exercícios complementares - formação das monarquias nacionais e mercantilismo

3
Exercícios complementares Formação das monarquias nacionais e mercantilismo Aluno: ___________________________________________________ Turma: 7º Ano (171 e 172) Professor: Bruno Roque Younes Jaraguá do Sul ____/____/2015 1) O Estado moderno, que representou o fim das concepções políticas medievais, encontrou vários teóricos. Entre eles merecem destaque Maquiavel, Jean Bodin e Thomas Hobbes. Este último ficou conhecido por afirmar que o Estado: a) é uma criação do homem, que ao nascer já tem um contrato social com o Rei onde ele deverá obdecer sem reclamar. b) é uma criação divina, e o monarca, seu representante. c) é um instrumento de exploração das classes camponesas. d) é um instrumento democrático em benefício do indivíduo. 2) (...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição. (Jacques Bossuet (1627-1704), Política tirada da Sagrada Escritura) Com base no texto, assinale a alternativa correta. a) O autor critica o absolutismo do rei e afirma que seu poder e autoridade tem limites em relação aos homens. b) Para Bossuet, o poder real é um poder divino e não admite nenhum tipo de oposição dos homens. Rebelar-se contra o Rei é rebelar-se contra Deus. c) Os princípios de Bossuet defendem que os homens tem mais poderes divinos do que o próprio Rei. e) O autor reconhece o direito humano de revolta contra o Rei que não se mostre digno de sua função. 3) É correto afirmar, em relação ao absolutismo: a) As liberdades individuais e a preservação dos direitos alcançados pelos servos foram características do período absolutista. b) A primeira revolução de caráter burguês e contra o absolutismo ocorreu na França. c) As disputas religiosas e entre igrejas não se relacionavam de forma alguma com as práticas absolutistas. d) Na França os filósofos absolutistas defendiam práticas que ajudavam os Reis a aumentarem ainda mais seus poderes. 4) Considere o texto. “O príncipe” atormentou a humanidade durante quatro séculos. E continuará a atormentá-la. (Jean-Jacques Chevalier. As grandes obras políticas − de Maquiavel) Dentre as idéias de Maquiavel, que foram explicitadas durante o contexto da formação dos Estados Nacionais, destacam-se a) "os fins justificam os meios" e "a razão do Estado deve sobrepor-se a tudo". b) “a força é

Upload: bruno-younes

Post on 11-Dec-2015

38 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Bom Exercícios

TRANSCRIPT

Page 1: Exercícios Complementares - Formação Das Monarquias Nacionais e Mercantilismo

Exercícios complementares Formação das monarquias nacionais e mercantilismo

Aluno: ___________________________________________________ Turma: 7º Ano

(171 e 172)

Professor: Bruno Roque Younes

Jaraguá do Sul ____/____/2015

1) O Estado moderno, que representou o fim das concepções políticas medievais, encontrou vários teóricos. Entre eles merecem destaque Maquiavel, Jean Bodin e Thomas Hobbes. Este último ficou conhecido por afirmar que o Estado: a) é uma criação do homem, que ao nascer já tem um contrato social com o Rei onde ele deverá obdecer sem reclamar. b) é uma criação divina, e o monarca, seu representante. c) é um instrumento de exploração das classes camponesas. d) é um instrumento democrático em benefício do indivíduo.

2) (...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição. (Jacques Bossuet (1627-1704), Política tirada da Sagrada Escritura) Com base no texto, assinale a alternativa correta. a) O autor critica o absolutismo do rei e afirma que seu poder e autoridade tem limites em relação aos homens. b) Para Bossuet, o poder real é um poder divino e não admite nenhum tipo de oposição dos homens. Rebelar-se contra o Rei é rebelar-se contra Deus. c) Os princípios de Bossuet defendem que os homens tem mais poderes divinos do que o próprio Rei. e) O autor reconhece o direito humano de revolta contra o Rei que não se mostre digno de sua função.

3) É correto afirmar, em relação ao absolutismo: a) As liberdades individuais e a preservação dos direitos alcançados pelos servos foram características do período absolutista. b) A primeira revolução de caráter burguês e contra o absolutismo ocorreu na França. c) As disputas religiosas e entre igrejas não se relacionavam de forma alguma com as práticas absolutistas. d) Na França os filósofos absolutistas defendiam práticas que ajudavam os Reis a aumentarem ainda mais seus poderes.

4) Considere o texto. “O príncipe” atormentou a humanidade durante quatro séculos. E continuará a atormentá-la. (Jean-Jacques Chevalier. As grandes obras políticas − de Maquiavel) Dentre as idéias de Maquiavel, que foram explicitadas durante o contexto da formação dos Estados Nacionais, destacam-se a) "os fins justificam os meios" e "a razão do Estado deve sobrepor-se a tudo". b) “a força é justa quando necessária” e “cabe ao Parlamento a decisão final”. c) “o governante deve ser amado e não temido” e “o poder está na força de Deus”. d) “um déspota deve ser deposto” e “os três poderes garantem o equilíbrio de poder”.

5) A Idade Moderna (século XV à primeira metade do século XVIII), que foi marcado pela formação dos Estados Nacionais, teve como característica(s): a) o surgimento da burguesia e a consolidação do seu poder político e econômico. b) a substituição do poder dos Reis pelos camponeses. c) a consolidação dos regimes absolutistas, apoiados pela burguesia que desejava o poder econômico. d) o enfraquecimento do sistema colonial, a partir do surgimento dos novos Estados americanos.

6) No Estado Moderno Absolutista, as classes sociais que não pagavam impostos, possuíam terras e tinham acesso a cargos administrativos eram: a) clero e camponeses b) nobreza e burguesia c) clero e nobreza d) burguesia e camponeses

7) São características do Estado Nacional Absolutista: a) para garantir o poder absoluto, o rei fez acordos com a nobreza, burguesia e principalmente com os camponeses. b) o rei se utilizou das teorias de várias filósofos que defendiam o povo

Page 2: Exercícios Complementares - Formação Das Monarquias Nacionais e Mercantilismo

e a democracia para manter seu poder. c) a igreja e o clero não tinham grandes interesses econômicos em apoiar os reis. d) O poder central concentrou-se nas mãos do rei.

8) No Estado Absolutista, o povo tinha grande veneração pelo rei. Isso ocorria porque.. a) o povo era muito bem tratado pelo rei e por isso este passou a ser amado. b) o povo acreditava que o rei era o representante de Deus na terra. c) o povo passou a pagar menos impostos que a nobreza. d) o povo ficou livre de várias taxas da igreja, inclusive o dízimo. 9) Nos séculos XVI e XVII os conflitos religiosos se disseminaram por toda a Europa provocando guerras e impondo um ambiente de perseguição e fanatismo. Diante desse contexto, o aparecimento de alternativas de paz envolveu o “princípio de tolerância” que pode ser associado à seguinte opção: a) as crenças e opiniões devem ser expressas somente na intimidade; b) os seres humanos devem respeitar as crenças e opiniões uns dos outros; c) o Estado tem o dever de impedir que os seres humanos adotem crenças e opiniões falsas; d) a minoria deve adotar as opiniões e crenças da maioria.

10) Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados nacionais. Sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre a primeira e a segunda coluna. 1ª coluna 1) Bulionismo ou Metalismo 2) Colbertismo ou Industrialismo 3) Comercialismo 4) Comercial 2ª coluna ( ) Tipo de mercantilismo espanhol, quantificava a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos. ( ) Tipo de mercantilismo francês, propunha que o volume de exportações fosse maior que o de importações para que se obtivesse uma balança comercial favorável. ( ) Tipo de mercantilismo inglês, consistia em comprar barato e vender caro, ganhar no frete e estimular a construção naval. A sequência correta é: a) 2, 3 e 1 . b) 3, 2 e 1 . c) 1, 2 e 3. d) 1, 3 e 2.

11) Sabe-se que a política econômica do Estado Moderno Absolutista foi o Mercantilismo. Pode-se caracterizar a política mercantilista como sendo: a) Um conjunto de práticas comerciais e financeiras vinculado ao sistema de pensamento e intervenção contra os interesses feudais e favor da burguesia emergente. b) A principal característica da política mercantilista do Estado Moderno foi a de não se intrometer na economia do país, deixando que a mesma funcionasse a partir das regras do mercado. c) A política mercantilista não tinha como preocupação fundamental um Estado forte que acumulasse muitos metais preciosos. d) A política mercantilista caracterizou-se pelo intervencionismo do Estado, planejando a economia, adotando uma balança comercial favorável. A regra era: protecionismo, intervencionismo e exclusivismo