ferramentas da qualidade - famper.com.br · ferramentas da qualidade segundo barbosa (2000, p.01)...

14
164 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 FERRAMENTAS DA QUALIDADE: UMA SOLUÇÃO PARA REDUZIR OS DESPERDICIOS E AUMENTAR A PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA. Rudimar Antônio jenges 1 Diogo Galileu Bilibio 2 Resumo: Antigamente a qualidade era centrada apenas no produto acaba- do, mas com o passar do tempo começo a ser implantada nos processos de fabricação das empresas, com isso a gestão da qualidade vem sendo muito utilizado para gerar competitividade e aumentar os lucros da empresa, pois os gestores possui as ferramentas da qualidade que poderão os auxiliarem em suas tomadas de decisão, como reduzir os defeitos, aumentar a produ- tividade, atender as especificações dos clientes, e controlar a qualidade dos processos e reduzir os custos de operações. Este trabalho apresenta algumas definições sobre o tema da qualidade, que foram relatados pelos autores no passado, e a evolução que teve a gestão da qualidade e suas ferramentas. Os métodos de aplicação das ferramentas da qualidade são muito importantes para as organizações que buscam melhoria em seus processos e qualidade total em seus produtos. A descrição da aplicação das ferramentas da quali- dade estão de uma forma clara e objetiva para que o leitor tenha o entendi- mento rápido de cada função das ferramentas. No presente trabalho serão mostrados as melhorias que foram feitos no setor da montagem, onde foram ajustados os gabaritos de montagem dos produtos, para diminuir o número de peças estragadas por motivo de pinagem, aonde teve uma redução de 53%. Também foram feitas melhorias, para diminuir o número de peças batidas, a melhoria implantada foi revestir a mesa que sai da máquina de UV, com uma borracha para diminuir o impacto das peças, com isso, foi reduzido 83,15% do problema. As peças riscadas teve uma redução de 5,8%, após a troca das mesas no setor da montagem. No final, o estudo deu um parecer de como os gestores devem controlar os processos da qualidade da empresa, e quais ferramentas podem utilizar para facilitar seu cotidiano dentro das organiza- ções. O estudo foi realizado em uma empresa de moveis no sudoeste. Palavra-chave: Gestão da qualidade. Ferramentas da qualidade. Processos. Competitividade. Redução. 1 Acadêmico da FAMPER - [email protected] 2 Professor da FAMPER – [email protected]

Upload: doankhuong

Post on 02-Dec-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

164 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

FERRAMENTAS DA QUALIDADE: UMA SOLUÇÃO PARA REDUZIR OS DESPERDICIOS E AUMENTAR A PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA.

Rudimar Antônio jenges1

Diogo Galileu Bilibio2

Resumo: Antigamente a qualidade era centrada apenas no produto acaba-do, mas com o passar do tempo começo a ser implantada nos processos de fabricação das empresas, com isso a gestão da qualidade vem sendo muito utilizado para gerar competitividade e aumentar os lucros da empresa, pois os gestores possui as ferramentas da qualidade que poderão os auxiliarem em suas tomadas de decisão, como reduzir os defeitos, aumentar a produ-tividade, atender as especificações dos clientes, e controlar a qualidade dos processos e reduzir os custos de operações. Este trabalho apresenta algumas definições sobre o tema da qualidade, que foram relatados pelos autores no passado, e a evolução que teve a gestão da qualidade e suas ferramentas. Os métodos de aplicação das ferramentas da qualidade são muito importantes para as organizações que buscam melhoria em seus processos e qualidade total em seus produtos. A descrição da aplicação das ferramentas da quali-dade estão de uma forma clara e objetiva para que o leitor tenha o entendi-mento rápido de cada função das ferramentas. No presente trabalho serão mostrados as melhorias que foram feitos no setor da montagem, onde foram ajustados os gabaritos de montagem dos produtos, para diminuir o número de peças estragadas por motivo de pinagem, aonde teve uma redução de 53%. Também foram feitas melhorias, para diminuir o número de peças batidas, a melhoria implantada foi revestir a mesa que sai da máquina de UV, com uma borracha para diminuir o impacto das peças, com isso, foi reduzido 83,15% do problema. As peças riscadas teve uma redução de 5,8%, após a troca das mesas no setor da montagem. No final, o estudo deu um parecer de como os gestores devem controlar os processos da qualidade da empresa, e quais ferramentas podem utilizar para facilitar seu cotidiano dentro das organiza-ções. O estudo foi realizado em uma empresa de moveis no sudoeste.Palavra-chave: Gestão da qualidade. Ferramentas da qualidade. Processos. Competitividade. Redução.

1 Acadêmico da FAMPER - [email protected] Professor da FAMPER – [email protected]

Page 2: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 165

INTRODUÇÃO

As empresas em modo geral cada vez mais estão sendo competitivas diante de um mercado que está exigindo qualidade, sofisticação e beleza nos pro-dutos. Os consumidores exigem isso do mercado, para isso as empresas pre-cisam investir em novas tecnologias para buscarem melhorias continua em seus processos.

Para atender essas especificações dos clientes diante dos produtos, as em-presas precisão focar no setor de produção e ter uma boa gestão da qualida-de, para melhorar o desenvolvimento do produto e eliminar os desperdícios na linha de produção. Ao mesmo tempo diminuir o retrabalho, que toma um tempo ocioso dos processos de fabricação.

A qualidade acabou passando a ser uma responsabilidade de todos os se-tores de uma empresa, deixando de ser um problema de produção e passando a ser uma responsabilidade de todos.

Por meio das ferramentas da qualidade consegue se obter resultados reais, que demonstra quais são os retrabalhos que ocorrem no processo, afim de controlar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

O presente projeto aborda a temática do controle da qualidade dos produ-tos e serviços disponibilizados, considerados tão necessários para uma em-presa se manter em destaque no mercado de trabalho, bem como, na socie-dade em geral. A empresa que se preocupa com a qualidade e satisfação dos seus clientes sejam eles internos ou externos, e que realiza um planejamento estratégico, estabelecendo objetivos e visando a participação coletiva, dife-rencia-se e tem grande vantagem em relação às demais.

A empresa estudada poderá ser mais competitiva no mercado em que atua, se ter como foco principal seus clientes, e ter uma boa gestão de quali-dade estabelecida em suas atividades produtivas. A proposta deste trabalho é propor ferramentas da qualidade que seja eficaz para o processo da empresa estudada, a fim de contribuir para o crescimento da mesma.

Este trabalho tem como intuito aplicar algumas ferramentas da qualida-de, que ajudem a identificar quais são as peças que vão para desperdícios e quais são retrabalhadas para reaproveitamento do material nos processos produtivos.

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na aplicação da metodologia de solução de problemas”. As ferramentas da qualidade têm um papel fundamental em uma

Page 3: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

166 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

organização, com elas são identificados os problemas que ocorrem no pro-cesso e na qualidade, e em cima deste problema são aplicadas as ferramentas para resolver o problema (BARBOSA, 2000, p. 01).

De acordo com Alvarez (2001, p. 484) as ferramentas da qualidade ajudam a ter mais facilidade na coleta de informação, e ajuda ter uma melhor apre-sentação dos resultados obtidos.

Segundo(CORRÊA e CORRÊA, 2008, p. 212)existe 7 tipos de ferramentas que podem ser usadas no controle de qualidade, que ajudam a obter melho-rias e melhor controle da produção, são eles: Fluxograma, análise de Pareto, diagrama de Ishikawa, diagrama de dispersão ou correlação, histograma, gráfico de controle e folha de verificação.

Para Corrêa e Corrêa (2008, p. 212) “Ferramentas não resolvem proble-mas nem melhoram situações, quem faz isso são as pessoas”. As ferramen-tas da qualidade têm como objetivo resolver problemas, mas para que isso ocorra precisa ter pessoas capacitadas que conheçam a ferramenta que está aplicando (CORRÊA e CORRÊA, 2008, p. 212).

Ainda Corrêa e Corrêa (2008, p.212) complementam que as “ferramentas apoiam e auxiliam as pessoas na tomada das decisões que resolverão proble-mas ou melhoraram situações”. As ferramentas da qualidade ajudam as pes-soas a ter uma visão maior do que está ocorrendo no processo, e quais decisões deverão ser tomadas para resolvê-las (CORRÊA e CORRÊA, 2008, p. 212).

METODOLOGIA

Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, foi utilizado como método científico oindutivo, cujas premissas verdadeiras conduzem apenas a con-clusões prováveis. Do ponto de vista da sua natureza, trata-se de pesquisa aplicada (LAKATOS e MARCONI, 2010). Em função dos seus objetivos, a pesquisa é basicamente quantitativa. E, para cumprir outros objetivos da pesquisa, aplica-se também procedimentos qualitativos complementares.

Sabendo identificar esses métodos para utilizar na aplicabilidade de algu-mas ferramentas da qualidade, de uma indústria moveleira.

CONTROLE DA QUALIDADE NO SETOR DE MONTAGEM DE UMA EMPRESA MOVELEIRA

Nesta parte da pesquisa, foi coletado dados das peças com defeitos na linha de montagem da empresa, através da observação foram estudadas as teorias referenciadas pelos autores que abordaram o assunto no passado.

Page 4: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 167

Através da observação na linha de montagem, foi possível ter uma visão mais detalhada dos processos produtivos, o primeiro processo o colabora-dor pega as peças que vem do setor da pintura UV, e montam em gabaritos, cada modelo possui um gabarito diferente, o segundo processo é colar os tapa furo e colocar as porta nos gabinetes, após isto as peças são embaladas e mandada para a expedição.

Durante as observação no setor de produção da empresa, foi percebido que a empresa prioriza a qualidade no produto durante o processo de fabri-cação. Cada processo desenvolvido, são supervisionados pelos colaboradores dos processos seguintes, para evitar que o produto chegue nos clientes com não conformidades.

A qualidade precisa abranger todos os processos, para que o gestor con-siga eliminar os defeitos, reduzindoos custos do processo e aumentando a capacidade produtiva da empresa, assim conseguindo controlar a qualidade dos produtos e atender as necessidades dos clientes.

A empresa estudada tem bem definido as atividades de cada colaborador, mais não possui ferramentas da qualidade que ajude a mesma ter um contro-le de seus processos.

A empresa aderindo as ferramentas da qualidade, conseguirá ter um me-lhor controle da produção e ao mesmo tempo diminuíra o retrabalho e os desperdícios do processo. Além disso aumentara a competitividade da em-presa no mercado.

O controle de qualidade na empresa ocorre durante o processo, quando surge algum defeito nas peças, as mesmas são arrumadas, ocasionando assim o retrabalho no setor e atrasando a produtividade.

A empresa em estudo possui o seguinte planejamento produtivo: quais produtos serão produzidos, qual a quantidade que será fabricado, qual o tem-po que será utilizado para realizar esses processos, como será produzido e quais são os materiais que serão utilizados até obter o produto final. Esses são os objetivos que a empresa tem para atender seus pedidos. O controle da qua-lidade é efetivado durante os processos, quando surge algum problema com o produto, este produto acaba passando por um retrabalho com a finalidade de atender as especificações dos clientes. A empresa para melhoramento da qualidade não utiliza o acompanhamento continuo do processo, o principal objetivo é ter produtividade e entregar seus produtos no prazo certo.

A empresa estudada não possui nenhum tipo de registro para controlar a qualidade dos processos, com isso não possui nenhum tipo de ferramenta da qualidade para analisar os procedimentos realizados.

Page 5: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

168 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

A lista de verificação é a ferramenta da qualidade muito utilizada pelas empresas, com ela consegue-se registrar as frequências que estão ocorrendo as não conformidades, e a partir disso analisar e otimizar o processo produ-tivo.

Essa ferramenta pode ser aproveitada pelas empresas moveleira, pois aju-dara a ter um controle mais relevante e eficiente dos problemas da produção. Com a aplicação da folha de verificação a empresa terá um maior controle da atividade realizada.

Através de análises no setor de montagem foram identificados os tipos de problemas que ocorrem no setor, que geram uma grande quantidade de retrabalho e às vezes até alguns desperdícios. Essas peças são colocadas em uma prateleira, para no final do dia ser coletado a quantidade de peças estra-gadas nas cinco linhas de produção.

Com aplicação da folha de verificação no processo de montagem da em-presa, ocorreu uma maior facilidade para se identificar os problemas do pro-cesso, assim facilitando o trabalho dos colaboradores, que terão um passo a passo pra seguir nas atividades caso ocorra alguma não conformidade.

No Quadro 1, a seguir mostra um exemplo de folha de verificação que foi aplicado no setor de montagem da empresa, na linha de gabinetes para banheiros.

Quadro 1 - Folha de Verificação dos Defeitos da Montagem

Processo analisado: Produção de gabinetes para banheiros

Quantidade produzida/ Mês: 20.000 peças

Amostras verificadas: 100 %

Mês da verificação: Abril

Responsável do setor:Edevandro

Frequência da verificação: 1 vez ao dia

Defeitos Frequência total

Pinagem 520 520

Batida 89 89

Riscada 191 191

800

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

Page 6: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 169

A empresa possui um padrão para cada linha de seus produtos, onde cada colaborador desempenha uma atividade especifica, com a finalidade de faci-litar a atividade e gerar produtividade. Observando os processos da empre-sa, percebe-se que precisa investir em treinamentos para os funcionários. Um exemplo observado é os defeitos de pinagem, como podem ser visto anterior-mente, há uma grande quantidade de não conformidade com as peças pinadas.

Na observação notou-se que a empresa trabalha com a rotatividade de seus colaboradores, com o proposito que todos saibam desenvolver todas as atividades do setor. Com isso, muitos montadores trabalham no processo de montar as estruturas dos gabinetes, alguns não possuem habilidades com pinadeiras para executar a atividade, por isso que gera uma grande quan-tidade de peças estragadas no setor. Analisando este ponto do processo, foi solicitado para os diretores um possível treinamento para os funcionários, mas devido a situação em que o pais está passando com a crise financeira, a empresa está diminuindo seus custos, e passando por um processo de refor-mulação no quadro de seus funcionários.

A linha de montagem da empresa é subdividida em cinco setores, que montam produtos diferentes entre si. Possui a linha de produtos luxo, a linha de espelheiras popular, a linha de gabinetes populares, a linha de espelheiras luxo e a linha para balcão e expositores.

No Quadro2 é mostrado os dados obtidos na lista de verificação e foi cal-culado a porcentagem de cada problema da montagem.

Quadro 2 - Frequência de Não Conformidade

Defeitos Quantidade Quant. Acum (%) (%)acumulada

Pinagem 520 520 65% 65%

Riscada 191 711 23,87% 88,87%

Batida 89 800 11,13% 100%

Total 800 100%

Fonte: elaborado pelo autor, 2016.

Page 7: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

170 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

Gráfico 1 - Diagrama de Pareto dos Defeitos da Montagem

Fonte: elaborado pelo autor, 2016.

Observando os dados e gráficos é possível identificar que o maior pro-blema que acontece no setor de montagem, é as peças pinadas com 65% do retrabalho, o restante são de peças riscadas e batidas, que correspondem a 23,87% e 11,13% respectivamente.

O maior problema que são as peças pinadas, a solução é ajustar os gaba-ritos de montagem, colocando suportes para que o operador encoste a pi-nadeira na hora de montar, diminuindo o risco de estragar as peças. Além disso a empresa deve dar treinamentos para os colaboradores adquirir um conhecimento maior de como se deve pinar, qual a melhor forma de montar os produtos, ou algumas vezes é o pino que possui a ponta muito fina, que na hora que o operador vai montar o pino acaba falhando e acaba danificando as peças, neste caso poderia trocar o fornecedor.

Os defeitos de peças riscadas ocorrem nas mesas do setor da montagem, notou se que havia muita emenda entre as mesas, nisso acabavam quebran-do os cantos das peças e riscando. Também havia pontas de parafusos que caiam em cima da mesa, e quando os colaboradores passam a peça para o processo seguinte, acabavam riscando as mesmas. Uma das soluções seria trocar as mesas, por uma mesa que possua a superfície lisa, assim facilitando o manuseio das peças.

Já as peças batidas muitas vezes acontecem na linha de UV, na hora que as peças saem da máquina os colaboradores dão uma batidinha na mesa para

Page 8: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 171

que as peças fiquem de forma uniforme para ser ajeitadas, com isso acabam batendo os cantos das peças e mandando para montagem onde ela acaba sen-do identificado o defeito, a solução é revestir a mesa com borracha para evi-tar o impacto da peça contra a mesa.

ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSÃO

Notou-se no período analisado que a empresa não possuía controle de qualidade em suas atividades produtivas, portanto, para uma gestão de pro-dução eficiente, o acadêmico propôs a aplicação de três ferramentas da quali-dade no processo produtivo da empresa, que são, folha de verificação, gráfico de Pareto e histograma.

Após as ideias de solução para diminuir o retrabalho na montagem, mos-trados acima. A empresa aceito a implantação dos ajustes nos gabaritos de montagem para tentar diminuir o retrabalho de peças pinadas no setor. A questão de treinamento para os colaboradores a empresa recuso, pela situa-ção que a empresa está enfrentando no mercado, devido à crise econômica do pais.

Com o ajuste dos gabaritos de montagem, além de diminuir o número de peças estragadas. Houve um aumento na produtividade, como serão mostra-dos a seguir no Quadro 3. Alguns produtos que houve aumento da produti-vidade.

Quadro 3 - Comparação da Produtividade Após Melhorias do Gabarito

PRODUTOS Quantidade produzida por horas

(antes)

Quantidade produzida por horas

(após melhorias)

Esp. 600 Fox 30 peças 40 peças

Esp. 800 Master 25 peças 35 peças

Gab. 400 Smart 60 peças 80 peças

Gab. 600 Fox 35 peças 45 peças

Gab. 650 Vitra 25 peças 40 peças

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

A seguir será mostrado um histograma, para comparação dos resultados da produtividade após as melhorias.

Page 9: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

172 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

Gráfico 2 - Comparação da Produtividade Após Melhorias

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

Já a situação das peças batidas a empresa aceito a colocação da borracha na mesa para diminuir os impactos nas peças pintadas que saem da linha de UV.

Para as peças riscadas, notou-se que acontecia uma grande quantidade de peças estragadas durante o processo nas mesas de montagem, porque ficava pontas de parafusos por cima da mesa, e quando o colaborador terminava sua atividade empurrava a peça para o próximo processo, com isso acabava riscando as peças. Para as peças riscadas foi proposto mudar as chapas da mesa, por uma chapa que possui a superfície lisa, com isso facilitaria a movi-mentação das peças e ficaria mais fácil de o trabalhador enxergar as pontas de parafuso e passar o ar a cada um determinado tempo do processo.

Após a aplicação das melhorias, foi possível observar que ouve uma redu-ção na quantidade de peças estragadas, como são mostrados abaixo.

No Quadro 4, como mostra a seguir, apresenta os dados obtidos após as melhorias implantadas no setor.

Page 10: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 173

Quadro 4 - Folha de Verificação dos Defeitos da Montagem Após Melhorias

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

O Quadro5, mostra o percentual de cada defeito das peças, e qual foi a diferença do antes para o depois do processo.

Quadro 5 - Percentual de Não Conformidade Após Melhorias

Defeitos Quantidade porce. Acum (%) quantidade acumulada

porcentagem

(%)

Pinagem 247 55.88% 247 55.88%

Riscada 180 96.6% 427 40.72%

Batida 15 100% 442 3.4%

Total 442 100%

Fonte: elaborado pelo autor,2016.

Após as melhorias houve uma redução de 9,12% nas peças com problema de pinagem, e 7,73% dos problemas de batida nas peças. Com isso conclui-se que reduzindo um pouco o retrabalho no setor, automaticamente a produção aumentara.

Page 11: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

174 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

Gráfico 3 - Defeitos da Montagem Após Melhorias

Fonte: elaborado pelo autor, 2016.

Abaixo no GRÁFICO 4, será mostrado um histograma de comparação da quantidade de peças estragadas antes da melhoria e após melhoria.

Gráfico 4 - Comparação da Quantidade de Peças Estragadas Após Melhorias

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

Como pode ser observado no gráfico acima, os defeitos de peças risca-das teve uma redução de 191 para 180 peças estragadas após a mudança das mesas, já as peças com defeito de pinagem após a implantação de ajustar os gabaritos de montagem tiveram uma redução de 520 para 247 peças estraga-

Page 12: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 175

das durante o mês analisado. As peças batidas também tiveram redução na quantidade de peças após melhoria de revestir a mesa com uma camada de borracha para diminuir o impacto das peças na saída da pintura UV, reduziu de 89 para 15 peças estragadas.

No gráfico 5, mostra a porcentagem que foi reduzido das peças estragadas de cada defeito da montagem.

Gráfico 5 - Redução na Quantidade de Peças estragadas em Porcentagem

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

Pode ser notado na figura acima, a porcentagem que foi reduzido de cada defeito da montagem após melhorias. As peças batidas tiveram uma redução de 83,15% comparado com os dados de antes da melhoria. E as peças pinadas tiveram uma redução de 52,5% na quantidade de peças estragadas, e as peças riscadas tiveram 5,8% de redução comparada com os resultados anteriores.

Nos últimos cinco meses foram acompanhados os resultados obtidos após as melhorias nos processos da montagem, como mostra a seguir no gráfico 6.

Page 13: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

176 Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016

Gráfico 6 - Acompanhamento dos resultados dos últimos cinco meses.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2016.

CONCLUSÃO

O presente projeto teve como objetivo propor aos gestores que usem as ferra-mentas da qualidade, para que ajudem os a controlar as atividades produtivas da empresa e aperfeiçoar o controle.

O primeiro passo para que este trabalho fosse concluído, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema qualidade, quais sua aplicabilidade e quais as ferramentas da qualidade.

Após isso, foram levantados os dados através da observação do dia a dia da empresa em seu processo, de forma de identificar quais era as ferramentas da qualidade que a empresa usava. Observando e analisando os dados coletados no setor da montagem, foi possível propor soluções de melhorias para o pro-cesso e contribuir para a empresa reduzir seus retrabalhos e desperdícios.

A aplicação da lista de verificação foi importante para identificar os pro-blemas da produção, o diagrama de Pareto serviu para determinar os proble-mas do setor, e visualizar quais são as prioridades para solucionar as ativida-des do processo. O histograma serviu para fazer uma comparação dos dados de antes e após as melhorias.

Através disso foi conseguido implantar algumas ferramentas da qualida-de que me trouxeram números reais do processo. Com isso foi implantado algumas soluções no processo para redução do retrabalho e diminuição nas quantidades de peças estragadas.

Page 14: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - famper.com.br · FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Barbosa (2000, p.01) “as 7 ferramentas do controle da qualidade são recursos a serem utilizados na

Mundo Contemporâneo em Revista | Número 05 – Volume 01 – 2016 177

A realização do trabalho foi de suma importância para obter conhecimen-to, foi possível analisar o setor de montagem da empresa e observar a grande quantidade de peças que gerava retrabalho e desperdícios no setor.

O resultado desse projeto foi importante para a empresa, porque alcancei bons resultados no processo, consegui reduzir em 53 % o maior defeito que o setor possuía e adquiri um grande conhecimento das ferramentas da quali-dade, como elas são usadas na prática para controlar e melhorar os processos de uma empresa moveleira.

Toda empresa que quer se destaca no mercado em que atua e reduzir des-perdícios para aumentar sua lucratividade, é preciso contar com uma boa ges-tão da qualidade em todos seus processos.

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

Este trabalho apresentou algumas recomendações para outros futuros tra-balhos que serão relacionados ao tema ferramentas da qualidade:

a) elaborar um passo a passo para a aplicação das ferramentas da qualida-de no processo produtivo da empresa estudada.

b) realizar a mesma pesquisa em outras empresas de moveis, comparando os controle de qualidade das mesmas.

c) realizar um levantamento dos ganhos obtidos com a diminuição dos resíduos sólidos, e quais serão o destino final destes resíduos.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, E.F. 7 Ferramentas do Controle de Qualidade. Gerência da Qualidade Total na Educação. Fundação Christiano Ottoni. UFMG, Belo Horizonte. 2000.

ALVAREZ, M.E.B. Administração da Qualidade e da Produtividade: abor-dagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001. 484 p.

CORRÊA, H.L; CORRÊA, C.A. Administração de Produção e Operações: uma abordagem estratégica. 2. ed.3 reimpr . São Paulo: Atlas, 2008. 690 p.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Cien-tífica. 7 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.