faixa etária: 5 a 12 anos escolinha de arte lendas cultura

11
Escolinha de Arte #EMCASA Tema 3 Cultura Popular Catarinense: Lendas Faixa etária: 5 a 12 anos

Upload: others

Post on 07-Apr-2022

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Escolinha de Arte#EMCASA

Tema 3

Cultura Popular Catarinense: Lendas

Faixa etária: 5 a 12 anos

Page 2: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Olá, pessoal!

Dando continuidade ao tema Cultura Popular Catarinense, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as lendas.

Você sabe o que são lendas? Conhece alguma? Bem, lendas são histórias de origem popular, criadas com muita imaginação e geralmente contadas por meio da fala, de geração para geração. Através dessas histórias, as pessoas expressavam suas fantasias, medos, dúvidas e incompreensões.

Cultura Popular Catarinense:Lendas

Page 3: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Franklin Cascaes

Se você mora em Florianópolis, provavelmente você já ouviu falar sobre as lendas de bruxas e boitatás. Elas são muito antigas e foram criadas pelos moradores da Ilha há muito tempo.

Hoje nós conhecemos as histórias porque Franklin Cascaes pesquisou e registrou essas lendas para que não se perdessem com o crescimento acelerado da cidade de Florianópolis.

Mas, quem foi Franklin Cascaes? Foi um artista que nasceu e viveu em Florianópolis. Era filho de pescador e desde criança amava as histórias que ouvia dos mais velhos. Ele ia de canoa, carroça ou kombi até as praias e os cantinhos mais isolados da Ilha, para ver como as pessoas viviam, como trabalhavam e se divertiam. Ouvia as histórias que elas contavam, depois escrevia, desenhava e fazia esculturas, inspirado por tudo aquilo.

Foto: Sérgio Vignes Foto: Carlos Damião

- Acima Franklin Cascaes trabalhando com a modelagem em argila; e o Grafite, localizado no centro de Florianópolis, criado pelo artista Thiago Valdi, homenageando este artista e pesquisador da cultura popular de Florianópolis.

Page 4: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Franklin Cascaes - Boitatá

Segundo Cascaes, o Boitatá era uma lenda de origem indígena, que na língua tupi significava: Mboy = cobra e Tatá = fogo. Então Boitatá, em sua origem, quer dizer cobra de fogo. Mas, pelo som da palavra “Mboy”, que lembra boi, os moradores açorianos que viviam aqui começaram a chamar de “Boitatá” e ele adquiriu um jeito mais bovino!

Franklin Cascaes não fez esculturas de Boitatás, ele desenvolveu o tema exclusivamente através dos desenhos. Veja alguns exemplos:

“Quem avista um BoitatáDeve ter muita certezaDe alcançar a sua casaSem alcançar luz acesaOs antigos não mentiramO Boitatá é verdadeiroEle nasce com frequênciaEntre dezembro e janeiroNa Ilha de Santa CatarinaOnde o céu é todo azulEles voaram em grandes bandosDo extremo norte ao sul”

- Quais sensações estes Boitatás despertam em você?

- Se você visse um Boitatá destes, ficaria assustado?

- O que você achou mais interessante neles?

Trecho do texto escrito por Cascaes em 1960

Nanquim sobre papel 1969 – acervo MarQue Nanquim sobre papel

Page 5: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Franklin Cascaes - Bruxas

E as Bruxas, como será que surgiram as histórias sobre elas?

Segundo Cascaes, os colonizadores açorianos que vieram para cá tinham medo porque as famílias moravam longe umas das outras. Esse clima de isolamento favorecia as visões de bruxas e boitatás. Além disso, fatos que aconteciam e que eles não conseguiam explicar eram atribuídos às bruxas. Diziam, por exemplo, que elas frequentavam os pastos, davam nó nos rabos dos cavalos, chupavam seu sangue e obrigavam os animais a galoparem pelo espaço.

Segundo as lendas, as bruxas eram mulheres muito feias, magras e antipáticas. Elas lançavam mau olhado e transformavam-se em mariposas para entrar nas casas pelo buraco da fechadura. Para afastar as bruxas, devia-se usar dentes de alho no bolso e arruda na orelha.

Bruxa dando nós na crina e rabo de cavalos – 1973

Page 6: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Franklin Cascaes - BruxasVeja agora as ilustrações de Franklin Cascaes sobre estas histórias e, ao lado, as releituras destas ilustrações feitas pela artista Vera Sabino alguns anos depois.

Percebam que é a mesma temática, mas cada artista trabalha dentro de seu estilo e também usando materiais diferentes.

- Gostou das ilustrações feitas por Franklin Cascaes?

- Achou interessantes as releituras produzidas por Vera Sabino?

- Você já conhecia algumas histórias sobre as bruxas? Você pode perguntar para seus avós ou pessoas mais velhas de sua família se eles conhecem alguma história sobre as bruxas. Depois conte o que você descobriu...

Bruxa dando nós na crina e rabo de cavalos – 1973 Mulheres Bruxas atacam cavalos – 1998

As Bruxas roubam a lancha baleeira de um pescador

Nanquim sobre papel Tinta acrílica sobre eucatex

As Bruxas roubam a lancha baleeira de um pescadorSem data - Nanquim sobre papel 1998 – Tinta acrílica sobre eucatex

Page 7: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Pelznickel – Papai Noel do Mato

Agora vamos conhecer uma lenda bem diferente, da cidade de Guabiruba. É chamada de Papai Noel do Mato.

O Pelznickel ("pelz", em alemão, é pelagem, e "Nickel", o diminutivo de Nicolau), ou Papai Noel do Mato, é uma figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães e preservada na cidade de Guabiruba, no Vale do Itajaí, desde 1860.

Ele mora na floresta, usa barba comprida, máscara, roupas escuras cobertas com folhas e carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. Aparece na cidade em dois momentos do ano: no dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, e na véspera do Natal, dia 24, recompensando aqueles que foram bonzinhos e amedrontando quem aprontou durante o ano.

As crianças não sentem medo dele e costumam entregar as chupetas e mamadeiras ao Papai Noel de barba escura. Se você também quiser conhecer o Papai Noel do Mato, existe uma casa na cidade para receber os turistas.

Você já tinha ouvido falar desta lenda do Papai Noel do Mato? Gostou dele? É uma figura bem diferente daquela que estamos acostumados, não é mesmo? Mas, para quem quiser conhecer o Papai Noel do Mato, pode visitar a cidade de Guabiruba e conferir de perto!

Page 8: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Mãos à obra

Atividade 1

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as lendas do Boitatá, Bruxas e Papai Noel do Mato, que tal criar um desenho sobre a lenda que mais despertou seu interesse?

Você pode usar os materiais que você tem disponíveis em casa, como lápis colorido, giz de cera, tintas, recorte e colagem... Solte sua imaginação!

Page 9: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

Curiosidades

Vamos assistir às histórias recontadas por Lieza Neves sobre as lendas de bruxas de Florianópolis, a partir da obra de Franklin Cascaes?

Clique aqui!

Page 10: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

cultura.sc.gov.br

Envie as fotos de suas atividades para nossa exposição virtual, com seu

nome completo e idade, para: [email protected]

Page 11: Faixa etária: 5 a 12 anos Escolinha de Arte Lendas Cultura

cultura.sc.gov.br

Referências: > Imagem slide 2: https://br.freepik.com/ > Imagens slide 3: https://arqsc.com.br/primeira-edicao-da-bruxaria-na-faferia-traz-fotos-de-sergio-vignes-sobre-o-pesquisador-franklin-cascaes/ https://ndmais.com.br/noticias/video-mostra-etapas-de-obra-de-thiago-valdi-em-predio-de-florianopolis/ > Imagem slide 4: https://ndmais.com.br/cultura/acervo-de-franklin-cascaes-pode-ganhar-espaco-permanente/ > Imagem slide 5: https://docplayer.com.br/112850207-O-fantastico-na-ilha-de-santa-catarina.html> Imagens slide 6: http://antigo.afsc.org.br/floripa08/vsabino.htmlhttps://docplayer.com.br/112850207-O-fantastico-na-ilha-de-santa-catarina.html> Imagens slide 7: https://turismo.guabiruba.sc.gov.br/o-que-fazer/item/pelznickel> Imagem slide 8: https://br.freepik.com/ > Imagem slide 9: https://www.youtube.com/watch?v=OcI42csDqz4