exin 2014.1

Upload: pedro-paulo-batista

Post on 16-Oct-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • ESCOLA DA SADE

    1

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    EDITAL N 001/2014 EXAME INTEGRADO 2014.1

    A Escola da Sade da Universidade Potiguar, com base no Regulamento Geral do Exame Integrado - EXIN, publicado em 23 de Abril de 2014, tornam pblicos os critrios para a realizao do Exame Integrado, para os campi Natal e Mossor, que servir como instrumento de avaliao constituinte da primeira unidade do semestre 2014.1, das disciplinas ministradas nas 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 sries de todos os seus cursos, mediante as disposies contidas neste edital. 1. Da obrigatoriedade de participao

    1.1 Todos os alunos, regularmente matriculados, a partir da 3 srie do seu curso, faro o EXIN elaborado para a srie na qual estiver vinculado, no qual estaro automaticamente inscritos.

    1.2 Submete-se ao EXIN, tambm, o aluno matriculado em srie regular, ainda que em nmero menor de disciplinas da respectiva srie, devendo responder a todos os quesitos propostos.

    1.3 Os alunos matriculados em disciplinas isoladas no regime de dependncia ou adaptao no se submetero ao EXIN da srie correspondente disciplina nesse regime, devendo buscar o docente da respectiva disciplina para tratar da aplicao de avaliao separadamente, ainda na primeira unidade.

    1.4 As notas do EXIN no devero contar para as disciplinas de Estgio e TCC.

    1.5 Os resultados do EXIN s sero computados para Estgio e TCC para os curso/estruturas em que na penltima e/ou ltima sries sejam constitudas exclusivamente por tais disciplinas (estruturas anteriores a 2010).

    2. Das datas, horrios e locais de aplicao do EXIN

    2.1 No Campus NATAL o EXIN realizar-se- em 23 de Abril de 2014, com durao total de 4 (quatro) horas,

    nos seguintes horrios: Manh das 08hs s 12hs, tarde das 14h s 18h e Noite 18h30 s 22h35. Haver tolerncia de 45 minutos para entrada do aluno na sala de aplicao da prova, em todos os turnos, sem alterao do horrio de trmino.

    2.2 No Campus MOSSOR O EXIN realizar-se- em 23 de Abril de 2014, com durao total de 4 (quatro) horas, nos seguintes horrios: Manh das 08hs s 12hs e Noite 18h30 s 22h35. Haver tolerncia de 45 minutos para entrada do aluno na sala de aplicao da prova, em todos os turnos, sem alterao do horrio de trmino.

    2.3 Os candidatos devero apresentar-se as suas respectivas salas, portanto documento de identificao oficial com foto.

    2.4 O local de prova a Unidade da UnP na qual o aluno est matriculado em srie regular.

    2.5 Iniciada a avaliao, o aluno somente poder entregar a prova e se retirar da sala aps decorrida 01 (uma) hora do incio, sob pena de ser anulada a sua avaliao (computando-se zero).

    3. Dos contedos, condies de aplicao do EXIN

    3.1 O aluno receber um Caderno de Provas e 01 (uma) Folha de Resposta. TODAS as instrues presentes no Caderno devero ser rigorosamente respeitadas, sob pena de ser anulada a sua avaliao (computando-se zero).

    3.2 O discente dever transcrever, utilizando caneta esferogrfica transparente de tinta azul ou preta, as respostas das questes objetivas para a folha de resposta, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de resposta ser de inteira responsabilidade do discente. Em hiptese alguma haver substituio da folha de resposta por erro do aluno.

    3.3 O EXIN ser composto de: 40 questes objetivas sendo:

    - 15% (quinze por cento) ou 6 (seis) questes de contedos de formao geral, - 25% (vinte e cinco por cento) ou 10 (dez) questes de contedos especficos cumulativos do curso at a

    srie em curso, na qual o aluno est vinculado, e

  • ESCOLA DA SADE

    2

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    - 60% (sessenta por cento) ou 24 (vinte e quatro) questes de contedos cumulativos especficos, componentes das disciplinas regulares da srie em curso na qual o aluno est vinculado.

    3.4 Os contedos a serem avaliados constam como anexos deste edital, nos quais estaro contempladas todas as sries e cursos que participaro do EXIN 2014.1 na Escola da Sade.

    3.5 Os contedos de formao geral constantes no anexo deste edital encontram-se de acordo com a Portaria 224, de 10 de Maio de 2013 (INEP) e so comuns para todos os cursos e sries.

    4. Dos valores atribudos ao EXIN e do clculo da nota da Primeira Unidade (U1)

    4.1 O valor atribudo ao EXIN de 10,0 (dez) pontos, equivalendo a 50% (cinquenta por cento) da U1, restando definida a seguinte frmula para cmputo da nota da U1:

    U1 = Avaliao 1 (10,0) + EXIN (10,0)

    2

    4.2 A Avaliao 1, somada ao EXIN, na frmula acima, ser realizada em cada disciplina, com contedo prprio e especfico da srie em curso, a ser definido pelo respectivo docente, de acordo com o contedo programtico da Unidade.

    4.3 A frmula indicada acima ser aplicada em todas as disciplinas da srie que o discente estiver cursando naquele semestre, sendo considerada para tanto a nota atribuda no seu EXIN e a nota da sua primeira avaliao (avaliao 1).

    4.4 A nota do EXIN ir compor 50% (cinquenta por cento) da nota da primeira unidade de todas as disciplinas cursadas na srie regular, com exceo das disciplinas Trabalho de Concluso de Curso I e II e Estgio Supervisionado Obrigatrio, exceto nos casos indicados no item 1.5 deste edital.

    5. Das condies de participao do EXIN

    5.1 O aluno dever comparecer no horrio definido neste edital, portando caneta esferogrfica transparente de tinta azul ou preta;

    5.2 Em caso de portar algum outro objeto como bolsas, aparelhos eletrnicos, celular, livros, cadernos, jaleco, entre outros, estes pertences devem ser colocados em local definido pelo docente responsvel pela aplicao da avaliao, at a finalizao da mesma;

    5.3 Alunos com necessidades especiais devem apresentar suas demandas Coordenao do seu Curso at o dia 14 de Abril de 2014.

    5.4 Ter sua prova anulada o discente que, durante a sua realizao:

    a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxlio para a execuo das provas;

    b) utilizar-se de Iivros, dicionrios, notas e/ou impressos que no forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro examinando;

    c) for surpreendido portando aparelhos eletrnicos, tais como bipe, telefone celular, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mquina de calcular, mquina fotogrfica, controle de alarme de carro etc., bem como culos escuros, bata ou quaisquer acessrios de chapelaria, tais como chapu, bon, gorro etc., e ainda lpis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espcie;

    d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicao das provas, com os docentes, monitores e colaboradores presentes e/ou com os demais alunos;

    e) fizer anotao de informaes relativas s suas respostas em qualquer meio;

    f) no entregar o material das provas e/ou continuar escrevendo aps o trmino do tempo destinado para a sua realizao;

    g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento dos aplicadores da prova;

    h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando uma das folhas de respostas;

  • ESCOLA DA SADE

    3

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    i) descumprir as instrues contidas nos cadernos de prova;

    j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

    k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovao prpria ou de terceiros, em qualquer momento da Avaliao Integrada;

    l) impedir a coleta de sua assinatura;

    m) for surpreendido portando caneta fabricada em material no transparente;

    n) for surpreendido portando anotaes em papis que no os permitidos; e

    o) recusar-se a ser submetido a qualquer procedimento que vise garantir a lisura e a segurana do processo de aplicao do Exame.

    6. Das disposies gerais

    6.1 O aluno que no comparecer ao EXIN, por qualquer razo, dever solicitar no atendimento da Escola, no tempo regimental, e seguindo os preceitos do Regimento Geral (referente ao direito segunda chamada), a realizao da segunda chamada (a ser realizada no final do semestre, nos moldes EXIN, com contedo acumulado do semestre, inclusive), que valer 100% (cem por cento) da nota da Unidade I.

    6.2 O aluno que no comparecer ao EXIN da Unidade I e avaliao da Unidade II ter o direito de repor apenas uma das avaliaes, necessariamente, no modelo do EXIN.

    6.3 O gabarito preliminar ser divulgado em 25 de abril de 2014 e as notas sero digitadas no sistema, pelos docentes, at o dia 06 de maio de 2014.

    6.4 Os cadernos de prova sero entregues em sala de aula, pela coordenao do curso, a partir de 24 de abril de 2014.

    6.5 O prazo para solicitao de reviso de questes da prova segue as normas regimentais, considerando o incio do prazo a ser contado a partir da data inicial de entrega dos cadernos de prova. O formulrio para reviso de questes ficar disponvel na UnP virtual. Depois de preenchido o aluno dever entregar o formulrio na recepo da Escola da Sade. O aluno dever ficar atento para as seguintes datas:

    - 23/04/14 Realizao da prova;

    - 25/04/14 Entrega dos cadernos de prova e data incio para solicitao de reviso de questes;

    - 29/04/14 Data final para solicitao de reviso de questes (recurso);

    - 01/05/14 Retorno dos recursos.

    6.6 Casos omissos podero ser encaminhados ao Conselho de Curso para apreciao especial.

    Natal, 26 de maro de 2014

    Sandra Amaral de Arajo DIRETORA INTERINA DA ESCOLA DA SADE

  • ESCOLA DA SADE

    4

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    ANEXO AO EDITAL N 001/2014 EXAME INTEGRADO 2014.1 CONTEDOS DO EXAME INTEGRADO (EXIN) POR CURSO

    FORMAO GERAL

    Srie Temas

    I. Cultura e Arte; II. Avanos tecnolgicos;

    III. Cincia, tecnologia e sociedade; IV. Democracia, tica e cidadania; V. Ecologia/biodiversidade;

    VI. Globalizao e poltica internacional; VII. Polticas pblicas: educao, habitao, saneamento, sade, transporte, segurana,

    defesa, desenvolvimento sustentvel; VIII. Relaes de trabalho;

    IX. Responsabilidade social: setor pblico, privado, terceiro setor; X. Sociodiversidade e multiculturalismo: violncia, tolerncia/intolerncia, incluso/excluso e

    relaes de gnero; XI. Tecnologias de Informao e Comunicao;

    XII. Vida urbana e rural.

    BIOMEDICINA

    Srie Temas

    3

    Especficos da Srie Atual: Sistemas Corporais: Medula espinhal e nervos espinais; Homeostasia: entendendo conceitos a partir de sinais vitais; Bioeletrognese; Tronco enceflico e nervos cranianos; Sinapse e neurotransmissor; Sistema nervoso: Reflexos; Sistema nervoso: medula, tronco e nervos espinais e cranianos; Cerebelo; Crebro; Sistema nervoso: sensorial; Patologias do Sistema nervoso; SNA: simptico e parassimptico; Neuroendcrino I e II; Sistema locomotor: esqueleto. devolutiva da avaliao. Qumica Ambiental: Equilbrio Qumico: hidrlise, precipitao, equilbrio cido-base e solues tampo; Fundamentos de anlises qumicas: amostra, amostragem, volumetria e gravimetria; Fundamentos de espectroscopia e potenciometria; Substncias txicas presentes no ambiente. Fertilizao Assistida: Controle de qualidade em laboratrio de fertilizao assistida; Aparelho Reprodutor Feminino, e Gametognese e Fertilizao; Estimulao hormonal para induo da ovulao; Aparelho reprodutor masculino, e Anlise e processamento seminal. Processos Biolgicos: Evoluo qumica e Estrutura e funo de molculas inorgnicas; Evoluo Biolgica e Funcionalidade celular; Transporte atravs de membranas e canais inicos-Potencial de ao; Estrutura e funo de biomolculas orgnicas I; Estrutura e funo de biomolculas orgnicas II; Estrutura e funo de biomolculas orgnicas III; Introduo ao processo metablico da clula; Estrutura e funo de biomolculas orgnicas IV; Processos Bioenergticos I; Processos Bioenergticos II; Processos Bioenergticos III; Metabolismo das reservas energticas; Processos Energticos do Fgado; Metabolismo de aminocidos/Ciclo da Uria. Sociedade e Educao das Relaes tnico-Raciais: Educao, Trabalho e Cidadania com foco na profisso de Biomdico; Diversidade cultural e formas de incluso, costumes e formas de apresentar-se na Sociedade; Estrutura social e formao da sociedade brasileira; Aspectos da formao do povo brasileiro segundo Darcy Ribeiro; Aes afirmativas para ndios, negros e pardos e polticas da educao.

  • ESCOLA DA SADE

    5

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    Especficos de Sries Anteriores: Bioestatstica: Variveis; Distribuio de frequncia; Medidas de tendncia central; Medidas de disperso. Morfologia Humana: Sistema genital I e II; Aspectos gerais do desenvolvimento humano. Fundamentos de Qumica: Nox real e Nox terico; Regras prticas para determinar o NoX do elemento e um composto; Reao de oxi-reduo: balanceamento de equaes qumicas; Estudo e classificao do carbono e das cadeias carbnicas; Funes Orgnicas: propriedades fsicas, qumicas e nomenclatura de hidrocarbonetos.

    CINCIAS BIOLGICAS - BACHARELADO

    Srie Temas

    3

    Especficos da Srie Atual: Educao Ambiental: Estudo da Percepo Ambiental , Educao Ambiental: Conceitos, Atividades, Objetivos e Estratgias , Educao Ambiental: Formal e No-formal, Crescimento X Desenvolvimento. Globalizao x Desenvolvimento Sustentvel. Morfologia Humana: Tcnica histolgica de rotina. Nomenclatura anatmica. Estruturas relacionadas reproduo humana. Fecundao e os primeiros estgios do desenvolvimento embrionrio. Estruturas relacionadas sustentao e locomoo. Processos Biolgicos: Estrutura e funo de biomolculas. Expresso gnica. Regulao gnica. Processos Reprodutivos Celulares. Mecanismos mutacionais da clula. Falhas na reproduo celular. Eventos de morte celular. Fundamentos de Fsica e Biofsica: Biofsica da gua. Membranas e mecanismos de transporte/ Canais inicos. Potencial eltrico das membranas/ bioeletrognese. Biotermologia. Hemodinmica. Especficos de Sries Anteriores: Fundamentos de Matemtica e Bioestatstica: Populao e amostra. Amostragem. Estatstica descritiva e inferencial: interpretao e anlise de dados. Morfofisiologia Vegetal: A conquista das plantas ao ambiente. A clula eucarionte vegetal: estrutura e organelas. A importncia da gua para as plantas. Meristemas e tecidos permanentes. Nutrio mineral. Morfologia e anatomia dos rgos vegetativos das plantas. Transpirao e gutao. Metabolismo do carbono: fotossntese. Biotecnologia e o melhoramento das plantas. Morfologia floral e sua importncia nos processos evolutivos. Morfologia e anatomia dos rgos reprodutores (flor, fruto e semente). Polinizao e frutificao. Hormnios vegetais. Fatores externos que influenciam no desenvolvimento das plantas. Fundamentos de Qumica: Nox real e Nox terico; Regras prticas para determinar o NoX do elemento e um composto. Reao de oxi-reduo: balanceamento de equaes qumicas. Estudo e classificao do carbono e das cadeias carbnicas. Funes Orgnicas: propriedades fsicas, qumicas e nomenclatura de hidrocarbonetos. Morfofisiologia Animal: Planos corpreos animais: Simetria animal, cavidades do corpo, Metameria e cefalizao; Organizao e evoluo dos sistemas digestrio, circulatrio, respiratrio e reprodutor. Locomoo e os meios de locomoo em animais. Atendimento Pr-Hospitalar e Biossegurana: Abordagem primria. Escala de Coma de Glasgow. Frequncia respiratria e cardaca. Presso arterial. Fatores de risco biolgico.

    5

    Especficos da Srie Atual: Ecologia Populacional: As Populaes e os Fatores Ecolgicos. Os Mtodos de Estudos e as Caractersticas das Populaes. Distribuio Espacial dos Indivduos. O Efeito de Grupo e o Efeito de Massa. A Abundncia das Espcies e sua Estimativa. As Estruturas de Idade. A Sex-ratio. Polimofirmo Gentico. As Variaes de Abundncia das Populaes. Metapopulao.

  • ESCOLA DA SADE

    6

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    Fundamentos das Cincias da Terra: Origem do universo. Caractersticas gerais e estrutura interna da terra (diviso qumica e fsica). Tectnica de placas e deriva dos continentes. Tempo Geolgico: mtodos de datao e histria da terra (eventos biolgicos). Paleontologia: Conceitos gerais, fundamentos e objetivos da paleontologia, ramos da paleontologia, preservao dos fsseis, tipos de fossilizao, registro paleontolgico do Criptozico ao Fanerozico, fauna Ediacara e o surgimento do esqueleto. Bioinformtica e Biologia Molecular: Estrutura de gene de eucarioto e procarioto. Transcrio. Traduo. Regulao da expresso gnica. Banco de dados para biologia. Alinhamento de sequncias. Uso da ferramenta BLAST. Programa Interdisciplinar Comunitrio: Ncleo e campo. Conceitos de sade. SUS, Princpios, Promoo sade. Preveno de doenas. Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade. Ateno Bsica: Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada. Determinantes sociais. Territorializao, equipamentos e espaos sociais. Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social. Diagnstico Comunitrio. Escala de coelho, genograma, ecomapa. Sala de situao. Fundamentos de Etologia: Como estudar o comportamento. Neurofisiologia do comportamento. Cronobiologia. Etograma. Especfico de Sries Anteriores: Processos Biolgicos: Estrutura e funo de biomolculas. Expresso gnica. Regulao gnica. Processos Reprodutivos Celulares. Mecanismos mutacionais da clula. Falhas na reproduo celular. Eventos de morte celular. Estrutura e funo de biomolculas. Expresso gnica. Regulao gnica. Processos Reprodutivos Celulares. Mecanismos mutacionais da clula. Via glicoltica, ciclo de Krebs, cadeia respiratria e fosforilao oxidativa e processos energticos do fgado. Sistemtica e Biogeografia: Classificao e Evoluo. Escolas Sistemticas. Sistemtica filogentica. Espcie e especiao. Disperso e vicarincia. Endemismo e cosmopolitismo. Padres de Distribuio. Biogeografia e Biodiversidade. Biogeografia de Ilhas. Distribuio das Comunidades. Mudanas Climticas. Diversidade na Regio Tropical. Sistemas Corporais: Nervoso: Homeostasia, bioeletrognese, sinapse. Sistema nervoso sensorial. Sistema nervoso autnomo; reflexos. Sistema neuroendcrino. Sistema cardiovascular. Zoologia dos Vertebrados: Tcnicas Aplicadas a Estudos Faunsticos. Diversidade, reproduo e sistemtica de anfbios, rpteis, aves e mamferos. Ecologia Geral: Conceitos bsicos. Ecossistema. Energia nos sistemas ecolgicos (cadeia/teia ecolgica, bioacumulao trfica). Pirmides ecolgicas. Relaes Ecolgicas. Ciclos Biogeoqumicos. Recursos Hdricos (eutrofizao, autodepurao). Sistema Nacional de Unidades de Conservao. Botnica Sistemtica: Sistemas de classificao APG III. Cdigo internacional de nomenclatura botnica. Teorias, classificao e estudos das principais ordens e famlias das classes Magnoliopsida e Liliopsida. Sistemtica de Gimnospermas, sistemas de classificao, metodologias aplicadas a taxonomia de Gimnospermas. Teorias e estudos dos grupos atuais de Gimnospermas. Sistemtica de Criptgamas vasculares: caracterizao, tendencias evolutivas, estudos das principais espcies e importncia econmica. Sistemtica de criptgamas: Diviso Briophyta. Fungos e Liquens: sistemtica e estudos dos principais organismos. Algae (microalgas e macroalgas): aspectos gerais, classificao das micro e macroalgas. Abordagens contemporneas em taxonomia de micro e macroalgas (taxonomia morfolgica, molecular e qumica).

    7

    Especficos da Srie Atual: Introduo ao Sistema de Informao Geogrfica: Histria da Cartografia. Bases conceituais. Natureza da cartografia: mapa, carta e planta. Forma e Dimenses da Terra. As formas de representao do terreno: curva de nvel e perfil planialtimtrico. Clculo de coordenadas Geogrficas. Clculo de coordenadas planas UTM (Universal Transversa de Mercator). Clculo de escala. Fauna, Flora e Meio Ambiente: Principais componentes biticos e abiticos. Implicaes de poluentes no meio ambiente. Interaes biolgicas. Aplicao de tcnicas para anlise dos fatores abiticos. Hotspot brasileiro: mata atlntica. A conservao da fauna e flora silvestre no Brasil. Diversidade da fauna e flora dos ecossistemas brasileiros. A fauna e flora nativa e extica. Aplicao de tcnicas para anlise dos fatores biticos: flora. Aspectos morfolgicos e fisiolgicos da biodiversidade do bioma Caatinga.

  • ESCOLA DA SADE

    7

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    Especficos das Sries Anteriores: Ecologia Populacional: As Populaes e os Fatores Ecolgicos. Os Mtodos de Estudos e as Caractersticas das Populaes. Distribuio Espacial dos Indivduos. O Efeito de Grupo e o Efeito de Massa. A Abundncia das Espcies e sua Estimativa. As Estruturas de Idade. A Sex-ratio. Polimofirmo Gentico. As Variaes de Abundncia das Populaes. Metapopulao. Processos Biolgicos: Estrutura e funo de biomolculas. Expresso gnica. Regulao gnica. Processos Reprodutivos Celulares. Mecanismos mutacionais da clula. Falhas na reproduo celular. Eventos de morte celular. Gentica e Biotecnologia: Princpios do melhoramento gentico clssico. Tecnologia do DNA Recombinante aplicada ao melhoramento gentico. Riscos e Benefcios da Biotecnologia para o meio ambiente e sociedade. Fundamentos das Cincias da Terra: Origem do universo. Caractersticas gerais e estrutura interna da terra (diviso qumica e fsica). Tectnica de placas e deriva dos continentes. Tempo Geolgico: mtodos de datao e histria da terra (eventos biolgicos). Paleontologia: Conceitos gerais, fundamentos e objetivos da paleontologia, ramos da paleontologia, preservao dos fsseis, tipos de fossilizao, registro paleontolgico do Criptozico ao Fanerozico, fauna Ediacara e o surgimento do esqueleto. Oceanografia e Limnologia: Histria da oceanografia. Oceanos: transporte, disperso e acumulao. Interao Oceano Atmosfera: ondas, correntes e mars. Propriedades Fisico-Quimica das guas do mar: temperatura e salinidade. Morfologia das praias. Variao do nvel do mar. Classificao dos ambientes marinhos. Plncton (fitoplncton, zooplncton): adaptaes, produo primria, comparao entre as regies tropicais, temperadas e polares. Ncton: composio, adaptaes e aspectos ecolgicos dos principais grupos. Bentos: regio litoral, sublitoral, oceano Profundo, esturio, manguezal e recifes de coral, distribuio agregada, zonao. Estratgias reprodutivas, padres de desenvolvimento, ciclo de vida e aspectos ecolgicos dos principais grupos zoolgicos marinhos. Cadeia trfica de ambientes dulccolas e marinhos. Metodologias de pesquisas marinhas. Bioinformtica e Biologia Molecular: Estrutura de gene de eucarioto e procarioto. Transcrio. Traduo. Regulao da expresso gnica. Banco de dados para biologia. Alinhamento de sequncias. Uso da ferramenta BLAST. Sistemtica e Biogeografia: Classificao e Evoluo. Escolas Sistemticas. Sistemtica filogentica. Espcie e especiao. Disperso e vicarincia. Endemismo e cosmopolitismo. Padres de Distribuio. Biogeografia e Biodiversidade. Biogeografia de Ilhas. Distribuio das Comunidades. Mudanas Climticas. Diversidade na Regio Tropical. Evoluo: Espcies e Especiao. Seleo natural e sexual. Variao. Coevoluo. Extino e Irradiao. Mecanismos e Fatores Evolutivos. Evoluo Humana. Evoluo e Sade Humana. Evoluo do comportamento e organizao social. Mecanismos de Agresso e Defesa: Aspectos gerais do sistema imune. Resposta imunolgica. Processo inflamatrio. Imunoglobulinas. Morfologia e fisiologia bacteriana e Aspectos gerais de protozorios e helmintos. Zoologia dos Vertebrados: Tcnicas Aplicadas a Estudos Faunsticos. Diversidade, reproduo e sistemtica de anfbios, rpteis, aves e mamferos. Zoologia dos Invertebrados: Diversidade, reproduo e sistemtica dos filos Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Arthropoda. Ecologia Geral: Conceitos bsicos. Ecossistema. Energia nos sistemas ecolgicos (cadeia/teia ecolgica, bioacumulao trfica). Pirmides ecolgicas. Relaes Ecolgicas. Ciclos Biogeoqumicos. Recursos Hdricos (eutrofizao, autodepurao). Sistema Nacional de Unidades de Conservao. Botnica Sistemtica: Sistemas de classificao APG III. Cdigo internacional de nomenclatura botnica. Teorias, classificao e estudos das principais ordens e famlias das classes Magnoliopsida e Liliopsida. Sistemtica de Gimnospermas, sistemas de classificao, metodologias aplicadas a taxonomia de Gimnospermas. Teorias e estudos dos grupos atuais de Gimnospermas. Sistemtica de Criptgamas vasculares: caracterizao, tendencias evolutivas, estudos das principais espcies e importncia econmica. Sistemtica de criptgamas: Diviso Briophyta. Fungos e Liquens: sistemtica e estudos dos principais organismos. Algae (microalgas e macroalgas): aspectos gerais, classificao das micro e macroalgas. Abordagens contemporneas em taxonomia de micro e macroalgas (taxonomia morfolgica, molecular e qumica).

  • ESCOLA DA SADE

    8

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    EDUCAO FSICA - BACHARELADO

    Srie Temas

    3

    Especficos da Srie Atual:

    Iniciao esportiva; As dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e

    organizao de uma competio de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria

    consolao, Eliminatria dupla, eliminatria Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em

    sries e rodzio lombardo; Processos de combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo

    Cientfico; Medula e nervos espinais; Tronco enceflico e nervos cranianos; Homeostase;

    Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo. Biossegurana e fatores de risco, Abordagem

    primria em vtimas clnicas e traumatizadas, Sinais Vitais. Noes sobre a Pirmide Alimentar e

    Guias Alimentares. Avaliao nutricional e Gasto calrico. Planos e eixos.

    Especficos de Sries Anteriores:

    Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro

    nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema

    hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da

    aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade;

    Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica.

    5

    Especficos da Srie Atual: Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo sade. Preveno de

    doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica: Sade da Famlia, Apoio

    matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais. Territorializao, equipamentos e

    espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de Cadastro Individual e de Visita

    Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de coelho, genograma, ecomapa;

    Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao

    Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto

    Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o exerccio.

    Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. - Educao

    olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O comprometimento

    com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal, no formal e

    informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping. Gnero e a

    participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa de

    Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    Especficos de Sries Anteriores: Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro

    nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema

    hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da

    aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade;

    Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica. Iniciao esportiva; As

    dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e organizao de uma competio

  • ESCOLA DA SADE

    9

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria consolao, Eliminatria dupla, eliminatria

    Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em sries e rodzio lombardo; Processos de

    combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo Cientfico; Medula e nervos espinais; Tronco

    enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo.

    Biossegurana e fatores de risco, Abordagem primria em vtimas clnicas e traumatizadas,

    Sinais Vitais. Noes sobre a Pirmide Alimentar e Guias Alimentares. Avaliao nutricional e

    Gasto calrico. Planos e eixos. Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo

    sade. Preveno de doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica:

    Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais.

    Territorializao, equipamentos e espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de

    Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de

    coelho, genograma, ecomapa; Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao,

    Prescrio e Aderncia ao Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao

    de Risco e Gasto Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o

    exerccio. Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. -

    Educao olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O

    comprometimento com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal,

    no formal e informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping.

    Gnero e a participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa

    de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    6

    Especficos da Srie Atual:

    Planejamento de treinamento personalizado. Programa de condicionamento cardiorrespiratrio.

    Princpios cientficos do treinamento esportivo aplicados prescrio. Princpios pedaggicos,

    combinao das cargas e carga ondulatria no processo de preparao esportiva. Biomecnica

    aplicada Introduo epidemiologia. Aes de Educao Fsica na sade coletiva. Competncia

    do profissional de educao fsica na ateno bsica a sade. Educao fsica para grupos

    especiais e deficientes.

    Especficos de Sries Anteriores:

    Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo sade. Preveno de

    doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica: Sade da Famlia, Apoio

    matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais. Territorializao, equipamentos e

    espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de Cadastro Individual e de Visita

    Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de coelho, genograma, ecomapa;

    Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao

    Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto

    Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o exerccio.

    Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. - Educao

    olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O comprometimento

    com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal, no formal e

    informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping. Gnero e a

    participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa de

    Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro

  • ESCOLA DA SADE

    10

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema

    hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da

    aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade;

    Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica. Iniciao esportiva; As

    dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e organizao de uma competio

    de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria consolao, Eliminatria dupla, eliminatria

    Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em sries e rodzio lombardo; Processos de

    combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo Cientfico; Medula e nervos espinais; Tronco

    enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo.

    Biossegurana e fatores de risco, Abordagem primria em vtimas clnicas e traumatizadas,

    Sinais Vitais. Noes sobre a Pirmide Alimentar e Guias Alimentares. Avaliao nutricional e

    Gasto calrico. Planos e eixos. Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo

    sade. Preveno de doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica:

    Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais.

    Territorializao, equipamentos e espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de

    Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de

    coelho, genograma, ecomapa; Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao,

    Prescrio e Aderncia ao Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao

    de Risco e Gasto Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o

    exerccio. Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. -

    Educao olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O

    comprometimento com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal,

    no formal e informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping.

    Gnero e a participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa

    de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    7

    Especficos da Srie Atual:

    Contexto do mundo moderno e suas implicaes com a Educao Fsica. Conceituaes das

    terminologias bsicas da rea de Educao Fsica. Estudo da Atividade fsica. Benefcios da

    Atividade Fsica. Inatividade fsica. Epidemiologia e Atividade Fsica. Ciclo da relao idade x

    exerccio fsico. Conceitos bsicos da conscincia corporal. Prticas corporais alternativas.

    Prticas corporais alternativas e suas vertentes. Conceitos bsicos das prticas corporais

    tradicionais ou ortodoxas. Dimenses Conceituais do lazer. Introduo ao Lazer. Esporte como

    lazer. Atividades recreativas e atividades de lazer. Psicologia da educao fsica e dos esportes.

    Especficos de Sries Anteriores:

    Planejamento de treinamento personalizado. Programa de condicionamento cardiorrespiratrio.

    Princpios cientficos do treinamento esportivo aplicados prescrio. Princpios pedaggicos,

    combinao das cargas e carga ondulatria no processo de preparao esportiva. Biomecnica

    aplicada Introduo epidemiologia. Aes de Educao Fsica na sade coletiva. Competncia

    do profissional de educao fsica na ateno bsica a sade. Educao fsica para grupos

    especiais e deficientes. Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo

    sade. Preveno de doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica:

    Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais.

    Territorializao, equipamentos e espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de

    Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de

  • ESCOLA DA SADE

    11

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    coelho, genograma, ecomapa; Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao,

    Prescrio e Aderncia ao Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao

    de Risco e Gasto Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o

    exerccio. Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. -

    Educao olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O

    comprometimento com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal,

    no formal e informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping.

    Gnero e a participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa

    de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro

    nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema

    hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da

    aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade;

    Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica. Iniciao esportiva; As

    dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e organizao de uma competio

    de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria consolao, Eliminatria dupla, eliminatria

    Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em sries e rodzio lombardo; Processos de

    combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo Cientfico; Medula e nervos espinais; Tronco

    enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo.

    Biossegurana e fatores de risco, Abordagem primria em vtimas clnicas e traumatizadas,

    Sinais Vitais. Noes sobre a Pirmide Alimentar e Guias Alimentares. Avaliao nutricional e

    Gasto calrico. Planos e eixos. Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo

    sade. Preveno de doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica:

    Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais.

    Territorializao, equipamentos e espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de

    Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de

    coelho, genograma, ecomapa; Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao,

    Prescrio e Aderncia ao Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao

    de Risco e Gasto Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o

    exerccio. Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. -

    Educao olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O

    comprometimento com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal,

    no formal e informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping.

    Gnero e a participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa

    de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    8

    Especficos da Srie Atual: Conceitos de prticas em academia. Fundamentao da Ginstica Laboral. Ler e Dort.

    Estratgias de Planejamento e marketing em educao fsica e esportes. Organizao de

    competies.

    Especficos de Sries Anteriores: Contexto do mundo moderno e suas implicaes com a Educao Fsica. Conceituaes das

    terminologias bsicas da rea de Educao Fsica. Estudo da Atividade fsica. Benefcios da

    Atividade Fsica. Inatividade fsica. Epidemiologia e Atividade Fsica. Ciclo da relao idade x

    exerccio fsico. Conceitos bsicos da conscincia corporal. Prticas corporais alternativas.

    Prticas corporais alternativas e suas vertentes. Conceitos bsicos das prticas corporais

  • ESCOLA DA SADE

    12

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    tradicionais ou ortodoxas. Dimenses Conceituais do lazer. Introduo ao Lazer. Esporte como

    lazer. Atividades recreativas e atividades de lazer. Psicologia da educao fsica e dos esportes.

    Planejamento de treinamento personalizado. Programa de condicionamento cardiorrespiratrio.

    Princpios cientficos do treinamento esportivo aplicados prescrio. Princpios pedaggicos,

    combinao das cargas e carga ondulatria no processo de preparao esportiva. Biomecnica

    aplicada Introduo epidemiologia. Aes de Educao Fsica na sade coletiva. Competncia

    do profissional de educao fsica na ateno bsica a sade. Educao fsica para grupos

    especiais e deficientes. Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo

    sade. Preveno de doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica:

    Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais.

    Territorializao, equipamentos e espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de

    Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de

    coelho, genograma, ecomapa; Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao,

    Prescrio e Aderncia ao Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao

    de Risco e Gasto Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o

    exerccio. Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. -

    Educao olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O

    comprometimento com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal,

    no formal e informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping.

    Gnero e a participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa

    de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

    Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro

    nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema

    hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da

    aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade;

    Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica. Iniciao esportiva; As

    dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e organizao de uma competio

    de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria consolao, Eliminatria dupla, eliminatria

    Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em sries e rodzio lombardo; Processos de

    combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo Cientfico; Medula e nervos espinais; Tronco

    enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo.

    Biossegurana e fatores de risco, Abordagem primria em vtimas clnicas e traumatizadas,

    Sinais Vitais. Noes sobre a Pirmide Alimentar e Guias Alimentares. Avaliao nutricional e

    Gasto calrico. Planos e eixos. Ncleo e campo; Conceitos de sade; SUS, Princpios, Promoo

    sade. Preveno de doenas; Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade; Ateno Bsica:

    Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada.Determinantes sociais.

    Territorializao, equipamentos e espaos sociais.Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de

    Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social; Diagnstico Comunitrio; Escala de

    coelho, genograma, ecomapa; Sala de situao. Testar, medir e avaliar. Princpios da Avaliao,

    Prescrio e Aderncia ao Programa de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao

    de Risco e Gasto Energtico (TMB). tica da educao fsica. Resposta cardiovascular durante o

    exerccio. Cinesiologia da musculao. Biomecnica bsica. Cinesiologia da musculao. -

    Educao olmpica: conceitos e modelos: Da educao esportiva educao olmpica; O

    comprometimento com os princpios ticos na atividade esportiva. A educao olmpica formal,

    no formal e informal. Legado de Mega Eventos Esportivos. Movimento Olmpico e o Doping.

    Gnero e a participao Olmpica; - Princpios da Avaliao, Prescrio e Aderncia ao Programa

    de Exerccios. Avaliao Preliminar de Sade, Classificao de Risco e Gasto Energtico (TMB).

    Avaliao Antropomtrica; Avaliao Antropomtrica (protocolos); Avaliao postural.

  • ESCOLA DA SADE

    13

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    EDUCAO FSICA - LICENCIATURA

    Srie Temas

    3

    Especficos da Srie Atual: Bioenergtica; Macro e micro nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema hormonal (hormnio e exerccio); Iniciao esportiva; As dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e organizao de uma competio de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria consolao, Eliminatria dupla, eliminatria Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em sries e rodzio lombardo; Processos de combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo Cientfico; As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade. Medula e nervos espinais; Tronco enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo. Biossegurana e fatores de risco, Abordagem primria em vtimas clnicas e traumatizadas, Sinais Vitais. Prticas pedaggicas em educao fsica. Lngua brasileira de sinais. Especficos de Sries Anteriores: Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade; Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica.

    5

    Especficos da Srie Atual: Habilidades motoras bsicas e capacidades motoras e as fases do desenvolvimento. Lngua brasileira de sinais. Metodologia do ensino Aprendizagem em Educao Fsica. O ensino e as concepes pedaggicas da Educao Fsica; Metodologia do ensino Aprendizagem em Educao Fsica. Planejamento metodologia de ensino e avaliao em educao fsica e contedos da Educao fsica. Didtica e Mtodos da Educao Fsica. As concepes pedaggicas da Educao Fsica. Abordagem primria em Atendimento pr-hospitalar. Esporte da aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade. Medula e nervos espinais; Tronco enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo. Introduo s prticas pedaggicas. Atividade fsica para crianas da primeira infncia. Educao fsica na educao infantil. Especficos de Sries Anteriores: Bioenergtica; Macro e micro nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema hormonal (hormnio e exerccio); Iniciao esportiva; As dimenses sociais do esporte; Esporte escolar; Estruturao e organizao de uma competio de esporte coletivo; Eliminatria simples, Eliminatria consolao, Eliminatria dupla, eliminatria Bagnall Wild; Rodzios simples e duplo; Rodzio em sries e rodzio lombardo; Processos de combinao; Introduo a Filosofia e o Mtodo Cientfico; As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da aventura e da natureza; O Homem no contexto social em que esta inserido na sociedade. Medula e nervos espinais; Tronco enceflico e nervos cranianos; Homeostase; Bioeletrognese; Sistema nervoso autnomo. Biossegurana e fatores de risco, Abordagem primria em vtimas clnicas e traumatizadas, Sinais Vitais. Prticas pedaggicas em educao fsica. Lngua brasileira de sinais. Metodologia da pesquisa; Normas da ABNT; Tipologia de pesquisa; Bioenergtica; Macro e micro nutrientes- substratos; Metabolismo energtico (metabolismo anaerbio e aerbio), Sistema hormonal (hormnio e exerccio); As concepes pedaggicas da Educao Fsica; Esporte da aventura e da natureza; O Homem no

  • ESCOLA DA SADE

    14

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    contexto social em que esta inserido na sociedade; Didtica e mtodos do ensino aprendizagem da educao fsica.

    ENFERMAGEM

    Srie Temas

    3

    Especficos da Srie Atual: Conhecimentos gerais sobre temas atuais: Cultura e Arte; Avanos tecnolgicos; Cincia, tecnologia e sociedade; Democracia, tica e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalizao e poltica internacional; polticas pblicas, responsabilidade social, cincia e tecnologia; Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Estudo da estatstica aplicada s cincias da sade como instrumento de trabalho em sade/enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Tcnicas e procedimentos de enfermagem relacionados s necessidades bsicas do paciente nos aspectos biopsicossociais, semiologia clinica. tica e Profissionalismo: A tica na enfermagem como marco regulatrio e seus desdobramentos no exerccio profissional. A biotica e a responsabilidade com os servios de sade. Concepes de assistncia de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em sade/enfermagem. Sistemas Corporais: Aspectos morfofisiolgicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patolgicos e suas relaes farmacolgicas.

    4

    Especficos da Srie Atual: Enfermagem na Promoo Sade Organizao dos servios de sade no contexto do sistema nico de sade. Conceitos e modelos de promoo sade na perspectiva do cuidado integral sade. Mecanismos de Agresso e Defesa Caractersticas biolgicas dos organismos patognicos, suas interaes com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunolgico. Mtodos laboratoriais utilizados na prtica clnica investigativa para diagnstico dos agravos. Semiologia e Semiotcnica II: tcnicas e procedimentos de enfermagem em aes de cuidado integral, utilizando evidncias cientficas para uma prtica segura e de qualidade. Especfico de Sries Anteriores: Conhecimentos gerais sobre temas atuais: Cultura e Arte; Avanos tecnolgicos; Cincia, tecnologia e sociedade; Democracia, tica e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalizao e poltica internacional; polticas pblicas, responsabilidade social, cincia e tecnologia; Epidemiologia: polticas de sade, fiscalizao em sade, epidemiologia, Sistema nico de Sade -SUS, Construo do Conhecimento Cientfico e Metodologia da Pesquisa: histria do conhecimento cientfico; filosofia da cincia; raciocnio lgico-dedutivo e soluo de problemas; principais paradigmas de cincia e suas aproximaes com a produo do conhecimento; saber cientfico e saber popular; cuidado em sade como prtica social.Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Estudo da estatstica aplicada s cincias da sade como instrumento de trabalho em sade/enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Tcnicas e procedimentos de enfermagem relacionados s necessidades bsicas do paciente nos aspectos biopsicossociais, semiologia clinica. tica e Profissionalismo: A tica na enfermagem como marco regulatrio e seus desdobramentos no exerccio profissional. A biotica e a responsabilidade com os servios de sade. Concepes de assistncia de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em sade/enfermagem. Sistemas Corporais: Aspectos morfofisiolgicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patolgicos e suas relaes farmacolgicas.

  • ESCOLA DA SADE

    15

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    5

    Especficos da Srie Atual: Bases Biolgicas do Comportamento: conceitos bsicos em psicobiologia. Sistemas promotores e controladores do comportamento. Bases biolgicas das funes cognitivas e comportamentais do ser humano. Farmacologia Aplicada Enfermagem Poltica de frmacos no Brasil e a legislao de enfermagem quanto sua prescrio/transcrio. Conhecimentos bsicos sobre a utilizao/prescrio dos medicamentos utilizados na consulta de enfermagem. Processo de Cuidar no Ciclo Vital I O indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem nas dimenses individual e coletiva. Determinantes do processo sade/doena relacionados a cada fase do ciclo vital no mbito da ateno bsica. Sade do Trabalhador O homem e suas relaes com o trabalho. O trabalho como determinante e condicionante de potenciais de risco e de benefcio sade. A poltica de sade do trabalhador no Brasil. Terapias Complementares: Saberes da tradio no contexto das terapias naturais e complementares direcionados ao contexto do cuidar em sade/enfermagem. Especficos das Sries Anteriores: Conhecimentos gerais sobre temas atuais: Cultura e Arte; Avanos tecnolgicos; Cincia, tecnologia e sociedade; Democracia, tica e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalizao e poltica internacional; polticas pblicas, responsabilidade social, cincia e tecnologia; Epidemiologia: polticas de sade, fiscalizao em sade, epidemiologia, Sistema nico de Sade -SUS, Construo do Conhecimento Cientfico e Metodologia da Pesquisa: histria do conhecimento cientfico; filosofia da cincia; raciocnio lgico-dedutivo e soluo de problemas; principais paradigmas de cincia e suas aproximaes com a produo do conhecimento; saber cientfico e saber popular; cuidado em sade como prtica social.Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Estudo da estatstica aplicada s cincias da sade como instrumento de trabalho em sade/enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Tcnicas e procedimentos de enfermagem relacionados s necessidades bsicas do paciente nos aspectos biopsicossociais, semiologia clinica. tica e Profissionalismo: A tica na enfermagem como marco regulatrio e seus desdobramentos no exerccio profissional. A biotica e a responsabilidade com os servios de sade. Concepes de assistncia de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em sade/enfermagem. Sistemas Corporais: Aspectos morfofisiolgicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patolgicos e suas relaes farmacolgicas. Enfermagem na Promoo Sade Organizao dos servios de sade no contexto do sistema nico de sade. Conceitos e modelos de promoo sade na perspectiva do cuidado integral sade. Mecanismos de Agresso e Defesa Caractersticas biolgicas dos organismos patognicos, suas interaes com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunolgico. Mtodos laboratoriais utilizados na prtica clnica investigativa para diagnstico dos agravos. Semiologia e Semiotcnica II: tcnicas e procedimentos de enfermagem em aes de cuidado integral, utilizando evidncias cientficas para uma prtica segura e de qualidade.

    6

    Especficos da Srie Atual: Atendimento Pr-hospitalar e Biossegurana Histrico do atendimento pr-hospitalar. Normatizao e medidas de biossegurana. Classificao de materiais e riscos de contaminao no atendimento pr-hospitalar. Diferenas e mtodos de socorro, resgate e atendimento pr-hospitalar. Suporte bsico de vida em situaes clnicas e traumticas. Avaliao inicial e secundria no atendimento pr-hospitalar. Educao em Sade Principais tendncias pedaggicas e repercusses na compreenso do ato educativo. Processo de trabalho em enfermagem no contexto da educao em sade. Gnero e Sade Construo histrica da enfermagem sob a tica de gnero. Gnero e sua implicao no processo sade-doena de homens e mulheres. A insero masculina na enfermagem. Gnero, raa e etnia. Os estudos de gnero e repercusses na construo de polticas pblicas de Sade. Processo de Cuidar no Ciclo Vital II Determinantes do processo sade/doena do indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem no mbito da ateno bsica como resposta s necessidades sociais nos ciclos de vida. Programa Interdisciplinar Comunitrio: Ncleo e

  • ESCOLA DA SADE

    16

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    campo. Conceitos de sade. SUS, Princpios, Promoo sade. Preveno de doenas. Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade. Ateno Bsica: Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada. Determinantes sociais. Territorializao, equipamentos e espaos sociais. Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social. Diagnstico Comunitrio. Escala de coelho, genograma, ecomapa. Sala de situao. Especficos das Sries Anteriores: Conhecimentos gerais sobre temas atuais: Cultura e Arte; Avanos tecnolgicos; Cincia, tecnologia e sociedade; Democracia, tica e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalizao e poltica internacional; polticas pblicas, responsabilidade social, cincia e tecnologia; Epidemiologia: polticas de sade, fiscalizao em sade, epidemiologia, Sistema nico de Sade -SUS, Construo do Conhecimento Cientfico e Metodologia da Pesquisa: histria do conhecimento cientfico; filosofia da cincia; raciocnio lgico-dedutivo e soluo de problemas; principais paradigmas de cincia e suas aproximaes com a produo do conhecimento; saber cientfico e saber popular; cuidado em sade como prtica social.Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Estudo da estatstica aplicada s cincias da sade como instrumento de trabalho em sade/enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Tcnicas e procedimentos de enfermagem relacionados s necessidades bsicas do paciente nos aspectos biopsicossociais, semiologia clinica. tica e Profissionalismo: A tica na enfermagem como marco regulatrio e seus desdobramentos no exerccio profissional. A biotica e a responsabilidade com os servios de sade. Concepes de assistncia de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em sade/enfermagem. Sistemas Corporais: Aspectos morfofisiolgicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patolgicos e suas relaes farmacolgicas. Enfermagem na Promoo Sade Organizao dos servios de sade no contexto do sistema nico de sade. Conceitos e modelos de promoo sade na perspectiva do cuidado integral sade. Mecanismos de Agresso e Defesa Caractersticas biolgicas dos organismos patognicos, suas interaes com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunolgico. Mtodos laboratoriais utilizados na prtica clnica investigativa para diagnstico dos agravos. Semiologia e Semiotcnica II: tcnicas e procedimentos de enfermagem em aes de cuidado integral, utilizando evidncias cientficas para uma prtica segura e de qualidade. Bases Biolgicas do Comportamento: conceitos bsicos em psicobiologia. Sistemas promotores e controladores do comportamento. Bases biolgicas das funes cognitivas e comportamentais do ser humano. Farmacologia Aplicada Enfermagem Poltica de frmacos no Brasil e a legislao de enfermagem quanto sua prescrio/transcrio. Conhecimentos bsicos sobre a utilizao/prescrio dos medicamentos utilizados na consulta de enfermagem. Processo de Cuidar no Ciclo Vital I O indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem nas dimenses individual e coletiva. Determinantes do processo sade/doena relacionados a cada fase do ciclo vital no mbito da ateno bsica. Sade do Trabalhador O homem e suas relaes com o trabalho. O trabalho como determinante e condicionante de potenciais de risco e de benefcio sade. A poltica de sade do trabalhador no Brasil. Terapias Complementares: Saberes da tradio no contexto das terapias naturais e complementares direcionados ao contexto do cuidar em sade/enfermagem.

    7

    Especficos da Srie Atual: Motricidade e Corporeidade estudo do homem a partir de seu corpo em movimento considerando as relaes do sujeito com o outro. Consideraes gerais acerca da motricidade humana. Corpo e sua relao com a cultura, com os signos, os smbolos e os papis. Corpo e subjetividade. Corpo e constituio do sujeito. Processo de Cuidar no Ciclo Vital III Determinantes do processo sade/doena do indivduo nas vrias fases do ciclo vital, no mbito da mdia e da alta complexidade. Seminrios de Estudos em Sade Coletiva Articulao dos servios de enfermagem com os demais nveis de complexidade. Construo de conhecimentos e habilidades voltados ao cuidado em sade no mbito individual e coletivo na rea da sade

  • ESCOLA DA SADE

    17

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    coletiva. Especficos das Sries Anteriores: Conhecimentos gerais sobre temas atuais: Cultura e Arte; Avanos tecnolgicos; Cincia, tecnologia e sociedade; Democracia, tica e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalizao e poltica internacional; polticas pblicas, responsabilidade social, cincia e tecnologia; Epidemiologia: polticas de sade, fiscalizao em sade, epidemiologia, Sistema nico de Sade -SUS, Construo do Conhecimento Cientfico e Metodologia da Pesquisa: histria do conhecimento cientfico; filosofia da cincia; raciocnio lgico-dedutivo e soluo de problemas; principais paradigmas de cincia e suas aproximaes com a produo do conhecimento; saber cientfico e saber popular; cuidado em sade como prtica social.Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Estudo da estatstica aplicada s cincias da sade como instrumento de trabalho em sade/enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Tcnicas e procedimentos de enfermagem relacionados s necessidades bsicas do paciente nos aspectos biopsicossociais, semiologia clinica. tica e Profissionalismo: A tica na enfermagem como marco regulatrio e seus desdobramentos no exerccio profissional. A biotica e a responsabilidade com os servios de sade. Concepes de assistncia de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em sade/enfermagem. Sistemas Corporais: Aspectos morfofisiolgicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patolgicos e suas relaes farmacolgicas. Enfermagem na Promoo Sade Organizao dos servios de sade no contexto do sistema nico de sade. Conceitos e modelos de promoo sade na perspectiva do cuidado integral sade. Mecanismos de Agresso e Defesa Caractersticas biolgicas dos organismos patognicos, suas interaes com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunolgico. Mtodos laboratoriais utilizados na prtica clnica investigativa para diagnstico dos agravos. Semiologia e Semiotcnica II: tcnicas e procedimentos de enfermagem em aes de cuidado integral, utilizando evidncias cientficas para uma prtica segura e de qualidade. Bases Biolgicas do Comportamento: conceitos bsicos em psicobiologia. Sistemas promotores e controladores do comportamento. Bases biolgicas das funes cognitivas e comportamentais do ser humano. Farmacologia Aplicada Enfermagem Poltica de frmacos no Brasil e a legislao de enfermagem quanto sua prescrio/transcrio. Conhecimentos bsicos sobre a utilizao/prescrio dos medicamentos utilizados na consulta de enfermagem. Processo de Cuidar no Ciclo Vital I O indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem nas dimenses individual e coletiva. Determinantes do processo sade/doena relacionados a cada fase do ciclo vital no mbito da ateno bsica. Sade do Trabalhador O homem e suas relaes com o trabalho. O trabalho como determinante e condicionante de potenciais de risco e de benefcio sade. A poltica de sade do trabalhador no Brasil. Terapias Complementares: Saberes da tradio no contexto das terapias naturais e complementares direcionados ao contexto do cuidar em sade/enfermagem. Atendimento Pr-hospitalar e Biossegurana Histrico do atendimento pr-hospitalar. Normatizao e medidas de biossegurana. Classificao de materiais e riscos de contaminao no atendimento pr-hospitalar. Diferenas e mtodos de socorro, resgate e atendimento pr-hospitalar. Suporte bsico de vida em situaes clnicas e traumticas. Avaliao inicial e secundria no atendimento pr-hospitalar. Educao em Sade Principais tendncias pedaggicas e repercusses na compreenso do ato educativo. Processo de trabalho em enfermagem no contexto da educao em sade. Gnero e Sade Construo histrica da enfermagem sob a tica de gnero. Gnero e sua implicao no processo sade-doena de homens e mulheres. A insero masculina na enfermagem. Gnero, raa e etnia. Os estudos de gnero e repercusses na construo de polticas pblicas de Sade. Processo de Cuidar no Ciclo Vital II Determinantes do processo sade/doena do indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem no mbito da ateno bsica como resposta s necessidades sociais nos ciclos de vida. Programa Interdisciplinar Comunitrio: Ncleo e campo. Conceitos de sade. SUS, Princpios, Promoo sade. Preveno de doenas. Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade. Ateno Bsica: Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada. Determinantes sociais. Territorializao, equipamentos e espaos sociais. Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social. Diagnstico Comunitrio. Escala de coelho, genograma, ecomapa. Sala de

  • ESCOLA DA SADE

    18

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    situao.

    8

    Especficos da Srie Atual: Gesto e Gerncia em Enfermagem Processos de trabalho da enfermagem e aes de gerenciar do(a) enfermeiro(a). Gesto em sade. O papel do(a) enfermeiro(a) frente s novas demandas de gesto e gerncia dos servios de sade/enfermagem. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Principais concepes de Cincia e tipos de pesquisa. Principais abordagens metodolgicas na rea da sade. Principais fases na pesquisa. Escolha de tema. Escolha da amostra. Produo de dados e informaes. Anlise dos dados. Interpretao e discusso dos resultados. Como elaborar um projeto de pesquisa. Processo de Cuidar no Ciclo de Vida IV Os ciclos de vida em situao de maior vulnerabilidade. Processo de trabalho de Enfermagem no mbito da mdia e da alta complexidade, com nfase para o suporte avanado de vida. Seminrios de Estudos em Sade Clinica Processos de trabalho em enfermagem no cuidado ao individuo em situao crtica. Assistncia de Enfermagem ao indivduo e famlia em situaes de urgncia e emergncia. Especficos das Sries Anteriores: Conhecimentos gerais sobre temas atuais: Cultura e Arte; Avanos tecnolgicos; Cincia, tecnologia e sociedade; Democracia, tica e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalizao e poltica internacional; polticas pblicas, responsabilidade social, cincia e tecnologia; Epidemiologia: polticas de sade, fiscalizao em sade, epidemiologia, Sistema nico de Sade -SUS, Construo do Conhecimento Cientfico e Metodologia da Pesquisa: histria do conhecimento cientfico; filosofia da cincia; raciocnio lgico-dedutivo e soluo de problemas; principais paradigmas de cincia e suas aproximaes com a produo do conhecimento; saber cientfico e saber popular; cuidado em sade como prtica social.Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Estudo da estatstica aplicada s cincias da sade como instrumento de trabalho em sade/enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Tcnicas e procedimentos de enfermagem relacionados s necessidades bsicas do paciente nos aspectos biopsicossociais, semiologia clinica. tica e Profissionalismo: A tica na enfermagem como marco regulatrio e seus desdobramentos no exerccio profissional. A biotica e a responsabilidade com os servios de sade. Concepes de assistncia de enfermagem como instrumento organizativo do trabalho em sade/enfermagem. Sistemas Corporais: Aspectos morfofisiolgicos dos sistemas corporais na normalidade. Aspectos patolgicos e suas relaes farmacolgicas. Enfermagem na Promoo Sade Organizao dos servios de sade no contexto do sistema nico de sade. Conceitos e modelos de promoo sade na perspectiva do cuidado integral sade. Mecanismos de Agresso e Defesa Caractersticas biolgicas dos organismos patognicos, suas interaes com o organismo humano e a resposta deste mediada pelo sistema imunolgico. Mtodos laboratoriais utilizados na prtica clnica investigativa para diagnstico dos agravos. Semiologia e Semiotcnica II: tcnicas e procedimentos de enfermagem em aes de cuidado integral, utilizando evidncias cientficas para uma prtica segura e de qualidade. Bases Biolgicas do Comportamento: conceitos bsicos em psicobiologia. Sistemas promotores e controladores do comportamento. Bases biolgicas das funes cognitivas e comportamentais do ser humano. Farmacologia Aplicada Enfermagem Poltica de frmacos no Brasil e a legislao de enfermagem quanto sua prescrio/transcrio. Conhecimentos bsicos sobre a utilizao/prescrio dos medicamentos utilizados na consulta de enfermagem. Processo de Cuidar no Ciclo Vital I O indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem nas dimenses individual e coletiva. Determinantes do processo sade/doena relacionados a cada fase do ciclo vital no mbito da ateno bsica. Sade do Trabalhador O homem e suas relaes com o trabalho. O trabalho como determinante e condicionante de potenciais de risco e de benefcio sade. A poltica de sade do trabalhador no Brasil. Terapias Complementares: Saberes da tradio no contexto das terapias naturais e complementares direcionados ao contexto do cuidar em sade/enfermagem. Atendimento Pr-hospitalar e Biossegurana Histrico do atendimento

  • ESCOLA DA SADE

    19

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    pr-hospitalar. Normatizao e medidas de biossegurana. Classificao de materiais e riscos de contaminao no atendimento pr-hospitalar. Diferenas e mtodos de socorro, resgate e atendimento pr-hospitalar. Suporte bsico de vida em situaes clnicas e traumticas. Avaliao inicial e secundria no atendimento pr-hospitalar. Educao em Sade Principais tendncias pedaggicas e repercusses na compreenso do ato educativo. Processo de trabalho em enfermagem no contexto da educao em sade. Gnero e Sade Construo histrica da enfermagem sob a tica de gnero. Gnero e sua implicao no processo sade-doena de homens e mulheres. A insero masculina na enfermagem. Gnero, raa e etnia. Os estudos de gnero e repercusses na construo de polticas pblicas de Sade. Processo de Cuidar no Ciclo Vital II Determinantes do processo sade/doena do indivduo nas vrias fases do ciclo vital. Processo de trabalho em sade/enfermagem no mbito da ateno bsica como resposta s necessidades sociais nos ciclos de vida. Programa Interdisciplinar Comunitrio: Ncleo e campo. Conceitos de sade. SUS, Princpios, Promoo sade. Preveno de doenas. Conceitos de multi/inter/transdisciplinaridade. Ateno Bsica: Sade da Famlia, Apoio matricial, NASF, Clnica Ampliada. Determinantes sociais. Territorializao, equipamentos e espaos sociais. Famlia; Visita domiciliar, e-SUS, ficha de Cadastro Individual e de Visita Domiciliar. Controle Social. Diagnstico Comunitrio. Escala de coelho, genograma, ecomapa. Sala de situao. Motricidade e Corporeidade estudo do homem a partir de seu corpo em movimento considerando as relaes do sujeito com o outro. Consideraes gerais acerca da motricidade humana. Corpo e sua relao com a cultura, com os signos, os smbolos e os papis. Corpo e subjetividade. Corpo e constituio do sujeito. Processo de Cuidar no Ciclo Vital III Determinantes do processo sade/doena do indivduo nas vrias fases do ciclo vital, no mbito da mdia e da alta complexidade. Seminrios de Estudos em Sade Coletiva Articulao dos servios de enfermagem com os demais nveis de complexidade. Construo de conhecimentos e habilidades voltados ao cuidado em sade no mbito individual e coletivo na rea da sade coletiva.

    ENFERMAGEM MOSSOR

    Srie Temas

    3

    CONTEDOS DE SRIE ATUAL Sistemas Corporais: A produo do Cuidado Integral em Sade no espao da Poltica de Sanitria Brasileira Atual; Tecido Nervoso; Desequilbrio celular Agresso celular Necrose Tecidual; Medula Espinal, Tronco enceflico e Cerebelo; Noes de frmacos e vias de administrao de medicamentos; Absoro de drogas; Sinapse e Neurotransmissores; Contrao Muscular Esqueltica e Lisa; Diencfalo e Telencfalo; Patologias do SNC; Distribuio e Biotransformao de drogas; Distrbios do crescimento e da diferenciao; Neoplasias. Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Organizao e apresentao dos dados. Dados brutos e agrupados. Intervalos e transformaes numricas; Estatstica descritiva. Definio e tipo de variveis. Tabela de distribuio dos dados e representao grfica; Medidas de tendncia central e de disperso; Introduo ao estudo probabilistico e propriedades epidemiolgicas. Distribuio de probabilidade para variveis discretas e contnuas; Mtodos bsicos de amostragem. Inferncia. Aleatorizao. Estudo transversal (cross-sectional). Estudo prospectivo (follow up). tica e Profissionalismo: tica, moral e biotica: resgate de suas conceitualizaes; Bases conceituais: enfermagem, exerccio profissional e tica na enfermagem; Organizao do Trabalho: Atual Mundo do Trabalho; Deontologia da enfermagem: conceito, princpios e valores fundamentais de tica, biotica e moral; Responsabilidade tica dos profissionais no exerccio da enfermagem, no mbito das reas de atuao e das relaes com o indivduo, famlia e sociedade em geral; Legislao e tica: bases legais relacionadas rea da sade e ao exerccio profissional da enfermagem; Cdigo de tica de Enfermagem e Lei do Exerccio Profissional de Enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Semiologia e Semiotcnica e sua relao com a enfermagem e sistematizao da assistncia em enfermagem; Pronturio (anotaes e registros); Resgatar Resoluo 358 do COFEN. Aspectos legais dos registros de enfermagem;

  • ESCOLA DA SADE

    20

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    Discusso sobre o processo de construo e estabelecimento de protocolos em enfermagem; Controle de Infeces Relacionadas Assistncia Sade IRAS: Aspectos histricos gerais e estruturao das comisses e servio de controle de infeco; Conceitos gerais e terminologia bsica em epidemiologia hospitalar e controle de infeco: infeco, contaminao, assepsia, anti-sepsia, anti-spticos, etc; Aspectos epidemiolgicos das infeces hospitalares. Mecanismos de transmisso de agentes infecciosos; Aspectos econmicos / ticos e legais das infeces; Uso de EPIs e tcnicas de lavagem de mos e calar luvas; Comisso de CCIH (conceitos, equipe, processo de trabalho etc); Anamnese e exame fsico nos ciclos de vida; Verificao de sinais vitais: pulso, PA, temperatura, frequncia respiratria; Antropometria: peso, altura, clculo de IMC, medida da cintura abdominal, permetros ceflico, torcico, avaliao da glicosimetria; Preveno de infeces relacionadas verificao dos sinais vitais; Registros de enfermagem.

    4

    CONTEDO DE SRIE ATUAL Mecanismo de Agresso e Defesa: Educao em sade como instrumento de interveno em promoo em sade; Introduo dos Mecanismos de Agresso e Defesa; Imunidade Inata; Sistema de informao: Instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliao das aes em sade; Imunidade Adaptativa; Indicadores de sade; Antgeno e Imunoglobulina; Avaliar o estado de sade da comunidade; MHC e Sistema Complemento; Perfil epidemiolgico; Citologia e Fisiologia Bacteriana; Organizao dos servios de sade; Gentica Bacteriana; Mecanismo de Resistncia aos antimicrobianos e TSA. Enfermagem na Promoo Sade: Educao em sade como instrumento de interveno em promoo em sade; Territorializao; Sistema de informao: Instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliao das aes em sade; Indicadores de sade; Avaliao o estado de sade da comunidade; Perfil epidemiolgico; Organizao dos servios de sade. Semiologia e Semiotcnica II: Anamnese e exame fsico do sistema cardiovascular; Avaliao dos SSVV a partir do sistema cardiovascular dos ciclos de vida; Sinais e Sintomas normais e anormais do funcionamento cardiovascular e suas associaes com os outros sistemas corporais; Procedimentos de enfermagem; Estudo da pele e seus anexos aplicados a prtica em enfermagem; Estudo do sujeito portador de feridas fatores biopsicossociais; Avaliao de feridas; Cobertura ideal; Processo de cicatrizao; Avaliao respiratria a procura dos achados normais e anormais; Aplicao da oxigenioterapia a partir da avaliao dos sinais e sintomas; Decbito ideal diante dos desconfortos respiratrios; Manipulao e curativos dos drenos torcicos. CONTEDO DE SRIE ANTERIORES Sistemas Corporais: A produo do Cuidado Integral em Sade no espao da Poltica de Sanitria Brasileira Atual; Tecido Nervoso; Desequilbrio celular Agresso celular Necrose Tecidual; Medula Espinal, Tronco enceflico e Cerebelo; Noes de frmacos e vias de administrao de medicamentos; Absoro de drogas; Sinapse e Neurotransmissores; Contrao Muscular Esqueltica e Lisa; Diencfalo e Telencfalo; Patologias do SNC; Distribuio e Biotransformao de drogas; Distrbios do crescimento e da diferenciao; Neoplasias. Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Organizao e apresentao dos dados. Dados brutos e agrupados. Intervalos e transformaes numricas; Estatstica descritiva. Definio e tipo de variveis. Tabela de distribuio dos dados e representao grfica; Medidas de tendncia central e de disperso; Introduo ao estudo probabilistico e propriedades epidemiolgicas. Distribuio de probabilidade para variveis discretas e contnuas; Mtodos bsicos de amostragem. Inferncia. Aleatorizao. Estudo transversal (cross-sectional). Estudo prospectivo (follow up). tica e Profissionalismo: tica, moral e biotica: resgate de suas conceitualizaes; Bases conceituais: enfermagem, exerccio profissional e tica na enfermagem; Organizao do Trabalho: Atual Mundo do Trabalho; Deontologia da enfermagem: conceito, princpios e valores fundamentais de tica, biotica e moral; Responsabilidade tica dos profissionais no exerccio da enfermagem, no mbito das reas de atuao e das relaes com o indivduo, famlia e sociedade em geral; Legislao e tica: bases legais relacionadas rea da sade e ao exerccio profissional da enfermagem; Cdigo de tica de Enfermagem e Lei do Exerccio Profissional de Enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Semiologia e Semiotcnica e sua relao com a

  • ESCOLA DA SADE

    21

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    enfermagem e sistematizao da assistncia em enfermagem; Pronturio (anotaes e registros); Resgatar Resoluo 358 do COFEN. Aspectos legais dos registros de enfermagem; Discusso sobre o processo de construo e estabelecimento de protocolos em enfermagem; Controle de Infeces Relacionadas Assistncia Sade IRAS: Aspectos histricos gerais e estruturao das comisses e servio de controle de infeco; Conceitos gerais e terminologia bsica em epidemiologia hospitalar e controle de infeco: infeco, contaminao, assepsia, anti-sepsia, anti-spticos, etc; Aspectos epidemiolgicos das infeces hospitalares. Mecanismos de transmisso de agentes infecciosos; Aspectos econmicos / ticos e legais das infeces; Uso de EPIs e tcnicas de lavagem de mos e calar luvas; Comisso de CCIH (conceitos, equipe, processo de trabalho etc); Anamnese e exame fsico nos ciclos de vida; Verificao de sinais vitais: pulso, PA, temperatura, frequncia respiratria; Antropometria: peso, altura, clculo de IMC, medida da cintura abdominal, permetros ceflico, torcico, avaliao da glicosimetria; Preveno de infeces relacionadas verificao dos sinais vitais; Registros de enfermagem.

    5

    CONTEDO SRIE ATUAL Farmacologia Aplicada: Introduo farmacologia; Entendimento da farmacocintica dos medicamentos; Membranas biolgicas; transporte de frmacos atravs de membranas; Absoro de medicamentos; Vias de administrao de medicamentos; Biodisponibilidade e Bioequivalncia; Bioequivalncia; Meia-vida Biolgica dos medicamentos; Distribuio de frmacos - Modelos compartimentais. Ciclo Vital I: Politicas e programas da ateno primria em sade; Cuidado integral ao usurio hipertenso e diabtico; Cuidado integral ao usurio com hansenase e tuberculose; Primeira Semana de Sade Integral ao recm-nascido; Consulta de crescimento e desenvolvimento; Aleitamento materno e alimentao complementar Imunizao. Sade do Trabalhador: Trabalho e Ambiente: implicaes tericas e contextualizao para reflexes prticas em Sade do Trabalhador; Da medicina do trabalho sade do trabalhador: refletindo sobre os modelos de ateno sade do trabalhador; Poltica Nacional de Sade do Trabalhador; Poltica Nacional de Sade do Trabalhador e a atuao da enfermagem. Terapias Complementares: Conhecimentos cientficos e saberes da tradio: um dilogo importante para o cuidado em sade. a) A medicina cientfica e a negao de todas as outras formas de saberes; b) Saberes da tradio no o mesmo que senso comum. c) A eficcia simblica como produto do feiticeiro e sua magia; Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Bases Biolgicas do comportamento: Psicofisiologia e a sua relao com os ciclos de vida; Noes de neuroanatomia e neurofisiologia; Natureza do comportamento inato e aprendido; Comportamento reprodutivo; Comportamento alimentar nos ciclos de vida; Aprendizagem e memria nos ciclos de vida; Comportamento emocional da mulher, do recm-nascido, do Adolescente, do adulto e do idoso; Mecanismos bsicos e aspectos motivacionais da dor. CONTEDO DE SRIES ANTERIORES Sistemas Corporais: A produo do Cuidado Integral em Sade no espao da Poltica de Sanitria Brasileira Atual; Tecido Nervoso; Desequilbrio celular Agresso celular Necrose Tecidual; Medula Espinal, Tronco enceflico e Cerebelo; Noes de frmacos e vias de administrao de medicamentos; Absoro de drogas; Sinapse e Neurotransmissores; Contrao Muscular Esqueltica e Lisa; Diencfalo e Telencfalo; Patologias do SNC; Distribuio e Biotransformao de drogas; Distrbios do crescimento e da diferenciao; Neoplasias. Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Organizao e apresentao dos dados. Dados brutos e agrupados. Intervalos e transformaes numricas; Estatstica descritiva. Definio e tipo de variveis. Tabela de distribuio dos dados e representao grfica; Medidas de tendncia central e de disperso; Introduo ao estudo probabilistico e propriedades epidemiolgicas. Distribuio de probabilidade para variveis discretas e contnuas; Mtodos bsicos de amostragem. Inferncia. Aleatorizao. Estudo transversal (cross-sectional). Estudo prospectivo (follow up). tica e Profissionalismo: tica, moral e biotica: resgate de suas conceitualizaes; Bases conceituais: enfermagem, exerccio profissional e tica na enfermagem; Organizao do Trabalho: Atual Mundo do Trabalho; Deontologia da enfermagem: conceito, princpios e valores fundamentais de tica, biotica e moral; Responsabilidade tica dos profissionais no exerccio da

  • ESCOLA DA SADE

    22

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    enfermagem, no mbito das reas de atuao e das relaes com o indivduo, famlia e sociedade em geral; Legislao e tica: bases legais relacionadas rea da sade e ao exerccio profissional da enfermagem; Cdigo de tica de Enfermagem e Lei do Exerccio Profissional de Enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Semiologia e Semiotcnica e sua relao com a enfermagem e sistematizao da assistncia em enfermagem; Pronturio (anotaes e registros); Resgatar Resoluo 358 do COFEN. Aspectos legais dos registros de enfermagem; Discusso sobre o processo de construo e estabelecimento de protocolos em enfermagem; Controle de Infeces Relacionadas Assistncia Sade IRAS: Aspectos histricos gerais e estruturao das comisses e servio de controle de infeco; Conceitos gerais e terminologia bsica em epidemiologia hospitalar e controle de infeco: infeco, contaminao, assepsia, anti-sepsia, anti-spticos, etc; Aspectos epidemiolgicos das infeces hospitalares. Mecanismos de transmisso de agentes infecciosos; Aspectos econmicos / ticos e legais das infeces; Uso de EPIs e tcnicas de lavagem de mos e calar luvas; Comisso de CCIH (conceitos, equipe, processo de trabalho etc); Anamnese e exame fsico nos ciclos de vida; Verificao de sinais vitais: pulso, PA, temperatura, frequncia respiratria; Antropometria: peso, altura, clculo de IMC, medida da cintura abdominal, permetros ceflico, torcico, avaliao da glicosimetria; Preveno de infeces relacionadas verificao dos sinais vitais; Registros de enfermagem. Mecanismo de Agresso e Defesa: Educao em sade como instrumento de interveno em promoo em sade; Introduo dos Mecanismos de Agresso e Defesa; Imunidade Inata; Sistema de informao: Instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliao das aes em sade; Imunidade Adaptativa; Indicadores de sade; Antgeno e Imunoglobulina; Avaliar o estado de sade da comunidade; MHC e Sistema Complemento; Perfil epidemiolgico; Citologia e Fisiologia Bacteriana; Organizao dos servios de sade; Gentica Bacteriana; Mecanismo de Resistncia aos antimicrobianos e TSA. Enfermagem na Promoo Sade: Educao em sade como instrumento de interveno em promoo em sade; Territorializao; Sistema de informao: Instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliao das aes em sade; Indicadores de sade; Avaliao o estado de sade da comunidade; Perfil epidemiolgico; Organizao dos servios de sade. Semiologia e Semiotcnica II: Anamnese e exame fsico do sistema cardiovascular; Avaliao dos SSVV a partir do sistema cardiovascular dos ciclos de vida; Sinais e Sintomas normais e anormais do funcionamento cardiovascular e suas associaes com os outros sistemas corporais; Procedimentos de enfermagem; Estudo da pele e seus anexos aplicados a prtica em enfermagem; Estudo do sujeito portador de feridas fatores biopsicossociais; Avaliao de feridas; Cobertura ideal; Processo de cicatrizao; Avaliao respiratria a procura dos achados normais e anormais; Aplicao da oxigenioterapia a partir da avaliao dos sinais e sintomas; Decbito ideal diante dos desconfortos respiratrios; Manipulao e curativos dos drenos torcicos.

    6

    CONTEDO SRIE ATUAL Atendimento Pr-Hospitalar: Introduo ao APH e Biossegurana; Abordagem primria em vtimas clnicas e traumticas; Vias Areas e desobstruo; Reanimao cardiopulmonar (RCP); Feridas e Hemorragias; Estado neurolgico e escala de coma de Glasgow. Gnero e Sade: O que Gnero?; Compreendendo a construo histrica da categoria; Gnero x Sexo/corpo: O corpo biolgico tambm social; Gnero, Famlia e Mdia; A teoria Queer e as identidades de Gnero. Processo de Cuidar no Ciclo Vital II: Pacto pela Sade; Vigilncia sade; Pr-natal de alto risco; Controle do cncer de colo do tero e deteco precoce do cncer de mama; Parto e nascimento humanizado; Banco de Leite Humano; Teste do pezinho; Ateno integrada s Doenas Prevalentes na Infncia (AIDPI). Educao em Sade: Conceitos Gerais em Educao; Processo Ensino Aprendizagem; Metodologias Educacionais. Programa Interdisciplinar Comunitrio: Territorializao: Conceito de rea, micro-abrangncia, rea adscrita, Famlia, Visita domiciliar, Equipamentos Sociais, Relao do territrio com a informao, Mapa Inteligente; Trabalho em equipe; Reconstruo dos Mapas Inteligentes. CONTEDO DE SRIES ANTERIORES Sistemas Corporais: A produo do Cuidado Integral em Sade no espao da Poltica de

  • ESCOLA DA SADE

    23

    EDITAL N 001/2014

    EXAME INTEGRADO ESCOLA DA SADE 2014.1

    Sanitria Brasileira Atual; Tecido Nervoso; Desequilbrio celular Agresso celular Necrose Tecidual; Medula Espinal, Tronco enceflico e Cerebelo; Noes de frmacos e vias de administrao de medicamentos; Absoro de drogas; Sinapse e Neurotransmissores; Contrao Muscular Esqueltica e Lisa; Diencfalo e Telencfalo; Patologias do SNC; Distribuio e Biotransformao de drogas; Distrbios do crescimento e da diferenciao; Neoplasias. Bioestatstica Aplicada a Enfermagem: Organizao e apresentao dos dados. Dados brutos e agrupados. Intervalos e transformaes numricas; Estatstica descritiva. Definio e tipo de variveis. Tabela de distribuio dos dados e representao grfica; Medidas de tendncia central e de disperso; Introduo ao estudo probabilistico e propriedades epidemiolgicas. Distribuio de probabilidade para variveis discretas e contnuas; Mtodos bsicos de amostragem. Inferncia. Aleatorizao. Estudo transversal (cross-sectional). Estudo prospectivo (follow up). tica e Profissionalismo: tica, moral e biotica: resgate de suas conceitualizaes; Bases conceituais: enfermagem, exerccio profissional e tica na enfermagem; Organizao do Trabalho: Atual Mundo do Trabalho; Deontologia da enfermagem: conceito, princpios e valores fundamentais de tica, biotica e moral; Responsabilidade tica dos profissionais no exerccio da enfermagem, no mbito das reas de atuao e das relaes com o indivduo, famlia e sociedade em geral; Legislao e tica: bases legais relacionadas rea da sade e ao exerccio profissional da enfermagem; Cdigo de tica de Enfermagem e Lei do Exerccio Profissional de Enfermagem. Semiologia e Semiotcnica I: Semiologia e Semiotcnica e sua relao com a enfermagem e sistematizao da assistncia em enfermagem; Pronturio (anotaes e registros); Resgatar Resoluo 358 do COFEN. Aspectos legais dos registros de enfermagem; Discusso sobre o processo de construo e estabelecimento de protocolos em enfermagem; Controle de Infeces Relacionadas Assistncia Sade IRAS: Aspectos histricos gerais e estruturao