farmácia bom jesus

24
1 Manual de uso Projeto de Identidade Visual

Upload: mario-neto

Post on 11-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual de uso de marca com indicações de usos e aplicações.

TRANSCRIPT

Page 1: Farmácia Bom Jesus

1

Manual de usoProjeto de Identidade Visual

Page 2: Farmácia Bom Jesus
Page 3: Farmácia Bom Jesus

A complexidade do mundo contemporâneo, em muitos casos, demanda sistemas visuais fl exíveis e descomplicados que possam ser percebidos em diversas situações.

Imformações verbais e visuais confl itantes interferem na velocidade de percepção do princicpal signifi cado de uma marca fazendo com que ela perca gradualmente seu poder de referência. (Buggy, 2006)

O trabalho iniciado com a Farmácia Bom Jesus buscou inovar com os elementos visuais que integram a identidade visual dessa empresa.

Esse manual apresenta normas e recomendações para o uso adequado dos novos códigos visuais criados, defi nindo as características de suas aplicações.

A responsabilidade pela implementação e gestão do sistema aqui apresentado cabe aos usuários deste manual.

Page 4: Farmácia Bom Jesus

4

O azul nos dá o apoio principal com sua percepção mais suave e suas propriedades de conceituação que contemplam nossos

interesses em relação aos consumidores mais relevantes que são os mais idosos e adultos com perfi l interiorano, assim como também representa a própria cidade que o tem como predominante em sua bandeira. Seguro, livre, formal, harmônico e uniforme são alguns adjetivos que lhe caem bem.

O verde, apesar de não ser complementar ao azul foi pensado na apresentação como ligação aos serviços apresentados ao segundo público que são as pessoas que procuram melhorias em seu dia-a-dia por trazer todo bem estar que a empresa propõe. Seguro, natural, saudável, equilibrado e honesto são alguns adjetivos.

Os elementosCores

C: 65 | M:0 | Y:100 | K:0PANTONE 361 C

C: 100 | M:65 | Y:0 | K:0PANTONE 287 C

Page 5: Farmácia Bom Jesus

5

A forma de borboleta foi sugestão da cliente por representar algo muito real na história da farmácia e principalmente sua

nova fase.

Seu desenho foi cuidadosamente traçado a partir de fotos e ilustra-ções pesquisadas de diversas espécies de borboletas e o estilo do traço veio em função de uma apresentação mais delicada e que não se sobressaisse em relação ao tipograma.

Houve um cuidado especial com as junções e pontas que foram ar-redondadas, dando mais suavidade ao símbolo assim como o rastro deixado pêlo seu “vôo” dá leveza à ilustração.

Signo

Page 6: Farmácia Bom Jesus

6

O signo pode ser utilizado desacompanhado do tipograma em algumas situações específi cas, como na identifi cação de obje-

tos minúsculos. Recomenda-se o uso de margens de segurança na aplicação do signo desacompanhado de tipograma. No gráfi co, a relação de construção ideal das margens.

Existem apenas 3 possibilidades de cores para o signo: sua cor natu-ral que é o verde; a versão negativa em branco sobre qualquer cor; e em último caso o signo poderá ser preto. Não é indicada a utilização do signo em azul, pois apesar de ser da paleta de cor institucional, passa outras referências conceituais e confunde o interpretante.

Como usar?Signo: margens de segurança e cores

Page 7: Farmácia Bom Jesus

7

O signo não deve ser girado, expremido, esticado ou deforma-do de qualquer forma. Como vimos anteriormente, não é bom

que seja azul, salvo quando não houver opção de duas cores. Quan-do sobreposto em qualquer outra cor ou foto deve-se escolher entre o verde, preto ou branco, o princípio será o que proporcione maior contraste.

Como não usar o signo

Esse caso só será permitido se não houver opção de 2 cores

Page 8: Farmácia Bom Jesus

8

O signo tem um poder muito grande de identifi cação, porém, a tipografi a é sem dúvidas o que mais marca na identidade visu-

al de uma empresa por carregar a responsabilidade do nome, que é a informação mais preciosa do sistema.

Nesse caso trabalhamos a família Segoi UI, que serviu de base para a construção do tipograma e deverá ser usada em todas as aplicações institucionais.

A família Segoi tem uma variação básica, porém alcança um refi na-mento e um trato com a informação muito ricos e traz força, o que é muito bom para a Farmácia Bom Jesus, por todos os seus embasa-mentos conceituais e todas as suas espectativas. Esse manual é uma prova de sua aplicabilidade.

Tipografi a

Segoe UI BoldSegoe UI Bold ItalicSegoe UI RegularSegoe UI Italic

Page 9: Farmácia Bom Jesus

9

A sua disposição foi pensada para valorizar o Bom Jesus e deixar o Farmácia em segundo plano, mas sem difi culdades no enten-

dimento, prevalecendo a hierarquização das informações.

Os tipos são adaptações das fontes Segoe UI Regular e Bold, que foram apresentadas anteriormente. foram feitas adaptações e cor-reções de espaçamento e kernie, objetivando potencializar a infor-mação, eximindo a marca de possíveis problemas de leiturabilidade e/ou legibilidade.

O resultado, epesar de simples é bastante rico e passível de várias combinações sem perder identidade. mas é importante sempre uti-lizar as combinações sugeridas pelo projeto e observar suas relações de construção exibidas acima.

Tipograma

36%26%

100%

Page 10: Farmácia Bom Jesus

10

“Cuidado ao detalhes é o que faz uma marca perdurar e ser única. Sabe quando olhamos para uma marca, vemos tudo ali e não enten-demos porque não está igual? é isso: são os detalhes.”

Page 11: Farmácia Bom Jesus

11

O tipograma é complementar ao signo e tem uma responsabili-dade maior, pela posse da informação escrita, então, seu uso

não pode ser indiscriminado. Para não comprometer a mensagem devemos respeitar as características de cada letra, percebendo que são únicas e que não se pode simplesmente obter essa combinação em fontes comuns.

As formas marcadas ao lado com “ “ podem ser utilizadas, po-rém, foram criadas versões variadas da marca com o signo¹ em po-sicionamentos e combinações das proporções objetivando facilitar a aplicação sem esse desmembramento, que é o ideal, porque garan-timos que sua farmácia não será apenas Bom Jesus, mas concerteza também será “aquela da borboletinha”.

As relações entre as palavras “FARMÁCIA” e “BOM JESUS” estão ba-seadas na relevância de cada uma delas. Garantimos a leiturabilida-de e legibilidade de ambas mas pensando no destaque do nome da empresa para marcar defi nitivamente as pessoas. Na versão ho-rizontal, marcada com “ ”, modifi camos a arquitetura das palavras para alcançar outra estética, equilibrando as cores e as formas che-gamos numa equação totalmente nova, sem perder o que haviamos conseguido na forma original.

É importante ressaltar que nada está aí por acaso, e a combinação das cores, das relações de tamanho e detalhes da tipografi a são pri-mordiais para o funcionamento correto do sistema criado.

¹ página 13

Page 12: Farmácia Bom Jesus

12

Por fi m, temos aqui uma marca coesa que informa e alegra, pre-tendendo com isso gerar afetividade com novos clientes e pre-

miar as pessoas que já conhecem a farmácia e se identifi cam de alguma forma.

Page 13: Farmácia Bom Jesus

13

Assinaturas

Versão vertical

Versão horizontal 1

Versão horizontal 2

Page 14: Farmácia Bom Jesus

14

As margens de segurança da marca são obtidas a partir de um cálculo simples da sua altura total de onde será retirada a pro-

porção de 30%, que servirá para margear toda a fi gura por igual.

Margens de segurança

30%

30%

Page 15: Farmácia Bom Jesus

15

O cuidado na hora da redução é importante para evitar que a marca se perca na impressão, transformando-se numa mancha

ilegível. Acima, as indicações em tamanho real.

Os resultados alcançados na versão horizontal permitem uma redu-ção bem maior graças a relação diferente entre as palavras.

Máxima redução recomendada

25mm

30mm

Page 16: Farmácia Bom Jesus

16

As marcas pretas por cima das cores institucionais são permiti-das, porém, é mais indicado o uso do negativo. O contraste é

bem melhor e o resultado estético é bem mais agradável.

Quanto as cores da marca..

Page 17: Farmácia Bom Jesus

17

Em fundos de cores variadas temos que priorizar as aplicações nas cores originais, não sendo possível procuramos avaliar a uti-

lização apenas do branco ou preto, tendo como critério a que ofe-recer maior contraste.

...e as outras cores

Page 18: Farmácia Bom Jesus

18

Cartão de visitas

Papelaria

Para impressão off-set ou laser.Papel Couché 210gm² ou superior.4/0 cores, 90cm x 50cm.

Frente

Verso

Page 19: Farmácia Bom Jesus

19

Papel timbrado

Para impressão off-set.Papel AP 90gm².2/0 cores, 21cm x 29,7cm (A4).

Page 20: Farmácia Bom Jesus

20

Envelope de carta

Para impressão off-set.Papel AP 90gm².4/0 cores, 22cm x 11,5cm.

Frente

Verso

Page 21: Farmácia Bom Jesus

21

Frente da loja

Detalhe da fachada principalMedidas: frente 6,90 x 3mLaterais: 1,50 x 3mImpressão em lona com estrutura metálica front ligth

Totem da calçadaMedidas: 0,60 x 2mImpressão em lona com estru-tura metálica Back ligthDuas faces

Sinalização

Page 22: Farmácia Bom Jesus

22

Parede interna

Detalhe do adesivo na parede internaMedidas: 4,40 x 2,20mImpressão em adesivo leitoso aplicado diretamente na parede

Page 23: Farmácia Bom Jesus
Page 24: Farmácia Bom Jesus

24

Projeto de Identidade Visual

MárioNeto81 8809 0458 . 2426 9383

www.flirck.com/arqdesign . [email protected]