expresso niterói - edição 21

12
Nossa homenagem às mulheres N o dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada com o objetivo de homenagear a determinação, força de vontade, jogo de cintura e tan- tas outras qualidades se enquadram no perfil feminino. Ao longo da história, a mulher superou vários preconceitos e obteve várias conquistas com o seu empenho. Ela, que an- tigamente era vista apenas como a sombra do homem, pro- vou que pode ocupar outros papéis na sociedade. Hoje, a mulher desempenha várias funções na sua rotina – é mãe, esposa, dona de casa e profissional. A presença da mulher no contexto social se tornou mais expressiva quando ela co- meçou a lutar pelas causas operárias, principalmente para ter os mesmos direitos dos homens no mercado de traba- lho. A luta por igualdade foi marcada por greves e mortes, fazendo com que a mulher abandonasse o estereótipo de ‘sexo frágil’.Nesta edição daremos destaque às atividades comemorativas da data. Leia mais na página 7. Rosa Dourada é Campeã do Carnaval A escola de samba Rosa Dourada, do bairro Vila Cerne, é a campeã do Carnaval 2013 em Canoas. O segundo lugar do grupo Especial foi para a escola Acadêmicos do Rio Branco, en- quanto que Os Tártaros, ocupou o terceiro lugar. No Grupo deAcesso, a campeã foi a escola Império da Mathias Velho, e o segundo colocado foi a aspirante Pérola Negra. A última colocada no grupo Especial, Unidos do Guajuviras, caiu para o grupo de Acesso. Nos desfiles dos blocos, o campeão foi o Aquarela do Samba. Confira a cobertura na página 3. Bianca Cesconetto em destaque Bianca Cescone- to tem 19 anos e é moradora do Centro. Ela foi a vencedora da etapa Canoas do Garota verão 2013. Confira no click do Armandi- nho na página 5 toda a cobertura do evento.

Upload: canoas-mix

Post on 06-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Jornal quinzenal da localidade de Canoas no Rio Grande do Sul - BRASIL

TRANSCRIPT

Page 1: Expresso Niterói - Edição 21

Nossa homenagem às mulheresNo dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da

Mulher. A data foi criada com o objetivo de homenagear a determinação, força de vontade, jogo de cintura e tan-tas outras qualidades se enquadram no perfil feminino. Ao longo da história, a mulher superou vários preconceitos e obteve várias conquistas com o seu empenho. Ela, que an-tigamente era vista apenas como a sombra do homem, pro-vou que pode ocupar outros papéis na sociedade. Hoje, a mulher desempenha várias funções na sua rotina – é mãe, esposa, dona de casa e profissional. A presença da mulher no contexto social se tornou mais expressiva quando ela co-meçou a lutar pelas causas operárias, principalmente para ter os mesmos direitos dos homens no mercado de traba-lho. A luta por igualdade foi marcada por greves e mortes, fazendo com que a mulher abandonasse o estereótipo de ‘sexo frágil’.Nesta edição daremos destaque às atividades comemorativas da data. Leia mais na página 7.

Rosa Dourada é Campeã do Carnaval

A escola de samba Rosa Dourada, do bairro Vila Cerne, é a campeã do Carnaval 2013 em Canoas. O segundo lugar do grupo Especial foi para a escola Acadêmicos do Rio Branco, en-quanto que Os Tártaros, ocupou o terceiro lugar. No Grupo de Acesso, a campeã foi a escola Império da Mathias Velho, e o segundo colocado foi a aspirante Pérola Negra. A última colocada no grupo Especial, Unidos do Guajuviras, caiu para o grupo de Acesso. Nos desfiles dos blocos, o campeão foi o Aquarela do Samba. Confira a cobertura na página 3.

Bianca Cesconetto em destaque

Bianca Cescone-to tem 19 anos e é moradora do Centro. Ela foi a vencedora da etapa Canoas do Garota verão 2013. Confira no click do Armandi-nho na página 5 toda a cobertura do evento.

Page 2: Expresso Niterói - Edição 21

Leitores em Destaque

O tradicional costelão é atração em qualquer churrasco. Nada como um saborear um, assado por um especialista no assunto. Vitor Kengles toda semana coloca sua habilidade em prática, para a confraria que se reúne no Bar do Claudio, na José do Patrocínio em Niterói. Na foto ao lado dos amigos Passos e André durante a confraternização realizada semana passada.

Campanha da Fraternidade 2013

A CF 2013 neste ano trás nos seu conteúdo uma abrangência bem mais profunda, isto é, ela quer ir ao encontro de toda a sociedade e convocar todos para uma tomada no que caracteriza os cuidados com a dignidade e primazia da vida que está em jogo. Os jovens em ge-ral estão sendo deixados, esquecidos, desassistidos de seus direitos de cida-dãos participantes de todos os espaços na sociedade.

A Igreja do Brasil, a partir do exemplo de Isaías, ousa olhar os jo-vens do Brasil com esperança: aposta no potencial positivo e transformador de uma juventude comprometida com o Evangelho e engajada na Igreja, na vida acadêmica, profissional e nas esferas de participação da sociedade. Trata-se de uma posição divergente daquela visão retratada diariamente pelos Meios de Comunicação Social, que apresentam os jovens como “problema social”. É “jo-vem” a pessoa que se deixou tomar pelo amor próprio de Deus, pela força e seu vigor de amar, princípio da “conversão” desejada na Quaresma.

A Campanha da Fraternidade deste ano deseja refletir as questões dos jovens em três níveis: 1) Propiciar às comunidades eclesiais a reflexão da ne-cessidade de acolher melhor os jovens, aceitando-os como são e criando canais próprios para sua participação; 2) Revi-

gorar os organismos pastorais para um melhor acompanhamento e formação dos jovens já existentes em nossas co-munidades, para que levem o seu teste-munho cristão ao mundo e, 3) Refletir e propor soluções para a Vida dos jovens, especialmente, daqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade social.

Além do protagonismo jovem com a campanha da fraternidade, es-tão em articulação há muito mais tem-po preparando a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, tornando mais viva e eficaz a vida da juventude brasileira. Com a campanha e a jornada da juven-tude, querem os jovens mostrar que eles amam e são amados de Jesus Cristo. O próprio Senhor, quando se encontra com o jovem, olha com amor e lhe diz: “Só te falta deixar tudo o que tens e depois vem e segue-me” (Mc 10,21), isto sig-nificando que o próprio Cristo tem uma grande proposta para os jovens de to-dos os tempos, deixemos aos próprios jovens encontrá-la. Enviados por Cristo, os jovens serão o rosto de Deus. “Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar!” (Jorge Trevissol)

Pe. Leonardo Reichert

Pároco da Paróquia Imaculada

Bairro Rio Branco - Canoas

TEMA: FRATERNIDADE E A JUVENTUDELema: “Eis-me aqui, envia-me!”(Is 6,8)

Page 3: Expresso Niterói - Edição 21

Rosa Dourada é campeã do Carnaval de CanoasA escola de samba Rosa Dourada é a cam-peã do Carnaval na Paz 2013 em Canoas. O segundo lugar do grupo Especial foi para a escola Acadêmicos do Rio Branco, enquan-to que Os Tártaros, ocupou o terceiro lugar. No Grupo de Acesso, a campeã foi a escola Império da Mathias Velho, e o segundo colocado foi a aspirante Pérola Negra. A última colocada no grupo Especial, Unidos do Guajuviras, caiu para o grupo de Acesso. Nos desfiles dos blocos, o campeão foi o Aquarela do Samba.

Classificação Grupo Especial 1º lugar = Rosa Dourada (177.1 pontos) 2º lugar = Acadêmicos da Rio Branco (176.4 pontos) 3º lugar = Os Tártaros (175.7 pontos) 4º lugar = Nossas Raízes (175.1 pontos) 5º lugar = Acadêmicos de Niterói (173.6 pontos) 6º lugar = Imperatriz da Grande Niterói (171.8 pontos) 7º lugar = Unidos do Guajuviras

Classificação Grupo Acesso

1º lugar = Império da Mathias Velho (174 pontos) 2º lugar = Pérola Negra (170.9 pontos) 3º lugar = Nenê da Harmonia (166.2 pontos) 4º lugar = Guardiões da Bom Sucesso (165.4 pontos) 5º lugar = Estado Maior da Rio Branco (140.8 pontos)

Classificação Blocos 1º lugar = Aquarela do Samba (149.7 pontos) 2º lugar = Ases do Ritmo (145.1 pontos)

Campeã

A escola da Vila Cerne con-quistou o primeiro lugar do grupo Especial canoense sete anos após sua estréia na avenida do samba. «É um trabalho único de nossa comunidade, nosso esforço. Estou muito emocionada», disse entre lágrimas a presi-dente da agremiação, Irene Mancy.

Saudada por uma grande torcida, a Rosa Dourada, também do grupo Especial, buscou o tesouro perdi-do em seu samba-enredo. Um barco abriu o desfile com piratas, Peter Pan e outros personagens, que interagiram com o público. Os integrantes represen-tavam a busca da paz, das fantasias infantis, de te-souros do universo e do fundo do mar, do ouro e de pedras preciosas, no caso da ala das baianas.

Fantasias com pisca-pisca e muito samba no pé em-polgaram do início ao fim do desfile. O Carnaval na Paz em Canoas reuniu em duas noites (domingo 10 e segunda-feira 11), um público de 24 mil pessoas no Parque Esportivo Eduardo Gomes, onde foi mon-tada a avenida do samba. Uma ampla estrutura que inclui serviços de saúde, segurança, estacionamen-tos, horários especiais de ônibus, arquibancadas e potente iluminação garantiu o brilho da festa cano-ense.

Acadêmicos da Grande Rio Branco

A Amazônia atravessa a avenida com a Acadê-micos da Grande Rio Branco. Na segunda noite de desfiles, a Escola Acadêmicos da Grande Rio Branco, segunda colocada de 2012 no Gru-po Especial surgiu na passarela para apresen-tar “Lendas, Mitos e Mistérios da Amazônia”. Com cerca de 400 componentes a escola mos-trou brilho do início ao fim do desfile, e por sua desenvoltura, arrancou aplausos do público. A Grande Rio Branco chamou a atenção pela or-ganização das alas, pelos adereços diversifica-dos e, sobretudo, pelo peso da sua bateria. O verde da Amazônia, a cultura indígena, os bois, Garantido e Caprichoso de Parintins, o saci pe-rerê e a riqueza cultural do norte do país foram resgatados com vigor e competência por toda a agremiação.

Os Tártaros

Personagens animados de histórias, princesas, heróis e vilões. A comissão de frente da escola de samba Os Tártaros convidou o público para a brincadeira. O colorido teve destaque na passa-gem da agremiação. Os contos infantis estavam representados no primeiro carro, com livros co-loridos e grandes bonecos. A seguir, alas forma-das por “Emilias” e “Viscondes de Sabugosa”. Espaço também bruxas e zumbis que tomaram conta de espaços antes de um luxuoso carro com uma torre medieval. A fantasia continua com palhaços. Doces gigantes, papai Noel e o maior carro alegórico da noite encerraram o desfile os Tártaros.

Imperatriz da Grande Niterói

Com o enredo “A imperatriz sai de férias e chega como turista ao Rio de Janeiro,” a última esco-la a se apresentar na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval na Paz 2013, foi a Imperatriz da Grande Niterói. Fundada em 1994 a agremiação levou para Avenida 350 componentes, alegorias e adereços simbolizan-do uma viagem de amor, alegria e vida até o Rio de Janeiro. A Escola de Samba, buscou em seu tema os encantos oferecidos pela cidade do Carnaval, as praias, os botequins, o futebol, o clima e as montanhas para cativar o público e os jurados.” Vai decolar a Imperatriz”, foi a his-tória contada de braços abertos, na fé através do Cristo Redentor e na alegria hospitaleira da cidade maravilhosa. O Carnaval homenagean-do o próprio Carnaval em uma jornada de magia e sedução.

Acadêmicos de Niterói

Embora fosse considerada a favorita no Grupo Especial de Canoas, a Acadêmicos de Niterói não conseguiu alcançar o título e sequer ficou entre as três primeiras. A escola encerrou o des-file da segunda noite. “A Niterói é chama que não se apaga” foi o tema da escola, que levou ao Sambódromo a evolução do homem com a descoberta do fogo e seus variados usos, pas-sando pela tocha olímpica, fogueiras de São João e a cozinha. A evolução da escola foi pre-judicada pela quebra de um carro, o que não di-minuiu a garra dos integrantes. Em Porto Alegre terminou em 6º lugar no Grupo de Acesso

Escolas de samba do bairro fazem alegria do público

Page 4: Expresso Niterói - Edição 21

Em 2012 imóveis sobem 15,2% na Grande Porto AlegrePreço médio do metro quadrado subiu o equivalente a 2,6 a infalção registrada no periodo

O imóvel foi entregue e agora para mobiliar ?

Quem investiu em imóveis usados ex-perimentou ganhos reais em 2012, na Grande Porto Alegre. De janeiro a de-zembro, o preço do metro quadrado na subiu em média 15,2%, o equivalente a 2,6 vezes a inflação registrada pelo IBGE (5,84%). Considerando-se so-mente os imóveis residenciais (quitine-tes e apartamentos de um, dois ou três dormitórios), a variação média no ano foi ainda maior: 16,16%.

— A gente pode pensar, em um primei-ro momento, que isso é vantagem para alguém, mas não é, porque aumenta o valor dos terrenos, da mão de obra, do material de construção, de tudo. Ou seja, o imóvel acaba ficando mais caro para todo mundo — avalia Gilberto Ca-beda, vice-presidente de Comerciali-zação do Sindicato das Empresas de

Compra, Venda, Locação e Administra-ção de Imóveis do Estado (Secovi-RS). Curiosamente, em sua primeira publi-cação de resultados no Rio Grande do Sul, o Índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o site Zap. de-tectou no segundo semestre um per-centual de crescimento nos preços dos imóveis de 7,6%, equivalente à exata metade do verificado pelo Secovi-RS, o que aponta para uma convergên-cia de resultados nos dois estudos. — A Grande Porto Alegre é uma das regiões que tendem a maior valoriza-ção, fazendo, claro, a ressalva de nos-so histórico curto de estudo — avalia Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap, que reúne os dados de 11 ca-pitais brasileiras.

Uma das maiores conquistas dos brasileiros é a rea-lização do sonho da casa própria. No entanto, muitas vezes,nem tudo sai como o planejado. É comum os proprietários receberem o imóvel sem ter uma reser-va para reformá-lo ou mobiliá-lo. Nesses casos, o que era um sonho pode acabar virando um pesadelo.Segundo o economista e professor do MBA Gestão de Riscos da Trevisan Escola de Negócios, Cláudio Gonçalves, nesses casos, o principal passo é reali-zar um planejamento. “O proprietário não pode agir por impulso ou empolga-ção e assumir novas dívidas, na euforia de se mu-dar”, explica Gonçalves.

Planeje sempre

O especialista ainda explica que, nos casos em que

o proprietário já mora sozinho, ele deve aproveitar os móveis que tem e não adquirir mais dívidas, no impulso de comprar tudo novo. “As pessoas geral-mente têm a ideia de casa nova tudo novo, mas esse é o primeiro passo para cair no endividamento. As famílias devem sempre lembrar que, além das pres-tações do financiamento, tem os gastos com o con-domínio, entre outras despesas”, avalia Gonçalves.

O arquiteto e designer Marcelo Guimarães, da Riko Construtora e Incorporadora concorda que é bom se planejar para juntar uma renda extra e ir adqui-rindo os móveis aos poucos, e também olhar com criatividade para móveis e objetos que você tem em casa há anos e que podem ajudar a compor um visu-al aconchegante e pessoal junto com outros móveis novos que serão imprescindíveis no apartamento

novo. “Uma cristaleira antiga, um toca-discos vinil, uma cadeira da vovó podem receber uma repagina-da e ainda trazer memória e valorizar sua história de vida”, complementa Marcelo.

Aproveite seu imóvel novo

Os proprietários devem ter cautela, fazer um orça-mento, se livrar do impulso e manter o pé no chão. Faça com que essa nova fase seja comemorada tan-to na entrega do apartamento quanto na efetiva mu-dança.Planeje, envolva a família no processo, com-pre revistas de decoração, namore lojas e utensílios, peça dicas de nossos consultores e use o os recur-sos que planejou para este momento, sempre com bom gosto e curtindo este momento único na vida de qualquer pessoa: a conquista do imóvel próprio.

Page 5: Expresso Niterói - Edição 21

Bianca Cesconetto Garota Verão Canoas

Tivemos no dia 24 de janeiro, na sede da Liga Cano-ense de Futebol, no bairro Estância Velha, o concorri-do concurso Garota Verão 2013, etapa Canoas, onde 49 belas jovens concorreram ao título, sendo eleita a lindíssima Bianca Cesconetto, moradora do Centro, com 19 anos, que cursa Matemática. Bianca disputou a seletiva regional em São Jerônimo e conquistou o direito de participar da grande final do Garota Verão 2013, em Capão da Canoa, realizado no último dia 2 de março. A vencedora foi a representante de Lajea-do, Caroline Escouto de 19 anos.

O evento foi uma realização da RBS TV e A.S. Produções Ar-tísticas. Aos meus amigos pre-sentes neste evento, nas pes-soas dos srs. Pedro Gregório, Lisboa, Imídio, Amanda Almei-da, Willian e Brenda, um forte abraço deste colunista !

Os empresários Imídio Gob-bi, Òticas Gobbi, sra. Nadia, Zahara Acessórios, Sra. Nelda, Maria Izibida Estética e Saúde, que ofereceram mimos à Garo-ta Verão Bianca.

Registros

Page 6: Expresso Niterói - Edição 21

GUIA DE COMPRAS, VENDAS E SERVIÇOS NOBAIRRO RIO BRANCO

Page 7: Expresso Niterói - Edição 21

Mulheres que atuam na Segurança são homenageadas

A programação alusiva ao Mês da Mu-lher teve, na manhã desta quarta-feira, 6, um encontro para as mulheres que atuam na segurança da cidade. Um café da manhã organizado na Secre-taria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) reuniu servido-ras da Guarda Municipal, representan-tes da Brigada Militar, Polícia Civil, Ins-tituto Geral de Perícia e Mulheres da Paz. Elas foram recepcionadas pela vice-prefeita Beth Colombo, o titular da SMSPC, delegado Guilherme Pa-cífico, secretária-adjunta, Cássia Lo-

pes, coordenadora de Políticas Para Mulheres, Márcia Falcão, e a secretá-ria executiva do Gabinete de Gestão Integrada, Telassim Lewandowski.

A vice-prefeita Beth Colombo para-benizou as mulheres que trabalham diariamente na segurança. “Vocês se superam a cada dia como mulheres e trazem a humanização para esse ambiente.” O secretário Guilherme Pacífico também destacou a atuação feminina na segurança. “É a nossa homenagem às mulheres que, o ano inteiro, zelam pela segurança da cida-de com garra, determinação e profis-sionalismo”.

A titular da Coordenadoria de Políticas Para Mulheres, Márcia Falcão, falou sobre o orgulho e a determinação das mulheres na luta pelos seus direitos, em busca de igualdade.

07.03

* Tenda das Mulheres | Tema: Qualificação e Inserção produtiva das Mulheres | Local: Calçadão de Canoas

15h: Palestra para colaboradoras da empre-sa “Mais Econômica”

18h: Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Social, Parceiros Voluntários, Asso-ciação Multiplicar | Inscrições: Cursos do Pronatec e Parceiros Voluntários | Geração de Trabalho e Renda: Economia Solidária

18h: Roda de conversa com mulheres jo-vens com a presença das psicólogas Lucia Pesca e Andrea Alves | Local: Tenda da Mu-lheres, Calçadão de Canoas

* Durante todo o dia haverá serviço volutá-rio de embelezamento feminino.

08.03

9h: Dia da Mulher - Evento OAB Subseção Canoas | Local: Foro Estadual de Canoas

9h: Tenda das Mulheres | Local: Tenda da Mulheres, Calçadão de Canoas

10h: Batucada: preparação para Caminha-da e Oficina para confecção da faixa da “Marcha Mundial de Mulheres de Canoas”

14h: Caminhada: Centro de Referência da Mulher até a Praça do Avião, com Escolas de Samba

16h: Concentração para Caminhada Unifi-cada Estadual | Praça Glênio Peres/POA | Saída da Praça do Avião

19h: Exposição Coletiva “Tempos de Mu-lher” | Local: Qoppa Restaurante, Unilasalle, Prédio 15, 10º andar

20h: Celebração Ecumênica | Local: Igreja Episcopal Angllicana São Luca, Av. Santos Ferreira, n º 264

Inauguração Brechó –Associação Multipli-car | Local: Estação Canoas La Salle

09.03

* Prefeitura na Rua - Especial às Mulheres

12.03

9h-19h: Exposição e Debate Mulheres Ne-gras e sua Resistência | Local: Praça Dona Mocinha-Bairro Niterói |14h: Debate com o CRM

14h: Roda de Conversa Mulheres da Paz | Atividade com as Mulheres da Associção Getulio Vargas | Resp.: CRM e Associção | Tema: Lei Maria da Penha e Geração de Renda | Local Associção de Moradores Ge-tulio Vargas

13.03

15h: Aula inaugural de abertura da segunda turma das Mulheres da Paz | Centro Social Urbano – CSU Mathias Velho

15.03

14h: Oficina Recomeçar | Local: CRM – Rua Siqueira Campos, 321 - Centro

16.03

14h: Inauguração da Garagem Cultural Ma-tilde e Antônio Cechin | Lançamento do Livro e Documentário – Encontro de Gerações – Mística Feminina | Aula de samba, pagode, jazz e outras danças | Local: Garagem Cul-tural Matilde e Antônio Cechin, Endereço: Nossa Sra. da Conceição, nº 212, esquina com Sta Rita de Cássia, Bairro: Vila Natal

18.03

14h: Roda de Conversa “Prevenção a Vio-lência contra a mulher – Lei Maria da Pe-nha” | Local: Quilombo Chácara das Rosas, frente ao Parque Municipal Capão do Corvo

19.03

9h-19h: Mulheres Negras mostram sua arte, resgatando valores – Economia Solidária Feminista | Local: Praça da Brigada, Bairro Guajuviras |14h Palestra com Sandra Mara

20.03

14h: Roda de conversa Mulheres recicla-doras: Relações pessoais nos grupos de reciclagem | Local: Galpão de Reciclagem – COOARLAS, Bairro: Guajuviras

21.03

15h: Caminhada Mulheres da Paz Guajuvi-ras e lançamento da Biblioteca Popular | Lo-cal: Saída do CRAS Guajuviras até a Casa das Juventudes

22.03

15h: Visitação à Fonte Dona Josefina - Dia da Água | Oficina Ecofeminismo | Local, Av. Santos Ferreira, na frente do Cemitério San-to Antônio

26.03

9h-19h: Resgate da cultura negra e Lei 10639 | Local: Praça da Emaculada-Bairro Rio Branco | 14h Palestra com Profa Sirlân-dia

27.03

9h-17h: Seminário “Mulheres de Canoas em Movimento” | Local a definir

28.03

15h: Caminhada Mulheres da Paz Mathias Velho | Local: Saída do CRAS Harmonia se-

gue até o CRAS Mathias Velho

Atividades alusivas ao Mês da Mulher

Orientações de saúde no calçadão

Quem passou pelo Cal-çadão da Tiradentes, no

Centro, nesta semana, teve a atenção voltada para um espaço montado pela Coor-denadoria Municipal de Po-líticas para as Mulheres. Na Tenda das Mulheres, cerca de 20 profissionais da área da saúde prestam orientações sobre saúde bucal, tubercu-lose, DST/Aids, prevenção do câncer de mama e do colo do útero, planejamento familiar, saúde da mulher negra, saúde mental e nutrição. No local também são ofe-recidos teste de visão e serviços de embelezamento feminino.

A titular da Coordenadoria das Políti-cas para as Mulheres, Márcia Falcão, explica que a ideia não é lembrar o Dia da Mulher somente como algo festivo, mas que seja uma data de referência de participação da mulher na sociedade. A Coordenadoria preparou uma sema-na inteira de orientações, cada dia de-dicado a um tema, entre os quais saú-de, enfrentamento à violência, direitos e qualificação no mercado de trabalho.

Rosângela Ragazzon, 48 anos, pediu informações, na manhã de4sta segun-da-feira, sobre exames de prevenção do câncer de colo do útero. “É muito bom, acho que esses serviços deve-riam ser oferecidos mais vezes no ano.” No estande da nutrição, diver-sos frascos mostram a quantidade de açúcar e sal presente nos ali-mentos industrializados como sal-gadinhos, massas e chocolates. No final da tarde foram entregues exem-plares em Braile da lei Maria da Penha. As ações para celebrar o Dia Interna-cional da Mulher vão ocorrer durante todo mês de março, em parceria com diversas secretarias municipais, confi-ra a programação ao lado da página.

Page 8: Expresso Niterói - Edição 21

O lamentável fato corrido na “boate Kiss” de Santa Maria nos oportuniza novas reflexões, para além das questões de segurança a serem observadas e fiscalizadas nos espaços de uso público.

Evidente que as condições de segurança, a fiscalização mais eficiente dos órgãos públicos e a superação do famoso “jeitinho” que ocorre entre proprietários e serviço público, é algo que deve ser aprimorado. Nosso município, inclusive, está inovando ao criar uma legislação de revisão periódica das condições de segurança, através de laudo de arquiteto ou de engenheiro credenciado. Portanto, não só avalizar no momento da liberação dos alvarás, mas fiscalizar periodicamente de acordo com a idade do prédio.

Mas, eu penso que nós temos que ir além das questões pontuais e, do ponto de vista pessoal e social, temos que nos acostumar à outra relação com o nosso mundo. Faz cerca de trinta anos que aprendi a compreender o “planeta terra” como um organismo vivo. Refiz muitas das convicções que herdei da cultura agrária ítalo-brasileira da serra gaúcha, o cerne da minha existência.

Tenho aprendido com os Aymaras, da região do altiplano colombiano, que chamam de Pachamama, de Mãe Terra, o nosso planeta. Um ser vivente que é cuidado para que ela também cuide de nós. Na fé e no cotidiano da vida a Pachamama tem os mesmos princípios de uma Mãe: “uma mãe fraca, triste e sem leite, irá gerar filhos doentes”. Cuidar da terra, comemorar sua boa colheita, festejar a vida dos campos que florescem, é uma obrigação cumprida com prazer pelos andinos. É dever e gratidão. Ensinam-nos uma lógica socioeconômica e política que induz a uma plena integração da vida humana com os ciclos da natureza, sempre sob a ética do cuidado pela vida.

Portanto, temos que nos reeducar também em nossa forma de curtir a vida, de celebrar nossas conquistas, de frequentar festas e diversões em espaços que indiquem possivelmente grande perigo. Não basta só pensar na responsabilidade dos outros, é preciso ver também a responsabilidade pessoal.

E acredito na força revolucionária das pequenas iniciativas em escolas, igrejas e nas políticas públicas que induzem uma nova ética do cuidado com o planeta, aprendendo com as civilizações ameríndias do passado.

Ivo Fiorotti, vereador, teólogo, pós-graduado em ciências políticas e mestrando em Memória Social pelo Unilasalle.

Outra relação com o Planeta Terra

Vereador Patricio abraça a luta pelo Curso Técnico em Escolas

Públicas de CanoasVereador Patricio está empenhado na luta com a Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gon-çalves para a liberação do curso “Técnico em Administração,Subsequente e Integrado.”

Patricio reafirmou a necessidade de ter em Canoas escolas públicas de ensino Técnico, concordando com a justificativa da Diretora da Escola a Professora Leany Maria de Conti, que informou que a escola investiu mais de 20 mil reais em compras com livros para acervo biblio-gráfico exclusivo ao curso de Administração, também construíram banheiros de acessibilida-de e rampas de acesso e que iniciaram obras de reforma em sala de informática. Estando a esco-la preparada para receber a liberação do curso.

O vereador patricio diz, que segundo as infor-mações da comunidade escolar a procura pelo Técnico subsequente é muito grande, que 2012, seis turmas de 8ª série, sendo que 80% opta-ram pelo Ensino Médio Integrado e que a partir daí foi gerada uma expectativa maior em ter o curso.

Relata ainda que segundo a direção da escola 60% do quadro de RH da escola tem habilitação para atuar no Técnico em Administração, mais um motivo para fortalecer o pedido.

Neste sentido, o vereador Jose Carlos Patricio levou a matéria a pauta da Sessão da Câma-ra de vereadores para anunciar o seu apoio ao pleitoe que vai interceder junto ao a Secretaria de Educação do Estado, com Pedido de Indi-cação em favor da Escola Bento Gonçalves. Salienta ainda que além das justificativas legi-timas daquela comunidade, deve-se levar em consideração o ganho que a cidade de Canoas terá em relação a elevação dos níveis de colo-cação no mercado de trabalho, que hoje é uma preocupação da principais capitais do pais que encontram-se com falta de pessoas preparadas para as vagas disponíveis.

Neste momento, completa Patricio:esta união conjunta estará contribuindo com o curso Téc-nico de Administração para que seja atendido o pedido, mas na intenção de estenderquem sabe para outros cursos, como informática e também que contemple outras escolas no nosso muni-cípio.

Conclui dizendo,que estas iniciativas mostram que a união da Comunidade Escolar e do Poder Público em prol do objetivo, trás benefícios tanto para Escola Bento Gonçalves, aos seus alunos que tanto desejam este curso, como para a ci-dade de Canoas no sentido de contribuir com o desenvolvimento da educação e o profissional.

O Governo Tarso Genro cumpre um dos mais ca-ros compromissos assumidos durante a campa-nha eleitoral: honrar até o fim os contratos assina-dos em 1998 com as concessionárias de rodovias, mas não renová-los. E mais: acabar com a praça de Farroupilha e diminuir o valor das tarifas, man-tendo investimentos na manutenção das estradas.Sempre afirmamos que o modelo de exploração das rodovias, que durante 15 anos impôs aos gaúchos altas tarifas e estradas mal conservadas, era prejudicial aos interesses públicos e, espe-cialmente, ao bolso dos usuários. Um estudo fei-to pelo Consórcio Dynatest-SD comprovou o que todos já sabiam: o valor das tarifas poderia estar 20% mais barato, 30% dos trechos deveriam rece-ber reparos imediatos e 8% deveriam ser refeitos. O fim da vigência dos contratos em 2013, portan-to, mostrou-se o momento ideal para a sociedade gaúcha reavaliar a situação. E é isso o que esta- E é isso o que esta-E é isso o que esta-mos vivenciando agora.

Através do Conselho de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (CDES-RS), o tema foi ampla-mente debatido com diversos segmentos da sociedade. O resultado foi um relatório com su-gestões ao Governo, das quais destacam-se, justamente, a não renovação dos contratos, a adoção de modelos adaptados a cada caso e de mecanismos de transparência e fiscalização. Estamos, portanto, cumprindo uma promessa que reflete o desejo de grande parte dos gaúchos: o fim das concessões privadas e o início de um novo modelo público de gestão de rodovias. Com o aval da Assembleia Legislativa, criamos a Em-presa Gaúcha de Rodovias (EGR), órgão público com controle social, responsável pela administra-ção de pedágios comunitários. As vantagens da mudança logo serão percebidas pelos usuários. Primeiro, porque já ficou comprovado que é pos-sível manter o investimento na conservação das estradas e, ainda assim, diminuir o valor das ta-rifas. Segundo, porque todos os recursos advin-dos de cada praça de pedágio serão investidos na própria rodovia. E, por fim, porque o novo sistema garantirá o efetivo controle da sociedade, que terá representação direta nos conselhos da EGR.

Esta é a hora de o Estado construir, com a partici-pação de todos os gaúchos, um novo modelo de gestão das rodovias mais barato, mais eficiente e mais transparente. Afinal, além dos veículos, os gaúchos também querem dirigir as estradas.

*Carlos Pestana – Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Novo modelo de pedágios

Page 9: Expresso Niterói - Edição 21

Construção de moradias em Niterói

O Prefeito Jairo Jorge assinou no dia 20 de fevereiro, o contrato para construção de um novo loteamento com 280 lotes urbanizados, para inscritos no pro-grama Minha Casa Minha Vida. Assinam o contra-to além da Prefeitura a Caixa e Empresa RSHaffer. Estas unidades habitacionais serão destinadas a fa-mílias moradoras de área de risco na Vila João de Barro e Conduto Fernando Ferrari, bairro Niterói, local da construção do empreendimento. O Inves-timento aproximado é de R$ 19 milhões. No mes-mo dia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação esteve reunida com as famílias da região para explicar o início dos trabalhos, que consistem em mapeamento, identificação das resi-dências, confecção de cadastro documental das fa-mílias. No decorrer dos trabalhos, outros encontros serão realizados com a finalidade de continuidade ao processo.

Segunda rodada do Orçamento Participativo é no dia 17

A Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Monitora-mento, por meio da Diretoria das Relações Comunitárias, pre-para a segunda rodada do Orçamento Participativo 2012-2013. No dia 17 de março, serão eleitas 15 obras, no valor de R$ 500 mil cada uma, entre as 70 mais votadas, mas que não foram es-colhidas na primeira etapa. Das 8h às 17h, estarão disponíveis 77 seções eleitorais, em 59 locais de votação, que será em cédula. Conforme o diretor Oli Borges Flores, já foram realizadas 26 reu-niões por demandas, nas microrregiões, com 499 participantes. Esses encontros têm o objetivo de informar a comunidade sobre a metodologia do OP e organizar a mobilização. Nas assembleias realizadas de 30 de outubro a 23 de novembro de 2012, foram eleitas 15 obras, também no valor de R$ 500 mil cada uma. O Município investe, anualmente, R$ 16 milhões em demandas do OP - R$ 15 milhões nas 30 microrregionais e R$ 1 milhão na obra da cidade. Confira ao lado todas as obras que estarão em votação

Prefeitura na RuaSerá na região Sudeste a 164ª edição do Prefeitura na Rua, que ocorre no próximo sábado, 9 de março. A partir das 9h, o pre-feito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, os secretários e diretores atenderão direta-mente os moradores na Rua Concórdia nos fundos da Escola Municipal Pernambuco. O local fica entre as ruas Berlim e Fernando Ferrari, no bairro Niterói. Também irá funcio-nar o estande da Economia Solidária e esta-rão disponíveis os serviços do CRAS Móvel e atendimento do Procon.

Durante a edição, ocorrerá também a as-sinatura da ordem de início de serviço da obra do OP na EMEF Pernambuco. A obra consiste na cobertura da cancha e na cons- na cons-na cons-trução de salas de aula.Aeromóvel em Canoas

Foram anunciados esta semana em Brasília, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que será desti-nando às cidades brasileiras. Representando Canoas o prefeito Jairo Jorge recebeu a notícia que a cidade receberá do governo federal R$ 488 milhões do Ministério das Cidades. Em forma de financiamento, R$ 272 milhões serão para a construção da pri-meira etapa do aeromóvel, trecho Guajuviras/ Estação Mathias Velho (área identificada em amarelo na foto). De acordo com o prefeito “vai ser discutido com o governo federal e a empresa

Trensub a melhor forma de executar a obra”.Serão repassados, via Corsan, R$ 216 milhões para obras de saneamento. Sendo a maior cliente da companhia, Canoas recebe o maior recurso entre as cidades gaúchas. A verba contemplará ampliação do tratamento da rede de esgoto, ampliação das bacias, entre ou-

tras. A meta da administração é chegar a 70% do esgoto tratado na cidade.

Aeromóvel

Em novembro de 2012, Canoas inscreveu o projeto Aeromóvel no PAC Mobilidade Médias Cidades. Após a análise das propos-tas pelo Ministério das Cidades, o Município participou de reuni-ões presenciais para defesa da proposta no Ministério das Cida-des, em Brasília.O projeto foi bem recebido pelo Ministério, por ser inovador, sustentável, ter baixo impacto urbanístico e visual. Outra vantagem é o custo reduzido de implantação e operação, comparado com outros modais. Duas linhas estão integradas à Trensurb.A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trans-porte e Mobilidade, protocolou o projeto para implantar linhas do aeromóvel em três etapas, totalizando 15 quilômetros, com inves-timento orçado em R$ 718 milhões. A primeira fase do aeromóvel liga os bairros Guajuviras e Mathias Velho, partindo da avenida 17 de Abril até a estação Mathias da Trensurb. Os dois bairros têm, juntos, cerca de 150 mil habitantes.Na segunda fase, a linha parte do entroncamento das avenidas Farroupilha e Boqueirão, passando pela Inconfidência e Sete Po-vos, até a Praça do Avião.A terceira etapa liga a estação Mathias da Trensurb ao final da rua Rio Grande do Sul, no mesmo bairro.Atualmente, 57 mil passageiros utilizam o transporte coletivo ur-bano diariamente, de segunda a sexta-feira, em média.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano aprovou as alterações no Plano Diretor, a fim de permitir nova definição para implantação de complexo logístico no bairro Niterói. A alteração foi aprovada em reunião na última quinta-feira, 28. Segundo a nova definição, ao invés de parque urbano o lo-cal, localizado no bairro Niterói entre a Base Aérea na ave-nida Dique e o loteamento Industrial Jorge Lanner, pode ser utilizado como área de implantação de complexos de plataforma logística. A definição prevê a preservação de cerca de 10 hectares para parque urbano.O pólo logístico a ser instalado no local deverá ser um grande empreendi-mento da Região Metropolitana, podendo ser utilizado no hub, ou seja pode receber grandes equipamentos de diver-sos lugares e providenciar a destinação.

O próximo passo será a realização de audiências públicas. Logo após, a proposta será encaminhada à Secretaria de Relações Institucionais e Monitoramento. O último passo deve ser a aprovação pela Câmara de Vereadores.

Alteração de zoneamento no bairro

Page 10: Expresso Niterói - Edição 21

Skatistas locais realizam campeonato e organizam entidade

Grêmio goleia na Libertadores

Canoas Vôlei começa a disputa dos play-offs da Superliga

Móveis Kappesberg/Canoas só conse-guiu superar a UFJF por 3 a 2 na últi-ma rodada e encerrou a participação na 1ª fase em 6º lugar. Uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1, o time canoense terminaria em quarto com a vantagem de decidir em casa nas quartas de final. E o Ca-noas Vôlei, estreará em São Paulo, no próximo sábado, diante do Sesi, 3º lugar na fase classificatória e treinada pelo bi-campeão olímpico Giovane. Na primeira fase os paulistas ganharam os dois jo-gos contra os gaúchos 3ª 0 lá e 3 a 1 aqui. O primeiro jogo da melhor de três está marcado para o ginásio Vila Leopol-dina, às 18 horas. O segundo duelo será em Canoas, na quinta-feira da semana que vem, dia 14, no ginásio poliesporti-vo La Salle. Em caso de terceira partida será realizada em São Paulo.

A partir do crescimento da movimen-to skatista na cidade, um grupo de

praticantes dessa modalidade esporti-va está se mobilizado para fortalecer a organização desse segmento. Se-mana passada, duas lideranças dessa área estiveram reunidas com o coor-denador de Juventude, Herbert Poers-ch (DJ Cabeção), visando a busca de orientação para a organização de uma entidade na cidade. O encontro contou com a participação do skatista canoen-se Paulo Galera (Segundo, E-D), que tem trajetória reconhecida por vários prêmios conquistados nessa modali-dade. Uma reunião ampliada com os skatistas locais está sendo preparada para ser realizada em breve.

1.º Rail and Box

Ainda integrando a mobilização dos skatistas locais, no último domingo foi realizado na Praça Dona Mocinha o 1.º Rail and Box (Trilho e Caixa). Mais de 100 skatistas se inscreveram na competição para disputar os mais de R$ 1.000,00 em premiações. Na cate-goria Mirim a disputa ficou entre Yur e Fábio Madeira, Fábio acabou levando a melhor e garantiu o primeiro lugar na categoria. Já na categoria Inciante o primeiro lugar ficou com Patrick Viei-ra e em segundo João Lopes o Xuxu. Mas uma grande final estava por vir, um show de persistência, técnica e muita base na grande final protagoni-zada por Jhonatan Souza e Everton Dalosto. que por mérito garantiu o pri-meiro lugar da categoria Amador. Foi uma noite perfeita para o Grêmio e Zé

Roberto. Do alto de seus 38 anos, o ve-terano com fôlego de menino voltou a ser o maestro da equipe ao comandar a go-leada por 4 a 1 sobre o Caracas, na noite desta terça-feira de reconciliação do time com a Arena. É bom lembrar que Zé teve a brilhante companhia dos gringos Vargas (aplaudido de pé pela torcida ao ser subs-tituído) e Barcos, também destaques no triunfo de superação da ‘sina caseira’, que não permitia os mandantes vencerem no Grupo 8 da Libertadores. O resultado - que poderia ter sido mais elástico - conseguiu ainda ter representatividade maior: alçou o time de Vanderlei Luxemburgo à liderança da chave, com o término da terceira roda-da.

Foi uma noite para o Caracas esque-cer. Não viu a cor da bola, conheceu a segunda derrota em três jogos e amar-gou a lanterna da chave. Justo no dia em que Hugo Chávez, presidente da Venezuela, morreu vítima de câncer. A equipe gaúcha iniciou o jogo pressio-nando, enquanto o Caracas arriscava-se apenas em isolados contra-ataques. De-pois de uma sequência de três escanteios, o Grêmio abriu o placar. Aos 16 minutos, Pará cruzou da direita, Baroja deixou a bola escapar e Werley dividiu com o go-leiro. Com o camisa 1 caído e o gol aber-to, o artilheiro Barcos ficou com a sobra e chutou para o fundo das redes. Foi o terceiro do Pirata na competição. Aos 38, após cobrança de escanteio de Elano, o zagueiro artilheiro Werley subiu mais que

todo mundo e cabeceou preciso para o gol. Um minuto depois, Baroja salvou o terceiro dos pés de Zé Roberto. A segunda etapa não começou diferente dos minutos iniciais. Com o mesmo ímpeto do ataque gremista, logo aos sete minutos, Barcos fez um belo lançamento e deixou Zé Ro-berto livre. O camisa 10 driblou o goleiro venezuelano e tocou para as redes. Após sofrer o terceiro, o Caracas começou a chegar mais através da bola parada. Aos 14, os venezuelanos descontaram. Otero cobrou falta no miolo da área e Sánchez se antecipou a Cris e cabeceou forte sem chances para Dida, que ficou estático embaixo das traves. O lance não passou de um susto. Aos 27, Pará cruzou rastei-ro da direita e Zé Roberto apareceu livra e marcou o quarto gol, segundo dele no jogo, dando números finais ao confronto. Neste contraste, as duas equipes encer-ram a terça-feira em Porto Alegre. E vão se preparar para o confronto seguinte em Caracas – não atuarão no fim de semana. A partida, terça que vem, é às 21h30m, no Olimpico de la UCV.

Inter vence Esportivo e disputa final no domingo

Foi um jogo cheio de emoções

e surpresas. Die-go Forlán voltou a fazer a alegria da torcida, sen-do o responsável pelos dois gols da vitória do Interna-cional sobre o Es-portivo, e o técnico Dunga, apesar da vantagem de sua equipe, acabou expulso do campo. A partida, que ocorreu no estádio Cen-tenário, em Caxias do Sul, teve o pla-car aberto aos 29 minutos do primeiro tempo. Forlán soltou uma bomba da intermediária de ataque e colocou a bola no ângulo direito do goleiro. Foi o 10º gol dele com a camisa do Inter. Aos 22 minutos do segundo tempo, mesmo com a forte marcação do ad-

versário, o cra-que da Copa de 2010 driblou a defesa do Espor-tivo, cortou para a direita e chutou forte no canto de Fabiano: 2 a 0. Logo após o gol, o técnico Dunga foi expulso do gramado por re-clamar demais

da arbitragem. Ele, inclusive, disse que a ação já teria sido combinada de antemão pelos árbitros do confronto. Com o resultado, o Inter garantiu vaga na final da Taça Piratini, o primeiro tur-no do Gauchão. A partida deverá ser no próximo final de semana no está-dio 19 de Outubro, em Ijuí, já que o São Luiz tem a melhor campanha do Gauchão, 23 pontos contra 21 do Co-lorado.

O 1º Fight Sul Regional de MMA Japonês (Daido Juku) terá Ca-noas como sede no próximo dia 10 de março, no Centro Olímpi-co Municipal, no bairro Igara. O evento, que terá início às 13 ho-ras, terá ingressos vendidos ao preço de R$ 10 e maiores infor-mações podem ser encontradas através dos telefones 3077-7616, 8482-9987, 8438-2116 e 8466-2260. Participarão 78 atletas de Canoas, Porto Alegre, Guaíba,

Gravataí, Viamão, Passo Fundo, Veranópolis, Eldorado do Sul, Esteio e Cachoeirinha, divididos em dez categorias – três femini-nas e sete masculinas. Segun- Segun-Segun-do a organizadora do evento, Ana Paula Duro de Souza, o ob-jetivo é proporcionar momentos de lazer e buscar novos talentos para os mundiais do Japão e da Rússia. Além dos troféus os campeões também irão receber prêmios em suplementos.

Canoas sediará regional de MMA japonês

Page 11: Expresso Niterói - Edição 21

A escolha do novo Papa Saiba como funciona o Conclave

O Conclave é um retiro sagrado, no qual os cardeais eleitores invocam o Espírito Santo para proceder à eleição do Roma-no Pontífice. O artigo 37 estabelece que o Conclave começará 15 dias depois de vacante a Sé Apostólica, embora o Colé-gio de Cardeais possa estabelecer outra data, a qual não pode se atrasar mais do que 20 dias da vacante. Todos os cardeais eleitores ficam hospedados em uma aco-modação, na chamada “Domus Sanctae Marthae”, construída na Cidade do Vatica-no. Na parte da manhã e na parte da tarde, são feitas as orações e a celebração das sagradas funções ou preces que se acham indicadas no mencionado “Ordo rituum Concla-vis”. Em seguida, há os procedimentos para as eleições. Podem votar e ser votados todos os cardeais com menos de 80 anos de idade. Os cardeais eleitores são obrigados a participar do Conclave e são convocados pelo cardeal mais velho (Decano).

São feitas duas eleições por dia, uma de ma-nhã e outra à tarde, e será eleito o cardeal que, numa dessas eleições, obtiver 2/3 dos votos, considerando presentes todos os cardeais. A eleição é secreta, cada cardeal coloca em uma cédula o nome em quem deseja votar. Três cardeais são escolhidos para fazer a conta-gem dos votos (os escrutinadores). Conferem, após cada eleição, se o número de cédulas é igual ao de cardeais presentes. Se algum deles for escolhido com 2/3 de votos, estará eleito; se aceitar o cargo, então, é queimada uma fumaça branca no incinerador da Capela Sistina. Se após a segunda eleição do dia não houver ainda um eleito, então, queima-se uma fumaça negra que sai na chaminé da Capela, na Praça de São Pedro. Após cada eleição as cédulas são todas queimadas pelos escrutina-dores.

Cada cardeal, ao colocar sua cédula na urna, diz estas palavras em forma de juramento: “Invoco como testemunha Cristo Senhor, o qual me há de julgar, que o meu voto é dado àquele que, segundo Deus, julgo deve ser eleito”.Se houver algum cardeal doente que não possa sair de seu quarto, a urna é leva-da a ele, por três cardeais (os Infirmarii), para que possa votar.Caso os cardeais não elejam o novo Papa durante três dias de votações, estas serão suspensas durante um dia para uma pausa de oração, de livre colóquio entre os votantes e de uma breve exortação espiri-tual, feita pelo primeiro dos cardeais da ordem dos cardeais diáconos. Há cardeais de três or-dens: diáconos, presbíteros e bispos. Em se-guida, recomeçam as votações. Se, após sete escrutínios, ainda não se verificar a eleição, faz-se outra pausa de oração, de colóquio e de exortação, feita pelo primeiro dos cardeais da ordem dos presbíteros. Procede-se, depois, a uma outra eventual série de sete escrutínios. Se ainda não se tiver obtido o resultado espe-rado, há uma nova pausa de oração, de co-lóquio e de exortação, feita pelo primeiro dos cardeais da Ordem dos Bispos. Em seguida, recomeçam as votações segundo a mesma forma, as quais, se não for conseguida a elei-

ção, serão sete. (n.74)

Se ainda as votações não tiverem êxito, os car-deais eleitores serão convidados pelo Camer-lengo a darem a sua opinião sobre o modo de proceder, e proceder-se-á segundo aquilo que a maioria absoluta deles tiver estabelecido. Todavia, não se poderá deixar de haver uma válida eleição, ou com a maioria absoluta dos sufrágios ou votando somente os dois nomes que, no escrutínio imediatamente anterior, ob-tiveram a maior parte dos votos, exigindo-se, também nesta segunda hipótese, somente a maioria absoluta.

Durante o Conclave, os cardeais ficam total-mente isolados do mundo, não podendo usar os meios de comunicação (jornal, rádio, te-levisão, celular, etc.), receber pessoas para visitas, etc. É terminantemente proibido aos cardeais, antes e durante o Conclave, fazer acordo entre si para a eleição de um deles, sob pena de excomunhão “latae sententiae”. O artigo 80, além disso, castiga com excomu-nhão os cardeais que aceitarem a proposta de uma autoridade civil de propor o veto contra algum cardeal, como acontecia até 1904. Após a eleição de um dos cardeais, o cardeal Deca-no pergunta ao eleito: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” E, uma vez recebido o consenso, pergunta-lhe: “Como queres ser chamado?”. Então, os cardeais eleitores aproximam-se para render homena-gem e prestar obediência ao neoeleito Sumo Pontífice. Depois disso, o primeiro dos carde-ais diáconos anuncia ao povo, que está à es-pera, a eleição consumada e o nome do novo Pontífice: “Nuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!” (“Anuncio-vos uma grande alegria: Temos um Papa”), o qual, a seguir, dá a bênção apostólica Urbi et Orbi do pórtico da Basílica do Vaticano.

No Conclave para escolha do sucessor de Bento XVI deverão estar presentes 117 carde-ais. O cardeal Camerlengo, que desempenha um papel fundamental no período de vacân-cia, é o cardeal Tarcisio Bertone, nomeado pelo Papa Bento XVI em 4 de abril de 2007. Os cardeais eleitores serão 61 europeus, 19 latino-americanos, 14 norte-americanos, 11 africanos, 11 asiáticos e 1 da Oceania. O país com o maior número de cardeais, 21, é a Itália. 67 eleitores foram criados por Bento XVI, e os restantes 50 por João Paulo II.

Esta é a primeira vez em quase seis sé-culos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415.

O papa disse em um comunicado que está “plenamente consciente da di-mensão do seu ges-to” e que renuncia do cargo por livre e es-pontânea vontade.

O porta-voz do Vaticano, Frederi-co Lombardi, disse que o papa não havia renunciado por “dificuldades no papado” e que a decisão havia sido uma surpresa, indicando que mesmo os auxiliares mais próxi-mos não sabiam que ele estava para deixar o cargo. O papa não teme uma cisão na igreja após sua renúncia, disse o porta-voz.

Ele também explicou que, de acor-do com o canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão.

Lombardi informou ainda que nes-te mês de março, provavelmente, será anunciado um novo papa. “Para a Páscoa devemos ter um novo papa, essa é a previsão que podemos fazer”, disse o porta-voz, explicando sobre a fase de “Sé va-cante”, que será iniciada às 20h do dia 28 de fevereiro, período que a Igreja terá para anunciar o suces-sor de Bento 16. Lombardi afirmou

que o papa (foto) não irá participar do con-clave.

Com a globalização do colégio de carde-ais, analistas afirmam que ficou mais difícil acertar o nome do su-cessor de um papa. Mas já começaram as apostas para sa-ber quem será o novo líder da Igreja Cató-lica. Do total de 119 cardeais hoje aptos a votar e receber votos

no conclave, cinco são brasileiros. Dois aparecem na lista de possí-veis sucessores de Bento 16: João Braz de Aviz, de 64 anos, defensor da Teologia da Libertação e res-ponsável pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, e Odilo Scherer, de 63 anos, arcebispo de São Paulo.

Entre as apostas também apare-cem Peter Turkson, de Gana. Aos 65 anos, ele é presidente do Pon-tifício Conselho por Justiça e Paz. Sua popularidade na África é im-pulsionada por participações em programas de TV.

Outro africano é Francis Arin-ze, cardeal da Nigéria, que lide-rou o órgão Pontifício Conselho pelo Diálogo Interreligioso. O problema é sua idade: 81 anos. Entre os italianos, o preferido é Angelo Scola, de 68 anos, arcebis-po de Milão. Ele fundou a revista em árabe Oasis, para melhorar os contatos e o diálogo entre os cris-tãos e os muçulmanos.

Dom Geraldo Majella, Dom Raymundo, Dom João Braz, Dom Odilo e Dom Frei Cláudio Hummes | Foto: Divulgação

Page 12: Expresso Niterói - Edição 21

Gente em DestaquePor Edson [email protected]

Carnaval da PazPara quem ficou na cidade, sem dúvida a festa do Carnaval de Canoas foi uma grande opção no feriadão. Além da qualidade dos desfiles das escolas, o público presente pode acompanhar os apaixonados pela festa, que estiveram presentes em grande número. Destaque especial para a simpatia e beleza das mulheres presentes em todas escolas de samba canoenses. Confira alguns destaques do desfile nas fotos de Paula Vinhas e Luciano Marques da SECOM.

“ Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”

Sócrates

ADF ( Associação Desportiva Feminina) foi criada há mais de 1 ano e começou no facebook com a ideía de formar uma equipe para um futebol semanal. Hoje o grupo já passa de 200 atletas e promove jogosfutsal, vôlei, handebol, além de ati-vidades beneficentes e viagens. A ADF tem ganhado destaque na mídia, e as organizadoras estão de parabéns pelo sucesso, em especial a amiga Caroline Conterr, brilhante advogada canoense

ArmandinhoO colunista Armandinho esteve presente em toda a cobertura do Carnaval canoense, parti-cipando de todos os eventos ,

trazendo cada vez mais leitores e anunciantes para o Jornal Ex-presso Niterói. Na foto,ao lado

da Corte do Carnaval.

Mulheres de chuteiras

A beleza de BiancaA jovem Bianca Cesconetto foi a vence-dora da Etapa canoense do Garota Verão 2013. Chegou a final do concurso com todos os méritos, passando pela etapa classificatória com tranquilidade (fato que há muito tempo não acontecia). Se na final em Capão da Canoa não chegou a vitória , com certeza esbanjou simpatia e beleza, comprovando que Canoas foi muito bem representada no evento da RBS.