exercício 01 - cabeamento

4
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ – IFAP Disciplina: Cabeamento estruturado Professor Marcos Buraslan Aluno: Rosenildo Palheta Coutinho Data: 28/02/2013 EXERCÍCIO SOBRE CABEAMENTO – 01 1) Explique quais os motivos que levam o cabeamento a ser o responsável por 80% dos problema em redes de computadores. R: Os motivos em sua maioria são os cabeamentos mal feitos ou em estado precário de uso. 2) Quais os tipos de cabo utilizados em redes de computadores? R: Os tipos de cabos utilizados são: cabo coaxial, cabo par trançado, e fibra ótica. 3) Explique porque o Cabo coaxial caiu em desuso. R: Devido as suas desvantagens, entre elas podemos citar o mau contato do cabo e o problema da topologia. 4) Cite 03 desvantagens do cabo coaxial. R: O problema de mau contato nos conectores utilizados, a difícil manipulação do cabo (como ele é rígido, dificulta a instalação em ambientes comerciais, por exemplo, passá-lo através de conduítes) e o problema da topologia. 5) Quais os tipos de cabo coaxial? Cite uma característica de cada um deles. R: Cabo Coaxial Fino (10Base2): Cada segmento da rede pode ter, no máximo, 185 metros Cabo Coaxial Grosso (10Base5): Cada segmento de rede pode ter, no máximo, 500 metros 6) Cite 03 características do cabo de par trançado.

Upload: rosenildo-palheta-coutinho

Post on 11-Aug-2015

69 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercício 01 - Cabeamento

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ – IFAPDisciplina: Cabeamento estruturadoProfessor Marcos BuraslanAluno: Rosenildo Palheta CoutinhoData: 28/02/2013

EXERCÍCIO SOBRE CABEAMENTO – 01

1) Explique quais os motivos que levam o cabeamento a ser o responsável por 80% dos problema em redes de computadores.

R: Os motivos em sua maioria são os cabeamentos mal feitos ou em estado precário de uso.

2) Quais os tipos de cabo utilizados em redes de computadores?

R: Os tipos de cabos utilizados são: cabo coaxial, cabo par trançado, e fibra ótica.

3) Explique porque o Cabo coaxial caiu em desuso.

R: Devido as suas desvantagens, entre elas podemos citar o mau contato do cabo e o problema da topologia.

4) Cite 03 desvantagens do cabo coaxial.

R: O problema de mau contato nos conectores utilizados, a difícil manipulação do cabo (como ele é rígido, dificulta a instalação em ambientes comerciais, por exemplo, passá-lo através de conduítes) e o problema da topologia.

5) Quais os tipos de cabo coaxial? Cite uma característica de cada um deles.

R: Cabo Coaxial Fino (10Base2): Cada segmento da rede pode ter, no máximo, 185 metrosCabo Coaxial Grosso (10Base5): Cada segmento de rede pode ter, no máximo, 500 metros

6) Cite 03 características do cabo de par trançado.

R: Os cabos de par trançado possuem dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral e, por isso, reduzem o ruído e mantém constantes as propriedades elétricas do meio, em todo o seu comprimento. O cabo de par trançado é o meio de transmissão de menor custo por comprimento no mercado. A ligação de nós ao cabo é também extremamente simples e de baixo custo.

7) Quais as cores dos fios de um cabo de par trançado?

R: É azul, laranja, verde ou marrom, e um segundo fio que é branco.

8) Qual a sequência dos fios do cabo de par trançado em uma crimpagem com padrão 568-B?

R: Branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom e marrom

Page 2: Exercício 01 - Cabeamento

9) Explique porque devemos usar um cabo cross-over para a comunicação direta entre dois micros.

R: No cabo cruzado, a posição dos fios é diferente nos dois conectores, de forma que o par usado para enviar dados (TX) seja ligado na posição de recepção (RX) do segundo micro e vice-versa. De um dos lados a pinagem é a mesma de um cabo de rede normal, enquanto no outro a posição dos pares verde e laranja são trocados.

10) Em uma rede com taxa de transferência de 1Gbps, qual o cabo/categoria que deve ser utilizado?

R: Cabo de par-trançado categoria 5e

11) Quais os tipos de cabo de par trançado usados em redes de computadores e qual a principal diferença entre eles?

R: Categoria 1, Categoria 2, Categoria 3, Categoria 4, Categoria 5, Categoria 5e, Categoria 6, Categoria 7, a principal diferença entre os tipos de cabos par trançado é taxa de transmissão de dados.

12) Quais as ferramentas utilizadas para a preparação de um cabo de par trançado?

R: Alicate de Crimpagem, decapador, testador de cabos.

13) Quais as principais funções de um alicate de crimpagem?

R: Crimpagem de conectores RJ-45 e RJ-11, descascador de cabos.

14) Qual a ferramenta utilizada para a preparação de um conector RJ-45 fêmea?

R: Ferramenta de inserção

15) O que é um Patch panel e qual sua função?

R: É um sistema passivo, ele não possui nenhum circuito eletrônico. Trata-se somente de um painel contendo conectores. Esse painel é construído com um tamanho padrão, de forma que ele possa ser instalado em um rack, gabinete, etc. A utilização de Patch Panels confere melhor organização, maior flexibilidade e conseqüentemente, facilita a manutenção.

16) Explique porque devemos usar caixas coletoras (Tomadas RJ-45) ao invés de utilizar um cabo ligando diretamente o computador ao concentrador da rede (switch).

R: Este procedimento além de facilitar a instalação das estações da rede, facilita a manutenção. Como na maioria das vezes problemas de cabo partido ocorrem na porção perto da estação de trabalho, bastará substituir apenas um pequeno trecho do cabo.

17) Como devemos proceder ao realizar a crimpagem de uma tomada RJ-45?

R: O cabo de rede é instalado diretamente dentro da tomada. Em vez de ser crimpado, o cabo é instalado em um conector próprio (o tipo mais comum é o conector 110) que contém lâminas de

Page 3: Exercício 01 - Cabeamento

contato. A instalação é feita usando uma chave especial, chamada, em inglês, de punch down tool: A ferramenta pressiona o cabo contra as lâminas, de forma a criar o contato, e ao mesmo tempo corta o excesso de cabo. Alguns conectores utilizam uma tampa que, quando fechada, empurra os cabos, tornando desnecessário o uso da ferramenta (sistema chamado de tool-less ou auto-crimp). Eles são raros, justamente por serem mais caros.

18) Quais os tipos de Cabo STP e qual a principal diferença entre eles?

R: STP de 100 ohms: Utilizado em Redes Ethernet, aumenta a resistência contra interferência eletromagnética/interferência de radiofreqüência do fio de par trançado. A blindagem não faz parte do circuito de dados, por isso tem que ser aterrada, pois se não for à blindagem irá se transformar em uma antena e os seus problemas se multiplicarão. STP de 150 ohms: Usa a técnica de blindagem redundante, uma vez que é blindado, para reduzir a interferência eletromagnética e a interferência radiofreqüência, como cada par de fios

19) Quais são as formas de testar um cabo de par trançado para certificar-se de que o cabo está funcionando adequadamente?

R: É muito fácil utilizando os testadores de cabos disponíveis no mercado. Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao testador, no qual pressionamos o botão ON/OFF. O terminador deve ser levado até o local onde está a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45. Uma vez estando pressionado o botão ON/OFF no testador, um LED irá piscar. No terminador, quatro LEDs piscarão em seqüência, indicando que cada um dos quatro pares está corretamente ligado.

20) Qual é a essência do Cabeamento Estruturado? Justifique.

R: A essência do cabeamento estruturado é o projeto do cabeamento da rede. O cabeamento deve ser projetado sempre pensado na futura expansão da rede e na facilitação de manutenção. Devemos lembrar sempre que, ao contrario de micros e de programas que se tornam obsoletos com certa facilidade, o cabeamento de rede não é algo que fica obsoleto com o passar dos anos. Com isso, na maioria das vezes vale à pena investir em montar um sistema de cabeamento estruturado.