existimos para um propósito que flui de quem · estamos em cristo e tudo o que precisamos para...

20
1

Upload: tranxuyen

Post on 21-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

2

Nossa Identidade é Cristocentrica pois o que define quem somos é o amor de Deus e não é o acúmulo de conhecimento, a escravidão do reconhecimento das pessoas ou a obsessão pelas minhas conquistas na vida. Estamos em Cristo e tudo o que precisamos para viver plenamente vem dEle, amor, valor, respeito, aceitação, provisão, segurança.

E se estamos em Cristo, há uma outro lado da nossa identidade. Nossa identidade, é também Missional. Ou seja, uma vez vivendo em Cristo não haverá mais dúvida sobre o que eu tenho que fazer com a minha vida. O meu propósito na vida é o mesmo propósito que movia Cristo: a sua Missão.

Podemos dizer então que a nossa Identidade Cristocêntrica tem a ver com quem somos internamente e nossa Identidade Missional tem a ver com quem somos externamente.

Existimos para um propósito que flui de quem somos, da nossa identidade.

A missão que Jesus nos deixou portanto, nao se

trata de uma obrigação, uma tarefa árdua, um peso, mas algo que flui de quem nós somos. Cumprir a missão tem a ver com nossa natureza em Cristo, é um estilo de vida pois “o que fazemos flui daquilo que somos”. A natureza sempre define a função. Pássaros cantam e voam; cachorros protegem; cajueiros produzem caju; pintores pintam; professores ensinam e discipulos fazem discípulos.

Quem sou eu? Como saber se expresso uma Identidade Missional?

A Identidade Missional pode ser identificada

através de 4 marcas: tem a ver com o que eu faço, com o que eu falo, com o lugar onde vivo e com as pessoas as quais me relaciono.

3

o lugar onde você vive “O Reino de Deus está proximo” (Marcos 1:15)

A missão de Jesus envolvia a restauração de todas as coisas, de todo mundo, mas começava num lugar específico, na Judeia, onde ele vivia.

A missão de Deus não é fora daqui, mas a restauração desse lugar, dessa terra marcada pela maldade e destruição do pecado, da violência, da falta de saúde, educação, segurança e a destruição da natureza. Tem a ver com nosso Estado, nossa cidade, nosso bairro, nossa casa.

Quando ouvimos as notícias e olhamos o nosso mundo ao redor, nós ficamos angustiados pois é muita desgraça, maldade e destruição; parece que não há salvação, e a missão de salvar o mundo parece algo impossível.

Mas a nossa parte na missão de Deus em restaurar todas as coisas tem ver com o lugar onde você vive: na sua casa, sua comunidade, sua cidade. O seu papel na missão começa onde você está.

Proximidade

4

Um indicador importante da minha Identidade Missional tem a ver com abraçar o meu lugar na missão! É aceitar o meu lugar, o meu contexto; é “tomar posse” do território onde Deus te colocou.

Onde é o seu lugar, qual seu contexto missional?

Primeiro lugar: sua CasaÉ o contexto mais próximo de você, onde você pode ter muita influência: sua casa, família, seu condomínio, seus vizinhos, sua rua, o quarteirão.

Segundo lugar: sua ComunidadeÉ o lugar próximo onde você pode ter alguma influência: seu bairro, a padaria, o mercado, o posto, a escola, onde você joga bola.

Terceiro lugar: sua CidadeÉ o lugar mais amplo, a cidade como um todo: o governo, o comercio, as empresas, a faculdade, o transito, o Estado.

5

Ao clicar na imagem você será redirecionado para nosso canal no Youtube.Você também pode acessar através desse link: https://youtu.be/P1cXlMc-jnc

6

Pense na sua realidade atual, nos problemas, nas dificuldades, no sofrimento, nas coisas que não funcionam em cada contexto. Pense nas coisas que trazem destruição, dor, conflito, injustiça e insegurança. Você consegue perceber o que está acontecendo ao seu redor? Você se importa, se compadece, se revolta?

CASA: ambiente de paz, harmonia, diálogo, perdão, discordia, indiferença, tristeza, abuso, amargura...

COMUNIDADE: ambiente de segurança, ordem, limpeza, bons serviços, lazer, medo, violencia, sujeira, desordem, barulho, educação...

CIDADE: ambiente de segurança, trabalho, igualdade, saúde, justiça, injustiça, doença, desemprego, corrupção, desigualdade, violência...

O que você percebe que está acontecendo na sua casa, na sua comunidade e na sua cidade?

Exemplo: AtividadeProximidade

7

as pessoas com quem você se relaciona

“Quem é o seu próximo?” (Lucas 10:29)

A missão de Deus tem a ver com a restauração de todas as coisas mas, fundamentalmente, com reconciliação e cura das pessoas.

A realidade das pessoasIndependente de raça, cor, credo, idade, gênero, classe,

partido, cada um dos 3 milhões de habitantes da nossa cidade tem uma história, um nome e estão levando suas vidas agitadas e estressadas pelo acúmulo de coisas e conquistas. Estão escravos do medo, viciados no prazer, ansiosos, depressivos, irados, sedentos de respeito e aceitação, loucos atrás de sentido, mas sobretudo, o ser humano está distante Deus, solitário e sem esperança.

O que Deus veio fazerMas Deus se compadeceu de cada um de nós. Ele se encarna,

se torna humano, vive nossa dor e destrói o poder do pecado e da morte, nos reconcilia com Ele, nos restaura e nos dá uma

Presenca

8

vida plena que não terá fim. Essa é uma promessa e uma esperança para todos!

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna”. João 3:16

E a missão que ele nos deixou não é diferente. Jesus não nos enviou para construir uma organização, uma catedral, uma escola, Ele nos enviou para fazer discípulos!

Minha identidade missional se manifesta quando eu me faço PRESENTE, quando me importo com as pessoas que vivem perto, próximas de mim.

Quem é o seu próximo? Considerando os lugares onde você vive, trabalha,

estuda, pense: quem são as pessoas que Deus colocou próximo de você? Seus filhos, esposa, vizinhos, comerciantes, colegas, chefes, etc. Essas pessoas estão perto de você, você as vê frequentemente, fala com elas, mas você sabe quem elas são?

Uma pergunta mais importante é: de quem você é próximo? Porque na verdade, podemos conviver muito perto das pessoas mas estarmos distantes, ausentes e indiferentes.

Como na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:29), aquela pessoa que havia sido assaltada e estava sofrendo à beira do caminho, estava próximo de todos que passavam pelo caminho (o fariseu e o escriba). Mas apenas o Samaritano foi “próximo” porque ele se importou, se aproximou, teve compaixão, alterou sua agenda, investiu seus recursos. Ele de fato se tornou “próximo”.

Pensando no seu circulo de relacionamentos, quem são as pessoas que você realmente se importa, se aproxima? Para quem você demonstra graça estando plenamente presente?

O grande desafio para “ser próximo” e estar plenamente PRESENTE - para ver as pessoas, ouví-las, ser empático, demonstrar compaixão e o amor de Deus - é ter que rever minhas prioridades, eliminar o desnecessário e reduzir o ritmo da minha vida, pois ninguém consegue estar presente com pressa.

9

Ao clicar na imagem você será redirecionado para nosso canal no Youtube.Você também pode acessar através desse link: https://youtu.be/mlXo42V-OMI

10

CASA: filhos, conjugue, amigos, familiares...

COMUNIDADE: vizinhos, conhecidos, comerciantes...

CIDADE: colegas, clientes, fornecedores, chefes...

Quem são as pessoas com as quais deseja “ser próximo”, estar presente desenvolvendo um relacionamento intencional na sua casa, na sua comunidade e na sua cidade?

Exemplo: AtividadePresenca

11

o que você pode fazer?“Recebereis poder, então sereis testemunhas” (Atos 1:8)

A missão de Deus nessa terra só poderia avançar mediante o poder de Deus! Jesus precisava de poder para testemunhar, para curar os enfermos, para expelir os demônios, para acalmar tempestade e para ressuscitar os mortos. O poder de Deus atuava em Jesus!

Os apostolos não testemunhavam com linguagem persuasiva de sabedoria, mas na demonstração do poder Espírito e de poder (I Co. 2:4) A coragem dos primeiros discípulos que enfretaram a perseguição e o martírio, era alimentada pelo poder que atuava neles: o poder da ressurreicao.

Diante do caos da nossa realidade, onde parece que o mal vai prevalecer, onde impera o abuso do poder e da maldade; da corrupção e da violência, nós nos sentimos totalmente fracos, impotentes e tímidos.

Mas é exatamente aí que Deus inverte a lógica humana e cumpre seus propósitos na história: através dos improváveis! Ele usa as coisas fracas e improváveis desse mundo para vencer a

Poder

12

poderosas e influentes!Quando Deus nos chama para cooperar com sua

missão ele nos unge, capacita e empodera.

“Recebereis poder, mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1.8

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28.19

É na autoridade do nome de Jesus, no poder da sua ressureição e na presença do seu Espírito que sua Igreja avança nesse mundo, desfazendo as obras do inimigo e manifestando o Reino de Deus!

Sem poder não é possível cumprir a missão. Portanto, qual é o poder que Deus colocou em suas

mãos?

Diante do desafio de libertar o povo de Deus das mãos de faraó (o maior imperador da história, na época) Moisés se sentia absolutamente fraco, inadequado e incapaz.

Ele questiona Deus: “O que eu vou dizer pro Rei do Egito? Por que ele iria me respeitar? Eu não tenho poder nenhum!”. E Deus diz: “Eu sei disso, Moisés! mas você vai é na autoridade do meu nome. Diga que foi Yahweh que te mandou”. (Êxodo 3:11)E Deus continua, “o que você tem nas mãos?” (Êxodo 4:2) “Apenas uma vara/cajado”, responde Moisés. E Deus transforma aquela ferramenta rústica de um pastor de ovelhas do deserto num instrumento que manifestou tremendamente o poder de Deus em realizar sua Missão! (Êxodo 17)

Quais os recursos Deus colocou em suas mãos para você cumprir a missão?

13

Ao clicar na imagem você será redirecionado para nosso canal no Youtube.Você também pode acessar através desse link: https://youtu.be/vIkuCVC3cXs

14

Conhecimento: seus estudos, cursos, linguas, experiencias...Profissão/Carreira: especialidade, expertizeRecursos: dinheiro, propriedades, veiculos, equipamentos...Contatos: as pessoas certas no lugar certo...Talentos/habilidades: construir, compor, cozinhar, limpar, organizar...Estilo: inclinação, jeitoDons espirituais: hospitalidade, liderança, ensino, sabedoria, fé, discernimento, contribuição, misericórdia, exortação, serviço...

Pensando na sua resposta à pergunta 1, quais os recursos que você pode usar para trazer salvação e restauração na sua casa, na sua comunidade e na sua cidade?

Exemplo: Atividade

Poder

15

o que você anuncia?“arrependei-vos e crede” (Marcos 1:15)

“No dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos,para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes:

“Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”. Lucas 4.16-20

Jesus chorou por Jerusalém, teve compaixão das pessoas, fez muitos milagres, mas sobretudo, Ele tinha uma mensagem!

Proclamacao~

16

Jesus proclamava uma mensagem contra o reino de injustica, maldade, desigualdade, pobreza, escravidão, dominação, destruição, violência mas sobretudo, contra o império do pecado e da morte!

O que havia sido proclamado pelos profetas 700 anos atrás, agora começava acontecer: Um novo reino, um novo sistema estava agora atuando nessa terra! Um novo poder, um novo rei estava presente!

Era o nosso Deus cumprindo seu propósito de resgatar todas as coisas! Não Cezar, o imperador romano, mas o Senhor Jesus.

Na cruz ele venceu o poder do pecado e do diabo, e na sua ressurreição ele destruiu o poder da morte! Agora não há mais culpa e condenação; não sou mais escravo do pecado agora encontrei a verdadeira Vida! “Arrependei-vos e creia nessa mensagem!

Nosso mundo está absolutamente exausto com as más notícias, com a proclamação do mal, da mentira, do engano, da corrupção, das fraudes, do tráfico, da divisão, da violência, da guerra, da

morte. Existe esperança? Onde está a verdade? Existe salvação? Existe restauração?

O que o mundo precisa ouvir desesperadamente?

O mundo precisa ouvir que existe sim esperança, que existe sim salvação, que o Senhor Jesus está estabecendo um novo reino na terra. Um reino de paz, de justiça, de bondade, de restauração física, emocional e relacional. Um novo reino onde a morte não tem a última palavra!

Mas quem vai levar essa mensagem afim de que creiam?

Os que foram chamados por Jesus e enviados a anunciar esse evangelho, essa verdade, essa realidade!

“e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8

A proclamação não é apenas para falar de Cristo, mas testemunhar-mos o que experimentamos. Porque nos encontramos com Jesus, hoje somos testemuhas vivas da sua mensagem.

17

Ao clicar na imagem você será redirecionado para nosso canal no Youtube.Você também pode acessar através desse link: https://youtu.be/YMwS-_1fWX0

18

Paz, perdão, reconciliação, justiça, esperança, consolo, encorajamento, cura, respeito, dignidade, restauração, graça, salvação, arrependimento, confissão...

Pensando nas pessoas da pergunta 2, qual mensagem você precisa proclamar para sua casa, sua comunidade e a cidade?

Exemplo: AtividadeProclamacao~

19

Sua Identidade Missional se expressa de quatro formas:

Proximidadese importando pelo lugar onde você vive.

Presençadesenvolvendo um relacionamento intencional com as pessoas que estão por perto.

Poderutilizando os dons e recursos que Deus te deu pra transformar o seu contexto.

Proclamaçãotestemunhando a mensagem de salvação.

Proclamacao~

Poder

Presenca

Proximidade

20

AN

EX

O