fala sind-justica dezembro 2012

20
IMPRESSO ESPECIAL 9912304167/2012-DR-RJ Sind-Justiça CORREIOS Nº 06 • NOV/DEZ DE 2012 Filiado à CSP-Conlutas www.sindjustica.org.br A Revista do serventuário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Um ano de gestão Sindicato avança, mas pode ser melhor com maior participação da categoria Concluída a auditoria das contas de 2003 a 2010 Páginas 13, 14 e 15

Upload: sindjustica-sindicato

Post on 21-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Fala Sind-Justica Dezembro 2012

TRANSCRIPT

IMPRESSOESPECIAL

9912304167/2012-DR-RJ

Sind-Justiça

CORREIOS

Nº 06 • NOV/DEZ DE 2012

Filiado à CSP-Conlutas

www.sindjustica.org.br

A Revista do serventuário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Um anode gestãoSindicato avança, maspode ser melhor com maiorparticipação da categoria

Concluída a auditoria dascontas de 2003 a 2010Páginas 13, 14 e 15

Travessa do Paço, 23 - 13º e 14º andaresCentro - Rio de Janeiro - RJCEP: 20010-170Tel: (21) 3528-1200Site: www.sindjustica.org.bre-mail: sindjustica.org.br

Publicação do Sindicato dos Trabalhadores doPoder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro

Alzimar Andrade SilvaJosé Carlos Roberto Arruda LimaTony José Vieitas

Coordenação Geral

Coordenação de Finanças e AdministraçãoAnderson Patrício de FreitasJorge Aleixo da Silva

Coordenação de Assuntos Jurídicos

Alzimar Andrade Silva e José Carlos Arruda Lima

Coordenação de OrganizaçãoPolítico-SindicalIvan de Alencastre Pinheiro

Coordenação de OrganizaçãoPolítico-Sindical e CulturalEtes Inocêncio Freire Filho

Coordenação de Saúde, Condiçõesde Trabalho, Esporte e LazerRegina Célia dos Santos Fidélis

Coordenação de Aposentados,Pensionistas e SegmentosAlípio Mendes

Leste FluminenseVanice Dias Passos FerrazSerrana 1Ivo Mauro Pacheco de RezendeSerrana 2Magno Oyama Monteiro

Sul FluminenseAlvino Robson de Almeida Rosa

Litoral SulJosé Augusto Silva Junior

NorteMarcus Vinicius Vieira da SilvaNoroesteNatanael Pereira de QueirozLagosIsaias Franklin dos Santos Perini

Baixada 1João Duarte

Baixada 2

Willians Carvalho Ribeiro

Humberto Vandelli Carneiro, Regina Lucia Mathias Netto(licenciada), Ricardo Licurci de Oliveira eRubens Castro Júnior

Alexander Brasil Ceci, Josenias Vieira Gomes,Carlos Agnaldo Torres (efetivos), Júlio César GomesCardozo e Sérgio Martins Gonçalves (suplentes)

Jornalista responsável (edição, textos e reportagens):Sandro Barros (Mtb 24940-RJ)Projeto Gráfico, diagramação e editoração eletrônica:Felipe LoureiroFotos: Alexsandro Lira e Marco Feitosa

www.sindjustica.org.br

Impressão: Edigráfica

Tiragem: 20 mil exemplares

Publicação de responsabilidade da CoordenaçãoGeral do Sind-Justiça

Distribuição Gratuita

Diretoria Executiva Colegiada

Coordenações Regionais

Suplentes

Conselho Fiscal

Expediente

2 NOV/DEZ 2012

Editorial

Cícero de Lima, Frederico Barcellos, Hilda Braga,Lilian Parente e Rubens Barreto Junior

Comissão de Ética

Estamos avançando!Nesta edição, apresentamos, de forma

bem sucinta, relatório baseado na auditoria realizada nas contas do Sindicato. A Audi-toria completa possui mais de 600 páginas em 5 volumes, entre relatórios e centenas de cópias de documentos.

Tivemos o cuidado de escolher um Auditor com larga experiência na realização de perícias e que goza da confiança de diversos juízes que o utilizam em serviços periciais e contábeis em todo o Estado. O resultado você vê nas páginas desta edição. O relatório completo, com os dados técni-cos da auditoria sobre balancetes, livros diário, razão e caixa, patrimônio e outros dados técnicos estão à disposição dos asso-ciados na sede do Sind-Justiça.

Por outro lado, completamos em outu-bro um ano de gestão da atual diretoria. Foi um ano de muito trabalho para consertar o Sindicato que encontramos. Para dar conta do recado, os nossos coordenadores che-gam ao Sindicato às 8h da manhã e só saem daqui freqüentemente às 20h, 21h e muitas vezes às 22h.

Muitos não têm noção do que é o dia a dia da gestão de um sindicato sério. Além de administrar as dezenas de empregados que temos, precisamos resolver pendências jurídicas de toda sorte, em milhares de processos judiciais e administrativos; gerenciamos oito planos de saúde de diversas operadoras que atendem aos cole-gas de todo o Estado; lidamos com dezenas de fornecedores; temos obrigações traba-lhistas e fiscais; organizamos eventos da categoria, como atos públicos e assemblei-as regionais em todo o Estado; Conselhos de Representantes Zonais; visitamos as comarcas; participamos de eventos de interesse da categoria em todo o país; pro-

movemos encontros e seminários, com servidores e convidados, como o da pre-venção de doenças ocupacionais e assedio moral; mantemos diversos serviços para a categoria, como cursos de teatro, coral e aulas de violino; vamos a Brasília acompa-nhar de perto os nossos processos para que haja agilidade; à frente do Muspe pro-movemos atos em defesa dos triênios e lutamos contra a demolição do hospital do Iaserj; além disso, negociamos frequente-mente com autoridades, como o presiden-te do Tribunal, representantes do Poder Executivo, deputados, RioPrevidência e outros, sempre em busca de melhores con-dições de trabalho para os serventuários.

E fazemos tudo isso sempre com um imenso prazer, por sabermos que a cate-goria reconhece os nossos esforços e apos-ta na competência e seriedade da nossa gestão.

Reconhecemos que nada disso seria possível sem o comprometimento e o empenho de todos os funcionários do Sin-dicato, a quem somos gratos.

Foi um ano de muitas mudanças e pode-remos ter um outro ano ainda melhor! Para isso, só precisamos que a categoria partici-pe ainda mais da vida do seu sindicato! Foram quase mil novas filiações neste período... mas podemos ter muito mais... filie-se.. participe... opine... juntos, somos fortes!

Que venha 2013!Um forte abraço!

Coordenação Geral:José Carlos ArrudaTony VieitasAlzimar Andrade

Os coordenadores e funcionários do Sind-Justiçadesejam a todos um Feliz Natal eum 2013 repleto de conquistas!

ABAIXO-ASSINADO SOBRE PLANO DE SAÚDE

É comum a Coordenação do Sind-Justiça ouvir serventuários falarem sobre a dificuldade de utilização do plano de saúde institucional (Amil), principalmente nas Comarcas do interior, onde a empresa atende de forma muito deficitária. O contrato com a Amil é de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois. Esse prazo inicial vence em fevereiro de 2013.

Tendo em vista o alto grau de insatisfação dos serventuários, o Sindicato vai exigir que seja feita nova licitação, porém que haja a flexibilização do plano, de modo que o servidor tenha a opção de escolher se adere ao plano institucional ou se prefere receber em espécie, para que se filie ao plano que melhor atenda em sua região. Para reforçar o pedido, um abaixo-assinado está sendo entregue em todas as Comarcas junto com esta revista para que os servidores se manifestem.

CONVOCAÇÃO DE NOVOS CONCURSADOS A Coordenação do Sind-Justiça está cobrando da Administração

do Tribunal a imediata convocação de novos concursados, de acordo com as necessidades das serventias. O Sindicato tenta ainda viabilizar uma reunião entre a Administração e os concursados

aprovados, para que estes tenham acesso às informações do TJ. E desde já também está sendo pleiteada a garantia de prorrogação do concurso, que vence em 2013, por mais um ano, tendo em vista as poucas convocações até o momento e a possibilidade de prejuízo para milhares de aprovados, além do evidente dano à imagem da Justiça.

ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS

Está em fase de conclusão o levantamento dos dados do "Mapeamento das Condições de Trabalho dos Psicólogos e Assistentes Sociais", uma pesquisa realizada pelo Sindicato, com apoio dos Conselhos profissionais, em todo o Estado no período de agosto a setembro deste ano, com o objetivo apurar junto aos colegas de cada Comarca as reais condições em que realizam o seu trabalho e ainda apontar soluções para cada segmento.

Com a conclusão da apuração dos dados, haverá uma reunião final da Comissão da categoria para que seja convocada uma assembleia específica dos dois segmentos a fim de se deliberar sobre as medidas a serem tomadas junto à Administração do TJ no sentido de melhorar as condições de trabalho e a estrutura ofereci-da aos profissionais, bem como eleger um representante de cada segmento para trabalhar junto ao Sindicato na criação de um Núcleo próprio.

AÇÃO DOS 24% DOS AUTORES

O Sind-Justiça promoveu em seu auditório seis reuniões nos últimos meses com os autores originários da ação dos 24% – a 7ª foi convocada para o dia 29 de novembro — com o objetivo de garantir a celeridade quanto à execução dos atrasados. Foi criada uma Comissão para atuar em conjunto com o Sindicato e refeito o cadastro de todos os autores. No momento, o Sind-Justiça está apurando se já foi deferido o requerimento do perito do juízo da 3ª Vara de Fazenda Pública, no sentido de disponibilizar ficha financei-ra informatizada, em Excel, de todos os autores da ação originária dos 24%, o que facilitará o trabalho do perito. Com isso, acreditamos ser possível antecipar em meses a elaboração do restante da perícia.

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal está exercendo plenamente suas funções, analisando as contas da atual gestão. Para tanto, começou a se reunir em 6 de novembro na sede do Sindicato. Até o fechamento desta edição do Fala Sind-Justiça os conselheiros ainda não tinham concluído o trabalho.

COMISSÃO AUTÔNOMA PARA PREVENÇÃO

DE

E

SEMINÁRIO

Saúde do trabalhadornuma perspectivados trabalhadores

27 de novembro de 2012 (terça-feira), das 9 às 19h no Auditório do Sind-Justiça

Cobertura completa na próxima edição!

3NOV/DEZ 2012

Cresce contraa violência as mulheres no BrasilDados do “Mapa da Violência 2012 atualização: Homicídios de mulheres no Brasil” revelam que, mesmo depois de aprovada a Lei Maria da Penha, aumenta a violência contra a mulher

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência à Mulher. Data importante no calendário contra o machismo, pois o combate à tolerância e à impunida-de da violência praticada contra as mulheres é uma luta que parece não ter fim.

Mesmo depois da promulgação da Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha — que deveria punir os agressores —, nada, ou quase nada, mudou. Os dados apresentados pelo "Mapa da Violência 2012" mostram que, de 2008 a 2010, aumentou e muito os casos de mulheres vítimas de agressão — muitas provocando até a morte.

Os dados revelam um quadro crescente de violên-cia levantado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano (Cebela) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) sob a coorde-nação do professor argentino Julio Jacobo Waiselfisz. A elaboração do estudo se deu através dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIN) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ou seja, notificação compulsória de violências.

No período de 1980 a 2010, o Mapa revela que mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no país, sendo que 43,7 mil apenas na última década. O número de mulheres assassinadas nesse período passou de 1.353 para 4.465 casos, representando um aumento de 230%. Vale lembrar que, a Lei Maria da Penha está em vigência há mais de seis anos.

O principal instrumento de homicídios femininos são as armas de fogo, seguido da utilização de objeto cortante ou penetrante, contundente e sufocação — nestes casos, quando a violência exige o contato direto. Outro elemento assustador é o local do inci-dente: 41% das mulheres são vítimas de violência dentro de suas próprias casas.

A partir dos dados da Organização Mundial da Saúde, referente ao período de 2006 a 2010, o Mapa da Violência revela que o Brasil tem uma taxa de 4,4

homicídios para cada 100 mil mulheres. Essa lamentá-vel realidade coloca o país na sétima posição num contexto de 84 países analisados.

Outro elemento importante é a idade das vítimas. Segundo o Mapa, a maior taxa de mulheres vítimas de violência se concentra na faixa dos 15 aos 29 anos, “com preponderância para o intervalo de 20 a 29, que é o que mais cresceu na década analisada”.

No Brasil, os atendimentos relativos à “Violência Doméstica, Sexual e/ou outras formas de violência”, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reve-lam que dos 107.572 registros, 70.285 (65,4%) são referentes a mulheres.

Segundo a coordenação do Mapa da Violência, “tem que ser considerado que os quantitativos regis-trados pelo SUS representam só a ponta do iceberg das violências cotidianas que efetivamente aconte-cem: as que, por sua gravidade, demandam atendi-mento do SUS. Embaixo dessa ponta visível, um enorme número de violências cotidianas nunca alcança a luz pública”.

Nota-se também que a violência física ainda é a maior 'arma' do agressor (cônjuge ou ex-cônjuge), totalizando 44,2% dos casos. A violência psicológica ou moral aparece acima de 20% e a violência sexual é responsável por 12,2%. Só em 2011, foram registrados mais de 13 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual.

Diante dos dados apresentados, onde os índices mostram claramente uma crescente violência contra as mulheres, é possível afirmar que as ações governa-mentais e suas políticas sociais, bem como a Lei Maria da Penha caminham a passos demasiadamente lentos. Os dados falam por si só, mostrando a ineficiência destes instrumentos que deveriam abolir, na prática, com o alarmante quadro de violência contra as mulhe-res no Brasil. (com informações do Sintrajud-SP)

4 NOV/DEZ 2012

5NOV/DEZ 2012

A auditoria realizada nas contas do Sindicato nas contas das gestões anteriores será objeto de reuniões específicas em cada Regional, onde os Coordenadores do Sind-Justiça estarão apresen-tando os dados e explicando tudo o que for de interesse dos nossos associados. Isto se dará nos dias 10 a 13 de dezembro, conforme calendário abaixo. Convidamos todos os filiados a participar!

Nos dias em que se realizarão as reuniões, tendo em vista o excelente resultado administrativo e financeiro, fruto de um mandato sério e responsável, o Sindicato estará sorteando entre os colegas sindicalizados ativos um notebook em cada sede regional.

Para os nossos aposentados, que são preteridos pela Administração com a ausência de alguns benefícios dados aos ativos, sortearemos, além de um notebook, 10 (dez) auxílios-natalinos, no valor de R$ 500 cada. Sortearemos o notebook somente para os aposentados e pensionistas que estiverem presentes no evento ‘’Anos Dourados - Encontro Dançante’’, a se realizar na sede do Sindicato no dia 17 de dezembro, a partir das 15h, como forma de incentivar a participação na atividade. Os auxílios-natalinos serão sorteados no mesmo evento, porém para todos os aposentados e pensionistas associados ao Sind-Justiça, presentes ou não à confraternização. Trata-se de um pequeno gesto do Sindicato em reconhecimento ao importante segmento de aposentados e pensionistas, que representam quase 1/3 dos nossos associados .

Sind-Justiça se reúnecom serventuários

para apresentaçãoda Auditoria esorteios de notebooks

11/dez terça-feira

• Serrana 1: Petrópolis/Itaipava (sede), Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Teresópolis e Três Rios.

Coordenadores responsáveis: Alzimar Andrade e Willians Ribeiro.

• Baixada 2: Nova Iguaçu (sede), Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Miguel Pereira, Nilópolis, Paracambi, Paty do Alferes, Queimados e Seropédica.

Coordenadores responsáveis: José Carlos Arruda e Etes Inocêncio.

• Noroeste: Itaperuna (sede), Bom Jesus de Itabapoana, Italva/Cardoso Moreira, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua.

Coordenadores responsáveis: Tony Vieitas e Anderson Patrício.

12/dez quarta-feira

• Norte: Campos dos Goytacazes (sede) ,Cambuci , Carapebus/Quissamã, Conceição de Macabu, Macaé, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Coordenadores responsáveis: Tony Vieitas e Anderson Patrício.

• Lagos: Cabo Frio (sede), Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Coordenadores responsáveis: Alzimar Andrade e Jorge Aleixo.

• Baixada 1: Duque de Caxias (sede), Belford Roxo, Guapimirim, Magé, Inhomirim e São João de Meriti.

Coordenadores responsáveis: José Carlos Arruda e Etes Inocêncio

• Leste Fluminense – São Gonçalo (sede), Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Tanguá.

Coordenadores Responsáveis: José Carlos Arruda e Willians Ribeiro

13/dez quinta-feira

• Capital: Anexos, Administração, Juizados e Regionais.

Coordenadores responsáveis: Tony Vieitas, Alzimar Andrade e José Carlos Arruda.

10/dez segunda-feira

• Litoral Sul: Angra dos Reis (sede), Parati, Mangaratiba e Itaguaí. Coordenadores responsáveis: José Carlos Arruda e Etes Inocêncio.

• Serrana 2: Nova Friburgo (sede), Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Coordenadores responsáveis: Alzimar Andrade e Ivan Pinheiro.

• Sul Fluminense: Volta Redonda (sede), Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real-Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Vassouras.

Coordenadores responsáveis: Tony Vieitas e Robson Almeida.

Calendário Calendário das reuniões

Acesse o nosso site esaiba mais:

www.sindjustica.org.br

17/dez segunda-feira

• Sede do Sind-Justiça - Aposentados e Pensionistas.

Coordenadores responsáveis: Alípio Mendes e Jorge Aleixo.

15h

17h

15h30

15h

15h

11h

18h

18h

11h

15h

15h30

18h30

No último dia 1º de novembro a Coordenação do Sind-Justiça, representada pelo coordenador geral José Carlos Arruda, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, Manoel Alberto Rebelo dos Santos, com os juízes auxiliares da Presidência, Sandro Pithan e Gilberto Abdelhay, os desembargadores José Roberto Compasso e Agostinho Teixeira, e com o presidente do RioPrevidência, Gustavo Barbosa, e com o seu diretor de Seguridade, Roberto Moisés dos Santos. No decorrer da reunião foram também convocados o diretor da Divisão de Cadastro do TJRJ, Silas Pereira, e a diretora da Divisão de Benefícios e Pensões, Roseni Dias.

A pauta única da reunião foi buscar uma solução para a imediata implantação da extensão dos 24% aos pensio-nistas, conforme acordado entre o Sind-Justiça e a Presidência do Tribunal desde o final de 2011 e já autori-zado pelo governador, mas que há meses aguarda uma solução técnica por parte do RioPrevidência.

Para entender a história: nas últimas reuniões com a Presidência do TJ, os coordenadores do Sindicato vinham mostrando preocupação com a demora na implementa-ção do reajuste para os pensionistas. O Sind-Justiça explicou à Presidência que a demora pode acarretar outro problema grave, já que se aproxima o final do ano e, com isso, se não houver o crédito até dezembro, este seria classificado como Crédito de Exercício Findo, passando a ser pago através de DEA (Despesas de Exercícios Anteriores), e só seria creditado no próximo ano e, ainda assim, dependendo de verba específica do Orçamento do Estado.

A demora da implantação vem sendo provocada pela alteração no sistema do RioPrevidência, que está mudan-do a forma do DAP (Documento de Atualização de Pensão), em fase de migração para eletrônico (DAP Eletrônico). Isso será benéfico para os pensionistas, pois o novo modelo promete atualizar as pensões de forma automática, o que trará agilidade principalmente ao procedimento de revisões de pensões, objeto de muitas ações do Sind-Justiça e que sempre enfrentaram grande demora.

O presidente do RioPrevidência falou sobre as dificuldades encontradas com a implantação do novo programa, que já está devidamente instalado, e comunicou que as senhas de acesso para o TJ estariam disponibilizadas após o feriado do último

dia 2 de novembro, possibilitando a inserção dos dados do servidor — se vivo fosse — de forma atualizada e automática, dentro do novo modelo, o que permitirá o cálculo imediato dos valores devidos aos pensionistas.

Foi colocado pelo Sind-Justiça que o procedimento, além de ser novo para o TJ, importa em alto grau de complexidade, o que obrigaria a participação de três divisões do Tribunal em todo o procedimento — DIPAG, DIBEP e DICAD, todos ligados ao DGPES —, envolvendo muita gente em um momento em que todos já estão bastante atarefados.

A preocupação do Sind-Justiça é quanto a viabilidade de se elaborar cerca de 4.500 DAPs Eletrônicos em tão pouco tempo por setores que ainda enfrentam problema de falta de pessoal. O Sindicato pontuou ainda que é lamentável que o RioPrevidência tenha levado todo o ano de 2012 para implan-tar o seu novo sistema, provocando enorme prejuízo aos nossos pensionistas, e só agora traga ao Tribunal este enorme volume de serviços, quando falta cerca de um mês para o fechamento da folha de dezembro dos pensionistas. Além disso, o RioPrevidência não implementou sequer o reajuste da data-base deste ano dos pensionistas.

Tendo em vista essa preocupação do Sind-Justiça, o presidente do TJRJ convocou os diretores dos departamentos citados para que participassem da reunião, tornando-a essencialmente técnica. Como desdobramento, o juiz Sandro Pithan, responsável pelo DGPES, convocou uma reunião com a participação das divisões envolvidas para buscar uma solução.

O presidente do Tribunal cobrou do RioPrevidência uma solução imediata para o impasse quanto à possibilidade do crédito não ser feito ainda neste ano, tendo o RioPrevidência se comprometido a criar um mecanismo especial dentro da instituição para o pagamento imediato, agilizando o crédito e evitando mais este transtorno para os pensionistas. O RioPrevidência também se comprometeu a pagar as duas parcelas vencidas dos 24% — janeiro 2011 e janeiro 2012, ambas de 5,56% —, as respectivas diferenças dos meses em atraso e ainda as diferenças de dezembro e décimo terceiro de 2011, além de atualizar as pensões assim que começar a receber do TJ os lotes de DAPs Eletrônicos.

O Sind-Justiça aguarda agora o desdobramento da reunião e continua acompanhando de perto todo o procedimento e as soluções apontadas. Pedimos a compreensão dos pensionis-tas, pois sabemos do transtorno que vêm sofrendo, mas gostaríamos de reiterar que estamos e sempre estivemos atuando firmemente em busca de uma solução.

Sind-Justiça se reúne comRio Previdência TJe para buscar uma solução

6 NOV/DEZ 2012

Um anode muitos avanços

7NOV/DEZ 2012

Maior participação e democracia

No dia 1º de dezembro de 2011 teve início o processo de democratização das decisões com as assembleias regionais, com a eleição da Comissão de Ética na Regional Serrana 1. Foram ao total cinco convocações ao longo do ano, feitas em todo o Estado, sempre quando se tratava de temas relevantes para a categoria.

A representação sindical por local de trabalho também foi uma das prioridades da atual Coordenação. Logo no início da gestão foram realizadas eleições de 128 delegados sindicais efetivos e suplentes, sendo 12 aposentados e pensionistas, nas Comarcas e Regionais, um número recorde. Além disso, o Conselho de Representantes Zonais (CRZ) se reuniu quatro vezes ao longo dos últimos 12 meses, sendo que uma dessas reuniões, realizada em 24 de setembro deste ano, foi em caráter extraordinário, a fim de debater a nova proposta de Resolução do CNJ, repudiada

pela categoria.E, em se tratando de participação, vale a pena lembrar o

Mapeamento das Condições de Trabalho dos Psicólogos e Assistentes Sociais, pesquisa realizada pelo Sindicato, com apoio dos respectivos Conselhos profissionais, nos meses de agosto e setembro de 2012.

Igualmente importante foi o abaixo-assinado dos Oficiais de Justiça pela incorporação da gratificação de locomoção nas aposentadorias, que colheu mais de mil assinaturas em todo o Estado em pouco mais de um mês. O documento com a reivindicação foi protocolado junto ao TJRJ no dia 3 de julho deste ano.

Outra consulta que contou com expressiva participação da categoria foi a que tratou do adicional de qualificação, lançada no site do Sindicato em abril deste ano, que fez o levantamento da graduação de cada servidor.

Nos seus primeiros doze meses de mandato, a atualCoordenação do Sind-Justiça atuou em diversas frentesbuscando sempre os melhores resultados para a categoria.Acompanhe aqui a retrospectiva dos fatos mais importantes!

De outubro de 2011 a outubro de 2012 foram feitas 937 novas filiações. Muitas dessas são de serventuários que voltaram a se sindicalizar, depositando sua confiança na atual gestão. E com o trabalho sério que vem sendo realizado acreditamos que muitos mais virão!

Cresce o número de filiados

A informação mais rápida e dinâmica também ganhou destaque com a criação do "Jurídico Responde", além da manutenção do "Fala Coordenador" e do "Fala Servidor", que agora conta com respostas imediatas na própria mensagem do autor, agilizando a troca de informações com a categoria.

Site com mais informações

8 NOV/DEZ 2012

Comissão de Saúde

Devido a várias rachaduras no prédio, em março de 2012 o Sind-Justiça contratou um engenheiro independente para vistoriar a Lâmina III e apresentou propostas à Administração para garantir a integridade física e emocio-nal dos que lá trabalham. Também foi constante a preocu-pação com as precárias condições de trabalho em diversas Comarcas e Regionais. Em todas as situações, a Coordenação cobrou do TJRJ a solução dos problemas.

Segurança do trabalho

COMISSÃO AUTÔNOMA PARA PREVENÇÃO

DE

E

2012 também marca o surgimento da Comissão Autônoma para Prevenção de Doenças Ocupacionais e de Combate ao Assédio Moral. A iniciativa, que conta com o total apoio da atual Coordenação, busca elaborar políticas para esses dois graves problemas impostos aos serventuá-rios. Quando fechávamos esta edição estava sendo convo-cado o primeiro seminário da Comissão.

Atenção aos aposentados

Os aposentados e pensionistas não foram esquecidos pela atual gestão. Além da conquista do pagamento dos 24%, foram realizadas reuniões específicas e eleitos delega-dos sindicais do segmento, além de diversas confraterniza-ções no terraço do Sind-Justiça.

A atual Coordenação também diligenciou junto à Administração do TJRJ quando da aprovação da Emenda Constitucional 70/12, garantindo direitos financeiros aos servidores que já estão aposentados ou que venham a se aposentar por invalidez permanente. Também vem acom-panhando a tramitação, no Congresso Nacional, da PEC 555, que garante o fim da contribuição previdenciária instituída pela reforma de 2003 aos aposentados e pensionistas.

Durante o primeiro ano da Coordenação, o Sind-Justiça participou de inúmeras iniciativas. Em novembro de 2011 delegados eleitos em assembleia estiveram presentes no Congresso da Fenajud (federação nacional da categoria), onde foi apresentada a “Carta do Rio”, documento que teve destaque durante os debates feitos entre as representa-ções de todo o país.

Em 2012, quando da ameaça de extinção dos triênios, o Sind-Justiça foi o primeiro a convocar o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) e esteve desde o início lutando contra a demolição do Hospital Central do Iaserj, divulgando a campanha e participando de inúmeras atividades.

Outra importante iniciativa foi a realização, em conjunto com o Muspe, da mesa redonda no auditório do Sindicato sobre a proposta de lei antigreve para o serviço público.

Lutas gerais

Fala Sind-Justiça

Em fevereiro deste ano começou a circular a revista Fala-Sind-Justiça. Com papel de ótima qualidade, excelente acabamento gráfico e com textos mais objetivos, a publica-ção substituiu o antigo jornal do Sindicato. Em suas páginas os serventuários passaram a ter acesso a assuntos de seu interesse.

9NOV/DEZ 2012

Mãos à obra

Outra marca da atual gestão foi a realização de diversas obras, aquisição de novos compu-tadores e mobiliário, gastos com melhoria na iluminação e compra de uma nova central telefônica. Logo no início do mandato foi feita a pintura da sede social e a reforma da sua recepção. Depois vieram as obras no CPD e na sede campestre. Atualmente está sendo viabilizado o novo Jurídico, com uma nova sala e infraestrutura adequada para melhor atender os associados.

Central de Atendimento

Em dezembro de 2011 foi inaugurada a Central de Atendimento, proporcionando um melhor serviço à catego-ria. A Central é responsável pelo atendimento telefônico, cadastro de filiados e manutenção do banco de dados, confecção de carteiras dos associados e preparação de postagens pelos Correios.

Nova recepção e obra do Jurídico

Adeus a um lutador!

Benoni Alencar, incansável lutador da categoria, foi assassinado em sua residência no dia 27 de setembro de 2011. Desde que a atual Coordenação tomou posse, a trajetória do companheiro é lembrada e a cobrança da apuração e punição do seu assassino têm feito parte do mandato. Lembrando um ano da morte de Benoni, foi realizado um ato em frente ao Fórum de Rio das Ostras no último dia 28 de setembro.

Carros 0 km

Foram adquiridos dois Siena Tetraflue O Km, ambos pagos à vista, garantindo assim maior segurança aos motoristas do Sindicato e dos usuários. Ressalte-se que os veículos são para uso exclusivo no serviço, notadamente para viabilizar o Jurídico Itinerante e a presença dos advogados do Sindicato nas audiências judiciais em todo o Estado.

No dia 1º de dezembro de 2011 a Coordenação do Sind-Justiça, em conjunto com os delegados sindicais de Niterói, promoveu o “Niterói Fazendo Arte 2”.

Em janeiro de 2012 foi lançado o projeto Música no Sindicato, que inclui o Coral do Sind-Justiça, com a regên-cia do maestro e também serventuário Miguel Braga.

Em março, mês da mulher, o Sindicato prestou diversas homenagens às mulheres em todo o Estado, através de atos no Fórum Central e Regional Pavuna e distribuição de canetas personalizadas para todas as mulheres do tribunal. O Núcleo de Teatro do Sindicato apresentou nos meses de março e abril deste ano a peça “Sou homem, rapaz!”, além de diversas esquetes. Além disso, foi criado o espaço ‘’Serventuário em Destaque’’ para dar visibilidade aos colegas que possuem talentos nas áreas artística, esportiva ou cultural na revista Fala Sind-Justiça.

As sessões de ioga e as aulas de capoeira e violino na sede social continuam. E está sendo organizada a Roda Literária, evento que acontece no dia 14 de dezembro, reunindo diversos escritores da categoria na sede do Sindicato.

Cultura e saúde

No seu primeiro ano de mandato, a Coordenação do Sindicato proporcionou aos serventuários dezenas de novos convênios, garantindo bons descontos para os seus usuários. Também possibilitou que a própria categoria enviasse suas sugestões para novos contratos, o que vem sendo feito.

Novos convênios

Além dos investimentos para que o Jurídico seja mais eficiente, dinâmico e funcional (leia matéria nesta edição), a Coordenação do Sind-Justiça manteve o Jurídico Itinerante, levando o atendimento dos seus advogados às Comarcas.

Jurídico mais eficiente

10 NOV/DEZ 2012

A atual gestão ‘’vestiu a camisa’’ dos autores e sucessores da ação dos 24%. Na busca pelo pagamento dos atrasados da ação, eles vêm demonstrando reconhecimento pela atuação do Sindicato e da comissão eleita. Foram convoca-das 7 reuniões e a iniciativa tem mobilizado centenas de serventuários.

Autores dos 24%

Prestar contas regularmente aos associados foi uma prática da atual gestão. Na revista ou no site, a categoria passou a ter acesso às movimentações mensais do Sindicato e esclarecimentos acerca da sua realidade financeira, além da realização de auditoria nas contas das gestões anteriores.

Transparência financeira

Conquistas da categoria

Durante um ano, o mais importante foi o apoio e a confiança que a categoria depositou na atual Coordenação. Nosso sincero muito obrigado a todos vocês! Estejam certos de que, juntos, podemos fazer muito mais!

Ao longo de todo o primeiro ano da atual Coordenação do Sind-Justiça, a categoria pode constatar a seriedade com que a direção sindical encaminhou as reivindicações dos serventuários. O saldo foi de muitas conquistas, apesar das dificuldades que nos eram apresentadas pelos Poderes.

• Pagamento dos 2 4% aos aposentados e pensionistas;• Progressão automática (Lei nº 6282, de 2012);• Manutenção dos triênios (Lei nº 6282, de 2012);• Edital de remoção voluntária;

• Auxílio-creche para serventuários com filhos portado-res de necessidades especiais;

• Reajuste do auxílio-alimentação/refeição em 2011 (de R$ 26 para R$ 29,00);

• Reajuste de 33% do auxílio-locomoção, que passou a ser de R$ 6,20 em 2011;

• Pagamento do auxílio-natalino de R$ 1.000 em 2011 e em 2012;

• Crédito de Visa Vale também nos dias de compensação de plantão.

Um Jurídico mais eficiente,moderno e funcional

Desde que a atual Coordenação do Sind-Justiça tomou posse, vem trabalhando para 'consertar' os setores que apresentavam problemas dentro do Sindicato. E um dos setores que mais registram reclamações é o Jurídico. Foram feitas diversas alterações para melhorar o setor, o que já incluiu a troca de iluminação, aquisição de novos computa-dores e substituição do programa de acompanhamento de processos — está sendo trocado por um moderno sistema, atualmente em fase de implantação e treinamento dos profissionais. Por fim, na última reunião da Coordenação, foi homologada a alteração no comando da Coordenação Jurídica, que passará a ser exercido diretamente pelos coordenadores gerais Alzimar Andrade e José Carlos Arruda.

Logo de início, dentre os diversos problemas detecta-dos, constatou-se que há uma defasagem de pessoal, o que trouxe a necessidade de se contratar mais um funcionário administrativo para o setor, tendo em vista a necessidade de serviços administrativos diversos, entre os quais a 'protoco-lização' diária de dezenas de documentos, petições e processos judiciais e administrativos, o que vem tomando tempo de advogados e estagiários — atualmente, o setor tem sob sua responsabilidade cerca de 1.700 ações judiciais e 500 ações administrativas.

Além disso, foi contratado mais um estagiário, tendo em vista a alta rotatividade dos estagiários e a necessidade de maior celeridade em diversos procedimentos internos a cargo dos mesmos. O edital de contratação do funcionário administrativo e do estagiário foi divulgado no site do Sind-Justiça, no espaço "Fala Coordenador", no último dia 6 de novembro.

Além disso, uma das reclamações dos usuários — principalmente dos aposentados — sempre foi o difícil acesso ao setor jurídico aos que têm alguma dificuldade de

locomoção, já que ele está localizado no segundo piso da sede. Para resolver o problema, foi iniciada uma obra de adaptação de todo o Jurídico no primeiro piso, onde antes se localizavam as salas de Imprensa e da Central de Atendimento. As novas instalações estarão prontas em breve e facilitarão o acesso aos serviços da Coordenação Jurídica, além de oferecer aos advogados, estagiários e associados um espaço mais amplo, moderno e funcional.

Também foi constatado que existem diversas ações pendentes de distribuição por falta de documentação dos autores. Para resolver este problema, foi publicada no site do Sindicato a relação de sindicalizados que, por motivo de pendência em sua documentação, ainda não tiveram a sua petição inicial distribuída em diversos tipos de ação, principalmente na ação dos 24%. Solicitamos a todos que constarem da relação a gentileza de entrar em contato com os advogados responsáveis para verificação de pendências e para viabilizar a imediata distribuição do seu processo.

Além dos casos de pendência, verificou-se também que há muitas ações prontas para a distribuição, mas que dependem de inserções no sistema e/ou outras medidas burocráticas internas. Para sanar o problema, foi realizado um mutirão com todos os advogados do Jurídico nos dias 7 e 14 de novembro — somente no primeiro dia foram distribuídas 80 novas ações. Quando o Jurídico for transferi-do para o primeiro piso da sede do Sindicato, serão publica-das as novas regras de atendimento para associados da Capital e do Interior, visando à melhoria na qualidade do atendimento.

"Contamos com a compreensão de todos em relação às novas medidas. Estamos trabalhando muito e não poupa-mos esforços para que o Jurídico funcione de maneira adequada e à altura do que os nossos associados merecem", afirma a Coordenação Geral do Sind-Justiça.

Semeandoum novofuturo

11

NOV/DEZ 2012

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão

Um ano depois,uma novarealidade

Um ano depois de assumir a Coordenação do Sind-Justiça para o período de 2011/2014, os coordenado-res de Finanças e Administração têm o prazer de informar uma nova realidade: a dívida que havia ao assumirmos, de R$ 12.772.860, está totalmente equacionada.

Em 12 meses de arrecadação, a receita do Sind-Justiça foi de R$ 5.136.347,53. Nesse período, paga-mos R$ 1.288.894,29 de dívidas herdadas de gestões anteriores, reduzimos de 55% para 35% as despesas com folha de pagamento, honramos com todos os compromissos dos meses correntes, não fizemos nenhum empréstimo sob qualquer pretexto, investi-mos R$ 86.000 na compra à vista de dois carros 0 km, e mais R$ 119.000 em investimentos na melhoria de nossas sedes social e campestre, tudo isso sem prejuí-zo da reserva do Fundo de Greve e Congresso, que totalizam hoje R$ 514.382 — reservados pelo Sindicato.

Neste período, não se mediram esforços para o cumprimento das obrigações sindicais, com a realiza-ção de quatro Conselho de Representantes Zonais (CRZ's); edição de seis revistas sindicais (20 mil exem-plares em média em cada edição); visitas a todas as comarcas pelos coordenadores licenciados em cada entrega de revista; e convocações, por cinco vezes, de assembleias regionais em todo o Estado.

Este sonho foi realizado com muita dedicação no cumprimento de nossos deveres assumidos com a categoria. Compromisso e transparência são as regras que norteiam nosso trabalho. Por este motivo, todos os atos praticados são sempre divulgados em nossas revistas, com os números revelados de forma clara, para possibilitar o entendimento de todos, com a elaboração de orçamento participativo e, principal-mente, com as portas abertas a qualquer momento para o associado que desejar esclarecimentos adicionais.

Desde que assumimos, mesmo pagando em dia todas as obrigações do Sindicato, tivemos um superá-vit nas contas do Sind-Justiça no valor de R$ 2.014.519.

Não fossem as dívidas herdadas de gestões anteriores, que consumiram quase R$ 1.300.000 no período, teríamos muito mais como investir no interesse da categoria. Ainda assim, sem perder o foco do objetivo do Sindicato, que é o de lutar por melhorias na área salarial e trabalhista para a categoria, estamos inves-tindo na reforma da nossa sede campestre, para torná-la apropriada à visita dos colegas de todo o Estado, pois temos duas casas que, reformadas, poderão receber até 20 pessoas para estadias curtas ou até mesmo férias, em um espaço de 6.000 m² com piscina, campo de futebol, área de vôlei, cobertura com chur-rasqueira coberta e mais de 500 m² de gramado. Além disso, estamos estudando a viabilidade de uma sede litorânea, com 18 apartamentos, para uso de nossos associados.

Nossa Coordenação está focada nas conquistas da categoria, contudo, em nossa diversidade, encontra-mos força para atuar em todas as áreas, o que possibili-ta a esta Coordenação de Finanças e Administração estar sempre se empenhando nas melhorias físicas da entidade e nos diversos benefícios que pudermos proporcionar à categoria.

Coordenação de Finanças e AdministraçãoJorge Aleixo e Anderson Patrício de Freitas

Finanças do Sindicato

Investimentos R$ 207.240,20

R$ 514.382,00Fundo de Greve/Congresso

Pagamento de dívidas R$ 1.288.894,29

Superávit R$ 2.014.519,00

Despesas correntes R$ 3.121.828,00

Receita do período R$ 5.136.347,53

NÚMEROS DA ATUAL GESTÃO

12 NOV/DEZ 2012

O relatório apresentado a seguir é um resumo baseado na auditoria Contábil-Financeira, Trabalhista, Fiscal e Patrimonial levada a efeito nas contas e na documentação contábil nas contas do Sind-Justiça: documentos e demais papéis relativos às operações financei-ras resultantes do gerenciamento e administração, bem como do controle patrimonial da Entidade Sindical, no que se refere aos exercícios de 2003 a 2010. Os trabalhos técnicos da auditoria foram realizados sob a supervisão do bacharel em Ciências Contábeis Moisés Louvise Inácio.

Todos os trabalhos de exame da documentação e demais papéis foram realizados na sede da Entidade sindical. Para tanto, foi destinada dependência específica com acesso exclusivo na realização da auditoria; todas as facilidades foram oferecidas pela atual Diretoria do sindicato; todo o material existente foi colocado à disposição, além do pessoal necessário para auxílio.

OBSERVAÇÕES:

1ª- Tendo em vista a complexidade e a quantidade de volumes da Auditoria completa, trata-se esta tão somente de uma condensação da Auditoria, em linguagem facilmente acessível a todos os sindicali-zados. Ressaltamos que a Auditoria, na íntegra, encontra-se à disposição de todos na sede do Sind-Justiça, para consulta a qualquer momento.

2ª- Examinamos os balanços patrimoniais do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, levanta-dos em 31 de dezembro de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 e as respectivas demonstrações dos resultados, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos para os exercícios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua Administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.

3ª- Os exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam:

a) o planejamento dos trabalhos considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade;

(b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas;

(c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

4ª- Não foram examinadas as demonstrações contábeis de 2002 e 2011, pelos motivos abaixo expostos:

a) 2002 — Por não ter registros das operações em livros contábeis hábeis, bem como pela falta do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado;

b) 2011 — Até a conclusão dos trabalhos de auditoria, não foram apresentados o fechamento do Balanço Patrimonial e as Demonstrações do Resultado com encerramento em 31/12/2011, que, de acordo com a informação da contadora Srª Maria Inês de Souza Motta (CRC-RJ nº 66.292/0), estão em fase de conclusão. NOTA: Esta documentação referente ao exercício de 2011 só foi entregue pela então contadora do Sindicato no dia 01 de novembro de 2012.

Auditoria das contasdo Sind-Justiça Período 2003 a 2010

R e s u m o d a13NOV/DEZ 2012

PLANO DE SAÚDE UNIMED X VECTORIAL — Em relação ao contrato firmado com a empresa Vectorial Corretora de Seguros Ltda, corretora junto ao Plano de Saúde Unimed mantido pelo Sindicato, registre-se de início que, ao assumir o Sind-Justiça, a atual gestão não encontrou absolutamente nenhum documento sobre o contrato entre o Sindicato e a Vectorial, sendo necessário se socorrer da corretora para ter acesso às cópias dos acordos celebrados, a saber:

a) Pelo contrato original, datado de 01/05/2006, a empresa contratada responsabilizar-se-ia pelo repasse de 1% sobre as mensalidades pagas efetivamente à Unimed;

b) Foi firmado novo acordo em 01/07/2007, em que a alíquota do repasse passou a ser de 1,3%, o que vigorou até 01/08/2007;

c) Em 01/09/2007 foi realizado aditivo, onde a alíquota de bonificação de 1,3% passou para 1,5%, limitando o repasse ao pagamento do plano de saúde dos funcionários;

d) Em 01/12/2009, após análise do aditivo entre as partes, foi realizado um novo aditivo, com a seguinte redação: “5.1 – A CONTRATADA responsabilizar-se-á pelo repasse mensal de 1,5% (um virgula cinco por cento) sobre as mensalidades efetivamente pagas pelo CONTRATANTE, no quinto dia útil posterior ao pagamento da fatura, a título de bonificação. PARÁGRAFO PRIMEIRO – o repasse da bonificação será realizado pela CONTRATADA através do pagamento do Plano de Saúde dos funcionários do CONTRATANTE junto à Unimed Rio (contrato 0702), sendo a diferença depositada em conta corrente do CONTRATANTE.”

Ocorre que em dezembro de 2008, setembro de 2009, outubro de 2009 e maio de 2011, o Sind-Justiça efetuou antecipação de repasses, a título de empréstimo, junto à empresa Vectorial, totalizando o valor de R$ 155.000,00. Estes valores geraram um débito do Sindicato junto à empresa, que vêm sendo descontados mensalmente do repasse a que temos direito. A atual gestão já refez o contrato, aumentando o percentual do repasse para 2% ao mês, além do pagamento integral do plano de saúde dos nossos funcionários. No entanto, por conta da dívida contraída em gestões anteriores, ainda temos um débito com a empresa Vectorial da ordem de R$ 47.000,00 (valores atualizados), que vêm sendo abatidos dos repasses mensais.

DEPARTAMENTO DE SAÚDE — O plano de saúde mantido pelo sindicato em favor dos seus filiados (Unimed) é, em regra, desconta-do em folha nos contracheques dos associados. Ocorre que, eventualmente, o servidor não dispunha de margem consignável para a efetivação do débito em favor do Sindicato. Nesses casos, o servidor se dirigia pessoalmente à sede do Sind-Justiça e efetuava o pagamento pessoalmente. Este procedimento, via de regra, ocorria na Tesouraria do Sindicato. No entanto, o trabalho de Auditoria apurou que, por diversas vezes, o servidor efetuava este pagamento diretamente no Departamento de Saúde. Esse procedimento irregular propiciou um problema grave de desvio, já que em diversas ocasiões a funcionária responsável pelo recebimento não informou à Tesouraria o recebimento e tampouco repassou o valor recebido. Tais fatos foram confirmados por confissão da própria funcionária, que já foi afastada e responde a processos na esfera administrativa, penal e trabalhista movidos pelo Sind-Justiça. Além da confissão da mesma quanto à prática de desvio, temos ainda o testemunho de servidores que efetuavam os pagamentos e possuem recibos assinados pela funcionária, sem que os valores tenham sido entregues à Tesouraria. Além disso, configurou-se que a mesma falsificava a assinatura da tesoureira para encobrir os desvios. Ressalte-se que só não foi efetuada a demissão da mesma por conta de acordo coletivo de trabalho, efetuado pela gestão anterior, em que se atribuiu “estabili-dade” aos funcionários do sindicato membros da comissão de funcionários, sendo que a referida funcionária fazia parte desta comissão. Assim, a fim de se evitar futuras ações contra o Sind-Justiça, optou-se por intentar as ações nas esferas supramencionadas e pelo afastamento imediato da mesma, que aguarda pela solução principalmente na esfera Trabalhista, para que se configure a justa causa de demissão. Ressalte-se ainda que, tendo em vista esses acontecimentos, a Diretoria baixou instrução interna no sentido de que está terminantemente vedado que qualquer funcionário do Sindicato lide com valores financeiros, sendo necessário encaminha-mento ao Setor de Tesouraria para os eventuais recebimentos. Saldo credor em favor do Sindicato: R$ 125.170,03

Referente aos 13º, 14º e 15º andares ( cota 15º: 30% do valor cobrado do 13º)

ANO TOTAL TOTAL TOTAL SALDOBASE COBRADO PG NORMAL PG ACORDOS DEVEDOR

1998 42.903,23R$

41.003,11R$

‐R$

1.900,12R$

1999 24.223,00R$

17.299,36R$

‐R$

6.923,64R$

2000 44.700,43R$

19.345,56R$

‐R$

25.354,87R$

2001 51.133,26R$

‐R$

‐R$

51.133,26R$

2002 52.093,26R$

‐R$

‐R$

52.093,26R$

2003 53.053,26R$

‐R$

‐R$

53.053,26R$

2004 53.053,26R$

54.386,52R$

‐R$

(1.333,26)R$

2005 53.053,26R$

45.322,10R$

‐R$

7.731,16R$

2006 53.053,26R$

‐R$

‐R$

53.053,26R$

2007 53.053,26R$

‐R$

‐R$

53.053,26R$

2008 71.100,55R$

37.920,35R$

72.970,56R$

(39.790,36)R$

2009 72.744,02R$

‐R$

90.000,00R$

(17.255,98)R$

2010 72.744,02R$

42.800,28R$

189.789,79R$

(159.846,05)R$

2011 72.744,02R$

77.339,48R$

180.000,00R$ (184.595,46)R$

2012 36.372,01R$

18.017,04R$

45.000,00R$ (26.645,03)R$

TOTAIS 806.024,12R$ 353.433,80R$ 577.760,35R$ (125.170,03)R$

CONDOMÍNIO DO PAÇO IMPERIAL

RESUMO TAXA CONDOMINIAL E ALUGUEL

14 NOV/DEZ 2012

– Total pago diretamente pelos servidores ao Sind-Justiça referentes aos valores devidos de plano de saúde não descontados em folha: R$ 540.559,70 (quinhentos e quarenta mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos); em espécie e cheques: R$ 271.132,72 (duzentos e setenta e um mil, cento e trinta e dois reais e setenta e dois centavos); em Comprovante de Depósito Direto na conta do Sindicato: R$ 269.426,98 (duzentos e sessenta e nove mil, quatrocentos e vinte e seis reais e noventa e oito centavos).

– Valor efetivamente comprovado pela Tesouraria e que consta do relatório contábil e banco: R$ 398.465,27 (trezentos e noventa e oito mil quatrocentos e sessenta e cinco reais e vinte e sete centavos).

– Assim sendo, falta a comprovação do valor de R$ 142.094,43 (cento e quarenta e dois mil e noventa e quatro reais e quarenta e três centavos), recebidos diretamente pelo Setor de Saúde e que são objeto de processo administrativo, trabalhista e penal contra a funcionária que recebeu os valores e não os repassou.

REMAR AGENCIAMENTO E ASSESSORIA LTDA — No período de março de 2007 a setembro de 2009, tendo em vista os sucessivos atrasos efetuados por gestões anteriores no que diz respeito ao pagamento das dívidas, obrigações e despesas do Sind-Justiça, inclusive no que diz respeito à retenção de obrigações trabalhistas que eram descontadas dos funcionários do Sindicato, mas não eram repassadas aos órgãos federais, optou-se, à época, por contratar os serviços da empresa REMAR – Agenciamento e Assessoria, que, através de 16 (dezesseis) contratos, totalizaram R$ 10.354.447,96 (dez milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil, quatrocentos e quarenta e sete reais e noventa e seis centavos). Esses contratos previam não somente o pagamento de dívidas do Sind-Justiça, mas também a realização de sucessivos empréstimos ao Sindicato, a saber:

Atualmente, após exaustiva renegociação da divida pela atual gestão, que questionou as taxas, condições, origem, efetividade e anatocismo dos contratos, foram concedidos pela REMAR descontos e ajustes, resultando no saldo devedor de (R$ 1.732.472,98) que corrigido e atualizado corresponde a R$ 2.800.000,00 (dois milhões e oitocentos mil reais). Ressalte-se que tal acordo foi necessário, eis que não se tinha conhecimento de tal grau de endividamento do Sindicato à época e o Sindicato enfrentava muitas ações de execução de sua sede e penhora on line, o que inviabilizaria por completo a administração do mesmo. O valor renegociado com a empresa Remar (R$ 2.800.000,00), oriundos de empréstimos de gestões anteriores, foi pactuado para pagamento em 70 parcelas no valor de R$ 40.000,00, fixos. Todas as prestações encontram-se rigorosamente em dia. Não obstante, encontra-se em fase de apuração junto aos órgãos competentes a regularidade dos pagamentos a que se comprometeu a empresa Remar. Em caso de não apuração do pagamento dos valores devidos, o Sindicato suspenderá o pagamen-to, para preservar os seus interesses.

DÍVIDAS COM ENCARGOS SOCIAIS — Tendo em vista que sucessivas gestões anteriores não efetuaram o devido repasse dos encargos sociais de funcionários do Sindicato, temos hoje uma dívida consolidada junto ao INSS no valor de R$ 1.761.236,15 (um milhão, setecentos e sessenta e um mil, duzentos e trinta e seis reais e quinze centavos), valor este que a atual gestão vem pagando pontualmente, no valor mensal de R$ 32.862,81. Além disso, encontra-se em fase de discussão, em âmbito administrativo, também junto ao INSS, uma dívida no valor de aproximadamente R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), em que se discute a possibilidade de eventual prescrição, não havendo ainda decisão sobre o assunto.

COOP-JUSTIÇA — As gestões anteriores contraíram emprésti-mos junto à Coop-Justiça, não quitados, que geraram sucessivas renegociações e confissões de dívidas no período de 2005 a 2010. A dívida, atualmente, remonta à quantia de R$ 598.588,96, em 150 parcelas de R$ 15.000,00, que vêm sendo honradas pela atual gestão, restando ainda em aberto a quantidade de 37 (trinta e sete) parcelas no valor atualizado de R$ 16.176,08.

Modalidade / Confisão de Dívida CONFISSÃO DÍVIDAEmpréstimo / Serviços DE DÍVIDA RENEGOCIADATotal de contratos: 16 (dezesseis) TOTAL TOTAL

Total das parcelas 70

Valor da parcela 40.000,00R$

Total dos juros cobrados 4.197.359,37R$

1.067.527,02R$

TOTAL DOS FINANCIAMENTOS 10.354.447,96R$ 2.800.000,00R$

Confissão de Dívida 6.157.088,59R$ 1.732.472,98R$

Juros cobrados 4.197.359,37R$ 1.067.527,02R$

Expurgo do Anatocismo (2.008.972,83)R$

SALDO DEVEDOR APURADO 8.345.475,13R$ 2.800.000,00R$

Contratos liquidados e descontos (6.613.002,15)R$

SALDO A PAGAR 1.732.472,98R$ 2.800.000,00R$

Parcelas pagas até outubro de 2012 (440.000,00)R$

SALDO DEVEDOR APURADO 2.360.000,00R$

DADOS DOS EMPRÉSTIMOS

VALOR LIBERADO 6.157.088,59R$ R$ 1.732.472,98

Moisés Louvise Inácio (CRC–RJ nº 56.112-04) é bacharel em Ciências Contábeis, formado pela Universidade Santa Úrsula (RJ) em 1994. Ele é cadastrado no DIPEJ (Divisão de Perícias Judiciais) do TJRJ , com registro nº 1466.

A escolha de seu nome para auditar as contas do Sind-Justiça se deu por sua comprovada competência no exercício de perícia contábil a diversos juízos, totalizando 410 nomea-ções (192 em andamento e 218 concluídas) em diversas varas cíveis das seguintes Comarcas: Capital (23ª e 41ª); Niterói (6ª, 8ª e 10ª); Cabo Frio (1ª e 3ª); Nova Friburgo (1ª, 2ª e 3ª); Teresópolis (1ª, 2ª e 3ª); São Gonçalo (6ª e 7ª), além das Regionais Pavuna (1ª) e Méier (7ª).

SOBRE O AUDITOR

Contrato 1 100.000,00 março/2007

Contrato 2 100.000,00agosto/2007

Contrato 3 55.000,00setembro/2007

Contrato 4 136.102,00novembro/2007

Contrato 5 50.000,00fevereiro/2008

Contrato 6 100.000,00abril/20068

Contrato 7 150.000,00junho/2008

Contrato 8 2.874.000,00setembro/2008

Contrato 9 50.166,59outubro/2008

Contrato 10 80.000,00outubro/2008

Contrato 11 200.000,00fevereiro/2009

Contrato 12 225.333,00abril/2009

Contrato 13 305.375,00maio/2009

Contrato 14 273.250,00abril/2009

Contrato 15 1.257.862,00julho/2009

Contrato 16 200.000,00setembro/2009

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

R$

15NOV/DEZ 2012

Saldo anterior (agosto/2012) 43.862,14

Receita do Sindicato mensalidades (ativos e aposentados) 455.657,45

Outras receitas (devolução – Fundo de Greve e Plano de Saúde) 1.398,93

Outras receitas (pensionistas e cartórios extrajudiciais) 7.753,62

Outras receitas (reembolso plano de saúde Unimed Rio) 1.236,60

Rendimentos de aplicação (acumulado de janeiro a setembro/2012) 5.607,28

Subtotal 471.653,88

TOTAL DISPONÍVEL 515.516,02

Viagens motoristas 1.914,43

Acordo taxa de incêndio 03/5 parc. exercício 2001 até 2004 1.924,85

Adinp / Virtuem / Destaque (DO e CP) Ass. e implantação do novo Sistema Jurídico 4.650,27

Ajuda de custo coordenadores Alípio e João Duarte 1.200,00

Auditoria aditamento 5.455,00

Cópias material divulgação – Aba e Supercópias 836,36

Coordenadores – Combustível / Pedágio / Hospedagem e Manutenção veículo 11.745,95

Custas judiciais 294,40

Despesas CRZ 3.832,89

Despesas com veículos 3.972,84

Detran – Multa de trânsito 153,23

Dynamus Clube – Vantagens (convênios Plataforma de descontos) 622,00

Fornecedor Ultramaq / Working Plus e Lunes – Xerox cartuchos e toners 2.138,20

Material de escritório e limpeza 3.865,23

Passagem aérea 255,55

Pedágio – Sem Parar 272,36

Revista Fala Sind-Justiça – Edigrafica Ediouro 5.560,00

Sky – Tv Sala dos Aposentados 194,90

Speed Com. e Telecomunicações Ltda – manutenção telefones 622,00

Tarifa bancária 1.866,99

Telefone – Oi Fixo / Claro e GVT 7.153,70

Condomínio Cob. 13º e 14º andares 2.903,84

Correios – Serv. Tec. e de Rep. Barcro Ltda 5.668,13

Fornecedores – Suporte Contabilidade e RH / Jornal / Cartório / Água / Lanches 2.088,16

Gráfica – Adesivos, camisetas e faixas – Art 54 de Ramos 1.792,00

Luz – Light – Luz Sindicato PV. 13º e 14º andares + Sede Campestre 4.275,04

Reembolsos associados – Ação Paridade 136,00

Serviços prestados – Teatro e Website 2.290,50 Subtotal 77.684,82

Remar Agenciamento e Assessoria – Acordo 10/70 parc. 40.000,00

Ação Condomínio do Paço Imperial – Judicial -

Acordo – União Hospitalar – Judicial -

Confissão de dívida – Coop-Justiça 115/150 parc. 16.176,08

Encargos Dívida Ativa INSS / PIS (parcelamento) 40.627,92

INSS Acordo Judicial 32.457,27

Subtotal 129.261,27

Despesa eventos Muspe / Mudi (faixas, adesivos, coletes, aluguel ônibus) 7.198,21

Festa Aposentados 3.523,58

Subtotal 10.721,79

Consórcio (carro) 575,56

Coop-Justiça – Capitalização 315,00

Equipamento – Armário -

Equipamento – Sala de Jogos -

Equipamento Jurídico (scanners) 830,00

Reserva Congresso -

Reserva Fundo de Greve - (10% da mensalidade ) - Poupança 45.565,75

Arquiteta e Engenheiro – Obra Sindicato 6.000,00

Despesas com mão de obra e reformas – Sede Campestre 03/3 (última do muro) 9.005,00

Despesas com Mão de Obra e Reformas - Sede Campestre (parte elétrica) 6.000,00

Despesas com mão de obra e reformas – Sind-Justiça 9.506,11

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA SETEMBRO 2012

TOTAL DAS ENTRADAS

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

AMORTIZAÇÃO DAS DÍVIDAS

AÇÃO SOCIAL E EVENTOS

INVESTIMENTO

Equipamento – Aparelho Telefônico 59,98

Fornecedores diversos – Compra de materiais para obras realizadas 2.726,06

Subtotal 80.583,46

Adiantamento 13º salário -

Folha de pagtº julho/12 (auxílio-creche, férias e 50% auxílio-educação) 81.295,55

DESPESAS COM PESSOAL

38.921,33

43.013,22

1.558,00

Benefício funcionários (alimentação, transporte, plano dentário e Seguro)

Encargos INSS + FGTS / PIS e IRRF da folha de agosto 2012

Salário – Incentivo acordo e INSS funcionários dispensados e doação

SALDO FINAL SUPERÁVIT – 30.09.2012 (ACUMULADO) 52.476,58

164.788,10

463.039,44TOTAL DAS SAÍDAS

Subtotal

16 NOV/DEZ 2012

17NOV/DEZ 2012

Saldo anterior (setembro/2012) 52.476,58

Receita Sindicato mensalidades (ativos e aposentados) 459.143,74

Venda de veículo 11.000,00

Outras receitas (devolução – Fundo de Greve e Plano de Saúde) 770,49

Outras receitas (pensionistas e cartórios extrajudiciais) 14.190,30

Outras receitas (reembolso Plano de Saúde Unimed Rio) 1.591,20

Rendimento de aplicação – Acumulado de janeiro a setembro/2012 –

Subtotal 486.695,73

TOTAL DISPONÍVEL 539.172,31

Viagens – Motoristas 1.354,97

Acordo Taxa de Incêndio 04/5 parc. exercício 2001 até 2004 1.924,85

Adinp / Virtuem / Destaque (DO e CP) Ass. e Implantação do Sist. Jurídico 6.567,82

Ajuda de Custo – Coordenadores Alípio e João Duarte 1.200,00

Reembolso Assembleia 1.360,00

Cópias material divulgação – Aba e Supercópias –

Cordenadores (combustível / pedágio / hospedagem e manutenção veículo) 20.734,73

Custa judicial –

Despesas – Reunião Assédio Moral (Livros) 599,50

Despesas com veículos 4.808,52

Detran – Multa de Trânsito 1.404,63

Dynamus Clube – Vantagens (convênios Plataforma de Descontos ) 622,00

Fornecedor Ultramaq / Working Plus e Lunes-Xerox (cartuchos e toners) 2.618,81

Material de escritório e limpeza 3.483,74

Passagem aérea 558,82

Pedágio – Sem Parar 248,46

Revista Fala Sind-Justiça – Edigrafica Ediouro –

Sky – Tv Sala Aposentados 194,90

Speed Com. e Telecomunicações Ltda – Manutenção telefones 660,50

Tarifa bancária 2.422,40

Telefone – Oi Fixo / Claro e GVT 7.365,35

Condomínio – Cob. 13º e 14º andares 3.002,84

Correio – Serv. Tec. e de Rep. Barcro Ltda 820,72

Fornecedores – Suporte Contabilidade e RH / jornal / Cartório / água / café da manhã / lanches reuniões 4.042,72

Gráfica – Adesivos e camisetas Art 54 de Ramos 2.160,00

Luz – Light – Luz Sindicato PV. 13º e 14º + Sede Campestre 4.175,45

Reembolsos associados – Ação Paridade 3.264,00

Serviços prestados – Teatro / website / honorário contábil 6.400,50

Subtotal 81.996,23

Remar Agenciamento e Assessoria – Acordo 11/70 parc. 40.000,00

Ação Condomínio do Paço Imperial – Judicial –

Acordo – União Hospitalar – Judicial –

Confissão de Dívida – Coop-Justiça 116/150 parc. 16.176,08

Encargos Dívida Ativa INSS/PIS (parcelamento) 27.651,68

INSS Acordo Judicial –

Subtotal 83.827,76

Despesa eventos Muspe / Mudi (faixas, adesivos, coletes, aluguel ônibus) –

Festa Aposentados –

Coroa com flores – Filha servidor 400,00

Subtotal 400,00

Consórcio (carro) 485,07

Coop-Justiça – Capitalização 345,00

Equipamento – Armário 365,00

Equipamento – Sala de Jogos 382,90

Equipamento Jurídico (scanners) 1.512,00

Reserva Congresso 20.000,00

Reserva Fundo de Greve (10% da mensalidade ) – Poupança 45.914,37

Arquiteta e engenheiro – Obra Sindicato –

Despesas com mão de obra e reformas – Sede Campestre 10.000,00

Despesas com mão de obra e reformas – Sind-Justiça 24.701,58

Equipamento – Aparelho telefônico 49,98

Fornecedores diversos – Compra de materiais para obras realizadas 610,16

Obra Sede Campestre –

Subtotal 104.366,06

Auxílio-creche – Luciane dos Reis Prazeres – Demissão 715,00

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA OUTUBRO 2012

TOTAL DAS ENTRADAS

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

AMORTIZAÇÃO DAS DÍVIDAS

AÇÃO SOCIAL E EVENTOS

INVESTIMENTO

DESPESAS COM PESSOAL

Adiantamento 13º salário 900,00

Folha de pagtº set/2012 (auxílio-creche / férias e 50% auxílio-educação) 86.748,55

Benefícios funcionários – Alimentação / transporte / plano dentário / Seguro 38.645,56

Encargos INSS + FGTS / PIS e IRRF da folha de set/2012 45.785,96

Rescisão de trabalho – Demissão Luciene dos Reis Prazeres 2.321,40

Salário – Incentivo acordo e INSS funcionários dispensados e doação 2.650,37

Subtotal 177.766,84

TOTAL DAS SAÍDAS 448.356,89

SALDO FINAL SUPERÁVIT – 30/10/2012 (ACUMULADO) 90.815,42

Considerando que o Sindicato é o responsável pela adminis-tração da sede campestre;

Considerando a ocorrência de diversos incidentes envolven-do usuários da sede;

Considerando a necessidade de regulamentação do uso do espaço,

A Coordenação Colegiada do Sind-Justiça Resolve estabelecer o seguinte regulamento interno de

utilização da sede campestre: 1) A utilização da sede campestre estará disponível para uso dos

associados, seus dependentes e convidados, de terça a domingo, nos horários e demais condições estabelecidos no Termo de Responsabilidade que deverá ser assinado pelo associado;

2) Confirmada a reserva da sede campestre, o associado requerente ass ina rá obr iga tor iamente um Termo de Responsabilidade, acompanhado de cópia deste regulamento, em que declara aceitar as condições impostas. O Termo de Responsabilidade deverá ser assinado na sede do Sindicato com até 48 horas de antecedência, ciente o requerente de que sem a assinatu-ra desse termo não será franqueado o uso do espaço;

3) No mesmo documento, o associado declarará ainda estar ciente das exigências legais previstas no Código de Posturas Municipais, principalmente no que diz respeito à limitação de decibéis oriundos do uso de equipamentos de som e aparelhos semelhantes e das normas de convivência em relação aos vizinhos da sede campestre;

4) É vedada a reserva do espaço para terceiros que não tenham vínculo com o Sindicato;

5) Todos os presentes aos eventos deverão apresentar documen-to de identificação, para facilitação em caso de eventuais acidentes;

6) A reserva deverá ser solicitada com até 03 (três) meses de antecedência; ocorrendo a escolha de uma mesma data por mais de um associado, prevalecerá o direito de utilização para aquele que ainda não tenha utilizado o espaço da sede ou para quem não o utiliza há mais tempo;

7) O associado que reservar a data e não realizar o evento, frustrando outros que teriam interesse, ficará impedido de requisitar o espaço pelo período de 6 meses;

8) Só será permitida nova requisição do espaço pelo mesmo associado depois que este usufruir da primeira data reservada, a fim de se evitar que algum associado reserve diversas datas para si, frustrando os interesses dos demais;

9) O associado que solicitar a reserva ficará responsável pelos seus convidados bem como deverá zelar pela integridade física das dependências do local, competindo ao associado responsável zelar, conservar e proteger o patrimônio da sede campestre, constituído por seus móveis, utensílios, benfeitorias, jardinagem, campo de futebol, churrasqueira, piscina, imóveis e tudo mais que guarnece a sede;

10) O funcionário do Sind-Justiça responsável pela sede campestre, ao término de cada evento, conferirá possíveis danos e/ou ocorrências e registrará o fato em livro próprio, para posterior adoção de medidas cabíveis contra o associado responsável;

11) Todos os utensílios de que o Sindicato eventualmente disponha para empréstimo e que sejam disponibilizados para utilização dos associados no evento, tais como bolas, redes, material de cozinha e churrasqueira, entre outros, deverão, ao final, ser restituídos nas mesmas condições em que foram recebidos; Sugerimos que, ao assegurar a reserva do espaço, certifique-se do que o Sindicato dispõe para empréstimo no momento;

12) Em caso de ofensa ou desrespeito em relação a qualquer membro da Diretoria ou aos funcionários do Sindicato, o sindicaliza-do ficará sujeito à impossibilidade de nova utilização do espaço pelo período de um ano, seja na condição de requerente ou convidado, além de procedimento junto à Comissão de Ética e outras medidas legais cabíveis;

13) A fim de evitar riscos de acidentes graves, O Sindicato disponibilizará ao associado responsável uma lista de guardiões de piscina devidamente habilitados, sendo de responsabilidade do associado responsável a contratação do serviço de qualquer dos profissionais indicados; O pagamento da despesa do guardião será feito na sede do Sindicato com até 48 horas de antecedência, estando ciente o associado responsável de que sem a presença de um guardião a piscina não será disponibilizada para uso dos presentes;

14) A violação das normas deste regulamento ensejará ao associado responsável a imputação de responsabilidade junto a terceiros atingidos, ficando o mesmo ciente de que arcará com o ônus de eventuais indenizações a que der causa;

15) Qualquer dúvida quanto à interpretação deste regulamento será dirimida pela Coordenação Colegiada do Sind-Justiça.

Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2012Sind-JustiçaSindicato dos Servidores do Poder Judiciário do RJ

Envie sua sugestão sugestão

de novo JUSTIÇA-RJ

nd

Agora você também pode colaborar para que tenhamos mais convênios, bastando apresentar suas sugestões. A partir daí a diretoria do Sindicato buscará viabilizar o contrato, sempre visando oferecer o melhor para nossos sindicalizados.

Envie sua sugestão, não esquecendo dos d a d o s d a e m p r e s a , p a r a o e - m a i l [email protected], aos cuidados de Anderson de Freitas e Jorge Aleixo, coordenadores de Finanças e Administração do Sindicato. Estamos aguardando!

Regulamentointerno

Versão corrigida

18 NOV/DEZ 2012

Aposentados e pensionistas, venhamcomemorar conosco ao som de

uma boa música dos anos 70

ENCONTRO DANÇANTE DOS APOSENTADOS

ANOS DOURADOS

ANOS ANOS DOURADOSDOURADOS

17/DEZ( S E G U N D A ­ F E I R A )

Sorteios de 1 notebooke 10 auxílios­natalinos (R$ 500 cada)

para sindicalizados

Poesias Inspiradasde Alípio de Araujo Mendes

Travessa do Paço, 23, 13º andar - Centro do Rio de Janeiro

18 de dezembro (terça-feira), a partir das 17hAuditório Gilberto Stoliar do Sind-Justiça

Litteris Editora convida para o lançamento do livroa partir das 15h,

na sede do Sindicato

verãdo

Aproveite o

Sind-Justiça!c o m o s c o n v ê n i o s

HOSPEDAGEM

Casa Di LorenzoDesconto de 15% (filiados e dependentes)(24) 2222-0170Santa Mônica – Itaipava

Hotel BucskyDesconto de 10% para filiados(22) 2522-5052Ponte da Saudade – Nova Friburgo

Hotel Monte AlegreDesconto de 10% para filiados(21) 5521-2277Lapa – Rio de Janeiro

AGÊNCIAS DE VIAGENS

Raul TurismoDescontos de 10% (filiadose dependentes) e de 5%(não filiados)(21) 2796-8803Rio de Janeiro

Flytour American ExpressServiços de Viagens(Viamundi Viagens e Turismo)Descontos a consultar (21) 8154-5671, falar comLuciana Chagas Centro – Rio de Janeiro

Pousada Canto do MarDesconto de 30% para filiados e de20% para dependentes e não filiados(22) 2623-2490 e 2623-7558Centro – Armação dos Búzios

19NOV/DEZ 2012

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido) para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?) Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Receita de ano novoCarlos Drummond de Andrade