fenômenos ondulatorios

22

Upload: soany-ribeiro

Post on 10-Jul-2015

89 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fenômenos ondulatorios
Page 2: Fenômenos ondulatorios

Vários fenômenos podem ocorrer com uma onda: o desvio ou o contorno que ela realiza ao encontrar obstáculos em sua propagação, a interferência que ocorre quando se encontram duas ondas produzidas por diferentes fontes e ainda o fenômeno da polarização.

Page 3: Fenômenos ondulatorios
Page 4: Fenômenos ondulatorios
Page 5: Fenômenos ondulatorios
Page 6: Fenômenos ondulatorios

Cada ponto de uma frente de onda pode ser considerado uma nova fonte de ondas secundárias que se propagam em todas as direções. Em cada instante, a curva ou a superfície que envolve a fronteira dessas ondas secundárias é uma nova frente de onda.

Page 7: Fenômenos ondulatorios
Page 8: Fenômenos ondulatorios

A reflexão de uma onda ocorre após incidir num meio de características diferentes e retornar a se propagar no meio inicial. Qualquer que seja o tipo da onda considerada, o sentido de seu movimento é invertido. Porém o módulo de sua velocidade não se altera. Isto decorre do fato de que a onda continua a se propagar no mesmo meio.

Page 9: Fenômenos ondulatorios
Page 10: Fenômenos ondulatorios
Page 11: Fenômenos ondulatorios

Denomina-se refração a passagem de uma onda de um meio para outro de características diferentes (densidade, textura, etc). Qualquer que seja o tipo de onda considerada verifica-se que o sentido e velocidade de propagação não são mais os mesmos de antes da refração. Isto acontece, pois o meio apresenta propriedades distintas das do meio antigo.

Page 12: Fenômenos ondulatorios
Page 13: Fenômenos ondulatorios
Page 14: Fenômenos ondulatorios

É o encurvamento sofrido por uma onda quando esta encontra obstáculos à sua propagação. Esta propriedade das ondas foi de fundamental importância para provar que os raios de uma onda não são retilíneos.

Page 15: Fenômenos ondulatorios
Page 16: Fenômenos ondulatorios
Page 17: Fenômenos ondulatorios

A Polarização é um fenômeno que acontece somente com as ondas transversais. Consiste na seleção de um plano de vibração frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de vibração num certo objeto, este acaba deixando passar apenas aquelas perturbações que ocorrem num determinado plano.

Page 18: Fenômenos ondulatorios
Page 19: Fenômenos ondulatorios
Page 20: Fenômenos ondulatorios

Ocorre quando duas ondas da mesma natureza se encontram e, assim, as energias transmitidas por elas se somam (interferência construtiva) ou subtraem (interferência destrutiva). Após o encontro as duas ondas seguem como se nada tivesse acontecido.

Page 21: Fenômenos ondulatorios

Elas se formam quando duas ondas idênticas se encontram, se movendo em sentidos opostos. Esse tipo de onda é caracterizado por pontos fixos de valor zero, chamados de nodos, e pontos de máximos também fixos, chamados de antinodos.

Page 22: Fenômenos ondulatorios