expovendas 2016 aborda o tema “economia solidária” · bendor, aline, sérgio correia, Érika ,...

8
Publicação da Assessoria de Comunicação da Faculdade Luciano Feijão Nº 25 - Ano VI - Sobral - Jun./ 2016 EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” Contemporâneas, pág. 07 Entrevista com Haroldo Guimarães, pág.03 Estudo do caso Gaia Molinari, pág 05 A economia solidária trabalha um jeito diferente de consumo baseado no cooperativismo. Joaquim Feijão Contemporâneas, o espaço da suas ideias Este espaço é dos alunos da Faculdade Luciano Feijão.

Upload: others

Post on 26-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

Publicação da Assessoria de Comunicação da Faculdade Luciano FeijãoNº 25 - Ano VI - Sobral - Jun./ 2016

EXPOVENDAS 2016Aborda o TEMA “Economia Solidária”

Contemporâneas, pág. 07Entrevista com Haroldo Guimarães, pág.03Estudo do caso Gaia Molinari, pág 05

A economia solidária trabalha um jeito diferente de consumo baseado no cooperativismo.

“Joaquim Feijão

Contemporâneas,o espaço da suasideiasEste espaço é dos alunos da Faculdade Luciano Feijão.

Page 2: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

EDITORIAL

Jornal Espaço Universitário é uma publicação destinada aos alunos da Faculdade Luciano Feijão.• Presidente do Centro Social Clodoveu Arruda – Entidade Mantenedora: Liduína Maria Pontes Feijão • Chanceler da Faculdade Luciano Feijão: Francisco Luciano Feijão • Diretora-Geral: Isabel de Aguiar Pontes • Vice-diretor: Francisco Lúcio Pontes Feijão • Diretora Financeira: Márcia Jordana Pontes Feijão • Diretor Administrativo: Joaquim Euclides Feijão Neto • Coordenadora do Curso de Administração: Márcia Rodrigues • Coordenadora do Curso de Direito: Renata Albuquerque • Coordenadora do Curso de Psicologia: Márcia Skibick Araújo • Jornalista responsável: Veríssimo Barroso (MTB 3529/CE) • Revisão: Setor de Publicações • Fotos: Batista Queiroz e Wellington Macedo • Diagramação: Sáulus Cordeiro • Web Master: Renato Alves e Luciano Lima • Impressão: Global Gráfica • Tiragem: 1.500 exemplares • Informativo da Faculdade Luciano Feijão sob responsabilidade de produção da Assessoria de Comunicação.• A edição online está disponível no site: www.flucianofeijao.com.brAs informações reproduzidas nessa publicação não refletem necessariamente a opinião desse jornal.

Nas próximas páginas você terá a oportunidade de acompanhar as principais atividades desenvolvidas pelas coordenações da Faculdade Luciano Feijão. Estamos concluindo nosso primeiro semestre de 2016 em nosso novo Campus. O tempo voa! É o momento de verificar como está nossa caminhada. Diante deste cenário incerto na política e na economia nacionais é tempo de continuarmos unidos, investindo, inovando e apostando em nossa criatividade.

Tivemos um semestre de grandes eventos, de ricos momentos em que nossa instituição se mobilizou contra a propagação do Zika Vírus, mostrando o compromisso social da comunidade acadêmica. Um semestre em que nossos alunos se destacaram quanto ao seu protagonismo, mostrando união

na participação e realização dos eventos acadêmicos que , e das eleições do C.A. do curso de Direito. Nossos professores, empolgados, utilizando todo o suporte oferecido pela instituição, além de nossa infraestrutura, que, a cada dia, visa garantir maior mobilidade a todos, e oferecer os mais altos recursos tecnológicos para um aprendizado rápido, com espelhamento através do Apple TV.

A Faculdade está de portas abertas para a comunidade por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, que ampliou seus serviços ao público externo; da Clínica de Psicologia Aplicada, que, ao lado de nossos alunos, proporciona atendimento especializado a famílias de baixa-renda; da Empresa Júnior, construindo relações e promovendo rodas de debates empresariais; do Centro Social Clodoveu Arruda, distribuindo alegria aos seus assistidos, a comunidade dos Terrenos Novos, que vibra a cada encontro.

As coordenações seguem apostando na realização de grandes eventos, com o intuito de promover a interação dos alunos com profissionais renomados, em palestras, cursos, seminários, colóquios e feiras. A edição de 2016 da Expovendas deixou todos os visitantes impressionados com a organização e focados nos resultados dos alunos do Curso de Administração.

Na “Página Azul”, nossa equipe de comunicação entrevistou o bem humorado advogado Haroldo Guimarães. Ele já foi professor da Faculdade Luciano Feijão e hoje se divide entre a carreira da advocacia

e o trabalho de vlogger.

A pesquisa a cada dia é fortalecida em nossa instituição e o Seminário de Iniciação Científica mostrou o empenho da Faculdade em disseminar o tema por nossa comunidade acadêmica. Uma nova edição da revista Scientia foi lançada através do Setor de Publicações.

A formação faz parte do cotidiano dos nossos professores. Assim, em setembro, participarão do XL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, segundo maior evento científico da área no mundo, apresentando trabalho, a coordenadora do Curso de Administração, Profª. Márcia Rodrigues e os mestrandos Jan Riela, Elder Escossio, Marta Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a qualidade da formação dos nossos docentes, que estão terminando seu mestrado na Universidade Vale do Itajaí, em parceria com a Faculdade Luciano Feijão.

Além de tudo isso, a partir desta edição, você, leitor, contará com o espaço Contemporâneas destinado à publicação do que nossos alunos vêm pensando sobre o mundo contemporâneo.

Como é bonito ver o engajamento de nossa equipe a cada projeto que é tocado. Obrigado pelo trabalho e pela dedicação de todos.

Boa leitura.

EXPEDIENTE

Isabel Pontes, Diretora-Geral da FLF

Page 3: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

PÁGINA AZUL

O professor Haroldo Guimarães é considerado uma celebridade das redes sociais, e vem conquistando seu espaço na internet com vídeos falando de forma bem humorada sobre fatos do nosso cotidiano, de Conselhos amorosos a propostas criativas diante da crise no Brasil. Seus vídeos são virais na internet, alguns chegando a mais de 500 mil vizualizações.

1. Você é advogado, professor, palestrante e vlogger. Gostaria que nos contasse um pouco sobre a ligação entre essas atividades e como consegue administrá-las.

De fato são várias atividades. Comecei sendo professor, dando aula de história. Sou advogado, tenho ministrado palestras e sou ator também. Enfim, a liga para todas essas atividades é a questão do conhecimento. O estudo da história, do direito e da ciência política com humor.

2. Você imaginava que iria conquistar toda esse visibilidade que a internet lhe deu?

Não, nem a pau. É surreal, porque eu vivo da advocacia, apesar de muitas pessoas me conhecer por ser ator e por ser vlogger. A advocacia é minha principal atividade, é a que leva pão para minha mesa, que me fez comprar as coisas, minha casa, meu apartamento, meu carro e investir. O trabalho de professor subsidia a advocacia, no sentido de me trazer conhecimento. Fico atualizado com as mudanças jurídicas.

3. A internet lhe ajuda a conquista novos clientes?

Ajuda. Tenho notabilidade não por ser um advogado brilhante, talvez eu seja o mais humilde dos advogados. Eu não me iludo com essa condição de ser conhecido como uma “sub-celebridade”, eu acho. Tenho muita gratidão com aqueles que me seguem. Hoje, são 60 mil seguidores nas redes sociais. Tenho muito respeito pela profissão e ser mais conhecido não me torna melhor que algum.De fato, sou um advogado como qualquer outro. Quando eu comecei a advogar, para ser bem franco com os leitores, no último semestre de faculdade, uma colega de quem lembro até hoje me disse: “Haroldo, sabe uma pessoa que nunca vai advogar? ” - Perguntei: “quem?”. E ela: “Você”. “Por quê?”, eu disse.“ Você ganhou um concurso de humor, se veste diferente, fez história, é muito revoltado para ser do direito. Para ser advogado, tem de ser corretinho, bonitinho, camisinha por dentro”. Sem brincadeira! Ela falou: “pra ser advogado tem de ser mais caladinho, observador e branquinho. E você é completamente diferente”. De fato, eu ia pra aula no Curso de Direito com calça rasgada, usava brinco e ainda uso brinco nos carnavais da vida. No curso de história, era considerado um cara conservador demais, e no direito, revoltado demais. Ficou difícil escutar todo mundo, todo mundo tinha uma opnião sobre mim, ninguém tá preparado para o

diferente. E a maturidade me condicionou a saber que o diferente sempre traz dificuldade para as pessoas. O juiz não quer julgar uma causa diferente porque ele vai ter retrabalho, um professor não quer ter um aluno diferente porque ele vai ter de adaptar a sua metodologia de ensino ao aluno diferente. Enfim, no começo da advocacia ,eu acreditei nessa colega de faculdade, mudei meu jeito de ser, fiquei mais calado, não falava com as pessoas, não fazia amizade e a liseira era grande, macho, comendo de esmola, liseira monstra, num tinha dinheiro nem pro ônibus. E eu estava muito infeliz. Até que depois de muito tempo, estudando bastante, vendo o exemplo de outras pessoas, que assim como eu fazem muitas coisas ao mesmo tempo, - e têm vários na história geniais como Leonardo da Vinci, José de Alencar. Não tenho a genialidade deles, mas por que não seguir o exemplo deles? Verifiquei que poderia fazer várias coisas ao mesmo tempo e ser exatamente quem eu era. Voltei a ser quem eu era, voltei a fazer tudo ao mesmo tempo, mergulhar em todas as atividades, voltar a ser o engraçadinho, brincar quando possível. Quando houvesse possibilidade, abraçar as pessoas, me tornar amigo delas. E as coisas começaram a acontecer pra mim e comecei a ter êxito material. Meu irmão, parece que é só isso. Depois da maturidade eu fui premiado. Quando me preocupava com que diriam as outras pessoas, ficava muito mal e, depois que eu assumi quem eu sou, as coisas começaram a funcionar em todas as áreas. É impressionante! E sou muito grato pela vida que eu tenho hoje, pelo reconhecimento. Sei que posso crescer mais, inclusive na advocacia. Mas, no começo foram três anos de depressão.

4. Um conselho para os profissionais recém formados em Direito.

Coragem! A coragem é que faz você pedir alguém em namoro, a coragem é que me fez pedir uma oportunidade de trabalho,coragem de assumir o que gosta de fazer, de enfrentar preconceito, de estudar. Então, a coragem é a grande virtude, o que eu exorto aos colegas jovens, - sou jovem também, a nossa diferença é só a idade, - tenham coragem, e o resto, caráter, bondade etc. Tenho certeza que todo ser humano tem isso dentro dele. Coragem.

ENTREVISTA COMHAROLDO GUIMARÃES

Haroldo Guimarães, destaque

como professor, advogado e

vlogger nas redes sociais.

Page 4: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

A atual situação econômica tem causado muita preocupação à ampla parcela da população, atenta ao debate sobre a crise, a Faculdade Luciano Feijão promoveu no dia 26 de fevereiro, por meio da Empresa Júnior do Curso de Administração, o Bate Papo Universitário com o tema “Crise

Econômica: Novas Perspectivas para o Mercado”. Participaram Nelson Rossi e Adriano Roberto, da empresa Grendene S/A e Túlio Breno, da empresa Rações Golfinhos. O encontro reuniu mais de 200 participantes que escutaram as experiências dos gestores.

ADMINISTRAÇÃO

Com o intuito de promover uma maior integração e a troca de experiências entre o conhecimento teórico com a prática, a Faculdade Luciano Feijão, por meio do Curso de Administração, realizou a 7ª edição da Expovendas, com palestra e uma exposição na Boulevard do Arco, nos dias 17 e 18 de maio. Acompanhando o cenário do mercado de consumo, o tema trabalhado neste ano foi “Economia Solidária”, promovendo um espaço que alavancou a cadeia produtiva local. Foram apresentados dezoito projetos do sistema de economia solidária, fruto

do resultado de estudos de grupos, pesquisas e mapeamentos realizados pelos alunos e professores na busca de identificar expositores de produtos artesanais e a gastronomia orgânica. No primeiro dia, a secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, e a secretária de Desenvolvimento Social e Erradicação da Extrema Pobreza, Valdizia Ribeiro, apresentaram casos de sucesso no munícipio de Sobral e, juntas, falaram sobre o tema. Durante o segundo dia, a exposição na Boulevard do Arco reuniu a comunidade para a exibição do conteúdo estudado. O diretor administrativo da Faculdade

Luciano Feijão, Joaquim Feijão, se fez presente e destacou a importância da realização de eventos incentivando a integração do aluno e pela abordagem do tema. “A economia solidária trabalha um jeito diferente de consumo, baseado no cooperativismo. Parabenizo os professores e alunos pela organização do evento. Me sinto honrado de estar aqui”, destacou. Sob responsabilidade das coordenadoras Márcia Rodrigues e Juliana Linhares, participaram professores e alunos do Curso de Administração.

EXPOVENDAS 2016Aborda o TEMA “Economia Solidária ”

Empresa Júnior em Ação

Page 5: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

DIREITO

COLÓQUIO

O Colóquio de Atualização Jurídica da Faculdade Luciano Feijão reuniu os principais nomes do ensino jurídico

cearense, no auditório do Centro de Educação à Distância (CED), nos dias 27 e 28 de abril, diante de uma plateia formada por alunos do Curso de Direito das principais Instituições de Ensino Superior da região. O encontro foi aberto pelas diretoras Isabel Pontes e Márcia Jordana e pelas coordenadoras Renata Albuquerque e Ysmênia Pontes. A palestra de abertura abordou o tema “Progresso e Regresso na Democracia”, proferida pelo Prof. Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima e seguiu com os professores: Dr. Jânio Cunha, Dra. Lucíola Maria de Aquino

Cabral, Dra. Sheila Pitombeira, Me. Fabiano Távora, Dr. Antônio Jorge Pereira Júnior, Dr. Alexandre Perazo Nunes de Carvalho e o Dr. Laécio Noronha Xavier.

O Prefeito Clodoveu Arruda, o Deputado Estadual Ivo Gomes, o Deputado Federal Leônidas Cristino e o Professor Dr. Martonio Barreto foram os quatro agraciados com comenda em reconhecimento de suas trajetórias e atuação em favor da educação superior do Estado do Ceará.

Em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público e do Acadêmico do Curso de Direito, 19 de maio, a Faculdade Luciano Feijão apoiou a realização de uma mesa-redonda a respeito do caso Gaia Molinari, homicídio da turista italiana ainda sem resposta, na praia de Jericoacoara.

O evento foi promovido pela Defensoria Pública - Núcleo de Sobral. Com o objetivo de estudar o caso Gaia Molinari.

O debate contou com a presença dos defensores públicos Francisco Edilson Loiola e Emerson Castelo Branco, do perito paulista José Fernando Cabral Vasconcelos, da advogada Adriana do Vale e do acusado, Douglas de Souza.

Participaram do evento alunos do Curso de Direito, advogados, e o presidente da OAB Sobral, Rafael Pontes.

O I Encontro Acadêmico do Mestrado em Direito realizado nos dias 06 e 07 de abril buscou dar conhecimento à comunidade acadêmica dos projetos desenvolvidos pelos alunos do Mestrado Interdisciplinar.

No primeiro dia, a direitora-geral, Isabel Pontes, abriu o encontro ao lado da coordenadora do Minter, Renata Albuquerque, reafirmando o compromisso da instituição de incentivar a participação dos acadêmicos nas atividades de pesquisa e extensão.

Os alunos do Curso de Direito acompanharam as defesas apresentadas pelos mestrandos.

No segundo dia, o Professor Dr. Arno Dal Ri Júnior, coordenador do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, proferiu palestra para os alunos.

O evento foi realizado pela Faculdade Luciano Feijão e Universidade Federal de Santa Catarina.

Estudo do Caso Gaia Molinari

Colóquio de Atualização Jurídica

JÚRI SIMULADO

Promover discussões e instigar o senso crítico dos nossos alunos é prática comum no dia a dia do ensino jurídico na Faculdade Luciano Feijão. Os alunos do Curso de Direito, com o apoio de seus professores, promoveram, no dia 31 de maio, um Júri Simulado no Núcleo de Prática Jurídica da instituição.

Os procedimentos do Júri foram simulados por estudantes do curso de Direito, que ficaram responsáveis por exercer os encargos de defesa e acusação, assistidos pelos organizadores, os professores Alexandre Pinto e Renata Farias.

Encontro do Mestrado em Direito

Page 6: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

PSICOLOGIA

O Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão promoveu no dia 31 de março palestra com o tema “Organizações Saudáveis – Realidade ou Utopia?”, proporcionando um debate sobre o assunto junto à comunidade acadêmica.

De forma calorosa, Isabel Pontes, diretora-geral, abriu o evento,agradecendo pela participação e pela presença de todos. “A grandeza da Faculdade Luciano Feijão iniciou há 45 anos, quando eles pensaram em fazer educação de qualidade”, enfatizou. A palestra foi conduzida pelo Dr. Geison Vasconcelos Lira, na qual se debateu sobre a realidade vivenciada pelas pessoas nos contextos organizacionais. Ele ressaltou a alegria de compartilhar seu conhecimento com os alunos da instituição: “Estou orgulhoso de poder contribuir com uma instituição respeitada e de qualidade”.

O encontro foi promovido com a ideia de ter um olhar sobre a subjetividade das Organizações, colocando o homem como protagonista de suas relações e construtor do futuro que deseja ver.

No dia 08 de março, a Faculdade Luciano Feijão, através dos Cursos de Direito e Psicologia, por meio do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência de Gênero e o Grupo de Estudos de Gênero e a era do Pós-gênero Violência de Gênero, realizou palestra com o tema “Dia Internacional das Mulheres: a luta por uma vida sem violência”.

A iniciativa discutiu o tema por meio de apresentações de casos, fomentando o conhecimento em torno do assunto e promovendo ações de valorização à vida. A atividade foi coordenada pelas professoras Vanessa Vasconcelos, do Curso de Direito, e Lorena Brito, do Curso de Psicologia.

A Faculdade Luciano Feijão promoveu por meio do Centro de Psicologia Aplicada do Curso de Psicologia Encontros Temáticos em Psicologia Clínica e da Saúde, no dia 03 de junho, no Centro de Educação à Distância, em Sobral. Reunindo grandes nomes da área como Antônio Maia Olsen do Vale, Carlos Roger Sales da Ponte, Artur Bruno Fonsenca, e Odimar Araújo Feitosa e abordando Psicopatologia na perspectiva das abordagens psicológicas: Humanismo, Psicanálise do Comportamento e Histórico Cultural.

I Encontro em Psicologia Social Debate sobre

Violência Doméstica no Dia Internacional da Mulher

Centro de PsicologiaAplicada

Page 7: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

EXTENSÃO

CONTEMPORÂNEAS

Acontece desta forma: as pessoas se conhecem, trocam os números de whatsapp, vão a alguns encontros, dão início ao relacionamento e tudo parece caminhar muito bem, até que o contato vai diminuindo, diminuindo... A outra pessoa já não responde às mensagens na mesma hora e, quase sem avisar: silêncio. Você foi vítima do Ghosting! Palavra em inglês que deriva de “ghost”, fantasma: terminar um relacionamento abruptamente, encerrando todo o contato.

Há muito, Bauman já falava sobre o relacionamento de homens e mulheres que desejam segurança no conviver, alguém em quem confiar em momentos de aflição, mas que, outrora, foram abandonados por sentimentos descartáveis. Conectados, porém, desconfiados por estarem permanentemente sujeitos a suscetíveis obrigações e angústias de um novo relacionamento que pode surgir, seja na tela do smartphone, pelo Messenger do Facebook ou até mesmo uma combinação nova no Tinder. Afinal, não parece mais necessário trocar a “#liberdade” tão postada no Instagram e no Snapchat, pela possibilidade de atualizar o status para “em um relacionamento sério com”.

Bauman define estes relacionamentos “sérios”, modernos, como relações virtuais que, ao contrário dos tradicionais namoros de antigamente, parecem se desenvolver na medida certa do atual cenário imediatista e líquido da vida moderna, que exige que as “possibilidades românticas” surjam, sejam desfrutadas e desapareçam na mesma velocidade e intensidade que surgiram, dissolvendo-se mutuamente

e tentando impor de qualquer forma a convicção de que esta será duradoura e suficiente.

Em tempos de Apps , muitos relacionamentos começam e terminam por meio de encontros, mensagens e possibilidades de sempre se poder adicionar ou bloquear (novas) pessoas, prática que torna o Ghosting cada vez mais comum.

GHOSTING: UMA ATUALIZAÇÃO AO “AMORES LÍQUIDOS” DE BAUMAN?

RAFAEL LUAN FERREIRA DA COSTAEstudante de Psicologia, 10° semestre.

A Faculdade Luciano Feijão vem promovendo, através da Coordenadoria de Extensão, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, representado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior, SECITECE, e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, por intermédio da Rede de

Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará, RedeNIT-Ce, o “TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DO SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ”.

O treinamento consistiu em 80 horas e contou com a participação de sete Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs de Sobral, capacitando, em média, 60 participantes, trazendo facilitadores da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. A Coordenadoria vem realizando projeto de extensão interinstitucional e interdisciplinar na Comunidade de São Domingos, com o objetivo de fazer da

caprinocultura uma atividade de geração de renda e promoção do desenvolvimento. O referido projeto conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, do SEBRAE e do Instituto Federal - Campus Sobral, realizando 14 encontros, atendendo 22 famílias, com a participação de 03 professores-orientadores e 09 estudantes, sendo 06 bolsistas e 03 voluntários.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DO SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Secretario Adjunto na Secretaria de Estado da Ciência

e Tecnologia do Ceará, Prof. Francisco Carvalho e Lúcio

Feijão, vice-diretor da FLF.

Page 8: EXPOVENDAS 2016 Aborda o TEMA “Economia Solidária” · Bendor, Aline, Sérgio Correia, Érika , George Harrilson e Lúcio Feijão. Tal resultado mostra a ... Adriano Roberto,

@flfeijaoFaculdade Luciano FeijãoRua José Lopes Ponte, 400 - Dom Expedito - SobralFone: (88) 3112.1001 - flucianofeijao.com.br

@flfeijao/flfeijao

UNIVERSIRÁPIDAS

Estimular a participação dos estudantes na expansão da pesquisa. Com esse objetivo, a Faculdade Luciano Feijão realizou, nos dias 24 e 25 de maio, o IV Seminário do Programa de Iniciação Científica.A palestra de abertura foi conduzida pela professora Ana Stela Câmara, Doutora em Direito pela Universidade Federal do Ceará,

membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Christus.

A mesma parabenizou o empenho da instituição em fomentar atividades de pesquisa. “A pesquisa é extremamente importante para o desenvolvimento do conhecimento e a melhoria da sociedade em que vivemos”, disse. O professor André Tabosa, coordenador da Pesquisa da instituição, ressaltou o trabalho de todos

para a realização do evento e a pesquisa como ponte para o futuro. “A pesquisa representa o mais especial de cada um de nós. Através da pesquisa, descobrimos que o futuro pode ser construído através do nosso esforço”, destacou. O encontro reuniu oficinas, palestras organizadas pelos professores da instituição, além de contar com o lançamento da Scientia vol.3, n°5, através do Setor de Publicações.

Lúcio Feijão, vice-diretor da Faculdade Luciano Feijão, participou, no período de 10 a 13 de maio, da 22ª Bett Brasil Educar, maior evento da área de educação no país, integrado pela Feira Bett Brasil, Feira Educar e Congresso Educador. Como tem feito em edições anteriores, Lúcio Feijão busca ampliar as fronteiras do conhecimento diante da expansão do grupo, buscando novidades nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

A comemoração do Dia das Mães, no dia 07 de maio, foi realizada no bairro dos Terrenos Novos com as mães atendidas por meio do Centro Social Clodoveu Arruda e da Pastoral da Criança. Durante o evento todas as mamães foram homenageadas e confraternizaram a data.

Já no 21 de maio, com o apoio do Instituto Federal do Ceará, um curso de culinária foi promovido para um grupo de mulheres assistidas através do projeto.

O professor Léo Mackellene, editor chefe de publicações da Faculdade Luciano Feijão, lançou, no dia 24 de maio, o periódico Scientia, vol. 3, nº 5 (2016), com artigos nas áreas de Direito, Psicologia e Administração.

IV Seminário do Programa de Iniciação Científica

InovaçãoEducaçãoTecnologia

Centro Social

Setor de Publicações