fecomÉrcio veÍculo: portal agora rn data: 19.07.17 … · 2017-07-19 · o governo do estado...

123
FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 Câmara Cidadã é apontado como maior destaque de 2017 na Câmara natalense Segundo Juliano Bandeira, projeto que levou ações de cidadania a bairros das zonas Norte e Oeste da cidade foi principal ação desenvolvida no primeiro semestre deste ano Reprodução Diretor da Câmara Municipal de Natal, Juliano Bandeira Redação Passados os seis primeiros meses do ano, já é possível fazer um balanço das principais atividades realizadas pelo Poder Legislativo municipal e analisar os projetos que estão por vir. Sobre isso, o diretor da Câmara Municipal de Natal, Juliano Bandeira, conversou com a reportagem do Portal Agora RN/Agora Jornal e destacou os principais atividades realizadas pela Casa e pelos parlamentares. De acordo com Bandeira, o saldo do primeiro semestre foi mais do que positivo. Segundo ele, o principal destaque foi a instalação do projeto Câmara Cidadã, que contou com duas edições em 2017, uma na zona Norte e outra na Zona Oeste. Sobre o programa, Juliano explicou que a proposta é levar a Câmara para perto da população, proporcionando às comunidades o acesso aos serviços do

Upload: others

Post on 12-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17

Câmara Cidadã é apontado como maior

destaque de 2017 na Câmara natalense

Segundo Juliano Bandeira, projeto que levou ações de cidadania a bairros

das zonas Norte e Oeste da cidade foi principal ação desenvolvida no

primeiro semestre deste ano

Reprodução Diretor da Câmara Municipal de Natal, Juliano Bandeira

Redação

Passados os seis primeiros meses do ano, já é possível fazer um balanço das principais atividades realizadas pelo Poder Legislativo municipal e analisar os projetos que estão por vir. Sobre isso, o diretor da Câmara Municipal de Natal, Juliano Bandeira, conversou com a reportagem do Portal Agora RN/Agora Jornal e destacou os principais atividades realizadas pela Casa e pelos parlamentares.

De acordo com Bandeira, o saldo do primeiro semestre foi mais do que positivo. Segundo ele, o principal destaque foi a instalação do projeto Câmara Cidadã, que contou com duas edições em 2017, uma na zona Norte e outra na Zona Oeste.

Sobre o programa, Juliano explicou que a proposta é levar a Câmara para perto da população, proporcionando às comunidades o acesso aos serviços do

Page 2: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Legislativo. Além disso, a ideia é que os vereadores possam conhecer mais de perto os problemas das diversas regiões da cidade.

Na Zona Norte, o evento foi realizado em maio e contou com o apoio de diversas instituições, como o Governo do Estado, a Prefeitura de Natal, o Sistema Fecomércio, a Fiern, além de outros colaboradores.

Na ocasião, foram oferecidos serviços de corte de cabelo, curso de maquiagem e a emissão de 150 carteiras de identidades, confeccionadas pelo Instituto Técnico- Científico de Polícia do RN (Itep-RN), que levou sua estrutura para o conjunto Santa Catarina, no bairro Potengi.

O maior destaque do evento, segundo o diretor, foi a realização de uma audiência pública que contou a presença de todos os parlamentares. “Essa audiência foi o ponto alto, pois nela foram debatidos todos os problemas da comunidade, e os vereadores puderam tomar nota das questões mais urgentes”, destacou.

A segunda edição foi realizada no mês de junho, no bairro de Nazaré, na zona Oeste. Assim como na Zona Norte, a emissão de carteiras de identidade e outros serviços também fizeram parte da programação.

Na oportunidade, também foi realizada uma audiência pública, que serviu para que a população e os vereadores debatessem e buscassem soluções para as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores da região.

Além do programa Câmara Cidadã, o diretor ressaltou ainda a criação do programa Proqualis, voltado para a capacitação e aperfeiçoamento do servidor interno. “Além disso, inauguramos, nesse período, o Telecentro, com cursos para os servidores duas vezes por semana”, citou.

Outro destaque foi a inauguração da biblioteca legislativa. Segundo Juliano Bandeira, são mais de 7 mil exemplares, com dois terminais eletrônicos nos quais tanto o público interno quanto o público externo podem fazer consultas de títulos.

A biblioteca da Câmara possui ainda um espaço destinado para as crianças, com literatura infantil. “É um grande incentivo à leitura, ponto muito importante”, frisa Bandeira.

O projeto Escola na Câmara foi outro destaque, segundo o gestor parlamentar. Por meio do projeto, estudantes visitam as instalações do Legislativo todas as semanas, tendo a oportunidade de conhecer os vereadores e os trabalhos realizados na Casa.

“Houve também a reativação da ouvidoria, um contato do público externo com a Câmara. Através de uma linha telefônica gratuita, as pessoas podem falar com a Câmara e deixar suas sugestões, reclamações ou também fazer um elogio”, acrescentou.

Page 3: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Para o próximo semestre, o diretor adianta que outros projetos estão para serem lançados. Um deles é a criação do Procon Legislativo, previsto para estar em funcionamento em agosto deste ano. Para o período após o recesso, estão previstas ainda a reforma das instalações do plenário e a criação de uma nova sala de comissões que terá transmissões ao vivo pela TV Câmara.

“Tudo isso é fruto do trabalho de uma equipe tendo como inspiração o presidente Raniere Barbosa, homem que gosta do trabalho rápido e eficiente”, destacou.

A criação do Portal da Transparência e mais duas edições do Câmara Cidadã nas zonas Leste e Sul de Natal também estão na pauta de projetos da Câmara Municipal ainda para o ano de 2017.

Page 4: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17

Pós-evento do Feijão Society de Liege

Barbalho

Esta colunista feliz celebrando o sucesso do nosso “ Feijão Society”, que reuniu expressivos nomes da sociedade potiguar no sofisticado hotel Holiday Inn, no bairro de Lagoa Nova. Serviços cinco estrelas elogiadíssimo por todos presentes, estacionamento amplo e refinamento na ambientação, e é claro o buffet da feijoada. O evento teve decoração assinada pela arquiteta Danielle Canuto, contou com os saborosos doces da Caffech e o talento do músico Rubinho, que agradou com um excelente repertório.

*** Hora de agradecer aos parceiros que contribuíram para realização do nosso evento: Fecomércio/RN, Cei Mirassol, Constel, Cirúrgica Bezerra, Tela Viva e Holiday Inn Natal. Como acontece há vários anos, o “ Feijão Society” conta com sorteio de brindes. Meu agradecimento a Arezzo, Boticário, Rio Center, Andréa Moura Acessórios, Mahogany, Daidaly, Maruska Home, Veloso Neto Show Room, Ótica Carol, Farmafórmula, Mary Kay e NT Make Up. Pelas lentes de Jovinho, a coluna traz mais clicks do evento.

Pizza com RH

Page 5: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Numa realização da Gomes de Matos acontece hoje , às 19h, a 34ª edição do Pizza com RH, tendo como tema “Desenvolvendo o potencial de sua equipe: Com as estratégias de Coaching”. A palestrante é a administradora e professora de Coach, Regina Stefan. Marcado para acontecer na sede da Fortes Informática, o evento é gratuito, mas a coordenação pede que cada participante contribua doando um livro. Interessados devem confirmar sua participação através do site doity.com.br/pizzacomrhrn34ed.

Hemonorte

Doar sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. A partir deste mês, o Partage Norte Shopping receberá, mensalmente, a unidade móvel do Hemonorte, que estará coletando doações para ajudar a abastecer o banco de sangue. As visitas acontecerão toda terceira quarta-feira do mês. As ações terão início amanhã, das 09h às 17h. O veículo estará estacionado na entrada do empreendimento, na Avenida João Medeiros Filho.

Certidão

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN, que tem na direção-geral o todo competente Marcos Brandão, começou a emitir atestado de antecedentes criminais através da internet. Atualmente, para retirar o documento, o usuário precisa se deslocar ao ITEP e fazer a solicitação e retirada. A requisição pode ser feita através dowww.itep.rn.gov.br. Como proceder, o usuário deve abrir a aba serviços e buscar o link para a emissão da certidão.

Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional decidiu que as cidades de Paris, na França, e Los Angeles, nos Estados Unidos, receberão os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. A ordem ainda será definida em reunião no dia 13 de setembro, em Lima, no Peru. Contudo, ambas as metrópoles estão asseguradas de que abrigarão uma edição da Olimpíada nestes próximos 11 anos.

Pausa

O Rappa anunciou que irá fazer uma pausa na carreira por tempo indeterminado. Mas antes disso, a banda vai cumprir toda a agenda até fevereiro de 2018. Em Natal, os integrantes do grupo já têm uma data para se despedir do público. Eles sobem ao palco da Arena do Imirá, na Via Costeira, no dia 15 de setembro. Os ingressos estão sendo vendidos no site www.bilheteriavirtual.com.br.

Conectado

O novo perfil de turista brasileiro está conectado à internet e recorre às redes sociais antes de acertar a viagem e o destino. Por isso, a presença nessa plataforma é fundamental para quem possui negócios nesse setor. Para ajudar empresários do segmento a conquistarem um bom posicionamento nas mídias

Page 6: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

sociais, a consultora Marta Poggi realiza em Natal o curso ‘Gestão de Mídias Sociais: Facebook e Instagram na Prática’, nos dias 1 e 2 de agosto.

*** O curso é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Associação Brasileira de Agências de Viagens. A capacitação vai mostrar como os empresários podem utilizar as duas redes sociais para atrair o público desejado, vender os serviços e atingir bons resultados. As inscrições podem ser feitas pelo site www.iccabav.com.br.

Page 7: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA: 19.07.17

Page 8: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG BARAUNA NOTÍCIA DATA: 19.07.17

confira a validade do produto que você compra no

supermercado

Programa do Governo em parceria com supermercados deixará consumidor mais atento à

validade dos produtos

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto,

fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), estimula o

consumidor a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos

vencidos em suas prateleiras.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), no

Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma parceria de

modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a população”, disse o

governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o programa.

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto vencido nas

prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um produto igual, próprio para

consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o fortalecimento de uma

postura correta dos supermercados e de mais atenção dos consumidores. “A advertência, a

educação e a prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de

nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos: aproximarmo-

nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos supermercados”, assinalou o

diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão para os

supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não existe sem o outro e

este projeto só reforça essa máxima”.

REGRAS

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a compra, passa

a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do

valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual

valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao

vencido, o consumidor deverá completar adiferença.

Page 9: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: NOVO NOTÍCIAS ONLINE DATA: 18.07.17

Consumidor que encontrar produto vencido

ganhará outro de graça

Validade O consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado levará,

gratuitamente, um produto igual, próprio para consumo. É desse modo que funcionará, a

partir do mês de agosto, o projeto “De Olho na Validade”, lançado na tarde de hoje, 18,

pelo Governo do Estado, por meio do Procon em parceria com a Associação dos

Supermercados do RN (Assurn).

A iniciativa estimula o consumidor a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza os

estabelecimentos participantes que mantiverem produtos vencidos em suas prateleiras. Por

isso é interessante que os consumidores prefiram o comércio que aderiu ao projeto. “Os

direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma parceria de

modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a população”, disse

o governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o programa.

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a

compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro

ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal. Se o supermercado não

tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um

produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o

consumidor deverá completar a diferença.

Page 10: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o fortalecimento

de uma postura correta dos supermercados e de mais atenção dos consumidores. “A

advertência, a educação e a prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje

cerca de 80% de nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do Procon, Cyrus

Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos:

aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos

supermercados”, assinalou o diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão para os

supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não existe sem o

outro e este projeto só reforça essa máxima”.

***Com informações da Secom/RN

Page 11: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG TRIBUNA DE NOTÍCIAS DATA: 18.07.17

PROGRAMA DO GOVERNO EM PARCERIA

COM SUPERMERCADOS DEIXARÁ

CONSUMIDOR MAIS ATENTO À VALIDADE

DOS PRODUTOS

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na

Validade”. O projeto, fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos

Supermercados do RN (Assurn), estimula o consumidor a ficar mais atento às

datas nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos vencidos em suas

prateleiras.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio

(Fecomércio), no Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma

parceria de modernidade, na qual o público e o privado se encontram para

defender a população”, disse o governador após assinar o termo de cooperação

que subsidia o programa.

Page 12: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto

vencido nas prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um

produto igual, próprio para consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto

próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o

fortalecimento de uma postura correta dos supermercados e de mais atenção dos

consumidores. “A advertência, a educação e a prevenção são muito mais eficazes

que a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de nossas visitas são de advertência”,

afirmou o diretor do Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes

objetivos: aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho

preventivo nos supermercados”, assinalou o diretor presidente da Assurn, Luiz

Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores

estão para os supermercados, assim como os empregados para os

empregadores. “Um não existe sem o outro e este projeto só reforça essa

máxima”.

REGRAS

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha

efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que

garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da

nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro,

similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto

substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar

adiferença.

Page 13: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: SITE CHAGUINHA DATA: 18.07.17

Programa do Governo em

parceria com

supermercados deixará

consumidor mais atento à

validade dos produtos

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De

Olho na Validade”. O projeto, fruto de parceria entre o Procon e a

Associação dos Supermercados do RN (Assurn), estimula o consumidor

a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza o comércio que

mantiver produtos vencidos em suas prateleiras.

Page 14: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do

Comércio (Fecomércio), no Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão.

Está é uma parceria de modernidade, na qual o público e o privado se

encontram para defender a população”, disse o governador após

assinar o termo de cooperação que subsidia o programa.

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar

um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante

levará, gratuitamente, um produto igual, próprio para consumo. A

iniciativa entrará em vigor em agosto próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai

propiciar o fortalecimento de uma postura correta dos supermercados

e de mais atenção dos consumidores. “A advertência, a educação e a

prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje cerca de

80% de nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do

Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois

grandes objetivos: aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer

um trabalho preventivo nos supermercados”, assinalou o diretor

presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os

consumidores estão para os supermercados, assim como os

empregados para os empregadores. “Um não existe sem o outro e este

projeto só reforça essa máxima”.

Page 15: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

REGRAS

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já

tenha efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do

Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do

valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor

receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da

mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao vencido,

o consumidor deverá completar a diferença.

Page 16: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 18.07.17

Programa do Governo deixará

consumidor mais atento à validade dos

produtos

Consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do

supermercado participante levará, gratuitamente, um produto igual, próprio

para consumo

Reprodução Programa estimula o consumidor a ficar atento às datas nos rótulos e penaliza comércio que mantiver produtos

vencidos

Redação

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), estimula o consumidor a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos vencidos em suas prateleiras.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), no Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma parceria de modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a população”, disse o governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o programa.

Page 17: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um produto igual, próprio para consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o fortalecimento de uma postura correta dos supermercados e de mais atenção dos consumidores. “A advertência, a educação e a prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos: aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos supermercados”, assinalou o diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão para os supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não existe sem o outro e este projeto só reforça essa máxima”.

REGRAS

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença.

Page 18: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.07.17

Programa do Governo e

supermercados deixará

consumidor mais atento à

validade dos produtos A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Fecomércio

Por Redação

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto,

fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), estimula o

consumidor a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos

vencidos em suas prateleiras.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), no

Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma parceria de

modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a população”, disse o

governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o programa.

Page 19: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto vencido nas

prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um produto igual, próprio para

consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o fortalecimento de uma

postura correta dos supermercados e de mais atenção dos consumidores. “A advertência, a

educação e a prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de

nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos: aproximarmo-

nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos supermercados”, assinalou o

diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão para os

supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não existe sem o outro e

este projeto só reforça essa máxima”.

REGRAS A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a compra, passa

a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do

valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual

valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao

vencido, o consumidor deverá completar a diferença.

Page 20: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG BARAUNA NOTÍCIA DATA: 18.07.17

GOVERNO E ASSURN LANÇAM CAMPANHA DE

OLHO NA VALIDADE

Governo e Assurn lançam campanha “De olho na Validade”

O Governo do Estado, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN),

lança nesta terça-feira (18), a campanha “De olho na Validade”, em parceria com a Associação

dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn). O lançamento acontecerá a partir das 15h,

no auditório da Fecomércio, no Alecrim e contará com a presença do governador Robinson Faria.

De acordo com o projeto, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do

supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo.

Serviço:

O que: Lançamento do programa “De Olho na Validade”

Data: 18.07.17 (terça-feira)

Horário: 15h

Local: Auditório da Fecomércio – Av. Alexandrino de Alencar, 562 – Alecrim

Page 21: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG SENADINHO MACAÍBA DATA: 18.07.17

Programa do Governo deixará consumidor mais atento à

validade dos produtos

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na

Validade”. O projeto, fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos

Supermercados do RN (Assurn), estimula o consumidor a ficar mais atento às datas

nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos vencidos em suas prateleiras.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio

(Fecomércio), no Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma

parceria de modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a

população”, disse o governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o

programa.

Page 22: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto

vencido nas prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um

produto igual, próprio para consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto

próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o

fortalecimento de uma postura correta dos supermercados e de mais atenção dos

consumidores. “A advertência, a educação e a prevenção são muito mais eficazes que

a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de nossas visitas são de advertência”, afirmou o

diretor do Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos:

aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos

supermercados”, assinalou o diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão

para os supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não

existe sem o outro e este projeto só reforça essa máxima”.

REGRAS

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a

compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por

outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar

e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver

preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença.

Via Agora RN

Page 23: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 18.07.17

Governo faz parceria com supermercados

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), estimula o consumidor a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos vencidos em suas prateleiras.A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), no Alecrim. “Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma parceria de modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a população”, disse o governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o programa. A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um produto igual, próprio para consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto próximo. Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual, a medida vai propiciar o fortalecimento de uma postura correta dos supermercados e de mais atenção dos consumidores. “A advertência, a educação e a prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do Procon, Cyrus Benavides. “Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos: aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos supermercados”, assinalou o diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

Page 24: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO: O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão para os supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não existe sem o outro e este projeto só reforça essa máxima”. REGRAS A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal. Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença.

Page 25: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG MARCOS DANTAS DATA: 18.07.17

Page 26: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 18.07.17

Governo e Associação dos

Supermercados do RN lançam

campanha “De Olho na Validade”

Consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do

supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e

próprio para consumo.

José Aldenir / Agora Imagem Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD)

Redação

O Governo do Estado, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN), lança nesta terça-feira 18, a campanha “De olho na Validade”, em parceria com a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn). O lançamento acontecerá a partir das 15h, no auditório da Fecomércio, no Alecrim e contará com a presença do governador Robinson Faria (PSD).

De acordo com o projeto, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo.

Serviço: O que: Lançamento do programa “De Olho na Validade” Data: 18.07.17 (terça-feira) Horário: 15h Local: Auditório da Fecomércio – Av. Alexandrino de Alencar, 562 – Alecrim

Page 27: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.07.17

Governo e Assurn lançam

campanha “De olho na

Validade” O lançamento acontecerá a partir das 15h, no auditório da Fecomércio

Por Redação

O Governo do Estado, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN),

lança nesta terça-feira (18), a campanha “De olho na Validade”, em parceria com a Associação

dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn).

O lançamento acontecerá a partir das 15h, no auditório da Fecomércio, no Alecrim e contará com

a presença do governador Robinson Faria.

De acordo com o projeto, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do

supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo.

Page 28: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL ABELHINHA DATA: 18.07.17

Procon lança nesta terça-feira campanha "De olho na Validade"

Foto: Reprodução

O Procon/RN (Órgão de Proteção de Defesa do Consumidor) e a ASSURN (Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte) lançam nesta terça-feira (18), às 15h, no auditório da Fecomércio, o programa “De Olho na Validade”. Participam do evento, o governador do estado, Robinson Faria; a direção da ASSURN; o secretário de Justiça e Cidadania, Luiz Mauro Albuquerque de Araújo; e o coordenador geral interino do Procon, Cyrus Benavides. O documento será assinado durante uma palestra sobre medidas preventivas que o Procon vai ministrar para gestores e funcionários do setor supermercadista. De acordo com as regras do projeto, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante, poderá levar gratuitamente um produto igual e próprio para consumo. A medida vale antes do consumidor passar pelo caixa. Caso o cliente já tenha efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal. Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou um produto da mesma seção. Mas se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Mas, independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente. O programa entra em vigor 60 dias após assinatura do termo e tem como objetivo prevenir a comercialização de produtos com prazo de validade vencido, além de incentivar a verificação da data de validade.

Page 29: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG HILNETH CORREIA DATA: 18.07.17

PROCON LANÇA CAMPANHA “DE OLHO NA VALIDADE”

A ASSURN (Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte) e o Procon/RN

(Órgão de Proteção de Defesa do Consumidor) lançam nesta terça-feira (18), às 15h, no

auditório da Fecomércio, o programa “De Olho na Validade”.Participam do evento, o

governador do estado, Robinson Faria, a direção da ASSURN, o secretário de Justiça e

Cidadania, Luiz Mauro Albuquerque de Araújo, e o coordenador geral interino do

Procon, Cyrus Benavides.

O documento será assinado durante uma palestra sobre medidas preventivas que o Procon

irá ministrar para gestores e funcionários do setor supermercadista. De acordo com as

regras do projeto, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do

supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo.

A medida vale antes do consumidor passar pelo caixa. Caso o cliente já tenha efetuado a

compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por

outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e

de igual valor ou um produto da mesma seção. Mas se o produto substituto tiver preço

superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Mas,

independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.

O programa entra em vigor 60 dias após assinatura do termo e tem como objetivos

prevenir a comercialização de produtos com prazo de validade vencido, além de incentivar a população a verificar a data de validade.

Page 30: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG TRIBUNA DO NORTE/ABELHINHA DATA: 18.07.17

Procon: de olho na validade dos produtos

Com presença confirmada do governador Robinson Faria, o Procon estadual e a

ASSURN (Associação dos Supermercados do RN) lançam hoje (18), às 15h, o programa

“De Olho na Validade”, no auditório da Fecomércio.

De acordo com as regras do projeto, o consumidor que encontrar um produto vencido

nas prateleiras do supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto

igual e próprio para consumo.

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso o cliente já tenha

efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a

troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e

de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Mas se o produto substituto tiver

preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Mas,

independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma

unidade gratuitamente.

Page 31: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG MOSSORÓ HOJE DATA: 18.07.17

Page 32: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.07.17

Procon estadual lança

campanha “De Olho na

Validade” junto a

supermercados Consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante

poderá levar gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo

Por Geraldo Miranda

O Órgão de Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON/RN) junto com a Associação dos

Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) lançam nesta terça-feira (18) o Programa “De

Olho Na Validade”.

O evento acontecerá no auditório da Fecomércio e contará com a presença do governador do

estado, Robinson Faria, além da diretoria da ASSURN, do secretário de Justiça e Cidadania, Luiz Mauro Albuquerque de Araújo e do coordenador geral interino do PROCON/RN, Cyrus

Benavides.

Page 33: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

O programa funcionará da seguinte forma: o consumidor que encontrar um produto vencido nas

prateleiras do supermercado participante poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio

para consumo. O documento será assinado durante uma palestra sobre medidas preventivas que o

PROCON irá ministrar para gestores e funcionários do setor supermercadista.

Esta medida só valerá antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso o cliente já tenha efetuado a

compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o

ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual

valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Mas se o produto substituto tiver preço superior ao

vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Mas, independentemente de quantos

produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.

A campanha tem como objetivos prevenir a comercialização de produtos com prazo de validade

vencido e incentivar a população a verificar a data de validade. O programa entra em vigor 30 dias

após assinatura do termo de compromisso.

Page 34: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG TRIBUNA DE NOTÍCIAS DATA: 18.07.17

VEREADOR FÁBIO VICENTE COMEMORA

ASSINATURA DO CONVÊNIO PARA A

INSTALAÇÃO DO PROCON LEGISLATIVO

EM EXTREMOZ

A população de Extremoz vai poder contar em breve com uma unidade do

Procon Legislativo no município, graças a luta incansável do Presidente da

Câmara, vereador Fábio Vicente que não mediu esforços para conseguir este

importante benefício para o consumidor extremozense.

Não será mais preciso o cidadão morador de Extremoz se deslocar até Natal

para realizar alguma ocorrência de natureza jurídica em defesa dos seus

direitos. Em breve, poderá fazer suas reclamações e até ajuizar ações

gratuitamente na sede do Poder Legislativo, no Centro de Extremoz.

O objetivo da implantação de uma Coordenadoria Legislativa de Proteção e

Defesa do Consumidor (Procon) é promover ações direcionadas à educação,

proteção e defesa do consumidor. Entre os diversos objetivos permanentes do

órgão está o recebimento de reclamações contra fornecedores; orientação de

consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres e a fiscalização do

Page 35: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

mercado de consumo.

O presidente da Câmara, vereador Fábio Vicente lembra que quando surgiu a

possibilidade de implantar o Procon Legislativo em Extremoz, não pensou duas

vezes e abraçou a ideia de imediato se dedicando dia e noite para transformar o

sonho em realidade. "Foram muitas reuniões, viagens para Natal para

chegarmos hoje aqui e assinar um dos mais importantes convênios para o povo

de nosso município", disse o Presidente Fábio Vicente.

Ainda emocionado, o vereador Fábio Vicente fez questão de externar sua alegria

em poder oferecer os serviços do Procon Legislativo gratuito para os moradores

e encerrou dizendo que é um marco histórico para a história política e econômica

de Extremoz a chegada do órgão que defende os direitos dos consumidores.

A cerimônia de assinatura do convênio que aconteceu nesta terça-feira (18), na

sede da Fecomércio/RN, contou com a presença do Governador do Estado,

Robinson Faria, do Diretor Estadual do Procon, Dr. Cyrus Benavides, do

Procurador da Câmara, Dr. Patrese Carvalho e do Prefeito de Extremoz, Joaz

Oliveira.

O Procon Legislativo vai funcionar na Câmara Municipal de Extremoz.

Page 36: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG CORREIO DO SERIDÓ DATA: 18.07.17

Alcimar Monteiro, Mastruz Com

Leite, Cavalo de Pau e artistas

locais são atrações do Pavilhão

de Sant’Ana 2017

A Festa de Sant’Ana de Currais Novos terá suas três grandes noites de

Pavilhão com shows de artistas locais e de renome nacional que se

apresentarão no palco montado na Avenida Cel. José Bezerra. As

atrações são patrocínio da Prefeitura Municipal, Fecomércio e

Assembleia Legislativa.

No dia 23, shows de Cavalo de Pau e Rafael Bezerra; no dia 24, a

animação será de Mastruz com Leite e Daniel Nogueira; e na terceira e

última noite de Pavilhão, no dia 25, grande show de Alcymar Monteiro,

Isaac Galvão e Raynel Guedes.

Page 37: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG DO SERIDÓ DATA: 18.07.17

Alcimar Monteiro, Mastruz Com Leite,

Cavalo de Pau, e artistas locais

animam festa de Sant’Ana em Currais

Novos

A 209ª Festa de Sant’Ana de Currais Novos terá suas três grandes noites de Pavilhão com shows de artistas locais e de renome nacional que se apresentarão no palco montado na Avenida Cel. José Bezerra.

As atrações são patrocínio da Prefeitura Municipal, Fecomércio e Assembleia Legislativa. No dia 23, shows de Cavalo de Pau e Rafael Bezerra; no dia 24, a animação será de Mastruz com Leite e Daniel Nogueira; e na terceira e última noite de Pavilhão, no dia 25, grande show de Alcimar Monteiro, Isaac Galvão e Raynel Guedes.

Page 38: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG MARCOS DANTAS DATA: 18.07.17

Page 39: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG JORNAL A NOTÍCIA DATA: 18.07.17

Alcimar Monteiro, Mastruz Com Leite,

Cavalo de Pau, e artistas locais, são atrações

do Pavilhão de Sant’Ana 2017

A 209ª Festa de Sant’Ana de Currais Novos terá suas três grandes noites de Pavilhão com shows

de artistas locais e de renome nacional que se apresentarão no palco montado na Avenida Cel.

José Bezerra. As atrações são patrocínio da Prefeitura Municipal, Fecomércio e Assembleia

Legislativa. No dia 23, shows de Cavalo de Pau e Rafael Bezerra; no dia 24, a animação será de

Mastruz com Leite e Daniel Nogueira; e na terceira e última noite de Pavilhão, no dia 25, grande

show de Alcimar Monteiro, Isaac Galvão e Raynel Guedes.

Page 40: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG DO HILNETH CORREIA DATA: 18.07.17

COMERCIANTES JÁ PODEM ADQUIRIR ESPAÇO NO 1º

MICROSHOPPING DO ALECRIM

Como preparação para o lançamento do Outlet 25 Demais, o “Shopping do Alecrim”, o

bairro ganhará, daqui a três meses, ao redor do empreendimento, uma estrutura comercial

inovadora pensada para micro e pequenos empreendedores. São os “microshoppings”. O

primeiro microshopping, denominado PONTOUM, contará com 271 espaços comerciais.

Eles já estão sendo comercializados a preços populares. É uma oportunidade para o

pequeno comerciante, artesão, ambulante adquirir seu espaço no maior centro comercial

do RN. Os interessados devem procurar informações no Sindicato do Comércio Varejista

do RN, no telefone84 3221-5277, ou direto com corretores nos fones-whattsapp (84)

9114 0193, 8180 6127 e 9950 8268.

A abertura do microshopping PONTOUM faz parte do planejamento antes da

inauguração do Outlet. O G25 quer estimular a formalização de pequenos negócios,

contando com a orientação do Sebrae-RN, FECOMERCIO e SINCOM. A ideia é

Page 41: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

inspirada nos grandes centros comerciais de São Paulo, como Bras, Bom Retiro, 25 de março e bairros comerciais paulistas.

Bairro mais comercial de Natal, o Alecrim ganhará melhorias na infraestrutura com a

chegada do Outlet 25 Demais, empreendimento de dez pavimentos a ser construído na

Av. Presidente Bandeira (antiga avenida 02), entre o tradicional relógio do Alecrim e

Avenida 9. O G25 trabalha no licenciamento dos projetos e em seguida iniciará obras.

Reservas dos pontos comerciais foram abertas e restam poucas vagas nas 280 lojas.

Page 42: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.07.17

Comerciantes já podem

adquirir espaço no 1º

Microshopping do Alecrim a

preços populares Pequenos empreendedores, ambulantes, camelôs, artesãos devem correr

Por Redação

FOTO: AGÊNCIA SEBRAE

Como preparação para o lançamento do Outlet 25 Demais, o “Shopping do Alecrim”, o bairro

ganhará, daqui a três meses, ao redor do empreendimento, uma estrutura comercial inovadora

pensada para micro e pequenos empreendedores. São os “microshoppings”. O primeiro

microshopping, denominado PONTOUM, contará com 271 espaços comerciais. Eles já estão

sendo comercializados a preços populares. É uma oportunidade para o pequeno comerciante,

artesão, ambulante adquirir seu espaço no maior centro comercial do RN. Os interessados devem

procurar informações no Sindicato do Comércio Varejista do RN, no telefone (84) 3221-5277, ou

direto com corretores nos fones-whattsapp (84) 9114 0193, 8180 6127 e 9950 8268.

“Os espaços já estão sendo passados aos interessados, a preço popular e acessível a qualquer um.

A procura é intensa. É um projeto inclusivo que vai estimular a formalidade dos pequenos

Page 43: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

empresários”, destacou Minás Aravanis, diretor do G25 grupo de investimentos, detentor do

Outlet 25 Demais. O empresário informa que o projeto visa valorizar o centro comercial Alecrim,

criando oportunidades e promovendo grandes mudanças estruturais no bairro. A localização do

Micro Shopping PONTOUM, o pioneiro, é estratégica por estar a 100 metros do Outlet 25. O

PONTOUM ocupará prédio na Avenida 1, continuidade da Rua Presidente Quaresma, no coração

do bairro do Alecrim.

A abertura do microshopping PONTOUM faz parte do planejamento antes da inauguração do

Outlet. O G25 quer estimular a formalização de pequenos negócios, contando com a orientação do

Sebrae-RN, FECOMERCIO e SINCOM. A ideia é inspirada nos grandes centros comerciais de

São Paulo, como Bras, Bom Retiro, 25 de março e bairros comerciais paulistas. Os

empreendedores querem aproveitar o potencial já existente do bairro do Alecrim. “As pessoas só

vão ao Alecrim pra comprar. É uma chance para quem quer ter seu próprio negócio. Vamos gerar

emprego e melhorar o bairro”, destacou.

MAIS SOBRE O OUTLET 25 DEMAIS Bairro mais comercial de Natal, o Alecrim ganhará melhorias na infraestrutura com a chegada do

Outlet 25 Demais, empreendimento de dez pavimentos a ser construído na Av. Presidente

Bandeira (antiga avenida 02), entre o tradicional relógio do Alecrim e Avenida 9. O G25 trabalha

no licenciamento dos projetos e em seguida iniciará obras. Reservas dos pontos comerciais foram

abertas e restam poucas vagas nas 280 lojas.

O novo centro comercial será feito em estrutura metálica, climatizado, dentro do conceito de

sustentabilidade. Diretor do G25 – grupo com atuação na capital paulista –, Minás Aravanis

informa que foram realizados estudos que indicaram o Alecrim como local de potencial para

novos negócios. “É um bairro que tem vida comercial plena. As pessoas vão ao Alecrim para

comprar. E merecem um shopping como o que estamos propondo. Será bom para os clientes,

melhor ainda para os comerciantes”, destacou o empreendedor.

Grandes marcas já reservaram espaço e confirmaram participação no empreendimento, como

Óticas Diniz, Rio Center, PittsBurg, entre outras que ainda não podem ser reveladas. A praça de

alimentação é atração à parte e contará com as principais operações de fast food do país, vista

panorâmica da cidade e capacidade para 800 lugares. O Outlet terá 35 mil m² e mil vagas de

estacionamento. A expectativa é que o fluxo inicial seja de 45 mil pessoas por dia só na área

comercial e, no bairro, 250 mil pessoas. O investimento total é de R$ 55 milhões.

Page 44: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 18.07.17

Relator diz que reforma tributária trará

desenvolvimento e inclusão social

Deputado é apontado por pesquisas como um dos mais preparados

parlamentares do Congresso nas áreas de Finanças e Tributação

Reprodução Palestra contou com presença de representantes da Fiern e de Diretores da Federação das Indústrias

Redação

Em sua palestra na Casa da Indústria na reunião da Diretoria da Fiern, denominada “Reforma / Reengenharia Tributária e Tecnológica 2017 – Para fazer o Brasil crescer e distribuir rendas com justiça social”, o relator da reforma tributária, deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), defendeu a ideia de utilizar a tributação como instrumento de desenvolvimento econômico sustentado e inclusão social com distribuição de renda.

Aberta pelo presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales de Araújo, a palestra contou com participação de Diretores da Federação das Indústrias, gestores, presidentes de Sindicatos filiados, do secretário estadual de Tributação, André Horta, do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, empresários e convidados. A apresentação gerou um clima de otimismo entre os presentes.

Economista e duas vezes Secretário da Fazenda do Paraná, o deputado é apontado por pesquisas como um dos mais preparados parlamentares do Congresso nas áreas de Finanças e Tributação. Foi relator das proposições que criaram o Simples Nacional e o MEI – microempreendedor individual; relator

Page 45: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

e autor de duas leis das S/A; e como deputado federal desde 1991, participou de todas as comissões que tentaram fazer a reforma tributária completa. “Vou utilizar a minha experiência na reforma tributária”, afirmou, acrescentando que a adesão dos empresários é fundamental para viabilizar a aprovação.

Segundo o deputado, que fez sua 55ª palestra em Natal, defendendo sua proposta, incentivo, sonegação, elisão e corrupção fizeram do sistema tributário brasileiro um verdadeiro manicômio tributário. “O Sistema é anárquico e caótico, quem pode mais, chora menos ”, disse.

Luiz Carlos Hauly fez um breve histórico das reformas tributárias feitas no país a partir da realizada em 1965/1967, que criou o sistema atual. Somente após a Constituinte foram realizadas 73 mudanças em dispositivos da Constituição.

Ele não poupou críticas ao sistema atual, chamando-o de caótico, irracional, apresentar elevados índices de sonegação e ser o mais regressivo do mundo. Se não bastasse tudo isso, também incentiva a guerra fiscal. O deputado disse que o sistema atual tira dos que tem menos, aumenta a pobreza e concentra a riqueza. No caso federal, a tributação chega a 53,9% para quem ganha até dois salários mínimos. Já quem ganha acima de 30 salários mínimos tem carga tributária de 29,0%.

Ao analisar o peso da burocracia tributária no Brasil, o parlamentar afirmou que em 2012, foram gastos R$ 24,6 bilhões pela indústria de transformação com os custos para pagar tributos. Esse custo equivale a 1,16% do faturamento do setor e, considerando a cumulatividade na cadeia produtiva, impacta em 2,6% os preços dos produtos industriais.

Na análise por porte de empresa, o custo para pagar tributos de R$ 24,6 bilhões em 2012 distribuiu-se da seguinte forma: Pequenas empresas: R$ 6 bilhões; Médias empresas: R$ 5 bilhões; Grandes empresas: R$ 13,6 bilhões. Conforme dados apresentados pelo deputado, a estimativa de perdas da União, Estados e Municípios é a seguinte: Renúncia Fiscal (R$ 500 bilhões), Sonegação (R$ 460 bilhões), Contencioso (R$ 2 trilhões), Dívida Ativa (R$ 3 trilhões).

Ele informou que o Centro de Cidadania Fiscal (CCFI), divulgou que, atualmente, cerca de R$ 1,5 trilhão em impostos estão em contenciosos judiciais e administrativos na esfera do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e de seus congêneres estaduais e municipais. Outros R$ 500 bilhões são matérias tributárias em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além de R$ 1,6 trilhão em dívidas ativas da União e de R$ 1,4 trilhão de Estados e municípios. “Desses R$ 3 trilhões, no entanto, só R$ 500 bilhões são recuperáveis. O resto é crédito podre”, calcula o deputado. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que, em primeira instância, uma execução fiscal custa R$ 4,7 mil. Em 2014, a Justiça Federal recebeu 3,3 milhões de novos processos.

Page 46: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Gráficos apresentados pelo relator mostram que o imposto no Brasil é maior sobre o consumo e menor sobre a renda. No primeiro caso, entre 42 países, o Brasil fica em 10º lugar. Já com relação ao imposto sobre a renda ocupa a 34ª posição.

Propostas apresentadas pelo relator

De acordo com a explanação do deputado Luiz Carlos Hauly, com a proposta de reforma tributária aprovada, o crescimento econômico será de forma continuada e sustentada, e garantirá a neutralidade na competitividade entre as empresas, com o fim imediato da guerra fiscal entre os estados acarretada pela criação do Imposto sobre Valor Agregado – IVA e o imposto seletivo cobrados no destino, o que torna a livre concorrência mais justa.

1) Diminuir a regressividade do consumo com IR progressivo, dando destaque para a capacidade contributiva e proporcionando distribuição de renda e justiça fiscal; 2) Alimento e remédio com alíquotas reduzidas; 1) Isentar totalmente as exportações e os bens de ativo fixo das empresas, dando segurança jurídica e incentivando a indústria e a criação de empregos); 4) Seletividade e IVA para racionalizar e simplificar (extinguir o ICMS, IPI, ISS, COFINS, Salário Educação e criar no lugar dois impostos; Um IVA clássico e um seletivo monofásico de destino federal sobre energia elétrica, combustíveis líquidos e derivados, comunicação, Minerais, Transportes, cigarros, bebidas, veículos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pneus e autopeças); 5) Fortalecer os municípios (Todos os tributos sobre a propriedade serão dos municípios; IPTU, IPVA, ITR, ITBI e ITCMD); 6) Acabar com a cunha fiscal nos empréstimos bancários (acabar com IOF e os tributos sobre os empréstimos bancários); 7) Manter o Super Simples para as micro e pequenas empresas; 8) Fim da guerra fiscal; 9) Incrementar novas tecnologias e softwares, universalizando o uso da Nota Fiscal Eletrônica e a cobrança no ato da compra, a exemplo dos EUA e outros países (diminui a corrupção, sonegação, planejamento fiscal e a elisão fiscal).

Mudanças teriam as seguintes “regras de ouro”

• I – manutenção da carga tributária global; • II – manutenção da participação na arrecadação tributária, líquida de transferências constitucionais, de cada nível de governo; • III – União, Estados e Municípios, serão sócios dos três grandes impostos = IVA + IR + ISE.

Ganhos de eficiência previstos

• Redução da renúncia fiscal do Brasil estimada em R$ 500 bilhões de reais; • Diminuição da Sonegação Fiscal estimada em R$ 460 bilhões e a Elisão Fiscal;

Page 47: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

• Redução dos encargos sobre folha de pagamento, aumentando a empregabilidade; • Diminuição da elisão fiscal, hoje em R$ 3 trilhões; • Diminuição do contencioso Administrativo e Fiscal, bem como as demandas judiciais que já somam mais de R$ 2 Trilhões; • Diminuição radical do custo declaratório, com a desburocratização.

Pontos da reengenharia tributária

• Base Consumo: ISS, ICMS, IPI, PIS, Cofins, CIDE, Salário Educação, serão extintos e será criado um IVA e um Imposto Seletivo monofásico; • Base Renda: IR e CSLL serão fundidos em um só IR; • Base Propriedade: IPTU, ITR, IPVA, ITCMD e ITBI serão mantidos, mas serão uniformizadas as alíquotas; • Previdência: INSS empregado e empregador serão mantidas; • A Secretaria da Receita Federal ficaria com a Tributação, Arrecadação e Fiscalização do IR, Imposto Seletivo monofásico, INSS; • Uma Super Secretaria da Receita Federativa dos Estados a ser criada, com a absorção dos atuais Auditores Fiscais, que ficaria com a Tributação, Arrecadação e Fiscalização do novo IVA, que seria cobrado Nacionalmente, com Legislação Nacional, no princípio do destino e com alíquotas por fora, os créditos seria financeiros, acabando com a guerra fiscal, com os créditos presumidos, outorgado e os conflitos de Importações e Exportações; • Carga mantida: A carga Tributária seria mantida no mesmo patamar de 35% de hoje; • Partilha mantida: A União, os Estados e os Municípios teriam sua arrecadações preservadas com base na arrecadação do ano anterior ou na média dos últimos anos. Cada ente Federado teria um percentual do IR, do IVA e do Imposto Seletivo, sendo que nos primeiros 5 anos, não haveria ganhos e nem prejuízos; • Transição longa: Durante os primeiros 5 anos seria discutido e aprovado os novos critérios de partilha, que entrariam em Vigor a partir do 6° ano e seriam aplicados gradualmente por 15 ou 20 anos; • Os Fundos Regionais seriam mantidos.

Nova configuração da competência tributária

• União: Imposto de Renda (com absorção da CSLL), Imposto Seletivo, II, IE, outras contribuições e taxas. • Estados: IVA (com absorção do PIS, Pasep, Cofins, IPI, ICMS e ISS, exceto em relação às bases tributadas pelo Imposto Seletivo federal), contribuição previdenciária e taxas. • Municípios: IPTU, ITBI, IPVA, ITR, ITCMD, Contribuição iluminação, Contribuição previdenciária e Taxas.

Page 48: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.07.17

Relator diz que reforma

tributária trará

desenvolvimento A palestra contou com participação de Diretores da Federação das Indústrias

Por Redação

Em sua palestra na Casa da Indústria nesta segunda-feira, 17, na reunião da Diretoria da FIERN,

denominada “Reforma / Reengenharia Tributária e Tecnológica 2017 – Para fazer o Brasil crescer

e distribuir rendas com justiça social”, o relator da reforma tributária, deputado federal Luiz

Carlos Hauly, defendeu a idéia de utilizar a tributação como instrumento de desenvolvimento

econômico sustentado e inclusão social com distribuição de renda.

Aberta pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, a palestra contou com

participação de Diretores da Federação das Indústrias, gestores, presidentes de Sindicatos filiados,

do secretário estadual de Tributação, André Horta, do presidente da Fecomercio, Marcelo

Queiróz, empresários e convidados. A apresentação gerou um clima de otimismo entre os

presentes.

Page 49: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Deputado Luiz Carlos Hauly

Economista e duas vezes Secretário da Fazenda do Paraná, o deputado é apontado por pesquisas

como um dos mais preparados parlamentares do Congresso nas áreas de Finanças e Tributação.

Foi relator das proposições que criaram o Simples Nacional e o MEI – microempreendedor

individual; relator e autor de duas leis das S/A; e como deputado federal desde 1991, participou de

todas as comissões que tentaram fazer a reforma tributária completa. “Vou utilizar a minha

experiência na reforma tributária”, afirmou, acrescentando que a adesão dos empresários é

fundamental para viabilizar a aprovação.

Segundo o deputado, que fez sua 55ª palestra em Natal, defendendo sua proposta, incentivo,

sonegação, elisão e corrupção fizeram do sistema tributário brasileiro um verdadeiro manicômio

tributário. “O Sistema é anárquico e caótico, quem pode mais, chora menos ”, disse.

Luiz Carlos Hauly fez um breve histórico das reformas tributárias feitas no país a partir da

realizada em 1965/1967, que criou o sistema atual. Somente após a Constituinte foram realizadas

73 mudanças em dispositivos da Constituição.

Ele não poupou críticas ao sistema atual, chamando-o de caótico, irracional, apresentar elevados

índices de sonegação e ser o mais regressivo do mundo. Se não bastasse tudo isso, também

incentiva a guerra fiscal.

O deputado disse que o sistema atual tira dos que tem menos, aumenta a pobreza e concentra a

riqueza. No caso federal, a tributação chega a 53,9% para quem ganha até dois salários mínimos.

Já quem ganha acima de 30 salários mínimos tem carga tributária de 29,0%.

Ao analisar o peso da burocracia tributária no Brasil, o parlamentar afirmou que em 2012, foram

gastos R$ 24,6 bilhões pela indústria de transformação com os custos para pagar tributos. Esse

custo equivale a 1,16% do faturamento do setor e, considerando a cumulatividade na cadeia

produtiva, impacta em 2,6% os preços dos produtos industriais.

Page 50: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Na análise por porte de empresa, o custo para pagar tributos de R$ 24,6 bilhões em 2012

distribuiu-se da seguinte forma: Pequenas empresas: R$ 6 bilhões; Médias empresas: R$ 5

bilhões; Grandes empresas: R$ 13,6 bilhões.

Conforme dados apresentados pelo deputado, a estimativa de perdas da União, Estados e

Municípios é a seguinte: Renúncia Fiscal (R$ 500 bilhões), Sonegação (R$ 460 bilhões),

Contencioso (R$ 2 trilhões), Dívida Ativa (R$ 3 trilhões).

Ele informou que o Centro de Cidadania Fiscal (CCFI), divulgou que, atualmente, cerca de R$ 1,5

trilhão em impostos estão em contenciosos judiciais e administrativos na esfera do Conselho

Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e de seus congêneres estaduais e municipais. Outros R$

500 bilhões são matérias tributárias em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além de R$

1,6 trilhão em dívidas ativas da União e de R$ 1,4 trilhão de Estados e municípios. “Desses R$ 3

trilhões, no entanto, só R$ 500 bilhões são recuperáveis. O resto é crédito podre”, calcula o

deputado. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que, em primeira instância,

uma execução fiscal custa R$ 4,7 mil. Em 2014, a Justiça Federal recebeu 3,3 milhões de novos

processos.

Gráficos apresentados pelo relator mostram que o imposto no Brasil é maior sobre o consumo e

menor sobre a renda. No primeiro caso, entre 42 países, o Brasil fica em 10º lugar. Já com relação

ao imposto sobre a renda ocupa a 34ª posição.

Page 51: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Secretário de Tributação André Horta

Propostas apresentadas pelo relator

De acordo com a explanação do deputado Luiz Carlos Hauly, com a proposta de reforma tributária

aprovada, o crescimento econômico será de forma continuada e sustentada, e garantirá a

neutralidade na competitividade entre as empresas, com o fim imediato da guerra fiscal entre os

estados acarretada pela criação do Imposto sobre Valor Agregado – IVA e o imposto seletivo

cobrados no destino, o que torna a livre concorrência mais justa.

1) Diminuir a regressividade do consumo com IR progressivo, dando destaque para a

capacidade contributiva e proporcionando distribuição de renda e justiça fiscal;

2) Alimento e remédio com alíquotas reduzidas;

1) Isentar totalmente as exportações e os bens de ativo fixo das empresas, dando

segurança jurídica e incentivando a indústria e a criação de empregos);

4) Seletividade e IVA para racionalizar e simplificar (extinguir o ICMS, IPI, ISS,

COFINS, Salário Educação e criar no lugar dois impostos; Um IVA clássico e um

seletivo monofásico de destino federal sobre energia elétrica, combustíveis líquidos e

derivados, comunicação, Minerais, Transportes, cigarros, bebidas, veículos,

eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pneus e autopeças);

5) Fortalecer os municípios (Todos os tributos sobre a propriedade serão dos municípios;

IPTU, IPVA, ITR, ITBI e ITCMD);

6) Acabar com a cunha fiscal nos empréstimos bancários (acabar com IOF e os tributos

sobre os empréstimos bancários);

7) Manter o Super Simples para as micro e pequenas empresas;

8) Fim da guerra fiscal;

9) Incrementar novas tecnologias e softwares, universalizando o uso da Nota Fiscal

Eletrônica e a cobrança no ato da compra, a exemplo dos EUA e outros países (diminui a

corrupção, sonegação, planejamento fiscal e a elisão fiscal).

Page 52: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Mudanças teriam as seguintes “regras de ouro”

• I – manutenção da carga tributária global;

• II – manutenção da participação na arrecadação tributária, líquida de transferências

constitucionais, de cada nível de governo;

• III – União, Estados e Municípios, serão sócios dos três grandes impostos = IVA + IR + ISE.

Ganhos de eficiência previstos • Redução da renúncia fiscal do Brasil estimada em R$ 500 bilhões de reais;

• Diminuição da Sonegação Fiscal estimada em R$ 460 bilhões e a Elisão Fiscal;

• Redução dos encargos sobre folha de pagamento, aumentando a empregabilidade;

• Diminuição da elisão fiscal, hoje em R$ 3 trilhões;

• Diminuição do contencioso Administrativo e Fiscal, bem como as demandas judiciais que já

somam mais de R$ 2 Trilhões;

• Diminuição radical do custo declaratório, com a desburocratização.

Page 53: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Pontos da reengenharia tributária

• Base Consumo: ISS, ICMS, IPI, PIS, Cofins, CIDE, Salário Educação, serão extintos e será

criado um IVA e um Imposto Seletivo monofásico;

• Base Renda: IR e CSLL serão fundidos em um só IR;

• Base Propriedade: IPTU, ITR, IPVA, ITCMD e ITBI serão mantidos, mas serão uniformizadas

as alíquotas;

• Previdência: INSS empregado e empregador serão mantidas;

• A Secretaria da Receita Federal ficaria com a Tributação, Arrecadação e Fiscalização do IR,

Imposto Seletivo monofásico, INSS;

• Uma Super Secretaria da Receita Federativa dos Estados a ser criada, com a absorção dos atuais

Auditores Fiscais, que ficaria com a Tributação, Arrecadação e Fiscalização do novo IVA, que

seria cobrado Nacionalmente, com Legislação Nacional, no princípio do destino e com alíquotas

por fora, os créditos seria financeiros, acabando com a guerra fiscal, com os créditos presumidos,

outorgado e os conflitos de Importações e Exportações;

• Carga mantida: A carga Tributária seria mantida no mesmo patamar de 35% de hoje;

• Partilha mantida: A União, os Estados e os Municípios teriam sua arrecadações preservadas com

base na arrecadação do ano anterior ou na média dos últimos anos. Cada ente Federado teria um

percentual do IR, do IVA e do Imposto Seletivo, sendo que nos primeiros 5 anos, não haveria

ganhos e nem prejuízos;

• Transição longa: Durante os primeiros 5 anos seria discutido e aprovado os novos critérios de

partilha, que entrariam em Vigor a partir do 6° ano e seriam aplicados gradualmente por 15 ou 20

anos;

• Os Fundos Regionais seriam mantidos.

Page 54: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Nova configuração da competência tributária

• União: Imposto de Renda (com absorção da CSLL), Imposto Seletivo, II, IE, outras

contribuições e taxas.

• Estados: IVA (com absorção do PIS, Pasep, Cofins, IPI, ICMS e ISS, exceto em relação às bases

tributadas pelo Imposto Seletivo federal), contribuição previdenciária e taxas.

• Municípios: IPTU, ITBI, IPVA, ITR, ITCMD, Contribuição iluminação, Contribuição

previdenciária e Taxas.

Page 55: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: SITE FIERN DATA: 18.07.17

Relator diz que reforma tributária trará desenvolvimento e inclusão social

Em sua palestra na Casa da Indústria nesta segunda-feira,

17, na reunião da Diretoria da FIERN, denominada “Reforma /

Reengenharia Tributária e Tecnológica 2017 – Para fazer o

Brasil crescer e distribuir rendas com justiça social”, o

relator da reforma tributária, deputado federal Luiz Carlos

Hauly, defendeu a idéia de utilizar a tributação como

instrumento de desenvolvimento econômico sustentado e

inclusão social com distribuição de renda.

Aberta pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de

Araújo, a palestra contou com participação de Diretores da

Federação das Indústrias, gestores, presidentes de

Sindicatos filiados, do secretário estadual de Tributação,

André Horta, do presidente da Fecomercio, Marcelo Queiróz,

Page 56: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

empresários e convidados. A apresentação gerou um clima de

otimismo entre os presentes.

Deputado Luiz Carlos Hauly

Economista e duas vezes Secretário da Fazenda do Paraná, o

deputado é apontado por pesquisas como um dos mais

preparados parlamentares do Congresso nas áreas de Finanças

e Tributação. Foi relator das proposições que criaram o

Simples Nacional e o MEI – microempreendedor individual;

relator e autor de duas leis das S/A; e como deputado

federal desde 1991, participou de todas as comissões que

tentaram fazer a reforma tributária completa. “Vou utilizar

a minha experiência na reforma tributária”, afirmou,

acrescentando que a adesão dos empresários é fundamental

para viabilizar a aprovação.

Segundo o deputado, que fez sua 55ª palestra em Natal,

defendendo sua proposta, incentivo, sonegação, elisão e

corrupção fizeram do sistema tributário brasileiro um

verdadeiro manicômio tributário. “O Sistema é anárquico e

caótico, quem pode mais, chora menos ”, disse.

Page 57: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Luiz Carlos Hauly fez um breve histórico das reformas

tributárias feitas no país a partir da realizada em

1965/1967, que criou o sistema atual. Somente após a

Constituinte foram realizadas 73 mudanças em dispositivos

da Constituição.

Ele não poupou críticas ao sistema atual, chamando-o de

caótico, irracional, apresentar elevados índices de

sonegação e ser o mais regressivo do mundo. Se não bastasse

tudo isso, também incentiva a guerra fiscal.

O deputado disse que o sistema atual tira dos que tem

menos, aumenta a pobreza e concentra a riqueza. No caso

federal, a tributação chega a 53,9% para quem ganha até

dois salários mínimos. Já quem ganha acima de 30 salários

mínimos tem carga tributária de 29,0%.

Ao analisar o peso da burocracia tributária no Brasil, o

parlamentar afirmou que em 2012, foram gastos R$ 24,6

bilhões pela indústria de transformação com os custos para

pagar tributos. Esse custo equivale a 1,16% do faturamento

do setor e, considerando a cumulatividade na cadeia

produtiva, impacta em 2,6% os preços dos produtos

industriais.

Page 58: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Na análise por porte de empresa, o custo para pagar

tributos de R$ 24,6 bilhões em 2012 distribuiu-se da

seguinte forma: Pequenas empresas: R$ 6 bilhões; Médias

empresas: R$ 5 bilhões; Grandes empresas: R$ 13,6 bilhões.

Conforme dados apresentados pelo deputado, a estimativa de

perdas da União, Estados e Municípios é a seguinte:

Renúncia Fiscal (R$ 500 bilhões), Sonegação (R$ 460

bilhões), Contencioso (R$ 2 trilhões), Dívida Ativa (R$ 3

trilhões).

Ele informou que o Centro de Cidadania Fiscal (CCFI),

divulgou que, atualmente, cerca de R$ 1,5 trilhão em

impostos estão em contenciosos judiciais e administrativos

na esfera do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

(Carf) e de seus congêneres estaduais e municipais. Outros

R$ 500 bilhões são matérias tributárias em análise pelo

Supremo Tribunal Federal (STF). Além de R$ 1,6 trilhão em

dívidas ativas da União e de R$ 1,4 trilhão de Estados e

municípios. “Desses R$ 3 trilhões, no entanto, só R$ 500

bilhões são recuperáveis. O resto é crédito podre”, calcula

Page 59: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

o deputado. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

(IPEA) aponta que, em primeira instância, uma execução

fiscal custa R$ 4,7 mil. Em 2014, a Justiça Federal recebeu

3,3 milhões de novos processos.

Gráficos apresentados pelo relator mostram que o imposto no

Brasil é maior sobre o consumo e menor sobre a renda. No

primeiro caso, entre 42 países, o Brasil fica em 10º lugar.

Já com relação ao imposto sobre a renda ocupa a 34ª

posição.

Secretário de Tributação André Horta

Propostas apresentadas pelo relator

De acordo com a explanação do deputado Luiz Carlos Hauly,

com a proposta de reforma tributária aprovada, o

crescimento econômico será de forma continuada e

sustentada, e garantirá a neutralidade na competitividade

entre as empresas, com o fim imediato da guerra fiscal

entre os estados acarretada pela criação do Imposto sobre

Page 60: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Valor Agregado – IVA e o imposto seletivo cobrados no

destino, o que torna a livre concorrência mais justa.

1) Diminuir a regressividade do consumo com IR

progressivo, dando destaque para a capacidade

contributiva e proporcionando distribuição de renda e

justiça fiscal;

2) Alimento e remédio com alíquotas reduzidas;

1) Isentar totalmente as exportações e os bens de

ativo fixo das empresas, dando segurança jurídica e

incentivando a indústria e a criação de empregos);

4) Seletividade e IVA para racionalizar e simplificar

(extinguir o ICMS, IPI, ISS, COFINS, Salário Educação

e criar no lugar dois impostos; Um IVA clássico e um

seletivo monofásico de destino federal sobre energia

elétrica, combustíveis líquidos e derivados,

comunicação, Minerais, Transportes, cigarros, bebidas,

veículos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pneus e

autopeças);

5) Fortalecer os municípios (Todos os tributos sobre a

propriedade serão dos municípios; IPTU, IPVA, ITR,

ITBI e ITCMD);

6) Acabar com a cunha fiscal nos empréstimos bancários

(acabar com IOF e os tributos sobre os empréstimos

bancários);

7) Manter o Super Simples para as micro e pequenas

empresas;

8) Fim da guerra fiscal;

9) Incrementar novas tecnologias e softwares,

universalizando o uso da Nota Fiscal Eletrônica e a

cobrança no ato da compra, a exemplo dos EUA e outros

países (diminui a corrupção, sonegação, planejamento

fiscal e a elisão fiscal).

Page 61: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Mudanças teriam as seguintes “regras de ouro”

• I – manutenção da carga tributária global;

• II – manutenção da participação na arrecadação

tributária, líquida de transferências constitucionais, de

cada nível de governo;

• III – União, Estados e Municípios, serão sócios dos três

grandes impostos = IVA + IR + ISE.

Ganhos de eficiência previstos

• Redução da renúncia fiscal do Brasil estimada em R$ 500

bilhões de reais;

• Diminuição da Sonegação Fiscal estimada em R$ 460 bilhões

e a Elisão Fiscal;

• Redução dos encargos sobre folha de pagamento, aumentando

Page 62: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

a empregabilidade;

• Diminuição da elisão fiscal, hoje em R$ 3 trilhões;

• Diminuição do contencioso Administrativo e Fiscal, bem

como as demandas judiciais que já somam mais de R$ 2

Trilhões;

• Diminuição radical do custo declaratório, com a

desburocratização.

Pontos da reengenharia tributária

• Base Consumo: ISS, ICMS, IPI, PIS, Cofins, CIDE, Salário

Educação, serão extintos e será criado um IVA e um Imposto

Seletivo monofásico;

• Base Renda: IR e CSLL serão fundidos em um só IR;

• Base Propriedade: IPTU, ITR, IPVA, ITCMD e ITBI serão

mantidos, mas serão uniformizadas as alíquotas;

• Previdência: INSS empregado e empregador serão mantidas;

• A Secretaria da Receita Federal ficaria com a Tributação,

Arrecadação e Fiscalização do IR, Imposto Seletivo

monofásico, INSS;

• Uma Super Secretaria da Receita Federativa dos Estados a

ser criada, com a absorção dos atuais Auditores Fiscais,

Page 63: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

que ficaria com a Tributação, Arrecadação e Fiscalização do

novo IVA, que seria cobrado Nacionalmente, com Legislação

Nacional, no princípio do destino e com alíquotas por fora,

os créditos seria financeiros, acabando com a guerra

fiscal, com os créditos presumidos, outorgado e os

conflitos de Importações e Exportações;

• Carga mantida: A carga Tributária seria mantida no mesmo

patamar de 35% de hoje;

• Partilha mantida: A União, os Estados e os Municípios

teriam sua arrecadações preservadas com base na arrecadação

do ano anterior ou na média dos últimos anos. Cada ente

Federado teria um percentual do IR, do IVA e do Imposto

Seletivo, sendo que nos primeiros 5 anos, não haveria

ganhos e nem prejuízos;

• Transição longa: Durante os primeiros 5 anos seria

discutido e aprovado os novos critérios de partilha, que

entrariam em Vigor a partir do 6° ano e seriam aplicados

gradualmente por 15 ou 20 anos;

• Os Fundos Regionais seriam mantidos.

Nova configuração da competência tributária

• União: Imposto de Renda (com absorção da CSLL), Imposto

Seletivo, II, IE, outras contribuições e taxas.

Page 64: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

• Estados: IVA (com absorção do PIS, Pasep, Cofins, IPI,

ICMS e ISS, exceto em relação às bases tributadas pelo

Imposto Seletivo federal), contribuição previdenciária e

taxas.

• Municípios: IPTU, ITBI, IPVA, ITR, ITCMD, Contribuição

iluminação, Contribuição previdenciária e Taxas.

Page 65: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

SENAC VEÍCULO: PORTAL EMPRESAS & NEGÓCIOS DATA: 18.07.17

Cafeteria Santa Clara é certificada pelo Senac no Programa Alimentos Seguros

Empresa é a primeira do segmento atestada pelo PAS no RN A Cafeteria Santa Clara recebeu, hoje (17), certificação do Programa Alimentos Seguros – PAS,

concedida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac. O atestado de conformidade em Boas

Práticas é uma garantia de alimentação saudável para o consumidor.

A empresa é a primeira do segmento certificada pelo PAS no Rio Grande do Norte. O Café Santa

Clara é uma marca do Grupo 3 Corações, considerada atualmente a maior empresa brasileira no

setor de café, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC).

Page 66: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, e

a gerente administrativa das cafeterias Santa Clara, Dyse de Melo Ferreira, além de outros

representes de ambas as empresas.

Para a gerente Dyse de Melo Ferreira, a certificação é um selo de qualidade que garante os

padrões executados pela organização. “Buscamos manter a excelências em todas as nossas

atividades. A parceria com o Senac nos possibilitou troca de experiência, implementação de

melhorias e vem reforçar o zelo que temos com nossos clientes”, afirmou.

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, destacou que o atestado do Programa

certamente irá se refletir de forma direta na percepção da clientela sobre as práticas desenvolvidas

no empreendimento. “Ao identificar o selo do PAS atrelado ao Senac, o cliente tem a certeza de

que está consumindo itens de qualidade inquestionável”, afirmou.

O PAS tem o objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle nas empresas de alimentos e alimentação, em

todo o país. Através dele é possível identificar os procedimentos adequados, bem como garantir

ações e tecnologias na produção e manipulação de alimentos, que venham a assegurar a

conservação e qualidade dos produtos.

O atestado do Programa possui uma validade de um ano, sendo este recebido pela empresa após a

realização de uma auditoria para validação dos procedimentos de Boas Práticas. As empresas,

após este período, podem realizar a renovação do atestado adquirido.

Page 67: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 18.07.17

Cafeteria Santa Clara é certificada pelo Senac no Programa Alimentos Seguros

Café Santa Clara é uma marca do Grupo 3 Corações, considerada atualmente a maior empresa brasileira no setor de café, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café

Canindé Soares Santa Clara localizada no Midway Mall

Redação

A Cafeteria Santa Clara recebeu, nesta segunda-feira, 17, certificação do Programa Alimentos Seguros – PAS, concedida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac. O atestado de conformidade em Boas Práticas é uma garantia de alimentação saudável para o consumidor.

A empresa é a primeira do segmento certificada pelo PAS no Rio Grande do Norte. O Café Santa Clara é uma marca do Grupo 3 Corações, considerada atualmente a maior empresa brasileira no setor de café, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC).

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, e a gerente administrativa das cafeterias Santa Clara, Dyse de Melo Ferreira, além de outros representes de ambas as empresas.

Para a gerente Dyse de Melo Ferreira, a certificação é um selo de qualidade que garante os padrões executados pela organização. “Buscamos manter a excelências em todas as nossas atividades. A parceria com o Senac nos

Page 68: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

possibilitou troca de experiência, implementação de melhorias e vem reforçar o zelo que temos com nossos clientes”, afirmou.

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, destacou que o atestado do Programa certamente irá se refletir de forma direta na percepção da clientela sobre as práticas desenvolvidas no empreendimento. “Ao identificar o selo do PAS atrelado ao Senac, o cliente tem a certeza de que está consumindo itens de qualidade inquestionável”, afirmou.

O PAS tem o objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle nas empresas de alimentos e alimentação, em todo o país. Através dele é possível identificar os procedimentos adequados, bem como garantir ações e tecnologias na produção e manipulação de alimentos, que venham a assegurar a conservação e qualidade dos produtos.

O atestado do Programa possui uma validade de um ano, sendo este recebido pela empresa após a realização de uma auditoria para validação dos procedimentos de Boas Práticas. As empresas, após este período, podem realizar a renovação do atestado adquirido.

Page 69: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG CARLOS COSTA DATA: 18.07.17

Cafeteria Santa Clara é certificada pelo Senac no Programa Alimentos Seguros

Empresa é a primeira do segmento atestada pelo PAS no RN A Cafeteria Santa Clara recebeu, ontem (17), certificação do Programa Alimentos Seguros – PAS, concedida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac. O atestado de conformidade em Boas Práticas é uma garantia de alimentação saudável para o consumidor. A empresa é a primeira do segmento certificada pelo PAS no Rio Grande do Norte. O Café Santa Clara é uma marca do Grupo 3 Corações, considerada atualmente a maior empresa brasileira no setor de café, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC). Estiveram presentes na cerimônia de entrega o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, e a gerente administrativa das cafeterias Santa Clara, Dyse de Melo Ferreira, além de outros representes de ambas as empresas. Para a gerente Dyse de Melo Ferreira, a certificação é um selo de qualidade que garante os padrões executados pela organização. “Buscamos manter a excelências em todas as nossas atividades. A parceria com o Senac nos

Page 70: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO: possibilitou troca de experiência, implementação de melhorias e vem reforçar o zelo que temos com nossos clientes”, afirmou. O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, destacou que o atestado do Programa certamente irá se refletir de forma direta na percepção da clientela sobre as práticas desenvolvidas no empreendimento. “Ao identificar o selo do PAS atrelado ao Senac, o cliente tem a certeza de que está consumindo itens de qualidade inquestionável”, afirmou. O PAS tem o objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle nas empresas de alimentos e alimentação, em todo o país. Através dele é possível identificar os procedimentos adequados, bem como garantir ações e tecnologias na produção e manipulação de alimentos, que venham a assegurar a conservação e qualidade dos produtos. O atestado do Programa possui uma validade de um ano, sendo este recebido pela empresa após a realização de uma auditoria para validação dos procedimentos de Boas Práticas. As empresas, após este período, podem realizar a renovação do atestado adquirido. Fecomércio RN

Page 71: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG CRISTINA LIRA DATA: 17.07.17

Cafeteria Santa Clara é certificada pelo Senac no Programa Alimentos Seguros

Empresa é a primeira do segmento atestada pelo PAS no RN

A Cafeteria Santa Clara recebeu, hoje (17), certificação do Programa

Alimentos Seguros – PAS, concedida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio

do Senac. O atestado de conformidade em Boas Práticas é uma garantia de

alimentação saudável para o consumidor.

A empresa é a primeira do segmento certificada pelo PAS no Rio Grande do

Norte. O Café Santa Clara é uma marca do Grupo 3 Corações, considerada

atualmente a maior empresa brasileira no setor de café, segundo a

Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC).

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o diretor regional do Senac RN,

Fernando Virgilio, e a gerente administrativa das cafeterias Santa Clara, Dyse

de Melo Ferreira, além de outros representes de ambas as empresas.

Para a gerente Dyse de Melo Ferreira, a certificação é um selo de qualidade

que garante os padrões executados pela organização. “Buscamos manter a

Page 72: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

excelências em todas as nossas atividades. A parceria com o Senac nos

possibilitou troca de experiência, implementação de melhorias e vem reforçar

o zelo que temos com nossos clientes”, afirmou.

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, destacou que o atestado do

Programa certamente irá se refletir de forma direta na percepção da clientela

sobre as práticas desenvolvidas no empreendimento. “Ao identificar o selo do

PAS atrelado ao Senac, o cliente tem a certeza de que está consumindo itens

de qualidade inquestionável”, afirmou.

O PAS tem o objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas

e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle nas empresas

de alimentos e alimentação, em todo o país. Através dele é possível

identificar os procedimentos adequados, bem como garantir ações e

tecnologias na produção e manipulação de alimentos, que venham a

assegurar a conservação e qualidade dos produtos.

O atestado do Programa possui uma validade de um ano, sendo este recebido

pela empresa após a realização de uma auditoria para validação dos

procedimentos de Boas Práticas. As empresas, após este período, podem

realizar a renovação do atestado adquirido.

Page 73: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG DO JOLOPES DATA: 17.07.17

CAFETERIA SANTA CLARA É

CERTIFICADA PELO SENAC NO

PROGRAMA ALIMENTOS SEGUROS

Casa ⁄ GASTRONOMIA ⁄ Cafeteria Santa Clara é certificada pelo Senac no Programa

Alimentos Seguros

Cafeteria Santa Clara É Certificada Pelo Senac No Programa

Alimentos Seguros

A Cafeteria Santa Clara recebeu, hoje (17), certificação do Programa Alimentos Seguros – PAS,

concedida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac. O atestado de conformidade em Boas

Práticas é uma garantia de alimentação saudável para o consumidor.

A empresa é a primeira do segmento certificada pelo PAS no Rio Grande do Norte. O Café Santa Clara

é uma marca do Grupo 3 Corações, considerada atualmente a maior empresa brasileira no setor de café,

segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC).

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, e a

gerente administrativa das cafeterias Santa Clara, Dyse de Melo Ferreira, além de outros representes de

ambas as empresas.

Para a gerente Dyse de Melo Ferreira, a certificação é um selo de qualidade que garante os padrões

executados pela organização. “Buscamos manter a excelências em todas as nossas atividades. A

Page 74: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

parceria com o Senac nos possibilitou troca de experiência, implementação de melhorias e vem

reforçar o zelo que temos com nossos clientes”, afirmou.

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, destacou que o atestado do Programa certamente

irá se refletir de forma direta na percepção da clientela sobre as práticas desenvolvidas no

empreendimento. “Ao identificar o selo do PAS atrelado ao Senac, o cliente tem a certeza de que está

consumindo itens de qualidade inquestionável”, afirmou.

O PAS tem o objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de Análise

de Perigos e Pontos Críticos de Controle nas empresas de alimentos e alimentação, em todo o país.

Através dele é possível identificar os procedimentos adequados, bem como garantir ações e tecnologias

na produção e manipulação de alimentos, que venham a assegurar a conservação e qualidade dos

produtos.

O atestado do Programa possui uma validade de um ano, sendo este recebido pela empresa após a

realização de uma auditoria para validação dos procedimentos de Boas Práticas. As empresas, após este

período, podem realizar a renovação do atestado adquirido.

Page 75: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.07.17

Teste de nivelamento do Senac

pode ser feito até dia 21 Há mais de 15 anos, a instituição é referência no ensino de idiomas no Rio Grande do Norte

Por Redação

Para aqueles que desejam estudar algum idioma e já possui algum conhecimento, até 21 de julho,

o Senac realiza Teste de Nivelamento, nas unidades Alecrim, Zona Sul, Assu, Macaíba e Mossoró.

O agendamento pode ser feito no site nivelamento.rn.senac.br.

Há mais de 15 anos, a instituição é referência no ensino de idiomas no Rio Grande do Norte.

Atualmente, oferece os cursos de Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e Libras.

Page 76: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: BLOG NELSON DANTAS DATA: 18.07.17

Pescadores e Agricultores discutem solução para o Mendubim

APAMEM – Associação de Pescadores e Agricultores Familiares Moradores no Entorno

do Açude Público Mndubim-zona rural de Assú/RN

Ofício 001/17 Assú, 12 de

julho de 2017

C O N V I T E

Vimos, través do presente, convidar essa conceituada instituição para juntos discutir,

analisar e construir instrumento de apoio, que credencie e permita aos moradores

ribeirinhos auxiliarem aos órgãos fiscalizadores, a luz da legislação brasileira, no tocante

a educação, inibição e proibição de atos danosos – Pesca Predatória, Caça de aves e

outros animais, Corte de Árvores da Mata Ciliar e outros – praticados contra ao

Ecossistema existente na Bacia Hidráulica/hidrográfica do Açude Mendubim.

Realização: APAMEM – Associação de Pescadores e Agricultores Familiares

Moradores no Entorno do Açude Público Mndubim

Data: 20/07/17

Horário: 09:00 horas

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de

Assú

Rua 24 de junho 1053 – Centro – Assú/RN – em frente ao SENAC

APAMEM – Associação de Pescadores e Agricultores Familiares Moradores no Entorno

do Açude Público Mndubim

Nelson Nogueira Dantas de Medeiros

Presidente interino

84-99990.1555

Email: [email protected]

Sítio Santa Rosa – Zona Rural de Assú – Rio Grande do Norte

Page 77: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

NOTÍCIAS DE INTERESSE (SENAC): VEÍCULO: O GLOBO ONLINE DATA: 18.07.17

Novo golpe no bolso No acordão liderado pelo PMDB de Temer e o PT de Lula, o público só está convidado a

pagar a conta de interesses privados

José Casado, O Globo

As torcidas do “Fora Temer” e do “Lula na cadeia” nem perceberam, mas PMDB

e PT uniram-se nos bastidores num projeto para 2018. Não resultaria,

necessariamente, na repetição da aliança política dos últimos 15 anos, mas

ajudaria a sobrevivência na travessia eleitoral sob a tempestade da Lava-Jato.

Com sólido apoio da maioria dos outros 26 partidos no Congresso, querem mais

dinheiro e imunidade para futuros candidatos.

O PMDB de Temer e o PT de Lula avisaram, com projetos de lei, que em agosto

haverá uma ofensiva para aumento exponencial no repasse de dinheiro público

aos partidos.

Trata-se de um “extra” de RS$ 6 bilhões, sob o irônico nome de Fundo de

Financiamento da Democracia — a mordacidade está no fato de obrigar pessoas

a pagar pela propaganda de ideias com as quais sequer precisam concordar.

É um novo e bilionário golpe no bolso dos contribuintes, que já sustentam um

Legislativo dos mais caros do planeta. Ele consome R$ 8 bilhões — em média,

R$ 13,4 milhões por parlamentar. Essa conta não inclui R$ 1 bilhão para o

Fundo Partidário, partilhado entre 35 partidos, os quais 26 em funcionamento no

Congresso. Há muito mais em formação: até as 18h30m de ontem eram 61

novos na fila da Justiça Eleitoral.

Page 78: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Simultaneamente, prepara-se o 31º refinanciamento de dívidas empresariais dos

últimos 16 anos. Os principais beneficiários são conhecidos, habituais

financiadores de campanhas eleitorais. Para eles, fez-se um Refis a cada sete

meses na última década e meia, segundo a Receita. A proibição de

financiamento privado de campanhas, pelo Judiciário, só contribuiu para

aumento do caixa dois na última eleição.

Nesse jogo de interesses sobre o dinheiro público acertou-se, também, a

recriação do Imposto Sindical. Pretende-se a reposição de recursos (cerca de R$

2,5 bilhões ao ano) retirados das organizações filiadas às 13 centrais trabalhistas

existentes. As maiores são a CUT, vinculada ao PT, e a Força Sindical,

vinculada ao Partido Solidariedade, aliado do PMDB.

Para a miríade de entidades empresariais, o prêmio à vista é a intocabilidade da

receita parafiscal numa etapa de absoluta escassez de recursos públicos.

Projeta-se manter incólume a contribuição empresarial compulsória que sustenta

o chamado Sistema S (Sesi, Senac, Senai e assemelhados), repassada aos

preços.

São R$ 20 bilhões por ano, administrados pela elite sindical patronal há décadas

no comando da CNI, CNA, CNC, CNT, Fiesp, Fecomércio, Faesp e similares.

Tudo à margem do controle público e da transparência sobre os gastos. É longo

o histórico de críticas à suposta manipulação desses recursos com interesses

eleitorais e para lobby parlamentar.

A imunidade é a cereja do bolo desse acordo partidário. Planeja-se criar uma

espécie salvo-conduto eleitoral. O privilégio recebeu o apelido de “emenda Lula”:

poderia disputar um mandato eletivo em 2018, mesmo se condenado em

segunda instância, protegido por uma salvaguarda de oito meses antes das

eleições válida para todos os candidatos.

Page 79: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Pode atender a Lula, mas serviria, também, à centena e meia de parlamentares

que hoje compõem a maior bancada do Legislativo: a de investigados e

denunciados no Supremo.

Nesse acordão, liderado pelo PMDB de Temer e o PT de Lula, o público só está

convidado a pagar a conta de interesses privados.

(Foto: Arquivo Google)

Page 80: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

NOTÍCIAS DE INTERESSE (SESC): VEÍCULO: REVISTA CRESCER DATA: 18.07.17

Férias: ideias divertidas e de baixo

custo É possível gastar pouco e fazer programas divertidos com as crianças nas férias. Ainda dá tempo de aproveitar o tempo livre e sair do óbvio

Ainda dá tempo de aproveitar as férias com as crianças (Foto: Thinkstock)

Estamos no meio das férias escolares e ainda tem quinze dias pela frente que

exigem muita imaginação e criatividade dos pais. Inventar programas que

ajudem as crianças a gastarem energia e se divertirem é a missão da hora em

que se acorda a hora de dormir. E não é nada fácil. Fica ainda mais

complicado quando a ideia é fugir de passeios mais corriqueiros como as idas

aos shoppings centers e cinemas.

Passeios como andar de bicicleta ou sair pra tomar um sorvete podem deixar a

criança feliz e satisfeita. "Além de estreitar os laços entre filhos e pais, o

período de férias escolares pode ser um excelente momento para refletir sobre

os programas que se faz entre família”, diz Isabella Henriques, diretora de

Page 81: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Advocacy do Instituto Alana. “O que a criança quer e precisa é brincar, se isso

for junto com as mães, pais ou responsáveis será ainda mais importante para

elas em termos de consolidação dos vínculos afetivos e emocionais”, reforça.

A imaginação é o maior recurso para o brincar. Incentivar as crianças a

criarem seus brinquedos e brincadeiras com os objetos disponíveis em casa.

Um lençol, por exemplo, pode virar uma capa ou uma cabaninha. Parece

óbvio, mas não é. Até porque não é sempre que os pais deixam a criança sair

amarrando a roupa de cama pela casa. No período escolar, muitas vezes, até as

brincadeiras ficam restritas dentro de casa. “As crianças não precisam,

necessariamente, de brinquedos novos ou consumir algo para se divertirem”,

alerta Isabella. “Nessa mesma linha de pensamento, é importante que o tempo

de telas (TV, computador, celulares, tablet) não domine os dias das férias. O

consumo com parcimônia é muito importante. Substituir a tela por fazer um

bolo na cozinha pode ser bem mais divertido, saudável e gostoso!”,

complementa. Pode apostar.

saiba mais

Férias de julho: 11 cursos e oficinas para as crianças Férias: crianças que enjoam no carro

Para quem mora em apartamento ou casa, vale reunir os amigos do prédio ou

da rua e fazer uma proposta diferente de brincadeira. Bolar uma gincana ou

uma caça ao tesouro é superdivertido e entretêm um número maior de

crianças. Dos menores aos maiores, todos vão gostar de brincar. Você pode até

criar um convite e sugerir que seu filho entregue aos amigos. Muitas vezes, a

criança precisa apenas de uma boa ideia e essa ajuda pode vir dos pais.

Aproximar a comunidade e organizar uma Feira de Trocas de Brinquedos é

uma das propostas do Programa Criança e Consumo, do Instituto Alana que

criou, há cinco anos, a Feira como uma maneira engajada e divertida de

repensar como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática.

Fora de casa, vale trocar os grandes centros por passeios em museus,

planetários e pontos turísticos de sua cidade, lugares que podem render

momentos divertidos, além de incentivar a descoberta de novos interesses

pelas crianças. Os museus costumam oferecer muitas oficinas de graça nessa

época do ano. As crianças adoram quando sair de uma exposição e poder

experimentar as técnicas que acabaram de ver, por exemplo. A programação

do SESC tem sempre ótimas opções.

Page 82: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Os parques também são boas soluções. Vale levar a bicicleta - ou alugar uma

por lá, se o serviço estiver disponível - e fazer um passeio. Muitos parques têm

bibliotecas e planetários que podem complementar o programa. Depois, você

pode escolher uma sombra bem gostosa e fazer um piquenique. Parece

bobagem, mas levar a criança ao supermercado e escolherem juntas o que vão

comer no parque já é uma diversão. Cada etapa pode ser muito divertida se

você a envolver.

Outra solução é aproveitar a cidade mais vazia e o trânsito mais leve para levar

a criança conhecer o centro e os pontos turísticos da cidade. Passear a pé é

uma delícia e propicia boas descobertas, além de novos interesses. Aos finais

de semana, há cidades que oferecem festivais e feiras ao ar livre. Dá para

buscar a programação nos sites das prefeituras.

Ideias não faltam e, quanto mais pais e mães se envolvem, mais a criança acha

divertido e se engaja na brincadeira também. Vale sair do que é óbvio, do que

é certo. Para as famílias que conseguem tirar esse período de descanso, as

férias oferecem um tempo extra que pode - e deve! - ser aproveitado, mesmo

que orçamento esteja apertado para fazer uma viagem, por exemplo. Divirta-

se!

Page 83: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

NOTÍCIAS DE INTERESSE: VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 19.07.17 EDITORIA: POLÍTICA

Page 84: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 85: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 86: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 19.07.17 EDITORIA: POLÍTICA

Page 87: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 88: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE, NOVO JORNAL e DE FATO DATA: 19.07.17 EDITORIA: POLÍTICA

Page 89: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE e DE FATO DATA: 19.07.17 EDITORIA: NATAL

Page 90: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 19.07.17 EDITORIA: POLÍTICA

Page 91: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 92: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 93: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 94: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 95: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 96: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 19.07.17 EDITORIA: RODA VIVA

Page 97: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 19.07.17 EDITORIA: ECONOMIA

Page 98: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 99: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Page 100: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 19.07.17 EDITORIA: CHRYSTIAN DE SABOYA

Page 101: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: DE FATO DATA: 19.07.17 EDITORIA: POLÍTICA

Page 102: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: PRIMEIRA PÁGINA

Moro compara Lula a Cunha no caso tríplex ‘Em lavagem (de dinheiro), o que importa é a realidade e não a mera aparência’, diz

O juiz Sergio Moro comparou a defesa de Lula no caso do tríplex no Guarujá à do deputado cassado Eduardo Cunha na ação em que foi condenado a 15 anos de prisão. Para

Moro, assim como o ex-presidente afirma não ser o proprietário do imóvel, Cunha alega não ter contas no exterior, dizendo-se apenas “usufrutuário em vida” do dinheiro. O juiz rejeitou a contestação da defesa de Lula, que apontou “omissões, contradições e obscuridades” na sentença que condenou o petista por corrupção e lavagem de dinheiro. -SÃO PAULO- Em resposta à defesa do ex-presidente Lula, que alegou “omissões, contradições e obscuridades” na sentença que condenou o petista por corrupção e lavagem

de dinheiro, o juiz federal Sergio Moro comparou o caso do tríplex no Guarujá à ação na qual sentenciou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) a 15 anos de prisão. Para Moro, da mesma forma que Lula ocultou a propriedade do imóvel, Cunha afirmava que não tinha contas no exterior, sendo apenas “usufrutuário em vida” dos recursos. O

peemedebista foi condenado por corrupção, lavagem e evasão de divisas. Moro afirmou que a falta de transferência formal do tríplex a Lula foi objeto de longa

análise. Ele sustentou que não pode se prender unicamente à titularidade formal ao apreciar crimes. “Assim não fosse, caberia, ilustrativamente, ter absolvido Eduardo Consentino da Cunha (...), pois ele também afirmava como álibi que não era o titular das contas no exterior que haviam recebido depósitos de vantagem indevida, mas somente usufrutuário em vida”. E completou: “Em casos de lavagem, o que importa é a realidade dos fatos segundo as provas e não a mera aparência”.

Moro afirmou que a vantagem indevida não decorre apenas da atribuição da propriedade do tríplex a Lula ou da realização de reformas, mas de estes fatos terem sido acompanhados da falta de pagamento, com abatimento na conta geral de propinas mantidas pelo PT com a empreiteira OAS.

A defesa de Lula rebateu a comparação com Cunha. O advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que a referência foi descabida e reveladora de falta de critérios.

— A discussão sobre a titularidade de contas no exterior não existe em relação a Lula,

mostrando a impossibilidade de ser estabelecido qualquer paralelo entre os casos — sustentou o advogado.

Segundo Zanin Martins, o despacho deixa claro que Moro não deveria ser o juiz

responsável por atuar no caso, uma vez que o processo não guarda relação com o esquema de corrupção na Petrobras.

— A decisão proferida, portanto, confirma que o processo jamais deveria ter

tramitado perante o juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que não tem qualquer relação com a narrativa apresentada pela acusação — afirmou o advogado de Lula.

Page 103: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: PAÍS

Disputa por dissidentes Temer e Maia concorrem para atrair grupo de deputados do PSB e provocam mal-estar

“Essa atitude foi recebida com contrangimento. Não é o que se espera de um aliado. Não foi leal” Efraim Filho (DEM-PB) Deputado, sobre reunião de Temer “Fica claro que, para Michel Temer, a principal preocupação é salvar a própria pele” Carlos Siqueira Presidente do PSB

Dez deputados dissidentes do PSB estão no centro de uma disputa entre o presidente Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O PMDB quer os votos deles em favor de Temer. Maia, que pode suceder a Temer caso ele seja afastado, tenta leválos para o DEM. -BRASÍLIA- A disputa por um grupo de cerca de dez dissidentes do PSB — que estão

votando com o governo — provocou uma crise ontem entre o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em mais uma reunião fora da agenda oficial, Temer esteve com os dissidentes durante um café da manhã e disse que o

PMDB está de “portas abertas”, tentando neutralizar a ação de Maia para filiar o grupo ao DEM. Diante do mal-estar, o ministro da Educação, Mendonça Filho, entrou em campo e marcou um jantar ontem à noite com Temer e Maia, na residência oficial da Câmara. Mas, nos bastidores, o clima foi de troca de farpas o dia inteiro. Os ministros Moreira Franco e

Antonio Imbassahy também foram chamados para o jantar, pedido por Temer e organizado por Mendonça Filho.

Após receberem Temer para o café da manhã, dissidentes do PSB se reuniram com o

próprio Rodrigo Maia, que há três meses vem negociando a filiação do grupo a seu partido. Temer acertou na véspera com o deputado Danilo Forte (PSB-CE) a ida a um café

organizado pelo grupo na residência da líder do PSB na Câmara, deputada Tereza Cristina (MS). No encontro, o presidente disse que o partido também está aberto a bons quadros.

Segundo o deputado Fabio Garcia (PSB-MT), que participou do café, Temer disse que

todos são muito bons e que seriam bem-vindos no PMDB e em qualquer sigla, mas disse

que não houve convite explícito. Tanto Fabio Garcia como Danilo Forte votaram a favor de Temer, ou seja, contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que acusa

Temer de corrupção passiva, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, no último dia 12. Danilo Forte saiu do PMDB por problemas políticos no Ceará. O encontro teve a participação de Tereza Cristina, Fabio Garcia, Danilo Forte e Adilton Sachetti (PSB-MT).

— Não teve um convite para que a gente vá para o PMDB. Ele disse que somos

quadros tão bons e que o PMDB é sempre uma opção. Estamos, sim, conversando já há

dias com o DEM — disse Fabio Garcia. — Não é uma debandada do partido (PSB). No encontro, aventou-se a possibilidade

de se ir para o PMDB, mas temos questões locais. A conversa (com Temer) foi tranquila — disse Tereza Cristina, após o encontro em sua residência.

À tarde, poucas horas depois de estar com Temer, a deputada participou de audiência

com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Segundo o blog da jornalista Andréia

Page 104: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO: Sadi no G1, o presidente teria apoiado reclamações dela em relação à Receita, que estaria se negando a mudar entendimentos regulatórios que beneficiariam a bancada ruralista.

O grupo do PSB tem enfrentando a ira da direção nacional. A líder, Danilo Forte e

Fabio Garcia foram recentemente afastados do comando dos diretórios regionais pelo

presidente do PSB, Carlos Siqueira. Mas ontem Fabio Garcia já obteve uma decisão da Justiça do Mato Grosso para retomar o posto.

JOGO DE APROXIMAÇÃO E AFASTAMENTO

À tarde, Maia tentou minimizar o incômodo em relação às movimentações de Temer. — Está tudo tranquilo. O problema não saiu daqui — disse Maia ao GLOBO. Mas o

DEM reagiu com irritação à movimentação do PMDB em direção ao grupo de dez deputados do PSB. O líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), considerou desleal a atitude do PMDB de tentar cooptar para o partido os dissidentes que já estão negociando com o DEM. Nos bastidores, há um jogo de aproximação e afastamento de Temer e Maia.

— Essa atitude (de Temer se reunir com dissidentes do PSB e de dirigentes do PMDB

estarem também em contato com os deputados), foi recebida na bancada com um certo constrangimento. Não é atitude que se espera de um aliado. Não foi um ato leal — disse Efraim Filho.

Principal bombeiro do episódio de embate entre Temer e Maia, o ministro da

Educação, Mendonça Filho, disse que o jantar marcado por Temer para acalmar os ânimos

de sua relação com Maia seria amigável. O encontro aconteceu na residência oficial do presidente da Câmara ontem à noite.

— Os dois concordaram em jantar e vai ser só beijos e abraços — minimizou

Mendonça. O presidente da Câmara e outros dirigentes do DEM têm se movimentado para

ampliar os seus quadros, aumentando, assim, a importância no cenário nacional. Segundo parlamentares do partido, a negociação com o PSB já tratou até dos espaços regionais que seriam dados a esses deputados. A avaliação de políticos próximos aos dois lados é que, enquanto o DEM tem de fato possibilidade de crescer, o PMDB está “engessado” e com os comandos regionais já tomados, há anos, por caciques da legenda. Isso daria larga vantagem a Maia na disputa. No entanto, a entrada de Temer com a máquina do governo à disposição poderia contrabalançar.

Após ministros entrarem em campo para apaziguar a relação, interlocutores dos dois

lados admitiram que o mal-estar foi gerado por uma “trapalhada” do presidente, que “se precipitou” ao se reunir com deputados do PSB e falar em possível migração para o PMDB.

— É uma coisa que incomodou o Rodrigo, mas a pressão da bancada do DEM é que

gerou o mal-estar maior. Temer resolveu dar um ponto final nisso e marcou o jantar — contou um interlocutor do Palácio do Planalto.

Alguns caciques do PMDB também entraram em campo. O presidente nacional do

partido, senador Romero Jucá (RR), negou qualquer tentativa de barrar a filiação dos parlamentares ao DEM. Em sua conta no Twitter, Jucá reforçou que o DEM é “aliado de primeira hora” do PMDB: “Desminto a tentativa de intriga”.

O líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), no entanto, deixou claro que

o PMDB está sempre de “portas abertas” para parlamentares que queiram entrar no

partido. O líder minimizou o episódio afirmando que cada parlamentar define o partido

Page 105: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO: conforme as circunstâncias estaduais e que Temer quis ter um “ato de gentileza” com os deputados do PSB que têm votado com o governo:

— O presidente fez uma gentileza com a líder Tereza Cristina, do PSB. O PMDB está

de portas abertas, se alguém decidisse vir para o partido, ganharíamos qualitativamente,

mas o deputado tem que ver a realidade dos estados para decidir. Baleia Rossi elogiou o presidente da Câmara: — O Maia tem sido muito leal e muito correto.

PRESIDENTE DO PSB: TEMER FAZ COOPTAÇÃO

Sob risco de perder quase um terço de sua bancada na Câmara, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, reagiu aos movimentos de cooptação dos deputados da legenda. Para Siqueira, ao sondar parlamentares dissidentes sobre a possibilidade de deixarem o PSB,

Temer está deixando seus afazeres como presidente da República de lado para atuar como um dirigente partidário. Segundo o presidente do PSB, a ação demonstra que a principal preocupação de Temer é “salvar a própria pele”. — O que me surpreendeu muito negativamente foi o presidente sair de seus afazeres presidenciais para tratar de um assunto tipicamente de chefe de partido. Ele se preocupa em fazer essa cooptação, como se o país não passasse pela gravíssima crise pela qual passa. Fica claro que, para Temer, a principal preocupação é salvar a própria pele — afirma Siqueira.

O presidente do PSB admite a existência de insatisfeitos em seu partido, alguns por

questão de identidade, outros motivados pela posição da legenda em relação à reforma trabalhista, que fechou posição contrária à lei. Carlos Siqueira diz ver como algo normal uma eventual mudança de partido, mas diz que isso não é assunto para o presidente da

República tratar.

— Isso revela o nível da política, a que ponto chegamos. Não quero dizer que é o

fundo do poço para não desmoralizar o fundo do poço. Lateralmente, tem esse aspecto a ser resolvido entre o atual presidente e o pretendente a presidente. Mas seria mais útil se um e outro cuidassem dos problemas graves pelos quais a população passa — criticou Siqueira.

Page 106: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: PAÍS

Maia: sessão sobre Temer pode começar com 51 deputados Decisão do presidente da Câmara deve pressionar parlamentares

-BRASÍLIA- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu ontem tirar de seu colo a responsabilidade pelo atraso na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. Ele anunciou um rito que deve pressionar os deputados a estarem presentes na sessão do dia 2 de agosto. Segundo as regras da Secretaria-Geral da Mesa, a sessão pode começar com 51 deputados na Casa, e a discussão já poderá acontecer com 52 deputados em plenário. Mas a votação só poderá ser feita quando

houver, pelo menos, 342 deputados presentes.

GIVALDO BARBOSAQuase vazio. Plenário da Câmara poderá começar discussão sobre

denúncia contra Temer com 52 parlamentares

Page 107: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Inicialmente, a versão de Maia era que a sessão só poderia começar com 342 deputados presentes. Nesse cenário, a oposição sinalizou que não iria à sessão até ter segurança de contar com os votos necessários à aprovação da autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Com a decisão de abrir a sessão com 52 deputados, a expectativa é que oposicionistas ingressem no plenário para participar dos debates, o que facilitaria a obtenção de quórum.

Pelas regras, a ordem do dia poderá começar com 52 deputados em plenário.

Segundo os técnicos, nesse momento poderá haver a discussão, porque, com esse quórum, é permitido que se comece apenas o debate de matérias que estão em fase de

discussão. Durante a discussão, o relator do parecer da Comissão de Constituição e Justiça

(CCJ), deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), poderá falar por 25 minutos. O parecer do tucano é contrário à denúncia. No último dia 13, a CCJ primeiro rejeitou o parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que era a favor da denúncia, e depois votou e aprovou o parecer de Abi-Ackel.

É o texto do tucano, e não o de Zveiter, que vai a plenário. Depois do relator, o

presidente Michel Temer poderá falar pessoalmente, se assim desejar, ou por meio de sua

defesa. Até ontem, a expectativa era que o advogado Antônio Cláudio Mariz falasse em nome da defesa do presidente. Ele terá os mesmos 25 minutos do relator. PROCESSO PODE SER ARRASTADO Em seguida, terão a palavra quatro parlamentares, por até cinco minutos cada: dois contra a denúncia (e a favor do parecer) e dois a favor da denúncia (contra o parecer). Maia decidiu que, encerrada a fase dos quatro debatedores, poderá

haver pedido de encerramento da discussão, desde que haja 257 dos 513 deputados em

plenário. Mas a votação só se iniciará com a presença de 342 em plenário, ou dois terços dos

513 parlamentares. É nesse ponto que a base aliada avalia ser difícil ter quórum. Uma das ideias é arrastar o processo, à espera de eventual nova denúncia contra Temer a ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Caso 342 deputados registrem presença em plenário, novamente poderão falar dois parlamentares a favor e dois contra a denúncia, por cinco minutos cada. E ainda os líderes dos partidos poderão falar por até um minuto para o encaminhamento da votação.

Em seguida, será feita a chamada nominal dos 513 deputados, que deverão dizer sim,

não ou se abster em relação ao parecer. Para a autorização de processar Temer ser aprovada, serão necessários obter 342 votos.

Assim como ocorreu no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), os

parlamentares serão chamados por estado, alternadamente das regiões Norte para o Sul, em ordem alfabética.

Page 108: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: PAÍS

Em casos recentes, TSE rejeitou candidaturas antes de recursos Dúvida sobre aplicação da Ficha Limpa surgiu após decisão do STJ

“Existe uma discussão em torno desse ponto (ir até o fim nos recursos na segunda instância), mas a Lei da Ficha Limpa deixa claro que tendo condenação de grau colegiado o candidato já está inelegível” Luciano Pereira dos Santos Ex-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP

-SÃO PAULO- Uma decisão proferida na semana passada pela ministra Laurita Vaz,

presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), levantou mais uma dúvida sobre as

condições necessárias para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a nove anos e meio de prisão na Lava-Jato, possa concorrer às eleições presidenciais do ano que vem. Seguindo jurisprudência já existente, a ministra determinou que um acusado só pode começar a cumprir pena depois que forem analisados todos os recursos na segunda instância — e não imediatamente após a sentença dos desembargadores. Em uma eventual condenação do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4),

portanto, os recursos da defesa adiariam a expedição de um mandado de prisão.

Page 109: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

EDILSON DANTAS/13-07-2017Recurso. Sentença contra Lula será julgada por juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Porém, em posicionamentos recentes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem

decretado a inelegibilidade de candidatos condenados em segunda instância antes mesmo do julgamento dos recursos. O impacto dessa decisão nas eleições, no entanto, gera polêmica entre advogados e professores de direito

Ao julgar a candidatura da ex-deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), em 2014, a

ministra Maria Thereza de Assis Moura votou pela inelegibilidade ao afirmar que “não há qualquer previsão legal (...) no sentido de que a oposição de embargos de declaração afaste a possibilidade de a decisão proferida por órgão colegiado atrair a incidência da hipótese de inelegibilidade”. Em outro julgamento no mesmo ano, o ministro Gilmar Mendes usou o mesmo entendimento para indeferir a candidatura de Marcelo de Lima Lelis (PV) ao cargo de vice-governador do Tocantins: “a Lei Complementar n° 64/90, que prevê as condições de inelegibilidade e foi alterada pela Lei da Ficha Limpa, pressupõe decisão

colegiada, não exaurimento de instância ordinária.” — Existe uma discussão em torno desse ponto, mas a Lei da Ficha Limpa deixa claro

que tendo condenação de grau colegiado o candidato já está inelegível — afirma o advogado Luciano Pereira dos Santos, ex-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

Page 110: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

O advogado faz menção ao inciso I do artigo 1º da lei complementar 64/90, que lista sete possibilidades em que os candidatos podem ser proibidos de concorrer a um cargo eletivo se “forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado”. O advogado lembra que o julgamento de um embargo costuma ser rápido, então não haveria prejuízo ao andamento do processo. O juiz Sérgio Moro, por exemplo, publicou ontem a sentença de um embargo de declaração pedido pela defesa de

Lula no fim da semana passada. Redator da Lei da Ficha Limpa, o advogado Márlon Reis é contra a espera pelo

julgamento dos recursos. Segundo ele, não deveria nem haver debate em torno desse

assunto: — Um dos objetivos da criação da lei foi justamente evitar que um candidato pudesse

concorrer à eleição enquanto aguarda a solução de uma batalha de recursos protelatória. Alguns especialistas, porém, acham que deve valer, na Justiça Eleitoral, a mesma

lógica aplicada por Laurita Vaz. Em caráter liminar, ela entendeu que um homem acusado de sonegação previdenciária em duas instâncias da Justiça Federal só deve começar a cumprir a pena de três anos e meio de prisão em regime aberto quando os desembargadores responderem aos recursos feitos pela defesa. A sentença da ministra

ainda precisa ser avaliada pelo colegiado da 5ª Turma do tribunal. A posição da ministra é amparada por outros casos semelhantes já julgados pelo STJ.

Para o ex-ministro do STF e do TSE Carlos Veloso, um acórdão da segunda instância

não está completo até que os recursos sejam julgados. Na opinião dele, a inelegibilidade

deveria valer só após a análise dos embargos:

— A sentença só está completa após os embargos, que servem para esclarecer um

ponto da sentença e cabem sempre. E a lei fala em inelegibilidade após a condenação em órgão colegiado. Então, valeria o mesmo entendimento já usado no cumprimento da pena: é confirmada a sentença de primeiro grau, são julgados os embargos e, aí, sim, cumpre-se a pena.

No caso de uma possível condenação no TRF-4, a defesa de Lula tem dois tipos de recurso à mão: os embargos infringentes (caso a decisão do colegiado não seja unânime) e os embargos de declaração (caso os advogados entendam que a sentença tem pontos contraditórios, obscuros ou que precisam ser esclarecidos). Só depois disso, e caso os desembargadores mantenham a condenação dada por Moro, o ex-presidente passaria a cumprir pena.

Page 111: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: PAÍS

Raquel questiona corte de verba na Lava-Jato Nova PGR apontou queda no orçamento da força-tarefa; Janot nega prejuízo

-BRASÍLIA- A próxima procuradorageral da República, Raquel Dodge, cobrou do atual titular do cargo, Rodrigo Janot, explicações sobre dados que apontam redução no

orçamento da força-tarefa da Operação Lava-Jato, em Curitiba, para 2018. Em ofício encaminhado ao PGR, Raquel diz que os procuradores da força-tarefa pediram R$ 1,65 milhão, mas a proposta orçamentária apresentada pelo procurador-geral só prevê repasses de R$ 522.655. “Qual a razão dessa redução para a FT (força-tarefa) Lava-Jato?”, questiona a futura procuradora. Janot, que está nos Estados Unidos, deve responder hoje a esta e a outras questões da sucessora.

EVARISTO SA/AFP/12-07-2017Verba. Raquel Dodge discutirá orçamento do MPF na

próxima terça-feira

Raquel fez a pergunta na condição de integrante do Conselho Superior do Ministério Público. Ao todo, a futura procuradora-geral encaminhou 40 questões sobre o orçamento do Ministério Público Federal (MPF). Raquel deve apresentar ao Conselho, na terça-feira, relatório sobre o orçamento do MPF.

No mesmo ofício, Raquel sustenta que houve redução de valores nos pedidos de diárias das unidades do Ministério Público Federal no Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás,

Page 112: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Roraima. “Qual o motivo dessa redução? Quais atividades seriam prejudicadas?”, pergunta.

Em nota, a Procuradoria-Geral da República informa que “não há que se falar em

qualquer redução dos valores destinados à força-tarefa da LavaJato em Curitiba”.

De acordo com a Procuradoria, o critério para estabelecer o orçamento do ano que vem leva em conta o valor da proposta de 2017, acrescido de 4,19%. “É certo, ainda, que a suplementação dessa estimativa será perfeitamente possível, com alocação de recursos extraordinários, remanejados do próprio MPF, a depender da necessidade apresentada

pela força-tarefa”. A nota informa ainda que o Ministério Público sofreu restrições orçamentárias depois

da definição do teto de gastos públicos e reafirmou compromisso com a continuidade da Lava-Jato, não só em Curitiba, mas em outras unidades, como São Paulo e Rio.

“A atual administração considera a Lava-Jato prioridade e disponibiliza, desde o início,

os recursos necessários aos grupos que atuam nas investigações, tanto em Curitiba, como no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, inclusive com fortalecimento das estruturas de assessoria neste ano”, diz o texto.

Raquel Dodge, que fez campanha em oposição a Janot, deverá assumir o cargo de

procuradora-geral em 17 de setembro, quando termina o segundo mandato do atual chefe do Ministério Público Federal. (Jailton de Carvalho)

Page 113: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: PAÍS

Projeto que libera verba para passaportes aguarda sanção Emissão do documento de viagem está suspensa desde o fim de junho por falta de recursos

-BRASÍLIA- Depois de aprovado pelo Congresso, o projeto que libera emergencialmente verba para a Polícia Federal (PF) retomar a emissão de passaportes está pronto para a sanção do presidente Michel Temer. Ontem, a matéria chegou ao Palácio do Planalto e, para a sanção, falta apenas um parecer do Ministério do Planejamento.

O governo federal enviou um projeto de lei ao Congresso a fim de liberar R$ 102,4

milhões para a PF voltar com o serviço. A suplementação ao orçamento da polícia

aconteceu depois de um deslocamento de contrapartida financeira do Brasil na Organização das Nações Unidos (ONU). No fim de junho, a PF anunciou que interromperia a emissão dos documentos por falta de recursos. Como mostrou o GLOBO, a instituição já vinha alertando o governo Temer sobre o risco desde o ano passado.

Como o projeto foi enviado pelo próprio Poder Executivo, a expectativa é que o

Ministério do Planejamento não demore a enviar o parecer que falta para a sanção. A Polícia Federal ainda não estipula prazo para normalização da emissão de

passaportes. O órgão aguarda a liberação oficial dos recursos para se posicionar.

Page 114: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: ECONOMIA

Mudança de regras ANP propõe reduzir exigência de conteúdo local em contratos desde 2005. Indústria deve ir à Justiça

Para destravar projetos de exploração e produção de petróleo, a Agência Nacional do

Petróleo (ANP) colocou em consulta pública proposta que permite reduzir o conteúdo local — percentual exigido de compras de materiais, equipamentos e serviços produzidos no

país — para contratos firmados a partir de 2005 (quando houve a 7ª Rodada). Segundo o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, existem cerca de 20 projetos de exploração e produção no período de 2017 a 2021 que poderiam sair do papel com a mudança. Eles envolvem investimentos de R$ 240 bilhões, com estimativas de instalação de 20 plataformas marítimas e perfuração de 900 poços de petróleo. A indústria de fabricantes de máquinas e equipamentos, porém, recebeu mal a notícia e promete entrar na Justiça para contestar a mudança, caso ela seja aprovada.

MARCELO CARNAVALEfeito. Plataforma no Campo de Jubarte: alteração pode afetar contratos de quase todas as 94 petroleiras

Page 115: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

De acordo com a proposta, as empresas que assinaram contratos de concessão ou de partilha desde 2005 poderão escolher se pretendem permanecer com o nível de exigência previsto na época ou se querem adotar as regras de conteúdo local aprovadas neste ano para as próximas rodadas. De modo geral, as exigências se tornaram mais flexíveis. A alteração seria feita por meio de um aditivo aos contratos. Se a mudança for aprovada, pode afetar quase a totalidade das 94 petroleiras que atuam no país, nos cerca de 674

blocos concedidos no período. A medida beneficiaria a Petrobras, que já pediu autorização à ANP para não cumprir o

índice exigido de conteúdo local (o chamado pedido de waiver) no contrato de uma

plataforma (FPSO) da gigantesca área de Libra e de uma plataforma em Sépia, ambas no pré-sal. As empresas locais teriam apresentado preços até 40% maiores do que a média do mercado. Procurada, a estatal não quis comentar o assunto.

220 PEDIDOS PARA NÃO CUMPRIR EXIGÊNCIA Segundo Oddone, a resolução permitirá regulamentar o pedido de waiver. Nos últimos

anos, os processos por não cumprimento do índice se multiplicaram na agência. Existem 220 pedidos que ainda serão julgados na agência. De acordo com o diretor-geral da ANP, as empresas que participam de qualquer processo que ainda não foi julgado podem, se assim quiserem, aderir à mudança.

Apesar dos efeitos positivos para a indústria de petróleo citados pela agência, como o

potencial de atração de investimentos, advogados do setor avaliam que a mudança pode ser questionada na Justiça. Segundo Felipe Feres, advogado do escritório Mattos Filho, há dúvidas quanto à legalidade da medida já que, nos leilões de 2005 os até agora, índices de

conteúdo local assumidos pelas petroleiras contavam na pontuação para a escolha dos

vencedores. — Tenho dúvidas quanto à legalidade da medida por causa da vinculação ao edital.

Isso é um princípio gerador do direito administrativo, isso poderia mudar os resultados das licitações feitas no passado. Realmente, os índices eram muito elevados, inviáveis de serem executados — disse.

Carlos Maurício Ribeiro, advogado da Vieira Rezende Advogados, elogia a proposta que será colocada em consulta pública, mas avalia que insatisfeitos poderão recorrer à Justiça:

— A proposta é ótima. Um aditivo ao contrato pressupõe o entendimento entre as

duas partes, portanto, não é possível falar em quebra de contrato. Mas quem se sentiu prejudicado por ter perdido uma área por causa do percentual de conteúdo local exigido ou

aquele que pagou multa porque não cumpriu a exigência poderá recorrer na Justiça. Para os fabricantes de equipamentos, a consulta pública é mais uma notícia negativa.

O debate sobre revisão dos índices exigidos de conteúdo local colocou em campos opostos petroleiras e fabricantes de máquinas e equipamentos. O setor já havia manifestado seu descontentamento com a flexibilização de exigências para as próximas licitações. O

percentual de itens comprados e produzidos no país no novo modelo é de 18% na fase exploratória e de 25% na etapa de desenvolvimento da produção. No modelo vigente nos contratos fechados antes da mudança, havia percentuais que chegavam a 55%.

O presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e

Equipamentos (Abimaq), José Velloso, adiantou que, se a proposta for aprovada, os fabricantes de máquinas e equipamentos vão recorrer na Justiça.

— Não vamos aceitar nada que venha a ferir os contratos assinados no passado. Os

contratos têm de ser respeitados. Além disso, em todos os pedidos de waiver,

Page 116: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

principalmente os da Petrobras, não foi provado, até agora, que a indústria nacional não é capaz de atender os índices de conteúdo local — afirmou Velloso.

Perguntado sobre o risco de judicialização, Oddone, da ANP, disse que o assunto foi

bastante estudado na agência e que se trata de uma “evolução regulatória normal”.

ANP: PROJETO PARADO É PERDA PARA A SOCIEDADE A resolução ficará em consulta pública a partir de hoje até o próximo dia 18 de

agosto. A audiência pública está marcada para 1º de setembro. A ANP espera regulamentar o assunto até meados de setembro.

— O objetivo é regular a questão, beneficiando a sociedade e destravando o mais

rapidamente possível investimentos em contratação de bens e serviços junto à indústria

local. Com esses índices que estão agora nas rodadas deste ano, a gente acredita que vai ter mais flexibilidade para cumprimento das obrigações. O que está colocado na consulta pública é a possibilidade de as empresas optarem por manter as condições atuais dos contratos ou optarem pela adesão ao modelo atual de regras de conteúdo local — resumiu Oddone.

O diretor-geral destacou que projetos parados significam prejuízo para a sociedade e

para os estados, que perdem arrecadação. Nos cálculos de Oddone, no caso de uma plataforma de produção no pré-sal de 150 mil barris por dia, com o petróleo a US$ 50 o barril, cada ano de atraso significa perda de R$ 2,6 bilhões em arrecadação de impostos.

Até o próximo dia 20, serão publicados o edital e o modelo do contrato de concessão

para a 14ª Rodada de áreas no pós-sal para exploração e produção de petróleo prevista

para 27 de setembro.

Petrobras dá primeiro passo para vender Braskem Estatal negocia acordo de acionistas com a Odebrecht para valorizar sua participação

A Petrobras deu um importante passo para iniciar o processo de venda de sua

participação acionária na Braskem, maior grupo petroquímico da América Latina controlado pela Odebrecht. Em fato relevante ao mercado divulgado ontem, a estatal informou que iniciou as negociações com a Odebrecht para revisão dos termos e condições do acordo de acionista entre as duas partes assinado em fevereiro de 2010.

De acordo com um executivo próximo às empresas, essa discussão é fundamental

para a Petrobras obter um maior valor por suas ações quando elas forem postas à venda.

A Petrobras tem 47% do capital votante da Braskem, e a Odebrecht, 50,1%. — O objetivo é construir um novo acordo de acionistas entre as duas partes que

permita dar maior valor ao ativo que a Petrobras vai colocar à venda. Foi importante a Odebrecht aceitar negociar esse acordo — destacou um executivo próximo às negociações.

PODER NO BLOCO DE CONTROLE

O acordo de acionistas atual concede à Petrobras poder no bloco de controle da

Braskem, que não pode ser transferido ao futuro comprador. Desde o ano passado, a

Page 117: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO: Petrobras já anunciou publicamente sua intenção de sair do setor petroquímico com a venda de sua fatia na Braskem.

No comunicado ao mercado, a Petrobras destaca que essa revisão no acordo de

acionistas “busca aprimorar a governança corporativa da Braskem e o relacionamento

societário entre as partes”. A Braskem vem apostando pesado em sua ampliação no mercado americano. A

empresa está investindo US$ 675 milhões para construir sua sexta fábrica de polipropileno

nos Estados Unidos. No primeiro trimestre do ano, a companhia registrou lucro líquido de R$ 1,9 bilhão, um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2016.

A venda da Braskem poderia impulsionar o programa de venda de ativos da Petrobras para o período 2017-2018, no qual a companhia pretende levantar US$ 21 bilhões para reduzir seu endividamento.

Page 118: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: ECONOMIA

Desembolsos do BNDES recuam 17% no primeiro semestre Banco estima liberar R$ 78 bilhões em 2017, abaixo do ano passado

O volume de empréstimos do BNDES a empresas recuou 17% de janeiro a junho, para R$ 33,5 bilhões. A agricultura foi o único setor que demonstrou apetite para investimentos. Os desembolsos do BNDES voltaram a cair no primeiro semestre deste ano. Eles somaram R$ 33,5 bilhões, queda de 17% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. O ritmo de queda, porém, vem reduzindo. Nos primeiros seis meses de 2016, o recuo fora de 42%, e, no segundo semestre do ano passado, o declínio havia sido de 28%

na comparação com igual período.

LUCAS TAVARESNova queda. Sede do BNDES no Centro do Rio: recuo nos desembolsos é efeito “da baixa demanda por crédito”

O BNDES atribui a queda “ao quadro econômico de baixa demanda por crédito para investimentos nos últimos dois anos” e prevê desembolso de R$ 78 bilhões para 2017. Se alcançado, o valor ainda será inferior aos R$ 88,3 bilhões de 2016, que fora o mais baixo

patamar desde 2007. — Até o fim do ano ou início do ano que vem, o indicador de desembolso em 12

meses deve voltar a uma trajetória ascendente — disse Fabio Giambiagi, superintendente

da área de Planejamento e Pesquisa. — Estamos confiantes na possibilidade de ter uma Selic (taxa básica de juros) entre 8% a 8,5% ao fim do ano e não descartamos (que a

Page 119: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

taxa fique) inferior a 8% ano que vem, se a dinâmica da inflação continuar como está. Há elementos de um otimismo cauteloso.

O superintendente afirmou, porém, que as delações dos irmãos Joesley e Wesley

Batista, que foram reveladas pelo GLOBO em 17 de maio, não tiveram impacto nos desembolsos, pois não houve tempo de afetar os números. Ele evitou comentar se as

delações poderiam pesar no desempenho no futuro. O setor de agropecuária foi o único com expansão de liberações de recursos. Foram

R$ 6,9 bilhões entre janeiro e junho, alta de 3% sobre igual período de 2016. As

liberações para infraestrutura caíram 6%, embora segmentos específicos tenham apresentado grande alta: telecomunicações (+ 475%) e energia elétrica (+42%). Comércio e serviços teve recuo de 13%, e indústria registrou queda de 42%. Com grande

capacidade ociosa, a indústria lidera a baixa nos desembolsos há meses. Segundo Giambiagi, as liberações para o setor somaram R$ 25 bilhões em 12 meses, um retorno ao patamar de meados dos anos 90.

As consultas, primeira etapa do pedido de financiamento e que é um termômetro da

disposição do empresariado para investir, recuaram 15%, considerando todos os setores. As aprovações, que antecedem os desembolsos, somaram R$ 32,2 bilhões, queda de 26%

no semestre. CARTÃO BNDES: MAIOR RECUO A maior queda de desembolsos entre as operações automáticas — aquelas que são aprovadas sem passar pelo crivo direto do bancos — foi a do cartão BNDES, espécie de cartão de crédito voltado para os microempreendedores. O recuo foi de 58% no primeiro semestre, para R$ 7,8 bilhões.

Nessa modalidade, como nas demais operações indiretas, o risco de crédito fica com

os bancos repassadores, embora os recursos sejam do BNDES. Outra característica é que ele não está vinculado a garantias, e o limite de crédito é estabelecido pelo banco repassador.

Como a inadimplência cresceu com a crise, explicou o superintendente de Operações

Indiretas do BNDES, Marcelo Porteiro, os bancos reduziram a emissão de cartões, afetando os desembolsos do produto.

Segundo ele, para destravar o produto, o BNDES vai permitir que os bancos cobrem

um spread (diferença entre o custo de captação do banco e o juro pelo qual empresta) maior, desde que cumpram metas de concessão de crédito a pequenas e médias empresas e de emissão de cartões. As metas serão diferentes por agente financeiro.

— O que o BNDES pode fazer é regular melhor a remuneração dos bancos, de modo

que os bancos possam acomodar melhor o risco — disse Porteiro. Ele comentou, ainda, que o BNDES está negociando com outras quatro plataformas de

ecommerce “para trazer mais agilidade” ao uso do cartão. Hoje, o banco tem parceria com a B2W. Porteiro também informou que o Canal do Desenvolvedor MPME, lançado há três semanas para aproximar o banco de fomento às micro e pequenas empresas, teve seis mil

solicitações de crédito.

Page 120: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

TLP vai democratizar o crédito, defende governo Nova taxa reduzirá subsídios e será um incentivo a empréstimo privado

-BRASÍLIA- Os principais nomes da equipe econômica divulgaram nota conjunta ontem defendendo a Taxa de Longo Prazo (TLP), juros de referência para os empréstimos do BNDES a partir de janeiro de 2018. Segundo os ministros Henrique Meirelles (Fazenda)

e Dyogo Oliveira (Planejamento), o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, a TLP vai trazer inúmeros benefícios para a economia, entre eles a democratização do acesso ao crédito mais barato.

A equipe econômica se reuniu ontem para alinhar o discurso, após a polêmica gerada

pelas críticas ao projeto feitas por Paulo Rabello. A TLP, que substituirá a TJLP como juros do BNDES, foi uma criação da equipe da presidente anterior do banco, Maria Silvia Bastos

Marques, e provocou forte reação negativa do setor produtivo, pois vai reduzir os subsídios embutidos nos empréstimos da instituição de fomento. Enquadrado, Paulo Rabello assinou a nota que expressa “compromisso mútuo com a medida e sua importância para o país”.

A MP que cria a TLP, baixada em abril, está em discussão no Congresso, onde há pressões para alterá-la, mas a equipe econômica não pretende negociar os critérios de

cálculo da taxa. Por isso, prepara um comunicado com informações técnicas e esclarecimentos sobre a medida, que será enviada ao relator, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). SUBSÍDIO IMPLÍCITO Pelo novo modelo, a TJLP, hoje em 7% ao ano, desaparecerá e será mantida apenas para os contratos que estão em vigor. A partir de janeiro de 2018, os novos terão como referência a TLP, cujo percentual subirá por cinco anos até se igualar à remuneração do título emitido pelo governo conhecido como NTN-B.

O objetivo é diminuir a diferença entre o custo que o Tesouro tem para captar o dinheiro no mercado — a Taxa Selic, hoje a 10,25% — e os juros dos empréstimos da União ao BNDES, lastreados na TJLP. Essa diferença, chamada de subsídio implícito, custou R$ 5,9 bilhões aos cofres públicos só até março deste ano. Em 2016, essa conta chegou a R$ 29,1 bilhões.

A nota afirma que a TLP protegerá o trabalhador e contribuirá para o equilíbrio fiscal,

porque o subsídio implícito cairá. Defende também que a taxa vai aumentar a potência das ações de política monetária do BC. Desta forma, a mudança vai ajudar na redução da taxa de juros estrutural da economia, democratizando o crédito mais barato.

“Atualmente, uma parcela pequena das empresas tem acesso a crédito subsidiado; a

redução do custo do crédito para todas as empresas terá importante efeito distributivo de

renda, melhor alcançando setores e regiões menos privilegiados”, diz o texto. A equipe econômica prevê ainda estímulo ao financiamento privado de longo prazo,

ao mercado de capitais e à busca de fontes mais baratas de recursos pelo BNDES.

Page 121: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

VEÍCULO: O GLOBO DATA: 19.07.17 EDITORIA: ECONOMIA

Setores criticam mudança no PIS/Cofins Para comércio e serviços, reforma tributária elevará carga. IBPT calcula custo adicional de R$ 50 bilhões

-SÃO PAULO E BRASÍLIA- Uma reforma tributária fatiada, sem uma mudança radical no complexo sistema de impostos do país, desagrada empresários e representantes do setor produtivo. Para eles, começar a reforma pela unificação de impostos como PIS e Cofins significa aumentar a carga tributária, que gira em torno de 35%, especialmente sobre o setor de serviços, que emprega cerca de 21 milhões de pessoas no país e equivale a 63% do PIB. Na prática, dizem os especialistas, essa unificação de impostos pode aumentar o desemprego. O governo, por sua vez, começou a discutir o assunto com

parlamentares. A reforma tributária foi um dos temas do encontro do presidente Michel

Temer, ontem, com deputados do PSDB. Temer foi informado de que essa reforma agrada bastante aos tucanos.

JORGE WILLIAM/13-7-2017Na mesa. O presidente Michel Temer já está discutindo uma

proposta de reforma tributária com os parlamentares

Page 122: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Se a unificação sair, o PIS/Cofins combinado resultaria em uma alíquota única de 9,25%, com o fim do sistema cumulativo (em que as empresas pagam alíquota de 3,65% e geram créditos tributários, desonerando a cadeia de produção). Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), essa medida afetaria 1,5 milhão de empresas, que passariam a pagar R$ 50 bilhões a mais. O IBPT estima que dois em cada dez postos de trabalho podem ser eliminados, porque as empresas não teriam como

repassar essa alta de custos aos preços dos serviços. Já a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) calcula um aumento de custo

com impostos de até R$ 1,3 bilhão. O segmento também deixaria de contratar pelo menos

100 mil pessoas. A carga tributária do setor está em 37,23%. — Esse tipo de reforma é anticíclica. Traz mais recessão, eleva o custo das empresas

com mais imposto e aumenta o desemprego — diz Francisco Balestrin, presidente da Anahp. DISCUSSÃO SOBRE IMPOSTO ÚNICO José Roberto Afonso, pesquisador do Ibre/FGV e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), afirma, no entanto, que não é possível dizer se haverá aumento de carga tributária sem saber os detalhes da proposta, como base de cálculo e alíquota. Ele disse ser favorável às mudanças e defende que a alteração seja gradual:

— Sou favorável a se mudar primeiramente só o PIS, por ser o menor dos tributos e com base mais ampla. Ele deveria se tornar um imposto sobre valor adicionado e com uma alíquota única, sem isenções. Seria um imposto laboratório.

O gerente executivo de política econômica da Confederação Nacional da Indústria

(CNI), Flávio Castelo Branco, também não achar possível calcular o impacto porque “não

há transparência” sobre o que pode ser apresentado: — Não conhecemos a proposta. Já conversamos muitas vezes com a Receita Federal.

Há pontos de convergência, como a simplificação do sistema, mas muitos pontos críticos que não foram explicitados. Há um receio muito disseminado por aumento de carga tributária.

A Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio/SP) defende uma reforma tributária ampla em lugar do fatiamento proposto pelo governo.

— A indústria e o comércio têm como gerar créditos tributários. Já o setor de

serviços, que é intensivo em mão de obra, sai prejudicado. No atual quadro de baixo crescimento da economia, fica impossível repassar preços. O resultado é aumento do desemprego — diz Janaína Mesquita, assessora jurídica da Fecomércio/SP.

Marco Stefanini, CEO global da empresa de tecnologia da informação Stefanini, que

tem 21 mil funcionários, sendo 12 mil no Brasil, diz que a proposta “será devastadora” e vai tirar competitividade do setor:

— Nossa matéria-prima é a mão de obra. Não temos como compensar impostos com

créditos tributários. Essa unificação dará vantagem competitiva para empresas que não contratam pela CLT e fazem subcontratações. Contribuirá ainda mais para a informalidade.

A substituição de seis impostos (IPI, PIS, Cofins, ICMS, CSLL e ISS) pelo chamado

IVA (Imposto sobre Valor Agregado), diz Janaína, acabaria, por exemplo, com a guerra fiscal nos estados, já que o imposto seria cobrado no destino dos produtos.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ao GLOBO que os deputados estão discutindo o assunto “há alguns meses” e que a ajuda do governo é “bem-vinda”. Ele disse haver propostas de unificação federal — com IPI, PIS/Cofins e uma

espécie de IVA estadual. Mas, ressaltou, o problema é viabilizar tais mudanças.

Page 123: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 19.07.17 … · 2017-07-19 · O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto

CONTINUAÇÃO:

Para Castelo Branco, da CNI, este seria um bom momento para discutir o imposto único sobre mercadorias e serviços. Mas ele ressalta que a discussão precisa ser profunda e envolver todos os setores.

O assessor econômico da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Fernando Garcia

de Freitas, defende a manutenção do sistema cumulativo para o setor de serviços, desde

que a alíquota seja inferior a 9,25% e escalonada conforme o serviço prestado: — Alguns serviços vão pagar mais, mas a chance de um equilíbrio é maior. A ideia do

não cumulativo é boa, mas os 9,25%, originalmente, foram pensados para a indústria, não

para o setor de serviços. TEMOR DE DESEMPREGO Como o setor de serviços é extremamente amplo — abrange desde a manicure até transporte rodoviário e aéreo —, Freitas sugere alíquotas entre 5,55% e 7,25% para quem faturar abaixo de R$ 4,8 milhões

e optar pelo sistema não cumulativo: — Se for adiante dessa forma que o governo estuda, vamos precisar refazer

contratos. Isso vai encarecer o serviço, gerar inflação e, na ponta final, causar desemprego. O governo só está pensando em aumento de receita a curto prazo.

Já o tributarista Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal, defende apenas ajustes na legislação, no conceito de insumo, que gera crédito tributário. Ele diz não ver necessidade da migração das empresas hoje enquadradas no regime cumulativo para o não cumulativo. Para Maciel, mexer nesse ponto deve, sim, elevar a carga para alguns setores, como o de serviços.