faculdade de medicina de jundiaÍ - fmj.br20de%20apresenta%e7%e3o%20de%20trabalhos... · 3.6 siglas...

18

Upload: duongnhan

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

GUIA DE

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS:

TESES E DISSERTAÇÕES

JUNDIAÍ 2016

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

GUIA DE

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

TESES E DISSERTAÇÕES

Comissão Técnica: Aiko Shibukawa Eliana Blumer Rodrigues Petroni Evaldo Marchi Maria Cristina Traldi Monica Vannucci Nunes Lipay

JUNDIAÍ 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 4 2. ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO ACADÊMICO ............................... 4 2.1 Parte Externa .......................................................................................... 4 2.2 Parte interna ........................................................................................... 4 2.2.1 Elementos pré-textuais .......................................................................... 4 2.2.2 Elementos textuais................................................................................. 4 2.2.3 Elementos pós-textuais ......................................................................... 4 3. ORIENTAÇÕES GERAIS ............................................................................. 8 3.1 Formato de Apresentação ...................................................................... 8 3.2 Espaçamento e Alinhamento .................................................................. 8 3.3 Numeração de Títulos e Subtítulos......................................................... 8 3.4 Títulos Sem Indicativo Numérico ............................................................ 8 3.5 Paginação ................................................................................................. 9 3.6 Siglas e Abreviações ............................................................................... 9 3.7 Ilustrações e Figuras................................................................................ 9 3.8 Tabelas ...................................................................................................... 9 3.9 Referências ............................................................................................. 10 4. PROTOCOLO PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO E/OU DEFESA ........ 11

5. REFERÊNCIAS........................................................................................... 11

APÊNDICES .................................................................................................... 12 Apêndice 1 - Modelo de Capa.................................................................. 12 Apêndice 2 - Modelo de Folha de Rosto................................................. 13 Apêndice 3 - Folha da Banca Examinadora ........................................... 14 Apêndice 4 - Ofício de entrega para Qualificação ................................. 15 Apêndice 5 - Ofício de entrega para Defesa de Trabalho ..................... 16

4

1. INTRODUÇÃO Este guia expõe os princípios gerais de elaboração de Trabalhos Acadêmicos (Dissertações e Teses), visando sua apresentação aos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Foi elaborado com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 14724:2011 e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), adaptadas às necessidades da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

2. ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO ACADÊMICO O trabalho acadêmico deverá conter as seguintes subdivisões:

Parte Externa Capa

Lombada

Parte interna Elementos pré-textuais Folha de rosto

Ficha catalográfica Folha de Aprovação Errata (opcional) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo Abstract Lista de ilustrações (recomendada) Lista de figuras (recomendada) Lista de tabelas (recomendada) Lista de siglas e abreviaturas (recomendada) Sumário

Elementos textuais 1. Introdução 2. Objetivos 3. Método 4. Resultados 5. Discussão 6. Conclusões

Elementos pós-textuais

7. Referências 8. Anexos (opcional) Apêndices (opcional; não numerado)

5

Cada uma das partes (subdivisões do trabalho acadêmico) deverá conter os seguintes itens: Capa (modelo no Apêndice 1)

Nome da Instituição (sem abreviatura) Nome completo do autor (sem abreviatura) Título do trabalho - centralizado (quando houver subtítulo, este deve vir separado do título por 2 pontos) Cidade Ano

Lombada É obrigatória para os exemplares impressos em capa dura. Escrever do alto para o pé da lombada: Nome do autor, título da publicação, FMJ, ano.

Folha de rosto (modelo no Apêndice 2)

Nome do autor - deve vir 3 cm abaixo da margem superior, centralizado entre as margens direita e esquerda. Título do trabalho – centralizado. Natureza do trabalho – Indicação do tipo de trabalho desenvolvido. Deve ser escrito em parágrafo com recuo de meia página: Tese para doutorado e Dissertação para mestrado; Área de concentração; Nome da Instituição a que pertence; Nome do orientador Cidade e ano – Escritos nas proximidades da margem inferior, centralizado.

Folha da Banca Examinadora (modelo no Apêndice 3)

Folha de informação a respeito da composição da Banca Examinadora (membros titulares e suplentes). Só utilizada na defesa da Dissertação (não é necessária na Qualificação)

Ficha catalográfica (elaborada pela biblioteca)

Deverá ser impressa na parte inferior do verso da folha de rosto, inserida em um retângulo de 12,5 cm de largura por 7,5 cm de altura. Será elaborada pelas bibliotecárias da FMJ e o formulário de dados necessários para sua elaboração deverá ser solicitado à biblioteca pelo e-mail: [email protected].

Errata (opcional)

Deve ser colocada logo após a folha de rosto, em folha solta.

Dedicatória (opcional) Local para o autor dedicar seu trabalho a alguém ou prestar uma homenagem.

6

Agradecimentos (opcional)

Os agradecimentos devem ser breves e destinados àqueles que contribuíram de modo significativo para a realização do trabalho.

Epígrafe (opcional)

Citação de uma frase ou de um pensamento. É obrigatória a indicação do nome do autor da epígrafe entre parênteses.

Resumo O resumo deve ser escrito em parágrafo único ou separado (máximo 500 palavras). Alinhamento justificado. Atenção: Deve obedecer a seguinte sequência de itens: introdução, objetivos, método, resultados e conclusões. Em seguida, informar ao menos 3 palavras-chave. Na redação dar preferência ao uso da 3ª pessoa do singular. Evitar o uso de fórmulas, equações, diagramas e símbolos, optando-se, quando necessário, pela transcrição na forma extensa. Não incluir referência.

Abstract Trata-se da versão do resumo em inglês.

Lista de ilustrações (se houver; recomendado separar da lista de figuras)

Para relacionar ilustrações (desenhos, esquemas, diagramas, fluxogramas, mapas, fotografias). Devem constar o número da ilustração, sua legenda e a página em que se encontra no texto.

Lista de figuras (recomendada)

Para relacionar figuras (gráficos, fotos de cirurgia ou peças de tecidos, fotos de microscopia). Devem constar o número da ilustração, sua legenda e a página em que se encontra no texto.

Lista de tabelas (recomendada)

Para relacionar as tabelas. Devem constar o número da tabela, sua legenda e a página em que se encontra no texto.

Lista de siglas e abreviações (recomendada)

Relação das abreviações e siglas, em ordem alfabética, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

Sumário Enumera as divisões do documento na ordem em que aparecem no texto, com indicação da página inicial. Iniciar a partir do item numerado (Introdução). Colocar os subitens numerados.

7

1. Introdução Deve apresentar o assunto de forma concisa, a exemplo da introdução de artigos científicos em periódicos. Pode ser seguido da revisão da literatura a respeito do assunto da pesquisa. Sugere-se terminar a discussão com um parágrafo que justifique a pesquisa em questão.

2. Objetivo (s) Indicação clara dos tópicos que a pesquisa investiga. Pode ser dividido, se necessário, em objetivo principal e objetivos secundários.

3. Método Descrição detalhada do método, das técnicas e instrumentos utilizados para compor a amostra, coletar os dados e permitir a compreensão e interpretação dos resultados a serem obtidos. Deve finalizar com o método estatístico utilizado para a análise dos dados.

4. Resultados Devem ser apresentados sem interpretação pessoal, de forma objetiva, precisa e lógica. Podem ser utilizados subitens para explicar adequadamente a sequência empregada.

5. Discussão

Iniciar com uma breve descrição da importância do tema, seguido do relato dos resultados obtidos e como eles se comparam aos descritos na literatura. Podem ser discutidas as limitações do estudo.

6. Conclusão (ões) Fundamentadas nos resultados, devem conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos do tema e às expectativas propostas pelo autor.

7. Referências Devem ser elaboradas segundo o estilo Vancouver, com adaptação da National Library of Medicine, e apresentadas em ordem numérica crescente, de acordo com a sequência de sua inclusão no texto.

8. Anexos (opcional)

Sua finalidade é apresentar dados relevantes à compreensão do texto que, porém, são colocados como anexos para consulta eventual pelos leitores e examinadores (protocolos de laboratório, tabelas com dados de cada indivíduo, etc.)

Apêndices (opcional; item não numerado)

Neste item devem ser colocados todos os documentos produzidos pelo autor para a realização do trabalho (por exemplo, o modelo de ficha de protocolo, os questionários e o termo de consentimento livre e esclarecido) bem como os trabalhos publicados/em publicação resultantes.

8

3. ORIENTAÇÕES GERAIS

3.1 Formato de Apresentação

Letras: Os trabalhos acadêmicos devem ser digitados em letras na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para ilustrações. Na digitação utilizar fonte Arial em tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa. As exceções são as legendas e as fontes das ilustrações e das tabelas, que podem ter tamanho 11 ou 12. Evitar letra 10 que dificulta a leitura. Margens: As margens esquerda e superior devem ter 3 cm, e direita e inferior 2 cm. Separação Silábica: Não utilizar separação silábica nos textos em inglês, nas referências e no abstract. A separação silábica poderá ser usada no texto corrente, mas não é recomendada.

3.2 Espaçamento e Alinhamento

O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 ou 2,0 entre as linhas e com alinhamento justificado. Espaçamento 1,0 pode ser usado nas legendas. Na folha de rosto, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio para a margem direita (modelo no Apêndice 2).

3.3 Numeração de Títulos e Subtítulos

O indicativo numérico de uma seção precede seu título.

O título deve ser escrito em algarismo arábico, estar alinhado à esquerda e seguido de ponto. O subtítulo deve vir a seguir, e estar separado por um espaço antes do texto. Exemplo: 1. Introdução

1.1 Considerações Gerais

3.4 Títulos sem indicativo numérico

Fazem parte desses elementos: a dedicatória, os agradecimentos, a epígrafe, o resumo, o abstract, a lista de ilustrações, a lista de figuras, a lista de tabelas, a lista de siglas e abreviações e o sumário. Os títulos sem indicativo numérico devem ser centralizados.

9

3.5 Paginação As páginas pré-textuais devem ser contadas para efeito de numeração, porém não serão numeradas.

A numeração deve figurar a partir da primeira folha da parte textual (seção da Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.

3.6 Siglas e Abreviações A lista de siglas e abreviações deve ser elaborada respeitando a ordem alfabética (e não a ordem na qual aparecem no texto). A sigla deve vir em negrito, seguida de 2 pontos e do significado Exemplo: ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas. As siglas e abreviações, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo. Exemplo: Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as referências...

3.7 Ilustrações e Figuras

A identificação das ilustrações e figuras deve ser feita na parte inferior da mesma, com número arábico em ordem crescente, conforme sua ocorrência no texto, seguida de um traço e do texto explicativo. Exemplo:

F I G U R A

Figura 1 – Aspecto das aderências pleurais nos grupos...

Pode, a critério do aluno, ser identificada como Figura 1A, 1B, etc., quando tiver a necessidade de fazer a associação com o mesmo número da tabela (Ex: Tabela 1; Figuras 1A, 1B e 1C). A ilustração ou figura deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

3.8 Tabelas Devem ser citadas no texto e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a identificação na parte superior da mesma. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS% 20-%20RJ/normastabular.pdf>

10

Exemplo:

Tabela 1 – Pessoas residentes em domicílios particulares, por sexo e situação do

domicílio – Brasil, 1980.

Situação do domicílio Total Mulheres Homens

Total 117 960 301 59 595 332 58 364 969

Urbana 79 972 931 41115439 38 857 492

Rural 37987370 18 479 993 19 507 477 Fonte: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE Atenção: as tabelas são sempre abertas, diferentes dos quadros que são fechados.

3.9 Referências As referências devem ser numeradas e escritas segundo o Estilo Vancouver, elaborado pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), com adaptação da National Library of Medicine (NLM). Disponível em: <http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html> Os títulos de periódicos devem ser abreviados segundo a lista de abreviaturas de periódicos do Index Medicus (Base de Dados do Medline), disponível em <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals> ou, alternativamente em <ftp://nlmpubs.nlm.nih.gov/online/journals/ljiweb.pdf>, sendo que coloca-se um ponto após o título para separá-lo do ano. Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consulte o endereço: <http://portal.revistas.bvs.br/>, eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano. Atenção: - Para a elaboração das referências pode ser solicitada orientação das bibliotecárias. - Fica a critério do aluno e orientador a inserção do número de DOI após cada referência, seguindo a orientação atual de alguns periódicos.

11

4. PROTOCOLO PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO E/OU DEFESA O protocolo dos originais (Relatório / Dissertação / Tese) para o exame de qualificação e/ou defesa deve ser requisitado por meio de ofício na Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa da FMJ.

Para a Qualificação (Mestrado ou Doutorado) deverão ser entregues três exemplares impressos para a Banca Examinadora (modelo no Apêndice 3).

Para a Defesa do Mestrado deverão ser entregues sete exemplares impressos, e para a Defesa do Doutorado deverão ser entregues nove exemplares impressos, além de um CD gravado em arquivo PDF (modelo no Apêndice 4). Para ambos os casos, dois exemplares serão impressos obrigatoriamente em capa dura nas cores azul, verde ou preta, com letras prateadas ou douradas e entregues na Coordenação. Somente após a entrega dos exemplares em capa dura o certificado de conclusão de curso poderá ser emitido. 5. REFERÊNCIAS PARA ELABORAÇÃO DESTE GUIA

1. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 14724: trabalhos

acadêmicos. Rio de Janeiro; 2011. 2. IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 3ª ed. Rio de

Janeiro: IBGE; 1993. 3. International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Uniform

Requirements for manuscripts submitted to Biomedical Journals: sample references. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

4. Rother ET, Braga MER. Como elaborar sua tese: estrutura e referências. 2ª ed. rev. ampl. São Paulo; 2005.

5. Traldi MC, Dias R. Monografia: passo a passo. 7ª ed. rev. atual. Campinas: Alínea; 2011.

6. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Guia de apresentação de dissertações, teses e monografias. 2ª ed. São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação; 2005.

12

APÊNDICE

Apêndice 1 – Modelo de Capa

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

NOME DO AUTOR

USO DOS AGROTÓXICOS E SEUS IMPACTOS À SAÚDE E AO AMBIENTE: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADA ENTRE A

A ECONOMIA, A SAÚDE PÚBLICA, A ECOLOGIA E A AGRICULTURA

Jundiaí

2012

13

Apêndice 2 – Modelo de Folha de Rosto

NOME DO AUTOR

USO DOS AGROTÓXICOS E SEUS IMPACTOS À SAÚDE

E AO AMBIENTE: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADA ENTRE A

ECONOMIA, A SAÚDE PÚBLICA, A ECOLOGIA E A AGRICULTURA

Jundiaí 2012

Dissertação / Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Jundiaí, para obtenção do título de ..................... em Ciências da Saúde, sob a orientação do(a) Prof. (ª) Dr.(a) ...................

14

Apêndice 3 – Banca Examinadora da Defesa da Dissertação. Esta folha faz

parte dos elementos pré-textuais, e deve ser colocada a seguir da folha de rosto.

BANCA EXAMINADORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Aluno (a): Orientador: MEMBROS TITULARES: Prof. Dr. Prof. Dr. Prof. Dr. MEMBROS SUPLENTES: Prof. Dr. Prof. Dr.

Programa de Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Jundiaí

Data: de de

15

Apêndice 4 – Ofício de entrega de exemplares para qualificação à

Coordenação

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

Autarquia Municipal criada por Lei Municipal Nº 1506 de 12 de março de 1968 CNPJ Nº 50.985.266/0001-09 Reconhecimento Federal Decreto Nº 71656 de 04/01/1973

Rua Francisco Telles, 250 - Fone: (11) 4587-1095 - Fax: (11) 4587-1095 - Cx. Postal 1295 - CEP 13202-550 - Jundiaí - SP

Jundiaí, _____/_____/_____

À Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa

Nesta data estão sendo entregues 03 exemplares impressos do trabalho do(a) aluno(a) ___________________________________, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, com data de matrícula inicial em ____/____/____, sob minha orientação, que está apto para ser submetido à Comissão Examinadora para Exame de Qualificação.

Atenciosamente,

__________________________ _________________________ Nome e assinatura do aluno Carimbo e assinatura do orientador

*Data de recebimento CPG: _____/_____/_____

*Coordenador do Programa:

________________________________________ *uso exclusivo da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa

16

Apêndice 5 – Ofício de entrega de exemplares para defesa do Trabalho

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

Autarquia Municipal criada por Lei Municipal Nº 1506 de 12 de março de 1968 CNPJ Nº 50.985.266/0001-09 Reconhecimento Federal Decreto Nº 71656 de 04/01/1973

Rua Francisco Telles, 250 - Fone: (11) 4587-1095 - Fax: (11) 4587-1095 - Cx. Postal 1295 - CEP 13202-550 - Jundiaí - SP

Jundiaí, _____/_____/_____

À Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa

Nesta data estão sendo entregues __ exemplares impressos e 1 cópia em CD com arquivo em PDF do trabalho do(a) aluno(a) ___________________________________, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, com data de matrícula inicial em ____/____/____, sob minha orientação, que está apto para ser submetido à Comissão Examinadora para julgamento. Outrossim, declaramos que o trabalho foi submetido ( ) publicado ( ) no (a) ____________________________________________________, conforme comprovante anexo.*

Atenciosamente,

__________________________ _________________________ Nome e assinatura do aluno Carimbo e assinatura do orientador

*Data de recebimento CPG: _____/_____/_____

*Coordenador do Programa:

________________________________________ *uso exclusivo da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa