facisa unitec realiza vÁrios eventos na ii...

16
FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho de 2011 em comemora- ção e encerramento da Semana do Meio Ambi- ente, os alunos do Curso Técnico em Meio Am- biente, sob a coordena- ção da ProfªHérica Ribeiro,realizaram a II ECOFEIRA, sob o tema: “ O Planeta Pede Socorro”, contemplando o ANO INTERNACIO- NAL DAS FLORES- TAS. Página 08 e 09 LEGISLATIVO ATRAI CADA VEZ MAIS RECURSOS PARA O MUNICÍPIO A Câmara Municipal de Unaí, presidida pelo vereador Hermes Martins Souto tem conseguido grandes parceiras para o município. A última investida esta centrada em pavimentação asfáltica que ligará à cidade ao frigorifico União favorecendo dezenas de famílias. Página: 03 TECELAGEM ARTESANAL DE UNAÍ E GRUPO TEATRAL MEIMEI AGORA É PONTO DE CULTURA DE MINAS GERAIS O Ponto de Cultura de Minas Gerais é uma das ações do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Página: 12 Secretária garante igualdade de y condições para 96 mil servidores da educação Pagina: 02 Projeto de Lei do deputado y Bernardo Santana que permite penhor agrícola de produtos de floresta plantada Pagina: 05 Deputado Inácio Franco resgata y Pro-Hosp para João Pinheiro Página: 05 Saúde: Gota,Transtorno Bipolar e y TPM Páginas: 06 e 07 Veja também: Esportes y Classificados e Entretenimento, etc... Página: 14 Chácara y Maytréia Open Bar y Banda Down y Jones

Upload: trinhthuy

Post on 21-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA

No dia 09 de junho de 2011 em comemora-ção e encerramento da Semana do Meio Ambi-ente, os alunos do Curso Técnico em Meio Am-biente, sob a coordena-ção da ProfªHérica Ribeiro,realizaram a II ECOFEIRA, sob o tema: “ O Planeta Pede Socorro”, contemplando o ANO INTERNACIO-NAL DAS FLORES-TAS.

Página 08 e 09

LEgISLATIVO ATRAI CAdA VEZ mAIS RECURSOS pARA O mUNICípIO

A Câmara Municipal de Unaí, presidida pelo vereador Hermes Martins Souto tem conseguido grandes parceiras para o município. A última investida esta centrada em pavimentação asfáltica que ligará à cidade ao frigorifico União favorecendo dezenas de famílias.

Página: 03

TECELAgEm ARTESANAL dE UNAí E gRUpO TEATRAL mEImEI AgORA É

pONTO dE CULTURA dE mINAS gERAIS

O Ponto de Cultura de Minas Gerais é uma das ações do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Página: 12

Secretária garante igualdade de ycondições para 96 mil servidores da educação

Pagina: 02

Projeto de Lei do deputado yBernardo Santana que permite penhor agrícola de produtos de floresta plantada

Pagina: 05

Deputado Inácio Franco resgata yPro-Hosp para João Pinheiro

Página: 05

Saúde: Gota,Transtorno Bipolar e yTPM

Páginas: 06 e 07

Veja também: Esportes yClassificados e Entretenimento, etc...

Página: 14

Chácara yMaytréia

Open Bar y

Banda Down yJones

Page 2: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 2

diretor Executivo

Carlos EugênioMoreira Rodrigues

Circulação:Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Brasilândia de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Uruana de Minas, Urucuia, Unaí e entorno do DF

diagramação:Paulo Cézar S. Duarte(38) 9137 [email protected]

Arte Final:Carlos Eugê[email protected]: 10.000 exemplares

Fones: (38) 3676 - 4063 (38) 8806 - 3408 (38) 9848 - 8548

Rua Santa Clara, 785 Bairro Cruzeiro - Unaí-mg

A Câmara Municipal de Unaí entregou na última sexta-feira, 27 de maio, o Diploma de Honra ao Mérito para vinte e duas personalidades e ou empre-sas e entidades que realizam ações de relevado interesse público para o município. A entrega dos títulos de méri-tos legislativos, realizada no Plenário Antônio Pereira dos Santos, foi de iniciativa dos vereadores Edimilton Andrade, José Inácio, Thi-ago Martins e Euler Braga. O presidente do Poder Leg-islativo, Hermes Martins, presidiu a reunião solene que segundo ele, reconhece a contribuição dos hom-enageados para o desenvol-vimento econômico e social de Unaí. Oito segmentos da sociedade unaiense foram homenageados, sendo: Agr-opecuário, Ambiental, Artís-tico, Assistencial,Cultural,

Câmara homenageia personalidades e empresas

de Unaí com títulos de Honra ao mérito

Desportivo, Educacional e Empresarial.

Os agraciados da noite foram: José Vaz da Costa, Afonso Rodrigues Boa Aventura, Marcos Paulo Dias de Oliveira, Grupo Tea t ra l Fên ix , Vi lma Ferreira da Cruz, Lídia Vieira dos Santos, Manoel Geraldo Barbosa Lopes, Ildeu Pereira Trindade, Gio-wanna Cambrone Araújo, Wellinton Moreira da Silva, Rosival Barbosa de Brito, Escola Estadual Vigário Torres, Eli Jaime da Silva, Rômulo Caldeira de Souza Maia, Vera Lúcia de Silva e Gaia, Ecilda Maria dos Santos Cunha, Sorveteria Moranguinhos, Femagril – Máquinas Agrícolas, DN Motos, Divino Eustáquio Nunes, Conserbrás Multi-serviços, Farmácia Abaeté.

Fonte: Unainet

benef ic iados pela Lei 100 foram garanti-dos pelo Gov-erno de Minas e igualados aos efetivos”, asse-gura a secretária Ana Lúcia Gaz-zola.

Aos servidores efetivados pela

LC nº 100/2007Em 06/11/2007, o Gov-

ernador do Estado de Minas Gerais sancionou a LC nº 100 e regularizou a situação funcional de mais de 100.000 servi-dores da SEE, tornando-os efetivados nos cargos que ocupavam na data da publicação da referida lei.

Posteriores alterações

na legislação pertinente foram realizadas visando estender aos efetivados os mesmos direitos dos servidores efetivos:

A primeira dessas alte-rações foi a revogação do artigo 8º do Decreto nº 44.674/2007. Com essa alteração as vagas ocupadas por servidor efetivado não serão di-sponibilizadas para con-star do Edital do próximo concurso público.

A Instrução SEE nº 01, publicada no MG de 21/04/2011, garante ao servidor efetivado o direito de concorrer à remoção/mudança de lotação, em igualdade de condições com o servidor efetivo.

A Resolução SEE nº

1.846, publicada no MG de 04/05/2011, eliminou o tratamento diferenciado atribuído ao servidor efetivado na organização do quadro de pessoal das escolas.

Foi instituído Grupo de Trabalho SEPLAG-SEE com o objetivo de eliminar as demais restrições quanto aos direitos e benefícios dos servidores efetivados.

Renata VilhenaSecretária de Estado de Planejamento e GestãoAna Lúcia Almeida GazzolaSecretária de Estado de EducaçãoFonte: Portal da Edu-cação

Secretaria garante ig-ualdade de condições para 96 mil servidores

da educaçãoC o m u n i c a d o a o s

servidores efetivados pela LC nº 100/2007.

Aos efetivados pela Lei 100 foram assegura-dos os mesmos direitos dos servidores efetivos. “Todos os direitos dos

Comissão de Educação da Assembléia, discute situação precária do Campus da Unimontes de Unaí

Atendendo so-licitação do vere-ador José Inácio, o deputado Del-vito Alves, apre-sentou e aprovou na Comissão de Educação, Ciên-cia e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, requeri-mento para a re-alização de uma audiência pública no sentido de

debater os problemas que afligem a Universi-dade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Campus Unaí. A audiên-cia aconteceu no último dia 26 de maio de 2011, no Plenário da Câmara Municipal de Unaí.

Presentes na audiên-cia o deputado estadual Bosco, presidente da Comissão de Educação e os deputados estaduais Dalmo Ribeiro (PSDB) e Delvito Alves (PTB), além do deputado fed-

eral Antônio Andrade, responsável pela in-stalação da Unimontes em Unaí. A reunião contou com a presença de várias autoridades locais e regionais, en-tre elas, presidentes de cooperativas, em-presários, presidentes de associações, profes-sores, políticos, além de grande número de alunos e professores da Unimontes.

Fonte: Unainet

Bernardo Santana participa de inauguração de obras no distrito do Boqueirão em Unaí

O deputado Bernardo Santana esteve em Unaí no dia 13 de junho para inaugurar obra de asfalta-mento, além de uma caixa d’água com capacidade para 30 mil litros, no Dis-trito de Santo Antônio do Boqueirão. O parlamentar foi acompanhado do seu pai, o vice-presidente do BDMG, José Santana de Vasconcellos. Eles foram recebidos pelo prefeito Antério Mânica, o vice-prefeito Branquinho e por várias outras lideranças do seu grupo político.

As obras foram real-izadas com recursos da ordem de R$ 100 mil, alocados no Ministério

do Turismo, por intermédio de emenda parlamentar do então deputado José San-tana. A liberação da verba foi assegurada por Bernardo Santana, que assumiu a autoria das emendas do pai.

deputado Bernardo Santana

será agraciado com a medalha do

dia de minas

O deputado Ber-nardo Santana será agraciado pelo gover-nador Antônio Anas-tasia com a Medalha do Dia de Minas, uma das maiores condecorações do Estado. A solenidade acontecerá na cidade de Mariana, em 16 de julho, data em que o Governo Estadual comemora o dia do estado mineiro.Bernardo Santana

receberá a honraria em reconhecimento aos serviços presta-dos por ele a Minas Gerais.

Fonte: www.prefeituraunai.mg.gov.br

O prefeito Antério Mânica inaugurou a Praça José Saturnino da Silva, no fim da tarde de sexta-feira (1º jul.), em companhia do vice José Gomes Branquinho, secretários municipais, servidores públicos, famil-iares e amigos do popular Zezé da Praça, homenag-eado que emprestou o nome ao espaço.

A praça situa-se na con-fluência da avenida Tancredo Neves (do córrego Canabrava) com a rua Antônio Brochado, bairro Ca-choeira. Como atração principal, abriga uma academia popular com equipamento para exercícios de alongamento, modelo inspirado em parque

pRAçA SATURNINO dA SILVA CONCRETIZA SUAS OBRAS

de Brasília, e um quiosque de lanches.

José Saturnino da Silva, ou simplesmente Zezé da Praça, nasceu em Unaí no ano de 1955, filho de Saturnino José Filho e Balbina Maria de Jesus. O homenageado morreu em 2003. Foi sapateiro, bancário, jogador de futebol do Unaí Esporte Clube e da URT de Patos de Minas.

Page 3: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 3UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

LEgISLATIVO ATRAI CAdA VEZ mAIS RECURSOS pARA O mUNICípIO

A Câmara Municipal de Unaí, presidida pelo vereador Hermes Martins Souto tem conseguido grandes parceiras para o município. A última investida esta centrada em pavimentação asfáltica que ligará à cidade ao frigorifico União favorecendo dezenas de famílias.

O trabalho do vereador, representante do povo, es-colhido pelo voto democráti-co e direto, baseia-se em apreciar e editar leis assim como também, fiscalizar o trabalho do Executivo, prevenindo o município de más administrações. Uma das atividades do vereador consiste em buscar recursos junto a deputados e demais autoridades constituídas, no

comitiva formada, esteve ainda na semana passada junto ao deputado, mo-mento em que o mesmo tomou conhecimento to-tal das necessidades da unidade e disse que irá sim colocar emenda parlamentar junto a Assembléia para que Unaí possa receber a verba necessária ao serviço. Por intermédio de projeção em vídeo, o deputado conheceu

intuito de que esse recurso possa ser convertido para o município que, uma vez en-tregue a Administração, que entra com a contra partida, cerca de 20% do montante e inicia obras que vem de encontro as necessidades das comunidades.

Uma das ultima lutas em-preendidas pelos vereadores Hermes Martins Souto, Ed-imilton Andrade, Olímpio Antunes e Adriano Adjuto/Zé da Estrada esta em con-seguir ligação asfáltica da área urbana da cidade até o frigorifico União, localizado no bairro Chácaras Rio Preto. Em recente reunião no gabinete do presidente Hermes Martins Souto que contou com a presença dos vereadores citados e ainda do presidente da as-sociação dos açougueiros de Unaí, senhor José Farias, foi discutido uma forma rápida de se conseguir o necessário asfalto que dará mais segurança, presteza e até higiene aos alimentos produzidos pela unidade. Com capital totalmente unaiense e formado por proprietários de açougues, o Frigorífico União esta apto a atender toda a região e apenas precisa de melhor apoio logístico para poder ampliar ainda mais seus horários e assim atender a todos os pedidos.

Hermes Martins Souto, coordenou a reunião que culminou em uma visita ao gabinete do deputado estadual Inácio Franco que prontamente se colocou a disposição para ajudar a solucionar o problema. A

de perto a unidade perce-bendo a necessidade de ligação asfáltica.

Novas reuniões serão realizadas em momento que o Executivo percebeu a importância da obra, e assim irá entrar com toda a terraplanagem do trecho, diminuindo em muito o custo total da obra.

O presidente do Legis-lativo de Unaí, vereador Hermes Martins Souto falou sobre os trabalhos desenvolvidos: “ Nós do poder Legislativo estamos muito motivados com o trabalho e percebemos que a ação política foi de vital importância para atitudes praticas emergenciais, prova disso é a sensibilidade do Governo municipal que prontificou-se a entrar com a terraplanagem do local, situação que em muito favorecerá a obra. Quero agradecer de publico a importante participação dos colegas Olímpio Antunes, Edimilton Andrade e Zé da Estrada que estiveram comigo neste trabalho desde o inicio. Estamos satisfeitos não só pelo frigorífico mas também pelos moradores do bairro Chácaras Rio Preto e ainda pela autarquia SAAE que irá também se beneficiar do asfalto. Agradeço a todos os meus colegas, agradeço aos deputados, ao Execu-tivo municipal, a direção do frigorífico e a todos que ajudaram em mais esta con-quista para nosso povo”.

Também falou a nossa reportagem o senhor presi-dente do frigorífico União, senhor José Faria: “ Nós da

associação dos açougueiros percebemos há muito a necessidade de termos um frigorífico próprio e assim, depois de muito trabalho e muitas despesas consegui-mos equipar uma unidade que não deve nada a nenhu-ma outra de médio porte. Ao percebemos as dificuldades de em logística, uma vez que estamos localizados em um bairro que não possui

ligação asfáltica, recorremos ao poder Legislativo e fo-mos prontamente atendidos pelo presidente Hermes Martins Souto que em con-junto com seus colegas estão conseguindo levar o nome e as necessidades de nossa empresa a esferas maiores. Pelo que estamos presen-ciando, inclusive junto ao deputado Inácio Franco, em pouco tempo iremos sim conseguir a conclusão da via totalmente urbanizada. Agradeço em especial ao presidente Hermes Martins Souto e aos demais vere-adores que não mediram esforços e, esperamos que os resultados práticos se realizem o mais breve pos-sível”.

O poder Legislativo, a Casa do Povo, tem mostrado-se atenta as revindicações de sua comunidade.

Recebidos pelo presidente Hermes Martins Souto, diretoria do frigorífico União fizeram suas reivindicações.

As colocações e necessidades foram postas ao deputado estadual Inácio Franco que se prontificou a trabalhar em prol do frigorífico., e foto abaixo momento em que era mostrado ao deputado e seus assessores as ótimas condições do frigorífico.

Page 4: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 4

As câmaras frias com carne no ponto para carregar e entregar

Entrada do Frigorífico com amplo estacionamento

vista parcial dos fundos do frigorífico

casa de máquinas com refrigeração a base de gás amônia

lagoas de tratamento de esgoto totalmente impermeável

abatedouro suíno

currais de acordo com o Ministério da Agricultura

Com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Cooperativa dos Açougueiros de Unaí e Deputados, após 10 anos de lutas, pode-se contar com mais um empreen-dimento para gerar emprego e renda em Unaí . Numa área de aproximadamente 4 hectares, situado a 3 km do centro da cidade, almejando a pavimentação asfáltica para facilitação do transporte, o Frigorífico União está em fase complementar de suas obras. Com planta e projeto elaborado pelo Ministério da Agricultura e SIF aprovado, o Frigorífico União já atende açougues de Unaí, e com a conclusão das obras estará 100% pronto para atender em breve, a demanda de abate de bovinos e suínos para todo o Brasil.

Page 5: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 5UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

projeto de Lei do deputado Bernardo Santana que permite penhor agrícola de produtos de floresta plantada

O Projeto de Lei 83/11, do deputado federal Bernardo San-tana de Vasconcellos (PR-MG), que inclui madeira , produtos madeireiros e outros derivados de floresta plantada entre os itens que podem ser objeto de penhor agrícola será votado pela Comissão de Agricultura, quarta-feira (01 de junho). A proposta altera a Lei 10.406/02, que atualmente permite o penhor de máquinas e instrumentos agrícolas; colheitas pendentes ou em via de formação; frutos acondiciona-dos ou armazenados; lenha cortada e carvão

vegetal; e animais do serviço ordinário de estabelecimento agrí-cola.

Ampliação do crédito

Bernardo Santana acredita que a inclusão desses produtos, fre-quentes em regiões agrícolas, na lista de objetos passíveis de serem penhorados con-tribuirá para garantir a oferta de crédito rural, estimulando a atividade. Segundo ele, o Brasil “precisa de incentivos à área rural, principalmente nestes tempos em que as pessoas, diante de

dificuldades de sobre-vivência, acabam mig-rando para os grandes centros, contribuindo para a superpopulação nas cidades.”

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo nas Comissões de Agricul-tura e de Constituição e Justiça. Isso significa que se o projeto obtiver parecer favorável das comissões designadas ele não precisará ser votado pelo Plenário da Câmara, seguindo direto para tramitação no Senado.

A Câmara Municipal de Unaí, inicia período de recesso parlamentar do primeiro semestre de 2011 a partir do dia 1/7, retornando as suas atividades em agosto, e o vereador Thiago Martins faz uma rápida avaliação da primeira etapa dos trabalhos realizados durante os meses de fevereiro à junho. Foram apresentados 5 (cinco) Projetos de Lei, 3 (três) Moções de Congratulação e 36 (trinta e seis) Requerimentos, encaminhados ao Executivo, na qual podemos destacar alguns, que para felicidade da população já estão sendo atendidos.O Vereador Thiago Martins retornará aos trabalhos em agosto, e continuará lutando incansavelmente, elaborando projetos e encaminhando requerimentos, em prol da comunidade, para que tenhamos uma Unaí cada vem melhor.

Várias empresas e pessoas que se destacaram em seus seguimentos rece-beram da LARSA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDAE, man-tenedora do Jornal Noroeste de Minas e Minas em Revista

os certificados, en-tre eles o vereador Thiago Martins como vereador destaque de 2011.

A expressão “Melhor Idade” veio para designar exatamente essa nova etapa da vida, cujo envel-hecimento não impede a continuidade de uma vida ativa, independente e prazerosa, e sempre preo-cupado com a questão, no dia 30 de maio do corrente o vereador Thiago Mar-tins protocolou na Câmara Municipal, requerimento solicitando ao Executivo a doação de um terreno para construção de uma nova sede para o Centro de Convivência da Mel-hor Idade Ordália Melo Prado.

O Projeto irá beneficiar as pessoas da melhor idade, com um espaço mais amplo, que permitirá a construção de um grande salão de festas dotado de cozinha, banheiros, salas de pintura e artesanato, espaço para realização de atividades físicas, culturais e também área verde.

Em prol da melhor Idade

“ Tenho a alegria de fazer parte destra grande família desde a criação deste mara-vilhoso projeto, e agora na condição de vereador estou trabalhando para que o

mesmo cresça cada vez mais e proporcione a to-dos uma melhor qualidade de vida”, salientou o vere-ador Thiago Martins.

destaque do ano pela terceira vez

Município assumiu o compromisso de atender as metas estabelecidas pelo programa do Estado no prazo de seis meses es-tipulado pelo secretário de Estado de Saúde

O deputado estadual Inácio Franco (PV), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, conseguiu, junto ao secretário de Es-tado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a continuação do Pro-Hosp (programa de melhoria dos hospitais do SUS, do Governo do Estado) no município de João Pinheiro, na região Noroeste. Em audiência com o secretário, da qual participaram tam-bém o deputado estadual Hely Tarqüínio, o prefeito Neider Kennedy Amorim e o secretário municipal de saúde, Eurípedes Psai, o parlamentar obteve de Antônio Jorge o compro-misso de estabelecer um novo prazo para que o mu-nicípio cumpra as metas do programa. João Pinheiro estava prestes a perder o investimento de R$ 700 mil anuais do Governo do Estado por causa do não

deputado Inácio Franco resgata pro-Hosp para João pinheiro

cumprimento das metas.

Nos próximos seis meses, a Prefeitura

de João Pinheiro se em-penhará para que o Hos-pital Municipal cumpra as metas estabelecidas, sendo a principal o aumento na taxa de ocupação, que hoje é inferior a 40% e precisa ultrapassar a casa dos 65%. Caso as metas não sejam atendidas, os recursos do Pro-Hosp seriam repas-sados a outro município, provavelmente Vazante. João Pinheiro recebe recur-sos do Pro-Hosp desde 2004 e o Hospital Municipal atende pacientes de nove municípios da região.

Para o deputado Inácio Franco, o momento é de mobilização na Prefeitura de João Pinheiro. “Um município do porte de João Pinheiro não pode perder recursos do Governo do Estado por não conseguir cumprir as metas de um programa. É de suma im-portância a participação de todos nesse processo de resgate do Pro-Hosp”, afirmou ele.

O secretário Antônio Jorge pediu que as providências sejam tomadas para que dentro de seis meses as

metas já estejam sendo atendidas. Ele irá agendar para os próximos dias uma videoconferência com os prefeitos e os secretários municipais de saúde da região para explicar a situa-ção. É necessário que os pa-cientes sejam direcionados ao Hospital Municipal de João Pinheiro. Outro aspecto que precisa ser revisto pela Prefeitura é a recomposição de plantões, para que os pacientes sempre tenham médicos plantonistas à sua disposição.

São gotardoNa mesma audiência, os

deputados Inácio Franco e Hely Tarqüínio apresen-taram ao secretário Antônio Jorge algumas demandas do município de São Go-tardo, no Alto Paranaíba. O prefeito Edson Cezario de Oliveira, que também estava presente, quer a instalação de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município e a alocação de recursos para a aquisição de mobiliário para o PSF do São Geraldo. Estas solicitações serão atendidas pelo Governo do Estado, que avaliará ainda a possibilidade de construção de um novo hospital no município.

Page 6: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 6

Gota é uma doença car-acterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio. A concentração normal de ácido úrico no sangue é até 7,0 mg/100ml. Depen-dendo do país estudado, pode chegar a 18% a população com ácido úrico acima de 7mg%. Entretanto, somente 20% dos hiperuricêmicos terão gota. Ou seja, ter ácido úrico alto não é igual a gota. É importante detectar quem tem ácido úrico elevado pois muitas vezes esses in-divíduos têm pressão alta, são diabéticos e têm aumento de gordura no sangue com aterosclerose e a descoberta da hiperuricemia faz com que indiretamente sejam diagnosticados os problemas sérios que já existiam. Outro risco para hiperuricemia é desenvolver cálculos renais de ácido úrico ou, raramente, doença renal. É uma doença de homens adultos. As mul-heres passarão a ter crise de gota após a menopausa. Pode haver diagnóstico de gota em homem e mulher jovem mas certamente são situações raras.

Como se desenvolve? O mecanismo produtor

da doença mais freqüente é a ausência congênita de um mecanismo enzimático que excreta ácido úrico pelos rins. Não havendo eliminação adequada, aumenta a concen-tração no sangue

Outro defeito enzimático, bem menos comum, produz excesso de ácido úrico. Os rins, mesmo normais, não conseguem eliminar a carga exagerada de ácido úrico e este acumula-se no sangue

Quando há hiperprodução há hiperexcreção renal de ácido úrico. Pode ser detecta-da medindo-se o ácido úrico em urina de 24 horas. Con-firmando-se hiperexcreção, deve-se procurar outras causas menos comuns de hip-erexcreção como policitemia vera (excesso de glóbulos vermelhos) e psoríase. Cabe ao médico orientar exames nesse sentido

Alguns medicamentos diminuem a excreção renal do ácido úrico. Exemplos freqüentes são diuréticos e ácido acetil salicílico em dose baixa. Se esses não devem ser retirados é preferível mantê-los e tratar a gota. Quando a causa da hiperuricemia não é enzimática fala-se em gota secundária.

Clínica Pacientes gotosos podem

permanecer 20 a 30 anos com ácido úrico elevado antes da primeira crise. Em alguns casos, já houve crise de cálculo urinário.

A crise de artrite é bastante típica: o indivíduo vai dormir bem e acorda de madrugada com uma dor insuportável que em mais de 50% das vezes compromete o dedo grande do pé.

Há situações de dor tão forte que os pacientes não toleram lençol sobre a região afetada. Pode haver febre baixa e calafrios. A crise inicial dura 3 a 10 dias e desaparece completamente. O paciente volta a levar vida normal. Fica sem tratamento porque não foi orientado ou porque não optou pelo que foi prescrito.

Nova crise pode voltar em meses ou anos. A mesma articulação ou outra pode ser afetada. Qualquer articu-lação pode ser atingida. As dos membros inferiores são preferidas mas encontram-se gotosos com graves deformi-dades nas mãos. Não havendo tratamento, os espaços entre as crises diminuem e sua in-tensidade aumenta. Os surtos ficam mais prolongados e, mais tarde, com tendência a envolver mais de uma articulação. Há casos em que algumas articulações não ficam mais livres de sintomas.

Gotosos que tiveram seu diagnóstico tardiamente e os que não se tratam têm cristais de monourato de sódio depositados nas ar-ticulações, tendões, bursas e cartilagens (tofos). Podem assumir volumes enormes e deformarem gravemente as articulações.

São muito característicos os tofos volumosos localizados nos cotovelos. Apesar de não ser comum, quando aparecem na cartilagem do ouvido são úteis para diagnóstico de gota.

diagnóstico Na primeira crise, o diag-

nóstico definitivo de gota só é feito se forem encontrados cristais de ácido úrico no líquido aspirado da articu-lação.

Na ausência de líquido ar-ticular, mesmo sendo no dedo grande do pé, a primeira crise não deve ser rotulada antes de um período de acompanha-mento pois há outras causas de inflamação neste local. Lembrar que somente 20% dos hiperuricêmicos terão gota. Se exames e a evolução

não definirem outra doença o paciente deve ser seguido como portador de gota.

Pode ser muito fácil quando houver uma história clás-sica de monoartrite aguda muito dolorosa de repetição e ácido úrico elevado. Esse pode estar normal na crise. Quando a suspeita for grande, repetir a dosagem 2 semanas após. Alterações radiológicas podem ser típicas.

Nos pacientes com doença crônica já com deformidades e RX alterado não há difi-culdades diagnósticas mas provavelmente haverá no tratamento. Pacientes nesse estado têm gota de difícil controle ou não se tratam.

Tratamento Gota não cura! Mas há

tratamento garantido! Já vimos que o ácido úrico

aumenta devido a defeitos na eliminação renal ou na sua produção. Em ambas situações os defeitos são genéticos, isto é, são defini-tivos. Se não forem seguidos permanentemente dieta e, na grande maioria das vezes, tratamento medicamentoso, o ácido úrico volta a subir e mais cedo ou mais tarde nova crise de gota virá.

Curiosamente, grande número de gotosos não entende ou assume o aban-dono do tratamento. A con-seqüência não é somente nova crise de artrite aguda muito dolorosa mas o risco de desenvolver deformidades articulares que poderão ser bastante incômodas. Não se justifica, atualmente, gotoso ter novas crises e, muito menos, deformidades estabelecidas.

dietaDeve-se prescrever dieta

pobre em purinas, recomen-dar uso restrito de bebidas alcoólicas e evitar jejum prolongado. Cada gotoso sabe “onde aperta o sapato”.

O controle ideal da dieta deve ser feito com nutri-cionista. Alguns pacientes conseguem controlar o ácido úrico somente com dieta. Certamente, o defeito enz-imático é menor.

O grande segredo da dieta é abandonar os alimentos proi-bidos e não fazer ingestão excessiva em curto espaço de tempo de alimentos controla-dos e bebidas alcoólicas.

Procure um médico e se esclareça melhor sobre o assunto.

Plataforma VibratóriaAir ClimberKangoo Jump

Plataforma Vibratória

Air Climber

Kangoo Jump

Atualmente, a terapia de vibração tem sido usada em hospitais, academias, clínicas de fisioterapias e estética. Quaisquer pessoas, até as com problemas de mobilidade, procuram este tipo de treino para alcançar seus objetivo . Devido aos seus muitos benefícios, a plataforma vibratória tem ganhado a aceitação de universidades, equipes desportivas, profissionais da área médica, estética e reabilitação.

Air Climber é um aparelho de ginástica 3 em 1, que combina exercícios cardio para queimar gordura, fortalecedores para tonificar o corpo e abdominais, para esculpir a cintura e deixar a barriga definida. Tudo isso ao mesmo tempo.Air Climber possui a exclusiva tecnologia “Air Power”, que potencializa os efeitos dos exercícios sem impacto para o seu corpo. A cada passo, o ar flui de um pedal para o outro, inflando a almofada e ajudando você a se exercitar, pois levanta suas pernas para manter o movimento, o que acelera a queima de calorias e deixa o seu corpo esculpido.De uma maneira divertida, Air Climber trabalha a parte superior e inferior do corpo. Ele tonifica quadris, coxas e glúteos, além de modelar ombros, fortalecer o tórax, firmar as costas, enrijecer bíceps, tríceps e definir o abdômen. É ideal tanto para iniciantes quanto para atletas, pois possui 5 níveis de resistência. Assim você faz o exercício de acordo com a sua capacidade física.

Conhecido como Kangoo Jump o aparelho é uma espécie de bota que possui um sistema de amortecimento na hora dos exercícios físicos, favorecendo a circulação da linfa em nosso corpo e reduzindo a celulite de maneira rápida e eficaz. Para entender melhor como Kangoo Jump, Air Climber e a Plataforma Vibratória funcionam e como eles podem te ajudar a ter uma boa estética, confira na CIA do CORPO ACADEMIA.

Page 7: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 7UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

O Tanstorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por os-cilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde os-cilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MA-NIA, HIPOMANIA, DE-PRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do pa-ciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indi-víduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximada-mente 8 a cada 100 indi-víduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens. A base da causa para a doença bi-polar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para

TRANSTORNO BIpOLAR dO HUmOR

os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fa-tores biológicos (relativos a neurotransmissores cere-brais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fa-tores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estres-sores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando a doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser

observada. Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como ir-ritabilidade intensa, im-pulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas.

Também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e compor-tamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.

A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.

A tendência hoje é acredi-tar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.

O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comporta-mentais e tratamentos medicamentosos.

OS SINTOmAS mAIS COmUNS INCLUEm:

Por ordem de freqüência:

desconforto abdominal, mastalgia cefaléia, fadiga, irritabilidade, tensão, hu-mor deprimido, humor lábil, aumento do apetite, esquecimento e dificul-dade de concentração, acne, hipersensibilidade aos estímulos, raiva, choro fácil, calorões, palpitações e tonturas.

Irritabilidade (ner-vosismo) , ans iedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva), depressão (com sensação de des-v a l i a , distúrbio do sono,

SíNdROmE dE TENSÃO pRÉ-mENSTRUAL

(Tpm)dificul-dade de concen-t r a ç ã o ) c e f a l é i a (dor de cabeça), mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas), retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas), cansaço, desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comi-das salgadas. Deve ser realizado um

controle objetivo do ciclo menstrual (através de um diário) pelo período mínimo de dois ciclos. Devem ser excluídos outros transtornos como hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável ou exacerbação pré-menstrual de doenças psiquátricas; depressão, que pode se intensificar nesse período (magnificação pré- men-

strual). História, ex-ame físico cuidadoso,

a v a l i a ç ã o endócrina

g i n e -

cológica quando o ciclo menstrual é irregular, perfil bioquímico, he-mograma e TSH para excluir condições médi-cas que podem apresentar sintomas que simulem uma TPM. Importante fazer o diagnóstico difer-encial com a condição psiquiátrica: distúbio disfórico pré-menstrual.

Medidas preventivas são igualmente importantes e incluem:

orientação: deve-se saber que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo, modificações alimentares com diminuição da gor-dura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas), fracionamento das refeições, dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre), diminuição da ingestão de álcool, parar de fumar, fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana), manejar o estresse.

Não use nenhum me-dicamento sem antes consultar um profissional da área.

Page 8: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 8

II ECOFEIRA

Os stands da ECOFEIRA – foram todos de cunho informativo e educativo, voltados para a preservação da biodiversidade, da qual o homem éo seu principal in-tegrante, que, embora racio-nal e inteligente, tem sido o maior responsável por sua devastação e degradação. Tem-nos faltado muita sabedoria e sensibilidade que noscorresponsabilize na produção e manutenção da qualidade de vida do nosso planeta, do nosso continente, do nosso País, do nosso Estado, de nossa cidade - que são todos - nossa casa, ou no mínimo, extensão da mesma!

Os visitantes da II ECO-FEIRA foram comtemp-lados com mudas diversas (plantas nativas do cerrado, ornamentais e frutíferas) e exortados a fazeremsua parte nesse imenso processo reeducativo de preservação do meio ambiente, não somente plantando uma árvore, mas dela cuidando, acompanhando seu cresci-mento e desfrutando do prazer de seus frutos ou de sua sombra.

Os professores da UNITEC e FACISA Unaí foram con-vidados a tomarem parte nesse processo evolutivo de consciência humana de cuidado e preservação, a substituírem os copinhos descartáveis, portando cada um a sua garrafa de

FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NOS mESES dE mAIO E JUNHONo dia 09 de junho de 2011 em comemoração e encerramento da Semana do Meio Ambiente, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, sob a coordenação da ProfªHérica Ribeiro,realizaram a II ECOFEIRA, sob o tema: “ O Planeta Pede

Socorro”, contemplando o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS.

água, reduzindo, ainda que minimamente -o lança-mento de não degradáveis na natureza.

Foram distribuídos bar-rinhas de sabão ecológico -produzido a partir de resíduos de gorduras de frituras.

C i t a n d o R u b e m Alves,enquanto “ os con-hecimentos nos dão meios para viver, a sabedoria nos dá razões para viver”.

O stand da Polícia Militar de Meio Ambiente, com ani-mais empalhados e peles de animais silvestres oriundos de nossa fauna e apetrechos de caça e pesca,tem por finalidade alertar a popu-lação quanto à preservação ambiental, indispensável à sobrevivência de nossa biodiversidade natural, da qual o ser humano é princi-pal integrante.

O Cb Vicente adverte: “Seja amigo da Polícia Am-biental, ajude a preservar a natureza, denunciando quem a destrói.”

PPMAMB - Polícia Mili-tar de Meio Ambiente.

Nossos agradecimentos ao Cb Vicente e Sd Braytner.

pARTICIpAçÃO dA SUpRAm NA

ECOFEIRA:A superintendência re-

gional de regularização ambiental é um modelo ino-vador e avançado de gestão que torna mais eficiente a análise dos processos de regularização ambiental.

Os maiores desafios da

SUPRAM atualmente são: Intensificar a atuação na

gestão de recursos hídri-cos, melhoria da qualidade ambiental, conservação da biodiversidade e o desen-volvimento florestal.

Promover a comunicação, educação, extensão ambi-ental e conscientização de segmentos da sociedade: não se pode proteger, manejar e pretender utilizar racionalmente aquilo que não se conhece.

Apoiar os municípios no aprimoramento dos mecan-ismos de gestão de resíduos sólidos urbanos. Incentivar as práticas de conservação de solo e uso adequado de insumos agrícolas. Aumen-tar o número de unidades de conservação na bacia;

Apoiar a cr iação de Áreas de Proteção Espe-cial (APE’s) para todos os mananciais de abasteci-mento público na bacia;

A p o i a r a s m e d i d a s v i s a n d o à p r o t e ç ã o das veredas e lagoas marginais;Intensificar as ações de fiscalização, com o objetivo de controlar o desmatamento ilegal na região. Apoiar as medidas de recuperação de áreas de preservação permanente, como matas ciliares e veg-etações de encostas e topos de morro;

Nossa exposição na II ECOFEIRA, no encerra-mento da Semana do Meio Ambiente da UNITEC tem como finalidade mostrar

para a comunidade nosso trabalho em combate ao desmatamento e em con-servação da biodiversidade nativa como também os impactos causados quando este combate econservação não ocorrem.

Atualmente no mundo, grandes impactos são causados pelo desinteresse das pessoas por questões ambientais.Se “é a uniãoque faz a força”, então é hora de nos unirmos todos em favor do meio ambiente.

Agradecemos ao Dire-tor Regional de Apoio Operacional, Cleibson Rodrigues, à Assessora de Comunicação Aline Faria e às Atendentes Quezia e Daniela.

SAAE na II ECOFEIRA:O Serviço Municipal de

Saneamento Básico de Unaí-MG, o SAAE é uma autar-quia Municipal,responsável pelo saneamento ambiental no município de Unaí. Dentre suas missões, além de tratar a água, coletar e tratar o esgoto , construção e manutenção de redes plu-viais, que captem água da chuva, destaca a proposta de educação ambiental voltada para o uso racional da água e a promoção do desenvol-vimento sustentável.

Aágua tratada que o SAAE leva até você é sinônimo de saúde e qualidade de vida!

SAAE Unaí – Solidário na preservação do meio ambiente.

Agradecemos parceria e participação de:

IEF – Instituto Estadual de Florestas;

SUPRAM – Superin-tendência Regional de Meio Ambiente;

SAAE – Sistema Autôno-mo de Água e Esgoto;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Susten-tável;

PCH BAIXA UNAI;PPMAMB - Polícia Mili-

tar de Meio Ambiente;Curso de Medicina Veter-

inária da FACISA;Madeireira Terra Verde;Natura;Braga Motos;SACOMAN – Viveiro de

Mudas;

Acadêmicos do5º período do Curso de Enfermagem da FACISA-Unai, com participação da acadêmica Jesuíta do 4º período, sob a coordenação da prof.ªEnfermeira Maria das Neves, atuaram na Cam-panha de Vacinação cont ra Gr ipe do Idoso.

Os idosos que acor-reram ao PSFcom ou sem cartões de vaci-na, foram atendidos, levando para casa um novo cartão e os que estavam com cartões desatualizados foram beneficiados com a sua atualização. Foi também considerável o número de aten-dimentos vacinais r e a l i z a d o s p e l a equipe que atuou na feirinha.

Acadêmicos do Curso de Enfermagem participam da

Campanha de Vacinação contra gripe do idoso:

Num dia de especial aten-dimento ao idoso, sem inter-corrência, onde, em intensas atividades, os acadêmicos foram contemplados com ricas oportunidades de, tão eficazmente, associar teoria e prática.

Acadêmicos: Adriana, Celmi, Daiane, Ednéia, Jesuí ta , Maria Suete , Meiriane, Paula Dayane, Paula Pires, Tatiane.

Paula Pires, e Profª Enf.ªMaria das Neves.

Os alunos do I período do curso de Medicina Veterinária da FACISA, a c o m p a n h a d o s p e l o s prof.’s Maurício e Maira, realizaram atividades de visitação e estudo na sede da Escola Estadual Juvên-cio Martim Ferreira (Escola Agrícola), com finalidade e cumprimento de requisito das aulas de Conteúdo In-tegrador I e Ecologia.

Além de reconhecimento da reserva legal da pro-priedade, como fauna e flora típicas de cerrados, adequação de manejo, trato e manutenção preventiva destes solos, contra erosões e outras degradações, foi observada a diversidade de bioma de cerrado con-statada na propriedade e considerada a predom-inância deste bioma que ocupa grande parte do solo mineiro, especialmente do noroeste, bem como sua considerável extensão nos

Acadêmicos visitam Escola Agrícola

Estados vizinhos e D.F.Foram ainda observadas as

condições de bem-estar com que os animais são tratados e conduzidos na fazenda/escola, os itens de favore-cimento à produtividade e

as normas de biossegurança adotadas no desempenho das atividades.

C a r l o s H e n r i q u e ( 1 º período) e profº. Abadio Oliveira.

Page 9: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 9UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NOS mESES dE mAIO E JUNHO

Em comemoração à Sema-na do Advogado,acadêmicos do5º Período Curso de Enfermagem da FACISA-Unaí, sob a coordenação da prof.ª Lorena Braga, em parceria com a Secre-taria de Saúde, atuaram na Campanha de Vacinação promovida pela OAB (Or-dem dos Advogados do Brasil).

Foram realizados pro-cedimentos de enferma-gem, como: Aferição de PA

ACAdêmICOS dO CURSO dE ENFERmAgEm pARTICIpARAm NA CAmpANHA pREVENTIVA dE

SAúdE dO AdVOgAdO(Pressão Arterial),

Teste de glicemia e Vaci-nação contra gripe Influ-enza H1N1(Adquirida de laboratório particular, pelos advogados).

A OAB forneceu todo material necessário para o desenvolvimento das atividades e presenteou a todos que advogados e fun-cionários que participaram do evento com um kit de higiene bucal e panfletos de

orientação a saúde. As equipes da FACISA

Unaí e Secretaria de Saúde foram muito bem acolhi-das.

A FACISA-Unaí agradece a interação da acolhida e a oportunidade de construção de conhecimentos, na ampla associação dos livros e sala de aula com a prática.

Giovana Ramos (5º per.) e Prof. Abadio Oliveira.

I SImpóSIO E II SEmANA dO SERVIçO SOCIAL FACISANo período compreendido

entre 09 e 12 de maio/2011, enquanto acontecia a VI semana da SaúdeFACISA/UNITEC Unaí, foram real-izados, concomitantemente, outros dois eventos:

Os acadêmicos do Curso de Serviço Social, sob a coordenação da profª Assis-tente Social Pemba Ferreira, realizaram no Auditório da Câmara, a II Semana do Serviço Social, sob o título:Serviço Social: Com-promisso de classe por uma sociedade emancipada.

Temas desenvolvidos: A Política de Assistência

Social em Unaí:Dorinha Melgaço.

Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte; Família:Assistente Social Claudinéia, Psicóloga Luciana Couto, Advogado Frederico Bordon e o casal Denes e Luciene.

Enquanto isto, os alunos do Curso de Enfermagem da FACISA,sob a coordenação do Diretório Acadêmico, desenvolveram no salão da SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo,o “I Simpósio de Enfermagem”,

abordando o tema “Saúde Pública”, onde foram desen-volvidas palestras com os seguintes temas: Programa de Agente Comunitário de Saúde, (Enfermeira Adri-ana Vargas);Administração Hospitalar (Denise A. Ol-iveira – Diretora do Hos-pital Municipal de Unaí); PSF – ProgramaSaúde da Família – ( Mª Lenice Martins – Coordenadora da Atenção Primária da Gerência Regional de Saúde); Gestão de Saúde (Enfermeira Evanir Soares, Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Pa-racatu);

Gestão de Saúde Pública (José Juliano Espíndula – Coordenador da Vigilân-cia Sanitária da GRS) e, Legislação e realidade de Planejamento Familiar em Unaí (Enfermeira Cláudia Sadi – Diretora FACISA/UNITEC Unaí).

A c u l m i n â n c i a d o Simpósio se deu no dia 12/05/11 com evento de show acústico com a dupla João Lucas & Samuel, em comemoração ao “Dia do Enfermeiro”.

pARTICpAçÃO dE ALUNOS dA FACISA E UNITEC Em ANIVERSÁRIO dA E.E dOmINgOS pINTO BROCHAdOAlunos do 3º e 5º períodos do curso de Enfermagem –

FACISA Unaí,(Adriana, Bárbara, Weriadia, Maria Suete e Evanete), sob a coordenação da profª Maria das Neves, juntamente com alunos do 3º período do Curso Técnico em Análises Clínicas da UNITEC Noroeste (Priscila Anarelle, Luana Rudrigues, Camila Mendes e Pamela Saycer), sob a supervisão da prof.ª Iara Jaqueline, atendendo ao convite da direção da Escola Estadual Domingos Pinto Brochado, desenvolveram atividades de aferição de Pressão Arterial e verificação de tipagem sanguínea em funcionários, alunos, pais de alunos e membros da comunidade adjacente à escola.

O evento teve sua culminância com menção honrosa, em momento solene, na Câmara Municipal, com lançamento do selo postal alusivo ao 65º ano de existência da escola e outras homenagens pelos longos anos de atuação em prol da educação em nossa cidade.

Profª Enf.ª Maria das Neves e Profº Abadio Oliveira

Page 10: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 10

Classificados

Foi preso na noite do dia 22 de junho o suspeito de assassinar o Sargento Antônio dos Reis Pereira dos Santos, morto com cinco tiros no ano passado em Unaí. O crime aconteceu em maio de 2010. O militar trafegava em sua moto sentido Centro Bairro Divinéia, região leste da cidade quando um veículo com dois ocu-

preso suspeito de matar policial em Unaí pantes emparelhou com a moto e um deles efetuou cinco tiros. O suspeito identificado como Wil-lian foi abordado em uma blitz na operação de rotina da Polícia Militar realizada na fronteira de Minas com Goiás para apreensão de armas de fogo e coibir o tráfico de drogas. Willian estava em uma motocicleta quando foi abordado na blitz e

ao verificar sua CNH o policial constatou que se tratava de um cidadão com mandado de prisão expedido na comarca de Unaí por assassinato. Diante dos fatos os mili-tares deram voz de prisão e o suspeito foi preso em flagrante e conduzido para delegacia de polícia de Unaí.Fonte: www.portalatento.com

O suspeito foi preso em uma blitz de rotina realizada na fronteira de minas com goiás.

FÁRmACIA CANAAN INAUgURA SUA LOJA Em UNAí

A rede de Fármacia Canaan Inaugura sua loja em Unaí com super descontos em todos os

seus produtos. Venha Conferir Av. Governador Valadares 956

Celta 2p prata 2005/06 1.0 Corsa hatch cinza 2002/02 1.0 v.e t.e alCorsa sedan prata 2001/01 1.0 t.e al Corsa sedan branco 1998/99 1.0 v.e t.e.al rdllCorsa sedan prata 2001/01 1.0 ar. Ve. Te. AlCorsa wind 2p vinho 1995/95 1.0Corsa wind 2p prata 1996/97 1.0Corsa wind 2p prata 1997/97 1.0 t.e al rdllCorsa max bege 2005/05 1.0 d.h v.e. t.e. a Courier cinza 2001/01 1.0 Fiesta preto 2003/03 1.0Fiesta prata 1998/98 1.0gol g1 2p bege 1993/94 1.0 gOL g2 - 2p verde 1997/97 1.0 d.hgOL g2 - 2p vinho1998/98 1.0gOL g2 - 2p special branco 2001/01 1.0 v.e. t.e. algOL g3 branco 2004/05 1.6 ar d.h gOL g3 prata 2002/03 1.0 gOL g3 prata 2003/04 1.0gOL g3 2p prata 2005/05 1.0 gOL g4 cinza 2007/08 1.0 ar d.h v.e t.e al rdllgOL g4 cinza 2006/07 1.0gOL g5 prata 2010/10 1.0 ar d.h v.e t.e. al rdllgOL g5 vermelho 2010/11 1.0 ar d.h v.e. t.e al rdllgOL g5 prata 2010/10 1.0 ar d.h v.e t.e al rdll gOL g5 branco 2009/10 1.0 ard.h v.e t.e a l rdll somCrossfox cinza 2008/09 1.6 ar d.h v.e t.e al rdllLinea dualogic cinza 2008/09 1.9 ar d.h v.e t.e al rdll sompalio verde 2006/07 1.0

v.e. t.e. al palio azul 1998/99 1.0palio cinza 2007/07 1.0 ar d.h v.e t .e al rdllpalio vermelho 1997/98 1.5 v.e t.e. alpalio 2p prata 2007/07 1.0 ar d.h v.e. t.e. alpalio elx preto 2008/08 1.4 ar d.hv.e t. E. Al rdll somPalio fire vinho 2005/06 1.0 t.e.alpalio weekend 16v prata 2002/03 1.6 ar d.h v.e t.e. alparati g2 branco 1998/98 1.8 rdllparati g3 preto 2004/04 2.0 ar d.h v.e t.e. al rdll couropolo sedan prata 2004/04 1.6 ar d.h v.e. t.e al rdllpunto prata 2008/08 1.4 ar d.h v.e t.e al rdlSaveiro branco 2002/03 1.8 ar d.h t.e. alSaveiro quadrada branco 1997/97 1.6Saveiro super surf prata 2007/08 1.6 ar d.h t.e al rdll couroSiena prata 2007/07 1.0 ar d.h v.e. t.e rdll Strada locker vermelha 2009/09 1.8 ar d.h v.e. t.e. al rdll somUno azul 2003/03 1.0 ar ve. T.e. al Uno vinho 1996/96 1.0 rdllUno prata 2005/06 1.0 ar v.e t.e. alUno prata 2006/06 1.0 t.e alUno prata 2002/03 1.0 ar t.e alUno azul 2001/01 1.0 rdll Uno vinho2001/01 1.0 ar v.e. t.e. alUno mile fire vinho 2005/06 1.0 d.h v.eUno mille ex 2p vinho 1999/00 1.0Voyage prata 2009/10 1.0

REFERENTE AO pROCESSO N° 0032116-98.2010

Page 11: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 11UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

O evento teve o maior número de capacitações gerenciais do interior de Minas Gerais.

Mais de 6 mil capacitações foram realizadas durante o Meu 1º Negócio, em Unaí.

meu 1º Negócio do Noroeste em Unaí

dias. Na abertura do evento mais de 1.500 pessoas par-ticiparam da palestra de um dos maiores nadadores brasileiros, Gustavo Borges. O ex-atleta, economista e comentarista esportivo

região. As atividades de orientação empresarial sobre a figura jurídica do Empreendedor Individual, oportunidades de mercado e inovação marketing pessoal foram as mais procuradas.

O resultado é o maior em número de orientações gerenciais realizadas no in-terior de Minas Gerais pelo Sebrae-MG. O evento foi promovido em parceria com as Faculdades Inesc entre os dias 23 a 27 de maio. As palestras, consultorias, tecnológia e oficinas de artesanato foram realizadas simultaneamente com o VII Jornada Científica, Cultura e Social do Inesc. Ao todo 152 atividades gratuitas oferecidas durante os cinco

fez um paralelo entre o esporte e o mundo corpo-rativo. Abordou questões relacionadas a temas como, motivação, planejamento, dedicação, inovação e definição de prioridades nos negócios. Durante o evento também foi assinada a san-ção da Lei Geral em Unaí e o Termo de Cooperação Mútua entre Sebrae-MG e Associação dos Municípios do Noroeste (AMNOR) que irá beneficiar as micro e pequenas empresas da

Muitos também buscavam informações sobre abertura de empresas e melhorias no processo administrativo. O evento foi promovido pelo Sebrae-MG e Faculdade Inesc em parceria com Amnor, Cooperativa Agro-pecuária de Unaí (Capul), Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril), Associação Comercial de Unaí (Aciu), Sicoob Noroeste de Minas e Prefeitura Municipal de Unaí.

A decisão de construir uma nova história de vida na cidade de Unaí, por Paulo Luíz Pereira e Eliana Oliveira Zica Pereira, se deu em meados de setembro 1986, quando moravam em Taguatinga-DF, ele profes-sor da Fundação Educacio-nal do Distrito Federal, e ela funcionária da Telebrasilia, com dificuldades financei-ras e dois filhos para criar, o casal então se decidiu mudar para Unaí.

Montaram um negócio próprio, como Paulo já havia vendido picolé em carrinhos quando era cri-ança, e depois ajudado um amigo em Brasilia a montar

uma sorveteria, optaram por abrir uma também.

Porém a sorveteria só foi idealizada totalmente quando Eliana a nomeou de “Moranguinho’s”.

começaram com uma máquina de sorvete pequena e um congelador, sem fun-cionários, Paulo e Eliana produziam os sorvetes e picolés durante a noite, pois de dia Eliana trabalhava na Telebrasilia, já que havia conseguido a transferência para Unaí, e Paulo vendia os produtos Produzidos.

Então foi assim o começo, com dedicação para levar a Unaí e toda região o prazer e o sabor de um sorvete de

qualidade.Hoje os Sorvetes Mo-

ranguinho’s tem sede própria localizada na Rua Calixto Martins de Melo, 167 com ampla logística e distribuição, ponto de apoio para os vendedores e ambulantes, distribuindo seus produtos para Unaí e toda região, com mais de quarenta funcionários e colaboradores que realizam

a manutenção de um sonho que já dura quase 25 anos.

E sempre bom ressal-tar que a maioria de seus vendedores ambulantes são idosos que já não tem oportunidades no mercado de trabalho, e são muito bem recebidos pela empresa Moranguinho’s.

Esse sucesso só é devido a um trabalho ético que busca a atualização de matérias

primas de primeira quali-dade, maquinário de alta tecnologia, compromisso social e respeito com fun-cionários, fornecedores, clientes e concorrentes.

Conquistando o sucesso, a Sorveteria Moranguinho’s, vem recebendo vários prêmios durante todo esse tempo, como o”O Mel-hor Entre Os Melhores” n(TV Rio Preto), “Mérito

Empreendedor”(ACIU), “Destaques Do Ano” (Jor-nal Noroeste de Monas) e o mais recente “Mérito Empresarial”, título rece-bido no ultimo dia 27 de maio na Câmara Municipal de Unaí ás entidades que realizam ações de relevado interesse público para o município.

Page 12: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 12

LICENçA CONCEdIdAUBYRATAN DE ALMEIDA SANTOS E OUTRO, TORNA

PÚBLICO QUE OBTEVE DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL - COPAM, ATRAVÉS DO PROCESSO Nº 16849/2005/001/2011, LICENÇA DE OPERAÇÃO EM CARATER CORRETIVO, PARA AS ATIVIDADES CULTURAS ANUAIS, EXCLUINDO A OLERICULTURA; AVICULTURA DE CORTE E REPRODUÇÃO; BOVINOCULTURA DE LEITE, BUBAL-INOCULTURA DE LEITE E CAPRINOCULTURA DE LEITE; BENEFICIAMENTO PRIMÁRIO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LIMPEZA, LAVAGEM, SECAGEM, DESCASCAMENTO OU CLASSIFICAÇÃO NA FAZENDA AGROBELA, SÃO VICENTE OU SANTA TEREZA NO MUNICÍPIO DE BURITIS/MG, VÁLIDA POR 4 ANOS.

REQUERImENTO dE LICENçAJoão Cornélio Michels, por determinação do Conselho Estadual de

Política Ambiental – COPAM, torna público que solicitou, através do processo nº 06011 / 2004, LICENÇA DE OPERAÇÃO para culturas anuais excluindo a olericultura; barragem de irrigação ou de pereniza-ção para agricultura e beneficiamento primário de produtos agrícolas: limpeza, lavagem, secagem, descascamento, na Fazenda São Jorge, Fazenda Palestina, Fazenda São Domingos – Buritis / MG.

CHAmAmENTO púBLICOA Gerência Regional de Saúde de Unaí pretende alugar um imóvel com uma área de aproximandamente 915 m², com dor-mitório e garagem para 12 veículos . Tratar: (38) 3677 9302

Reuniram-se no clube dos s e r v i d o r e s municipais de Unaí no Bairro Jacilândia, no dia 09 de julho. O encontro contou com a presença de representantes de Formoso, Pa-racatu, Vazante, Unaí entre outras cidades. Contou t ambém com a presença do representante es-tadual do partido e suplente a deputado Estadual Gilson Reis. A parte da manhã teve a participação de represen-tantes de diversos partidos de Unaí. Uma reunião multipartidária onde foi discutida a política regional,

estadual e federal. A parte da tarde foi com apenas fili-ados ao partido onde foram traçados algumas metas e estratégias do partido.

O Ponto de Cultura de Mi-nas Gerais é uma das ações do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, que visa o reconhecimento de projetos de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural, ou com histórico de atividades culturais e instituições que atuem na produção artístico-cultural contribuindo para a in-clusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.

A Tecelagem Artesanal de Unaí e o Grupo Teatral Meimei foram selecionados no Edital lançado em 2009 que escolheu os 100 novos Pontos de Cultura de Mi-nas Gerais ficando em 13º lugar na classificação geral dentre inúmeras propostas

TECELAgEm ARTESANAL dE UNAí E gRUpO TEATRAL mEImEI AgORA É pONTO dE CULTURA dE mINAS gERAIS

enviadas à Secretaria. Na região foram selecionados também os projetos do Grupo Teatral Fênix e Associação das Tecelãs e Fiandeiras de Natalândia – Fio Ação.

Os Pontos de Cultura recebem apoio financeiro durante três anos para desenvolverem ações como divulgação, estru-tura e difusão cultural. As ações propostas no projeto da Tecelagem, que serão iniciadas a partir de novembro, englobam a divulgação da Tecelagem Artesanal de Unaí, através da instalação na cidade de placas indicativas e de di-vulgação, tanto solicitadas pelos turistas que visitam a Tecelagem, confecção de folders e site da instituição, oficinas de tecelagem para repassar a técnica dos re-passos (desenhos no tear), ampliação do local de exposição dos produtos,

treinamento in loco para os artesãos em Betim/MG no Salão do Encontro, cursos de recepção ao turista e gestão cultural, também ações voltadas ao teatro com oficinas de formação para multiplicadores das técnicas teatrais, oficinas em escolas e outros locais da comunidade e encer-ramento das oficinas e ações do Ponto com um Festival Teatral.

As oficinas de tecelagem e teatro serão gratuitas e aber-tas a toda comunidade.

A inauguração do Ponto de Cultura Tecelagem Arte-

sanal de Unaí foi realizada no dia 11 de junho na sede da Tecelagem, localizada na Rua da Serra, 411, Bairro Santa Luzia, e contou com a presença de autoridades e membros da sociedade.

TECELAgEm ARTESANAL dE UNAí

(38) 3676-6632 ou (38) 3676-6491

Rua da Serra, 411 Bairro Santa [email protected]

A receita das exportações do agronegócio mineiro, no primeiro semestre de 2011, foi da ordem de US$ 4,2 bilhões, informa o Ministério do Desenvol-vimento, Indústria e Co-mércio Exterior (MDIC). De acordo com análise da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a cifra é 37,8% superior à registrada em idêntico período do ano passado e representa um novo

ExpORTAçõES dO AgRONEgóCIO mINEIRO

NO SEmESTRE BATEm NOVO RECORdE.

recorde para o período.Os valores alcançados pelos

produtos da agricultura e pecuária no mercado inter-nacional equivalem a 22,7% do conjunto das exportações totais do Estado. “Somente o café, líder das exportações do agronegócio estadual, movimentou cerca de US$ 2,6 bilhões, cifra 63,5% su-perior à obtida nos primeiros seis meses de 2010”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nasci-

mento. O bom desempenho foi causado principalmente pelo preço médio da tonelada do produto no mercado in-ternacional (US$ 4,5 mil) teve aumento de 68%”, ele explica.

Os produtos do complexo soja – farelo, grão e óleo – também tiveram bom desem-penho no primeiro semestre do ano. No caso do farelo de soja, a receita foi de US$ 107,4 milhões. Um valor cifra 275% superior ao registrado no acumulado de janeiro a junho do ano passado. Os negócios com o farelo de soja foram favorecidos pelo volume embarcado e pela alta de preço no mercado.

Segundo Márcia Aparecida

de Paiva Silva, assessora técnica da secretaria, a soja em grão teve receita de US$ 211,7 milhões, valor 48,7% superior ao obtido no primeiro semestre de 2010. Houve também aumento de volume e el-evação do preço médio.

De acordo com a as-sessora, o milho também segue com boa aceitação no exterior. As vendas do primeiro semestre de 2011 somaram US$ 54,3 milhões, valor quase nove vezes superior ao do acu-mulado de janeiro a junho de 2010.

Fonte: www.maisunai.com.br

Um dos shows mais românticos do Brasil fez a alegria dos unaienses que estiveram no clube da AABB neste sábado, 09 de julho. Chico Rey e Paraná que está completando 30 anos de carreira e mais vez se apresentaram em nossa cidade trazendo o melhor da dupla, emocionou e encantou à todos com suas belas vozes e canções.

Show de Chico Rey e paraná esquenta a noite do

último sábado em UnaíCentenas de pessoas

cantaram em coro todas as músicas. Famílias inteiras prestigiaram este mega evento que além de trazer uma das melhores duplas sertanejas do Brasil, contribuíram com uma parte da arrecadação para construção do Hospital do Câncer do Noroeste Mineiro.

Reportagem e fotos: Elaine Santiago

Colaboração: opiniaoepontodevista.blogspot.com

Page 13: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 13UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

HUmORmitos da músicaPink Floyd fo i uma

banda de rock britânica do século XX famosa pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo progressivo e pelos espetáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome “Pink Floyd” deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues. É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias de seus álbuns. A produção The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década. Liderada pelo lend-ário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Problemas com as drogas, levaram a que Barrett fosse forçado pelos seus colegas da banda, a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979), álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países. Mas após o álbum, The Final Cut,

pINK FLOYd(1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que o Pink Floyd estava ex-tinto, mas os demais mem-bros, agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason , após uma briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando, com grande sucesso comercial , e, final-mente fecharam um acordo com Waters. Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior plateia, no concerto Live 8, em Londres, Reino Unido. Em 15 de Setem-bro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd. Em entrevista concedida a imprensa no dia 3 de fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim do Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produziria qualquer novo material, nem voltaria a reunir-se novamente. No entanto não foi o que aconteceu, o Pink Floyd se reuniu para um show em Londres no dia 12 de maio

de 2011. Os integrantes remanescentes do Pink Floyd reuniram-se na O2 Arena, em Londres, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason dividiram o palco, na primeira reunião do Pink Floyd em seis anos. O show fazia parte da turnê “The Wall Live”, de Roger Waters, que resgata as músi-cas do disco lançado pela banda em 1979. Gilmour acompanhou Waters em “Confortably Numb”, e o baterista Nick Mason, que estava na platéia, se juntou à dupla para tocar “Outside The Wall”, música que encerrou o show.

Em setembro de 2 011, a obra completa do Pink Floyd será relançada em edições especiais, com músicas inéditas da banda.

dISCOgRAFIA

Álbuns de estúdio origi- ynais

The Piper at the Gates of yDawn (1967)

A Saucerful of Secrets y(1968)

More (1969) yUmmagumma (1969) yAtom Heart Mother y

(1970) Meddle (1971) yObscured by Clouds y

(1972) Dark Side of the Moon y

(1973) Wish You Were Here y

(1975) Animals (1977) yThe Wall (1979) yThe Final Cut (1983) yA Momentary Lapse of y

Reason (1987) Th e D iv i s i o n Be l l y

(1994) y ÁLBUNS AO VIVO

Ummagumma (1969) yThe Wall (live) (1990) yDelicate sound of thun- y

der (1988) PULSE (1995) yIs there anybody out y

there?: The Wall Live 1980-1981 (2000)

O mILAgRE dA pINgA

O cara estava bebendo num bar.

Como era o último cliente, o funcionário informou-o que ele tinha que sair, pois iam fechar.

O cara levantou-se e caiu no chão . . .

Novamente, tentou levantar-se e caiu outra vez.

Optou por arrastar-se até à porta do bar.

Tentou levantar-se e voltou a cair.

Já na rua, tentou levantar-se e caiu novamente.

Foi assim para casa . . . tentando levantar-se e caindo.

No dia seguinte, já em casa e pela manhã, a esposa co-mentou:

- Puta porre ontem a noite, hein?!

- O que!!! . . . como é que você sabe que eu cheguei bêbado?

- Telefonaram do bar . . . você deixou sua cadeira de rodas lá....

QUANdO O ApELIdO pEgA

Uma multinacional japonesa recebeu um engenheiro japonês no Brasil para ensinar os seus funcionários, passados alguns dias o japonês chegou para o presidente da empresa e reclamou!

- Japonês muito chateado com brasileiros né !

- Mas, porquê , o que acon-

teceu?- Japonês não gostou do

apelido que corocaram né!- Mas, que apelido foi esse?- Brasileiros chama japonês

de hemorroida?- Mas isso é uma vergonha,

e convoca os funcionários para uma reunião.

- Vocês não tem vergonha de fazer uma coisa dessas, chamar esse senhor de hemorroida,eu não quero mais ouvir isso aqui de hoje em diante chamem-no pelo nome, aliás como é mesmo seu nome?

- SAISANG DUKU

mAmÃE, mAmÃE

1 - Mamãe, mamãe... por que o papai não tem cabelo?

- Porque ele trabalha muito, é cheio de preocupações e é muito inteligente.

- Ah, e por que você tem tanto cabelo?

- Cala boca...2 - Mamãe, mamãe... por

que a noiva está vestida de branco?

- Porque é o momento mais feliz de sua vida.

- Ah! ... e por que o noivo está vestido de preto?

- Cala a boca! 3 - Mamãe, mamãe... eu já

tenho 13 anos, me compra um sutiã?

- Não. - Vamos mamãe... compra um

sutiã pra mim. - Eu já te disse NÃO! - Mas

mamãe, eu já tenho 13 anos. - Não me amole , “filho”...

INgREdIENTES

6 bifes (alcatra, patinho)2 dentes de alho¼ de xícara (chá) de

molho shoyu1 lata de molho pronto2 tomates maduros corta-

dos em rodela1 cebola cortada em

rodela250g de queijo pratoSal e pimenta a gosto

RECEITA dE BIFE à pARmEgIANA dE pANELA dE pRESSÃO

mOdO dE pREpARO

Tempere os bifes com o alho, o molho shoyu, o sal e a pimenta e d e i x e d e s c a n s a r por uns 30

minutos. Na panela de pressão,

acomode os bifes. Em seguida coloque o

tomate, a cebola, o molho pronto e feche a panela.

Deixe pegar pressão e conte 7 minutos.

Abra a panela coloque o queijo prato, abafe e está pronto para servir.

CRUZAdINHA

Page 14: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 14

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show si-multâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O

objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen,

Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Queen, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhe-cido como Dia Mundial do Rock.

Page 15: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

pÁgINA 15UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO/ 2011

ESpORTES

Colina e Santa Ma-ria reprisaram a final da Copa Primavia do Unaí Colina Clube do ano passado, só que desta vez quem levou a melhor foi a equipe do Técnico Rosival, vencendo o Colina nos penates.

A copa Primavia de Futebol, torneio que já é tradição em Unaí, é uma competição organizada pelo De-partamento de Esportes do Unaí Colina Clube, e patrocinado pela Primavia Veículos, concessionaria Fiat em Unaí e região.

Parabéns a equipe do Santa Maria pela conquista do título, ao Unaí Colina Clube pela Organização do torneio e a todos que prestigia-ram a competição.

Copa primaviaCopa InterTV

de Futsal Nesta ultima terça-feira(5), aconteceu no ginásio poliesportivo do Divinéia as

finais para classificação da Copa Inter TV, os times classificados irão para Montes Claros disputar o título em data a ser definida pela organização.

Em uma noite com grande publico nas dependências do ginásio, os resultados dos jogos foram o seguinte: Categoria Infantil - Pharmaflora 7 x 3 Escolinha Interativa, Categoria Juvenil – Compacto 5 x 1 Pharmaflora, Categoria Feminino Livre – Natureza Limpa 3 x 2 União, Categoria Masculino Livre – G5 Sound Car 6 x 5 Natureza Limpa.

A competição que já é tradicional em nossa região tem a organização da Inter TV Grande Minas e coordenação da SEGEL e Liga Desportiva Unaiense.

Jerônimo Teixeira de Sousa, presidente da As-sociação de Pessoas com Deficiência de Unai, teve a ideia de escrever para o goleiro Gabriel Vasconce-los, ( Cruzeiro e seleção sub 20 ) pedindo uma camisa autografada por ele, para que fosse rifada.

E para a surpresa de todos Jerônimo recebeu pelo cor-reio, uma camisa oficial do cruzeiro, autografada não apenas pelo Gabriel, mas por vário jogadores do Cruzeiro.

Parabéns pela atitude do jovem talento celeste, “temos certeza de que o presente sera muito bem aproveitado, estamos todos muito felizes, com a atitude do unaiense Gabriel” frisou,

gol de placa

o presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Unaí-APDU. ( as rifas já estão sendo vendidas, valor

do bilhete R$10,00, interes-sados procurar Jerônimo ou Fernanda Zago, ou pelo telefone (38) 9934-3383

No último final de semana, nos dias 18 e 19 de junho aconteceu na Cidade de Balneário Comburiu S/C o Campe-onato Brasileiro Sub 21 de Karatê, onde partici-param mais de 17 estados, e mais de 400 atletas. Representando nossa Cidade a jovem Adriely

Cristiny iniciante na categoria – 60 kg – até 21 anos disputava um lugar ao pódio com mais de 20 atletas e mais uma vez ela conseguiu subir por duas vezes, ela ficou com Bronze no individual e Prata por equipe.

AdRIELY CRISTINY CONQUISTA mAIS dUAS mEdALHAS pARA UNAí

Santa Maria Grande Campeão da Copa Primavia 2011

Unaí Colina Clube, vice Campeão do Torneio

Desportistas sempre prestigiando os eventos

Marão e Dedé, (pau pra toda obra )

Antonino Versiani e r a um la t e ra l direito velocista, com muita força física e que chutava muito bem por si-nal, Antonino ou “Tunino” como era chamado pelos amigos defendeu o Independente, time da prefeitura que na época foi campeão municipal invicto em 77, e também o Juniors do Unaí Esporte Clube.Hoje Antonino

mora em Brasília-D F, é T é c n i c o em radiologia, é gerente comercial da Air Way Trans-portes Aéreos.Nasceu em 13

de Março de1961, filho do saudoso “Cici” Versiani e Dona Zizinha, e torce pelo Clube Atlético Mineiro,

Juniores do Unai Esporte Clube na década de 70

Indepedente Futebol Clube

Page 16: FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRAjornalalternativo.net/wp-content/uploads/2012/02/004.pdf · FACISA UNITEC REALIZA VÁRIOS EVENTOS NA II ECOFEIRA No dia 09 de junho

UNAÍ - MG / JUNHO - JULHO / 2011 pÁgINA 16