exercicio 2 endereços, dispositivos, internet-intranet-extranet, padroes, cabeamento respostas

3
Redes de Computadores Prof. Mauro Jansen Exercício 2 – endereçamento, dispositivos de rede, internet / intranet / extranet, padronização, padrões Ethernet e cabeamento 1. Como funciona o DHCP? Funciona através do fornecimento de endereços IP de forma automática, o que é feito por um SERVIDOR DHCP, que fica em um dispositivo ativo da rede (micro servidor ou roteador). O computador cliente envia uma requisição de endereço DHCP para a rede e se houver um servidor DHCP disponível, este enviará um endereço IP válido. (Unidade 2, slides 18 a 20 do prof. Jarlison) 2. O que é o APIPA ? É um endereço IP automático que é gerado automaticamente em computadores com Windows, quando não há um servidor DHCP na rede. Esse endereço é gerado com base na configuração de hardware do computador e fica na faixa 169.254.0.0 a 169.254.255.255, reservada pela Microsoft especialmente para essa função. (Unidade 2, slide 21 do prof. Jarlisson) 3. Quais são as classes de endereços IP ? Qual é adequada para redes locais pequenas Qual é usada na WAN ? São cinco as classes de endereços IP: A, B, C, D e E, sendo que atualmente apenas três são usadas (A, B, C). O endereço IP é formado por quatro grupos de 8 bits (4 números de um byte), e nas classes A, B e C fica fixo um, dois ou três dos grupos do endereço IP, enquanto os grupos restantes podem variar, portanto a classe C é adequada para redes locais pequenas e as três classes podem ser usadas para endereços WAN, dependendo do tamanho da rede da empresa. (Unidade 2, slides 22 a 27 do prof. Jarlisson) 4. O que são endereços internos e externos Endereços internos são visíveis somente na rede interna enquanto os externos ficam visíveis na internet e existem endereços internos e externos nas classes A, B e C. (Unidade 2, slides 28 a 32 do prof. Jarlisson) 5. O que é máscara de sub-rede ? É um conjunto de 4 números similares a um endereço IP que servem para indicar em uma rede qual é a parte fixa e qual é a parte variável, servindo também para identificar a classe de endereços da rede. Ex: 255.255.255.0 (Unidade 2, slide 34 do prof. Jarlisson)

Upload: mauro-pereira

Post on 16-Feb-2017

197 views

Category:

Devices & Hardware


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercicio 2   endereços, dispositivos, internet-intranet-extranet, padroes, cabeamento respostas

Redes de Computadores Prof. Mauro JansenExercício 2 – endereçamento, dispositivos de rede, internet / intranet / extranet, padronização, padrões Ethernet e cabeamento

1. Como funciona o DHCP?

Funciona através do fornecimento de endereços IP de forma automática, o que é feito por um SERVIDOR DHCP, que fica em um dispositivo ativo da rede (micro servidor ou roteador). O computador cliente envia uma requisição de endereço DHCP para a rede e se houver um servidor DHCP disponível, este enviará um endereço IP válido.(Unidade 2, slides 18 a 20 do prof. Jarlison)

2. O que é o APIPA ?

É um endereço IP automático que é gerado automaticamente em computadores com Windows, quando não há um servidor DHCP na rede. Esse endereço é gerado com base na configuração de hardware do computador e fica na faixa 169.254.0.0 a 169.254.255.255, reservada pela Microsoft especialmente para essa função.(Unidade 2, slide 21 do prof. Jarlisson)

3. Quais são as classes de endereços IP ? Qual é adequada para redes locais pequenas Qual é usada na WAN ?

São cinco as classes de endereços IP: A, B, C, D e E, sendo que atualmente apenas três são usadas (A, B, C). O endereço IP é formado por quatro grupos de 8 bits (4 números de um byte), e nas classes A, B e C fica fixo um, dois ou três dos grupos do endereço IP, enquanto os grupos restantes podem variar, portanto a classe C é adequada para redes locais pequenas e as três classes podem ser usadas para endereços WAN, dependendo do tamanho da rede daempresa.(Unidade 2, slides 22 a 27 do prof. Jarlisson)

4. O que são endereços internos e externos

Endereços internos são visíveis somente na rede interna enquanto os externos ficam visíveis na internet e existem endereços internos e externos nas classes A, B e C.(Unidade 2, slides 28 a 32 do prof. Jarlisson)

5. O que é máscara de sub-rede ?

É um conjunto de 4 números similares a um endereço IP que servem para indicar em uma rede qual é a parte fixa e qual é a parte variável, servindo também para identificar a classe de endereços da rede. Ex: 255.255.255.0(Unidade 2, slide 34 do prof. Jarlisson)

Page 2: Exercicio 2   endereços, dispositivos, internet-intranet-extranet, padroes, cabeamento respostas

6. Qual a diferença entre endereço estático e dinâmico? Qual mais fácil manter ?

O endereço estático deve ser definido manualmente pelo administrador de rede em cada computador enquanto o endereço dinâmico é atribuído de forma dinâmica (automática) por um servidor DHCP.O endereço dinâmico é bem mais fácil de manter pois não precisamos nos preocupar em saber quais endereços estão disponíveis para evitar duplicidades. O servidor DHCP cuidará disso.

7. Qual a diferença entre os antigos hubs e os switches que são os padrões usados hoje?

O hub apenas retransmite o dado recebido em uma porta para todas as outras portas , por isso é dito “burro”, enquanto o switch coleta mais detalhes das estações que estão ligadas aomesmo (endereço MAC e IP) e envia os pacotes para a porta correta, evitando tráfego desnecessário na rede (e colisões) e aumentando o desempenho.(Unidade II, slides 38 a 42)

8. O que faz um roteador?

Interliga redes LAN umas às outras, definindo a rota (destino) que um determinado pacote deve seguir, usando rotas estáticas definidas no mesmo pelo administrador de rede e rotas dinâmicas aprendidas através de protocolos de roteamento entre os roteadores..(Unidade II, slides 44 a 47)

9. Diferencie internet, Intranet e extranet.

A internet é Conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, tornando possível a interligação entre os computadores, independente do Sistema Operacional, utilizando o protocolo de Internet (TCP/IP). Também chamada de Rede Mundial de Computadores. Disponibiliza serviços como acesso a páginas HTTP, e-mail, FTP, troca de mensagens, etc. A intranet e a extranet são variações dos serviços da internet sendo que a intranet funciona apenas numa rede interna (ex: uma empresa) e a extranet provê serviços aos usuários externos através da internet com o uso de um código de usuário e senha.

10. Qual a importância da padronização para as redes de computadores?

Para que a comunicação nas redes seja possível com o uso de equipamentos fabricados por diversos fabricantes.

11. Como devemos proceder se quisermos lançar um site novo na internet ?

Escolher o nome do site (URL), verificar se esse site já existe, através do site registro.br e, caso não exista, efetuar o cadastro e o pagamento do registro do site, que pode ser uma taxa anual ou por período maior.

12. Qual as características do padrão Ethernet 100BASETX, que é o mais usado atualmente?

Usa cabo UTP categoria 5 (5e), usa topologia estrela e a distância máxima entre pontos é de 100m.

Page 3: Exercicio 2   endereços, dispositivos, internet-intranet-extranet, padroes, cabeamento respostas

13. Que tipo de cabo UTP usaríamos para uma instalação em ambiente de muita interferência eletromagnética?

Cabo FTP, STP ou SSTP, conforme o grau de interferência eletromagnética.

14. O que diferencia as categorias de cabos par trançado?

A qualidade e a frequência máxima suportada por eles, que depende da pureza do cobre e tecnologia usados na fabricação e afetam diretamente a distância máxima e velocidade suportada pelo cabo. As categorias mais usada atualmente é a 5e; a 6 e 6A estão se popularizando e a 7 está em desenvolvimento.

15. Quais as principais aplicação de cabos de fibra óptica?

Na interligação de redes com 300 m a 80 Km de distância entre as mesmas, principalmente se houver muita interferência eletromagnética nesse percurso.

16. Qual a finalidade das tranças nos cabos de par trançado?

Criar uma barreira eletromagnética para proteger de interferências. Os diferentes padrões de tranças minimizam o crosstalk, que é a interferência mútua entre os pares de fios dentro do cabo.