família rodrigues: a busca por melhores condições de vida

2
Num cenário encantador com riacho e um lindo pôr de sol, Marcelo Rodrigues mostra a preciosa horta de onde ele tira o sustento da família. Ele mora com seus quatro filhos e sua esposa, Severina Raimunda da Silva Rodrigues, na terra que herdou dos pais na comunidade Lagoa dos Bois, juntamente com mais 45 famílias, no município piauiense de Acauã, a 460 km da capital Teresina. Ele conta que sempre viveu da roça, plantando milho e feijão e depois que se casou, construiu sua própria casa, em 1991. A rotina começa cedo. Marcelo vai para a roça logo pela manhã e após o café, retorna para o almoço, descansa e à tarde vai cuidar dos animais e só volta para casa no início da noite. Sua filha mais velha, Mônica da Silva Rodrigues, de 15 anos, ajuda nas tarefas de casa e faz a comida, enquanto sua mãe ajuda o pai na roça. Ela lembra da época em que não tinha cisterna em casa e o pai precisava buscar água para a família. E quando era em um barreiro muito longe, ela mesma ia pegar. A cisterna foi construída através do Programa Um milhão de cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), que visa água potável para consumo humano através de cisternas de 16 mil litros. Na comunidade foram construídas cerca de 60 cisternas. Marcelo diz que a cisterna trouxe mais comodidade para a família, pois eles têm água de qualidade dentro de casa. Com a cisterna, fala Mônica, seu sonho pôde ser realizado, pois ela sempre desejou ter água para plantar e há três anos, a família cultiva uma horta com tomate, cebola, coentro, beterraba, cenoura, pimentão e batata para consumo da família e também dos vizinhos. Marcelo fala que com o dinheiro economizado ele pode comprar outros produtos necessários para a família. Além da horta, a família Rodrigues cria gado, Piauí Ano 1 | nº 18 | março | 2009 Teresina- Piauí Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Família Rodrigues: a busca por melhores condições de vida 1 Projeto Piloto Família Rodrigues reunida para o cultivo da horta Marcelo se prepara para voltar para casa depois de um dia de trabalho

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Família Rodrigues: a busca por melhores condições de vida

Num cenário encantador com riacho e um lindo pôr de sol, Marcelo Rodrigues mostra a preciosa horta de onde ele tira o sustento da família. Ele mora com seus quatro filhos e sua esposa, Severina Raimunda da Silva Rodrigues, na terra que herdou dos pais na comunidade Lagoa dos Bois, juntamente com mais 45 famílias, no município piauiense de Acauã, a 460 km da capital Teresina.

Ele conta que sempre viveu da roça, plantando milho e feijão e depois que se casou, construiu sua própria casa, em 1991. A rotina começa cedo. Marcelo vai para a roça logo pela manhã e após o café, retorna para o almoço, descansa e à tarde vai cuidar

dos animais e só volta para casa no início da noite.Sua filha mais velha, Mônica da Silva Rodrigues,

de 15 anos, ajuda nas tarefas de casa e faz a comida, enquanto sua mãe ajuda o pai na roça.

Ela lembra da época em que não tinha cisterna em casa e o pai precisava buscar água para a família. E quando era em um barreiro muito longe, ela mesma ia pegar.

A cisterna foi construída através do Programa Um milhão de cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), que visa água potável para consumo humano através de cisternas de 16 mil litros. Na comunidade foram construídas cerca de 60 cisternas.

Marcelo diz que a cisterna trouxe mais comodidade para a família, pois eles têm água de qualidade dentro de casa.

Com a cisterna, fala Mônica, seu sonho pôde ser realizado, pois ela sempre desejou ter água para plantar e há três anos, a família cultiva uma horta com tomate, cebola, coentro, beterraba, cenoura, pimentão e batata para consumo da família e também dos vizinhos.

Marcelo fala que com o dinheiro economizado ele pode comprar outros produtos necessários para a família. Além da horta, a família Rodrigues cria gado,

Piauí

Ano 1 | nº 18 | março | 2009Teresina- Piauí

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Família Rodrigues: a busca por

melhores condições de vida

1

Projeto Piloto

Família Rodrigues reunida para o cultivo da horta

Marcelo se prepara para voltar para casa depois de um dia de trabalho

Page 2: Família Rodrigues: a busca por melhores condições de vida

ovelhas e galinhas para o consumo e comercialização. Recentemente, Marcelo colocou 30 peixes num barreiro próximo de sua casa e espera que se reproduzam logo para que também possam contribuir na melhoria da alimentação e renda da família.

Ele comenta que a vida que a família tem hoje, nem se compara à vida que ele tinha quando criança. Na infância de Marcelo, o seu pai não tinha condições para comprar roupas ou acessórios para os filhos e hoje, ele se alegra em proporcionar mais conforto à família.

Para Mônica, a vida ficou mais fácil, pois existe energia elétrica, facilidade para estudar, aparelho de som e televisão. Este, é o meio de comunicação preferido dela, passa as tardes assistindo a filmes e a telenovelas, depois de fazer as tarefas domésticas.

A família Rodrigues mora quase toda na comunidade. São bem simples, levam uma vida sem muitas festas e comemorações, até as datas de aniversário são esquecidas. Marcelo diz, que quando se lembra de seu aniversário, o dia já passou.

Dona Severina, recorda que desde pequena precisou trabalhar e ajudar os pais. Por isso, o trabalho da roça é algo sempre presente em sua vida.

Marcelo compara as oportunidades que os filhos têm hoje e que na infância dele era muito difícil. Dona Severina recorda da mesma situação e conta que estudou somente até a quarta série do ensino fundamental porque não tinha ensino médio na cidade em que morava. E diz que hoje, a filha mais nova, já estudou mais que eles e incentiva os filhos a aproveitar a oportunidade.

Os filhos estudam numa escola estadual que fica localizada na comunidade vizinha, Baraúnas, também no município de Acauã. Um carro escolar vem buscar e deixá-los na porta de casa.

Para a família, o futuro é expressão de melhoria das condições de vida. Pois ao longo das gerações da família Rodrigues as oportunidade foram aparecendo, portanto, Marcelo acredita em uma vida sempre melhor.

2

Dona Severina e a filha caçula, Selma

www.asabrasil.org.br

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Projeto PilotoPiauí

O PROJETO PILOTO DO P1+2 ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO COM OS SEGUINTES APOIOS:

Ministério doDesenvolvimento Social

e Combate à Fome

Secretaria de Segurança Alimentar

e Nutricional

Marcelo mostra o cultivo de cebolinha Família Rodrigues reunida no cultivo da horta