fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as...

16
Fevereiro 2011 54 ano 4 www.formiga.mg.gov.br Prefeitura Sintramfor estudam adicional de insalubridade “O Papel do Líder”, escrito por Gabriel Chalita Conheça a história de Francisco Fonseca, patrono do Museu PROFESSORAS CRIAM APOSTILA INÉDITA PARA O SEGUNDO PERÍODO

Upload: lyminh

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

Fevereiro 2011

54ano 4

www.formiga.mg.gov.br

Prefeitura Sintramfor estudam adicional de insalubridade

“O Papel do Líder”, escrito por Gabriel Chalita

Conheça a história de Francisco Fonseca, patrono do Museu

professoras criam apostila inédita para o segundo período

Page 2: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

Projeto gráfico: Lume ComunicaçãoDiagramação: Welerson de AndradeTiragem interna: 2.200 unidadesRedação: Luciene Morais e Shymenne SiqueiraImpressão: Sempre Ed itora LtdaValor: R$1.430,00 / Unitário: R$0,65Processo Licitatório: PRC 2665/10Pregão: 207/10

com a palavra

esta em nossas mãos

Revista Mensal dos Servidores da Prefeitura de Formiga

Revista Mensal dos Servidores da Prefeitura de Formiga

expediente

Luiza Flora de OliveiraSecretária Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde foi criada em 1991 com objetivos de planejar e organizar ações de saúde do município, fazendo parte do Sistema Único de Saúde composto de recursos Municipais, Estadu-ais e Federais. Primeiramente, suas ações eram de

referências para os cidadãos formiguenses, hoje, são referência para outros municípios. Temos di-retrizes que são norteadas de ações municipais e inter municipais preventivas e curativas. Traba-lhamos em promoção a saúde através dos pilares da universalidade, equidade e integralidade.As ações preventivas são nosso maior desafio, pois são nelas que estão o bem estar físico, psico e social.

Hoje, temos vacinas e medicamentos que possi-bilitam uma longevidade de nossa população e erradicação de várias doenças.Nossa Secretaria conta com aproximadamente 600 servidores, nossa sede está localizada em ponto estratégico e com suporte para assistência aqui e fora do município.

Mas como ainda algumas doenças não foram erradicadas, precisamos trabalhar e promover ações para que todos possam ter a sua qualidade de vida plenamente conquistada e preservada. E isto, está em nossas mãos.

Aluísio Veloso da Cunha - Prefeito Municipal Antônio Carlos Lamounier - Vice-Prefeito Municipal

Elizaldo Frade - FazendaGeraldo R. de Oliveira - EducaçãoLuis Carlos da Silva - Desenvolvimento Humano Luiza Flora de Oliveira - SaúdeCleuton Alves de Lima - ControladoriaSheldon Geraldo de Almeida - GabineteSandra M. de Castro Salviano - Procuradoria

Sudário J. Macedo - Adm. e Gestão de PessoasJosé Jamir Chaves - Des. EconômicoRodrigo O. Bahia - Obras e TrânsitoTúlio Braga Fonseca - ComunicaçãoMaria R. de A. e Oliveira Figueiredo - CulturaAltair Ribeiro da Silva - OuvidoriaJosé Ivo da Silva - Planej. Coord. e Reg. UrbanaPaulo R. Coelho da Rocha - Gestão AmbientalValdeci Nascimento Cunha - PreviforPaulo César Quintiliano - SAAE

Envie suas sugestões através do e-mail: [email protected] e participe da coluna “Cartas do Leitor”.

Cartas do Leitor

Prezados Amigos do Servidor da Cidade, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho de informa-ção e conhecimento que o “Servidor da Cidade” vem proporcionando a todos os servidores municipais, com matérias interessantes e importantes que nos deixam bem informados sobre o que acontece em nosso municipio. Parabéns pelo grande trabalho!

Públio do Prado NunesEncarregado de Serviço de Controle de Material e Veículos

2 www.formiga.mg.gov.br2 www.formiga.mg.gov.br

Page 3: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

deu no site www.formiga.mg.gov.br

“a cidade” valoriza a comunidade

Após mudança no layout, o jornal abriu espaço para que algumas instituições divulguem os serviços de interesse da comunidade. O Banco de Alimentos, o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social e a Santa Casa já possuem um espaço fixo. A SECOM já tem marcadas outras reuniões com instituições do município interes-sadas em participar.

Em fevereiro, Formiga foi atingida por duas tempesta-des que derrubaram árvores, postes, muros, destelharam casas e destruíram a ponte da R: Dr. Carlos Chagas.

Já está no ar o Blog do Cin-turão Regional de Combate à Dengue com informações rela-tivas à doença e sua prevenção. Acompanhe www.cinturaoda-dengue.wordpress.com.

O Centro de Educação Infantil começou as atividades dia 7 de fevereiro e já possui 100 alunos matriculados, de a 4 anos. A capacidade é para atender 150 crianças.

Inaugurado dia 04, já atende quase 130 crianças que podem contar com parquinho, sala de multiuso e biblioteca, piscina, refeitório, casinha para ativida-des e jardim.

Com o temporal do dia 16, os equipamentos de retransmis-são da Band foram queimados. A compra de novos já foi providenciada e o sinal será restabelecido em 30 dias.

Os bairros Chapada, Alvorada, Eng. de Serra, Lajinha, Quinzi-nho, Cidade Nova e o Distrito de Pontevila serão beneficia-dos com academias ao Ar Livre, que serão licitadas em março.

Sinal de TV

Academia Tempestade

CEI Vargem Grande

CEI Água Vermelha Blog

3www.formiga.mg.gov.br

Page 4: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

Em março será lançada a publicação “A mágica do saber”, uma apostila elaborada por pro-fessoras da rede municipal de ensino, que servirá como guia para alunos do 2º período de Edu-cação Infantil e para profissionais que trabalham com essas turmas.

A proposta para a criação da apostila surgiu da necessidade de se padronizar a abor-dagem das diretrizes curriculares e sistematizar o ensino da Educação Infantil. Antes, as professoras que lecionam para o 2º período trabalhavam, ten-do como suporte pedagógico, um planejamento embasado no Referencial Curricular para a Educa-ção Infantil. Não havia material específico.

Preocupado com a situação, o secretá-rio de Educação convocou uma reunião, no final de junho de 2010, com 22 professoras que lecio-navam para o 2º período na rede municipal. Na oportunidade, Geraldo Reginaldo lançou um de-

professoras municipais criam apostila para o segundo período

educação

safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho de todas as profissionais que atuam com turmas do 2º pe-ríodo da Educação Infantil da rede municipal de ensino.

Desafio aceito, as professoras iniciaram o processo de criação. O resultado foi entregue em de-zembro de 2010. O trabalho foi reunido e editado pela diretora de Gestão Educacional, Fátima Belo, que par-ticipou de capacitações do MEC. A apostila do aluno, conta com 226 páginas e o manual para os professores, 88 páginas. “Este é o resultado de um trabalho coletivo que teve a participação da Secretaria Municipal de Educação e de um grupo de professores, que culminou com o resultado maravilhoso, do qual os maiores bene-ficiados serão os alunos da rede municipal de ensino. O maior propósito da nossa Secretaria é oferecer uma educação de qualidade a todos”, comentou Geraldo Re-ginaldo de Oliveira.

As nove professoras que participaram do projeto

4 www.formiga.mg.gov.br4 www.formiga.mg.gov.br

Page 5: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

AS PROFESSORAS

A apostila “A mágica do saber” é uma proposta inédita na região. De acordo com Geraldo Reginaldo, no próximo mês, haverá uma nova reunião com as professoras do 2º período da Educação Infantil para avaliar o material e começar a discutir a nova apostila para o segundo semestre. Para 2012 deverá ser criada uma apostila para o 1º período da Educação Infantil.

A PUBLICAÇÃO

“Foi uma ótima experi-ência. Facilitará muito o trabalho do professor, além de ser significativa a aprendizagem do aluno. Buscamos retratar a reali-dade de nossos estudantes nesta publicação”

Flávia Inês C. A. Almeida – ‘Arlindo de Melo’

“É muito gratificante! A proposta é séria e bem organizada. Espero que enriqueça a Educação Infantil. Tenho muito a agradecer as colegas e equipe da Secretaria, em especial ao secretário”

Teresinha C. de Oliveira – ‘Merenda Escolar’“Sinto-me privilegiada e feliz por participar na ela-boração da apostila. Estou contribuindo para que as crianças possam aprender ludicamente, com a má-gica do saber e por uma educação de qualidade”

Shirley Vieira – ‘Conceição Mª Almeida’

“Foi uma realização mui-to grande. Trabalhamos há muito tempo com a Educação Infantil e agora podemos colocar em práti-ca. É gratificante, coloca-mos tudo o que estudamos em anos de trabalho”

Juliana M. Parreira - ‘Paulo Barbosa’“Foi muito importante participar deste trabalho. Agradeço ao secretário pela escolha e confiança, pois somente uma pessoa de tamanha sensibilidade para nos confiar a realização deste projeto”

Eliana D. Carvalho – ‘Prof. José Jerônimo’

“Este projeto me fez crescer como profissional e acreditar que a educação dá certo quando abraçamos a causa conjuntamente, afim de buscar desenvolver inte-gralmente nossas crianças”

Tatiana C. França - ‘Franklin de Carvalho’“É com muita segurança e orgulho que participei do projeto, fruto de uma rica experiência que adquiri ao longo de uma carreira da qual não meço esforços para a inovação e qualifi-cação do meu trabalho”

Sônia de Fátima C. Melo – ‘Nelson Alvarenga’

“Fiquei lisonjeada em ser escolhida. É um reco-nhecimento pelo trabalho que desenvolvemos e estou grata à Secretaria Muni-cipal de Educação. Vamos ter um excelente material em mãos”

Ana Augusta C. Madureira - ‘Angelita Gomes’“Trocamos muitas experi-ências ao longo de nossa carreira. Ser educadora jáé um desafio. Criar algode tamanha responsa-bilidade deu medo, mas acreditei que seria capaz. Estou muito feliz”

Elizabete R. Moura - ‘Conceição Mª Almeida’

5www.formiga.mg.gov.br

Page 6: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

No mês de fevereiro, a notícia de que haveria cortes no adicional de insalubridade de alguns servidores municipais foi motivo de controvérsia e imaginação.

A verdade é que, em maio de 2010 o prefeito Aluísio Veloso foi convocado a ir ao Ministério Público do Trabalho, na cidade de Divinópolis, para responder a denúncia a respeito do descumprimento de normas referentes às condições de trabalho dos servidores municipais, quando assinou um Termo de Ajuste de Conduta – TAC – com o Ministério Público do Tra-balho, se comprometendo a atender cláusulas que buscam o ajustamento das condições de trabalho da Administração Municipal.

É importante ressaltar que o prazo para o cumpri-mento do TAC expirou-se em 31 de janeiro. Caso a Prefeitura não cumprisse as cláusulas ali estabele-cidas, a Administração Municipal seria multada em

servidor

R$10 mil para cada item desobedecido.

Para regularizar a situação e elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA , a GR Impac-to foi contratada e uma auditoria interna nos prédios da Administração Municipal, identificando os pontos críticos com relação à segurança do servidor.

Através do laudo apresentado pela GR Impacto, constatou-se equívocos e distorções: servidores rece-bendo o adicional sem direito ao mesmo; enquanto outros não o recebiam corretamente etc.

SINTRAMFORAlguns dos ajustes feitos foram questionados e a Pre-feitura, juntamente com o Sintramfor, decidiu reava-liar as indicações de reajuste e outro laudo deverá ser emitido. Participaram da reunião representantes do sindicato e da Administração Municipal. Tão logo o

prefeitura e sintramfor juntos para resolver a questão

insalubridade:

6 www.formiga.mg.gov.br6 www.formiga.mg.gov.br

Page 7: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

laudo seja finalizado, a Prefeitura irá avisar an-tecipadamente os servidores que, por ventura, vierem a ter cortes.

A presidenta do Sindicato Ana Paula de Melo está confiante.“Eu senti boa vontade por parte da Administração Municipal em pelo menos tentar resolver esse problema. Caso isso não aconteça, infelizmente teremos que resolver de forma judicial. Já foi constatado que alguns cortes e reduções estão incorretos. Mas vamos esperar o laudo da empresa contratada pela Prefeitura”, disse. Assim que a revisão for realizada, a Prefeitura deverá se reunir novamente com representan-tes do Sindicato que procura participar efetiva-mente da reavaliação.

PPRA O engenheiro responsável pelo PPRA - Progra-ma de Prevenção de Riscos Ambientais – em Formiga, Rodrigo Escobar, explicou que tanto a empresa GR Impactos, como a Administração Municipal estão implantando o Programa obe-decendo a um cronograma.

Rodrigo Escobar disse que serão realizadas pa-lestras, treinamentos, além de intensificarem as vistorias nos ambientes de trabalho. A GR Impactos continua prestando um serviço de assessoria à Administração MunicPrevenção de Riscos Ambientais – em Formiga, Rodrigo Escobar, explicou que tanto a empresa GR Im-pactos, como a Administração Municipal estão implantando o Programa obedecendo a um cronograma.

Escobar disse que serão realizadas palestras, treinamentos, além de intensificarem as visto-rias nos ambientes de trabalho. A GR Impactos continua prestando um serviço de assessoria à Administração Municipal referente ao PPRA.

7www.formiga.mg.gov.br

Page 8: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

colunista do mêsHá quem pense que os lí-deres surgem ao acaso. En-gano. Os líderes se formam naturalmente. Um líder se revela pelo tema que escolhe, por Amor, para a sua vida. Não de forma obsessiva e fanática, mas determinada e apaixonada. São aqueles que assumem para si a responsabilida-de da transformação da sociedade, abraçados às suas causas, às suas lutas na promoção do bem. Um líder geren-cia sonhos comuns a toda a humanida-de. O profes-sor é um líder e igualmente necessita de um tema para ressignifi-car a sua vida, o seu ofício de fazer caminhar os aprendizes. Educadores são líderes que conduzem e não impõem. São líderes que apontam novos cami-nhos e não apenas persu-adem a seguir o caminho que lhes parece o certo. São líderes que abdicam de suas escolhas pessoais em nome das vontades coletivas, para amainar

o papel do líder

os conflitos. São aqueles que criam possibilidades, a partir de um valor ou sentimento comum ao grupo, para a des-coberta de novos caminhos, em comunhão com seus alu-nos, como queria Paulo Freire. Enfim, o educador líder torna as suas ações significativas, conduzindo seus aprendizes ao conhecimento de fato, pois é natural o interesse humano por aquilo que lhe faz sentido. Um educador deve, acima

de tudo, ser exemplo. É o exemplo que determina a liderança e não o poder. Que poderes especiais teriam líderes como Man-dela, Gandhi, João Paulo II, Martin Luther King, Madre Te-resa de Calcutá e outros tantos para mover multidões em busca do Amor e da paz? Não

seria qualquer ser humano ca-paz de se transformar em um líder? Basta ter respeito, Amor, paixão por uma causa, crença na humanidade, generosi-dade, humildade. São todos esses valores que possuem aqueles que se decidem pela Educação. Responsabilidade e compromisso com a mudança.

“Um líder gerencia sonhos comuns a toda a

humanidade

Gabriel Benedito Isaac Chalita

Nascido em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista (SP), é doutor em Direito e em Comuni-cação e Semiótica. Foi secretário da Educação do Estado de São Paulo, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e vereador da capital paulista. Eleito com 560.022 votos, é deputado fede-ral por São Paulo.

8 www.formiga.mg.gov.br8 www.formiga.mg.gov.br

Page 9: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

GENTENOSSA!

FaBIana Lopes Fa-rIa, professora da rede municipal de educação com sua filhinha Lorena.

apareCIda rosa da FonseCa, aposentou-se. Ela atuou como Gari da Gestão Ambiental desde 1999.

sImone VItórIa araújo , aposentou-se. Ela atuou como Gari da Gestão Ambiental desde 1999.

ana CaroLIna, fi-lha de Luciene Morais, da Comunicação, é caloura em Serviço Social no Unifor-MG.

04/03 CarnafurnasNo Clube Náutico Formiguense

Bloco Vai quem QuerA partir das 18h00Saindo do Engenho de Serra

De 05 a 08/03 Furnastur FoliaNo Furnas Náutico Clube

Trio Elétricona Praia Polular De 12h00 às 18h00 Show na Praça do Terminal RodoviárioA partir das 21h00

Dias 06 e 08/03 Desfile das Escolas de SambaNa Praça do Terminal RodoviárioA partir das 21h00

PontevilaDe 05 a 08/03Som mecânico A partir das 18h00

07/03 Desfile das Escolas de SambaA partir das 20h30

AGENDA

9www.formiga.mg.gov.br

Page 10: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

servidor social

como encarregado de compras de peças na Obras. Hoje, pelo meu desempenho, estou como coorde-nador do Almoxarifado Central. Foi um desafio que eu aceitei, mas que serviu muito para meu crescimento profissional. Agradeço a todos pelo voto de confiança a mim deposita-do”, disse. Tiago conta com três

Tiago André de Souza Tiago está há 8 anos na

Prefeitura. Iniciou seus traba-lhos como auxiliar adminis-trativo no setor de Licitação e depois no Trânsito. “Com a saída do Aníbal eu soli-citei para ajudar o Biju no Patrimônio, onde fiquei por 2 anos e meio. Daí surgiu a oportunidade de trabalhar

eu trabalho por uma cidade melhor

Comemoração de aniversário do secretário de Desenvolvimento Econômico José Jamir

Paulo César Rodrigues e o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, José Jamir

As assistentes de Educação Infantil Geisiane, Fernanda e Andréia num encontro que marcou o início do ano letivo da rede municipal de ensino

O chefe de Gabinete Sheldon Almeida entrega ao prefeito Aluísio um presente em razão do seu aniversário, dia 15 de janeiro

O vice-prefeito Antônio Lamounier cumprimenta o prefeito Aluísio Veloso na volta de suas férias

10 www.formiga.mg.gov.br10 www.formiga.mg.gov.br

Page 11: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

perfilNome: Carlos Henrique VespúcioData e local de nascimento: 13/09/73 – Formiga.MG.Profissão: Advogado.O que mais gosto no meu trabalho: Adquirir, expandir e distribuir conhecimento.Traço marcante: Honestidade.Um sonho: Tempos de paz e justiça social.Hobby: Leitura, ciclismo.Comida preferida: Mineira.O que eu faço no meu tempo livre: Leio, estudo, brinco com meu filho.Momento inesquecível: Todos os momentos da vida do meu filho.Uma personalidade: Luis Inácio LULA da Silva.Um(a) colega de trabalho: Sandra Micheline.Uma pessoa especial: Minha mãe.Música preferida: Metal contra as nuvens (Legião Urbana).Time de futebol: Atlético Mineiro.O que assisto na TV: : Filmes, telejornais, progra-mas informativos.Uma frase: “Podemos facilmente perdoar uma crian-ça que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. Platão.

funcionários e possui a respon-sabilidade de coordenar o re-cebimento e en-trega de material, movimentação de estoque, entregas, fecha-mento mensal e anual junto à contabilidade. O servidor deixa às pessoas uma frase para reflexão. “A verdadeira forma de se enganar é se achar mais sábio que o próximo”.Tiago foi indicado pelo servidor Expedito Clo-doaldo Rosa.

Indique um servidor

para cada seção.

Mande um e-mail para:

[email protected]

Lindenbergue, Ronan, Renato, Wemerson e Denis da Gestão Ambiental trabalhando sempre em clima de festa

Comemoração de aniversário do Secretário de Comunicação Túlio Fonseca

Os servidores João, Ivar e Anisio estiveram presentes na inauguração do CEI do bairro Água Vermelha

11www.formiga.mg.gov.br

Page 12: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

pequenas ideias, grandes soluções

porta retrato de material reciclável

Enviado por Dagmar Patrícia P. SantosEnfermeira do PSF do Ouro Negro

Alguns de vocês devem ter ouvido falar desse artesanato feito enrolando jornal e formando canudinhos que são unidos e transformados em pe-ças que deixam o jornal praticamente irreconhecível. O resultado é surpreendente e de grande

MATERIAL:

Pegue o papelão, corte um retângu-lo com 10 cm de largura por 15 de comprimento. Faça varetinhas de jornal, enrolando as folhas bem finas e cole nas quatro bor-das do papelão na direção do centro do retângulo. Mas tome cuidado para não colar a parte superior do Porta Retrato. Cole somente as pontas das varetas. Este espaço será onde coloca-remos a fotografia.Enfeite as laterais com jornal trançado ou com arabescos feitos do próprio jornal.Agora pinte seu porta retrato na cor que desejar.Por último, passe o verniz e deixe secar. Se quiser dar um charme a mais no seu Porta Retrato coloque um vidro na frente.

MODO DE FAZER:

durabilidade. Pois é, vocês podem não acreditar mas as peças não se amassam com o manuseio e podem ser lavadas! Agora você pode reciclar o jornal velho que você tem em casa e transformá-lo em peças úteis e decorativas.

Cola Papelão Folhas de jornal VernizTinta

12 www.formiga.mg.gov.br12 www.formiga.mg.gov.br

Page 13: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

Indique um servidor

para cada seção.

Mande um e-mail para:

[email protected]

aqui o servidor é chef!

Aperitivo

Suflê de folhas

Ingredientes2 xícaras (chá) de folhas bem lavadas, cozidas e picadas1 xícara (chá) de leite1 colher (sopa) de margarina ou óleo2 colheres (sopa) de farinha de trigosal a gosto3 ovos

Modo de FazerMisturar o leite, a farinha de trigo e a margarina ou óleo. Levar ao fogo mexendo sempre até engros-sar. Retirar do fogo, acrescentar as gemas e as folhas misturando bem. Colocar as claras em neve misturando cuidadosamente. Levar ao forno para assar em forma untada até daurar. Pode se preparar esta receita com folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, inhame etc.

Por: Emília ChavesDiretora de Planejamento – Secretaria Municipal de Planejamento e Regulação Urbana

Ingredientes1 maçã fuji picada (2cm x 2cm)2 fatias de ricota (1,5 cm de espessura cada), picada igual à maçã2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem2 colheres de café de orégano

Modo de FazerMisture todos os ingredientes. Mas tomem cuidado para não deixar a ricota se desman-char.Ótimo para servir com qualquer tipo de vinho, do mais sofisticado ao mais simples, ou uma boa cervela gelada!Muito prático de fazer e uma delícia para brindar com amigos ou com o seu amor. Mas, se estiver sozinho é maravilhoso para brindar a você mesmo e à vida!

13www.formiga.mg.gov.br

Page 14: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

especial

Sempre acreditei que devemos agradecer constantemente a Deus pelos presentes que Dele recebemos diariamente.

Hoje, temos um motivo especial para agradecer: A presença das mulhe-res em nossas vidas.

Com graça, beleza e ternura que lhe são peculiares, elas estão por toda parte, desempenhando as demais funções. De motorista de ônibus a Presidente da República.

E não se sabe como, encontram tempo e disposição para cuidarem da casa, do marido, dos filhos, dos netos, etc.

A impressão que se tem é de que são dotadas de super poderes. E, sem a menor dúvida, por isto e muito mais, são as nossas heroínas.

Nós, homens, totalmente dependentes, agradecemos a vocês mulheres, por enfeitarem nossas vidas e nos mostrar que ao lado de vocês, este mundo ainda é um bom lugar pra se viver. Obrigado !

08 de março:Homenagem às mulHeres

Por: João Batista dos SantosAssessor Jurídico da Procuradoria Municipal

14 www.formiga.mg.gov.br14 www.formiga.mg.gov.br

Page 15: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho

túnel do tempo

conHeça a História do patrono do museu Histórico municipal

Esta editoria teve a colaboração de: Lúcia de Fátima Vieira da SilvaChefe de Patrimônio Histórico e Artístico

O músico Francisco Fonseca, caso estivesse vivo, completaria 127 anos no dia 29 de fevereiro. Conhecido como Nhonhô Fonseca, compôs dentre inúmeras obras o Hino Oficial da Cidade de Formiga, cabendo ao seu genro, Ruy dos Anjos Peirão, a autoria dos versos. Nascido em Formiga no ano de 1884, Francisco Fonseca era filho de José da Fonseca e Silva e Plascedina Leopoldina da Silva, sendo o quarto filho dos doze. Aos 15 anos, Francisco Fonseca iniciou-se na música, aprendendo a tocar violão e cavaquinho. Em 1903, com 19 anos, Fonseca escreveu sua primeira música, uma valsa denominada “Primeiro Amor”. No ano seguinte, em 1904, aprendeu a tocar violino com o Coronel José Brás da Costa. No dia 18 de no-vembro 1905, aos 21 anos,

Francisco Fonseca casou-se com Regina Rodarte Fonseca. Do casamento nasceram oito filhos. Em 1912, Francisco Fonseca consertou e tocou um piano pela primeira vez. No mesmo ano, comprou seu primeiro violino, que hoje encontra-se no acervo do Museu que leva o nome do músico. De 1916 a 1921, Fonseca tocou violino no cinema mudo. O músico formiguense escreveu mais de 800 músicas até 1924, quando adoeceu. Francisco Fonseca faleceu no dia 31 de julho de 1970 em sua residência, no bairro do Quinzinho.

Reconhecimento O Hino Oficial de Formiga foi reco-nhecido

pela Lei Municipal 836, de 27 de dezembro de 1971, mais de um ano após a morte de Francisco Fonseca. Em 2003, a Adminis-tração Municipal prestou uma homenagem ao músico, dando o seu nome ao Museu Histórico Municipal, que funciona na rua Governador Benedito Valadares, Centro.

Por: João Batista dos SantosAssessor Jurídico da Procuradoria Municipal

15www.formiga.mg.gov.br

Page 16: Fevereiro 2011 - formiga.mg.gov.br · apostila para o segundo período educação safio: as professoras deviam indicar nove colegas que iriam criar uma apostila para nortear os trabalho