exercício do livro 9º ano

33
CAPÍTULO 1 A revolução tecnológica e os espaços da globalização (Página 20) Questões de compreensão . 1. Pessoal. Os alunos podem escolher vários exemplos, entre os quais os avanços tecnológicos dos meios de transporte, que provocam grandes transformações na paisagem, principalmente em razão da construção de estradas, portos, aeroportos, etc. 2. Pessoal. Verifique se as respostas estão relacionadas a novos hábitos, como a utilização de cafeteiras elétricas e máquinas de lavar louça e roupa. 3. Entre as modificações causadas na paisagem pela Primeira Revolução Industrial, podem-se citar o crescimento das cidades, o surgimento de bairros industriais nesses centros urbanos e a poluição decorrente da fumaça lançada pelas chaminés das fábricas. Essas transformações foram mais intensas nas paisagens dos Estados Unidos e de vários países europeus, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Rússia e Alemanha. 4. Na Primeira Revolução Industrial, a divisão social do trabalho se caracterizava pela existência dos donos dos meios de produção (ou capitalistas) e dos trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho aos donos dos meios de produção. Essa divisão beneficiava diretamente os capitalistas, que passaram a explorar a força de trabalho dos empregados para se apropriar de lucros cada vez maiores. 5. Com a Segunda Revolução Industrial, os países industrializados passaram a explorar matérias-primas em suas colônias localizadas' em outros continentes, sobretudo na Ásia e na África. Essas matérias-primas serviam para abastecer a crescente demanda industrial nos países que se tornavam cada vez mais industrializados, como Inglaterra, França, Holanda, Estados Unidos e Japão. Além disso, esses países passaram a fornecer produtos manufaturados para os demais países e colônias localizados em várias partes do mundo. 6. Na Terceira Revolução Industrial, o processo produtivo está cada vez mais integrado aos progressos tecnológicos, fato que proporciona a ascensão de setores de atividade que empregam alta tecnologia, como informática, microeletrônica e telecomunicações. Análise de texto e pesquisa 1. A história trata da dependência, pelo ser humano, da utilização de instrumentos e da evolução tecnológica. 2. Quando o personagem quebrou sua clava, percebeu que sem ela não poderia mais caçar. Quando quebrou o notebook, o personagem se lamentou por não saber como iria realizar suas ações do dia a dia. A relação entre os dois fatos está na dependência, por parte do ser humano, de um instrumento. 3. Pessoal.

Upload: pslaguardia

Post on 19-Dec-2014

152.653 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 1

A revolução tecnológica e os espaços da globalização (Página 20)

Questões de compreensão . 1. Pessoal. Os alunos podem escolher vários exemplos, entre os quais os avanços tecnológicos dos meios de transporte, que provocam grandes transformações na paisagem, principalmente em razão da construção de estradas, portos, aeroportos, etc. 2. Pessoal. Verifique se as respostas estão relacionadas a novos hábitos, como a utilização de cafeteiras elétricas e máquinas de lavar louça e roupa. 3. Entre as modificações causadas na paisagem pela Primeira Revolução Industrial, podem-se citar o crescimento das cidades, o surgimento de bairros industriais nesses centros urbanos e a poluição decorrente da fumaça lançada pelas chaminés das fábricas. Essas transformações foram mais intensas nas paisagens dos Estados Unidos e de vários países europeus, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Rússia e Alemanha.

4. Na Primeira Revolução Industrial, a divisão social do trabalho se caracterizava pela existência dos donos dos meios de produção (ou capitalistas) e dos trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho aos donos dos meios de produção. Essa divisão beneficiava diretamente os capitalistas, que passaram a explorar a força de trabalho dos empregados para se apropriar de lucros cada vez maiores.

5. Com a Segunda Revolução Industrial, os países industrializados passaram a explorar matérias-primas em suas colônias localizadas' em outros continentes, sobretudo na Ásia e na África. Essas matérias-primas serviam para abastecer a crescente demanda industrial nos países que se tornavam cada vez mais industrializados, como Inglaterra, França, Holanda, Estados Unidos e Japão. Além disso, esses países passaram a fornecer produtos manufaturados para os demais países e colônias localizados em várias partes do mundo.

6. Na Terceira Revolução Industrial, o processo produtivo está cada vez mais integrado aos progressos tecnológicos, fato que proporciona a ascensão de setores de atividade que empregam alta tecnologia, como informática, microeletrônica e telecomunicações.

Análise de texto e pesquisa 1. A história trata da dependência, pelo ser humano, da utilização de instrumentos e da evolução tecnológica. 2. Quando o personagem quebrou sua clava, percebeu que sem ela não poderia mais caçar. Quando quebrou o notebook, o personagem se lamentou por não saber como iria realizar suas ações do dia a dia. A relação entre os dois fatos está na dependência, por parte do ser humano, de um instrumento. 3. Pessoal.

Page 2: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 2

A dinâmica dos espaços da globalização (Página 29)

Questões de compreensão

1 As multinacionais interferem na dinâmica dos espaços da globalização porque impulsionam o intenso fluxo de informações, mercadorias, capitais e pessoas entre os lugares do mundo.

2 A expansão das multinacionais pelo mundo ocorreu por meio da transferência de empresas europeias, japonesas, canadenses e norte-americanas para os países menos desenvolvidos industrialmente. A fragmentação do processo produtivo dessas empresas foi possibilitada pelo aprimoramento das tecnologias na Terceira Revolução Industrial, quando surgiram os novos meios de transporte em massa e a comunicação em tempo real.

3 A rede de transportes é de extrema relevância para a organização do espaço geográfico de diversos países,sobretudo por ter um importante papel na ocupação territorial de muitas nações, principalmente das que apresentam grandes dimensões, como o Brasil, o Canadá e a Rússia. Os transportes também são essenciais pelo fato de viabilizarem o deslocamento de mercadorias e de pessoas em grande escala entre os países do mundo. 4 O desenvolvimento de grandes navios cargueiros, com capacidade para transportar milhares de toneladas a um custo razoavelmente baixo, tornou viável a estratégia de fragmentação do processo produtivo das multinacionais, as quais puderam, assim, instalar filiais até mesmo em lugares distantes das fontes de matérias-primas e dos mercados consumidores.

5 As informações chegam até as pessoas pelos mais diversos meios de comunicação, entre os quais a televisão, o telefone, o fax e a internet, e cada vez com mais rapidez em razão do desenvolvimento desses meios.

6 As cidades globais configuram-se como centros de decisões econômicas e financeiras mundiais pelo fato de abrigarem sedes administrativas ou financeiras de corporações multinacionais, de grandes bancos, de companhias seguradoras e de transportes, além das principais bolsas de valores do mundo. Além disso, essas cidades constituem importantes centros de produção de informações econômicas, culturais, científicas ou voltadas para o lazer; pois também abrigam universidades, institutos de pesquisas, grandes jornais, editoras, museus, teatros, etc. Essas aglomerações urbanas desempenham o papel de grandes articuladoras dos fluxos, isto é, são centros de convergência e dispersão dos fluxos em nível mundial. 7 A distribuição dos fluxos entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido é bastante desigual. Prova disso é que mais da metade dos negócios realizados no mundo ocorre entre os países ricos, e a rede que interliga essas nações, por onde circulam os principais fluxos de transporte e comunicação, configura-se como a mais densa do planeta.

Análise de texto, debate e redação 1 Não. Porque nem todas as pessoas têm acesso ao chamado dinheiro virtual, como o cartão magnético, dadas as grandes desigualdades sociais existentes nos países do mundo. 2 As frases expressam a ideia de que o papel-moeda deve ser substituído pelo dinheiro virtual, o cartão magnético. Pessoal.

Page 3: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 3Fluxos populacionais: O caso das migrações internacionais (Página 37)

Questões de compreensão

1. As principais causas dos movimentos migratórios na atualidade estão relacionadas à procura de melhores perspectivas de vida, às crises econômicas, às guerras, às revoluções, aos conflitos étnico-religiosos, etc. A expansão dos meios de transporte e comunicação é o principal fator que possibilita a ocorrência dos intensos deslocamentos populacionais entre os países do mundo.

2. Os brasileiros têm procurado melhores condições de vida e de trabalho em outros países, destacando-se nos fluxos migratórios de trabalhadores.

3. O principal benefício da atividade turística para a economia de um país é a geração de milhões de empregos diretos e indiretos.

4. Pessoal. Verifique se há coerência nas respostas dos alunos. Entre as sugestões, eles podem comentar que o governo federal deveria investir de maneira mais efetiva no desenvolvimento do turismo, por meio, por exemplo, da divulgação das belezas naturais do país no exterior e da implantação de infraestrutura mais adequada para receber- os turistas.

5. Pessoal. Verifique se há exemplos na cidade em que vivem.

Análise de texto

1. Pessoal.

2. Geralmente, os fluxos de refugiados ocorrem em razão de perseguições políticas e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais.

3. Pessoal.

Page 4: Exercício do livro 9º ano

MUNDIAL

CAPÍTULO 4O capitalismo e a sociedade de consumo (Página 47)

Questões de compreensão

1. O consumo constitui uma parte fundamental do processo de expansão do capitalismo, sendo determinante para a acumulação do capital e, consequentemente, para a geração de novas tecnologias, o que leva a um aumento crescente da produção. 2. Dizer que vivemos em um mundo cada vez mais consumista significa afirmar que o mundo em que vivemos é marcado pelo aumento crescente dos padrões de consumo. Pessoal. Os alunos podem caracterizar um estilo de vida consumista pelo exagerado volume de produtos que as pessoas adquirem e, também, pela compra de artigos que satisfazem a necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à subsistência. 3. O consumismo tende a ampliar cada vez mais a produção, o que torna necessário explorar uma quantidade também crescente de recursos. Desse modo, a natureza é vista apenas como fonte de matéria-prima, o que deflagra um intenso processo de degradação ambiental.

4. Pessoal. Os alunos podem comentar que o agravamento dos problemas ambientais pode comprometer a manutenção da vida no planeta, colocando em risco a existência humana e de outros seres.

5. O desenvolvimento de novas tecnologias é essencial para que o ser humano encontre meios alternativos para substituir a utilização de recursos não renováveis ou poluentes, como o petróleo. 6. Os problemas ambientais são causados tanto pelos países desenvolvidos quanto pelos subdesenvolvidos. Os países ricos e industrializados lançam uma imensa quantidade de gases tóxicos na atmosfera e geram a maior parte do lixo doméstico e industrial. Já os países subdesenvolvidos são responsáveis pela devastação dos grandes ecossistemas, como as florestas tropicais e equatoriais, pela erosão dos solos, pela desertificação, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e pelo assoreamento dos rios. Portanto, os problemas ambientais são de responsabilidade de todos os países.

7. Pessoal. A resposta pode ser tanto favorável quanto contrária às teorias neomalthusianas. Verifique os argumentos que os alunos utilizaram para justificar sua posição.

Análise de gráfico 1. A média de consumo de petróleo nos Estados Unidos (24,5 barris por hab./ano) é muito maior que a média mundial (4,5 barris por hab./ano). 2. Em casos como o do consumo de petróleo, é possível declarar que o aumento da população mundial não está diretamente relacionado ao esgotamento dos recursos, mas sim à quantidade consumida, por exemplo, pelos norte-americanos.

3. Certamente se esgotariam muito antes das previsões atuais.

4. Pessoal. Em algumas regiões dos Estados Unidos, há em média 82 veículos para cada grupo de 100 habitantes. No Brasil, essa média é de 45 veículos por grupo de 100 habitantes.

Page 5: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 5Meio ambiente e problemática ecológica (Página 55)

Questões de compreensão

1. O pensamento na sociedade capitalista está relacionado à ideia de desenvolvimento, que opõe o ser humano à preservação da natureza.

2. Pessoal. Converse com os alunos sobre o papel que uma ONG poderia desempenhar no município onde vivem, e como eles poderiam colaborar no combate aos problemas ambientais existentes em sua cidade.

3. As correntes ambientalistas que têm mais afinidade com a ideia de desenvolvimento sustentável são a conservacionista - que defende o controle do crescimento populacional e a diminuição no ritmo da expansão econômica como forma de resolver os problemas ambientais - e a ecodesenvolvimentista - que prega a transformação da sociedade por meio de uma mudança nos padrões de comportamento.

4. Pessoal. Os alunos podem comentar que o exemplo da Revolução Verde revela que o desenvolvimento tecnológico não é capaz, por si só, de resolver os problemas da humanidade. Além de não resolver o problema da fome, a Revolução Verde gerou uma série de impactos ambientais por causa da aplicação indiscriminada de agrotóxicos.

5. Sim. Ao declarar que não somos passageiros, mas tripulantes da Terra, a frase expressa a ideia de que todos nós devemos estar no controle, tomando decisões e nos conscientizando dos nossos atos. Os alunos podem explicar a relação local/global dando exemplos de posturas que as pessoas devem assumir no dia a dia, como dar preferência a alimentos orgânicos, evitar o desperdício de água e embalagens e promover a reciclagem do lixo no local onde vivem.

Page 6: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 6Globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento (Página 60)

Questões de compreensão 1. Entre os exemplos, podemos citar: quase metade da população mundial, cerca de 2,6 bilhões de pessoas, sobrevive com menos de 2 dólares por dia; as 500 maiores fortunas do mundo ultrapassam o valor de toda a renda recebida pelas 416 milhões de pessoas mais pobres do planeta; os 20% mais ricos acumulam cerca de três quartos do rendimento mundial. 2. A globalização acentuou as desigualdades econômicas entre os países porque levou as nações subdesenvolvidas ao empobrecimento. Com a abertura dos mercados, a concorrência tornou-se muito maior e muitas empresas foram levadas à falência, comprometendo o crescimento da economia dos países pobres,cujo setor produtivo não estava em condições de competir com o dos países desenvolvidos. Além disso, a abertura econômica repercutiu diretamente sobre o endividamento dos países subdesenvolvidos, que precisaram recorrer a empréstimos internacionais para saldar os déficits provocados em sua balança comercial.

3. Na atual fase de globalização econômica, a DIT caracteriza-se pelas disparidades tecnológicas existentes entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Os desenvolvidos apresentam um nível tecnológico elevado, o que garante a exportação de produtos mais valorizados e maior captação de recursos financeiros, gerando as condições para investir em novas tecnologias. Os países subdesenvolvidos, por sua vez, apresentam um nível tecnológico reduzido e, por isso, dependem da exportação de produtos menos valorizados, o que não garante a obtenção de recursos suficientes para investir no desenvolvimento de novas tecnologias.

4. Pessoal. Oriente os educandos na escolha do tema e na analogia com o Brasil.Verifique a lógica das comparações estabeleci das pelos alunos.

5. Sim. Ao acentuar ainda mais as desigualdades no mundo, o processo de globalização tem levado a uma crescente exclusão dos países subdesenvolvidos, que, além de empobrecer cada vez mais, têm cada vez menos poder de decisão sobre as políticas globais. Com isso, esses países não obtêm os benefícios da globalização. 6 Acompanhe o debate dos alunos e destaque a ideia de que a educação é condição básica para um país se desenvolver. Os investimentos em educação resultam em melhoria no nível de qualificação profissional, e isso é imprescindível para que o país desenvolva novas tecnologias, garantindo o crescimento de sua economia.

Análise de mapa 1. O maior número de usuários da internet está no grupo dos países desenvolvidos.

2. Sim. Um dos aspectos do processo de globalização está relacionado às diferenças no nível tecnológico dos países, o que se pode verificar na desigualdade de acesso à internet. 3. A representação mostra que as trocas de informação e o intercâmbio cultural por meio da internet ocorrem com mais intensidade entre os países desenvolvidos, nos quais há maior número de usuários conectados à rede mundial de computadores.

4 Por não investirem no desenvolvimento de novas tecnologias, os países subdesenvolvidos são também os que têm menos acesso a recursos tecnologicamente avançados, como a internet.

5 A internet possibilita que circulem pelo mundo milhares de informações por meio de mensagens,notícias e pesquisas. Pela internet também é possível conversar com pessoas que estejam em lugares muito distantes, realizar compras, "visitar" museus, bibliotecas, etc. Pessoal. Os alunos podem responder que a internet seria útil para a população aos países mais pobres, por exemplo, ao propiciar o acesso a serviços que poderiam contribuir para a melhoria de vida das pessoas.

Page 7: Exercício do livro 9º ano

AMÉRICA DESENVOLVIDA

CAPÍTULO 7O quadro natural da América desenvolvida (Página 68)

Questões de compreensão

1. Whitehorse: clima frio, com baixa pluviosidade no decorrer do ano e temperaturas que se elevam nos meses de verão no hemisfério Norte. Pueblo: clima semiárido, com baixa pluviosidade nos meses de verão e temperaturas que variam entre 25° C nos meses de verão, e abaixo de zero nos meses mais frios do inverno. Orlando: clima subtropical, com alta precipitação durante o ano todo, mas especialmente nos meses de inverno no hemisfério Norte, e temperaturas que variam entre 15°C nos meses de inverno e 28°C nos meses de verão.

2. De acordo com a posição geográfica, o território recebe influência direta das frentes frias polares vindas do Ártico. Além disso, em razão de o território ser constituído de grandes extensões de terra, as amplitudes térmicas diárias variam muito, ou seja, nas áreas do interior do continente. as temperaturas noturnas são bem mais baixas que as diurnas.

3. Na parte oeste do território, a corrente marítima fria da Califórnia retira umidade do ar e torna o clima semiárido em grande parte da costa ocidental. Além disso,as cadeias montanhosas do oeste funcionam como barreiras à baixa umidade vinda do Pacífico. Criando desertos. Já na costa leste. a passagem da corrente quente do golfo e as baixas altitudes permitem a penetração de ventos mais úmidos, o que contribui para a ocorrência de climas mais chuvosos. 4. Floresta boreal: ocorre em regiões de atuação de clima frio e predominância de coníferas; floresta temperada e subtropical: ocorre em regiões de clima temperado, onde predominam árvores caducifólias; estepes e pradarias: ocorrem em regiões de clima semiárido, com predominância de plantas herbáceas. 5. Essas leis foram criadas para proteger a vegetação da destruição causada em decorrência do rápido processo de industrialização e de modernização das atividades agrícolas. Foram criadas várias unidades de conservação, como áreas de proteção ambiental e parques nacionais, para estancar o desmatamento sem manejo e proteger a vida selvagem.

6 • Cadeias montanhosas ocidentais - foram formadas por grandes dobramentos modernos, geologicamente recentes, decorrentes do encontro entre a placa tectônica do Pacífico e a Norte-americana. Nela, estão presentes vulcões ativos e falhas geológicas que provocam centenas de abalos sísmicos todos os anos. Planícies centrais - originam-se da deposição de sedimentos, em eras geológicas recentes, trazidos por rios ou lagos naturais. Planaltos da porção oriental - formados por maciços antigos, intensamente desgastados pelo processo erosivo.

7. O rio Mississipi é navegável em quase toda a extensão e constitui uma das maiores redes hidrográficas do mundo. O rio São Lourenço liga a região dos Grandes Lagos ao oceano Atlântico. Esses dois rios compõem importantes vias de transporte de cargas e pessoas, possibilitando um intenso intercâmbio comercial entre Canadá e Estados Unidos.

Interpretação de texto e pesquisa 1. Porque essa região é considerada fisicamente instável, com presença de vulcões ativos e falhas geológicas que provocam, constantemente, centenas de abalos sísmicos. 2. O Big One é um sismo de proporções arrasadoras que, segundo cientistas, pode ocorrer a qualquer momento na região de São Francisco. A cidade localiza-se na região da falha de San Andreas, que, por sua vez, divide as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte.

3. Pessoal. Os vulcões entram em erupção de diferentes maneiras

Page 8: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 8Estados Unidos: superpotência mundial (Página 77)

Questões de compreensão

1. A ocupação do território da América desenvolvida foi realizada por meio de colônias de exploração e, sobretudo, por colônias de povoamento. A implantação de colônias de povoamento nos lugares onde os colonizadores tinham o objetivo de se fixar definitivamente foi um dos principais fatores que, mais tarde, colaboraram para que tanto os Estados Unidos quanto o Canadá alcançassem um grande desenvolvimento socioeconômico. 2. A América desenvolvida foi ocupada por colônias de exploração e por colônias de povoamento. As primeiras se caracterizavam pela intensa exploração da terra e pela pilhagem de recursos naturais, servindo exclusivamente aos interesses das metrópoles. As colônias de povoamento, por sua vez, promoveram o desenvolvimento, pois foram os locais onde os imigrantes colonizadores se fixaram e desenvolveram os próprios meios de sobrevivência, como a agricultura, o artesanato e a pecuária.

3. A existência de imensas jazidas de carvão e de ferro no nordeste dos Estados Unidos alavancou o desenvolvimento da atividade industrial na região, sobretudo após a construção das primeiras siderúrgicas e metalúrgicas.

4. A Segunda Guerra Mundial serviu para consolidar ainda mais a emergência dos Estados Unidos como potência econômica mundial. Isso foi propiciado por dois fatores principais: a escassez de produtos nos países europeus arrasados pela guerra, o que levou esses países a recorrer às importações norte-americanas, acelerando o crescimento econômico desse país; e a ajuda financeira que os Estados Unidos destinaram à reconstrução dos países europeus, o que contribuiu para que esses países se tornassem mais dependentes da economia norte-americana.

5. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos afirmaram sua hegemonia econômica no mundo, e o dólar norte-americano estava tão valorizado que se tornou a moeda de referência no mercado internacional. Assim, o valor das mercadorias comercializadas entre os países passou a ser definido conforme a cotação dessa moeda no mercado mundial.

6. Os Estados Unidos interferem no comércio internacional bloqueando a entrada de determinados produtos em seu mercado interno, aplicando sanções econômicas, embargos e bloqueios comerciais aos países que contrariam seus interesses, etc. Um exemplo disso é o bloqueio comercial a Cuba.

7. A política econômica protecionista dos Estados Unidos é composta de barreiras impostas aos produtos importados, com o objetivo de proteger seu mercado interno, impedindo que diferentes setores da economia enfrentem a concorrência de produtos vindos do exterior.

8. Os Estados Unidos fazem intervenções militares, promovem guerras, como a do Golfo (199 I), a do Afeganistão (200 I) e a do Iraque (2003), constroem bases de suas forças armadas em diversos países, etc.

Análise de texto 1. Verifique se a tradução dos alunos corresponde às seguintes: brunch - café da manhã reforçado approach - experiência, conhecimento, visão lunch - almoço ferryboat - barco para transporte de veículos e pessoas light - tranquilo hi-tech - alta tecnologia Insight - momento em que se concebe uma ideia Jethro Tull - nome de uma banda de rock inglesa Slash - nome de um guitarrista inglês cool-Iegal Trash - ruim

2. A invasão cultural dos Estados Unidos tornou-se possível por causa da ascensão do país como potência hegemônica durante o século XX. Consiste na presença, no modo de vida das pessoas do mundo todo, de elementos da cultura norte-americana, como os hábitos alimentares, as roupas e a língua.

Page 9: Exercício do livro 9º ano

3. Essa invasão é propiciada pelo rádio e pela televisão, entre outros meios de comunicação. Ela está expressa em letras de músicas, filmes, fachadas de estabelecimentos comerciais, anúncios publicitários, programas de televisão, entre outros que os alunos possam citar.

4. Pessoal. Os alunos podem citar vários exemplos, entre os quais canções norte-americanas de grande sucesso, filmes em cartaz, hábitos como a realização de refeições rápidas em lanchonetes do tipo fast-food e compras por telefone.

Page 10: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 9

O espaço geográfico norte-americano (Página 88)

Questões de compreensão

1. O índice relativamente baixo da PEA empregada na indústria norte-americana deve-se principalmente ao avançado estágio tecnológico do setor industrial do país, amplamente dominado pela automação e robotização das linhas de produção, o que 'diminui a necessidade de mão de' obra. 2. Embora os Estados Unidos sejam um dos maiores produtores de recursos energéticos e minerais do mundo, a produção desses recursos não é suficiente para suprir o elevado consumo de seu imenso parque industrial; por isso, esse país recorre às importações. 3. Nas últimas décadas, o nordeste dos Estados Unidos tem enfrentado uma forte crise, gerada por fatores como a produção de aço a custos mais baixos em países subdesenvolvidos industrializados e a forte concorrência de produtos japoneses, europeus e asiáticos. O envelhecimento das indústrias e o encarecimento da mão de obra também contribuíram para a diminuição da produção industrial nessa região dos Estados Unidos. Já as regiões sul e oeste do país passaram a atrair muitos investimentos, sobretudo aqueles ligados ao desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia, como a de informática, a de telecomunicações, a eletrônica, a aeroespacial e a de química fina. O sul também se destacou pela expansão da exploração petrolífera, e o oeste, pela implantação de indústrias armamentistas e de aviação militar. 4. Os grandes avanços tecnológicos que marcaram o desenvolvimento da atividade industrial norte-americana repercutiram diretamente na organização do espaço agrário do país, pois levaram o campo a um intenso processo de modernização, mediante o emprego de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, arados, colheitadeiras, fertilizantes e vacinas.

5. A distribuição agropecuária nos Estados Unidos caracteriza-se pela existência de regiões, ou belts (cinturões), especializadas na produção de certos gêneros. O ranching belt, localizado no centro-oeste dos Estados Unidos, destaca-se pelo desenvolvimento da pecuária e pela presença de algumas áreas irrigadas. O wheat belt, que se estende pela porção centro-norte do país, é composto de grandes monoculturas de trigo. No cotton belt, área do sudeste dos Estados Unidos, cultiva-se principalmente o algodão. O dairy belt, situado no extremo nordeste do país, destaca-se pela pecuária leiteira e pela policultura, principalmente de hortaliças, frutas e legumes. O com belt localiza-se na porção centro-leste dos Estados Unidos e destaca-se pela produção de milho associada à criação de suínos. Outras áreas do país não formam propriamente um cinturão, mas apresentam características agropecuárias próprias, como a porção que se estende do centro ao leste do país, a qual se destaca pela policultura, e também a do extremo sudeste, onde predominam culturas de clima mais quente, como arroz, cana-de-açúcar e frutas cítricas. De acordo com os mapas da indústria e a agropecuária nos Estados Unidos, a área do manufacturing belt (onde se concentram as indústrias e os grandes centros urbanos do país) praticamente coincide com a área do dairy belt (onde a produção agropecuária é destinada ao abastecimento das cidades). 6. A semelhança entre o processo de modernização do campo norte-americano e o brasileiro reside principalmente na dispensa da mão de obra rural, que foi substituída pelas máquinas à medida que houve a mecanização das propriedades, ocorrendo uma intensa migração de trabalhadores do campo para as cidades. A principal diferença entre esses processos é o fato de que nos Estados Unidos as cidades absorveram de forma razoável o afluxo de trabalhadores do campo, ao passo que no Brasil o êxodo rural provocou o crescimento desordenado das cidades.

7. Mais da metade da população norte-americana (cerca de 54% do total) concentra-se nas áreas metropolitanas localizadas principalmente no nordeste do país e na costa oeste, regiões que abrigam as maiores aglomerações urbanas dos Estados Unidos. A região menos povoada do país é a centro-oeste, que apresenta algumas áreas de montanhas e outras de clima muito seco. 8. As áreas mais deterioradas das cidades norte-americanas, sobretudo dos grandes centros

Page 11: Exercício do livro 9º ano

urbanos, têm servido como locais de moradia para a parcela mais pobre da população, que, incapaz de pagar aluguéis ou comprar imóveis em áreas mais valorizadas, acaba residindo nos bairros deteriorados, onde o preço das moradias é mais baixo. 9. Pessoal. Na resposta, os alunos podem abordar a relação entre o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos e os graves problemas ambientais decorrentes da expressiva produção industrial e agrícola do país, que é o maior poluidor do planeta.

Análise de mapas e pesquisa

1. Auxilie os alunos na análise da imagem. 2. Mais recentemente, grandes cidades, como Los Angeles, vêm crescendo em um ritmo mais acelerado, especialmente em razão do desenvolvimento econômico do sun belt, que atrai muitos trabalhadores para a região. 3. Pessoal. Auxilie os alunos no trabalho de pesquisa.

Page 12: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 10

Canadá: sociedade multicultural e potência econômica (Página 96)

Questões de compreensão1. A sociedade canadense apresenta característica multicultural pelo fato de sua população ser formada por povos de diversas nacionalidades. Britânicos e franceses constituem a maioria, e há também alemães, italianos, chineses, ucranianos e povos indígenas. 2. Os indicadores socioeconômicos utilizados para calcular o IDH são renda per capita, taxa de analfabetismo e expectativa de vida. Pessoal. Entre os aspectos que podem ser citados pelos alunos estão a prioridade do governo em investimentos na área social, o crescimento econômico do país e a adoção de rígidas leis ambientais.

3. O espaço econômico do Canadá está caracterizado pela existência de um diversificado parque industrial e de áreas restritas, porém intensamente exploradas, em que se desenvolvem atividades agropecuárias. O quadro natural canadense impõe uma série de limitações à expansão das atividades econômicas pelo território. O norte canadense, por exemplo, especificamente nas áreas dominadas pelo clima polar; é coberto por gelo, o que não favorece o desenvolvimento das atividades econômicas. As principais áreas econômicas do país localizam-se ao sul, nas regiões de clima mais ameno, que permite o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Nessas regiões encontram-se os centros industriais do país. Além disso, nas áreas onde predominam as florestas de coníferas destacam-se a exploração madeireira e a indústria de papel e celulose. 4. Embora o espaço agricultável do Canadá seja restrito a uma área de apenas 5% da superfície do país, a produção agropecuária canadense é expressiva, o que se deve, principalmente, ao alto nível de modernização das atividades rurais. Isso coloca o país na condição de grande produtor e exportador de alimentos. 5. A exploração florestal no Brasil ocorre de maneira bastante distinta da realizada no Canadá. Em nosso país, a exploração de maneira extremamente predatória tem levado à destruição acelerada das florestas. Já no Canadá, apesar de a exploração dos recursos florestais ser feita de maneira intensa, segue um rigoroso manejo, o que assegura a preservação das florestas. 6. O Canadá detém o domínio de tecnologias bastante avançadas, condição que o coloca entre os países mais desenvolvidos do mundo. O país se enquadra nos esquemas de desenvolvimento, investindo em tecnologias para obter mais recursos financeiros e reaplicá-Ios na geração de tecnologias.

7. A industrialização canadense é beneficiada pela existência de imensas e diversificadas jazidas minerais, como as de ferro, cobre, zinco, níquel e chumbo, além de um grande potencial hidráulico, aproveitado para geração de energia elétrica. A transferência de empresas norte-americanas para o Canadá é outro fator que contribui para o processo de industrialização canadense. 8. A dependência econômica que o Canadá mantém em relação aos Estados Unidos difere muito da que existe entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Isso ocorre, por exemplo, porque o Canadá não apresenta as desigualdades sociais internas que há nos países subdesenvolvidos. Além disso, a economia canadense é altamente industrializada e apresenta um elevado nível de desenvolvimento científico e tecnológico, e as reservas financeiras do país não são comprometidas pelo endividamento externo.

Análise de texto

1. A semelhança entre os povos indígenas do Canadá e do Brasil está relacionada basicamente ao passado histórico da época da colonização, quando esses povos foram perseguidos e dizimados. A diferença entre eles está ligada ao fato de que os povos indígenas do Canadá vêm recebendo maior atenção do governo por meio, por exemplo, da doação de terras. Já no Brasil, os povos indígenas não recebem a devida atenção do governo, que não consegue nem sequer assegurar a proteção das terras indígenas já demarcadas.

2. Em algumas regiões do Canadá, certas comunidades indígenas são discriminadas por empresas, instituições ou, ainda, pela população. Nessas áreas, são grandes os índices de desemprego, evasão escolar; criminalidade e suicídio entre a população indígena.3. Pessoal. Os alunos podem comentar que nem toda a população canadense desfruta de uma elevada qualidade de vida, pois grande parte das comunidades indígenas ainda enfrenta problemas e encontra-se em desvantagem social. . 4. Pessoal. Verifique a opinião dos alunos sobre a distribuição de terras aos povos indígenas como forma de resolver os problemas dessas populações. Compare as diferentes opiniões expostas.

Page 13: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 11O quadro natural da Europa (Página 106)

Questões de compreensão 1. Atenas: clima mediterrâneo, com maior precipitação nos meses de outubro a abril e menor ocorrência de chuvas no período de maio a setembro.As temperaturas são mais baixas nos meses mais chuvosos (inverno) e mais elevadas nos meses de verão no hemisfério Norte. Varsóvia: clima temperado, com chuvas no ano todo, porém mais concentradas nos meses de verão. As temperaturas são elevadas no verão e mais baixas nos meses de inverno. Murmansk: clima frio, com chuvas distribuídas no ano todo, mas com temperaturas muito baixas nó inverno e que no verão não chegam a atingir 15°C. 2. O continente Europeu localiza-se quase totalmente na zona temperada Norte do planeta, entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico. Desse modo, predomina na Europa o tipo de clima temperado. Nas regiões de maiores latitudes, atuam os climas frio e polar.Já nas regiões mais ao sul predomina o clima mediterrâneo. O predomínio de planícies, na porção centro-norte da Europa, facilita a penetração das frentes frias polares provenientes do Ártico, tornando o clima mais frio, sobretudo no inverno. Já o relevo mais irregular da porção sul do continente, com a presença de elevadas cadeias montanhosas, barra a entrada das massas de ar tropicais provenientes do norte da África, dando origem ao clima mediterrâneo, mais quente e seco que em outras partes da Europa. A corrente marítima do Atlântico Norte influencia a porção ocidental da Europa. Essa corrente tem origem na corrente marítima quente do golfo do México; por isso, ela traz calor e umidade para o clima de vários países da região, determinando invernos menos rigorosos. O efeito de maritimidade deve-se ao fato de o litoral do continente ser bastante recortado. A maior proximidade com a massa de água oceânica torna as amplitudes térmicas diárias, mensais e anuais bem menores que as registradas nas áreas interioranas, tornando o clima do litoral mais ameno, com verões e invernos menos rigorosos que os registrados nas outras regiões.

3. Floresta boreal: ocorre em regiões de atuação de clima frio e predominância de coníferas; floresta temperada e subtropical: ocorre em regiões de clima temperado, onde predominam árvores caducifólias.

4. A vegetação no continente europeu vem sofrendo alterações há mais de dois mil anos, desde as primeiras intervenções da sociedade nas paisagens naturais da região. Na Antiguidade, gregos e romanos, por exemplo, derrubaram florestas para cultivar essas áreas e utilizar a madeira. Durante a Idade Média, criaram-se novas técnicas de cultivo, como o arado a tração animal, expandindo-se, assim, as extensões de lavouras. No período da Revolução Industrial, as transformações se intensificaram, reduzindo, definitivamente, as extensas florestas temperadas a pequenas áreas de bosques.

5. a) Planícies: formas de relevo predominantes no continente europeu (cerca de 70% do território). Originam-se da deposição de sedimentos em eras geológicas recentes, trazidos por rios ou lagos naturais. Planaltos e maciços antigos: compõem-se de regiões intensamente desgastadas pelo processo erosivo desde eras geológicas remotas, com formas de relevo arredondadas e altitudes modestas. Cadeias montanhosas: são formadas por grandes dobramentos modernos, ou seja, geologicamente mais recentes que as demais formas de relevo, e decorrem do encontro das placas tectônicas localizadas, sobretudo, ao sul do continente. b) Na porção setentrional destacam-se as planícies, como a de Kola e a Barmática, e os planaltos, como o de Vai dai. Na porção meridional, destacam-se as cadeias de montanhas, como os Alpes e os Apeninos 6. O rio Reno destaca-se por banhar a região industrial mais importante da Europa, localizada no extremo oeste da Alemanha, onde é intenso o transporte de cargas. Já o rio Danúbio banha porções da Alemanha (país onde nasce), Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia, Ucrânia e Bulgária (onde está sua foz no mar Negro). Por ligar a porção central da Europa à sua porção oriental, com intenso movimento de cargas e passageiros, o Danúbio é chamado de rio transeuropeu.

Page 14: Exercício do livro 9º ano

7. Os europeus utilizam seus recursos hídricos há milênios. Contudo, nos últimos dois séculos a disponibilidade de água doce tornou-se um grave problema a ser enfrentado por vários países, pois, nesse período, a prospecção da água para o abastecimento da população e para o uso agrícola e industrial ocorreu de forma abusiva. Além disso, o desperdício e a poluição dos rios e dos solos, e consequentemente dos aquíferos, comprometeram as reservas europeias para as próximas décadas. Como consequência disso, o valor que se paga pela água em alguns países é muito alto.

Page 15: Exercício do livro 9º ano

c)d)

CAPÍTULO 12Questões políticas, ideológicas e populacionais na Europa desenvolvida

Página 115

Questões de compreensão 1. São utilizados especialmente os critérios econômicos, que levam em consideração o nível de desenvolvimento industrial das nações europeias e o padrão de vida de sua população. Já os critérios usados até o final da década de 1980 estavam ligados às diferenças geopolíticas da região: de um lado os países capitalistas; de outro, os países socialistas.

2. As maiores densidades demográficas na Europa desenvolvida localizam-se, em geral, nas grandes aglomerações urbano-industriais, isto é, nas áreas economicamente mais desenvolvidas do continente, como os vales do rio Rena, na Alemanha, e do rio PÓ, na Itália, e as metrópoles de Londres, na Inglaterra, e de Paris, na França. As menores densidades demográficas encontram-se nas regiões frias e montanhosas dos Alpes e no norte da península Escandinava, áreas onde ainda predominam as florestas de coníferas e de vegetação de tundra. Essa distribuição irregular deve-se a fatores naturais e econômicos.

3. A língua cria uma identidade e fortalece as relações entre os membros de um povo, além de ser essencial para que as minorias nacionais não percam suas tradições e sua história.

4. Pessoal.

5. Pessoal. Os alunos podem destacar os seguintes fatores: maior acesso aos serviços de saúde pública (saneamento básico, atendimento médico, etc.); atuação de sindicatos e organizações civis na conquista de melhores salários e de maior participação nos lucros das empresas para os trabalhadores; direito a seguro-desemprego e a aposentadoria digna.

6. A baixa taxa de natalidade registrada na Europa deve-se à entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho, durante o século XX, e aos altos custos com alimentação, vestuário e educação.

7. As principais consequências econômicas estão relacionadas à diminuição da proporção da população economicamente ativa, ou seja, existirão menos pessoas produzindo riquezas para o país, o que significa uma ameaça ao crescimento econômico.

Análise de texto 1. No texto é destacado o papel dos imigrantes no trabalho domiciliar: A xenofobia tem como foco a presença dos imigrantes e está relacionada ao aumento da criminal idade .

2. Muitos imigrantes ilegais que trabalham em domicílios, cuidando de idosos, podem sem deportados, o que afetará diretamente a vida desses idosos. 3. Os principais fatores que explicam a elevada proporção de idosos em países europeus, como a Itália, estão relacionados às baixas taxas de natalidade nesses países, assim como ao aumento da expectativa de vida.

4. Os imigrantes buscam melhores oportunidades de trabalho e condições de vida nos países da Europa desenvolvida. Essas correntes provêm dos países subdesenvolvidos e dos antigos países socialistas europeus.

5. Na maior parte das vezes, a restrição à entrada de imigrantes se deve às pressões exercidas por sindicatos, partidos políticos e outras entidades civis, que atribuem a onda de desemprego nos países desenvolvidos da Europa ao fato de existirem muitos trabalhadores estrangeiros nesses países.

Page 16: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 13A organização do espaço geográfico europeu (Página 126)

Questões de compreensão 1. As transformações das paisagens do espaço geográfico da Europa desenvolvida estão relacionadas ao expressivo desenvolvimento econômico e ao domínio de tecnologias cada vez mais avançadas, condições que foram alcançadas pela maioria dos países europeus.

2. Sim. De maneira geral, os países da Europa desenvolvida apresentam um setor secundário extremamente diversificado e evoluído. Alguns países, contudo, como Portugal, Espanha e Grécia, tiveram industrialização relativamente tardia, o que explica o fato de apresentarem um setor secundário menos evoluído, se comparado ao das demais nações desenvolvidas do continente. 3. O grande aumento da população urbana nos países da Europa desenvolvida está relacionado ao intenso processo de industrialização. Com o avanço da industrialização, as fábricas instaladas nas cidades passaram a atrair grande número de trabalhadores rurais. Além disso, as máquinas e os instrumentos agrícolas produzidos pelas indústrias propiciaram a modernização do campo, o que levou à dispensa e à consequente migração de muitos trabalhadores para os centros urbanos. Na maioria dos países europeus, o processo de urbanização parece ter se estagnado, e a população das cidades parece ter alcançado o limite máximo.

4. Pessoal. Os alunos podem escolher diferentes aspectos para destacar: Um aspecto bastante marcante da urbanização europeia diz respeito às transformações provocadas nas paisagens daqueles países. Nas regiões densamente povoadas, as aglomerações encontram-se tão próximas umas das outras que o espaço urbano se confunde com o rural, originando uma ocupação difusa, em que se torna difícil identificar os limites que separam o campo das cidades.

5. a) O baixo índice da PEA empregada no setor primário dos países da Europa desenvolvida é devido ao elevado nível de mecanização das propriedades rurais. b) O elevado nível de modernização do campo, associado a uma política agrícola que visa a atenderaos interesses dos produtores rurais, é uma das condições que proporcionam um aumento significativo na produtividade das atividades agrárias nos países da Europa desenvolvida.

6. As terras dos países europeus são intensamente aproveitadas para o desenvolvimento da agropecuária, exceto as áreas em que as condições naturais inviabilizam a prática dessa atividade. Pessoal.

7. De maneira geral, sim. Assim como na Europa desenvolvida, no Brasil há áreas de maior desenvolvimento econômico, como o Centro-Sul do país, onde se concentram os mais importantes centros industriais, e áreas menos desenvolvidas economicamente, como o Sertão nordestino e as regiões situadas em meio à floresta Amazônica.

Análise de texto 1. Os aterros na região de Roterdã são construídos para a ampliação do porto e suas atividades. 2. As redes de transporte integradas e organizadas interligam muitas cidades e permitem o deslocamento de pessoas com mais facilidade.

3. Porque há grande quantidade de cidades integradas por uma densa rede de transportes. Além disso, existe um crescente intercâmbio comercial e político entre os centros urbanos.

4. A circulação entre os portos permite que muitos produtos oriundos de diferentes lugares do mundo cheguem mais rápido ao destino, que, muitas vezes, encontra-se muito distante do local de origem.

Page 17: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 14A União Europeia (Página 133)

Questões de compreensão 1. O objetivo dos Estados Unidos era consolidar sua influência sobre os países arruinados com a guerra e, desse modo, impedir o avanço do socialismo, que já se expandia pelo Leste Europeu. 2. O interesse de franceses e alemães era impedir que a rivalidade entre alguns países se intensificasse e prejudicasse o crescimento econômico da Europa.

3. A União Europeia serve de modelo a outros blocos porque se encontra em um estágio de integração bem mais avançado que os demais. Outro fator é a existência de um conjunto de instituições às quais governos, empresas e cidadãos estão subordinados. 4. A União Europeia pode ser considerada uma das maiores potências econômicas do globo, pois o valor do seu PIB ultrapassou o dos Estados Unidos e o seu comércio representa cerca de 39% do total realizado mundialmente. 5. Os problemas políticos enfrentados pelos países europeus desenvolvidos estão relacionados à atuação de grupos terroristas separatistas e à ascensão de partidos xenófobos ao poder, o que pode colocar em risco a democracia alcançada. Os principais problemas econômicos enfrentados pelo bloco estão ligados à desigualdade entre os países-membros. Enquanto alguns países são altamente industrializados e servidos por uma moderna rede de transportes, como Alemanha e França, outros são pouco articulados à rede viária e têm nas atividades primárias e terciárias suas maiores fontes de divisas. 6. As metas que causaram reações negativas ao Tratado de Maastricht foram: o fim do protecionismo para as atividades agropecuárias e a liberação da entrada de produtos agrícolas mais baratos no mercado europeu; a obrigatoriedade de os governos dos países-membros adotarem medidas econômicas que objetivassem a diminuição do déficit' público. 7. Pessoal

e)Na descrição comparativa entre os gráficos, os alunos devem abordar, entre outros aspectos, o grande destaque da União Europeia em exportações e importações. Outras informações que podem ser observadas são os dados referentes à balança comercial, que se mostra negativa nos Estados Unidos e na União Europeia. 1. A economia da União Europeia.

2. a) Porque a economia da União Europeia apresenta-se cada vez mais sólida e vem se sobrepondo à norte-americana, principalmente com relação ao comércio mundial. b) O interesse dos Estados Unidos é fortalecer sua economia, integrando-se a outros países e criando um bloco econômico com o intuito de impedir o avanço da União Europeia.

Page 18: Exercício do livro 9º ano

f)

CAPÍTULO 15

O fim da União Soviética e a nova geopolítica da região (Página 141)

Questões de compreensão 1. Eurásia é o nome dado às terras contínuas da Europa e da Ásia, que formam um único continente. A divisão dessas terras em dois continentes é baseada em critérios histórico-culturais, de acordo com os quais se considera a grande diferença existente entre os povos europeus e os povos asiáticos.

2. Em um primeiro momento, a Revolução sinalizava possível melhora nas condições de vida da população russa e, também, maior participação dos cidadãos nas decisões políticas do país. Isso porque, com o modelo de sociedade implantado, objetivava-se acabar com as diferenças sociais.Todavia, durante o processo revolucionário, o governo restringiu as liberdades políticas, reprimindo de maneira violenta qualquer manifestação de oposição. Desde então, o PCUS passou a governar o país sob regime socialista, porém de forma extremamente autoritária, desconsiderando até as reivindicações que outrora levaram a população a apoiar a formação desse governo. 3. A economia soviética cresceu após a implantação do socialismo. Na prática, a produção agrícola ficou a cargo de cooperativas de pequenos agricultores e fazendas coletivas que empregavam os trabalhadores rurais. Houve desenvolvimento no campo e grande aumento na produção de alimentos. As empresas e os bancos foram estatizados, e os investimentos no setor secundário foram priorizados, sobretudo aqueles destinados à indústria bélica. Tudo isso deu à URSS, na época, a posição de grande potência industrial, inferior apenas aos Estados Unidos e à Alemanha. 4. A fim de consolidar a influência sobre os países ocupados por suas tropas, os soviéticos realizaram uma forte pressão política para implantar o socialismo no Leste Europeu, muitas vezes recorrendo ao uso da força para assegurar a conquista de seus objetivos. 5. A disputa pela expansão de suas áreas de influência levou a União Soviética (socialista) e os Estados Unidos (capitalista) a se oporem ideologicamente, dando origem à chamada Guerra Fria. Nesse período, que durou mais de quatro décadas (da década de 1950 à de 1980), as duas superpotências estiveram, várias vezes, muito próximas de um confronto direto. O acirramento das rivalidades entre soviéticos e norte-americanos, durante a Guerra Fria, levou esses países a investir prioritariamente nos setores militar e aeroespacial, ou seja, em aviões supersônicos, submarinos, peças de artilharia, bombas nucleares e mísseis de longo alcance, dando origem a uma verdadeira corrida armamentista, na qual cada superpotência tentava superar o arsenal bélico da outra. 6. a) A economia da URSS entrou em queda a partir da década de 1970 em razão dos grandes investimentos destinados à fabricação de armamentos e às pesquisas aeroespaciais, em detrimento do setor de bens e consumo.O descontentamento popular com essa situação e a abertura do regime socialista à participação do povo, por meio das reformas (Perestroika e glasnost), geraram movimentos que culminaram no fim da URSS. b) Os alunos podem explicar de diferentes maneiras as frases.Verifique se no texto dos alunos há comentários sobre o desmembramento da URSS em 15 novos países, passando a formar a chamada CEI. 7. O conjunto de países da CEI está dividido entre as regiões leste da Europa e centro-oeste da Ásia. A Rússia, em razão de sua dimensão, ocupa o leste da Europa e o norte da Ásia. As Repúblicas Bálticas situam-se no noroeste da Europa e são banhadas pelo mar Báltico.

Análise de gráfico e imagem 1.Durante a década de 1960, a União Soviética apresentou grande produção industrial e houve elevação na renda nacional. 2. Com a canalização de grandes investimentos para fabricação de armamentos durante a Guerra Fria e a produção de bens de consumo colocada em segundo plano, houve desaceleração no crescimento da economia soviética.

Page 19: Exercício do livro 9º ano

3. As filas para aquisição de um par de sapatos mostram como os produtos e bens disponíveis à população eram escassos. A partir do final da década de 1980, em razão de muito descontentamento, houve numerosas manifestações populares que culminaram com a queda de vários governos socialistas em países do Leste Europeu. Além disso, em 1989, a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, dividida desde o final da Segunda Guerra Mundial, indicavam que o socialismo soviético estava chegando ao fim.

Page 20: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 16A organização do espaço geográfico na Rússia (Página 148)

Questões de compreensão 1. No território russo, a população está mais concentrada na porção ocidental e na região do Cáucaso. Isso se deve ao clima mais ameno dessas regiões, se comparado ao do restante do território russo, e também a fatores econômicos: a região ocidental é a mais desenvolvida do país e, com a região do Cáucaso, concentra grande parte da produção agropecuária russa. Na região da Sibéria, a população está quase toda fixada ao sul, em razão, principalmente, do clima polar bastante rigoroso que atua em boa parte da região norte. 2. A produção agropecuária da Rússia é influenciada pelo clima e pelo tipo de solo predominante no país. Nas áreas de clima temperado e nas extensas manchas de solos férteis da Rússia ocidental, são realizadas duas colheitas anuais, principalmente de trigo, aveia, cevada e girassol, além de batata e beterraba. Nas áreas de clima mais quente, no Cáucaso, são cultivados produtos subtropicais, como algodão, chá, uva, oliveira e frutas cítricas. Já no clima frio e polar da Sibéria, predominam o pastoreio nômade e a atividade extrativa madeireira.

3. a) Os principais centros industriais da Rússia são: São Petersburgo, Moscou, Ninji Novgorod, Kazan, Perm, Volgogrado, Sâmara, Chelyabinsk e Novosibirsk. b) Esses centros industriais estão localizados nas porções oeste e sudoeste do território russo.

4. O governo russo incentiva a entrada de capital estrangeiro no país, por meio da implantação de multinacionais ligadas, principalmente, ao setor de bens de consumo, e busca melhorar a qualidade dos produtos industrializados russos.

5. O transporte ferroviário foi priorizado na Rússia em razão do baixo custo e da facilidade de promover grande circulação de pessoas e mercadorias entre as regiões desse imenso país. Na Rússia, o transporte ferroviário teve, e ainda tem, grande importância na ocupação do território. Já no Brasil, a ocupação foi feita por meio das rodovias, de modo que não houve investimentos no setor de transporte ferroviário, que hoje é bem pouco utilizado no país. 6. a) Na região da Sibéria, há predomínio da taiga e da tundra, paisagens que passam a maior parte do ano cobertas pela neve. Durante o inverno, as médias térmicas nunca são superiores a -15 De. b) Porque ainda são pouco exploradas suas riquezas naturais, como as jazidas minerais de ferro, ouro, diamante, cobre e estanho, além dos recursos energéticos fósseis, como petróleo, gás natural e carvão. Além disso, o solo da região é muito fértil, embora permaneça congelado durante grande parte do ano. Há algumas décadas, o então governo socialista iniciou a implantação de cidades e o desenvolvimento de atividades agropecuárias, extrativas e minerais nas regiões isoladas da Sibéria com o objetivo de povoaIas e integráIas ao espaço econômico russo.

7. Por causa do modelo de desenvolvimento adotado na região a partir da década de 1940 (de acordo com o qual se buscava rápido aumento da produção), utilizaram-se tecnologias altamente agressivas ao meio ambiente, sem controle de poluentes, e houve a utilização de máquinas e equipamentos obsoletos nas linhas de produção (o que gerava grande quantidade de resíduos sólidos). Além disso,os efluentes eram despejados diretamente em rios e lagos, sem receber nenhum tipo de tratamento. No campo, as agressões ambientais ocorreram por meio de desmatamento, uso de técnicas agrícolas inadequadas, exploração indiscriminada das reservas hídricas para irrigação e intensa utilização de agrotóxicos. Os programas para geração de. energia também acarretaram graves problemas ecológicos, como vazamentos radioativos em usinas nucleares, lançamento de imensas quantidades de carbono na atmosfera, ocasionado pela queima de carvão nas usinas termelétricas, e inundação de vastas áreas de florestas, visando à formação de lagos para o funcionamento de usinas hidrelétricas.

8. Poluição dos rios, poluição marinha, poluição do ar; desmatamento, chuva ácida e contaminação radioativa.

Análise de texto e debate 1. Porque se acredita que sob o território esteja a maior reserva de petróleo e gás natural do mundo, com cerca de I O bilhões de toneladas. 2. A região mais disputada é a cordilheira de Lomonossov, área submersa que vai da Groenlândia à Sibéria Oriental.

Page 21: Exercício do livro 9º ano

3. Argumenta-se que essa porção é ligada ao território russo por uma placa continental submersa e, por isso, o país tem direitos sobre ela. Para comprovar essa argumentação, o governo russo enviou, em agosto de 2007, dois minissubmarinos nucleares a 4,3 quilômetros de profundidade para reconhecer o solo.

4. Pessoal. .

Page 22: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 17

Rússia: conflitos e desigualdades (Página 153)

Questões de compreensão 1. A Rússia pode ser considerada um dos países cujo território abriga a maior diversidade de etnias, pois nela habitam, além do grupo étnico russo, cerca de cem grupos étnicos diferentes, que configuram verdadeiras minorias nacionais. Entre os grupos mais representativos estão os ucranianos e os bielo-russos (eslavos), além de uralianos e moldávios.

2. A unidade territorial da Rússia vem sendo ameaçada pela insatisfação das minorias nacionais em relação à maneira como Moscou tem conduzido a política econômica do país, em razão do descaso do poder central com a piora na condição socioeconômica da população. Esse fato tem gerado revolta e propiciado o surgimento de grupos nacionalistas que reivindicam a independência das repúblicas autônomas.

3. O domínio de um poderoso arsenal bélico e o controle de tecnologia aeroespacial.

4. Os principais problemas são o sucateamento do aparato tecnológico, a atual escassez de recursos financeiros para desenvolver novos projetos e o grande número de cientistas que migram para outros países. Além disso, vem ocorrendo o desmantelamento do arsenal bélico do país. De acordo com muitas denúncias, nos últimos anos, parte desse arsenal, incluindo componentes nucleares, foi roubada e vendida por autoridades militares a mafiosos e terroristas, tal é a falta de rigor no controle de armamentos pelo Estado, situação que preocupa autoridades civis e militares de todo o mundo.

5. São os problemas relacionados à transição para a economia capitalista (que causou aumento do desemprego, queda da renda per capita e retração das atividades produtivas) e o perigo iminente da fragmentação do território em razão dos conflitos separatistas que eclodem nas repúblicas autônomas.

Análise de texto e imagens 1. Moscou é um dos principais centros de consumo de luxo do mundo porque é a cidade que abriga a maior concentração de bilionários, cuja fortuna é avaliada em 670 bilhões de dólares.

2. Entre as respostas podem estar: durante o regime socialista as disparidades sociais eram menores, pois havia certa isonomia de ganhos entre os trabalhadores, com exceção da classe de burocratas, que usufruía de alguns privilégios. Com a abertura do país para a economia de mercado, acentuaram-se as desigualdades socioeconômicas, surgindo uma classe social que obtém altos rendimentos, em detrimento da maioria dos trabalhadores que vive com salários relativamente baixos. Além disso, aumentou o número de pessoas vivendo na pobreza. 3. Muitos bilionários começaram a fazer fortuna na transição para o capitalismo, na década de 1990, quando o então presidente Boris leltsin privatizou as estatais do país. Essas empresas foram vendidas a preços irrisórios, em negociações entre camaradas. 4. Pessoal. Auxilie os alunos a explorar o tema e a analisar as imagens.

Page 23: Exercício do livro 9º ano

g)

CAPÍTULO 18

A Bacia do Pacífico: aspectos econômicos e naturais (Página 160)

Questões de compreensão 1. A Bacia do Pacífico é uma região que abrange extensa área e é formada pelos países banhados pelas águas do oceano Pacífico. 2. No plano econômico, as diferenças são marcadas pela existência de grandes potências, como Japão e Canadá, e de países com economia menos desenvolvida, como Papua - Nova Guiné e Filipinas. No âmbito político, as desigualdades também são acentuadas, havendo desde nações democráticas, como Austrália e Nova Zelândia, até países que adotam regimes fechados e autoritários, como a China.

3. O Círculo de Fogo é uma denominação dada à região do planeta que abriga grande concentração de vulcões em atividade, formando uma espécie de arco, que começa no sul do Chile, passa por toda a porção ocidental da América, pela Rússia, pelo Japão e por Papua - Nova Guiné, e termina na Nova Zelândia. As atividades tectônicas podem interferir tanto na paisagem natural, criando novas formas de relevo (o grande número de vulcões que há na região), quanto nas paisagens culturais, que são configuradas, muitas vezes, de acordo com a presença dos vulcões. 4. Os atóis são ilhas de recifes de coral que surgem em torno de cones de vulcões inativos e que, por isso, têm o formato circular ou elíptico. São necessárias águas rasas, com temperatura média em torno de 24°C para a formação dos atóis.

Análise de textos, imagem e pesquisa 1. Os recifes de corais desenvolvem-se especialmente na zona intertropical da Terra.

2. Envenenamento, explosões, superaquecimento das águas oceânicas, superexploração de seus recursos, mudanças nas características das águas costeiras, erosão e poluição dos mares. 3. Pessoal.

Page 24: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 19Japão: gigante do Oriente (Página 170)

Questões de compreensão 1. O Japão é considerado uma potência mundial em razão da diversidade de seu parque industrial, do fato de abrigar universidades e centros de pesquisas, nos quais se desenvolvem as mais avançadas tecnologias, e de a população japonesa usufruir de excelente qualidade de vida.

2 A contribuição do governo na reconstrução econômica do Japão foi o investimento na criação de infraestrutura, na implantação de novas indústrias, em educação e em tecnologia. As empresas absorveram a mão de obra camponesa que migrou para as cidades e também investiram em tecnologia de ponta. Os trabalhadores, desde o período de recuperação econômica, realizam uma jornada de trabalho média de 43 horas semanais e são extremamente fiéis e subordinados à hierarquia, às regras e à rotina de trabalho das empresas. 3. O Brasil fornece ao Japão matérias-primas minerais e vegetais. Por ser um país subdesenvolvido, com um nível tecnológico reduzido, o Brasil exporta produtos menos valorizados (matérias-primas) a países desenvolvidos, como o Japão, e importa deles produtos altamente valorizados (industrializados).

4. 82% do território japonês é formado por montanhas e 18% por planícies. As indústrias japonesas encontram-se, de maneira geral, confinadas às estreitas faixas de planícies litorâneas. Essa localização é estratégica em razão da proximidade dos portos, onde é feito o desembarque de matérias-primas e o embarque de produtos industrializados para exportação.

5. O Japão investiu maciçamente em pesquisas voltadas para o desenvolvimento de produtos e implantou multinacionais em vários países, a fim de conquistar novos mercados e de utilizar mão de obra barata. Além disso, graças à robotização e à informatização, a produtividade das indústrias aumentou e os custos da produção diminuíram, o que tornou as mercadorias japonesas bastante competitivas no mercado internacional, levando o país à categoria de grande exportador de bens industrializados.

6. A população do Japão encontra-se concentrada nas áreas de planície. Os japoneses desenvolveram um sistema de transporte eficiente para superar as barreiras físicas de seu território, como o relevo montanhoso e o litoral recortado. 7. O território montanhoso impõe restrições à expansão da atividade agrícola no Japão. Embora o governo incentive a modernização da agricultura para aumentar a produtividade, a produção de alimentos no Japão é insuficiente para atender ao mercado interno. Dessa forma, o país necessita recorrer à importação.

8. Pessoal. Os alunos devem incluir em seu texto os desafios enfrentados atualmente pelo Japão, como a carência de mão de obra, a' estagnação no ritmo de crescimento econômico e a grande canalização de recursos para o setor social, por causa do envelhecimento da população.

Análise de texto 1. A palavra dekassegui, no texto, quer dizer "trabalhador temporário". Informe aos alunos que essa palavra também é utilizada para designar pessoas que migram em busca de trabalho, tanto brasileiras que vão para o Japão quanto japonesas que saem do interior do país para trabalhar nos grandes centros.

2. Os ancestrais que migraram do Japão para o Brasil, décadas depois da chegada ao país, estavam definitivamente estabelecidos. Já os brasileiros que foram para o Japão continuavam se considerando - e sendo considerados - residentes temporários em terra estrangeira. 3. Os imigrantes brasileiros estão cada vez mais se fixando no Japão. Esse fato é identificado pela paridade entre o número de homens e mulheres e pelo aumento do número de crianças e idosos da comunidade brasileira no Japão. 4. Porque é possível que uma parte dos brasileiros que hoje vive no Japão lá se estabeleça e crie raízes, como ocorreu com seus ascendentes que um dia vieram para o Brasil.

Page 25: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 20Austrália e Nova Zelândia (Página 177)

Questões de compreensão 1 A Austrália e a Nova Zelândia apresentam expressivo desenvolvimento econômico. A Austrália apresenta um elevado PIB, não tem dívida externa e se destaca na atividade da mineração. O PIB da Nova Zelândia é bem menor que o da Austrália, mas o país também não tem dívida externa, e sua principal atividade econômica é a pecuária.

2 A mineração se desenvolveu expressivamente na Austrália em razão, principalmente, da abundância de matéria-prima. A expansão dessa atividade impulsionou o processo de industrialização no país, dando origem a um parque industrial bastante diversificado.

3 A pecuária neozelandesa está baseada na criação de ovinos, cujo rebanho é o sexto maior do mundo. Essa atividade apresenta ligação com a indústria, pois alavancou o crescimento de indústrias de laticínios e de frigoríficos. Também há ligação entre essa atividade e o meio natural na Nova Zelândia, que favorece o desenvolvimento de excelentes pastagens por causa da ocorrência constante de chuvas.

4 A Austrália apresenta grandes extensões de áreas desérticas e semi-áridas. Nas áreas de clima semiárido é desenvolvida, predominantemente, a pecuária, destacando-se a produção de ovinos.

5 O turismo gera boa patê da riqueza da Austrália e da Nova Zelândia. Esses países se destacam no setor de turismo em razão da variedade natural que apresentam, além da completa infraestrutura de suas cidades.

6 As populações australiana e neozelandesa estão concentradas nas cidades.Tanto na Nova Zelândia como na Austrália, a concentração populacional é maior nas áreas litorâneas (com destaque para a região sudeste da Austrália). Nesses dois países, a população está irregularmente distribuída.

Análise de texto 1. Especialmente por causa de suas características naturais. 2. O fato de no país serem praticados diferentes esportes considerados radicais, como rafting, escalada e bungee jump. 3. Os maoris são habitantes nativos da região onde hoje é a Nova Zelândia.

4. De acordo com o texto, são pessoas extremamente simpáticas e cordiais.

Page 26: Exercício do livro 9º ano

CAPÍTULO 21As regiões polares (Página 183)

Questões de compreensão1. As principais semelhanças entre as regiões polares norte e sul são as baixas temperaturas que apresentam por causa da pouca intensidade com que os raios solares incidem nesses locais. Outra semelhança é a falta de umidade atmosférica.

2. A presença desse meio de transporte revela a prática da extração de recursos minerais e energéticos fósseis, que, além de resultar na implantação dos oleodutos, também transformou a paisagem do Ártico com a criação de povoados, cidades e indústrias, rompendo o isolamento daquela região.

3. Pessoal. . 4. Pessoal. 5. As pesquisas científicas são importantes porque visam a proteger os meios polares, as espécies de aves e outros animais que vivem nessas regiões. Essas áreas estão entre as menos transforrnad= pela ação do ser humano. 6.A atuação em pesquisas na Antártica garante ao Brasil a participação na tomada de decisões sobre o continente.Além disso, as pesquisas ligadas à área da climatologia têm auxiliado no conhecimento de fenômenos que se originam na região polar sul e que afetam nosso país.

Análise de texto 1. Os povos do Ártico aproveitam a carne dos animais, que serve de alimento, e o couro, que é utilizado para fazer casacos e barracas.

2. Os caribus são cervos, mamíferos ruminantes.

3. Os caribus migram de seu habitat nas florestas frias para as regiões de tundra no verão, em busca de alimento.

4. Com o aquecimento das temperaturas do planeta, a tundra, vegetação que é a base da alimentação dos caribus, torna-se escassa e, como consequência, os animais perdem sua fonte alimentar. Desse modo, sua alimentação e sua reprodução são prejudicadas, causando a diminuição da população desses animais.

5. A caça e a pesca predatórias, o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.

Page 27: Exercício do livro 9º ano