exercício 1 - ccm0121.files.wordpress.com · reprime a expressão de genes pró-apoptóticos e...

2

Click here to load reader

Upload: dangphuc

Post on 12-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercício 1 - ccm0121.files.wordpress.com · reprime a expressão de genes pró-apoptóticos e genes responsáveis pela manutenção do fenótipo epitelial. Como a proteína E1A

Não é fácil atribuir funções específicas às moléculas que compõem a lâmina basal por que essa apresenta estrutura muito complexa e suas funções biológicas resultam da sua estrutura supra molecular. O nidogênio, por exemplo, é uma proteína que promove a união entre duas glicoporteínas importantes da lâmina basal - a laminina e o colágeno tipo IV. Levando em conta as funções fundamentais desempenhadas pela lâmina basal, o fato do camundongo deficiente do gene que codifica o nidogênio-1 (isto é, o knockout do nidogênio I) ser completamente saudável foi inesperado. Igualmente inesperado foi a observação de que o knockout do gene que codifica o nidogênio-2 também resulta em animais saudáveis. Curiosamente, animais que apresentam uma mutação no domínio da molécula de laminina que elimina a interação com o nidogênio morrem logo após o nascimento. Esse domínio mutado da laminina não altera a sua conformação e não apresenta nenhuma outra função exceto a de interagir com o nidogênio. Como você explicaria essas observações? Qual o seu palpite para o fenótipo do animal duplo knockout dos genes que codificam o nidogênio-1 e o nidogênio-2?

Exercício 1

Exercício 2

A proteína E1A (Adenovirus early region 1A) é considerada um oncogene, isto é, pode levar uma célula normal a se transformar em célula tumoral. E1A interage e inativa a função do fator de transcrição CtBP (C-terminal-binding protein 1), uma proteína que reprime a expressão de genes pró-apoptóticos e genes responsáveis pela manutenção do fenótipo epitelial. Como a proteína E1A favorece a transformação de uma célula normal em célula tumoral? Você diria que o tumor resultante será maligno (invasivo) ou benigno (prolifera mas não invade tecidos adjacentes)? Explique.

Page 2: Exercício 1 - ccm0121.files.wordpress.com · reprime a expressão de genes pró-apoptóticos e genes responsáveis pela manutenção do fenótipo epitelial. Como a proteína E1A

Exercício 3

Quando células da linhagem HeLa sofrem breve exposição à luz UV a maioria das células morre em 24 horas. A liberação de citocromo c da mitocôndria pode ser detectada 6 horas depois da exposição, continuando a aumentar após 10 horas. Isso significa que as células liberam o citocromo c da mitocôndria lentamente, ou elas o fazem rapidamente porém algumas células são induzidas a morrer em períodos mais longos? Para responder a essa pergunta você transfectou essas células com um plasmídeo que expressa o citocromo c fusionado à proteína verde fluorescente (GFP) e observou o comportamento das células ao microscópio de fluorescência. As células que expressam citocromo c-GFP têm um padrão de fluorescência “em pontos” (punctate pattern) típico de proteínas mitocondriais. Você então irradiou essas células com a luz UV e observou células individuais quanto à mudança do padrão de fluorescência “em pontos”. Duas células observadas estão circundadas com uma linha branca na imagem abaixo (seta verde). O tempo transcorrido após a irradiação está indicado abaixo de cada uma das imagens (horas:minutos). Qual modelo de liberação de citocromo c esse ensaio suporta/sugere? Explique .