ffique por dentro dos debatesique por dentro dos debates ... ffique por dentro dos debatesique por...

Download FFique por dentro dos debatesique por dentro dos debates ... FFique por dentro dos debatesique por dentro

Post on 14-Mar-2020

0 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • Fique por dentro dos debatesFique por dentro dos debates no universo da EADno universo da EAD

    Coordenador faz balançoCoordenador faz balanço das ações do semináriodas ações do seminário

    >>

    Em foco, o uso de blogs e Em foco, o uso de blogs e redes sociais no eventoredes sociais no evento

    >>

    As tecnologias no ensino As tecnologias no ensino fundamental e médiofundamental e médio

    >>

  • Um balanço do

    7º Seminário

    Nacional

    ABED de

    Educação

    a Distância

    João Mattar

    Tive a honra de coordenar o 7º SENAED - Se- minário Nacional ABED de Educação a Distância, que ocorreu de 23 a 31 de Maio de 2009. Da comissão orga- nizadora, participaram também os professores Marco Silva (Estácio/UERJ) e Eliane Schlemmer (Unisinos).

    Um grupo fantástico de voluntários completou a equipe organizadora. Três comitês foram formados, bilhantemente coordenados por Antônia Alves (Comitê de Comunicação e Marketing), Breno Trautwein (Comi- tê do Programa) e Maria Elza Miranda Ataíde (Comitê Social). Participaram ativamente desses comitês Bertha Garcez, Fernanda Vilarim, Gentil Gonçalves Filho, Ieda Espírito Santo e Raquel Resende. Os comitês contaram ainda com a colaboração de André Genesini, Giancar- lo Colombo e José Bueno França. E por trás de todo o evento, esteve trabalhando em silêncio o super-time da ABED: Alessandra, Beatriz, Rafael e Sérgio.

    Uma das novidades deste 7º SENAED foi que ele aconteceu, pela primeira vez, totalmente a distân- cia. Além disso, a participação no evento foi gratuita e aberta para todos os interessados. Isso permitiu que pessoas que talvez nunca tivessem estado presentes em um evento da ABED pudessem acompanhar as ati- vidades, inclusive de fora do Brasil.

    Foram 1.721 inscritos, mas como a inscrição formal não era exigência para participar das atividades, não é exagero calcular que tivemos a participação de pelos menos 2.500 pessoas nas diversas atividades do evento. Apenas no Moodle, utilizado para várias ativi- dades durante o SENAED, tivemos 643 inscritos.

    O tema geral do Seminário foi “Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”, envolvendo os di- versos canais e as diversas vozes que participam da educação online. Assim, o conceito de polifonia foi o eixo central do evento, e as atividades foram realizadas tendo sempre como referência a interatividade e a bi- direcionalidade.

    Vários temas foram debatidos durante a sema- na de 23 a 31 de Maio de 2009. Um interesse especial foi dedicado à formação para a docência online e ao personagem “tutor”, incluindo sua contratação, remu- neração, formação e qualificação. Outros temas discu- tidos no evento foram: o papel do MEC na regulação da EaD e a situação da UAB – Universidade Aberta do Brasil; pós-graduação stricto sensu a distância; a intro- dução da EaD no ensino médio; direitos autorais e plá- gio em EaD; educação a distância corporativa e design instrucional.

    O Seminário envolveu mais de 100 ativi- dades síncronas e assíncronas distribuídas por

    diversas plataformas, e você pode conferir o programa neste número da Galáxia. Foram

    utilizadas, dentre outras ferramentas: Aprex, AulaVox, Blogs, Eduverse (Acti- ve World), FlashMeeting, Flickr, Lista de Discussão por email (Yahoo), LMS

    webAula, Mindomo (mapas men- tais), Moodle, Netvibes, Ning, Orkut, Life, Survey Monkey, Te- leduc, Televisão a Cabo, TOM

    Conference, Tríade, Videocon- ferência pela Infovia SENAI, Web Rádio UERJ, Web TV UERJ, webAula Conferen- ce, WebCast ISAT, Webcast Portal Educação, WebCon- ferência Wemídia, Wikis e YouTube.

    Cada participante teve a liberdade de montar

    o seu cardápio em função do seu interesse e do seu estilo

    de aprendizagem. Um dos objeti- vos do evento, plenamente cum-

    prido, foi demonstrar, na prática, como essas diferen- tes ferramentas podem ser adequadamente utilizadas em EaD. Foi também possível avaliar o grau de proxi- midade que é possível alcançar com essas tecnologias entre os diversos personagens que participam da EaD.

    As atividades envolveram treinamentos, cursos, palestras com streaming para a web, pôsteres, fóruns e listas de discussão, chats, visitas guiadas, pesquisas, videoconferências, programas de rádio e televisão, ga- mes e ARG, concurso, construção de mapas mentais etc., sempre com um espaço garantido para a interati- vidade. A proposta do evento foi de que, muito mais do que absorver passivamente conhecimento, os partici- pantes pudessem construir colaborativamente conhe- cimento, que está agora disponível na web para todos os interessados.

    Mais de 160 pessoas, que se destacam na prá- tica e reflexão sobre EaD no Brasil, participaram do 7º SENAED como palestrantes, moderadores, coordena- dores de atividades ou de ferramentas, dentre outras funções, e a lista com os participantes pode ser acessa- da em: . Neste número do boletim Ga- láxia, você terá a oportunidade de ler os relatos e as reflexões de alguns desses participantes.

    É importante ressaltar que o 7º SENAED não teve keynote speakers ou convidados especiais. Tanto no programa quanto na lista de convidados, os parti- cipantes aparecem classificados por critérios como ordem cronológica das apresentações ou ordem alfa- bética. Cada convidado teve, automaticamente, uma página aberta no wiki do evento, com a liberdade de preenchê-la.

    As atividades do 7º SENAED contaram com o apoio físico de dezenas de postos distribuídos pelo país, que gentilmente ofereceram seus espaços e re- cursos para o acompanhamento do 7º SENAED pelos interessados. A lista com esses postos e seus coordena- dores pode ser acessada em: .

    A abertura e a mesa seguinte contaram com a presença dos professores José Manuel Moran, Fredric Michael Litto (presidente da ABED) e Hélio Chaves Fi- lho (Secretaria de Educação a Distância do MEC), foram transmitidas para a web pelo webCast ISAT e estão dis- poníveis em: . Para finalizar o evento, produzi um cur- to podcast que pode ser acessado em: .

    Vários links para as gravações e os materiais utilizados nas palestras estão disponíveis na página de discussão de cada atividade no programa do evento, disponível em: . Vale destacar que o pro- grama começou a ser construído colaborativamente – e a distância – em um arquivo do Google Docs, mas logo foi transferido para um wiki baseado no MediaWiki, o mesmo software que suporta a wikipédia. Até hoje, houve 27.526 acessos à página do programa.

    Importantíssimo lembrar da importância dos parceiros da ABED: ISAT, Pearson Education e Sebrae, e do SESI, que patrocinaram o evento.

    O 7º SENAED gerou aproximadamente 4.600 pá- ginas na web, que de alguma maneira o mencionaram. Inúmeras notícias foram veiculadas na web antes, du- rante e depois sobre o 7º SENAED. Procuramos agrupá- las em: , mas com certeza não con- seguimos registrar todas – então essa página do wiki continua aberta para edição.

    Para terminar, gostaria de compartilhar algumas das mensagens que recebi, após o evento, ou que foram sendo deixadas pelas diversas ferramentas utilizadas, que exprimem melhor o que aconteceu nessa semana do que se eu continuasse a escrever por aqui. Leia algu- mas dessas mensagens na página ao lado:

    < <

    p ág

    in a

    2 >

    > B

    A LA

    N Ç

    O B

    A LA

    N Ç

    O

  • Veja algumas Veja algumas das mensagens

    recebidas via recebidas via internet pelos internet pelos organizadoresorganizadores do 7º Senaed. do 7º Senaed.

    Na maioria Na maioria delas, osdelas, os

    participantesparticipantes destacamdestacam

    ineditismo da ineditismo da iniciativa, e iniciativa, e

    parabenizamparabenizam a ABED pelaa ABED pela

    inovação inovação na realização na realização

    do eventodo evento

    “Parabéns pelo evento, acompanhei algumas sessões e gostei muito.”

    Araci Hack Catapan

    “É só uma simples mensagem devoluti va em reconhecimento ao grande

    feito que vocês nos propiciaram. Extensivo a todos os moderadores parti cipantes.”

    Marcelo Cabeda

    “Parabéns pela óti ma organização.” Ana Lúcia

    “Foi um marco para a ABED. Quem ganhou e ganha com tudo isso foi a educação.”

    Giancarlo Colombo

    “Parabéns a todos da organização do 7º SENAED por este evento tão interati vo e

    democráti co.” Simone Lucena

    “Fantásti co! O 7º SENAED como um todo foi um sucesso, criou algo completamente novo

    que vai mudar o paradigma de vários eventos. Gastamos fortunas com eventos presenciais e

    não conseguimos ati ngir tantas pessoas.” Maurício Garcia

    “Gostaria de parabenizá-lo pelo grande sucesso do evento e, principalmente, por seu

    dinamismo quanto à presença em todas as interfaces. O evento foi de uma riqueza sem fi m e como você mesmo havia proferido no discurso de encerramento: dá uma tristeza

    chegar ao término.” Nelly Kazan Sancho Cruz

    “Parabéns pelo sucesso absoluto do 7º SENAED!”

    André Genesini

    “O SENAED foi um sucesso grande. Foi uma interati vidade perfeita.”

    Prof. Milton JB Sobreiro

    “As pessoas não cansam de elogiar o 7º SENAED.”

    Andrea Filatro

    “Coisa de gente grande o 7º SENAED!” Eduardo Conde Tega

    “Inovador, diverti do, animad