fanzine tattoo 2

20
MAGAZINE As piores tattoo’s do mundo! Entrevista com Ami James

Upload: luciana

Post on 02-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado para a disciplina de Produção em Comunicação e Design II do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco.

TRANSCRIPT

Page 1: Fanzine Tattoo 2

MAGAZINE

As piores tattoo’s do

mundo!

Entrevista comAmi James

Page 2: Fanzine Tattoo 2
Page 3: Fanzine Tattoo 2

É uma das modificações corporais mais conhecida que consiste em uma aplicação subcutânea obtida com a introdução de pingmentos por agulhas.

Trata-se de uma arte corporal permanente que vai de acordo com o estilo e crença de uma pessoa.

É uma das modificações corporais mais conhecida que consiste em uma aplicação subcutânea obtida com a introdução de pingmentos por

Trata-se de uma arte corporal permanente que vai de acordo com o estilo e crença

O que é a tatuagem?

03

Page 4: Fanzine Tattoo 2

História"Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos", afirma a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro Teorias da Tatuagem. A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos (como a tatuagem era usada pelo Império Romano), ornamentação e até mesmo camuflagem. No Ocidente, a técnica caiu em desuso com o cristianismo, que a proibiu - afinal, está escrito no Levítico, livro do Antigo Testamento: "Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem". A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: "Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau.

Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes. É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal - indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade.

04

Page 5: Fanzine Tattoo 2

?? ????Curiosidades?

??

??Não pode nem mesmo com a

autorização dos pais. De acordo com a Lei Estadual nº 9.828 de 06/11/1997 , projeto de Lei nº 44 de 1997, estabe-

lece a proibição quanto a aplicação de tatuagens e

adornos em menores de 18 anos.

Menor de 18 anos pode fazer

tatuagem?????A tattoo, causa uma lesão superficial na pele. Ela vai apenas até a epiderme. Ou seja, não causa cicatriz. Mas é necessário, que o tatuador seja experiente.

Se a pessoa tem tendência a queloides, ela terá fazendo uma tattoo? ??Devemos esperar o processo de

cicatrização terminar. Em geral, esse período leva de 15 a 20 dias. Antes disso, não podemos aplicar

protetor solar, pois pode haver uma reação alérgica forte.

Quanto tempo devo esperar para ir á

praia? ?????Exceto cartilagem e mucosas, sim! Segundo o Órgão de Vigilancia Sanitária, não poderá ser realizada tatuagem em áreas cartilaginosas.

Posso tatuar qualquer parte do corpo?

??????????Na verdade, isso é um mito popular.. Mas se você acreditar, quem sabe…

Tatuagem em numero par dá azar??????Tatuagem Dói? Dor é algo relativo. Dizer que uma tatuagem não dói nada, é impossível. Mas trata-se de algo suportável.

História

?????05

Page 6: Fanzine Tattoo 2

A tatuagem passou quase todo o século XX sofrendo com o preconceito ancestral herdado desde a Idade Média, mas graças ao culto à personalidade criado pela mídia para poder falar sobre cantores, atores e diversas personalidades notórias, a tatuagem começou a ser vista também como uma forma de expressão artística. A partir da “invenção da juventude” como mercado consumidor, em meados da década de 1950, e dos ditames estéticos propagados pelos ídolos desta juventude, principalmente cantores de rock, a tatuagem começou a sair do gueto e invadir os “grandes salões da sociedade”.

Se hoje os estúdios de tatuagem multiplicam-se graças a uma horda crescente e insaciável de jovens e adultos que aderem à tatuagem como forma de expressão e homenagem, há também um grande preconceito profissional contra a tatu-agem, principalmente nas profissões mais tradi-cionais, como médicos, engenheiros e advoga-dos. A visão do público ainda é altamente pre-conceituosa, e isso dita a contratação ou não de um profissional tatuado.

A tatuagem não é mais demonizada pela população como antig-amente, e isso se deve à adesão de pessoas famosas que são adoradas pelo público e que aparecem ostensivamente na mídia mostrando sem pudor as tatuagens que cobrem partes visíveis do corpo. O principal foco de preconceito contra tatuagens ainda é o mercado de trabalho, mas setores mais conservadores da Igreja católica, seitas neoevangélicas e até mesmo cidades interioranas com prefeitos conservadores mantêm a tatuagem em um gueto de desprezo, ojeriza e até mesmo ódio.

A tatuagem e o preconceito hoje

em um gueto de desprezo, ojeriza e até mesmo ódio.

07

Page 7: Fanzine Tattoo 2

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns em mulheres. No Brasil surgem em média mais de 50 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A chance de cura é grande quando o tumor é descoberto precocemente, mas o tratamento costuma abalar a autoestima das pacientes, principalmente se é preciso remover cirurgicamente parte dos seios. O projeto Personal Ink oferece tatuagens no peito para cobrir as cicatrizes de mulheres que enfrentaram a doença e desejam recuperar o bem-estar com próprio corpo. Criado pelo americano Noel Franus, consiste numa plataforma virtual que reúne tatuadores e interessadas no serviço. Na página do projeto há imagens dos trabalhos e depoimentos das tatuadas sobre como o novo aspecto do corpo impactou sua autoimagem.A americana Molly Ortwein, de 47 anos, foi submetida durante o tratamento de câncer de mama a mastectomia, que consiste na remoção de um ou ambos os seios, parcial ou completamente. Ao descobrir que a operação a deixaria com cicatrizes ela resolveu tatuar os mamilos com um desenho estilizado.Não só Molly mais muitas outras mulheres vítimas de câncer já tiveram essa mesma atitude e como ela, fazem parte do projeto criado pelo americano Noel Franus, o P.INK (Personal Ink), que é uma plataforma que reúne tatuadores nos EUA para oferecer tatuagens nos seios a mulheres que sobreviveram à doença.

A tatuagem e o Câncer de Mama

Page 8: Fanzine Tattoo 2

AMI JAMESNascido em 06 de abril

de 1972 (42 anos) no estado de Israel;

Ocupação Tatuador

Empresário

Carreira na Televisão Conhecido por ser

Co-proprietário da Love Hate Tattoos

(Miami Ink). Co-proprietário de

Love Hate Choppers e roupas DeVille. Dono

do The Woo$ter Street Social Club (NY Ink)

Reside atualmente em

Miami, Florida, EUA

09

Page 9: Fanzine Tattoo 2

"Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos", afirma a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro Teorias da Tatuagem. A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos (como a tatuagem era usada pelo Império Romano), ornamentação e até mesmo camuflagem. No Ocidente, a técnica caiu em desuso com o cristianismo, que a proibiu - afinal, está escrito no Levítico, livro do Antigo Testamento: "Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem". A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: "Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau.

Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes. É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal - indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade.

história por trás?

Ami James: Não. Normalmente eu não pergunto muito sobre a história por trás das tatuagens, eu me envolvo mais no design do desenho que vai ser feito, mas sempre acontece da pessoa contar a razão do desenho.

MT: Uma das partes de fazer sucesso na profissão são as viagens. Você lida bem com isso?

Ami James: Claro! Uma das partes boas de ser tatuador é que você viaja muito, e acaba absorvendo várias culturas e também os estilos de tattoos de cada lugar que você visita. Depois do Rock in Rio fui para a Convenção de Londres, que é uma das melhores do mundo. Acho bom ir a convenções de tatuagem, mas procuro ir apenas para as que acho que valem a pena.

MT: Como é lidar com o sucesso que acabou acontecendo depois do Miami Ink e o NY Ink?

Ami James: O sucesso do programa foi uma grande surpresa para mim, e é incrível ver quantos fãs eu tenho. Gosto muito e me sinto realizado.

Mundo Tattoo: Como foi tatuar em um lugar com 85 mil pessoas?

Ami James: Com certeza foi uma experiência incrível. Eu nunca havia tatuado em um lugar com tanta gente, o que é emocionante e desafiante ao mesmo tempo, pois há muitas distrações, mas temos que lidar com isso, né?!.

MT: E ter as pessoas olhando você tatuar atrapalha?

Ami James: O fato de ter muitas pessoas em volta não é uma novidade, já que é assim nas convenções de tatuagem que participo, além das câmeras que ficam no estúdio filmando o NY Ink. Isso não me incomoda muito, já estou acostumado.

MT: Você tatuou pessoas famosas e anônimos também. Alguma teve uma história legal?

Ami James: Sim! A primeira pessoa que eu tatuei no Rock in Rio também estava fazendo a sua primeira tattoo, então cada um se ajudou e no final foi tudo bem. O desenho que eu fiz foram carpas que representavam seus filhos. Gostei muito desse trabalho.

MT: No seu programa vemos normalmente muitas histórias por trás das tatuagens. Todas as tattoos que você faz tem uma

Entrevista

10

Page 10: Fanzine Tattoo 2

Aprecia a tatuagem como uma forma de arte e de expressão criativa.

Representa a sua ligação a um grupo ou comunidade especí�ca

A tatuagem simboliza uma conquista, um novo capítu-lo na sua vida

É uma homenagem a um familiar ou amigo que é muito importante na sua vida.

Foi o resultado de uma noite divertida e/ou de loucura entre amigos e copos

É uma celebração do corpo, uma a�rmação da sua mas-culinidade ou feminilidade.

É uma homenagem a um familiar ou amigo querido que tenha falecido

Quer exprimir o amor que sente pela sua cara-metade.

Vê as tatuagens como fashion statements e, tal como um acessório ou peça de roupa escolhida a dedo,

Será um motivo de inspiração diária para continuar a lutar por algo que realmente quer

10 Motivos para Fazer uma Tattoo

11

Page 11: Fanzine Tattoo 2

Não tatue o nome de quem você namora, nem tudo é pra sempre, mas a tatuagem é.

Se não estiver em um estúdio pro�ssional ou num adequado.

Se você está bêbado ou drogado.

Se você nem fez e já pensa em como tirar.

Se você nao tem 100% de certeza do que vai fazer.

Se você nao sabe o que sua tatuagem signi�ca.

Se você não tem autorização necessária sendo menor de idade.

Tatuar para impressionar

Se você tem muito medo de sentir dor

Se você tem medo de agulhas

10 Motivos para não fazer uma Tattoo

12

Page 12: Fanzine Tattoo 2

Tattoos Nonsense

06

Page 13: Fanzine Tattoo 2

Como seriam os famosos tatuados

Albert Einsten Elvis Presley

Bruce Lee Michael Jordan

Page 14: Fanzine Tattoo 2

Capitão Spock Arnold Schwarzenegger

John Lennon Julia Roberts

Page 15: Fanzine Tattoo 2

Grandes Nomes

Page 16: Fanzine Tattoo 2

Grandes

Nomes

Page 17: Fanzine Tattoo 2

Tatuagens Incríveis

Page 18: Fanzine Tattoo 2
Page 19: Fanzine Tattoo 2
Page 20: Fanzine Tattoo 2

Luciana Gonçalves

Thiago Leite

Leonardo Miranda

Paulo Alves

Heitor

Projeto realizado na disciplina de Produção e Comunicação em Design II orientado pelo Professor

Elton Tamiozzo.