fanzine 9º - 2013

56

Upload: marcelo-s2014

Post on 06-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Fanzine 9º - 2013

Page 2: Fanzine 9º - 2013

APRESENTAÇÃOARTES VISUAISOLHARES SOBRE A ESCOLACINEMA JOGOSMÚSICASOCIEDADELOGOTIPOS

QUADRINHOS

SUMÁRIO

030406161923263537

Gostaríamos de agradecer a dedicação dos alunos, ao bolsista de Cultura e Extensão Universitária Jefferson Marques Barbosa (pela revisão dos textos), ao apoio da Escola de Aplicação e da FEUSP na realização do Fanzine

� � � � � �� � � � � �.

Profa. Andréa e Prof. Marcelo.

Page 3: Fanzine 9º - 2013

APRESENTAÇÃOCaros leitores, temos a dizer que é uma honra ter a oportunidade de escrever para vocês!Iremos falar sobre o nosso Fanzine, que por sinal fi cou maravilhoso, obra

divina!Nele, há muitas variações de temas, como por exemplo, a arte nas

ruas que é fantástica, como o Grafi te feito pelo Zézão e os Gêmeos, que tem o sentido de criticar e se manifestar sobre alguns assuntos através da arte.

Fizemos um trabalho sobre o olhar dos alunos em nossa escola. Cada aluno fez um desenho de um local da escola com a intenção de mostrar o olhar de cada um, confesso que fi cou irado!

O Fanzine fala sobre diversos assuntos como podemos ver, há uma parte que fala sobre cinema que conta um pouco da história do fi lme “O menino do pijama listrado”. O fi lme conta a história de um menino de oito anos, fi lho de um nazista que assume um cargo importante no campo de concentração. Ficou curioso? Então confi ra!

E agora, em nossa opinião, a melhor parte fala sobre jogos e principalmente do lançamento do Xbox One, que infelizmente não fez muito sucesso, porém a Microsoft tomou as devidas providências para melhorá-lo, e posso dizer que fi cou ótimo.

O Fanzine fala sobre música também, mais especifi camente, sobre Rap, contando um pouco sobre a sua história.

Como todos os tipos de mídia, temos que falar sobre a sociedade. Há uma reportagem que fala sobre a violência contra as mulheres, uma parte chocante, mas infelizmente, caros leitores, isso acontece!

E vocês sabiam que o dono das famosas marcas “Claro” e “Net” é o homem mais rico do mundo? Sim, caros leitores, essa é a realidade o Sr. Carlos Slim Helu. Ele tem 7.3 bilhões de Dólares. Muito, não?!

Finalmente há o trabalho que os alunos fi zeram de logotipos para colocar na capa do Fanzine e o próprio desenho da capa, como vocês viram.

É isso, leitores! Gostaram? Então confi ram! Até mais. Alunos do 9º ano - 2013

Page 4: Fanzine 9º - 2013

ARTES VISUAIS

O Grafi te surgiu com o Hip Hop, que foi uma cultura que se originou nos guetos americanos que uniu o Rap, break, grafi te e skate. Em especial, nos bairros mais pobres de Nova Iorque (Estados Unidos), existiam muitas gangues rivais que defendiam seus bairros.

Hoje em dia, além de espalhar mensagens pelos muros e trens, a nova onda do grafi te é a criação de murais, memórias e tributos a grandes artistas.

Um exemplo de grafi teiro é o Zezão, que começou a grafi tar em 1995. Zezão se dedicou ao grafi te dito tradicional, de estilo norte-americano. Ele tinha muitas

difi culdades para fi nalizar efeitos de proporção, sombra e perspectiva.

Quando viu o trabalho do artista nova – iorquino Jean-Michel Basquiat, Zezão se sentiu autorizado a subverter as rígidas regras de cultura hip hop e começou a criar algo realmente novo. Ele colocava uma tela no chão e pintava com vassoura.

Foi no Moinho que Zezão praticou e desenvolveu a nova abordagem de sua arte, pós-grafi te hip hop.

Zezão fez algumas de sua obras em túneis de esgoto. (P.V.V.)

Page 5: Fanzine 9º - 2013

� � � � � � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �Criticar e manifestar?É o que o grafi te fazpra cidade melhorar.Tem gente que não sabe como é a realidademas nela está presentemuita maldade.A humanidade vive com desigualdade e os gêmeos vão mostraralgo que vai te espantar:Por meio da arte eles vão manifestare a realidade das ruaseles vão expressar.

Além de tudo issoeles vão enfeitar e toda a cidade, vão alegrar!

(DUPLA X)

Page 6: Fanzine 9º - 2013

OLHARES SOBRE A ESCOLA

Page 7: Fanzine 9º - 2013

!

Page 8: Fanzine 9º - 2013

"

Page 9: Fanzine 9º - 2013

#

Page 10: Fanzine 9º - 2013

$ %

Page 11: Fanzine 9º - 2013

& &

Page 12: Fanzine 9º - 2013

' (

Page 13: Fanzine 9º - 2013

) *

Page 14: Fanzine 9º - 2013

+ ,

Page 15: Fanzine 9º - 2013

- .

Page 16: Fanzine 9º - 2013

/ 0

CINEMA

Neste trabalho iremos contar a história do fi lme ‘’O menino do pijama listrado’’, fazer uma entrevista com jovens de 13 a 15 anos que viram o fi lme e apresentar a opinião que o jovens têm sobre o fi lme e o holocausto.1 2 3 4 5 4 6 7 6 8 5 9 : 2 : ; 5 < = > : 7 6O fi lme acontece na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfi eld), de 8 anos, é fi lho de um ofi cial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele, a mãe (Vera Farmiga) e a irmã para uma área isolada, onde não tinha muito que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do

outro lado de uma cerca eletrifi cada. Era o centro de concentração, eles foram se conhecendo melhor e a cada vez a amizade crescia. Bruno ia se encontrar com o Shmuel escondido de todos, até que um dia Bruno decidiu conhecer o local que o menino do pijama “morava”, sem saber dos perigos e pensando que lá as pessoas viviam bem. Desesperada a mãe de Bruno e a irmã, que já tinham descoberto os planos dele, estavam tentando chegar até o campo antes que bruno entrasse, mas não conseguiram. Antes das duas chegarem Bruno e Shmuel fi zeram um buraco no chão e o garoto passou por baixo da cerca e se vestiu com o mesmo “pijama” que Shmuel, os dois saíram correndo e se depararam com vários nazistas que os pegaram, mandaram eles tirarem a roupa e os colocaram dentro de uma apertada sala com vários homens nus, e como de costume jogaram um gás que mataram todos os homens que estavam

Page 17: Fanzine 9º - 2013

? @

dentro da apertada sala, infelizmente incluindo Bruno e Shmuel que morrem de mãos dadas. A B C D A E F G C H I J K L J E A B GM A C D A N A H O P F B N A H B J GG J Q D A J R F S K A

Fizemos uma entrevista com cinco jovens de São Paulo que já viram o fi lme “O menino do pijama listrado”,

eles tinham de treze a quinze anos e

pediram para não ser identifi cados.

Primeiramente perguntamos qual foi

a primeira impressão dos adolescente

ao ver a capa do fi lme, a maioria achou

que seria interessante e que o fi lme

seria legal, uma das garotas disse que

achou interessante, pois parecia que

mesmo com a grade no meio os garotos

se tornariam amigos, os demais não

queriam ver ou nunca tinham ouvido

falar .

Em seguida perguntamos se suas

impressões tinham se confi rmado,

três dos entrevistados tiveram suas

impressões confi rmadas, falaram que

alem do fi lme ser interessante eles

aprenderam coisas novas, os demais

falaram que suas impressões não

haviam sido confi rmadas, pois achavam

que o fi lme seria chato e no fi nal

discordaram das suas opiniões. Todos

lamentaram a morte de Bruno e Shmuel

(personagens principais).

Queríamos saber também se

tinham procurado saber mais sobre o

assunto (holocausto, judeus...), um dos

entrevistados não teve curiosidade de

saber mais sobre o assunto, outro fi cou

sabendo mais após uma pesquisa feita

pelos pais, um dos adolescentes afi rmou

“Sim, junto com meus pais, vimos

alguns vídeos no youtube, até chorei”,

os demais leram o livro que continham

mais detalhes ou pesquisaram por

curiosidade.

Durante a pergunta anterior os

entrevistados citaram o holocausto,

perguntamos a eles quais eram suas

opiniões sobre o assunto, no geral

acharam um fato horrível, muito triste

e desagradável, pois morreram muitas

pessoas inocentes, crianças, mulheres

grávidas.

Para fi nalizar perguntamos se

eles acham importante que os jovens

assistam a esse fi lme, todos acharam

muito importante, porque esse fi lme

mostra um acontecimento histórico no

mundo, que foi o holocausto, mostra

também os confl itos que a religião

e outras coisas podem causar na

sociedade. (Y. k.)

Page 18: Fanzine 9º - 2013

T U

V W W X Y Z [ \ ] ^ _ ` Z

(500 days of Summer, Marc Webb, 2009)Tom (Joseph Gordon Levitt) e Summer (Zooey Deschanel) iniciam um relacionamento, durante 500 dias o fi lme mostra a vida dos dois e seu relacionamento, com confl itos e refl exões sobre o amor.

a b Z c d e [ d Y \ ] X _ [ d Y c ] X _ f ^ g ` Y _h ] i ` Z Y c(Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet, 2001)Conta a vida e história de amor de Amélie Poulain (Audrey Tatou) de forma extrovertida, criativa e intensa. Amélie decide ajudar todos à sua volta, e nisso, acaba encontrando seu próprio destino.(B.D.)

j Z [ d Z k X ] [ l c m ` n k Y ] [

(Inglourious Basterds, Quentin Taran-tino 2009)Nos tempos do nazismo, um grupo de americanos, comandados por Aldo Raine (Brad Pitt), recebem uma missão suicida com objetivo de matar nazistas da forma mais cruel possível. O fi lme contém cenas explícitas de morte.

o Y e k Y ] X _ i ^ Z X ] ` _ [ \ _ c d _

(The basketball Diaries, Scott Kalvert, 1995)Estrelado por Leonardo DiCaprio, o fi lme aborda o mundo das drogas de forma intensa e detalhada. Leonardo interpreta Jim, um adolescente que ao entrar no mundo das drogas como uma simples diversão, se entrega completamente a esse submundo. O fi lme contém diversos palavrões , e leves cenas de conteúdo obsceno.

Page 19: Fanzine 9º - 2013

p q

r s t u v w x t r y z u { r | } u

A história dos games começa em 1958 com um jogo chamado Tennis for Two (simulação simplifi cada de uma partida de tênis) era exibido na tela de um osciloscópio, (instrumento de medida eletrônico com gráfi co bi-dimensional) mas o jogo nunca saiu do laboratório.

Mais tarde, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou um jogo em que duas naves simulavam inércia em um campo estelar. O criador Steve Russel nunca ganhou um dólar pelo jogo, porém futuramente outras pessoas lucrariam com ele. O jogo criado em 1961, só foi fi nalizado em 1962 e ocupava 2KB.

A Namco lança em 1980 o jogo Pac-Man ( originalmente se chama Pakkuman), o jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha e foge de 4 fantasminhas com o objetivo de comer todas as pastilhas presentes no labirinto sem ser alcançado pelos fantasmas.

JOGOS

~ � � � u � � � � �O jogo Spacewar! se tornou o primeiro fl iperama do mundo. O criador da Atari se chama Nolan Bushnell e é considerado o pai do videogame como conhecemos hoje. A Nintendo foi criada

por Fusajiro Yamauchi em 1889.

� � � � � � � � � � � � � � � � � � � �

Page 20: Fanzine 9º - 2013

� �

A reportagem a seguir trata do novo console da Microsoft o Xbox One que concorrerá com o console da Sony o Playstation 4. Esses novos consoles juntamente com o Wii U da Nintendo são os novos consoles da chamada: A nova geração de games. Por que Xbox One? Sendo que já houve outro Xbox? O nome “One” vem de “Only One Experience” em português: experiência única.

O Xbox One inova trazendo a interação social através de aplicativos já consagrados nos PCs, como o “Skype”. A melhoria do “Kinect” que é pouco usado no Xbox 360 e a melhoria da rede on-line e o reconhecimento de voz e de rosto.

Ele aparenta ser um console que responde muito bem aos comandos e promete novos recursos como poder assistir televisão ao vivo. A potência do console foi melhorado com o uso de USB 3.5, “blu-ray disc”, CPU com oitos núcleos e 8 G. de RAM. Ele também poderá interagir com “tablets” e “smart

fones” e terá 500 G. de memória interna.Porém há seus pontos negativos,

por exemplo, o comando de voz será em inglês. Um dos problemas também será não poder aumentar a memória. Nele você terá que efetuar atualizações nos jogos todos os dias, o que não será uma boa ideia. Além disso funcionará apenas com uma conexão “online” constante, ou seja, não será possível jogar sem rede wi-fi .

O empréstimo e venda de jogos

usados poderá ser feito através de lojas

licenciadas, e se você quiser vender

ou emprestar seu jogo para alguém o

empréstimo só poderá ser feito se você

for amigo dele na Xbox Live (rede on-line

da Microsoft) há mais de um mês, o que

acabará com o comércio das pessoas

que vendem ou têm lojas de jogos on-

line e não haverá compatibilidade com

os games do Xbox 360.

Durante a E3, a maior feira dedicada

a jogos do mundo, foi revelado que o

novo Xbox será lançado em Novembro

de 2013 pelo preço de 499 dólares, um

Page 21: Fanzine 9º - 2013

� �

preço considerado caro.Os jogos exclusivos de Xbox serão

melhorados com versões mais novas. Haverá 15 novos jogos exclusivos e oito serão novas franquias, sendo estes: Crimson Dragon, Fantasia: music evolved, Forza 5 ,Halo 5, Killer Instinct, Kinect Sports Rivals, Lococycle, Minecraft, Quantum Break, Ryse : Son of Rome, Sunset Overdrive e Zoo Tycoon.

Não será necessário o uso de Microsft points, agora qualquer tipo de compra efetuada na Xbox Live será feita usando a moeda ofi cial de seu respectivo país. Juntamente com a evolução gráfi ca e o desempenho do console este foi um dos poucos pontos em que realmente houve uma melhoria.

No fi nal da E3 a Microsoft apenas se prejudicou, ela apresentou um console com inúmeros pontos negativos e com um preço acima do esperado, já a sua concorrente Sony apresentou um console onde praticamente todos os pontos negativos do Xbox One não estão presentes, como a possibilidade de emprestar jogos, de não precisar se conectar a internet todo o tempo e por um preço de 399 dólares.

Após a E3, devido à má fama do Xbox One, a Microsoft voltou a atrás com a decisão de não poder emprestar seus jogos e a constante conexão à internet, com isso ela consegui trazer mais compradores, mas mesmo assim ainda não agradaram a maioria dos compradores.

No dia 08/08/2013 foi lançado uma “unboxing” mostrando o que tem na caixa do Xbox One: contém o sensor

Kinect, um cabo HDMI 4K-Capable, a fonte de energia, o novo controle, um mono headset e obviamente o console.

Sobre este “unboxing” a caixa está muito bem trabalhada, o desenho está bonito e a resolução também. Foi uma ótima ideia da empresa incluir o cabo HDMI e o headset na caixa, assim economizamos na compra deste itens que antes eram vendidos apenas separadamente, mas a Microsoft poderia fazer uma versão sem o Kinect e abaixar cem dólares do preço fi nal.

Mesmo com toda essa iniciativa da Microsoft em divulgar seu produto, a Sony com seu Playstation 4 ainda está na frente com a preferência de milhares de pessoas . Com toda aquela conversa de não poder emprestar os jogos e constante conexão a internet acabou espantando grande parte dos fãs da empresa que mesmo depois de todas essas mudanças ainda preferem o Playstation 4, um grande exemplo disso somos nós mesmo, todos nós temos o Xbox 360 e por unanimidade preferimos o console da Sony.� � � � � � � �   �   ¡ � ¢ � £ � ¤ � ¤ ¥ � ¦ § ¤ ¡ ¨ © � ª « �¬   « � ª � ­ ª ® � ¯ ¢ ¤(A.D.G.M.)

Page 22: Fanzine 9º - 2013

° °

± ² ³ ´ µLançado em 26 de setembro de 2012,

produzido pela Bungie e desenvolvido pela 343 Indutries, introduz uma nova série chamada de “Reclaimer Trilogy” que continua a famosa série Halo.

É um jogo de FPS, envolvendo mistérios, exploração e descobertas. Desenvolvedores descreveram o jogo como sendo de grande escala. Elementos “Forerunner” vão ser muito apresentados no ambiente dos aliens que aparecem durante o jogo.

Durante o jogo você encontrará várias espécies de seres alienígenas, como os “governants” e os forerunners.Você joga com um personagem durante toda a história. Porém existe também um modo de jogo chamado Spartan ops em que se pode costumizar seu personagem e jogar partidas multiplayer em uma história feita somente para o modo multiplayer e também jogar war games que são partidas em diferentes campos para competir com seus amigos em diversos modos de jogo.

Nós achamos que a campanha é muito curta, porém os gráfi cos são excelentes. O jogo é principalmente focado no multiplayer. A história é bem feita com bons tiroteios.Aconselhamos

¶ ² · ¸ · ¹Far Cry 3 é um jogo em mundo

aberto, em primeira pessoa, com elementos de RPG. O jogo começa quando o protagonista Jason juntos com seus amigos pula de paraquedas em uma ilha tropical. Todos caem em diferentes pontos da ilha, logo em seguida são capturados por um grupo de piratas psicopatas, que tinham o objetivo de os manterem em cativeiro até que seus pais pagassem alguma fi ança. Jason consegue fugir dos piratas e é salvo por um grupo de nativos chamados Rakyat. Após todos estes acontecimentos, Jason tem o objetivos de resgatar seus amigos.

Em nossa opinião, Far Cry 3 possui belos gráfi cos mesmo sendo cartunizados. É um jogo interativo e com uma boa história.

A produtora que produziu o Far Cry 3 se chama Ubisoft. Ela é uma das empresas de games mais famosas do mundo.

esse jogo para os que acompanham a série ou para quem gosta de boas partidas em multiplayer. (C.)

Page 23: Fanzine 9º - 2013

º »

O RAP é mais velho do que você imagina. Foi criado nos anos 1970, nos Estados Unidos, entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura Hip Hop. Hip Hop é um movimento cultural e artístico que se iniciou nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador ofi cial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o rap, oDJing, o Break e a escrita do grafi te.

O RAP, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura Hip Hop, e começou com as festas nas ruas, nos anos 1970 por jamaicanos e outros. Provavelmente você já conhece o grupo chamado

Racionais MC’s, que é um grupo brasileiro, fundado em 1988 na periferia da cidade de São Paulo, por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões). Suas letras falam sobre a realidade das periferias urbanas brasileiras, discutindo temas como o crime, pobreza, preconceito social e racial, drogas e consciência política.

Outros grupos brasileiros que falam do mesmo tema são os grupos: Facção Central, Trilha Sonora do Gueto, Detentos do RAP, Utime.

Existem outros estilos de RAP que é o RAP Gangsta, que fala sobre a brutalidade da polícia, sobre os problemas que afetam as comunidades,

MÚSICA

Page 24: Fanzine 9º - 2013

¼ ½

as rixas que acontecem no gueto, e sobre o tráfi co, que é o comércio mais ativo na maioria das periferias.

Existe também um estilo de RAP que é levado mais para o lado religioso, que é denominado RAP Gospel. Um exemplo é o grupo Ao Cubo que tem origens em São Paulo. Sua origem foi em 2003 e continua ativo até hoje, lançando quatro álbuns. Feijão, Cléber, Dona Kelly (MCs) e Fjay (DJ), são os atuais integrantes do Ao Cubo.

O RAP sempre foi muito escutado pelas pessoas das periferias, mas não aparece muito na mídia, mas sempre quando você anda pelas ruas de uma comunidade, com certeza, a maioria conhece o RAP, mas muitas pessoas não gostam e preferem outros estilos de música.

Nas igrejas o RAP Gospel ainda sofre uma repressão muito grande, pastores e membros acreditam que a música, por ter uma letra, geralmente, forte e linguagem com gírias, pode escandalizar seu ministério. Em compensação, ministérios e comunidades, como Bola de Neve Church e Renascer em Cristo promovem eventos e lançam diversos grupos e cantores solos do gênero.

Atualmente, em São Paulo, o rapper X-Barão, da Igreja Renascer em Cristo apresenta o progama Gospel Black na rádio Gospel FM toda segunda-feira às 22 horas.(E.G.I.M)

Page 25: Fanzine 9º - 2013

¾ ¿

À Á Â Ã Ä Å Á Æ Ç È Å É Ê Á Â Ë É Ã Ì Â É ÇO Sertanejo universitário tem como origem a música sertanejo sendo o seu terceiro movimento. O sertanejo de raiz tem predominantemente canções simples com instrumentos como acordeom e viola. O sertanejo universitário tem esse nome por conta de vários cantores jovens que começaram a cantar este estilo musical. Ao invés de ser usado acordeões e violas está sendo utilizado no sertanejo universitário guitarras e sintonizadores. O sertanejo conta com letras bastantes regionais, cantadas por caipiras e o sertanejo universitário tem letras mais românticas.

Neste trecho da música Te esperando, do Luan Santana, nós encontramos algumas coisas ditas antes, como a parte romântica do sertanejo universitário.

“Um dia vai sentar numa cadeira de balançoVai lembrar do tempo em que tinha vinte anosVai lembrar de mim e se perguntarPor onde esse cara deve estar?E eu vou estarTe esperandoNem que já esteja velhinha gagáCom noventa, viúva, sozinhaNao vou me importarVou ligar, te chamar pra sairNamorar no sofáNem que seja além dessa vidaEu vou estarTe esperando”

Neste trecho da música O Menino da Porteira, do Sérgio Reis, encontramos algumas informações sobre a música caipira do sertanejo de raiz:

‘’Quando a boiada passava e a poeira ia baixando,eu jogava uma moeda e ele saía pulando:- Obrigado boiadeiro, que Deus vá lhe acompanhandopra aquele sertão à fora meu berrante ia tocando.’’

A conclusão é que podemos perceber que o sertanejo foi mudando drasticamente, de uma forma que antes falava mais da roça e hoje em dia diz mais de amor.(M.O.P.)

Page 26: Fanzine 9º - 2013

Í Î

Ï Ð Ñ Ò Ó Ô Õ Ð Ö × Ñ Ô Ø Ù Ö Ú Û Ò Ü Ý Ù Ý Þß à Ð Ñ Ò Ó Ô Õ Ð Ö á Ñ â ã Þ Ø Ð Õ Ö Ô ä Ñã Ö å Ý Ô Ö Þ Û â å Ù Ñ æ Ò Ý â ÖÖ Ô Ø Ð ç ÑQuem nunca ouviu falar na Lei Maria da Penha? O que é essa Lei, porque esse nome?

Essa lei (11.340) protege mulheres de agressões quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

Esse nome é dado para homenagear Maria da Penha Maia Fernandes. Durante seis anos de casamento ela foi espancada diariamente pelo marido de forma brutal e violenta durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la, tamanho o ciúme doentio que ele sentia. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou

coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e fi cou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público.

Apesar de se tratar de uma lei conhecida, mais de 700 mil mulheres ainda sofrem agressão no Brasil. Algumas pesquisas realizadas pelo “Data Senado” revelam que por todo o país 99% das mulheres já ouviram falar nessa lei, mulheres de diferentes níveis sociais e escolaridade, além disso a pesquisa nos mostra que: “Mais de 13 milhões e 500 mil mulheres já sofreram algum tipo de agressão (19% da população feminina com 16 anos ou mais). Destas, 31% ainda convivem com o agressor. E pior: das que convivem com o agressor, 14% ainda sofrem algum tipo de violência. Este resultado, expandido para a população brasileira, implica em dizer que 700 mil brasileiras continuam sendo alvo de agressões.”

SOCIEDADE

Page 27: Fanzine 9º - 2013

è é

O Brasil é o sétimo país onde mais se matam mulheres, no entanto, após a sanção da Lei Maria da Penha, a maioria das mulheres (66%) se sente mais protegida, conforme nos mostra o Data Senado.

“É importante que a vítima forneça a maior quantidade possível de endereços onde o agressor possa ser encontrado pelo ofi cial de justiça. Atualmente há mais de 5 mil processos judiciais em andamento na vara de violência doméstica contra a mulher em Campo Grande no estado de Mato Grosso do Sul. Isso representa um terço de todos os processos que tramitam no judiciário.” Diz o psiquiatra forense Jony Gonçalves Domingues

Um dos piores casos de violência contra mulher foi o estupro e morte de uma estudante de 23 anos em Nova Déli, capital da Índia que gerou uma série de protestos, chamou a atenção da imprensa internacional e reabriu o debate sobre a violência contra a mulher.

A universitária Jyoti Singh Pandey foi atacada em 16 de dezembro quando voltava para casa depois de ir ao cinema, acompanhada de um amigo. O casal pegou carona em um ônibus clandestino, por volta das 21h30.

Dentro do veículo, ela foi estuprada por seis homens, incluindo o motorista, durante uma hora. O ataque foi tão brutal que ela perdeu quase todo o intestino, após ter o útero perfurado por uma barra de ferro. As vítimas foram agredidas e atiradas do veículo em movimento, seminuas e agonizando.

A estudante de fi sioterapia foi levada em estado grave para um hospital em Cingapura e morreu 13 dias depois, de falência múltipla dos órgãos.

Em um outro exemplo de violência, a personagem Celeste, da novela ‘Fina Estampa’, da rede Globo, era agredida pelo marido diariamente e não tinha coragem de denunciá-lo. Segundo o autor Aguinaldo Silva, a novela traz um debate sobre o porquê de as mulheres não denunciarem seus agressores, pois muitas delas são apaixonadas por eles.Ele acredita que a fi cção tem força para alertar a sociedade. A constatação é confi rmada pela delegada do 2ª DDM (Delegacia da Mulher de São Paulo), Jordana Rueda Amorim: “Em época de novelas que abordam o tema, o número de denúncias aumenta”. ê ë ì í î ï ð ñ òó ï ï ô ò õ õ ï ö ë ÷ ø í ð í ù ø ú î ë ø û ü ý ð þ ñ ô ð ï û ÿ ð ÷ ûü ë õ � � � � õ � � õ � ø ÷ ð ñ � ô ð ñ ï ø ë � ø ý þ ö ÷ ø ñ �ÿ ð î ñ ø ñ û ó ï ÷ ý� ó ï ï ô ò õ õ � � � û î ú í î � û ÿ ð ÷ û ü ë õ í î ÿ ø ñ õ � � õ � � õÿ ð ÷ ð � ñ � í � ú í ë � ÷ � ÿ ø ñ ð � í � ø þ ë ñ �ñ ø ð � í ð ÷ ñ ï î ÿ ø õ �ó ï ï ô ò õ õ ÿ ø ÷ ø ë ø ÷ ô ø ö ï ø û ÿ ð ÷ û ü ë õ ô ð ë ï ø ý õø ë ï î þ ð õ � ë õ î í õ � � � õ ú ð ÷ õ � ù ö ñ � ë ø ý î � ø �ø ÿ ø ð � ô ø ë ø � ÿ ð ÷ ü ø ï ë � ø � � î ð ý ú ÿ î ø � ÿ ð ú �ï ë ø � ÷ ö ý ó ë ñ � ð ë � ø � ø ý � ø ë ø ú í ø ó ï ï ô ò õ õï ý � î ñ ø ð û ö ð ý û ÿ ð ÷ û ü ë õ ú ð � ý ø ñ õ � ú ø � ñ ï ø ÷ ô ø õ � � õ � � õ � õ ÿ ú ø ñ � í � � î ð ý ú ÿ î ø �ÿ ð ú ï ë ø � ÷ ö ý ó ë � ÷ � ú ð � ý ø ñ � ø ö ÷ ú ï ø ÷ �í ú ö ú ÿ î ø ñ � í � ø þ ë ñ ñ ð ñ û ù ó ï ÷(C.B.I.R)

Page 28: Fanzine 9º - 2013

� �

� � � � � � � � ! � ! " # �� � � $ % ! & � " & � ! ' ( " " ) $ * � (� + , - . / - 0 1 . 2 . 3 4 5 6 7 - 3 / 8 9: 5 ; - : : . < 8 0 < 1 - 3 < - 1 =Mulher sérvia, tradutora e modelo,

chamada Mia Hujic faz vídeo apelativo com uma série de fotografi as nas quais aparece machucada ao longo de 2012 que dão a entender que ela está sofrendo violências por um homem.

O jornal britânico Telegraph localizou a mulher que não quis falar a respeito do assunto, por isso não se sabe se os fatos presentes no vídeo são reais ou se são apenas uma forma de mostrar a violência contra a mulher. Imagina-se que tem relação com uma campanha publicitária voltada a um problema muito presente na sociedade.

O vídeo considerado viral já alcança quase cinco milhões de acessos no Youtube, mas ninguém assumiu sua

autoria. Na descrição aparece a frase em croata: “Jedna fotografi ja dnevno u najgoroj godini života”, que traduzido para o português signifi ca: “Uma foto por dia no pior ano de minha vida”.

Também supõe-se que o vídeo seja uma visão de Mia sobre a violência contra as mulheres, já que tem a função de trazer de forma forte e chocante a refl exão sobre uma mulher que sofre

violência por um longo período. As

imagens diárias destacam a mulher

em horas felizes outras tristes e com

ferimentos. No fi nal do vídeo ela

aparece segurando um cartaz dizendo:

“me ajude. Não sei se o amanhã virá!”.

Para ver o vídeo acesse: http://www.

youtube.com/watch?feature=player_

embedded&v=Ertu9_MhFiM.

Com esse vídeo também é

possível ver que mesmo com todas as

providências que as mulheres podem

tomar contra a violência, elas ainda

sofrem muito, isso ocorre pelo fato de

Page 29: Fanzine 9º - 2013

> ?

muitas terem medo de denunciar, pois a maioria delas são ameaçadas pelos maridos. Já algumas, além do medo, não tem acesso e conhecimento para lidar com isso. Foi produzida uma pesquisa pela IPISOS para o instituto Avon com homens sobre o porquê eles agridem suas companheiras, no cômputo geral, 46% atribuem a violência contra a mulher a fatores culturais e também foi feita uma tabela que mostra os principais motivos para as mulheres continuarem em um relacionamento violento em regiões do Brasil:

Hoje em dia já existem várias maneiras de se livrar dessas agressões, inclusive existe a delegacia da mulher em vários locais do país, onde a mulher

tem mais facilidade de denunciar o caso. Uma forma é recorrer à lei chamada Maria da Penha (lei n°11.340), que foi criada para impedir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, a lei impede todas as formas de discriminação contra as mulheres.

Nos últimos anos a agressão contra mulheres tem sido um crime muito presente no Brasil, por isso é importante que essas mulheres conversem muito com a família, amigos, conheçam seus direitos e procurem saber como a lei pode protegê-las.(Y.K.B.O)

Page 30: Fanzine 9º - 2013

@ A

Na atualidade, as pessoas querem ser cada vez mais ricas, ter posses, ser um grande empresário, ter poder e ser conhecido no mundo inteiro. Por isso aqui vem uma matéria exclusiva, contando um pouco sobre os dez homens mais ricos do mundo.

O homem mais rico do mundo está no México e possui 73 Bilhões de dólares. Ele comanda uma das maiores empresas de telecomunicação do mundo em número de assinantes, a América Movil. Embratel, Claro e Net fazem parte do grupo que, em 2012, faturou R$ 30,7 bilhões só no Brasil.

O 2º da lista, norte-americano Bill Gates, fundou junto com Paul Allen, a

maior e mais conhecida empresa de software do mundo, em termos de valor de mercado, a Microsoft.

E em 3º Lugar temos Warren Buffett, um investidor, industrialista e fi lantropo

americano. Ele é o mais bem sucedido

investidor no mundo, chamado de “o

legendário investidor Warren Buffett”.

Ele é o principal acionista, presidente

do conselho e diretor executivo da

Berkshire Hathaway -- uma companhia

sediada em Omaha, em Nebraska,

nos Estados Unidos da América que

supervisiona e gere um conjunto de

empresas subsidiárias. Os produtos

dessa empresa são os seguros e os

investimentos diversifi cados.

Esses são os três primeiros homens

mais ricos do mundo atualmente. Para

saber um pouco mais sobre o assunto,

Page 31: Fanzine 9º - 2013

B C

conheça os próximos classifi cados na tabela a seguir.

Por meio dessas empresas bem sucedidas, estes homens geram muitos empregos e renda para muitas famílias, sendo de grande importância para seus países e toda a sociedade.

Este assunto nos leva a pensar sobre a riqueza e a pobreza no mundo, a desigualdade social e o consumismo. Como sabemos, a desigualdade é um grande problema em nossa sociedade, pouquíssimas pessoas no mundo tem acesso a tanto dinheiro. As posses, os direitos estão muito mal distribuídos entre os cidadãos. Se olharmos bem, existem ainda pessoas com problemas em relação à educação, saúde e qualidade de vida em geral. O saneamento básico, a coleta de lixo, qualidade nos atendimentos em hospitais estão muito ruins em vários países ao redor do mundo. Sabemos que pessoas mais ricas, com muitas posses, podem ajudar a reverter essa situação, como já dito antes, mas ainda é muito pouco, o mundo precisa de uma maior movimentação.

Também podemos perceber que o consumismo vem tomando conta de todos. As pessoas tem gastado muito mais do que podem e, então, acabam fi cando endividadas. Podemos, assim, pensar que as muitas parcelas prováveis a serem feitas na compra de um produto é uma forma de criar certa dependência fi nanceira, ou até induzir um vício cada vez maior ao comprador, assim que ele acha que está facilitando sua vida.

E você? Pense sobre isso, o que acha sobre os assuntos abordados na reportagem? Dê sugestões e opiniões sobre o consumismo e a desigualdade social no mundo, e faça sua parte.

Glossário: Subsidiárias - Empresa controlada por outra, a qual detém o total ou a maioria de suas ações.

Fontes: http://lista10.org/(L.B)

Page 32: Fanzine 9º - 2013

D E

F G H I J K L G M N H L O N F K P H F K Q NO N J K R K S G T U V W X Y V Z [ \ W ] ^ Y _ V W \ `a U W b V [ V c \ Y [ V [ \ \ U ` b V W ^d Z e \ Y \ W W V Z e \ Z ^ W f ^ Y Z V d W g h V d ib ^ Z [ \ Z V [ ^ j ^ Y Y \ k V Y \ ` c \ k [ \l \ c V Y m l n V [ ^ \ Z e \ V ^ ` i [ d b ^ o

”Um júri no Estado americano de Wisconsin condenou neste sábado um homem pela morte da fi lha doente de

11 anos, por ter rezado por sua cura em

vez de buscar ajuda médica”.

A menina, Madelaine, morreu

em março do ano passado, vítima de

diabetes, em sua casa na zona rural

de Wisconsin, cercada de pessoas que

rezavam por sua recuperação.

No julgamento, o pai, Dale Neumann,

47 anos, disse que acreditava que Deus

poderia curar sua fi lha.

Neumann, que chegou a estudar

para ser ministro pentecostal, disse ao

júri que, caso chamasse ajuda médica

para a fi lha “estaria colocando o médico

à frente de Deus”.

Ele disse ainda que pensava que

sua fi lha tivesse uma gripe ou febre e

não sabia da gravidade da doença.

Para começar concretamente um

pensamento sobre ciência e religião

deve-se primeiramente defi ni-la:

A religião é um conjunto de crenças

e culturas, além de visões diferentes

do mundo, que estabelece os símbolos

que relacionam a humanidade com a

espiritualidade, e seus próprios ‘“valores

morais’’. Muitas religiões têm narrativas,

símbolos, tradições e histórias sagradas

que servem, de maneira geral, a dar

sentido à vida. As religiões tendem a

derivar da moralidade, a ética, as leis

religiosas ou a um estilo de vida, vindo

de suas ideias e baseadas na natureza

humana.

Ciência - do latim, traduzido para

“conhecimento” - refere-se a, como

já foi dito, qualquer conhecimento ou

prática sistemática. Em outro sentido,

ciência refere-se ao sistema para se

adquirir conhecimento, no chamado ‘’

método científi co ‘’, bem como ao corpo

organizado de conhecimento através

desse método.

Agora, vamos ao que interessa: a

relação entre esses dois termos.

Existem diversas formas de se

pensar essa relação. A história da

humanidade mostra que as visões da

ciência e da religião acerca do mundo

muda conforme o tempo, por vezes

doutrinas religiosas infl uenciaram no

desenvolvimento científi co, da mesma

forma que esses novos conhecimentos

científi cos surtem efeito na crença

religiosa. Stephen Jay Gould mostrou

seu ponto de vista sobre isso como

magistérios não interferentes - em inglês

Non-Overlapping Magisteria (NOMA) - ‘’

é que a ciência e a religião lidam com

aspectos fundamentalmente distintos

da experiência humana, e desta forma,

quando cada uma delas permanece em

seu próprio domínio, elas coexistem

de maneira pacífi ca.’’ . Outra visão,

esta popularizada no século XX por

John William Draper e Andrew Dickson

White, afi rma que a religião e a ciência

competem pela autoridade acerca da

natureza da realidade, de forma que a

Page 33: Fanzine 9º - 2013

p p

religião está gradualmente perdendo essa guerra contra a ciência com as explicações científi cas tornando-se mais poderosas e com base em provas. Alguns cientistas entendem a ciência como instrumento para se chegar a Verdade Absoluta, outros a veem restrita às limitações racionais e experimentais humanas.

Algumas opiniões diante do tema “Ciência e Religião”, por Marcelo Gleiser:

“O debate entre ciência e religião restringe-se na maior parte das vezes à discussão de sua mútua compatibilidade: será possível que uma pessoa possa questionar o mundo cientifi camente e ainda assim ser religiosa”? Acredito que a resposta é um óbvio sim, contanto que seja claro para essa pessoa que ambas não devem interferir entre si de modo errado, ou seja, que existem limites tanto para a ciência como para a religião.

Cientistas não devem abusar da ciência, aplicando-a a situações claramente especulativas, e, apesar disso, sentirem-se justifi cados em

declarar que resolveram ou que podem resolver questões de natureza teológica.Teólogos não devem tentar interpretar textos sagrados cientifi camente, porque estes não foram escritos com esse objetivo.

Para mim, o que é realmente fascinante é que tanto a ciência como a religião expressam nossa reverência e fascínio pela Natureza. Sua complementaridade se manifesta na motivação essencialmente religiosa dos maiores cientistas de todos os tempos. A reverência que tanto os inspirou, e que me inspira a ser um cientista hoje, é em essência a mesma que inspirou os criadores de mitos de outrora. Quando, nos confi ns silenciosos de nossos escritórios, nos deparamos com algumas das questões mais fundamentais sobre o Universo, podemos ouvir, mesmo que sufocados pelo som monótono dos computadores, o canto de nossos antepassados ecoando no tempo, convidando-nos para dançar”. –

(Marcelo Gleiser in A dança do Universo).

Page 34: Fanzine 9º - 2013

q r

s t u v w x y z u { | } ~ � v � � v { t �� z { v z � y � � v } � w z z } v t }� v } � v { ~ { � w � � z � � v { � � { � � }w ~ � y � t | y { z � { � w � y � y � } t {� � � � � � �� } ~ } } z w t � } v � w � t wv w � y � y � } �R: O que nós chamamos de religião

tem se manifestado, no decorrer da história e em todas as partes do mundo, em diversifi cações e diferenças múltiplas. De acordo com essa complexidade não considero adequado pensar em uma defi nição fechada de religião e opto por um conceito aberto capaz de superar um entendimento pré-teórico que generaliza fenômenos religiosos, sobretudo os de origem cristã, com os quais nós estamos culturalmente acostumados. “Isso é somente necessário por que, por exemplo, para chineses, hindus e muçulmanos nem existem sinônimos em suas línguas que correspondam exatamente com nosso termo religião.” � } ~ } } z w t � } v � w � t w | y � t | y { �R: Ciência é uma maneira específi ca de se aproximar da realidade e de adquirir conhecimento sobre ela. De acordo com o princípio de divisão de trabalho, ciências diferentes têm seus enfoques particulares, ou seja, elas são especializadas em investigar certos segmentos da realidade. Para disciplinas como a Ciência da Religião é preciso que a realidade científi ca se restrinja à esfera empírica. Em outras palavras: O que conta como realidade são somente aquelas camadas da existência que são extraídas da observação. Esta

observação pode ser direta (através dos sensos inclusive suas ampliações artifi ciais) ou indireta (por exemplo, a partir de uma dedução com base em uma estatística). Temos que lembrar que ciência é um empreendimento coletivo. A vida acadêmica se organiza em sociedades científi cas. O cientista individual faz parte de um conjunto de outros cientistas que se comprometem com as mesmas regras epistemológicas, que se referem ao mesmo vocabulário de termos técnicos e que têm como pressuposto os mesmos pontos de partida. � � � � � � � � � � � �� � �   ¡ ¢ ¢ £ £ £ ¤ ¥ ¦   § ¨ © § ¨ § ª ¥ « ¬ ¨ © ¤ ¨ © « ¤­ ® ¢ ¯ ° ± ¢ ° ± ¨ ² ¦ § ® ¦ ³ ¬ ¤ � � «� � �   ¡ ¢ ¢   ® © ´ ¥ ¦ ¦ © ® ¥ ª ¤ £ © ® ª   ® ¥ ¦ ¦ ¤¨ © « ¢ µ ¯ ¯ ¶ ¢ ¯ ± ¢ ¯ · ¢ ¨ ¬ ¥ ¸ ¨ ¬ § ¹ º ¹ ® ¥ » ¬ ¼ ¬ § © ¹ § ¹©   ¬ ¸ ¬ § © ¹ ª ¥ ¹ « § ® ¨ ¥ » © ¹ ¼ » ¥ ¬ ¦ ¥ ® ¢(A.C.J.W.)

Page 35: Fanzine 9º - 2013

½ ¾

LOGOTIPOSO logotipo é uma maneira de

comunicar visualmente uma ideia a um grupo de pessoas. Geralmente ele está associado a grandes empresas e negócios diversos, nem sempre bem intencionados. Apesar disso, o logotipo segue sendo uma forma útil para comunicar conceitos.

Neste ano, os alunos do 9o ano criaram a sua própria ideia de nome e logotipo para o fanzine. Diversas foram as possibilidades gráfi cas pensadas e elaboradas. Após várias alternativas, foi feita uma seleção dos melhores trabalhos e uma votação entre os alunos. O logotipo que ganhou a votação é aquele presente na capa. Já estes aqui foram os logotipos que não ganharam a votação, mas são igualmente interessantes.

Page 36: Fanzine 9º - 2013

¿ À

Page 37: Fanzine 9º - 2013

Á Â

QUADRINHOSO tema de trabalho dos alunos

do 9o ano nas aulas de artes visuais foi o design gráfi co. A partir disso, desenvolvemos exercícios voltados à construção de um fanzine, um tipo de publicação não profi ssional que permite muitas experimentações. Os primeiros fanzines surgiram no início do século XX e tinham como tema as histórias em quadrinhos (HQs). É por esse motivo que as HQs acabaram se tornando parte deste fanzine do 9o ano.

Além disso, o tema HQ ganhou mais força devido ao projeto Aya - uma história em quadrinhos africana em francês, parceria realizada entre as aulas de artes visuais e as aulas de francês com a Profa. Sahsha. Aya é um quadrinho

escrito por Marquerite Abouet da Costa do Marfi m. Ele aborda de modo único o cotidiano dos jovens de Yopougon (Costa do Marfi m), suas amizades e confl itos. A partir de Aya, escolhemos

discutir o tema amizade também na

produção de HQs dos alunos do 9o ano.

A turma realizou grande parte

dos trabalhos em sala de aula, mas

para fi nalizar os alunos precisaram de

algumas horas de trabalho em casa,

o que foi realizado com competência

por muitos grupos. Infelizmente não

é possível reproduzir todas as HQs

fi nalizadas aqui, mas nas próximas

páginas podemos ver uma parte dos

resultados.

Page 38: Fanzine 9º - 2013

à Ä

Page 39: Fanzine 9º - 2013

Å Æ

Page 40: Fanzine 9º - 2013

Ç È

Page 41: Fanzine 9º - 2013

É Ê

Page 42: Fanzine 9º - 2013

Ë Ì

Page 43: Fanzine 9º - 2013

Í Î

Page 44: Fanzine 9º - 2013

Ï Ï

Page 45: Fanzine 9º - 2013

Ð Ñ

Page 46: Fanzine 9º - 2013

Ò Ó

Page 47: Fanzine 9º - 2013

Ô Õ

Page 48: Fanzine 9º - 2013

Ö ×

Page 49: Fanzine 9º - 2013

Ø Ù

Page 50: Fanzine 9º - 2013

Ú Û

Page 51: Fanzine 9º - 2013

Ü Ý

Page 52: Fanzine 9º - 2013

Þ ß

Page 53: Fanzine 9º - 2013

à á

Page 54: Fanzine 9º - 2013

â ã

Page 55: Fanzine 9º - 2013

ä ä

Page 56: Fanzine 9º - 2013

å æ ç è é ê ë ì í î é ï ç ê ð ñ è ë ê ò å ó ô õAv. da Universidade, 220 - Travessa Onze - Cidade Universitária São Paulo, SP - CEP: 05508-040, tel: 11 3091-3503 Site: www.ea.fe.usp.br / E-mail: [email protected] de arte da EA: aplicaarte.blogspot.com

“Após muitas etapas como trabalhos no laboratório de informática, seleção para a escolha do logo, criação de histórias em quadrinhos, escrita de reportagens, ele fi cou

prontinho para os nossos leitores

aproveitarem.”

“Feita por alunos do 9° ano, essa

revista permite que você passeie

por uma diversidade de temas

escritos por eles, sempre com

muito carinho!”ö ÷ ø ù ú û ü ú ý þ ÿ ù ú �

“Vamos mostrar, neste Fanzine,

um pouco do que fi zemos ao

longo do ano, com vários temas:

artes visuais, desenhos da escola,

cinema, jogos, música, sociedade,

melhores logotipos, HQ.”