exposição de fotografia - “colectivo pentágono”

2
“Colectivo Pentágono” Edifício Escola EB1 n. 25 da Sé Rua do Sol, n. 14 – 4000-527 Porto 10anos Espaço horário: Segunda a Sexta-feira 10:00h às 13:00h 14:00h às 18:00h Galeria Espaço t Exposição de Fotografia Colectivo Pentágono 15 de Abril >> 27 de Maio 2011

Upload: espaco-t-associacao

Post on 28-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Exposição de Fotografia - “Colectivo Pentágono”

TRANSCRIPT

“Colectivo Pentágono”

Edifício Escola EB1 n. 25 da SéRua do Sol, n. 14 – 4000-527 Porto

10anosEspaço

horário:Segunda a Sexta-feira10:00h às 13:00h14:00h às 18:00h

Galeria Espaço t

Exposição de FotografiaColectivo Pentágono

15 de Abril >> 27 de Maio 2011

O grupo de fotografia pentágono aparece com o acaso da vida.O grupo começa a dar os seus primeiros passos quando três dos seus membros deram conta de uma afinidade natural para a fotografia. Organizando logo de seguida um encontro para fotografar a zona da Sé do Porto, neste primeiro encontro apareceu um quarto elemento vindo a convite .

Inicia-se aqui uma forte empatia entre os quatro elementos tentado organizar mais um raid de modo a poderem vir mais pessoas.

Começa-se assim a organizar um segundo raid fotográfico, na zona ribeirinha do Porto e de Gaia.Aparece aqui pela primeira vez o grupo completo com os seus cinco elementos originais.O Grupo é assim composto pelo Vasco Vitoria, natural de Almada, mas a viver no Porto a cinco anos, mais ao menos na mesma altura em que se mudou para o porto também começou a ter as suas experiencias com a fotografia.Encontrou na Fotografia um reencontro com as memorias do passado abrindo assim um apetite para explorar a arte da fotografia.

O Luís Ferreira o elemento mais novo do grupo natural de Vila Nova de Gaia, aparece aqui por mão do Carlos. Embora sendo o elemento mais novo do grupo demonstra um grande talento na Fotografia de Retrato usando avidamente a técnica da Luz Artificial e nunca se importou de andar as costas com uma softbox , uns tripés e um par de flashes para poder tirar a melhor Fotografia.

O Rui Figueiredo, Portuense de origem, encontrou desde cedo a arte da fotografia com o seu pai, um ávido e apaixonado amante da fotografia. Este gosto pela fotografia levou-o a que aos 18 anos tirasse um curso de fotografia no IPF.A Fotografia tornou-se ainda mais importante quando aliado a outra sua paixão ao Plane Spotting. O Carlos Lopes, Gaiense de origem, é o elemento com mais experiencia do grupo. Grande parte da sua carreira profissional esteve sempre ligada a fotografia. Mesmo assim nunca se esqueceu do encanto, que o prazer de fotografar, tem na vida de um homem. O Carlos sempre foi o principal impulsionador do grupo sempre a procura de novos sítios para expor e fotografar. Pode-se dizer sem sombra de duvida que é o fundador do Grupo.

O ultimo elemento do grupo Marco Matos, Natural da Alemanha, encontrou a fotografia ainda pequenino com a maquina Polaroid do Pai. Embora este gosto tivesse ficado apagado durante muitos anos, tornou a surgir em meados dos anos 90 com a aquisição de uma nova maquina. Tendo se viciado completamente na exploração e auto-didatismo na captura de luz.

Colectivo Pentágono”