festvoc - pjpira.files.wordpress.com€¦  · web view4.5 - os envelopes somente serão abertos ao...

19
FESTVOC F E S T I V A L V O C A C I O N A L DESCRITIVO LITERÁRIO PLANEJAMENTO DO FESTVOC INTRODUÇÃO Para a realização de um bom evento é necessário planejar criteriosamente cada detalhe, para que ele seja um sucesso. Os bons organizadores de eventos não planejam o seu evento como um todo, mas sim analisando qualquer possibilidade de contra-tempo. Para isso, se torna necessário criar etapas, equipes e delegar poderes durante a programação do evento. Durante todo o tempo da organização deverão acontecer reuniões para avaliação do andamento dos trabalhos de cada equipe. Nessas reuniões cada equipe apresentará o desempenho de seus trabalhos e as suas dificuldades (financeiras, materiais, de pessoal, etc). Enfim, realizar um evento que agrade aos participantes e que marque de alguma maneira aquela data só é possível quando um grupo de pessoas esteja determinado a fazer não apenas o bom, mas o melhor pelo seu público alvo. No caso do FESTVOC nosso público alvo são os jovens de nossas comunidades e seus familiares. A partir de agora você está convidado a entrar no alegre mundo do FESTVOC, e entender a mística que está por traz desse evento. Boa leitura! O QUE É O FESTVOC? Poderíamos simplesmente dizer que FESTVOC é a abreviação de Festival Vocacional. Mas de uma maneira geral, ele é muito mais que isso. Nos demais festivais que conhecemos, o que mais se percebe durante sua realização (além das belas apresentações) é a disputa

Upload: vankhuong

Post on 24-Sep-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FESTVOCF E S T I V A L V O C A C I O N A L

DESCRITIVO LITERÁRIOPLANEJAMENTO DO FESTVOC

INTRODUÇÃO

Para a realização de um bom evento é necessário planejar criteriosamente cada detalhe, para que ele seja um sucesso. Os bons organizadores de eventos não planejam o seu evento como um todo, mas sim analisando qualquer possibilidade de contra-tempo. Para isso, se torna necessário criar etapas, equipes e delegar poderes durante a programação do evento.

Durante todo o tempo da organização deverão acontecer reuniões para avaliação do andamento dos trabalhos de cada equipe. Nessas reuniões cada equipe apresentará o desempenho de seus trabalhos e as suas dificuldades (financeiras, materiais, de pessoal, etc).

Enfim, realizar um evento que agrade aos participantes e que marque de alguma maneira aquela data só é possível quando um grupo de pessoas esteja determinado a fazer não apenas o bom, mas o melhor pelo seu público alvo. No caso do FESTVOC nosso público alvo são os jovens de nossas comunidades e seus familiares.

A partir de agora você está convidado a entrar no alegre mundo do FESTVOC, e entender a mística que está por traz desse evento. Boa leitura!

O QUE É O FESTVOC?

Poderíamos simplesmente dizer que FESTVOC é a abreviação de Festival Vocacional. Mas de uma maneira geral, ele é muito mais que isso. Nos demais festivais que conhecemos, o que mais se percebe durante sua realização (além das belas apresentações) é a disputa entre seus participantes e a vontade de vencer. No FESTVOC nós descobrimos muito mais que isso: os dons e carismas presentes em nossos jovens, as mensagens contidas em cada apresentação, o relacionamento entre grupos de diferentes pastorais e paróquias e descobrimos principalmente novas vocações para nossa igreja.

Uma melhor definição: FESTVOC é a FESTa das VOCações!

QUANDO SURGIU O FESTVOC?

Não se sabe precisamente quando e nem como surgiram os festivais em nossa diocese. De nossa parte o que podemos dizer é que desde 1984 a Pastoral Vocacional da região Rio Claro vem realizando anualmente os festivais vocacionais, assim como acontece em outras dioceses do nosso país. Nossos festivais são realizados em quatro modalidades: teatro, música, poesia e dança.

Mas o título FESTVOC surgiu no ano de 2003 quando a Pastoral Vocacional em parceria com a Pastoral da Juventude assumiram em conjunto o evento. Com a unificação das pastorais e o apoio das paróquias, pudemos realizar uma festa muito mais bonita e bem mais planejada, creditando confiança na realização deste evento coordenado pela Pastoral Vocacional.

ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DO FESTVOC

Realizar um FESTVOC requer conhecer cada etapa da sua composição. Tendo uma ampla visão de cada etapa se torna mais fácil controlar possíveis contra-tempos. Portanto, é necessário que os organizadores do FESTVOC se concentrem nos detalhes e não no evento como um todo.

Objetivo – o FESTVOC tem como objetivo suscitar em nossos jovens a vontade de servir a igreja através dos dons e vocações. Através deles descobrimos talentos musicais, expressão corporal, e muito mais. Tem também a feira vocacional que tem por objetivo apresentar aos jovens as diferentes congregações e ordens de nossa região e diocese.

Público – nosso público alvo são os jovens (como já foi dito anteriormente), pois é a juventude o berço das vocações. Dela surgem as futuras famílias. Com ela educamos nossas crianças (futuros jovens) e através dela, em muitos casos, também trazemos nossos conhecidos e familiares para a igreja.

Estratégias – são os atrativos a parte (fora as apresentações dos grupos) que darão motivação aos participantes. Por exemplo: apresentações especiais, distribuição de brindes, premiação ao final do festival, conteúdo das barracas na feira vocacional, cardápio da cantina, etc. Tudo isso contribui para motivar nossos jovens a participar dos FESTVOCs.

Recursos – entenda que para realizar um evento é necessário materiais, pessoas e espaço físico. Materiais: cartazes, banners, convites, impressões, regras, fichas, etc. Pessoas: equipes que trabalharão em cada departamento. Espaço físico: centro cultural, telejornais, rádios, etc.

Implantação - é a descrição de cada passo na realização do FESTVOC. A cada reunião de preparação um novo tópico deve ser discutido, como veremos mais adiante nas planilhas para reuniões. A implantação de procedimentos nas reuniões, ajuda a disciplinar cada equipe e auxilia no cumprimento de prazos e processos para realização do FESTVOC.

Orçamento – Deve ser feito detalhadamente. Inicialmente estimamos um valor aproximado de quanto precisaremos para realizar o evento. Em seguida, discutimos como atingir os valores calculados (contribuições, patrocínios, etc); levantamos uma pesquisa de mercado através de orçamentos (custo de impressões, salgadinhos e bebidas para a cantina, aluguel de equipamentos, preços de troféus, etc) e assim saberemos se o valor estimado estará em conformidade com o valor real que teremos em mãos para a realização do FESTVOC.

Acompanhamento e controle – fica definido que cada equipe terá um líder ou responsável pelo seu departamento e que este, estará subordinado à coordenação (ou coordenadores) do FESTVOC. Assim sendo, a organização do FESTVOC deverá seguir uma certa ordem, conforme descrito abaixo:

EQUIPES DO FESTVOCRESPONSABILIDADES E FUNÇÕES

EQUIPES PARA PRÉ-EVENTO

As equipes que descreveremos abaixo são aquelas que trabalharão antes do FESTVOC no período anterior à data do evento. Serão elas que possibilitarão a realização do festival.

Patrocínios e brindes – esta equipe será a responsável pelo levantamento de verbas para a realização do FESTVOC. Esta também será a equipe que irá até os interessados em patrocinar o FESTVOC, seja através de dinheiro ou de brindes. Um ponto importante a ser discutido é a possibilidade de cada paróquia ter o seu responsável pelo arrecadamento em sua comunidade. Importante lembrar também que os escolhidos ou voluntários a trabalhar neste departamento deverão ser gente competente e responsável, pois irão nos representar junto aos nossos futuros patrocinadores.

Equipe de cartazes – será a responsável pela confecção dos cartazes, banners, faixas e convites a serem distribuídos aos grupos e que serão afixados nas paróquias, capelas e pontos comerciais. Trabalhará em parceria com as equipes de relações externas, convites e tesouraria.

Material didático – para a realização de um festival são utilizadas inúmeras planilhas de pontuação (jurados) planilha de tempos (cronometrista), programação do dia (apresentadores), folhetinhos com orações, música tema, etc. Esta será a equipe responsável pela “papelada” do FESTVOC. Além de auxiliar a equipe do secretariado com a montagem das pastas com as músicas, poesias e teatros, essa equipe também auxiliará na distribuição das pastas aos jurados, cronometrista e secretário(a).

Equipe de divulgação (convites) – será a responsável pela entrega dos convites e panfletos do FESTVOC nos grupos de jovens, crisma, bandas e demais grupos. Sua forma de entrega fica a cargo de seus integrantes (correio, mala direta, e-mail, etc). No caso da visitação dos grupos, por ser muito grande o número de grupos de jovens nas paróquias e capelas a serem visitadas, poderão pedir apoio aos membros da PV e da PJ nas paróquias para que auxiliem no convite. É importante ressaltar que esse trabalho não se limita apenas à entrega do convite, mas pela apresentação, pela animação e pela forma que seus integrantes se dirijam ao grupo. Essa divulgação deve começar com pelo menos 3 (três) meses de antecedência. Equipe de assessoria de imprensa – esta equipe tem a responsabilidade de ser o canal entre o evento e os meios de comunicação da cidade. A equipe de assessoria de imprensa é a responsável pela divulgação do FESTVOC através dos meios de comunicação (rádio, jornal, televisão, internet, etc) excluindo a divulgação nas paróquias e comunidades (tarefa da equipe de divulgação e convites). Se possível, começarem o trabalho de divulgação com pelo menos 1 (um) mês de antecedência.

Tesouraria – Como o próprio nome diz, cuidarão do uso racional do dinheiro arrecadado. Fará e receberá orçamentos junto as equipes e auxiliará na compra de seus itens (cardápio da cantina, confecção dos cartazes, compra de troféus, etc). É um departamento envolvido com o FESTVOC no que diz respeito ao bom uso do caixa. Esta equipe também ficará subordinada aos organizadores do evento. IMPORTANTE: esta equipe deverá demonstrar nas reuniões o balanço antes e após o evento.

Equipe de jurados – São aqueles que irão ao povo, convidando pessoas capacitadas e que tenham conhecimento da modalidade que irão avaliar. Por exemplo: modalidade música – convidar pessoas que tenham uma longa caminhada musical, seja ela religiosa ou não. Importante: não esquecer da participação de nossos padres, seja como jurados ou como convidados de honra.

Grupo de intercessores – esta equipe programará uma missa dias antes do evento, em intercessão do FESTVOC, bem como a marcação do local, horário, liturgia, animação, celebrante (ou presidente) da missa. Também será responsável pelas orações durante o decorrer do FESTVOC. Esta equipe será o pilar, não só do evento, mas também de toda a PV neste dia. Serão eles quem farão a oração inicial e a oração final da maneira que melhor lhes convier e que melhor o Espírito Santo os inspirarem.

Secretariado – serão as pessoas que organizarão e receberão as inscrições de cada paróquia e capela, montarão as pastas dos jurados, lado a lado com a equipe de material didático e auxiliarão os jurados em tudo o que eles precisarem. Em outras palavras, estarão a serviço dos jurados, desde sua chegada ao FESTVOC até o momento da apuração do evento. Serão os responsáveis pelo bem estar de nossos convidados. Serão também, junto aos coordenadores os “apuradores” do FESTVOC. Equipe de troféus – serão aqueles que escolherão os troféus para cada modalidade. É importante lembrar que existe uma gama muito grande de modelos de troféus. Portanto, deverão escolher aqueles modelos que melhor se ajustarem a cada modalidade (teatro, música, dança e poesia).

EQUIPES PARA ATUAR NO EVENTO

Equipe dos seguranças – é de suma importância a formação de vigilantes para cuidar do espaço interno e externo do anfiteatro ou se possível, contar com uma equipe de seguranças que já atuem na área, ou até mesmo buscar o apoio da guarda municipal para nos auxiliar na segurança de quem está no espaço interno (bastidores) e no externo (hall de entrada e feira vocacional), evitando ocorrências indesejáveis.

Equipe da cantina – a cantina deverá ser montada com carinho pelos seus organizadores. Importante lembrar que as pessoas que cuidarem deste departamento, deverão se preocupar antecipadamente com o troco do caixa, com a quantidade de bebida a vender e com a qualidade dos salgadinhos e doces a serem vendidos. Deverão também providenciar todo aparato necessário para montagem da cantina, como freezer (ou caixa de isopor c/gelo), estufa para salgados, assadeira, etc. Abaixo um exemplo para programação do cardápio da cantina:

Ítem DescriçãoSalgadinhos Coxinha, bauru de forno e outros (que tenham saída) – 2 unid. Por pessoaRefrigerantes Coca, Fanta, Sprite e Kuat (ou semelhantes) – 300 ml por pessoaÁgua Com e sem gás – (s/gás) ½ por pessoa (c/gás) ¼ das s/gás – (p/ cada 4, 1 é com gás)Doces Bombons (sonho de valsa, balas e dropps) – a critério da equipe

Equipe de limpeza – responsáveis pela faxina antes e depois do evento. Seria interessante se pudéssemos manter o ambiente limpo antes, durante e depois do evento. Isso deixaria uma boa imagem da PV e PJ para os donos da casa que estariam recebendo nosso evento. Ou mesmo que o FESTVOC seja realizado em outro ambiente (salão alugado, por exemplo).

Operadores de som – embora o Centro Cultural (FESTVOC Rio Claro) forneça uma equipe para trabalhar no dia, é imprescindível que existam pessoas responsáveis pelo empréstimo de caixas acústicas, microfones, cabos, baterias, mesa de som e outros, bem como o seu perfeito uso no dia do FESTVOC. Dentro da sala de som, ficarão no máximo 2 (duas) pessoas, mas fora da sala é importante a presença de operadores de som no palco.

Operadores de palco – são aquelas pessoas que abrem e fecham as cortinas, ajudam na montagem do cenário teatral, auxiliam no carregamento das caixas de som e que mudam o cenário a cada momento,

para a realização das várias obras a serem apresentadas pelos participantes. Também são responsáveis pela limpeza imediata do palco.

Apresentadores e contra regra – diria que são a parte que mais preocupa o festival, pois é nesta equipe que está concentrada toda a atenção, animação e responsabilidade de como será o FESTVOC. Se os apresentadores se saem bem, o festival sai bem. Se estiverem entrosados, o festival também estará. Se forem alegres, festivos, disciplinados e dignos de confiança, assim será também enxergado o FESTVOC. Mas se ocorrer o contrário... também será a cara do FESTVOC. Por isso, os membros dessa equipe deverão se concentrar única e exclusivamente em quem apresentará o FESTVOC e quem será o orientador dos apresentadores (contra-regra). A mente desta equipe deverá estar voltada exclusivamente para o dia do evento, bem como a atenção do contra regra na postura dos apresentadores (postura no palco, falas, avisos, e “broncas” se necessário, mas sem ferir o clima).

Cronometrista – deverá cuidar dos tempos de cada apresentação. É uma equipe enxuta com no máximo dois integrantes. Deverão providenciar também um cronômetro para o dia do evento.

Equipe de acolhimento – receberão os participantes e convidados logo na entrada do anfiteatro, proporcionando um clima agradável de amizade e prestando também serviços como informações sobre o FESTVOC e entrega de panfletos.

Feira vocacional – serão os organizadores e criadores desse departamento. Ficará a cargo dessa equipe o conteúdo das tendas (ou barracas) bem como o funcionamento da feira. Trabalharão associadas PV, PJ, tesouraria e equipe de cartazes. Como o FESTVOC estará acontecendo no interior do anfiteatro, será muito importante que aconteçam “chamadas” que venham a entreter os jovens presentes. Algo do tipo: mascotes entregando panfletos, agentes pastorais falando sobre o trabalho pastoral no palco, etc.

Garotos(as) propaganda – no FESTVOC vai haver dois ambientes para participação da juventude: as apresentações no anfiteatro e a feira vocacional no hall de entrada. Para haver uma melhor interatividade entre os dois ambientes, seria agradável que tivesse um casal ou um grupinho de pessoas que fizessem propaganda da feira e da cantina nos intervalos de cada apresentação.

PROGRAMANDO UM FESTIVAL

Todos sabemos que para se organizar um determinado evento, devemos definir alguns detalhes básicos, tais como tipo de evento, data, local a realizá-lo, horário, participantes, etc. Todos esses detalhes serão discutidos em uma reunião que irá nortear a cada membro que irá compor a equipe de organização do evento.

Local – um FESTVOC tem a necessidade de ser realizado em um espaço que proporcione conforto a seus participantes e espectadores. Um festival que tenha a modalidade teatro requer um palco, som, cortinas, iluminação e tudo mais. Um anfiteatro seria o mais recomendável, porém não significa que não seja possível montar um palco para apresentações em um outro ambiente, que não seja em um teatro. Mas será necessário tomar os devidos cuidados como por exemplo o uso de cortinas, iluminação, etc.Já para a modalidade música, é necessário ter uma boa aparelhagem que satisfaça as exigências básicas para apresentação de grupos musicais, tais como microfones, caixas amplificadas, bateria, etc.Quando se tratar de um local que já exista e que tenha as condições necessárias, será preciso na maioria das vezes encaminhar um ofício até a entidade responsável, se possível em envelope e papel timbrado. Lembrando que, dependendo do local é necessário reservá-lo com antecedência.

Tema e Lema – Fica definido que o FESTVOC poderá ter como tema, o mesmo tema da Campanha da Fraternidade do ano decorrente (exceto em casos de ano vocacional ou outra opção) e que o lema

será definido pela equipe organizadora do evento. Tudo discutido nas reuniões de preparação para o FESTVOC e com aceitação da maioria presente.

Tema Musical – O tema musical poderá ser original (de composição da equipe organizadora ou outro) ou já existente desde que seja relacionado ao FESTVOC, podendo também ser adaptações de outras canções não religiosas.

Reuniões – através das reuniões deverá ser organizado passo a passo cada detalhe do evento. É importante que as reuniões comecem a ser realizadas pelo menos com 6 (seis) meses de antecedência.Nas reuniões deverão ser comentadas todas as tarefas que cada equipe deverá realizar durante o prazo que antecede o FESTVOC. Cada equipe terá ciência de seus prazos (como já foi descrito anteriormente no item equipes para pré evento). É muito importante a participação de todos os membros de cada equipe em todas as reuniões de preparação, pois somente através das reuniões é que os organizadores poderão ter uma melhor perspectiva das dificuldades a serem superadas em conjunto, quando houver dificuldades por parte de cada equipe. Nas reuniões também serão distribuídas tabelas para acompanhamento de como vai o andamento de cada equipe.Para organizar as reuniões, apresentamos algumas tabelas a serem utilizadas:

TABELAS PARA ORGANIZAR O FESTIVAL

Na montagem das equipes são definidas as suas tarefas a serem cumpridas, conforme descrito acima. Porém, para que haja uma melhor organização de cada equipe, elaboramos algumas tabelas que auxiliarão na programação do FESTVOC, através das reuniões que antecederão o evento.

Segue abaixo (apenas como exemplo) as tabelas que foram utilizadas nas reuniões para a organização do II FESTVOC – 2004:

REGRAS PARA O FESTIVAL

Todo festival precisa de regras que determine os critérios necessários para serem seguidos pelos seu participantes. No nosso caso, o FESTVOC é realizado em quatro modalidades: teatro, música, poesia e dança. Para a montagem desse regulamento foi necessário conhecer as regras de outros festivais em diferentes modalidades e entidades patrocinadoras. Buscamos o conhecimento de regras que pudessem vir a melhorar o nível de nossas apresentações, bem como abrilhantar ainda mais o festival. A cada ano as regras são atualizadas através de reuniões de avaliação pós evento que acontecem alguns dias após o FESTVOC. As regras que virão a seguir foram as utilizadas no II FESTVOC 2004 e que provavelmente serão melhoradas a cada ano.

REGULAMENTO GERAL DO FESTVOC 2004

1. Do Objetivo:

1.1 - A Pastoral Vocacional e a Pastoral da Juventude – Região Rio Claro, promoverão nos dias 28 e 29 de Agosto de 2004, o II FESTVOC – Festival Vocacional 2004.

1.2 - O II FESTVOC objetiva promover o intercâmbio entre grupos, através de um Festival de caráter competitivo, entre jovens que trabalhem em nossas comunidades com a intenção de evangelizar através dos dons, despertar as vocações entre os jovens de nossas comunidades e também destacar e divulgar novos talentos; valorizando o teatro, a música e a poesia, além de promover a união e a partilha entre a juventude.

2. Da Inscrição:

2.1 - Para realizar sua inscrição, cada grupo deverá encaminhar para a secretaria de sua paróquia ou para os membros da pastoral vocacional e pastoral da juventude, os seguintes documentos/materiais, até o prazo limite de 04 de Agosto de 2004:

2.1.1 - 01 Ficha de Inscrição (anexo ao convite) devidamente preenchida.2.1.2 - Só será permitida a participação de uma mesma pessoa em apenas 1 (uma) apresentação

por modalidade;2.1.3 - 06 Cópias do texto;2.1.4 - 01 Fita K7 ou CD com a gravação da música a ser inscrita, no caso de inscrição na

modalidade música,2.1.5 - Não será aceita a inscrição que não atender todas as exigências deste item.

2.2 - Cada grupo poderá inscrever no máximo um trabalho por modalidade, excluindo a modalidade poesia que terá limite de 2 (duas) poesias por participante ou grupo.

2.3 - Todo o material recebido não será devolvido, passando a fazer parte do acervo do FESTVOC.

3. Da Seleção:

3.1 - Caberá a comissão organizadora selecionar, dentre os trabalhos inscritos, todos aqueles que estiverem inseridos dentro do tema: Água, fonte de vida e o lema: Senhor, dá-nos dessa água. Aos que não estiverem adequados ao tema, serão avisados antecipadamente de sua desclassificação.

3.2 - A divulgação da ordem de apresentação dos espetáculos será divulgada através de sorteio a cada intervalo, no dia do FESTVOC.

4. Da Premiação:

4.1 - A Organização do FESTVOC indicará uma comissão julgadora (corpo de jurados) composta por 05 (cinco) pessoas que analizarão os seguintes quesitos:

4.1.1 - Música: letra, melodia, apresentação, originalidade e tema.4.1.2 - Teatro: conteúdo, apresentação, impostação vocal e tema.4.1.3 - Poesia: conteúdo, apresentação e tema

4.2 - Também serão conferidos prêmios para:

4.2.1 - Melhor ator ou atriz;4.2.2 - Melhor figurino;4.2.3 - Melhor cenário

4.3 - As notas serão de 0 a 10, sendo o total da modalidade 50 pontos, variando de 0,1 a 9,9.4.4 - Ao final de cada modalidade, as folhas de pontuações e de tempos serão depositadas e

lacradas em envelopes, e ficarão de posse da(o) secretária(o) da mesa de jurados.4.5 - Os envelopes somente serão abertos ao final do festival pela equipe de apuração nos

bastidores do Centro Cultural.4.6 - A decisão do corpo de jurados é soberana e irrecorrível, sendo-lhe facultado toda

responsabilidade sobre a pontuação de cada apresentação.4.7 - O resultado final das três modalidades do II FESTVOC será apresentado no dia 29 de agosto

de 2004, durante a cerimônia de encerramento do Festival, no final da tarde do domingo.4.8 - Se acaso acontecer de não haver nenhum integrante de uma determinada peça, poesia ou

música que tenha sido eleita entre as três primeiras colocações, e esse grupo não estiver presente no ato da apuração final (no domingo), o prêmio será automaticamente transferido para a próxima colocação e cancelada a sua participação no FESTVOC.

5. Do Evento:

5.1 - A apresentação de todos os espetáculos participantes do FESTVOC se dará no anfiteatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”.

5.2 - O horário de chegada dos grupos será as 14h30 no sábado (28) para realização da modalidade teatro, às 08h30 no domingo (29) para realização da modalidade poesia e 13h30 no domingo (29) para realização da modalidade música. 5.3 - É obrigatória a presença de todos os integrantes de cada grupo para procedimentos de identificação e orientação

5.4 - Os grupos poderão levar lanches ou se utilizar dos serviços da cantina. Em caso de espaço de tempo (no domingo) entre as modalidades poesia e música, poderão almoçar em casa e retornar no período da tarde, com início previsto para as 13h30.

5.5 - Todas as despesas relativas a transporte, estacionamento e alimentação transcorrerão por conta de cada grupo.

5.6 - Todas as despesas relativas a confecção de cenários, contratação de filmagens e fotos, transcorrerão por conta de cada grupo.

5.7 - No dia 14 de agosto haverá uma missa especial em intenção do II FESTVOC, com início às 19h00, na paróquia de Santana para celebrar a comunhão entre os grupos participantes.

6. Do Festival:

6.1 - Não será permitido em hipótese alguma:

6.1.1 - Perfurar o palco do teatro com pregos, parafusos ou similares;6.1.2 - Acrescentar luzes (exceto canhões de gelo seco) e ou equipamentos de som adicionais;

6.1.3 - Descarregar no piso do palco pedras, areias, serragens, tintas ou similares;6.1.4 - Trabalhar com fogo em cena aberta ou bastidores, exceto lamparinas;6.1.5 - Utilizar qualquer elemento cênico que represente perigo para os presentes;6.1.6 - Ingerir bebidas alcoólicas nas dependências do teatro;

6.2 - Não será permitida a entrada de pessoas que não sejam do elenco ou da Comissão Organizadora nos camarins ou local reservado;

6.3 - Também não será permitido ensaios no palco no Centro Cultual, em datas anteriores ao FESTVOC. Pedimos a compreensão e a colaboração de todos.

6.4 - No dia 29 (domingo) no período da tarde, estarão disponíveis no palco os seguintes itens:

6.4.1 - 6 caixas amplificadas;6.4.2 - 6 microfones com fio;6.4.3 - 1 bateria (apenas o básico, ou seja, chimbau, tontons, rufo, caixinha, banquinho e dois

pratos). Os acréscimos ficarão a cargo de cada grupo;

6.5 - Os instrumentos a serem utilizados serão de responsabilidade de cada equipe inscrita, excluindo microfones, amplificadores e bateria que já estarão disponíveis no palco.

6.6 - Atenção: não será permitido o uso dos microfones dos apresentadores.6.7 - Cada grupo será responsável pela limpeza e organização das salas, camarins e palco.6.8 - Caberá aos apresentadores e coordenadores do FESTVOC identificar e comunicar os

momentos apropriados para utilização de cada área disponível (sala de áudio, palco e camarins). Aos integrantes dos grupos só será permitida a utilização de qualquer uma dessas áreas no período de suas apresentações.

6.9 - Não serão permitidas as presenças de pessoas no palco e bastidores, que não façam parte das apresentações, tais como filmagens, fotografias, etc.

6.10 - Não será permitida a utilização do palco e de microfone, para questões pessoais.6.11 - As portas do teatro deverão ficar fechadas durante as apresentações teatrais, somente sendo

autorizada sua abertura em caso de emergência ou a critério dos organizadores do FESTVOC.6.12 - As apresentações serão realizadas por ordem de sorteio, a ser realizado no período de cada

modalidade.6.13 – Pedimos a colaboração dos grupos a orientarem suas torcidas quanto ao silêncio. A torcida

que não respeitar a qualquer apresentação poderá ser convidada a se retirar do teatro (se assim o corpo de jurados julgarem). O grupo responsável pela torcida será punido, através da perda de pontos.

7. Das Modalidades

7.1 - Na modalidade teatro, cada grupo terá 10 (dez) minutos para montagem e desmontagem do cenário no palco. A apresentação deverá ter, no máximo, 30 (trinta) minutos, totalizando 40 minutos para cada apresentação teatral. O grupo que ultrapassar o tempo permitido será punido com a perda de pontos a cada minuto excedente. Poderá ser usado o tempo da apresentação da peça anterior, para pintura de rosto ou preparação de figurino, se assim o grupo que for o próximo a se apresentar julgar necessário, desde que não interfira na apresentação do grupo que está atuando no palco.

7.2 - Na modalidade música, cada grupo terá 10 (dez) minutos para ligar, afinar os instrumentos e ao final, desplugar os instrumentos. A apresentação deverá ter no máximo 10 (dez) minutos, totalizando 20 (vinte) minutos para cada apresentação musical. O grupo que ultrapassar o tempo permitido será punido com a perda de pontos a cada minuto excedente.

7.3 - Na modalidade poesia, cada grupo ou participante terá 10 (dez) minutos para sua apresentação. O grupo ou participante que ultrapassar o tempo permitido será punido com a perda de pontos a cada minuto excedente.

7.4 - Em caso de fundo musical, será obrigatória a presença de um representante da apresentação na sala de áudio.

7.5 - Nos casos de Sonoplastia (fundo musical) as equipes deverão levar o CD com descrição da faixa a ser tocada. Se for usada fita K7, favor deixar no ponto certo da música.

7.6 - Em caso de empate em qualquer das modalidades, o vencedor será proclamado por sorteio.

Foram utilizadas como fontes de regras os seguintes festivais:

4° Festival de Teatro Estudantil de São Paulo6° Festival de Teatro Sacro de Araraquara3° Festival da Paróquia Bom Jesus – São Paulo6° CRISTOARTE 2003 – São Paulo4° Mostra de Teatro Amador de SorocabaFestivais Vocacionais da Paróquia N. S. Aparecida – Rio Claro

TABELAS DE PONTUAÇÃO

Também são utilizadas tabelas de pontuação, por parte dos jurados, secretariado e cronometrista. Em cada tabela constará o número da apresentação, o título da obra, o nome do grupo, a paróquia ou capela a que pertence e o total de pontos. Para o cronometrista, apenas substitui-se o campo total de pontos por tempo de apresentação.A confecção das tabelas ficará a cargo da equipe de secretariado. No exemplo a seguir, utilizamos a folha de pontos do I FESTVOC 2003:

Modalidade: POESIA

Poesia:1 – Pratique – Grupo de Jovens Pontos Paróquia Nossa Senhora Aparecida –

Capela Maria Mãe da Igreja

Poesia:2-Jesus Batizado caminha para as águas Pontos mais profundas – Jacc - Jovens a caminho de Cristo

Capela Nossa Senhora das Graças

Poesia:3 – Permanecer ou Avançar Pontos Quase Paróquia Santo Antônio - Ajapi

Poesia:4 – Um Amigo, chamado Deus – Pontos Juca - Jovens Unidos em Cristo e na Amizade

Capela São Paulo Apóstolo

Poesia:5 – Gratuidade e Esperança – Raio de Luz Pontos Santuário Nossa Senhora Boa Morte e Assunção

Poesia:6 – As maravilhas de Deus - Crisma Pontos Paróquia Nossa Senhora Saúde

Capela Santo Antônio

Poesia:7 – Água Cristalina – Crisma Pontos Paróquia N. S. Imaculada Conceição Capela Santo Inácio – Ipeúna

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

A programação acontece durante as reuniões. Como iniciaremos? O que virá a seguir? Quem fará a apresentação especial?... A folha de programação do dia ficará em posse apenas do coordenador do FESTVOC, dos apresentadores e do contra regra.

O passo a passo no dia, poderá transcorrer com a abertura, oração inicial, apresentação do tema musical, apresentações especiais, apresentação dos jurados (ao inicio de cada modalidade), sorteio das apresentações, participantes, agradecimentos (jurados ou patrocínios, por exemplo), oração final, apuração e despedida.

DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS

Nas mãos dos jurados ficará a disposição uma pasta contendo: xerox das apresentações, folha de regras de cada modalidade, folha de rascunho, folha de pontos e caneta.

Nas mãos da(o) secretária(o) ficará: xerox das apresentações, folha de regras de cada modalidade, folha de rascunho, folha de pontos, caneta e envelopes de cada modalidade.

Nas mãos do(a) cronometrista ficará apenas a folha de tempos e o cronômetro.

Os responsáveis pela ordem de apresentação serão os apresentadores, em parceria com a equipe de intercessores, coordenadores do FESTVOC e coordenadores da feira vocacional.

Quando se fizer necessário, haverão pausas para lanches, propaganda das barracas da feira, sorteio de brindes e avisos. Quem será o intermediador entre apresentadores e coordenadores será o contra regra. Todo aviso deverá ser encaminhado somente a ele.

Ao final de cada modalidade, os envelopes com as pontuações e tempos, serão lacrados e somente abertos no momento da apuração.

Ao final do evento (como já foi dito anteriormente), quem fará a contagem de pontos serão os coordenadores do FESTVOC junto a equipe de secretariado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O FESTVOC, por se tratar de um evento religioso e de propriedade da Pastoral Vocacional e Pastoral da Juventude, não deverá de maneira alguma se tornar um evento de caráter comercial, mas sim única e exclusivamente para suscitar entre os jovens de nossas comunidades mais vocações para nossa igreja. Daí o motivo da não participação de grupos de outras religiões, de grupos musicais que não façam parte de nossas comunidades ou de grupos teatrais que não façam parte do nosso contexto.

Quanto aos patrocinadores do FESTVOC (se houver), deverá ser discutido nas reuniões de preparação, quanto a necessidade ou não de patrocinadores para bancar o evento. Se houver necessidade de seu apoio financeiro, deverá ser incluso os nomes dos patrocinadores no cartaz e em banners, se for da vontade dos patrocinadores.

Nunca esquecer dos agradecimentos aos colaboradores para a realização do FESTVOC: aos anfitriões da festa, aos seguranças, equipes de som, patrocinadores, jurados, etc, lembrando que tudo isso deverá acontecer antes da apuração dos pontos, para que não haja o risco da disperção dos participantes.

Aos futuros organizadores... um bom FESTVOC!