Fibras texteis

A seda que é produzida pela segregação glandular do bicho-da-seda que, com a sua saliva, constrói um casulo. Este depois de mergulhado em água quente possibilita que o fio se retire na sua totalidade. A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. É muito conhecida pelo seu brilho e toque únicos e fácil manuseamento.

Page 9: Fibras texteis
Page 10: Fibras texteis

e as de origem vegetal:O algodão de origem vegetal, é extraído da flor do algodoeiro. É a fibra mais utilizada devido ao vestuário confecionado com este material ser muito confortável. Ótimo para as crianças, especialmente para os bebês que têm uma pele muito sensível.

Page 11: Fibras texteis
Page 12: Fibras texteis

O linho é uma fibra vegetal. A sua colheita é feita antes do amadurecimento das cápsulas, quando a planta começa a apresentar um tom amarelado.Tecido de linho é caracterizado como um tecido de alto luxo. Simboliza conforto e elegância. É antibacteriano, antifungicida.

Page 13: Fibras texteis

…nas fibras não naturais temos as fibras artificiais e as sintéticas: a viscose, o nylon, a poliamida, o poliéster …

…que são produzidas em laboratórios a partir de produtos químicos.

Page 14: Fibras texteis

O nylon é uma fibra artificial com propriedades especiais que lhe conferem uma boa utilidade para a industria têxtil. O polyester é outro exemplo de fibra artificial

Page 15: Fibras texteis

Artesanatoé o trabalho manual ou a produção de um artesão

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas).Antigamente, um artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas etapas do processo produtivo

Page 16: Fibras texteis

O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.

Page 17: Fibras texteis

Revolução IndustrialCom a Revolução Industrial, teóricos e artistas criticaram a desvalorização do artesanato pela mecanização. Os intelectuais da época consideravam que o artesão tinha uma maior liberdade, por possuir os meios de produção e pelo alto grau de satisfação e identificação com o produto. Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro.Na tentativa de lidar com as contradições da Revolução Industrial, William Morris fundou o grupo de Artes e Ofícios, na segunda metade do século XIX, tentando valorizar o trabalho artesanal e opondo-se à mecanização.

Page 18: Fibras texteis

A mecanização é o uso de ferramentas para substituir o trabalho dos seres humanos e também podemos referir o uso dela para auxiliar uma operação humana. A mecanização também levou o desemprego aos trabalhadores rurais, visto que a mão-de-obra foi substituída por máquinas como tratores, semeadeiras e outras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.

Page 19: Fibras texteis

Artes e Ofícios ( inglês Arts & Crafts) foi um movimento artístico surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Tentava evitar a manufatura industrial barata de artes decorativas e da arquitetura e favorecia um retorno ao artesanato, elevando os artesãos à condição de artistas. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Fazia frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer.

William Morris

Page 20: Fibras texteis

TECELAGEM Como já foi referido anteriormente um tecido é criado pelo entrelaçar de dois fios (teia e trama),perpendiculares entre si. É o entrelaçar de diversos tipos de fios na horizontal (a trama)???e na vertical (a teia)

Page 21: Fibras texteis

Podemos fazer tecelagem com diversos tipos de materiais

Page 22: Fibras texteis

E agora vais fazer o teu artesanato utilizando fibras têxteis como matéria prima e a tecelagem como técnica.

Page 23: Fibras texteis

Como fazer um tear de papelão

Page 24: Fibras texteis

Como fazer um tapete com retalhos de tecidos