faculdade de medicina estác

4
FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE FARMÁCIA GENERALISTA 6º SEMESTRE FRANCISCO ARTANIEL DE OLIVEIRA FERREIRA FARMACOTECNICA II

Upload: artaniel-leinatra

Post on 16-Jan-2016

6 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

farmacotecnica II

TRANSCRIPT

Page 1: Faculdade de Medicina Estác

FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE

FARMÁCIA GENERALISTA

6º SEMESTRE

FRANCISCO ARTANIEL DE OLIVEIRA FERREIRA

FARMACOTECNICA II

Juazeiro do Norte-CE

2015

Page 2: Faculdade de Medicina Estác

1) Fazer leitura do artigos:2) Conceituar nanopartículas e qual a forma farmacêutica ou sistema ela se enquadra;3) Conceituar polímeros farmacêuticos permitidos para uso humano e identificar os polímeros usados no trabalho;4) Descrever as principais técnicas usadas para caraterizar uma nanopartículas polimérica;5) Fazer uma síntese do artigo.

2 - são constituídas de polímeros biodegradáveis, tem caráter de potencializasão terapêutica, possui uma maior estabilidade nos fluidos biológicos e no armazenamento. Sistema carreadores de fármacos.

3 - são os principais constituintes presente nas formulações capazes de influenciar o potencial zeta. Os fosfolipídeos (lecitinas), os poloxamers (copolímeros dosóxidos de etileno e de propileno).

4 – os métodos podem ser os quais podem ser, de uma forma geral, classificados em métodos baseados na polimerização in situ de monômeros dispersos (cianoacrilato de alquila) 24-28 ou na precipitação de polímeros pré-formados 11,29-33, tais como poli(ácido lático)(PLA), poli(ácido lático-co-ácido glicólico) (PLGA), poli(ε-capro-lactona) (PCL) e, ainda, os copolímeros do ácido metacrílico e de um éster acrílico ou metacrílico.

Page 3: Faculdade de Medicina Estác

Síntese

CARACTERIZAÇÃO E ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE SISTEMAS POLIMÉRICOSNANOPARTICULADOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE FÁRMACOS

Nos últimos dez anos ocorreu varias pesquisas no controle de liberação de fármacos nos sítios específicos, possibilitando a otimização da velocidade de dosagem das substâncias. As nanopartículas obtidas através vários métodos, apresentam uma distribuição unimodal. Os métodos utilizados para determinar a distribuição consiste em espectroscopia de correlação de fótons e MET ou MEV.

O potencial zeta representa a superfície das partículas que é diretamente influenciado com as mudanças na interface com o meio dispersante, por meio da razão dos grupos funcionais nas superfície, este parâmetro é utilizado com as técnicas de eletroforese.

Vários fatores influenciam a estabilidade das suspensões, pois não possuem tendência à separação de fases, ate mesmo após alguns meses da preparação, devido ao seu processo de separação ser lento, portanto o tamanho da partícula, a distribuição da massa molar, o potencial zeta, o teor do pH, são os parâmetros físico-químicos. A liofilização permite a remoção da água pela sublimação e tem sido bastante utilizado para secagem de suspensões de nanocápsulas. A operação por secagem por nebulização permite a passsagem da suspensão por meio do orifício atomizador sob a forma de gotícula.

Portanto a compreensão das nanopartículas de caráter físico-químico tem como maior dificuldade são as conseqüências do tamanho reduzido das partículas, com isso a caracterização desse sistema só é possível com a combinação de várias técnicas de análise.