fênix - edição 30 - agosto de 2013

8
Prefeitura realiza ‘Diálogo com a Comunidade’ na Vila Yara >P6 OSASCO Prefeitura de Osasco realiza a campanha “Osasco é a Nossa Casa”> P3 Cinema Gente Grande faz sucesso nos cinemas > P8 Região do Engenho Novo terá pronto- socorro a partir de 1º de setembro Vereador Rogério Silva anuncia pré-candidatura à deputado estadual PG.2 Refúgio dos Bandeirantes recebe ‘Prefeito na Comunidade’ neste sábado > PG. 7 Diretor: Armando Gonçalves DIVULGAÇÃO Edição nº 30 / Ano V / 31 de Agosto de 2013 Você bem informado. SANTANA JANDIRA OSASCO OSASCO DIVULGAÇÃO A Prefeitura de Barueri inaugura no dia 1º de setembro, domingo, o pronto-socorro do Engenho Novo. A ideia é descentralizar o atendimento de urgência e emergência a moradores da região, que precisam se deslocar ao pronto-socorro do centro de Barueri quando necessitam deste tipo de serviço. > PG. 3 JANDIRA Exposição ‘Arte na Rede’ abre inscrições para monitores > P 4 ITAPEVI Itapevi recebe documento que permite regularização do Pq. Itamarati < P 5 Trezentos atletas disputam 8º JATIPAN em Jandira > PG. 3 Barueri mantém dois postos fixos para cadastramento do ‘Cartão Barueri’ P5 BARUERI

Upload: joel-miranda

Post on 07-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Prefeitura realiza ‘Diálogo com a Comunidade’ na Vila Yara >P6

OSASCO

Prefeitura de Osasco realiza a campanha “Osasco é a Nossa Casa”> P3

CinemaGente Grande

faz sucesso nos cinemas > P8

Região do Engenho Novo terá pronto-socorro a partir de 1º de setembro

Vereador Rogério Silva anuncia pré-candidatura à deputado estadual Pg.2

Refúgio dos Bandeirantes recebe ‘Prefeito na Comunidade’ neste sábado > Pg. 7

Diretor: Armando Gonçalves

DiV

ul

ga

çã

o

Edição nº 30 / Ano V / 31 de Agosto de 2013

Você bem informado.

SANTANA JANDIRA

OSASCO

OSASCOD

iVu

lg

ão

a Prefeitura de Barueri inaugura no dia 1º de setembro, domingo, o pronto-socorro do Engenho Novo. a ideia é descentralizar o atendimento de urgência e emergência a moradores da região, que precisam se deslocar ao pronto-socorro do centro de Barueri quando necessitam deste tipo de serviço. > Pg. 3

JANDIRAExposição ‘Arte na Rede’ abre inscrições para monitores > P 4

ITAPEVIItapevi recebe documento que permite regularização do Pq. Itamarati < P 5

Trezentos atletas disputam 8º JaTiPaN em Jandira > Pg. 3

Barueri mantém dois postos fixos para cadastramento do ‘Cartão Barueri’ P5

BARUERI

31 de Agosto de 2013

2

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” AP. 3:8

Política / Charge / Opinião

Para anunciar: Tel.: 7772 1898

Jornal Fênix é uma publicação da Fênix Comunicações Ltda. CNPJ: 10.551.710/0001-63

EXPEDIENTEOs artigos desta publicação não expressam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo jornal. Matrícula de Registro do Jornal n° 179.043 no 2° Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Osasco.

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” AP. 3:8

Diretor: Armando Gonçalves Jornalista: Armando Gonçalves (MTB 56.940-SP) Depto. Jurídico: Dr. Francisco Marcio Balbino da Silva Brito (OAB/SP 283.745) Distribuição: Gratuita. Tiragem: 10 mil exemplares. Redação: Rua Gabriel Soares de Souza, 44 Jd. Veloso – Osasco-SP CEP: 06.160-020 E-mail: [email protected] - Telefone: 7772-1898 Nextel: ID. 125*94896 – E-mail: [email protected].

Jornal Fênix é uma publicação da Fênix Comunicações Ltda. CNPJ: 10.551.710/0001-63

EXPEDIENTEOs artigos desta publicação não expressam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo jornal. Matrícula de Registro do Jornal n° 179.043 no 2° Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Osasco.

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” AP. 3:8

ChargeEditorial

AnunCIE AquI

Notas Políticas

Notas Políticas

Delegado de Santana de Parnaíba recebe homenagem da Câmara de Vereadores

Câmara de Barueri aprova criação da Semana Municipal de Tradições Nordestinas

o delegado Dr. andreas Bernd goyos Schiffmann, ao lado da sua esposa, a defensora pública Drª Paula Hungria aagaard, recebeu justas homenagens pela sua brilhante e dedicada carreira na condução do Setor de Homicídios e Proteção a Pessoa no município de Santana de Parnaíba, na 25ª sessão Plenária de 27 de agosto, com a Moção de aplausos Nº 238, proposta pelo vereador agnaldo Moreno (DEM) e apoiada por todos os demais vereadores da Casa de leis. Na ocasião estiveram presentes autoridades da Região, como o Delegado da Seccional, Dr. Rui Barros; a Delª Titular de Santana de Parnaíba, Drª isabel Cristina Ferraz; o Delº

a Câmara Municipal de Barueri aprovou na sessão de terça-feira, 27, a criação da Semana de Tradições Nordestinas, comemorada na semana do dia 30 de novembro (Dia Municipal do Migrante Nordestino).

De acordo com o projeto de lei, a Semana será marcada por atividades culturais,

gastronomia e apresentações artísticas que destaquem os costumes nordestinos.

o vereador Bau (PRB), autor da proposta, destacou a importância da colônia nordestina, numerosa não só em Barueri, mas em toda a região metropolitana, e afirmou que faltam opções de lazer para

quem quer matar a saudade da terra-natal.

“Sabemos das dificuldades que encontramos quando viemos para São Paulo em busca de melhores condições de vida. aqui encontramos poucas coisas que nos remetam às nossas tradições”, justificou o vereador, ao pedir pela aprovação do projeto.

Titular da 2ª DP de Barueri, Dr. alexandre Miguel Balela; o Delº Titular do Meio ambiente, Dr. José Celso Jr; a Delª de Defesa da Mulher de Barueri, Drª Roberta Franco, mais os delegados titulares de Jandira, itapevi e de outros municípios adjacentes, que juntamente com investigadores e escrivães de polícia da região oeste, prestigiaram o evento.

Nesta mesma sessão plenária, tomou posse o vereador José Cardoso Boachar (PSDB), ocupando a vaga deixada pelo vereador Elvis Cezar, que se afastou para assumir a direção do poder executivo. o Ver. Zé Cardoso, tem 47 anos, é casado e pais de 3 filhos,

7772-1898

nascido na Cidade de Campo Mourão, Estado do Paraná, reside em Santana de Parnaíba há mais de 40 anos, é empresário do ramo da construção civil e recentemente ocupava o cargo de administrador da Regional Fazendinha, secretaria ligada à prefeitura do município. Em seu discurso de posse, agradeceu a oportunidade e confiança da população parnaibana e fez questão de mencionar os avanços sociais alcançados na atual administração pública municipal, tanto nas áreas de saúde, quanto na educação, infraestrutura, serviços sociais e outros que lhe dão orgulho e força para o exercício da carreira de vereador.

nesse dia 01 de setembro, próximo, a cidade de Barueri irá inaugurar um pronto socorro que mostra a força e a preocupação da administração Publica. Os Baruerienses, diferentes de outros munícipes da região já sabem de longe que a cidade investe em saúde e por isso é referencia junto com Santana de Parnaíba no tema.

Gil Arantes o prefeito, marca assim o seu governo que direcionou o seu mandato para o povo. Em primeiro momento criou o cartão Barueri que irá unificar os atendimentos da cidade, modernizando e dinamizando a coisa publica. Agora com a entrega desse pronto socorro a cidade se fortalece na área da saúde.

Já Osasco que de longe tem uma das maiores populações da região tem focado sua atuação no meio ambiente. Recentemente o prefeito Jorge Lapas, participou da semana do meio ambiente, que tem como objetivo discutir alternativas para o destino dos resíduos sólidos. nessa campanha de conscientização a população é convocada a fazer o seu papel em uma

ação mutua e conjunta, entre o poder publico e a população.

Jandira por sua vez ao promover os jogos da terceira idade, valoriza e resgata a autoestima daqueles que ajudaram a construir cada pedaço desse país. Outras ações são realizadas, mas a cidade esta evoluindo e avançando em pontos importantes como a educação que recebe total atenção.

nessa edição 30 do Jornal Fênix, você, caro leitor irá encontrar essas matérias que com certeza irá te aproximar cada vez mais da realidade de sua cidade. nossa redação trabalhou cada tema com critérios para que você seja bem informado. Boa leitura.

Armando Gonçalves

Vereador Rogério Silva anuncia pré-candidatura à deputado estadual

o vereador Rogério Silva, presidente do PSC osasquense, anunciou nesta quinta-feira, 28/08, que foi indicado pelo diretório estadual do partido e será o pré-candidato à deputado estadual.

Segundo o vereador, que é 2º secretário da Câmara, a transparência em seu mandato será o seu grande diferencial. a proposta do PSC é fazer seis deputados estaduais.

Uma cidade que pensa e se preocupa com a saúde

31 de Agosto de 2013

3

Capa

Prefeitura de Osasco realiza a campanha “Osasco é a Nossa Casa”

Trezentos atletas disputam 8º JATIJAN em Jandira

“osasco é a Nossa Casa – Preserve, Cuide e Mantenha”. Esse é o tema de uma campanha, lançada no dia 14 de agosto, pela Prefeitura de osasco que chama a população a cuidar de sua cidade como cuida da própria casa.

unindo conscientização e sustentabilidade, a iniciativa visa despertar a cidadania e também melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, conforme explicou o prefeito Jorge lapas durante o lançamento, realizado na Sala osasco, no Paço Municipal.

“Nossa cidade avançou muito nos últimos anos, mais notadamente

a cidade de Jandira está acolhendo, aproximadamente, 300 atletas de cinco municípios da região desde a terça-feira, 27 de agosto. Todos têm pelo menos 60 anos e são protagonistas do 8º JaTiJaN (Jogos adaptados da Terceira idade de Jandira), aberto naquele dia pelo prefeito gê, no ginásio de Esporte Central “Severino lopes de Souza” com a presença de autoridades e representantes das delegações de Barueri, osasco, itapecerica da Serra, itapevi e Santana de Parnaíba, além da anfitriã.

A iniciativa visa despertar a cidadania e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Durante a abertura do 8º JATIJAN, o prefeito de Jandira anunciou a construção da Casa Dia do Idoso em 2014.

a Prefeitura de Barueri inaugura no dia 1º de setembro, domingo, o pronto-socorro do Engenho Novo. a ideia é descentralizar o atendimento de urgência e emergência a moradores da região, que precisam se deslocar ao pronto-socorro do centro de Barueri quando necessitam deste tipo de serviço.

o novo pronto-socorro funcionará na antiga unidade básica de saúde (uBS) Maria de lourdes Hernandez Matos, na avenida Capitão Francisco César, 1.338 (esquina com a rua guarantan).

a uBS agora funciona na avenida Capitão Francisco César, 1.240.

a unidade tem 1.493,00 m² de área construída e dois pavimentos: térreo e superior. Para receber o pronto-socorro, o prédio passou por obras de pintura e adaptações, incluindo a implantação de elevador para macas, sala de urgência, enfermaria adulto

Região do Engenho Novo terá pronto-socorro a partir de 1º de setembro

e infantil, posto de enfermagem e plantão médico

a unidade será a primeira da cidade a manter atendimento de odontologia 24h. o novo pronto-socorro contará também com especialidades como clínica médica, cirurgia geral (casos de PS), ortopedia e pediatria, e serviços de

ultrassonografia, posto de coleta do laboratório e farmácia.

Mais de 60 médicos serão incorporados à rede municipal de saúde para atender no novo pronto-socorro.

além de moradores do próprio Engenho Novo, o novo pronto-socorro deverá atender toda a região, como o Jardim Califórnia,

Bairro dos altos, Cruz Preta, São luiz e Jardim Tupanci, entre outros bairros, descentralizando e melhorando assim o atendimento no pronto-socorro do Centro.

Campanha de atualização da carteira de vacinação atinge metas

a Secretaria de Saúde de Barueri

realizou no mês de agosto o Dia D, que é a divulgação e mobilização da Campanha de atualização da Carteira Vacinal, destinadas às crianças com até 4 anos 11 meses 29 dias. a ação foi realizada entre os dias 24 a 30 de agosto, das 8h às 17h, nas 16 unidades Básicas de Saúde do município de

Foto

: Div

ulga

ção

Com a inauguração do pronto-socorro do Engenho Novo haverá a descentralização do atendimento de urgência e emergência no centro da cidade.

em desenvolvimento econômico, alcançando um dos maiores PiBs do Brasil, e ainda em Saúde, Habitação e Educação, dentre outras áreas. Mas não queremos ficar estacionados. Nossa meta é avançar ainda mais e, principalmente, elevar a qualidade de vida de nossa população”, reforçou.

Nesse sentido, a nova campanha de zeladora da administração municipal chama a população a agir de duas formas: adotando, em seu dia a dia, atitudes que vão desde não jogar lixo no chão até não depositar entulho em locais públicos; e a ainda denunciando casos em que essas práticas são flagradas, para que a administração municipal

possa tomar as devidas providências.

Mas, além de cobrar essas atitudes da população, a prefeitura também precisa fazer sua parte, segundo lapas. Na sequência, o prefeito falou de outras iniciativas em andamento para melhorar a qualidade de vida da população. “Vamos construir mais 20 creches. São obras importantes, é claro. Mas precisamos ter um olhar também voltado a outras ações. Em breve, vamos viabilizar a implantação de uma ciclofaixa, iniciativa importante para incentivar a atividade física e que também tem um impacto muito positivo para a população”, afirmou.

os JaTiJaN estão previstos para terminar nesta sexta-feira, 30, quando acontecem as finais das modalidades em disputa e o baile de confraternização, a partir das 13 horas, novamente no ginásio Central. as seis cidades envolvidas inscreveram equipes de Vôlei (masculino e feminino) e jogos de mesa (Buraco, Tranca e Dominó).

a organização dos jogos compete à secretaria de Cidadania e ação Social com apoio da Secretaria de Esportes, responsável pela arbitragem e por serviços como a distribuição de

lanches aos participantes e a cessão dos equipamentos esportivos, entre outras.

ao utilizar a palavra, o prefeito de Jandira, gê, observou que Jandira abriu as portas para as delegações com todo respeito e carinho.

o prefeito enumerou projetos que a Prefeitura já oferece ao segmento da melhor idade jandirense. E anunciou que em 2014 a administração construirá, em parceria com o governo do Estado, em terreno situado na área central, a Casa Dia do idoso, além de convidar mais municípios para abrilhantar os JaTiJaN.

Barueri. as equipes de

vacinação da rede municipal receberam os pais e os menores para verificar se a carteira está em dia. Se a criança tiver perdido alguma vacina, ela será atualizada na hora.

Todas as crianças tiveram à disposição as vacinas do calendário do Ministério de Saúde – a BCg e a Pentavalente. além disso, também estiveram disponíveis as vacinas de Rotavírus, Poliomielite, DTP, Meningite C, Pneumo 10valente, Meningocócica C, influenza (segunda dose) e tríplice viral.

o objetivo dessa campanha foi o incremento das coberturas vacinais e a homogeneidade em todo o País, para manutenção da erradicação da poliomielite e sarampo e o controle das outras doenças imunopreveníveis.

Quem levou seu filho para receber a vacina, procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

31 de Agosto de 2013

4

Cidades Jandira

a Prefeitura de Jandira marcou para sábado, 31 de agosto, a reabertura da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Wagner alfredo Paschoalin (Rua urano, sem número, Jardim Heneyde), que estava sendo reformada desde o começo de julho. a cerimônia durante a qual o prefeito geraldo Teotônio da Silva (gê) devolverá a unidade para a comunidade está marcada para as 10 horas, com a presença da secretária de Educação e vice-prefeita lurdete Kummer (Dete).

a escola atende 93 crianças. Com a conclusão das obras, elas poderão ser acolhidas com mais conforto e segurança, não apenas no ambiente das quatro salas de aula (o prédio conta ainda com refeitório, cozinha, secretaria e pátio). o conjunto de intervenções incluiu a reposição de

alunos das EMEBs (Escolas Municipais de Base) Vivico Pereira, Dolores garcia Paschoalin, Edison alves dos Santos, Francisco Tavares de oliveira, Marcelo Faria Pereira, alferes Henrique Sammartino e Sátiro alves de Souza receberam na sexta-feira, 16 de agosto, certificados de conclusão do curso do PRoERD (Programa de Resistência a Drogas e a Violência). os 601 formandos integram turmas de quintas séries em suas unidades de ensino e tiveram dezessete aulas

pisos, colocação de azulejos, pintura geral, e revisão das redes elétrica e hidráulica para a troca do que foi necessário por novos componentes e peças. os aparelhos sanitários (vasos, lavatórios e bebedouros) agora são adequados ao tamanho das crianças, cujas idades variam dos 6 meses aos 3 anos e 11 meses.

durante um semestre sobre temas relativos à prevenção da violência e os perigos do uso de drogas.

as cerimônias de entrega dos certificados ocorreram no Teatro Municipal luiz gonzaga (rua Elton Silva, 450, Centro), prestigiadas por pais, professores e oficiais da Polícia Militar.

o prefeito geraldo Teotônio da Silva (gê) abriu a primeira solenidade do dia, ao lado da secretária de Educação e vice-prefeita lurdete Kummer (Dete). “Tenho certeza de que cada um de

Prefeitura reabre creche Wagner Paschoalin neste final de semana

PROERD entrega 600 certificados a alunos de Jandira

“a criança só entra para a creche porque os pais, geralmente, trabalham, e nós temos que garantir a segurança e o conforto delas”, disse o prefeito geraldo Teotônio da Silva (gê). “Esta tarefa exige profissionais competentes e dedicados, mas também ambiente seguro e agradável, no qual a criança sinta-

vocês aprendeu muito no curso do PRoERD”, disse gê. “Parabéns aos educadores, que são policiais militares e também levam a educação às nossas crianças”.

Troféuas crianças que

estiveram no Teatro luiz gonzaga (289 pela manhã e 312 à tarde), entusiasmadas, cantaram os Hinos Brasileiro e o Municipal de Jandira, ambos executados pela Banda Marcial da PM. Houve, ainda, nas sessões, apresentações de música em homenagem

se feliz e tranquila. Convido os munícipes, em especial os que moram no entorno da Wagner Paschoalin, a acompanharem a cerimônia de reabertura da escola”, completou.

os alunos da Wagner Paschoalin, durante a reforma, frequentaram as EMEBs Mundo Mágico (Vila Eunice) e Heneyde Storni Ribeiro (Centro).

aos pais e professores. Entre os alunos, alguns tiveram direito a troféu como prêmio por se destacarem nas redações do PRoERD.

o PRoERD está implantado em Jandira há 11anos e no município já formou mais de 13 mil alunos. o curso é uma parceria entre a Polícia Militar, educadores, estudantes, pais e a comunidade, com conteúdo baseado no DuRE (Drug abuse Resistence Education) em vigor desde 1983 nos Estados unidos da américa. No Brasil, o programa chegou em 1992.

Foto: Marcelino O

liveira

A creche passa por reformas desde julho e agora poderá oferecer atendimento com mais conforto e segurança para as crianças.

O PROERD está implantado há 11 anos e já formou mais de 13 mil alunos na cidade de Jandira.

Exposição Arte na Rede abre inscrições para monitores

a Prefeitura de Jandira, abriu inscrições para o processo seletivo de monitores que trabalharão durante a exposição itinerante arte na Rede, prevista para ser instalada em 17 de setembro, no ginásio Cidade da Criança da Área de lazer do Trabalhador.

os interessados em concorrer à função deverão enviar currículo até 10 de setembro para o endereço eletrônico [email protected].

os monitores serão selecionados mesmo sem apresentar experiência anterior em funções correlatas. até 7 de outubro, à jornada diária de trabalho de seis horas corresponderá remuneração de R$ 660,00.

a exposição arte na Rede apresenta 46 painéis do fotógrafo Caio Vilela,

que retratam o futebol de rua pelo mundo. aberta durante vinte dias para visitações públicas, a mostra enfoca como uma das modalidades esportivas mais populares do planeta é capaz de transcender diferenças entre raças, idiomas e religiões, tornando-se, por meio de uma linguagem universal, elo entre os povos de diversas culturas.

Com a proposta de preparar a população para os eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 (Copa do Mundo de Futebol) e em 2016 (olimpíadas do Rio de Janeiro.

Durante o período de exposição, ocorrerão oficinas práticas para crianças e jovens, além de monitoria treinada para receber estudantes e o público em geral.

Foto: Divulgação

Prefeitura anuncia reforma da quadra no Jardim Heneyde

o prefeito de Jandira, geraldo Teotônio da Silva (gê), revelou no sábado, 24, que uma empresa já foi contratada para reformar a quadra adalgiza lopes da Silva, no Jardim Heneyde. Há dois anos e meio, conforme o prefeito, as obras estavam paralisadas.

a quadra, que já está coberta, ganhará alambrado, muretas de segurança, um novo piso e os equipamentos necessários para a prática de atividades desportivas. a praça existente entre ela e a EMEB também está incluída no projeto e será mais um espaço de lazer e convivência para

uso da comunidade.“Com a carência

de equipamentos de lazer que a cidade tem não poderíamos deixar esta quadra esquecida, sem uma solução. Por isso, a retomada das obras está em nosso cronograma como uma das prioridades. Em breve este espaço estará totalmente revitalizado e à disposição dos moradores, principalmente das crianças, que terão onde brincar com mais tranquilidade e conforto, já que a quadra está coberta e será toda murada, além de ter alambrados para garantir maior proteção”.

Foto: Marcelino Lim

a

Foto: José Moreau

31 de Agosto de 2013

5

Cidades Barueri // Itapevi

Paralelamente aos mutirões nos bairros, o cadastramento de munícipes no Cartão Barueri pode ser feito em dois pontos fixos na cidade: na Secretaria de Promoção Social e no ganha Tempo Municipal – o posto avançado na Farmácia Municipal foi desativado pela Prefeitura.

É importante a população estar atenta às datas em que os mutirões estarão nos bairros. Toda a estrutura para o cadastro, incluindo fotos e impressão digital, está à disposição dos munícipes nos ginásios de esportes doa bairros, em datas diferentes.

o cadastro deve ser feito pessoalmente por cada morador da residência,

o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC) da guarda Civil de Barueri atua no sentido de instruir os alunos da rede municipal de ensino sobre os conceitos de cidadania, educação e respeito às leis, valorização da educação, respeito à família e ao próximo. os estudantes também são estimulados para que reflitam acerca dos seus deveres e dos seus direitos na sociedade.

Na sexta-feira, dia 16, os alunos da Emef José Vital alves Freire, localizada no Jardim Belval, participaram de uma palestra sobre “Qualidade de Vida”. “o estudo, bons hábitos de higiene, atividades físicas, horas de sono regulares, alimentação adequada e balanceada

incluindo os filhos e demais parentes que moram na mesma casa. o cartão chegará via correio a cada residência.

o cartão é benefício exclusivo a moradores da cidade, o Cartão Barueri pretende formalizar um cadastro único dos munícipes que utilizam os serviços públicos da Prefeitura de Barueri, facilitando o atendimento nas mais diversas áreas.

Com o Cartão Barueri e seu cadastro único, os objetivos do governo municipal são conhecer as reais necessidades de cada cidadão e planejar soluções eficientes para as mais variadas demandas sociais de Barueri, conquistando

guarda Civil de Barueri dispõe de programa de orientação aos jovens

Itapevi recebe documento que permite regularização do Parque Itamarati

são aspectos que contribuem para a qualidade de vida”, destacou o guarda municipal José Vital Moia.

“Eu achei importante a orientação a respeito de se evitar o desperdício de alimentos e aprendi que as drogas são um mau exemplo, um mau caminho na vida das pessoas”, concluiu o estudante da oitava série Jhonatan Jesus da Silva, de 13 anos.

Para outras informações contate os orientadores do “Programa Jovens Construindo a Cidadania” da guarda por meio do número telefônico 4163-3782 ou envie mensagem pelo e-mail [email protected].

Barueri mantém dois postos fixos para cadastramento do ‘Cartão Barueri’

mais qualidade de vida para os munícipes.

Para o cadastro e confecção do cartão, cada munícipe deverá levar os seguintes documentos: Rg, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa, conta de luz da residência, cartão SuS, certidão de nascimento ou de casamento, título de eleitor e registro escolar (somente para quem é estudante).

Mais mutirões de cadastramento do Cartão Barueri serão realizados até o final de novembro, nos ginásios de esportes e na Fieb, nos seguintes bairros e datas:

- Engenho Novo (13 a 24 de agosto)

- Jardim Mutinga (27 de

agosto a 6 de setembro)- Parque imperial (10 a 21

de setembro)- Jardim Silveira (24 de

setembro a 5 de outubro)- Parque dos Camargos (8

a 19 de outubro)- Jardim Maria Helena

(22 a 26 de outubro)- Parque Viana (29 a 31 de

outubro)- Jardim Belval (5 a 16 de

novembro)- Vila Boa Vista (19 a 23

de novembro)- alphaville (26 a 30 de

novembro) Pontos fixos: ganha

Tempo - Endereço: av. Henriqueta Mendes guerra, 550, Centro; Secretaria de Promoção Social - Endereço: av. 26 de Março, 1.159, Jd. São Pedro.

Foto: SECOM

Foto: Romulo Fasanaro

a Prefeitura de itapevi vem buscando apoio junto ao governo do Estado para efetivação da regularização fundiária no município. Na quarta-feira (07), o prefeito Jaci Tadeu encontrou-se com o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, e recebeu documento que garante a regularidade de mais um loteamento de itapevi.

Trata-se da Declaração de Conformidade urbanística e ambiental (Decua) que atesta ao bairro Parque itamarati condições para o morador

registrar o seu imóvel e, a partir disso, viabilizar a escritura de sua moradia. Com esse documento, o munícipe passa a ter acesso ao mercado formal e ao crédito, além de garantir a transferência da propriedade ou poder deixá-la para a família.

De acordo com a Secretaria de Habitação de itapevi, a cidade foi a primeira a receber a Decua este ano, fruto das tratativas da Prefeitura com o governo do Estado, via Programa Cidade legal. o objetivo do programa

Foto: AC

Paraíba

é desburocratizar os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais.

o encontro entre Jaci Tadeu e Silvio Torres ocorreu durante evento realizado na cidade de Cotia, que envolveu outros prefeitos da região, e foi intermediado pelo deputado estadual João Caramez. Durante a reunião, foram discutidas ações em prol das questões habitacionais, sobretudo a famílias de baixa renda, visando atender às necessidades das cidades da região, como itapevi.

Precisa-se de estagiário em Design Gráfico com habilitação no Pacote Adobe (Photoshop, InDesign, After Effects, entre outros) para trabalhar

em Carapicuíba.Mais informações no email [email protected]

Guarda Municipal e orientador do JCC Moia com os jovens estudantes.

Técnicos da Prefeitura de itapevi e da Empresa Metropolitana de Transportes urbanos (EMTu) reuniram-se, na última semana, para discutir detalhes das obras de implantação do Corredor Metropolitano itapevi-Butantã. intermediado pelo deputado estadual João Caramez, o encontro foi presidido pelo prefeito Jaci Tadeu e pelo presidente da empresa, Joaquim lopes, e marcado pelo anúncio da retomada das intervenções na região, que deverá acontecer já no próximo mês.

Dentre os pontos discutidos pelo grupo, destaca-se a possibilidade de implantação de alças no viaduto José dos Santos

Novaes, na região central de itapevi, a ser realizada pela Prefeitura.

o prefeito aproveitou o encontro para apresentar outras intervenções viárias realizadas na cidade, que terão relação direta com o Corredor Metropolitano. Trata-se da abertura de uma avenida que ligará a rodovia Nelson Tranchesi (SP-29) ao Jardim Vitápolis, e da canalização do rio Barueri-Mirim, no mesmo bairro.

Durante a reunião, o presidente da EMTu anunciou outra intervenção viária de grande porte no município. “Nos próximos dias, será iniciado o processo de licitação para o projeto executivo

do Corredor itapevi-Cotia, que ligará as duas cidades, contribuindo para melhorias no trânsito da região”, afirmou lopes. Segundo o gestor, após os trâmites burocráticos, as obras deverão ser iniciadas no final do primeiro semestre do próximo ano.

as futuras obras também devem implicar em grandes intervenções por parte da administração municipal. o prefeito Jaci Tadeu adiantou que está em tratativas de ações para alargamento do trecho final da avenida Feres Nacif Chaluppe e da praça Fioravante Belli, na região da Cohab, visando desafogar o trânsito local. o trecho também será parte do futuro Corredor itapevi-Cotia.

Prefeitura e EMTU discutem obras do Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã

Edital de ConvocaçãoA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM SANTO ANTONIO DE OSASCO, através de seu representante legal, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social da entidade, resolve convocar os associados quites com as obrigações sociais, para participarem da assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 11 de setembro de 2013, das 19:00 às 20:00 sito a Rua Dezessete de Agosto, 180 Jd. Santo Antônio-Osasco-SP, para deliberarem a seguinte ordem do dia:

I- Relatório Anual de Atividades;II- Aprovação do Balancete e Prestação de Contas;III- Eleição e Posse de Nova Diretoria para o quadriênio 2013/2016IV- Outros assuntos de interesse da entidade.

WIGOR JUSTINO DA SILVAPresidente

31 de Agosto de 2013

6

Cidades Osasco

“Diálogo com a Comunidade” aproxima moradores da Vila Yara com a Administração Pública

o prefeito de osasco, Jorge lapas, participou, no dia 28 de agosto, de mais uma edição do encontro “Diálogo com a Comunidade”. a ação aconteceu no Centro de Convivência Para idosos, na sede da associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo (aNoSCaR), na Vila

Yara.No encontro, o

prefeito apresentou os principais projetos de sua gestão. lapas ainda abriu um espaço para os moradores exporem suas ideias.

a iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade do poder público, para definirem juntos ações de

melhorias.Na ocasião, o

prefeito anunciou a construção de 20 novas creches, gerando 5 mil vagas até 2015. as unidades serão construídas em parceria, sendo 15 unidades com o governo Federal; três com o governo do Estado e duas com verba própria. Ele

ainda informou que busca parceria para a construção de um novo acesso para entrada de osasco pela Rodovia Castello Branco, no sentido interior, por meio de um viaduto ligando a rodovia direto à avenida Maria Campos. lapas ainda falou sobre melhorias no trânsito, saúde, educação e moradias.

A iniciativa pretende aproximar a comunidade do governo público, para juntos definitem ações de melhorias.

O temática deste ano é “A importância da educação para o desenvolvimento da Nação”.

Desfile do 7 de Setembro de Osasco destaca importância da educação

Nos últimos anos, o desfile cívico militar em homenagem ao 7 de Setembro, Dia da independência do Brasil, vem sendo desenvolvido em osasco sob diferentes abordagem temáticas, trazendo assuntos de relevância para a sociedade. Esse ano, o tema veio da própria rede educacional de ensino, como resultado de uma consulta feita junto aos servidores da secretaria de Educação, pasta que coordena e organiza o evento.

o tema escolhido foi “a importância da educação para o desenvolvimento da Nação”. E, como nos outros anos, o desfile contará com decoração na rua, instalada, ao longo da avenida dos autonomistas, no trecho em que ele acontece. as estruturas que formam o cenário do

desfile trarão subtemas sobre educação, esportes e sustentabilidade.

as unidades educacionais trabalham os assuntos com os alunos, e o resultado poderá ser conferido na avenida. o evento prevê a participação de mais de 17 mil pessoas, entre professores, gestores, funcionários, alunos, pais e munícipes.

“Todo esse processo que a Educação desenvolve com os alunos está amarrado à proposta curricular e às atividades extras de toda a rede pública municipal de ensino fundamental. São temas de alta relevância para a sociedade, e é prioritária para a escola de educação básica, enquanto espaço formal obrigatório de aprendizagem”, explica secretária de Educação, Régia Maria gouveia Sarmento.

Foto: Ivan Cruz

Foto: Ivan Cruz

31 de Agosto de 2013

7

CidadesPrefeitura lança “Portal da Educação de Santana de Parnaíba”

a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria da Educação, lançou na quarta-feira (28/08), o projeto “Portal da Educação de Santana de Parnaíba”.

o evento, realizado nas dependências do Cine Teatro Coronel Raymundo, contou com a presença do prefeito em exercício Elvis Cezar, e diversas autoridades políticas da cidade.

inédito na região, o Portal da Educação de

Santana de Parnaíba é uma plataforma digital, desenvolvida pela empresa Ensino Mais Fácil Tecnologia. Hospedado ao site da prefeitura, a página poderá ser usada pelo professor, por meio da lousa digital. Nela, será possível acessar notícias, dados da rede, projetos, atividades e realizações, além de conteúdo didático.

Por meio do portal, os alunos terão aulas interativas, cuja atividade visa enriquecer as

atividades curriculares e extracurriculares oferecidas pela instituição. os professores podem ainda acessar o banco de dados, que é atualizado constantemente, e até mesmo, participar do processo de produção de aulas interativas, enviando seu planejamento.

Na ocasião, o prefeito em exercício, Elvis Cezar, falou sobre o projeto, que veio ao encontro dos ideais da administração e agradeceu os profissionais

pelo trabalho realizado. “É mais um momento importante para o nosso município. Nossa administração prioriza o ensino com qualidade e participar desse lançamento é gratificante”, disse. “agradeço todos os profissionais, que trabalham na Rede Municipal de Ensino. Eu sei que eles estão trabalhando em prol de um ensino de qualidade, que é uma das prioridades da nossa gestão”, completou.

Santana de Parnaíba

O prefeito em exercício Elvis Cezar parabenizou os profissionais da educação pelo trabalho realizado na rede.

Refúgio dos Bandeirantes recebe ‘Prefeito na Comunidade’ neste sábado

Neste próximo sábado (31/08), os moradores do bairro Refúgio dos Bandeirantes, irão receber a quinta edição do “Prefeito na Comunidade”. Realizado pela Prefeitura, a ação irá disponibilizar uma série de serviços gratuitos por meio das secretarias municipais. o evento acontece, a partir das 10 horas, em frente ao Colégio Municipal Maria Fernandes M. de oliveira, que fica na Rua Rubi, 300.

os moradores, que comparecerem, contarão com uma série de serviços como, emissão de carteira profissional e Rg, cadastro e regularização de imóveis; distribuição de mudas de plantas;

exposição dos trabalhos artesanais; orientação social. Na área da saúde, haverá aferição de pressão arterial, teste glicemia, entre outros.

além de todos os serviços que serão oferecidos no dia, a população irá contar com uma vasta programação cultural, que inclui apresentações da Banda e do canil da guarda Municipal Comunitária e de diversas danças.

a criançada irá se divertir com os brinquedos da Rua de lazer, com jogos e com pintura facial. Serão oferecidos também aos pequenos, atividades educativas como, jogos de tabuleiro e escolinha para educação de trânsito.

Foto: Linda Marinho

Foto: Roberto A

ndrade

31 de Agosto de 2013

8

Lenny (Adam Sandler), Eric (Kevin James), Kurt (Chris Rock) e Marcus (David Spade) voltam a morar na mesma cidade. Lá, suas vidas seguem o curso natural dos adultos, seja pela existência dos problemas com as esposas para uns, com os filhos para outros, ou tudo junto e misturado. A coisa dá uma complicada quando os marmanjos pretendiam matar a saudade num dia de folga e acabam encarando os jovens da região, que agora dominam o lugar. É quando eles acabam tendo que enfrentar alguns fantasmas do passado, entre eles a covardia diante de valentões e o famigerado bullyng na escola. Mas algumas surpresas estão para acontecer, como a chegada de um filho rebelde para Marcus domar, uma possível gravidez e uma festa de arromba, que não vai deixar pedra sobre pedra.

VariedadesÁRIES Um ótimo aspecto entre Vênus e a Lua abre seu coração e beneficia imensamente sua vida romântica e amorosa. O dinheiro ganho em uma sociedade pode aumentar e entrar com mais facilidade. No entanto, você deve usar a razão.

TOuRO Seu regente, Vênus, faz um ótimo aspecto com a Lua e movimenta seu trabalho e seus planos de carreira, abrindo portas e trazendo oportunidades de ganhos. Um novo contrato pode ser firmado neste período.

GÊMEOS Vênus e Lua em ótimo aspecto beneficiam seus relacionamentos amorosos e, caso esteja só, há grande chance de encontrar uma pessoa especial. Um romance pode começar nos próximos dias. Fique atento.

CÂnCER Um ótimo aspecto entra Vênus e Lua beneficia sua vida doméstica e os relacionamentos em família. No entanto, pode haver algumas mudanças inesperadas em seus planos no setor. Não se deixe levar pelo pessimismo.

LEÃO Seus relacionamentos ganham um novo impulso neste período, especialmente os que envolvem seu coração. No entanto, você deve ficar atento a mal-entendidos e não deve se deixar levar por provocações sem sentido.

VIRGEM Novas e positivas energias começam a ser emanadas em seu dia a dia, o que beneficia sua saúde e seu trabalho. O dia segue mais equilibrado, mas promete mudanças no andamento de um projeto. Verifique o que precisa ser mudado e mude.

LIBRA Seu regente e a Lua em ótimo aspecto beneficiam imensamente questões relacionadas ao amor. Caso tenha passado por um estresse em seu romance, hoje é um ótimo dia para uma boa conversa a dois. Aproveite!

ESCORPIÃO Suas emoções estão à flor da pele e um ótimo aspecto entra Lua e Vênus beneficia decisões que envolvem seus sentimentos. O dia é ótimo para refletir sobre amores do passado. Fase de mudanças e de deixar para trás o que for necessário.

SAGITÁRIO O dia é ótimo para ficar entre amigos e divertir-se com um grupo de pessoas que tenha afinidades ou um objetivo comum. Bom também para dar andamento a um projeto que deve ser desenvolvido em equipe.

CAPRICÓRnIO Sua carreira passa por um ótimo período, mas você deve esperar por algumas mudanças importantes nos próximos dias. Mantenha a racionalidade e faça um bom planejamento das direções que certamente mudarão de sentido.

AquÁRIO Seus projetos de médio e longo prazo podem sofrer algumas mudanças de direção. O dia promete boas e importantes decisões neste sentido. Uma longa viagem pode começar a ser planejada.

PEIXES Suas emoções passam por um ótimo momento, com sentimentos de acolhimento e amor. Uma mudança pode acontecer durante os próximos dias e um romance começa a ficar mais sério. Dias de intimidade e sensualidade.

HORÓSCOPO

CInEMA // HORÓSCOPO

CInEMA //

Gente Grande 2