feira nacional de agricultura: produzir e consumir português...

6
CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 1 Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português De 02 a 10 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém Feira Nacional de Agricultura: Produzir e consumir português O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tem patente de 02 a 10 de Junho a 49ª edição da Feira Nacional de Agricultura / 59ª Feira do Ribatejo, a maior feira nacional do sector agrícola. O objectivo do certame deste ano é alertar e sensibilizar para a importância da produção e consumo de produtos portugueses, um tema que será o mote para as mais diversas abordagens ao longo dos nove dias do evento, considerando a importância da agricultura para a dinamização e desenvolvimento da economia do País. O CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A., em Santarém, acolhe a 49ª Feira Nacional de Agricultura / 59ª Feira do Ribatejo (FNA/FR), entre os dias 02 e 10 de Junho, o maior evento nacional do sector agrícola, promotor dos valores tradicionais e plataforma de divulgação de produtos de qualidade. Alertar e sensibilizar para a produção e consumo de produtos portugueses é o destaque deste ano, tema que servirá de base para várias abordagens que visam contribuir para destacar a importância do sector agrícola no tecido económico português. Com expositores em sectores tão diversos como maquinaria agrícola, produtos e serviços para a agricultura, comércio, artesanato e gastronomia, entre outros, demonstra-se a importância do evento a nível nacional. Numa conjuntura económica desfavorável, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo afirma-se como um polo de atracção não só para os profissionais do ramo com a realização de vários negócios, mas também para o público em geral, como se comprova com o número crescente de visitantes que o certame tem atingido nos últimos anos. Com um target bastante diversificado, a Feira Nacional de Agricultura destina-se não só aos agricultores através de concursos de pecuária, congressos e seminários, mostras de maquinaria, entre outras actividades, mas também a consumidores que poderão provar e comprar produtos de qualidade, nem sempre de fácil acesso.

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 1

    Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português

    De 02 a 10 de Junho, no Centro Nacional de

    Exposições, em Santarém

    Feira Nacional de Agricultura: Produzir e consumir português

    O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tem patente de 02 a 10 de Junho a 49ª edição da Feira Nacional de Agricultura / 59ª Feira do Ribatejo, a maior feira nacional do sector agrícola. O objectivo do certame deste ano é alertar e sensibilizar para a importância da produção e consumo de produtos portugueses, um tema que será o mote para as mais diversas abordagens ao longo dos nove dias do evento, considerando a importância da agricultura para a dinamização e desenvolvimento da economia do País.

    O CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A., em Santarém, acolhe a 49ª Feira Nacional de Agricultura / 59ª Feira do Ribatejo (FNA/FR), entre os dias 02 e 10 de Junho, o maior evento nacional do sector agrícola, promotor dos valores tradicionais e plataforma de divulgação de produtos de qualidade.

    Alertar e sensibilizar para a produção e consumo de produtos portugueses é o destaque deste ano, tema que servirá de base para várias abordagens que visam contribuir para destacar a importância do sector agrícola no tecido económico português. Com expositores em sectores tão diversos como maquinaria agrícola, produtos e serviços para a agricultura, comércio, artesanato e gastronomia, entre outros, demonstra-se a importância do evento a nível nacional. Numa conjuntura económica desfavorável, a Feira

    Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo afirma-se como um polo de atracção não só para os profissionais do ramo com a realização de vários negócios, mas também para o público em geral, como se comprova com o número crescente de visitantes que o certame tem atingido nos últimos anos. Com um target bastante diversificado, a Feira Nacional de Agricultura destina-se não só aos agricultores através de concursos de pecuária, congressos e seminários, mostras de maquinaria, entre outras actividades, mas também a consumidores que poderão provar e comprar produtos de qualidade, nem sempre de fácil acesso.

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 2

    Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português

    “Prazer de Provar” 2012

    Durante a Feira Nacional de Agricultura, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A., marca encontro com os melhores sabores com a realização de mais um Salão “Prazer de Provar”, evento que agrupa o 6º Salão Nacional do Azeite, o 5º Salão Nacional da Alimentação e o 7º Festival Nacional do Vinho. Esta iniciativa é o mote para trazer até Santarém os os melhores vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, produtos hortícolas, entre outros bens alimentares.

    Aliás, através do Salão “Prazer de Provar”, a Feira Nacional de Agricultura dá a conhecer aos visitantes produtos de qualidade reconhecida, mas que muitas vezes o consumidor não encontra facilmente. Neste âmbito, realce para a realização de várias iniciativas como as

    “Demonstrações de Cozinha ao Vivo”, com forte adesão por parte dos expositores presentes, e que contarão com a presença de chefes de cozinha reconhecidos internacionalmente.

    Durante o evento, irão realizar-se mostras e degustações de produtos, harmonizações entre Vinhos/Azeites e Iguarias, provas gastronómicas, provas conduzidas de vinhos e azeites, entre outras iniciativas, que serão abertas à participação dos visitantes como a “Mercearia da Feira” e “Pontos de Venda de Produtos Frescos”.

    No âmbito da Feira Nacional de Agricultura e do Salão Prazer de Provar, realizaram-se diversos Concursos com o objectivo de premiar os produtos em prova como:

    • Concurso Nacional de Conservas de Pescado • Concurso Nacional de Pão, Broas, Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses • Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa • Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular • Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses • Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra e de Packaging • Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses com Nomes

    Qualificados • Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais

    Portugueses com Nomes Qualificados De momento e até 17 de Maio, decorre o Concurso Nacional de Vinhos, a 18 de Maio realiza-se o Concurso Nacional de Mel e no dia 4 de Junho o Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados.

    Estas iniciativas têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 3

    Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português

    Com a realização destas actividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende dar a conhecer e valorizar a qualidade, a especificidade e a diversidade dos produtos portugueses. Os resultados destas iniciativas serão conhecidos durante a FNA/FR. Expotur – 1ª Feira do Turismo Rural e Natureza Paralelamente à Feira Nacional de Agricultura e ao Salão Prazer, a Nave A do Centro Nacional de Exposições acolhe a EXPO.tur PORTUGAL 2012 – Feira de Turismo Rural e Natureza, evento que decorre entre 02 e 10 de Junho e que é organizado pela TuriPortugal – Associação de Turismo de Portugal. O objectivo do evento é dar a conhecer as potencialidades deste género de turismo e apostar nas qualidades intrínsecas e dos factores de diferenciação do Mundo Rural: a tranquilidade, o contacto com a natureza, a convivência com a tradição e autenticidade, entre outros. Fersant Pelo terceiro ano consecutivo, numa parceria com o NERSANT, a Feira Nacional de Agricultura recebe a presença da FERSANT – Feira das Actividades Económicas da Região de Santarém, iniciativa que pretende representar a economia da região. Conversas de Agricultura De 02 a 10 de Junho a Feira Nacional de Agricultura será o palco principal do mundo agrícola português, o local apropriado para a discussão de algumas das principais problemáticas relacionadas com o sector. Durante a FNA/FR irão decorrer vários seminários e workshops, tais como:

    • 1ª Convenção Nacional Hotéis Rurais de Portugal (4 Junho) • Workshop “Vinhos do Tejo” – Desafios da Actualidade (4 Junho) • Proder: Pequenos Investimentos – Proder: Investimentos no Sector do Leite

    (4 Junho) • Fogo Bacteriano (4 Junho) • Como criar o seu Pequeno Negócio Alimentar (4 Junho) • O Impacto da Contabilidade e Fiscalidade na Agricultura (5 Junho) • 1st. International Workshop “Valorization os mediterranean biowastes and

    effluents” (5,6,7 e 8 Junho) • I Seminário sobre Turismo Rural e Natureza: “Diferenciar o Produto,

    Qualificar a Oferta, Internacionalizar o Sector” (5 e 6 Junho) • Bem Estar dos Frangos (5 Junho) • Encontro Internacional de Clusters (5 Junho) • Leader (6 Junho) • Internacionalização Agroalimentar (6 Junho) • A Importância dos Jovens Agricultores no Futuro da Agricultura Europeia (7

    Junho) • O Futuro da PAC (8 Junho) • 1º Fórum Ibérico do Tejo (8 Junho) • 3º Congresso Nacional da Cultura Avieira (9 Junho) • Workshop de Pintura com Azeite (9 Junho)

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 4

    Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português

    O Mundo Rural em Exposição

    Em exposição e nas várias actividades que decorrem na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, estará uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos. No dia 10 de Junho decorrerá uma vez mais a Exposição Nacional de raças

    caninas portuguesas, a mais importante concentração de cães das raças nacionais. A Feira Nacional de Agricultura terá patente uma ampla exposição e demonstração de maquinaria agrícola, equipamentos e serviços de agricultura, equipamentos e artigos comerciais, bem como a representação das associações e cooperativas do sector. No que diz respeito à gastronomia, o certame contará com a participação de restaurantes de carnes de raças autóctones, tasquinhas regionais promovidas por associações e colectividades do concelho e outras com queijos, enchidos, queijos e doces. A Feira Nacional é um evento onde se pode usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como, por exemplo, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular. Neste âmbito, os criadores nacionais escolhem a Feira Nacional de Agricultura para demonstrarem a excelência dos seus exemplares em competição como:

    • Concurso Nacional de Equitação do Trabalho (2 e 3 Junho) • Concurso Nacional da Égua Afilhada Lusitana e de Outras Raças (4 Junho) • Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas (4 Junho) • Concurso Morfológico Nacional de Suínos da Raça Bísara (5 Junho) • Derby de Atrelagem (7 Junho) • Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela (7 Junho) • Concurso de Equitação Tradicional Portuguesa (7 Junho) • Concurso Morfológico Nacional de Suínos da Raça Alentejana (8 Junho) • Concurso Nacional Oficial de Modelo e Andamentos do Cavalo de Raça

    Sorraia (8 Junho) • Concurso de Dressage Nacional – Taça F.N.A. 2012 (9 e 10 Junho) • Concurso Nacional de Raças Caninas Portuguesas (10 Junho) • Agility (10 Junho) • Provas de Perícia, Velocidade e Condução de Cabrestos.

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 5

    Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português

    Animação para Todos os Gostos

    Como habitualmente, a Feira Nacional de Agricultura será um evento com muita animação e este ano associa-se uma vez mais a causas nobres. Neste âmbito, o Grande Auditório será palco do Espectáculo de Solidariedade “Uma Causa por uma Casa” – APPACDM e a zona dos restaurantes contará com várias actuações de fadistas a partir das 20.00 horas no dia 7 de Junho.

    Além das inigualáveis e sempre emotivas largadas de toiros e mesa de tortura, destaque para os concertos de José Cid (2 Junho), Jorge Palma & Friends - Cristina Branco, Tiago Bettencourt e Tim – (6 Junho), Richie Campbell & The 911 Band (8 Junho) e Pablo Alborán com a participação especial de Carminho (9 Junho). Já David Antunes actuará nos dias 2, 6, 8 e 9 de Junho logo depois dos principais artistas.

    A animação tradicional e popular é uma constante ao longo do evento. Na Nave C irá recriar-se um ambiente tradicional com Ranchos Folclóricos, Grupos de Música Tradicional, Grupos de Música Popular, Grupos de Acordeões, Cantadores ao Desafio, Danças, Sevilhanas, Danças de Salão, entre outros.

    No dia 2 de Junho irá decorrer um Festival de Folclore com as presenças de agrupamentos de vários pontos do país representando várias zonas etnográficas, e nos dias 3, 7, 09 e 10 de Junho o espaço será preenchido com ranchos folclóricos do concelho de Santarém. Aos fins-de-semana e no feriado de 7 de Junho, serão recriados Mercados Tradicionais também com agrupamentos do concelho de Santarém.

    Durante 9 dias a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo será o centro das atenções da agricultura nacional, com uma presença alargada de expositores, representando quase todo o sector e apresentando simultaneamente características tradicionais e festivas, que fazem desta feira um acontecimento único no país.

    HORÁRIOS

    2 a 9 Junho Nave A "Prazer de Provar": 12h00 - 22h30 Nave B: 10h00-22h30 Nave C: 10h00-00h00 Zona Exterior: 10h00-22h30 Actividades Lúdicas: 10h00-03h00 Domingo, 10 de Junho Nave A "Prazer de Provar": 12h00-22h00 Nave B: 10h00-22h00 Restante Recinto: 10h00-22h00

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. – Página 6

    Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo: Produzir e Consumir Português

    ENTRADAS Bilhete Simples: 6,00 € (Permite uma única entrada) Cadernetas de 10 Bilhetes: 40,00 € (Cada bilhete permite uma única entrada. À venda nos locais autorizados até 1 de Junho) Livre-Trânsito: 18,00 € (O cartão é pessoal e intransmissível e permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia. O Livre-Trânsito está à venda nos locais autorizados até 10 de Junho) Concerto de Pablo Alborán - 9 de Junho Zona Reservada em frente ao Palco com lugares sentados sem marcação (Plateia): 15,00 € Restante Espaço - Bilhete Simples: 6,00 € O Concerto realiza-se ao Ar Livre e as entradas para a Zona Reservada estão à venda na Ticketline Dia 4 de Junho, segunda-feira: Entrada gratuita Parque de Estacionamento: Gratuito Entrada gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive) NOTA 1: O Bilhetes Simples e as entradas para a Zona Reservada do concerto de Pablo Alborán estão à venda na Ticketline

    NOTA 2: O Bilhete Simples, as Cadernetas, o Livre-Trânsito e os Ingressos para a Zona Reservada do concerto de Pablo Alborán permitem o acesso à Feira Nacional de Agricultura e aos Espectáculos.

    Para mais informações consulte www.cnema.pt

    C.N.E.M.A. - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. Apartado 331 2001-904 Santarém Tel: 243 300 300 Fax: 243 300 301 / 243 300 302 E-mail: [email protected] Url: www.cnema.pt