fabricacao de sabonetes glicerinados

34
Fabricação de sabonetes glicerinados

Upload: cons7antine

Post on 14-Jun-2015

9.973 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Fabricação de sabonetesglicerinados

Page 2: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Expediente

Presidente do Conselho DeliberativoAdelmir Santana

Diretor-PresidentePaulo Tarciso Okamotto

Diretor TécnicoLuiz Carlos Barboza

Diretor de Administração e FinançasCarlos Alberto dos Santos

Gerente da Unidade de Capacitação EmpresarialMirela Malvestiti

CoordenaçãoNidia Santana Caldas

AutorPaulo César Borges de Sousa

Projeto GráficoStaff Art Marketing e Comunicação Ltda.http://www.staffart.com.br

Page 3: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 3

Apresentação do Negócio

Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão, mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade. Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo a Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.

O ano de 1878 foi um marco na história do desenvolvimento dos sabões modernos, quando foi inventado o sabão branco. Isto ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem.

O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o uso do sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica.

Na época de Napoleão, na Europa, o banho ainda não era um costume corrente e as pessoas não o praticavam. Nos tempos elisabetanos, o banho era um evento anual, felizmente, com a mudança das gerações, este hábito tornou-se diário, mostrando-se útil à remoção de microorganismos da pele, reduzindo, desta forma, o risco de infecções na mesma.

Os sabões são resultados da reação química entre a gordura e um

Page 4: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados4

álcali, resultando num sal ácido de gordura com ação detergente. Onome "sabonete" teve origem na França, onde se iniciou a confecçãode sabões nos quais eram inseridas cores e aromas. A palavra emfrancês é "SAVONETE".

Na década de 50, com o desenvolvimento da indústria química e oajuste das fórmulas, foi constatado um baixo índice de alergia ao usode sabonetes, além de uma diminuição em seu custo. A função dosabonete consiste em emulsionar e suspender pequenas partículassólidas da pele, que, desta forma, são eliminadas junto com a água,diminuindo o ressecamento da pele. À composição dos sabonetespodem ser incorporados óleos vegetais ou minerais.

Com o passar do tempo, as indústrias químicas desenvolveramsabonetes menos agressivos à pele, como os sabonetes de glicerina.Outras indústrias também auxiliaram esse desenvolvimento, criandoequipamentos que tornaram a mão-de-obra das fábricas de sabonetemais rápida e eficiente. Atualmente, podemos preparar nossos própriossabonetes, utilizando bases que são dissolvidas artesanalmente,adicionando a eles cores e aromas e ainda moldando-os em váriasformas e tamanhos diferentes.

A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razãodo ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezesvemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Esta é a principaldiferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Osácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o saboneteartesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele, enquanto aglicerina natural dá uma textura mais macia.

Mercado

Page 5: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 5

Esse é um mercado ainda pouco desenvolvido no Brasil, com umaparticipação de 12,5% ainda. Mas trata-se de um mercado quemovimentou R$ 1,9 bilhão no ano de 2007 e cresce a uma taxa de17% ao ano, de acordo com dados do Instituto AC Nielsen.

Considerando os números indicados no parágrafo acima, poder-se-áperceber que é um mercado que apresenta espaço para crescimento.No entanto, o empreendedor deve ficar atento, pois a concorrênciacom os grandes grupos fabricantes é bastante expressivo, portanto,deve-se encontrar métodos alternativos para colocar seu produto nomercado.

Localização

A localização de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados deverá ser em uma área, de preferência, industrial ou em uma região comercial, atentando para que fique o mais distante possível de zona residencial. Isto porque esse tipo de empresa emite muitos ruídos, o que poderá ser um problema para o empreendedor perante os moradores da região.

O empreendedor de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados poderá ter duas estruturas para seu empreendimento, sendo uma para instalação da área de produção e outra para montagem de “showroom”. A primeira deve ser instalada numa região não residencial, já a segunda (showroom) deve ser instalada numa região de fácil acesso e identificação por parte dos clientes já existentes e também dos possíveis clientes. Esse local deve ser dotado de estacionamento próprio ou que tenha na região esse serviço oferecido por terceiros. O ideal é que seja montado o “showroom” ou escritório de vendas numa via de grande movimento, tanto de veículos quanto de

Page 6: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados6

pedestres.

Com a idéia de localização e clientela a ser atendida, o empreendedordeverá procurar o órgão específico da Prefeitura Municipal, visandolevantar a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidadeescolhida. Isto se faz necessário, uma vez que normalmente todos osmunicípios brasileiros têm o Plano Diretor Urbano – PDU, onde édefinido qual o tipo de negócio que pode ou não ser instalado emdeterminadas áreas, bairros, etc.

Exigências legais específicas

O empreendedor de fabricação de sabonetes glicerinados deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:

Etapas do Registro

1ª Etapa:a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:• Junta Comercial;• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);• Secretaria Estadual de Fazenda;• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;• Corpo de Bombeiros Militar.

b) Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa de

Page 7: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 7

fabricação de sabonetes glicerinados para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

2ª Etapaa) Antes de iniciar a produção, o empreendedor deverá obter o Alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).

Deverá ainda entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para:• Aprovação da autoridade sanitária;• Responsável técnico habilitado;• Registro no Ministério da Saúde.

Apresenta-se abaixo alguns normativos que são necessários de serem analisados e cumpridos no que couber para esse tipo de empreendimento:

1. Portaria INMETRO / MICT 95 de 22/08/1997 - Aprova o Regulamento Técnico Metrológico que estabelece os critérios para comercialização e metodologia para execução do exame de verificação da quantidade líquida dos produtos sabão e sabonete em barra.

2. Portaria INMETRO / MICT número 3 de 07/01/1998 - Verificação do conteúdo líquido de sabonete e sabão em barra.

3. Portaria INMETRO / MDIC número 87 de 11/06/1999 - Proposta de regulamentos estabelecendo as condições a que devem satisfazer o acondicionamento dos produtos sabão e sabonete em barra para serem comercializados.

4. Portaria INMETRO / MDIC número 126 de 19/11/1999 - Estabelece critérios para comercialização, indicação do conteúdo

Page 8: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados8

líquido e metodologia de verificação do conteúdo líquido dos produtossabão e sabonete em barra.

5. Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973 - Dispõe sobre o controlesanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumosfarmacêuticos e correlatos, e dá outras providências.

6. Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976 - Dispõe sobre a vigilânciasanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumosfarmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, edá outras providências.

7. Lei nº 8.078 DE 11.09.1990 - Código de Defesa do Consumidor.

8. Resolução RE nº 717, de 23 de março de 2005 - Concede osregistros dos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, graude risco 2.

9. Resolução ANVISA RDC nº 162, de 11 de setembro de 2001- Estabelece a Lista de Substâncias de Ação Conservantes paraProdutos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. D.O.U. - DiárioOficial da União; Poder Executivo, de 12 de setembro de 2001.

Estrutura

O tamanho da estrutura irá variar segundo a expectativa produtiva e de vendas do empreendedor, e a forma com que será estruturado seu empreendimento. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseado na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para montagem da área comercial e do “showroom”:

a) ÁREA COMERCIAL e SHOWROOM – espaço sugerido de aproximadamente 40 m². Esse espaço deverá ser estruturado com

Page 9: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 9

estantes ou prateleiras, de preferência em vidro, de forma que sejapossível dispor os diversos tipos e formatos de sabonetes glicerinadosfabricados na empresa. Também é importante que tenha um catálogobem estruturado e bonito, no qual esteja representado todos osprodutos que são fabricados pela empresa, visando apresentar aosclientes, auxiliando no processo de venda, principalmente se a vendaestiver ocorrendo para revendas e ainda para atender as vendas deporta em porta (sacoleiras) ou via representantes comerciais.

Nesse mesmo espaço devem ser dispostas mesas e cadeiras paraatendimento aos clientes, de forma personalizada e individual. Comisto, deve se idealizar um ambiente bem iluminado, convidativo eextremamente organizado, denotando aos clientes uma sensaçãoagradável e de organização.

b) INDÚSTRIA – área ideal de 1.000 m², sendo que cerca de 900 m²para indústria/produção e cerca de 100 m² para a área administrativa.

a. Produção – nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário queserá utilizado na fabricação de sabonetes glicerinados. Deve-seestruturar também nesse ambiente o espaço para estocagem dematéria-prima e de produtos acabados, prontos para seremcomercializadas.

b. Administração – nesse espaço deverá ser instalado o escritórioadministrativo-financeiro da indústria da empresa.

Pessoal

O quadro de pessoal irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento e o nível de capacidade de fabricação de sabonetes glicerinados. Pode-se iniciar as atividades operacionais com um

Page 10: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados10

número aproximado de 8 (oito) empregados:• 2 – Auxiliar administrativo, que será responsável pela parte derecepção e serviços de escritório;• 4 – Na área de fabricação de sabonetes glicerinados;• 1 – Responsável técnico, com formação específica para exercer essafunção;• 1 – Auxiliar de serviços gerais que se encarregará de proceder àlimpeza de toda a empresa e, em especial, cuidar da higienização daárea produtiva da empresa.

Além desse quadro fixo a empresa poderá contar com um númerovariável de vendedores autônomos, tanto na condição de “sacoleiros”quanto de representantes comerciais, tudo dependendo da expectativado empreendedor.

Caso o empresário entenda como importante, será interessante acontratação de um gestor profissional para comandar a empresa, poisassim o empreendedor terá mais tempo para fazer a alta gestão de seuempreendimento, tanto na parte de fabricação quanto na comercial.

Equipamentos

Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:

Materiais para a área de produção:• Caldeiras: onde são fervidos os ingredientes da fórmula;• Misturador de massa: equipamento que mistura todos os ingrendientes;• Extrusora: equipamento que auxilia na retirada de produto em condição de ser preparado para corte;• Máquina de corte: faz o corte nos tamanhos e formas desejados

Page 11: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 11

(barras);• Mesa cortadora: para o corte em pedaços menores ou formasvariadas;• Prensas: dá forma ao sabão/sabonete, além de gravar o nome dofabricante;• Tanques de molde: faz a modelagem do produto final.

Materiais para escritório:• Mesa;• Cadeira;• Computador;• Impressora;• Fax;• Telefone.

A parte tecnológica é um item importante, havendo possibilidade, oempreendedor deverá dotar sua empresa de fabricação de sabonetesglicerinados de todo o aparato tecnológico disponível no mercado,principalmente no que se refere ao controle de estoques dematéria-prima, produtos industrializados em condições de seremembalados e também de produtos embalados e prontos paracomercialização, controle da área de fabricação, gestãoadministrativo-financeira, gestão comercial, enfim, a gestão geral donegócio.

Diante desse fato será de grande auxílio contar com um softwareamigável, que possibilite a gestão integrada da empresa em todas assuas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de produção,visando melhorar o resultado operacional da empresa.

Matéria Prima / Mercadoria

Page 12: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados12

A base de matéria-prima para a fabricação de sabonetes glicerinadosserá a glicerina, extratos glicólicos e corantes cosméticos de qualidade.

Como acessórios, poder-se-á utilizar as seguintes matérias-primas, quefuncionam como graxas para a fabricação de sabonetes:• Sebo e óleo de palma, que auxiliam na composição de dar corpo aosabonete. O óleo de palma dá aos sabonetes o dobro de firmeza do queo encontrado no sebo bovino;• Óleo láurico, encontrados com abundância em coco de babaçu,palmiste. Tem a função de promover a espumação dos sabonetes deforma rápida e abundante, e também dá muito mais “dureza” aossabonetes;• Banha, óleos de oliva, amendoim e mamona, esses itens dãoplasticidade à massa de fabricação do sabonete;• Utiliza-se o breu, em pequenas quantidades, visando mascarar osodores das outras matérias-primas utilizadas que, com o passar dotempo, após a fabricação, podem desenvolver e ainda atua comoconservante de perfumes e inibidor de rancificação.

Por fim, tem se então o produto final, que é o sabonete glicerinado emcondições de serem comercializados.

Organização do processo produtivo

A organização do processo produtivo de fabricação de sabonetes glicerinados apresenta dois processos básicos, conforme abaixo:• Fabricação de sabonetes sólidos se divide em: o Saponificação; o Acabamento.

No primeiro processo, denominado de saponificação, emprega-se

Page 13: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 13

como matéria prima básica sebo de gado e óleo de coco, que são compostos de glicerina e ácido graxo. Adiciona-se também, em alguns casos, soda cáustica e também adiciona-se sal, que atuam como removedores de impurezas.

Na execução do processo de saponificação, emprega-se habitualmente três sistemas:• Fervura integral;• Semi-fervura;• Fervura e a frio.

Sistema de fervura integral:

É considerado o melhor e mais empregado, isso porque ele pode produzir sabão e sabonetes mais puros e também subprodutos de glicerina.Nesse processo, a gordura, o óleo e a soda cáustica líquida são adicionados numa caldeira e processados, seguindo-se os estágios abaixo:• Fervura;• Salga;• Lavagem;• Fervura para lavagem;• Sedimentação.

Nesse processo de fervura integral, chega-se a um estágio em que os ingredientes são separados no encerramento da referida fervura. Na camada superior fica o sabão e na camada inferior os restos de sabão e glicerina, que são descartados.

A “apuração” do sabonete demanda em média de dois a três dias completos e, após esse período, ficam três camadas distintas na caldeira, sendo elas:• Primeira camada superior de sabão puro (líquido);

Page 14: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados14

• Segunda camada intermediária de nigre;• Terceira camada inferior de restos de sabão.

Na fabricação dos sabonetes, as matérias graxas devem ser tão puras quanto possível e a saponificação dos mesmos deve ser feita de forma apropriada para ter:• 0.1% máximo de insaponificáveis;• 0,5% máximo de cloreto de sódio 154/05;• 0,05% máximo de soda livre do produto final.

Para sabonetes sólidos em barra é aconselhável ter-se uma composição de matérias graxas que resulte em índice INS =160 a 170 e índice ISS= 1,5 a 1,9 (RITTER, 1995, p358).

Sistema de semi-fervura:

Este processo é geralmente empregado para o preparo de sabão de potassa ou sabão macio, a partir de óleo de coco. Equivalentes quantidades de gordura, óleo e álcali são aquecidas e misturadas num recipiente próprio ou máquina de misturar sabão até que a saponificação seja completa.

Esse método geralmente apresenta fracos resultados porque produz sabão contendo muitas impurezas. Outra desvantagem é que a glicerina não pode ser extraída nesse método.

Comparado ao processo de fervura integral, que minimiza o conteúdo de álcali do sabão líquido para menos de 0,1%, o processo de semi-fervura deixa mais de 0,3% de álcali no sabão líquido. Além do que, é muito possível contar com a presença de gordura não saponificada no sabão líquido, o que provoca a oxidação, o descoramento e o desprendimento de odores. O hipossulfito de sódio ou qualquer outro anti-oxidante é freqüentemente adicionado para minimizar esta tendência.

Page 15: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 15

Sistema processo de fervura e a frio

Nesse processo, gorduras, óleos e uma solução alcalina são misturados em proporções equivalentes em um misturador de sabão, onde se forma uma emulsão. Esta emulsão é colocada numa estrutura de resfriamento, onde a saponificação é efetivada a uma temperatura razoavelmente quente, por um período de vários dias.

As características dos sabões líquidos produzidos pelo processo a frio são similares àqueles sabões produzidos pelo processo de semi fervura. Tanto o processo de semi-fervura, quanto o processo a frio são econômicos e simples na preparação de sabões de potassa, requerendo investimentos pequenos em equipamentos e técnicas não sofisticadas.

O uso de ambos os processos, contudo, está apresentando notável decréscimo em virtude da pobre qualidade do sabão produzido e da impossibilidade da recuperação de glicerina. Como se sabe, a produção de sabonetes exige uma alta qualidade do produto que, aliás, é o fator crítico.

Acabamento dos sabõesExistem três sistemas para a fase de acabamento:• Sistema automático de secagem contínua a vácuo;• Sistema de resfriamento em estrutura própria;• Resfriamento em tambor.

Sistema automático de secagem contínua a vácuo

É um aparelho capaz de, continuamente, produzir sabões através de sabão líquido. O sabão líquido é enviado por uma bomba e é aquecido pelos permutadores de calor e secado pelo secador - spray a vácuo, sendo pulverizado. Em seguida, é amassado pela máquina amassadora

Page 16: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados16

e conduzido pelo condutor até a máquina misturadora, onde recebe perfume e coloração. O sabonete é transformado em tabletes, novamente amassado pela máquina amassadora e extrusado, cortado, secado e estampado, transformando-se em sabonetes.

Sistema de resfriamento em estrutura própria

O perfume e o pigmento são adicionados ao líquido e misturados na máquina misturadora de sabão. Após o término da mistura, o sabão é colocado na estrutura de resfriamento, através do conformador inferior, e deixado resfriar durante dois ou três dias par adquirir solidez.

Depois, as chapas do conformador são removidas e então o sabonete é cortado longitudinalmente e lateralmente em tamanhos adequados. Em seguida, cada pedaço é estampado com a marca registrada do fabricante. Este sistema serve para pequenas produções. Esse processo é ideal para a produção de sabão utilizado para banhos.

Resfriamento em tambor

O sabão líquido é bombeado no misturador de sabão através de uma bomba, junto com carbonato de sódio, se necessário.

O sabão líquido, após a mistura, é espalhado sobre a superfície do tambor de resfriamento localizado abaixo, em fina camada de espessura uniforme. Como o interior do tambor rotativo é esfriado com água, a placa de sabão é formada em sua superfície.

Essa placa é retirada e, em seguida, submetida ao processo de mistura, refinamento e conformação pela máquina amassadora dúplex a vácuo e transformado em barras de sabão, conforme o processo anterior, o sabão é cortado, secado e estampado. Esse processo é ideal para a produção de sabão utilizado em lavanderia.

Page 17: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 17

Automação

O nível de automação requerido para uma empresa de fabricação desabonetes glicerinados não é tão expressivo. Isso porque o processoprodutivo é bastante simples e pode ser manual. O ideal é que oempreendedor invista em automação, visando dinamizar toda a suaárea de industrialização, estocagem e também para o controle da áreaadministrativa, financeira, comercial e operacional.

Inicialmente, com três microcomputadores será possível viabilizaruma gestão automatizada. Para esse processo o ideal é ter um softwarepara auxiliar na gestão, no entanto, caso o empreendedor queira deixaresta opção para um segundo momento, será necessário que oscontroles sejam executados provisoriamente em planilhas eletrônicasconstruídas segundo as necessidades e expectativas do empreendedor,mas também da exigência do negócio.

O ideal é que se identifique no mercado um software integrado capazde auxiliar em todo o processo administrativo, financeiro, comercial eoperacional. O processo de escolha do sistema poderá ser apoiado porprofissionais qualificados, visando à definição de um softwareamigável e que possibilite a gestão integrada da empresa em todas assuas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de produção,controle de estoque, tanto de matéria-prima quanto de produtoacabado, visando melhorar o resultado operacional da empresa.

Ressalta-se que a empresa é uma parte integrante da vida doempresário, portanto, conhecer todos os seus atos e fatos será defundamental importância, já que uma empresa bem gerida estará bemencaminhada rumo ao sucesso empresarial.

Page 18: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados18

Canais de distribuição

Os canais de distribuição se constituem em um elemento definidor de sucesso ou não deste tipo de empreendimento, devendo tais canais ser bem aplicados e ter rigoroso controle sobre suas aplicações, conforme segue:a) VENDA NO ATACADO – deve contar com estoque suficiente para pronta entrega, pois as empresas revendedoras devem ser contatadas para que atuem como ponto de vendas dos produtos de sua empresa de fabricação de sabonetes glicerinados, segundo o volume e expectativa de procura por seus produtos. Também poderão ser efetuadas as vendas via representantes comerciais e ainda utilizar-se da figura de vendedoras que atuam de porta em porta, denominados como “sacoleiras".

Neste processo de venda no atacado, a estruturação do showroom é extremamente importante. Quando o cliente desse segmento chegar à sua loja, será bem interessante que todos os produtos fabricados pela empresa estejam expostos, facilitando assim a identificação por parte dos compradores dos itens e perfumes que mais se enquadram no perfil de seus consumidores finais.

Outra forma de distribuição pode ser a montagem de um catálogo bem elaborado e com criatividade, para que os representantes comerciais possam ter em sua posse uma forma de apresentação de todos os produtos produzidos pela fábrica de sabonetes glicerinados.

b) VENDA NO VAREJO – deverá ocorrer utilizando-se o espaço montado para essa finalidade, que é a do showroom, sendo que tal espaço deve ser montado em forma de boutique, visando simplificar e personificar a apresentação de todos os itens produzidos e disponíveis para comercialização.

Page 19: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 19

c) Os canais apresentados acima são os tradicionais, no entanto oempreendedor de fabricação de sabonetes glicerinados deverá inserirseus produtos na rede mundial de computadores (internet), visandopossibilitar a compra por consumidores que talvez não sejamatendidos por um vendedor ou mesmo conseguir fazer-se presente noshowroom da sua empresa.

Esse canal de distribuição poderá facilitar a inserção de sua empresano mercado exportador, pois como é sabido, a internet é acessada emqualquer parte do mundo.

Investimentos

O investimento para montar uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados de médio porte deverá girar em torno do que segue abaixo:

ÁREA INDUSTRIALNormalmente será requerida uma área física que deverá ter como base mínima 1.000 m². Isto porque, nesse espaço, deverão ser instaladas todas as máquinas empregadas no desenvolvimento da atividade de transformação de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados.

1. Caldeira – 2 = R$ 3.000,002. Misturador de massa – 1 = R$ 4.500,003. Extrusora – 1 = R$ 3.800,004. Máquina de corte – 2 = R$ 3.200,005. Mesa cortadora – 2 = R$ 700,006. Prensas – 3 = R$ 4.500,007. Tanques de molde – 2 = R$ 300,00

Page 20: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados20

8. Rotuladora – 4 = R$ 1.000,009. Seladora – 4 = R$ 1.000,00

Total Equipamentos................................... R$ 22.000,00

MOBILIÁRIO PARA A ÁREA ADMINISTRATIVA/OPERACIONAL1. Microcomputador – 3 = R$ 3.900,002. Impressora laser – 2 = R$ 1.200,003. Mesa - 4 = R$ 1.000,004. Cadeira – 12 = R$ 1.440,005. Fax – 1 = R$ 450,006. Telefone – 4 = R$ 200,00

Total mobiliário.................. R$ 8.190,00

TOTAL DE EQUIPAMENTOS/MOBILIÁRIO = R$ 30.190,00.

ADEQUAÇÃO DO IMÓVELPara a instalação da área de produção/indústria da empresa de fabricação de sabonetes glicerinados, o ideal é que o espaço escolhido seja na forma de galpão, o que irá facilitar bastante a distribuição dos ambientes requeridos para esse tipo de empreendimento, tanto na parte da instalação das máquinas para produção quanto na área administrativa, e ainda os espaços destinados ao armazenamento e estocagem de matéria-prima e produtos acabados.

A área que se destina ao showroom comercial pode ser uma sala comercial ou mesmo uma casa adaptada para essa finalidade. Qualquer que seja o ambiente, será necessário dotá-lo adequadamente de toda a estrutura operacional para ser possível atender com qualidade toda a clientela, seja o consumidor de varejo ou de atacado.

O custo de adequação do(s) imóvel(eis) será bastante variável, pois

Page 21: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 21

dependerá de como será encontrada cada uma das estruturas, ascondições das instalações elétricas, hidráulicas, dentre outros espaços,mas estima-se um gasto em torno de R$ 10.000,00 à R$ 25.000,00.

Capital de giro

Capital de giro é um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinâmica do seu processo de negócio.

O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a função de minimizar o impacto das mudanças no ambiente de negócios onde a empresa atua.

O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à ocorrência dos fatores a seguir:a) Variação dos diversos custos absorvidos pela empresa;b) Aumento de despesas financeiras, em decorrência das instabilidades desse mercado;c) Sazonalidade de oferta de matéria-prima;d) Baixo volume de vendas;e) Inadimplência por parte dos clientes;f) Pagamento das parcelas de possíveis financiamentos, tanto em relação à aquisição de maquinário e mobiliário;g) Aumento do custo de aquisição de matéria-prima;h) Transporte de matéria-prima;i) Compra de matéria-prima à vista e vendas a prazo, o que provoca desencaixe financeiro;j) Perda de matéria-prima no processo produtivo ou matéria-prima de baixa qualidade;k) Altos níveis de estoque, tanto de matéria-prima quanto de produtos acabados.

Page 22: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados22

O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido de formaa não consumir recursos sem previsão.

O empresário deve evitar a retirada de valores além do pró-laboreestipulado, pois no início, todo o recurso que entrar na empresa neladeverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão donegócio. Dessa forma, a empresa poderá alcançar mais rapidamentesua auto-sustentação, reduzindo as necessidades de capital de giro eagregando maior valor ao novo negócio.

O empreendedor deverá realizar um levantamento criterioso daNecessidade de Capital de Giro que seu empreendimento irá requererem um determinado período pré-definido, por exemplo, 90 dias. Combase nesse levantamento, deverá ser multiplicada essa Necessidade deCapital de Giro para tantos quantos períodos similares entender queserá necessário para suportar a movimentação operacional da empresaaté que o negócio empresarial atinja sua auto-sustentação.

Nesse segmento, normalmente a Necessidade de Capital de Giro é denível médio e tenderá a variar na ordem de 45% a 70% doinvestimento total.

Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção, depreciação de maquinário e instalações.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos

Page 23: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 23

na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Os custos para abrir uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados devem ser estimados considerando os itens abaixo:1. Salários, comissões (caso os vendedores percebam remuneração variável) e encargos;2. Tributos, impostos, contribuições e taxas;3. Aluguel, condomínio, segurança;4. Água, luz, telefone e acesso à internet;5. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários;6. Recursos para manutenções corretivas;7. Fardamento para paramentar os funcionários envolvidos na área de produção;8. Valores para quitar possíveis financiamentos de equipamentos, ferramentas e mobiliário;9. Assessoria contábil;10. Propaganda e Publicidade da empresa;11. Aquisição de matéria-prima;12. Despesas com estocagem e transporte;13. Despesas com vendas.

O empreendedor de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados, caso entenda como interessante disponibilizar “display” estilizado nos pontos de venda, deverá computar como custo a aquisição desses mostruários e ainda os gastos relativos à reposição de estoques, ainda muito provavelmente haverá desembolso de “bônus” para os proprietários dos pontos de venda para manter exclusividade ou mesmo tê-los como revendedores de seu produto.

Page 24: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados24

Os custos indicados no parágrafo acima serão bastante variáveis, poisos “bônus” variam de região para região, sendo esse o maior gasto quehaverá, não sendo, portanto, a aquisição dos “displays”.

Diversificação / Agregação de valor

Nesse segmento de mercado, diversificar mesmo que seja o formatodos sabonetes glicerinados, será um ponto delimitador da barreiraentre ser um empresário comum ou de sucesso. Visando dinamizar areferida diversificação e por conseqüência agregar valor ao seutrabalho e produto final, pode-se incluir a oferta de sabonetes:

Em barra transparente;Botão de rosas com cabo como imitação quaseperfeita de um botão de rosa; podendo ter diversas cores;Bichinhocom porta lembrete;Com bucha vegetal;De fubá com mel;De café;Dechocolate;Com manteiga de karité;Com sal grosso;De leite decabra;De argila verde;Com ervas diversas;De aveia;Depedra;Masculino;Para pessoas de pela negra;Com perfumes efragrâncias variadas;Enfim, procurar produzir com as mais variadasformas, visando atingir públicos distintos e finalidades diferentesdaquelas inicialmente planejadas, ou seja, sabonetes para uso rotineiro.O empreendedor deverá estar sempre atento à expectativa dosconsumidores e também de tendências de mercado, buscandoantecipar à concorrência.Ressalta-se que o empresário deve manter em sua linha produtiva amaior variedade possível de formatos, cores, perfumes e fragrância,buscando assim atender a todos os mais variados estilos e formas declientes e ainda conseguir atingir outras finalidades de uso para seusprodutos.

Divulgação

Page 25: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 25

Por se tratar de um item voltado para tratamento pessoal e de beleza, tem que ser aplicado um processo forte em divulgação, pois o consumidor, seja revendedor ou consumidor final, irá buscar pelos produtos de estética e beleza que melhor atenda aos anseios de pretensos compradores. Assim, o ideal é que os itens fabricados em sua empresa estejam o maior tempo possível expostos aos olhos dos consumidores.

Desta forma, o empreendedor deverá recorrer às propagandas em rádio, TV (se possível, pois esse veículo tem custo expressivo, mas para esse tipo de produto é meio de comunicação de resultado mais expressivo), outdoor, revistas, jornais, panfletos, dentre outros. Como se trata de um produto do segmento estética e beleza, tais propagandas deverão ser bem produzidas, por isso mesmo o empreendedor deverá buscar auxilio de profissionais qualificados e com grande capacidade para poder produzir peças publicitárias com nível adequado a cada público que queira atingir.

Se for possível, uma das formas para inserir o seu produto – sabonete glicerinado – no mercado consumidor seria a de trabalhar com merchandising em programas de TV de boa audiência. Mas ressalta-se que esse tipo de divulgação (merchandising) normalmente tem um custo muito alto, o que poderá inviabilizar em alguns casos.

Ainda outra forma de divulgação é a de utilizar, dentro das possibilidades financeiras do empreendedor, modelos ou atores de certo renome para estrelar comerciais de seus sabonetes glicerinados, pois essa forma normalmente traduz em sucesso publicitário.

Atualmente um dos principais meios de divulgação é a internet, já que esse meio de comunicação atinge diversos públicos, que vão desde os que detêm maior poder aquisitivo até os que estão no pólo inverso. Atinge também os revendedores ou consumidores finais em qualquer

Page 26: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados26

parte do Brasil e do mundo.

Ressalta-se que esse meio de comunicação – internet – apresenta umcusto relativamente baixo e com forte e crescente apelo popular, porisso mesmo deverá ser fortemente utilizado, pois o resultado tende aser bastante satisfatório. É possível fazer campanhas com total controle de custos na internet,evitando assim gastos desnecessários no orçamento. Bastando paratanto que seja construído um site de internet e adicioná-lo emdiretórios especializados para empresas e motores de busca deinclusão manual, como: Google Adwords, Yahoo Search Marketing,Microsoft Digital Advertising Solutions, Hot Words, Anúncios Sapo,dentre uma grande gama de sites de divulgação existente no cyberespaço.

Informações Fiscais e Tributárias

O segmento poderá optar pelo SIMPLES NACIONAL - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 240.000,00 (microempresa) ou R$ 2.400.000,00 (empresa de pequeno porte) e respeitando os demais requisitos previstos na Lei. O empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional):• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);• CSLL (contribuição social sobre o lucro);• PIS (programa de integração social);• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);• ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);

Page 27: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 27

• INSS - Contribuição para a Seguridade Social relativa a parte da empresa (Contribuição Patronal Previdenciária– CPP)

Conforme a Lei Complementar nº 128/2008, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, vão de 4,5% até 12,11%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o empreendedor utilizará, como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por 12 (doze).

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios de isenção e/ou substituição tributária para o ICMS, a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Microempreendedor Individual - entra em vigor a partir de julho de 2009

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 36.000,00, o empreendedor poderá se enquadrar como Microempreendedor Individual – MEI, ou seja, sem sócio. Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

O empresário não precisa recolher os tributos acima (nem pelo sistema unificado), exceto:

• ISS –valor fixo de R$ 5,00 (cinco reais) independente do faturamento e

Page 28: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados28

• ICMS – valor fixo de R$1,00 (um real), independente dofaturamento

I) Sem empregado

R$ 51,15 mensais para o INSS relativa à contribuição previdenciáriado empreendedor;

R$ 5,00 mensais de ISS – Imposto sobre serviços de qualquernatureza.

II) Com um empregado

Neste caso o empreendedor recolherá mensalmente, além dos valoresacima, os seguintes percentuais:

Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Conclusão: Para este segmento, tanto como LTDA quanto MEI, aopção pelo Simples Nacional sempre será muito vantajosa sobre oaspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura doestabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamento Legal: Leis Complementares 123/2006, 127/2007,128/2008 e Resoluções do CGSN – Comitê Gestor do SimplesNacional.

Eventos

SULBELEZA – Feira de beleza, cosméticos, aparelhos estéticos e

Page 29: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 29

medicina estética, realizada em Porto Alegre – RS –www.sulbeleza.com.br/

Estética in Rio – Congresso Científico Brasileiro de Estética, realizadano Rio de Janeiro – RJ – www.esteticainrio.com.br/

Congresso Brasileiro de Cosmetologia, realizada pela ABC –Associação Brasileira de Cosmetologia, evento realizado em SãoPaulo – SP – www.abc-cosmetologia.org.br/

No site indicado acima – www.abc-cosmetologia.org.br/ -encontram-se vários outros eventos, dentre estes, simpósios, fóruns,etc. Assim, o empreendedor deverá estar sempre atento a esse site paraidentificar outros eventos.

Entidades em Geral

ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia –www.abc-cosmetologia.org.br/

ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos deLimpeza e Afins – www.abipla.org.br/

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normatização eQualidade Industrial - www.inmetro.gov.br

IPEM – Instituto de Pesos e Medidas (esse instituto tem representaçãoem todos os estados brasileiros, assim o endereço eletrônico sempreserá seguido da indicação do estado, conforme segue) -www.ipem.sp.gov.br

Normas Técnicas

Page 30: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados30

As normas técnicas são documentos de uso voluntário, utilizadoscomoimportantes referências para o mercado.

As normas técnicas podem estabelecer requisitos de qualidade, dedesempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu usoou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecerprocedimento, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixarclassificações ou terminologias e glossários, definir a maneira demedir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.

As normas técnicas são publicadas pela Associação Brasileira deNormas Técnicas – ABNT.

NBR 13.903 de 1997: Sabão e sabonete em barras - Determinação deumidade e voláteis - Método do forno de microondas.

GlossárioImolados: sacrificados;

Extrato glicólico: solução retirada de alguma planta através da maceração;Palma: folha de palmeira;Lauril: é um composto orgânico usado para fazer produtos de limpeza;Saponificação: converter em sabão algum produto;Sedimentação: assentamento no fundo do recipiente dos materiais através da gravidade;Ácidos Graxos: são compostos formados por cadeias de átomos de carbono ligados a hidrogênio, presentes em gorduras e óleos;Microrganismos: são designação comum a organismos microscópicos, como por exemplo, bactérias, vírus, fungos e protozoários.Rancificação: alteração que sofrem as substâncias gordas em contato com o ar, oxigenando-se, apresentando um cheiro característico

Page 31: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 31

nauseante e mau sabor. Cheiro de mau gosto; sabor antiquado,obsoleto; arcaísmo, velharia.

Dicas do Negócio

Os profissionais que atuam na área de produção devem estar todos muito bem de saúde, bem como devem conhecer e aplicar adequadamente as receitas e técnicas recomendadas para cada estágio da produção de sabonetes, devendo ser executada cada tarefa com todo cuidado com a higiene, como:• Lavar e desinfetar bem as mãos antes de qualquer atividade;• Usar sempre uniformes limpos e da cor branca;• Usar sempre boné ou gorro;• Usar máscaras, luvas e botas de borracha;• Usar aventais impermeáveis.

O ideal é que a fábrica de sabonetes glicerinados esteja localizada perto dos principais fornecedores de matéria-prima. Pontos de relevância que auxiliam no resultado final da empresa:• Montar uma “rede” de fornecedores exclusivos de matéria-prima, visando não ter dificuldades com esse importante e fundamental item na produção de sabonetes glicerinados;• A área de produção deverá ser dotada com local apropriado para despejo de resíduos, caso não sejam processados para aproveitamento;• O suprimento de água para uso na fabricação de sabonetes glicerinados deverá ser coletado de uma fonte confiável e de boa qualidade;• Para esse segmento o fornecimento de energia elétrica é fundamental, por isso mesmo deverá ser suficiente e ininterrupto;• Deve buscar sempre ter disponibilidade de mão-de-obra para processamento e ampliação de produção;• Não instalar sua empresa de fabricação de sabonetes glicerinados em região que não esteja livre de contaminantes de qualquer espécie, por

Page 32: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados32

exemplo, agrotóxicos, etc.;• Estar muito próximo dos meios de escoamento da produção echegada de matéria-prima, por exemplo, rodovias, ferrovias, etc..

Para a conquista de novos consumidores é extremamente importanteque as embalagens tragam o máximo de informações sobre o produto,principalmente as químicas e de composição técnica, visando dar aoconsumidor tranqüilidade em usar o referido produto.

A organização do processo produtivo deve obedecer alguns pontosimportantes, que passa inicialmente pela adequação da matéria-primaprincipal, devidamente beneficiada segundo os preceitos legaisrequeridos pelos órgãos fiscalizadores, em especial a ANVISA.

Características específicas do empreendedor

O candidato a empresário no segmento de fabricação de sabonetes glicerinados deve entrar nesse negócio consciente de que terá que estar presente tempo integral, devendo atentar que seu desprendimento com horário, será primordial, pois poderão existir períodos que a capacidade produtiva da empresa tenha que ser ampliada e, nesse caso, talvez seja necessário operacionalizar a empresa em outros turnos.

O empresário também deverá integrar a gestão das diversas áreas da empresa, principalmente no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio.

O empreendedor que tender a iniciar uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados, deve ter algumas características básicas, tais como:

1. Ter conhecimento específico sobre produção dos sabonetes;

Page 33: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados 33

2. Ter boas noções de tratamento de resíduos produzidos na fabricação de sabonetes glicerinados;

3. Ser uma pessoa que sempre busca melhorar o nível de seu negócio, tanto com a participação em cursos específicos sobre sabonetes, feiras e de gestão empresarial, pois não basta ter conhecimento sobre como produzir sabonetes, é necessário também estar preparado para gerir o seu empreendimento;

4. Ter habilidade no tratamento com pessoas, tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim, com todos que de forma direta ou indireta tenham ligação com a empresa;

5. Ser empreendedor com visão prospectiva, atuando com antecipação de tendências, ter visão de futuro no que tange o interesse e expectativa de mercado e dos consumidores, além de estar sempre inteirado com as inovações tecnológicas e de mercado;

6. Ser humilde o suficiente para entender que produzir sabonetes glicerinados, apesar de ser simples, não significa ter um empreendimento desorganizado, que não atenda aos quesitos de limpeza, controle rigoroso de assepsia de todos os equipamentos envolvidos na produção, bem como dos colaboradores. Mas ressalta-se que isso não é uma atitude extra, mais sim uma obrigação e respeito com os consumidores;

7. Além destas características acima listadas, o empresário de uma empresa de fabricação de sabonetes glicerinados tem que ser uma pessoa extremamente criativa, sempre com capacidade de criar formas inovadoras de produção e comercial, tendo como foco e objetivo estar sempre à frente de seus concorrentes.

As características indicadas acima são apenas direcionamentos, isto

Page 34: Fabricacao de Sabonetes Glicerinados

Idéias de Negócios - fabricacao-de-sabonetes-glicerinados34

não quer dizer que um empreendedor que talvez não se sinta com taiscaracterísticas tenha que desistir de investir neste novo negócio,contudo esse empresário terá que se esforçar um pouco mais do queaqueles que já contam com tais habilidades.

Bibliografia Complementar

ARTE E ARTESANATO. Como fazer sabonetes. [S.l: s.n, 2008].Disponível em: <http://www.arteeartesanato.com/blog/arte...>. Acessoem: 02 ago. 2008.

BRASIL. Ministéio da Ciência e Tecnologia. Sistema Brasileiro derespostas técnicas. Resposta técnica. Brasília, 2005. 7 p. Disponívelem: <http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt492.pd...>. Acesso em: 03 ago.2008.

CORPO E ALMA: artesanato em sabonetes de glicerina: informaçõessobre nossos produtos e valores. [S.l: s.n, 2008]. Disponível em:<http://sabonetesartesanais.jimdo.com/fal...>. Acesso em: 03 ago.2008.

EMPORIO DELLA. História do sabonete. [S.l: s.n, 2008].Disponível em: <http://www.emporiodella.com.br/historia....>. Acessoem: 03 ago. 2008.

RITTNER, Herman. Sabão: tecnologia e utilização. 1. ed. São Paulo:Câmara Brasileira do Livro, 1995. 527 p.