exposição de pintura de virgínia barros

1
COR EM MOVIMENTO Exposição de Pintura de Virgínia Barros Maria Virginia Cordeiro Barros nasceu e estudou em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela FLUL. É co-autora de manuais escolares para a leccionação de Inglês com a Porto Editora desde 1983. Tem três filhos, já adultos e três netos. Iniciou a sua aprendizagem de pintura no atelier “A Paleta” no Porto, em Março de 2008, sendo aluna de Nikola Raspopovic, formado na ESBAP. Experimentou, em especial, trabalhos em acrílico, pastel de óleo e seco. De Junho a Agosto de 2009, expôs pela primeira vez, individualmente, no Espaço ESCA em Lisboa. A exposição, entitulada “Seasons Come, Season Go”, incluía 20 quadros, acrílico sobre tela e pastel de óleo sobre papel. Em Setembro de 2009 ingressou na Escola “Utopia” no Porto, onde tem progredido e tentado temas mais arrojados, mais abstractos, novas técnicas e aprendizagens. É aluna do Professor Domingos Loureiro, licenciado pela ESBAP. Integrada nesta Escola, já participou em duas exposições colectivas, em Novembro e em Janeiro. Esta última – exposição itinerante - faz parte dum intercâmbio entre a Escola “Utopia” e o Centro Cultural de O Grove- Galiza que se manterá até Dezembro de 2010. “A sua pintura vive tanto deste lado emocional e sentimental, que não poderemos ter qualquer tipo de observação racional ou objectiva. Não que o sentimento não possa ser objectivo, mas porque ele exige sempre que a regra seja quebrada e que o esforço seja no sentido da procura e não no sentido da chegada. As metas não são locais que a artista (atrevo-me a designá-la como artista) procure, mas sim a procura e a caminhada. A sua obra é uma espécie de conflito entre a ideia/sentimento e a necessidade da expressão, como se dependesse dela para sobreviver, respirar, olhar, andar. A sua pintura é então esta busca incessante pela expressão, a busca do eu.” Professor Domingos Loureiro " Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu numero é serem postas no seu justo lugar." Pablo Picasso Rua do Campo Alegre, 1256 4150-174 Porto Telefone: 226 099 723 [email protected] www.spasozen.com Por favor, confirme a sua presença por telefone ou por e-mail INAUGURAÇÃO 10 DE MAIO 2010 17.00 horas

Upload: spaso-zen

Post on 28-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Celebramos o nosso 3º aniversário com a inauguração da exposição de Pintura "Cor em Movimento" de Virgínia Barros.

TRANSCRIPT

Page 1: Exposição de Pintura de Virgínia Barros

COR EM MOVIMENTO

Exposição de Pintura

de

Virgínia Barros

Maria Virginia Cordeiro Barros nasceu e estudou em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela FLUL. É co-autora de manuais escolares para a leccionação de Inglês com a Porto Editora desde 1983. Tem três filhos, já adultos e três netos. Iniciou a sua aprendizagem de pintura no atelier “A Paleta” no Porto, em Março de 2008, sendo aluna de Nikola Raspopovic, formado na ESBAP. Experimentou, em especial, trabalhos em acrílico, pastel de óleo e seco. De Junho a Agosto de 2009, expôs pela primeira vez, individualmente, no Espaço ESCA em Lisboa. A exposição, entitulada “Seasons Come, Season Go”, incluía 20 quadros, acrílico sobre tela e pastel de óleo sobre papel. Em Setembro de 2009 ingressou na Escola “Utopia” no Porto, onde tem progredido e tentado temas mais arrojados, mais abstractos, novas técnicas e aprendizagens. É aluna do Professor Domingos Loureiro,licenciado pela ESBAP. Integrada nesta Escola, já participou em duas exposições colectivas, em Novembro e em Janeiro. Esta última – exposição itinerante - faz parte dum intercâmbio entre a Escola “Utopia” e o Centro Cultural de O Grove- Galiza que se manterá até Dezembro de 2010.

“A sua pintura vive tanto deste lado emocional e sentimental, que não poderemos ter qualquer tipo de observação racional ou objectiva. Não que o sentimento não possa ser objectivo, mas porque ele exige sempre que a regra seja quebrada e que o esforço seja no sentido da procura e não no sentido da chegada. As metas não são locais que a artista (atrevo-me a designá-la como artista) procure, mas sim a procura e a caminhada. A sua obra é uma espécie de conflito entre a ideia/sentimento e a necessidade da expressão, como se dependesse dela para sobreviver, respirar, olhar, andar. A sua pintura é então esta busca incessante pela expressão, a busca do eu.”

Professor Domingos Loureiro

" Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu numero é serem postas no seu justo lugar."

Pablo Picasso

Rua do Campo Alegre, 12564150-174 Porto

Telefone: 226 099 [email protected]

Por favor, confirme a sua presença por telefone ou por e-mail

INAUGURAÇÃO10 DE MAIO 2010

17.00 horas