fanzine vikings - rodrigo bento

8
vikings valhalla is calling MAIS UMA SÉRIE DE SUCESSO DA HBO

Upload: rodrigo-bento

Post on 23-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Fanzine sobre a série Vikings. Trabalho acadêmico.

TRANSCRIPT

Page 1: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

vikingsvalhalla is calling

MAIS UMA SÉRIE DE SUCESSO DA HBO

Page 2: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

Produção da History Channel, Vikings é uma série de televisão ir-lando-canadense, baseada em um drama histórico escrito e criado por Michael Hirst. A série estreou em 2013 nos Estados Unidos e no Canadá, tem duas temporadas lançadas e a terceira está em produção.

Filmado na Irlanda, Vikings teve como inspiração as histórias en-volvendo o célebre viking Ragnar Lodbrok, um dos mais conhe-cidos heróis nórdicos, responsável em seu tempo pelo flagelo da França e da Inglaterra. A série retrata Ragnar como um fazendeiro escandinavo idealizador de incursões pioneiras à Inglaterra, com o auxílio de seus companheiros guerreiros, seu irmão, Rollo, e sua esposa, Lagertha.

Com um espírito guerreiro e questões sobre lealdade e honra, Vikings é uma aula de história muito ilustrada sobre a mitologia e o estilo de vida nórdico somado a um elenco de cair o queixo.

Os atores não são tão conheci-dos e atuam de maneira espetac-ular, encaixando-se perfeitamente em seus respectivos pepéis. Os personagens também foram inspi-rados em figuras reais, como Rag-nar Lodbrok e Lagertha, que foi uma “donzela do escudo” viking dinamarquesa - mulher que es-colheu lutar ao lado dos homens nas batalhas - que viveu na atual Noruega e foi esposa do guer-reiro viking Ragnar.

Page 3: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

A história dos Vikings é real. A cultura foi formada por um povo de exploradores, guerreiros, comerciantes, fazendeiros e piratas que tiveram o seu auge do século VIII até XI. Originários da Es-candinávia, que hoje é o território de três países europeus: Suécia, Dinamarca e Noruega, os Vikings ficaram conhecidos por sua rica cultura agrícola, guerreira e marítima.

O seriado mostra como eram os costumes deste povo e a ma-neira como funcionavam as suas moradias e saques. Guerreiros vikings chegaram a conquistar muitas terras da Inglaterra, França, Rússia e outras regiões da Europa. Suas crenças conflitavam com o cristianismo, que estava em expansão nos territórios dominados por eles.

Essas informações históricas são tratadas de uma forma bastante real e informativa – o que dá um aspecto mais educativo para a série, sendo diferente de obras como Game of Thrones, que é pura fantasia.

A trilha sonora de uma série ou um filme faz toda diferença. E este é outro aspecto que Vikings não deixa a desejar. Antes mes-mo de começar, com a música If I had a heart, da sueca Karin Dreijer, no tema de abertura, já percebemos isso. Além da letra ter tudo a ver com a história, passa uma sensação de mistério e misticismo.

Page 4: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

the gods will always smile on the brave man

Page 5: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

the gods will always smile on the brave man

Page 6: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

Ragnar, Lagertha, Bjorn, Floki, Athelstan e muitos outros personagens são essenciais para o desenrolar da história e se mostram muito marcantes ao longo da narrativa. A cada episódio um ou outro personagem ganha notoriedade e desempenha um papel importante na narrativa. Hora como brutais guerreiros sem piedade, hora como proteto-res de seu povoado em meios a questões como lealdade e honra.

Ragnar e Lagertha, assim como o bebê Sig-urd, são alguns dos personagens inspira-dos em figuras históricas reais. Segundo a Wikipédia, Lagertha foi uma skjaldmö (“don-zela do escudo”) viking dinamarquesa que viveu no território da atual Noruega, esposa do célebre guerreiro viking Ragnar Lodbrok.

Sua história, tal como registrada pelo cro-nista Saxão Gramático no século XII, pode refletir diversos contos sobre Þorgerðr Höl-gabrúðr, uma divindade da mitologia nórdica..É muito interessante

como séries de televisão, filmes, livros e histórias em geral são capazes de estimular sentimentos reais dentro da gente. Não é pequeno o poder dessas obras e é por isso que são tão importantes para o nosso desenvolvi-mento. Como disse uma vez Einstein, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”.

Page 7: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

“Na queda suave de chuva do céu eu ouço meu Deus. Mas, no trovão eu ainda ouço Thor. Essa é a minha agonia.” – Athelstan

“O acusado fica de joel-hos. Então suas costas são abertas com facas, e com um machado suas costelas são cortadas longe de sua coluna vertebral. E, em se-guida, seus pulmões são puxados para fora sobre seus ombros para que eles se pareçam com as asas dobradas de uma grande águia.” – Ragnar

Os vikings acreditavam em seus próprios deuses nórdicos. Odin, Thor, Freya, e outros. Divindades as quais eles ofereciam sacrifícios, festas, orações e desejos. Enquan-to isso, na Inglaterra, o cristianis-mo era a religião padrão. A série mostra o contraste entre essas religiões e também a cultura en-tre os povos. Enquanto uns pre-gam santidade, outros prazeres carnais. Uns sacrificam animais e humanos, outros surram suas mulheres por infidelidade. E assim por diante. É um bom retrato de como a humanidade de compor-tava nos tempos antigos, onde afundar um machado no peito de outra pessoa era feito em nome de algum deus – seja cristão ou nórdico.

Os Vikings eram exploradores, comerciantes e também grandes navegadores, mas uma coisa que eles faziam muito bem era guer-rear. Povoados organizavam pil-hagens e saques frequentemente, e a ambição os levou a navegar em busca de novas terras.

Não há remorso algum em relação à morte, estupro ou mutilação. A guerra passa a ser o dia a dia de muitos membros desses povoados e você vai até se acostumar com a brutalidade dos tempos medievais depois de assistir alguns capítulos.

Page 8: Fanzine Vikings - Rodrigo Bento

i joke about many things