Êxodo news - outubro 2016

10
www.scalabrinianas.org Página 1 Nº 132 – Outubro de 2016 Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente, Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso. (O rosto da misericórdia, 6) Centro João Batista Scalabrini – Ressano Garcia - Moçambique No dia 25 de outubro de 2016, Irmãs, Aspirantes, Meninos do Orfanato e Colaboradores da missão do Centro João Batista Scalabrini, em Ressano Garcia, Moçambique reuniram-se para celebrar os 121 anos de Fundação das Irmãs MSCS e o 2º aniversário de Beatificação de Madre Assunta Marchetti. O dia iniciou com a Santa Missa, seguida de almoço e danças. Como família louvamos a Deus pelo grande dom que nos foi confiado, o carisma Scalabriniano.

Upload: vukhue

Post on 07-Jan-2017

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 1

Nº 132 – Outubro de 2016

Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente, Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso.

(O rosto da misericórdia, 6)

Centro João Batista Scalabrini – Ressano Garcia - Moçambique

No dia 25 de outubro de 2016, Irmãs, Aspirantes, Meninos do Orfanato e Colaboradores da missão do Centro João Batista Scalabrini, em Ressano Garcia, Moçambique reuniram-se para celebrar os 121 anos de Fundação das Irmãs MSCS e o 2º aniversário de Beatificação de Madre Assunta Marchetti. O dia iniciou com a Santa Missa, seguida de almoço e danças. Como família louvamos a Deus pelo grande dom que nos foi confiado, o carisma Scalabriniano.

Page 2: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 2

121º aniversario de fundación de la Congregación Con alegría y el corazón lleno de gratitud al Dios, celebramos y festejamos los 121 años de existencia de nuestra querida Congregación y aniversario de beatificación de Madre Assunta Marchetti. Participaron de Celebración Eucarística las Hermanas de la Comunidad Madre de Los Migrantes y las mujeres migrantes del Hogar de Tránsito Santa Librada, Asunción, Paraguay.

Misión Vocacional En el día 09 de 0ctubre, Hna. Mª Zoleide Scariot, juntamente con una joven del Hogar Santa Librada participaron de la misión vocacional realizada en la Parroquia San José de Limpio, Paraguay. En la misión visitamos familias, reflexionamos sobre el llamado de Dios y celebremos juntos la Eucaristía.

Encuentro de “Vengan y vean”

En clima de alegría y esperanza, en los dias 28 a 30 de octubre en la comunidad Jesús Misionero de Santa Rita –Py, se realizó el encuentro de “Vengan y vean” de las vocacionadas. Estuvieron presentes ocho jóvenes. Hubo momentos de oracíon, reflexión sobre Jesucristo y vocación, así como también momentos de recreación y compartir fraterno.

Page 3: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 3

Encontro de formandas Nos dias 21 a 23 de outubro estiveram em Capão da Canoa, formandas e respectivas mestras da Província Cristo Rei, para um encontro. Este teve como objetivo a partilha, a reflexão, o encontro e a diversão entre os grupos vindos da Comunidade Santa Rita - Paraguai, Comunidade Divino Mestre - Passo Fundo e Comunidade Scalabriniana - Postulantado de Canoas. Segundo a avaliação das próprias formandas foi um encontro alegre, reflexivo, divertido e muito proveitoso. Ajudou no entrosamento e partilha da caminhada de cada uma. Rogamos ao Senhor da messe, ao Beato Scalabrini, que fortifique estas jovens em sua vocação e nos envie mais para o apostolado junto aos migrantes no Reino de Deus.

Encontro das Novas Gerações da Vida Religiosa De 07 a 09 de outubro, religiosos/as das Novas Gerações estiveram reunidos na casa de eventos Capuchinhos, em Porto Alegre para o III Seminário das Novas Gerações do Rio Grande do Sul. Contamos com a assessoria de Dom Adilson Busin. Fomos convidados a sermos Testemunhas da alegria. Alegria essa que nasce e se solidifica no encontro com o Senhor. "Que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11). O encontro teve como objetivo promover a integração dos grupos da região, contou com a participação de religiosos também do regional do Paraná e Santa Catarina. Foram dias gratificantes de alegria, encontro, partilha e animação. Que Jesus, o Mestre que nos chamou e a quem nós livremente decidimos seguir, nos guie segundo o projeto do Reino. Ir. Carla Luisa Frey Bamberg.

Page 4: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 4

No Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo, RS a tenda vocacional é um destaque

No Domingo 09 de outubro de 2016 realizou-se a 36ª romaria de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil e da Arquidiocese de Passo Fundo - RS. Neste ano, como o tempo e o clima foram favoráveis, a romaria contou com uma multidão de peregrinos e caravanas vindas dos mais diversos municípios e cidades da nossa arquidiocese para prestar homenagem à Padroeira e pagar suas promessas como: caminhar da Catedral até o Santuário, alguns descalços, vestidos de anjos, pinchados, carregando velas e flores para serem depositadas aos pés de Nossa Senhora Aparecida. O Lema da Romaria foi: “No coração de Maria a

misericórdia do Pai”. Este lema veio reforçar o Ano da Misericórdia e lembrar a cada romeiro as obras de misericórdia Corporais e Espirituais, propostas pelo Papa Francisco quando instituiu o Ano da Misericórdia. Para isto, no santuário foram confeccionadas 14 Cruzes lembrando as 14 obras de misericórdia, as quais foram

um apelo para a concretização do bem aos nossos irmãos mais próximos e necessitados da nossa misericórdia. No santuário de Nossa Senhora Aparecida a tenda vocacional foi um destaque, pois nela as Congregações Religiosas e Sacerdotais disponibilizaram diversos materiais e orações, os quais foram entregues aos romeiros incentivando a oração e o conhecimento das diversas famílias religiosas e sacerdotais existentes em nossa Arquidiocese. As fotos que seguem podem ilustrar um pouco mais a realidade vivida neste ano da romaria de N.S. Aparecida.

Page 5: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 5

Retiro na Comunidade do Instituto Cristo Rei

Realizou-se nos dias 18 a 21 de outubro na Comunidade do Instituto Cristo Rei, em Passo Fundo, o retiro anual orientado por Irmã Maria do Rosário Onzi, assessora da formação permanente da Província Cristo Rei. O Tema: Espiritualidade Scalabriniana e o Jubileu Extraordinário da Misericórdia e o Lema: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36) perpassaram todo o retiro. Foram dias de graças e bênçãos, pois o tema nos ajudou a rezar e a contemplar: O Sede Misericordiosos como vosso Pai e Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai. No evangelho de Lucas 6, 27-38 encontramos lições exigentes, tais como, não julgar, não condenar, perdoar, dar e amar de todo o coração. A meditação e a contemplação da misericórdia na vida de São Carlos Borromeo, de João Batista Scalabrini, de Madre Assunta e Pe. José Marchetti nos possibilitaram uma avaliação de como vivemos a misericórdia em nosso cotidiano e, nos motivam a sermos, a exemplo deles, mulheres que vivem e testemunham o amor misericordioso de Deus. As Irmãs na conclusão do retiro, entre outras coisas, assim se expressaram: - A misericórdia do Pai e de Jesus Cristo nos acompanharam durante todo o retiro; As celebrações da Eucaristia, da Penitência e da Unção dos Enfermos foram bem preparadas e vividas; A celebração de laudes com a explicação dos salmos nos ajudou muito; As diversas dinâmicas usadas foram excelentes, bem como a clareza na exposição das meditações; Palavras fortes que ficam conosco após esta experiência são: perdão, misericórdia, amor, permanecer no amor, não julgar, alegria, confiança, esperança e sermos mulheres eucarísticas. Agradecemos a Deus e à Irmã Maria do Rosário, por mais esta graça em nossa vida. Ir. Ivone

Scopel.

Deus não suprime o sofrimento, mas dá-lhe sentido redentor. A experiência do sofrimento faz maturar quem o experimenta e quem se coloca misericordiosamente ao lado do enfermo.

Page 6: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 6

Colégio Scalabrini - Abertura da Feira do Centenário e Mostra de Projetos

O Colégio Scalabrini realizou a Feira de 2016 com o tema: História do Centenário do Colégio Scalabrini e cuidado com a Casa Comum. O evento realizado nos dias 20 e 21 de outubro surpreendeu e emocionou a todos. Os dois temas estudados representam o momento histórico vivido no Colégio e no Planeta, pois a nossa história e o ambiente em que vivemos estão intimamente interligados. A história é construída com base nas relações entre as pessoas e dessas com o meio em que vivem. O Colégio Scalabrini completa 100 anos de história em 05 de março de 2017 e faz parte de sua cultura educacional resgatar e valorizar suas raízes, cultivando valores cristãos scalabrinianos como acolhida, esperança, alteridade, comunhão da diversidade e solidariedade. Além disso, o tema da Campanha da Fraternidade de 2016: “Casa Comum, nossa responsabilidade”, traz a necessidade de olhar para o lugar onde vivemos: nosso planeta, nossa casa, nosso Colégio e nos convida a assumir, em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo para todos. Os estudos e atividades do Colégio, voltados especialmente para essa temática, foram construídos durante o ano sob a orientação dos professores, e os resultados foram apresentados durante a realização da Feira, com muita propriedade pelos alunos. A abertura da Feira do Centenário foi realizada no Ginásio do Colégio que atingiu sua máxima capacidade de público. Organizado pela Direção, Coordenações e pela bailarina Estefânia Bocchi, o evento resgatou desde a história da imigração italiana, fonte e origem da fundação e missão das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, até a atualidade do Colégio. O final do evento apresentou a simbologia da Casa Comum, no ato de formação da Santa Ceia, composta por professores e funcionários com mais tempo de dedicação à missão educativa do Colégio. Foram 23 apresentações artísticas, mescladas com fatos e fotos históricas que contaram com a participação de todas as turmas do Colégio, dos avós da Educação Infantil, dos imigrantes senegaleses que atualmente residem em Guaporé e do Ballet Estefânia Bocchi. No dia 21 de outubro, os alunos tiveram a oportunidade de receber a comunidade e as escolas do município para compartilharem seus conhecimentos sobre os temas estudados ao longo do ano. A Direção e Coordenações do Colégio agradecem pela participação da Família Scalabrini na construção e participação da Feira do Centenário, com a certeza de que esse capítulo da história será lembrado pelo belo trabalho realizado em parceria com alunos, professores, funcionários, pais, comunidade e pela qualidade científica dos trabalhos apresentados. O nosso sentimento é sem dúvida de GRATIDÃO a Deus e a todos pelo sucesso alcançado.

Page 7: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 7

Missão Fronteira em Corumbá, MS Realizada no período de 18 a 23 de outubro de 2016, a Missão Fronteira em Corumbá, MS, teve como objetivo de:

Fortalecer a pastoral dos migrantes na área de fronteira;

Conhecer a realidade de fronteira, Brasil – Bolívia;

Sensibilizar os órgãos públicos sobre a problemática vivida pelos migrantes;

Fortalecer a colaboração entre os diversos atores que atuam na promoção da dignidade dos migrantes;

Dar visibilidade ao trabalho que a Pastoral da mobilidade humana realiza na região. A Equipe Missionária, formada por Padres, Irmãs e Leigos Scalabrinianos que articulados com as lideranças locais, por uma semana, visitaram famílias, escolas, instituições e comunidades. Os encontros foram marcados pela alegria e a festa e, as celebrações foram expressões da fé e da esperança vividas em comunidade.

Page 8: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 8

Estimadas Irmãs!

Estamos chegando ao final de mais um ano e para melhor aproveitarmos o período de férias, é importante nos organizarmos e prevermos os dias em que ocuparemos nossas casas de veraneio. Segue algumas informações importantes:

Abertura da temporada: a partir do dia 20 de dezembro de 2015.

Endereços:

Rua Peri, 4004 - Capão da Canoas, RS.

Rua das Flores, 1258 - Piratuba, SC.

Lembretes: Casa de praia - cada uma deve providenciar toalhas de banho e rosto. Casa em Piratuba - não dispomos de lençóis e toalhas de banho e rosto.

Irmãs, cada uma se organize e marque os dias que irá ficar em nossas casas. Lembramos que neste período de férias, as casas sejam ocupadas somente pelas irmãs. E é muito importante, também que respeitemos os dias marcados, para assim evitarmos inconvenientes. As casas são nossas, por isso o cuidado e a conservação “da casa comum” é responsabilidade de todas.

Solicitamos que nos enviem, por escrito ou pelo e-mail ([email protected]) até o dia 15 de

dezembro de 2016, o nome, bem como o período de preferência de cada irmã que irá veranear na casa da praia e nas águas termais. Os dados devem ser enviados à sede provincial aos cuidados de Irmã Dolores Roman Ross.

Saudações, Ir. Dolores Roman Ross

Ecônoma Provincial

CERNE – 114 - “Eis que estou fazendo uma coisa nova”(cf. Is 43,19).

Agradeço a Deus e a Província Cristo Rei, pela linda experiência que me proporcionaram em participaram do CERNE - Centro de Renovação Espiritual em sua 114ª edição, ocorrido no período de 11 de setembro a 21 de outubro, na casa de retiros e eventos Madre Cabrini, São Paulo.

O encontro reuniu 47 participantes entre religiosas e religiosos, de diferentes Congregações, vindos de diversos estados do Brasil e de outros Países. Tendo como tema: “Eis que estou fazendo uma coisa nova!” A dinâmica do encontro nos ajudou a vivenciar de forma integral a renovação espiritual e humana e nos possibilitou a intensificar a positividade e a centralidade da VRC a serviço do Reino de Deus. Ir. Marilene Zanella

Férias 2017!

Page 9: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 9

Lembrança

"Concede-lhes, ó Senhor a luz eterna."

† Ir. Clorinda Dalpian – Província Imaculada Conceição

Page 10: Êxodo News - Outubro 2016

w w w . s c a l a b r i n i a n a s . o r g

Página 10

Agenda de Novembro de 2016

DIA ATIVIDADE LOCAL 02 Finados

04 Festa - Patrono São Carlos

04 Encontro do Governo Provincial com os Organismos Provinciais Sede Provincial - Porto Alegre - RS

07 Reunião Governos Provinciais PIC e PCR Porto Alegre - RS

08 e 09 Reunião da Superiora Provincial e Conselho Sede Provincial - Porto Alegre - RS

10 Reunião das Diretoras – PCR Porto Alegre - RS

10 a 13 Visita Canônica – Comunidad Samaritana Guadalajara - Espanha

11 a 13 Discernimento vocacional Santa Rita – Py

15 e 16 Reunião Governo Geral e Superioras Provinciais Turcifal – Lisboa - Portugal

17 a 28 IX Assembleia Geral das Superioras Maiores Turcifal – Lisboa -Portugal

22 e 23 Reunião da Superiora Provincial e Conselho Sede Provincial - Porto Alegre - RS

04. Ir. Angelina Rebelatto

04. Ir. Iracema Pizzato

06. Ir. Leonilda Maria Rosa de Jesus Oliveira

08. Ir. Mareni Giaretta

10. Ir. Divalda Scapini

11. Ir. Celínia Potrich

15. Ir. Maria de Marco

19. Ir. Elizabeth Pedernal - Conselheira Geral

20. Ir. Assunta Grizza

21. Ir. Lourdes Paese

24. Ir. Alice Tonello

24. Ir. Kleise Rostirolla

26. Ir. Antoninha Zucco

27. Ir. Áurea Scopel

27. Ir. Clarice Terezinha Käfer

28. Ir. Norma Kleinübing

Parabéns Irmãs!