exemplo: cozinheiro da masan volta a estudar após ... · exemplo: cozinheiro da masan volta a...

12
Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância e a falta de incentivo não foram suficientes para fazer o colaborador Vanderson Amorim, 34 anos, desistir do desejo de estudar. Para ajudar no sustento da família, ele começou a traba- lhar quando criança e os estudos ficaram em segundo plano na sua vida. Apesar das dificuldades, Vanderson conta que, aos poucos, aprendeu a driblar os desafios e decidiu correr atrás dos próprios objeti- vos. Por isso, atualmente, o colaborador é um dos exemplos de superação da Masan. Contratado em 2008 para a vaga de auxiliar de serviços gerais (ASG), Vanderson não mediu esforços para crescer profissional- mente, e hoje assume o cargo de cozinheiro no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo o colaborador, o reconheci- mento do seu trabalho o motivou a buscar qualificação na área gastronômica, mas para isso seria preciso voltar a estudar. Após adiar o plano por alguns meses, o cozinheiro foi convidado para participar do Big Chef – programa de treinamento e espe- cialização culinária oferecido pela Masan – em abril deste ano. “Decidi abraçar essa oportunidade, mas não sabia a dimensão do aprendizado que poderia adquirir. Quando peguei meu diploma, enxerguei as possibili- dades que o conhecimento oferece e bastou esse incentivo para me encorajar.”, revelou. Há dois meses ele contratou uma explica- dora, e agora se divide entre as atividades profissionais e os estudos. Animado com o retorno, Vanderson compara a experiên- cia com os livros ao preparo de uma nova receita. “No início parece difícil, mas basta se dedicar e estar atento aos detalhes para ver o resultado. Ninguém colhe frutos sem fazer esforço, por isso estou correndo atrás do tempo perdido e não me envergonho disso. Pelo contrário, estou muito feliz por ter condições de investir na minha carreira.”, afirmou o cozinheiro. DEZEMBRO DE 2016 Foto: Vanessa Souza

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef

A NOSSA HISTÓRIA É SUA

Os problemas da infância e a falta de incentivo não foram suficientes para fazer o colaborador Vanderson Amorim, 34 anos, desistir do desejo de estudar. Para ajudar no sustento da família, ele começou a traba-lhar quando criança e os estudos ficaram em segundo plano na sua vida. Apesar das dificuldades, Vanderson conta que, aos poucos, aprendeu a driblar os desafios e decidiu correr atrás dos próprios objeti-vos. Por isso, atualmente, o colaborador é um dos exemplos de superação da Masan. Contratado em 2008 para a vaga de auxiliar de serviços gerais (ASG), Vanderson não mediu esforços para crescer profissional-mente, e hoje assume o cargo de cozinheiro no Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Segundo o colaborador, o reconheci-mento do seu trabalho o motivou a buscar qualificação na área gastronômica, mas para isso seria preciso voltar a estudar. Após adiar o plano por alguns meses, o cozinheiro foi convidado para participar do Big Chef – programa de treinamento e espe-cialização culinária oferecido pela Masan – em abril deste ano. “Decidi abraçar essa oportunidade, mas não sabia a dimensão do aprendizado que poderia adquirir. Quando peguei meu diploma, enxerguei as possibili-dades que o conhecimento oferece e bastou esse incentivo para me encorajar.”, revelou.

Há dois meses ele contratou uma explica-dora, e agora se divide entre as atividades profissionais e os estudos. Animado com o

retorno, Vanderson compara a experiên-cia com os livros ao preparo de uma nova receita. “No início parece difícil, mas basta se dedicar e estar atento aos detalhes para ver o resultado. Ninguém colhe frutos sem fazer esforço, por isso estou correndo atrás do tempo perdido e não me envergonho disso. Pelo contrário, estou muito feliz por ter condições de investir na minha carreira.”, afirmou o cozinheiro.

DEZEMBRO DE 2016

Foto: Vanessa Souza

Page 2: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

2

REALIZAÇÃO

Masan apoia a campanha Novembro Azul

D u r a n t e o m ê s d e novembro, a Masan cele-brou o “Novembro A zul”. A s unida de s da emp re sa f o r a m d e c o r a d a s c o m a ce ss ó rio s na co r azul e com o símbolo da campa-nha – o laço de cetim azul com bigodes – em prol da co n s cie ntiza ç ã o s o b re a prevenção e impor tância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Outro objetivo da campanha era “driblar” o preconceito e incentivar a ida ao médico, a l é m d a r e a l i z a ç ã o d o exame preventivo, quando necessário.

Para encerrar o mês, no dia 25 de novembro aconteceu o Dia do Azul: quando todos os cola-boradores da empresa trabalharam vestidos com peças de roupa na cor, em alusão à campanha.

O copeiro do Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) – uma das unidades da Masan – Alexandre Martins, de 40 anos, disse que a campanha ajuda a mudar o comporta-mento das pessoas com relação aos cuidados com a saúde. “Acho que às vezes o homem deixa a saúde de lado e só se preocupa em ir ao médico quando já está doente. Por isso é fundamental a iniciativa da Masan em forne-cer informações e mostrar que a cura do câncer pode ter chances maiores, quando a doença é descoberta no começo.”, disse.

PrevençãoO câncer de próstata é o segundo câncer

mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que cerca de 68.800 novos casos de câncer são de próstata.

Fotos: Kátia Oliveira

Page 3: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

3

MASAN | DEZEMBRO 2016O PODER DOS ALIMENTOS

Ceia de Natal saudável?!

Quando se pensa em Natal, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é a ceia natalina que, na maioria das vezes, é recheada de preparações calóricas.

No entanto, é possível desfrutar as delícias desta época do ano sem descuidar da saúde, optando por receitas apetitosas e bem mais saudáveis para a mesa da ceia.

No lugar de aperitivos em conser vas, entram as oleaginosas, como avelãs, nozes, castanhas e pistache – que são ricas em gorduras insaturadas e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

O salpicão, que tem como um dos principais ingre-dientes a maionese e a batata palha, pode ter o iogurte e a cenoura ralada, respectiva-mente, como ótimas substituições.

As saladas podem ter verduras varia-das e algumas sementes, como girassol ou abóbora torrada. A troca do arroz branco pelo integral também é uma sugestão mais rica em fibras.

Quanto ao prato principal, o ideal é substituir aves, como peru e chester, q u e já vê m te m p e ra da s , p o r o utra s carnes que possam ser temperadas em c asa , com er vas e esp eciarias , como por exemplo, lombo, frangos e lagartos redondos.

J á a s s o b r e m e s a s à b a s e d e c h o c o l a t e e c r e m e d e l e i t e , que são ingredientes gordu-rosos, podem dar lugar ao aba c ate e c a c a u , que t e m p r o p r i e d a d e s funcionais.

Page 4: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

4

ACONTECEU

Cozinha da Masan é reinaugurada no Hospital Salgado Filho

Os pacientes e servido-res do Hospital Municipal Salga do Filh o, n o M éier, p a s s a r a m a s a b o r e a r refeições mais saudáveis e nutritivas no refeitório da unidade. Isso porque a Masan assumiu novamente a direção da cozinha e vem elaborando uma série de cardápios variados, a fim de beneficiar o público que c o n s o m e a a l i m e n t a ç ã o servida no local. Após uma p a u s a d e s e i s m e s e s n o contrato de concessão, a empresa retomou os servi-ços na unidade.

Ao todo, mais de mil refei-ções são preparadas por dia e 120 colab ora dores atuam na cozinha, nos mais d i v e r s o s s e t o r e s , c o m o e s t o q u e , p r é - p r e p a r o , refeitório e etc. Segundo

a n utricio nis t a - ch efe da cozin ha , Tatia na Ba rro s , o c a r d á p i o é e l a b o r a d o mensalmente pela nutricio-nista de planejamento que presta serviços na unidade.

“Nossa proposta é agra-d a r a o p ú b l i c o q u e s e alimenta no refeitório e, muitas vezes, passa mais

d e 1 2 h o r a s p o r d i a n o ambiente hospitalar. Por isso estamos investindo não só no sabor, como também na decoração dos pratos. Acreditamos que, além de n u t rit i vo s , o s a l im e nto s p re cisam ser atrativos .”, afirmou a nutricionista.

Fotos: Vanessa Souza

Page 5: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

5

MASAN | DEZEMBRO 2016PASSO A PASSO

Presente de Natal: Aprenda a fazer um sabonete artesanal sustentável

Fazer sabonete artesanal pode ser uma boa fonte de renda. Você pode confeccionar os produ-tos também como uma opção para ocasiões especiais, como um presente de Natal. O melhor é poder personalizar o sabonete do seu jeito, com a cor e essência que quiser. Veja o passo a passo.

Ingredientes:• 1 kg de base glicerinada (branca ou transparente);• 30 ml de essência (à escolha);• Corante alimentício (opcional e a quantidade vai depender da tonalidade desejada);• Folhas, flores ou ervas desidratadas;• Recipiente esmaltado ou de vidro temperado;• Bastão de vidro ou colher de plástico resistente;• Panela para banho-maria;• Recipiente para medição, por exemplo, béquer.

Como fazer?

1. Cortar a base glicerinada em pedaços. Quanto menores os pedaços, mais rápido a glicerina vai derreter.2. Colocar os cubos no recipiente esmaltado e derreter em banho-maria.3. Quando a base já estiver derretida, acrescentar o corante e mexer até atingir a coloração desejada.4. Quando a base estiver totalmente diluída, acrescentar a essência na quantidade que julgar necessária. 5. Colocar as folhas, neste caso, usamos o anis-estrelado na forma.6. Despejar a mistura na forma, cobrindo o anis-estrelado.7. Colocar a forma em um lugar fresco e arejado e aguardar secar por aproximadamente 3 horas.8. Embalar o sabonete com fitas decorativas e laços.

Fo

tos:

Man

oel

a P

into

Page 6: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

6

HOMENAGEM

Colaboradores da Masan recebem homenagem da 10ª Coordenadoria Regional de Educação

Uma solenidade promo-vida n o auditório da 10 ª Coordenadoria Regional de Educação, em Santa Cruz, h o m e n a g e o u o s c o la b o -ra d o re s da M a s a n p el o s ser viços prestados entre o s m e s e s d e a g o s t o e setembro, executados em c a r á te r e m e r g e n c ia l , n a inauguração de oito creches municipais. Na cerimônia, o destaque foi o trabalho em equipe dos auxiliares de serviços gerais e auxiliares d e c ozi n h a , e t a m b é m a dedicação de seus supervi-sores no gerenciamento do efetivo necessário para a

realização do cronograma.A iniciativa foi da profes-

sora Maria de Graças Oliveira Gonçalves, coordenadora da E/SUBE/10ª CRE, e teve como objetivo prestigiar todo o grupo diretamente envol-vido. A instituição atende a 19ª Região Administrativa (Santa Cruz), Subprefeitura da Zona Oeste do municí-pio do Rio de Janeiro-RJ, e conta com os serviços espe-cializados oferecidos pela Masan nas áreas de limpeza e administração de cozinha há quatro anos.

O s c o o r d e n a d o r e s da Masan Paula Oliveira

da S i l v a e Va g n e r A l ve s Peixoto foram citados como d e s t a q u e p el o e m p e n h o e ordenação das equipes nas ações, essenciais para a inauguração dos novos Espa-ços de D esenvolvimento I n f a n t i l . A s u p e r v i s o r a operacional da Masan, Paula Oliveira da Silva, ressaltou que o mais importante na equipe foi a total entrega ao trabalho. “Esta soleni-dade é um incentivo para continuar o trabalho. Aqui não existe distinção hierár-q uic a , a e q uip e s e d o o u por completo em nome do melhor serviço.”, disse.

Fo

to: M

ano

ela

Pin

to

Page 7: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

7

O INSTITUTO

Doação de Sangue: Instituto Masan apoia campanha pelo 5º ano consecutivo

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, a Cinelân-dia foi palco da solidariedade e do amor semeados pelos doadores voluntários que aderiram à campanha reali-zada p elo Hemorio – em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Instituto Masan e BandNews FM – realizada entre os dias 23 e 25 de novembro. Logo no primeiro dia de ação, uma passeata que partiu da Candelária em direção ao local da doação mobilizou alunos, ex-alunos, colaboradores, parceiros e admiradores do Instituto Masan para a causa. Caminhando pelas ruas do Centro do Rio, os participantes chamavam a atenção da população e convida-vam para também aderirem à passeata.

Este foi o quinto ano consecutivo que o Instituto Masan apoiou a Semana Nacio-nal do Doador de Sangue. Quem passou pela Cinelândia, local da doação, pôde participar das oficinas de Nutrição e de Meio Ambiente oferecidas pelo Instituto

NOSSO APOIO

Masan . Os par ticipantes aprenderam a importância de uma alimentação colorida e os benefícios das cores de cada alimento para a saúde, m o s t r a n d o q u e a q u a l i -dade de vida está associada à alim e nt a ç ã o s a u dável . Também foi promovida a Oficina de Plantio de Semen-tes, que ensinou técnicas de plantio de alimentos.

Fo

to: K

átia

Oliv

eira

Fo

to: K

átia

Oliv

eira

Fo

to: M

ano

ela

Pin

to

Page 8: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

8

NOSSO APOIO

Instituto Masan apoia concurso de redação Almanaque da Rede 2016

O Instituto Masan apoiou o concurso de redação Almanaque da Rede 2016 (ADR). A proposta da plataforma foi incentivar o desen-volvimento da escrita em jovens estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e também servir de apoio para a preparação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foi realizado no início de novembro.

O ADR é uma rede de aprendizagem desti-nada a melhorar a leitura, a escrita e a resolução de problemas através da “gamificação” e de rankings de participação. Desde 2009, busca a experiência de ampliar horizontes e aprimorar a aprendizagem do máximo de alunos.

Para incentivar a participação dos alunos e professores e reconhecer o empenho deles, o Instituto Masan premiou o aluno que fez mais pontos com um tablet, e o professor com mais alunos inscritos com uma viagem com direito a acompanhante para Inhotim (MG).

A dupla que levou a premiação foi o aluno Davi Marques Borges e a professora Anna Luiza De Fátima Gil, do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha de Oliveira, no bairro Tanque,

Zona Oeste do Rio. Para a idealizadora do projeto e escritora Sônia Rodrigues, a iniciativa foi um sucesso. “Mais de 500 alunos participa-ram do concurso apenas no colégio vencedor. Acho que a escrita tem a capacidade de trans-formar vidas e o concurso foi um estímulo que deu muito certo. Com projetos como esse, os alunos sempre saem ganhando. Isso contribui para que eles criem esperanças e acreditem em sua própria capacidade.”, contou.

Fotos: Luís Henrick

Page 9: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

9

INSTITUTO MASAN | DEZEMBRO 2016

Instituto Masan promove campanha “Doce Novembro Azul” em parceria com a Unisuam

O Instituto Masan firmou uma parceria com o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e promoveu a ação “Doce Novembro Azul”, que aconteceu entre os dias 22 e 30 de novembro. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, a iniciativa ofereceu palestras e oficinas culinárias, destacando os benefícios da alimentação saudável para a qualidade de vida e bem-estar do homem.

Durante as atividades, as nutricionistas do Instituto Masan ensinaram aos participantes como preparar uma saborosa quiche de tomate, utilizando ingredientes que auxiliam na preven-ção da doença. Além de abordar a questão nutricional, a oficina também utilizou o empre-endedorismo como foco da iniciativa. Após o preparo da receita, os profissionais incentivaram os participantes a comercializarem o prato, que oferece uma série de benefícios para a saúde.

Também fez parte da ação a realização de palestras, que aconteceram na própria u n i v e r s i d a d e , e c o n t a -r a m c o m a p a r t i c i p a ç ã o de diversos profissionais, como médicos, psicólogos e nutricionistas.

O evento contou com o apoio da ONG Gastromotiva e da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que levou os alunos do Ensino Médio para assistirem às palestras.

Fotos: Vinícius Silva

Page 10: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

10

PARCERIA

Projeto do Instituto Masan com o INCAvoluntário completa 4 anos

Em novembro, o traba-lho oferecido pelo Instituto Masan a pacientes do Insti-tuto Nacional de Câncer (INCA) completou quatro anos. Pautado no compro-m i s s o d e r e s g a t a r a autoestima dos participan-tes e visando ao bem-estar das pessoas em tratamento contra o câncer, o projeto – realizado em parceria com o INCAvoluntário – oferece, uma vez ao mês, oficinas culinárias que acontecem no Centro de Capacitação Masan (CCM), localizado na sede da ONG Entre Amigas, no prédio do MetrôRio.

Em quatro anos, já são aproximadamente 450 horas de aulas realizadas, dezenas de pessoas beneficiadas e 40 encontros promovi-dos. As receitas escolhidas pelas nutricionistas e chefs de cozinha do Instituto Masan sempre são simples e divertidas de fazer. Muitas vezes são temáticas para mostrar que é possível alimentar-se bem e participar de festividades com produtos acessíveis e saudáveis.

Além de ensinar o preparo de receitas saudáveis, as oficinas promovem a integração entre os participantes, que desde o início do projeto construíram um laço de amizade e também puderam compartilhar experiências.

Prova disso é Ivanildes Coutinho dos Santos, de 79 anos, que teve câncer de estômago, mas já está curada e atualmente está na fase do acompanhamento anual. Ela participa das aulas culinárias desde o começo e revela que se sente muito bem. “Não falto a nenhuma aula. Como moro apenas com o meu irmão, às vezes me sinto um pouco sozinha. Aqui me divirto com as minhas colegas e aprendo coisas novas.”

Fotos: Arquivo

Page 11: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

INSTITUTO MASAN | DEZEMBRO 2016

11

INSTITUTO MASAN | JULHO 2016

Instituto Masan inicia apoio ao Instituto Geração da Hora

O Instituto Geração da Hora é a mais nova instituição apoiada pelo Instituto Masan. Cerca de 60 crianças e jovens de Bangu, moradores da Vila Aliança, Vila Vintém e da Vila Kennedy, serão beneficiados com a nova parceria, que reforça a alimentação dos alunos que frequentam a ONG. O coordena-dor de Sustentabilidade do Instituto Masan, Sandro Monteiro, visitou a sede do projeto e ficou feliz em ver a satisfação dos pequenos ao participar de uma iniciativa social que proporciona o crescimento pessoal, rendi-mento escolar e disciplinar.

O Instituto Geração da Hora desenvolve um trabalho voltado para a conquista da cidadania de pessoas em situação de vulnera-bilidade social e psicológica. Reforço escolar, oficinas culturais, aulas de teatro, de pintura, atendimento psicológico e social estão entre os serviços oferecidos gratuitamente pela ONG. Todas as atividades são realizadas pelas crian-ças no turno contrário ao do horário da escola e eles ainda fazem as principais refeições no local, tendo direito a café da manhã, almoço e lanche.

O fundador do Geração da Hora, Patrick Ataliba, disse que “o atendimento espe-

cializado na área educacional e social se faz necessário em virtude da escassez de serviços com qualidade que supram as neces-sidades das famílias de Bangu”.

Fo

tos:

Kát

ia O

livei

ra

Page 12: Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após ... · Exemplo: Cozinheiro da Masan volta a estudar após participar do Big Chef A NOSSA HISTÓRIA É SUA Os problemas da infância

1212

EXPEDIENTE

Editora-chefeMillena Alves

Coord. de DesignGustavo Prado

Projeto GráficoBruno Debize

DiagramadorBruno Debize

Masan Serviços Especializados

Instituto Masan

@institutomasan

Instituto Masan

Masan Serviços

Especializados’Gostou do seu informativo? Mande sua história ou sugestão:[email protected]

JornalistasKátia OliveiraManoela PintoPaola Carvalho Vanessa SouzaVinícius Silva

EstagiárioLuis Henrick

RevisoraPaula Mota

ImpressãoRprint Soluções Gráficase Digitais

Rua Voluntários da Pátria, nº 114, BI. A, Apto. 208, - Botafogo - RJ

PRÊMIO

Instituto Masan conquista Prêmio Marketing Contemporâneo 2016

No dia 3 0 de novembro, foi realizada solenidade para entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Marketing Contem-porâneo 2016, promovido pela Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN). A cerimônia foi realizada no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, e reuniu os melhores profissionais e instituições do ano.

Com o case “Fazer o Bem Faz Bem”, que falou sobre seus 10 programas sociais, o

Instituto Masan foi uma das instituições vencedoras da categoria “Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.

Segundo a presidente do Instituto, Adriana Pinto, a conquista do prêmio é reflexo do importante trabalho que a instituição desen-volve, investindo e promovendo ações nas áreas culturais, educacionais, profissionais e relacionadas ao meio ambiente.

Fo

to: M

illen

a A

lves