exemplos de seds linha de transferência - cear.ufpb.br · –nas filas os recursos são limitados,...

20
Exemplos de SEDs Linha de Transferência

Upload: duongthuan

Post on 16-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

Exemplos de SEDs Linha de Transferência

Page 2: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

– Diagrama representativo de uma fila:

– Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de alocação de recursos, para satisfazer as necessidades dos CLIENTES através do uso eficiente dos recursos do servidor.

2

Exemplo de um SED: Linha de Transferência

Page 3: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

– Visto como um SED, um sistema de filas tem dois eventos:

• c: evento de chegada de um cliente

• p: evento de partida de um cliente

– A variável de estado é o número de clientes na fila, que inclui o cliente na fila

• Estados: onde C é a capacidade da fila

– Trajetória dos estados

3

{ , }c p

{0,1,2...,( 1)}X C

Exemplo de um SED: Linha de Transferência

Page 4: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

Exemplos de SEDs Sistema de Manufatura

Page 5: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

– São sistemas descritos por sistemas de FILAS, em que: • CLIENTES: peças ou itens

• SERVIDORES: máquinas , dispositivos de manuseio e transporte (robôs, esteira, etc)

• FILAS: armazéns, buffers

– Para uma linha de transferência com duas máquinas e um buffer intermediário de capacidade 2

5

Exemplo de um SED: Sistema de Manufatura

Page 6: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

– O conjunto de eventos do sistema são:

a: chegada de peças

b: termino de serviço da máquina M1

c: termino de serviço da máquina M2

– O espaço de estado do sistema é representado por:

x1: indica o estado do buffer de entrada da linha

x2: indica o estado do buffer intermediário

6

Exemplo de um SED: Sistema de Manufatura

{ , , }a b c

1 2 1 2{( , ) : 0, {0,1,2,3, }} X x x x x B

Page 7: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

– Se considera que se a máquina M1 termina um serviço e o buffer intermediário está cheio, esta entra em estado de bloqueio (B)

x2=B indica a situação de bloqueio, isto é, o buffer intermediário esta cheio e a máquina M1 tem uma peça terminada esperando para ser descarregada

– Outra forma de expressar o espaço de estados é dada por:

I = estado de repouso

W = estado aguardando

B = estado de bloqueio

7

Exemplo de um SED: Sistema de Manufatura

1 2 1 2{( , ) : { , , }, { , }} X x x x I W B x I W

Page 8: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

Exemplos de SEDs Sistema de Reservatório e Esteira

Page 9: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

9

Page 10: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

10

CONDIÇÕES INICIAIS DO SISTEMA O reservatório R2 encontra-se cheio de agua e o reservatório R1 encontra-se completamente vazio. A válvula encontra-se fechada. A bomba de água esta desligada e a lâmpada vermelha em ON. A lâmpada verde em OFF. A esteira E1 encontra-se desligada, e a lâmpada amarela em OFF. O deposito de peças encontra-se vazia e tem uma capacidade máxima igual a 3 peças. O botão P1 é usado para ligar o sistema, e o botão P2 é usado para desligar.

Page 11: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

11

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA O botão P1 é ativado e a esteira começa a funcionar de maneira continua. No lado “A” da esteira são colocadas peças cilíndricas de maneira sequencial. No lado “B” um sensor S2 detectará a chegada das peças. Este sensor ativará um CONTADOR para registrar o número de peças que serão alocadas no deposito que tem uma capacidade igual a 3. Quando o CONTADOR atingir um valor igual a 3, se ativará um TEMPORIZADOR para desligar a esteira após 2 segundos. Após o desligamento da esteira a lâmpada amarela deve ficar em OFF e o CONTADOR deve ser reinicializado (RESET).

Dando sequência ao processo, a bomba será ligada transferindo a água desde R2 para R1. Neste estágio a lâmpada vermelha fica em OFF e a lâmpada verde em ON. Quando o sensor de nível S1 seja ativado, a bomba deve ser desligada, a lâmpada vermelha fica em ON e a lâmpada verde em OFF. Assim mesmo a válvula deve ser aberta por um intervalo de 1 minuto.

Após a drenagem da água por meio da abertura da válvula, esta será fechada e o processo de transferência de água de R2 para R1 se repete, respeitando o funcionamento da bomba, sensor de nível e das lâmpadas vermelha e verde.

Finalmente, após esse procedimento a esteira deve ser ligada e a lâmpada amarela em ON, repetindo-se o ciclo esteira-reservatórios.

Este processo poderá ser finalizado em qualquer instante de tempo usando o botão P2.

Page 12: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

12

Eventos discretos São resultados das ações que ocorrem no sistema. Essas ações podem ser intencionais, de ocorrência espontânea controlada ou com a verificação de uma condição, e geralmente produzem mudanças de estado em intervalos de tempo aleatórios. Exemplos: a) Intencionais: Pressionar um Botão, abrir uma porta; b) Ocorrência espontânea: Falha na rede de comunicação, Subtensão elétrica na rede de distribuição; c) Verificação de uma condição: temperatura fora da faixa. A temperatura do reservatório, excede o limite da segurança.

Page 13: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

13

EVENTOS

e1 Pressionar o botão de inicio (P1)

e2 Peça detectada no sensor óptico da esteira

e3 Deposito da esteira atingiu a capacidade máxima (3 unidades)

e4 Acionamento da bomba do Reservatório (R2)

e5 Reservatório superior cheio (R1)

e6 Reservatório superior ½ cheio (R1) depois de um intervalo de tempo

e7 Aconteceu dois ciclo dos reservatórios

e8 Pressionar o botão de parada (P2)

Page 14: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

14

ESTADOS

Lampada da esteira (amarela)

s1={ON, OFF}

Motor da Esteira s2={Ligada, Desligada}

Capacidade da caixa da esteira

s3 = {0, 1, 2, 3}

Bomba s4={Ligada, Desligada}

Lampada da bomba ligada (verde)

s5={ON, OFF}

Lampada da bomba desligada (vermelha)

s6={ON,OFF}

Sensor de nível s7={ON, OFF}

Válvula s8={aberta, fechada}

Page 15: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

15

Diagrama de trajetória dos estados em função ao acontecimento dos eventos

Page 16: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

16

O evento “e1” modifica dois estados: Estado da lâmpada amarela da esteira Estado da esteira O evento “e4” modifica três estados Estado da lâmpada amarela da esteira Estado da esteira Estado da bomba Estado da lâmpada verde da bomba ligada

Page 17: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

17

Planta

CLP – Diagrama Ladder

Page 18: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

Tarefa 1 Sistema de Manufatura

Page 19: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

Um tanque é alimentado com água por uma bomba (B1). Existem duas válvulas (V1 e V2) que controlam a retirada da água do reservatório. Pretende-se que a bomba B1 entre em funcionamento quando as válvulas V1 e V2 estiverem abertas simultaneamente ou enquanto o nível de água no tanque estiver baixo (predefinido como h1), indicado por um sensor de nível S1.

Complementarmente, se o sensor S1 detectar uma altura máxima (predefinido como h2) a bomba B1 deve ser desligada. Considere-se o estado inicial do reservatório como cheio.

Definição do Problema

Page 20: Exemplos de SEDs Linha de Transferência - cear.ufpb.br · –Nas filas os recursos são limitados, gerando problemas de ... –O espaço de estado do sistema é representado por:

1. Definir a tabela de eventos e estados 2. Realizar o diagrama da trajetória dos estados 3. Especificar os sensores e atuadores comerciais do processo de

automação

Questões