exames da disciplina - autenticação · exames da disciplina pedro sousa...

18
Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação Empresariais Exames da Disciplina Pedro Sousa ([email protected]) Ricardo Mendes ([email protected]) Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior Técnico

Upload: vokhanh

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Arquitectura Tecnológica de

Sistemas de Informação Empresariais

Exames da Disciplina

Pedro Sousa ([email protected])

Ricardo Mendes ([email protected])

Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior Técnico

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

2 DE 18

– LEIC/MEIC – ATSI

2º Semestre 1999/2000

1º Exame – 26 e 27/Junho

Notas: Exame individual Com consulta. A interpretação do enunciado faz parte da própria avaliação. A cotação de cada questão encontra-se entre parêntesis no topo do respectivo

grupo. Enunciado entregue no dia 26/Junho às 10h e exame recebido no dia 27/Junho às

13h. Pretende-se respostas sucintas. A informação não relevante para um resposta só

contribui para a sua desvalorização.

Grupo I – ATSI (3 + 2 + 2 + 2 valores)

1 A constante evolução e mudança das organizações, dos negócios e da tecnologia são uma das principais dificuldades na gestão e planeamento da função informática de hoje. Indique, justificando, quais os principais factores de um projecto de ATSI que permitem gerir estas evoluções.

2 Descreva a relação entre modelação de ATSI e a modelação de software em geral, ou de SI em particular. Justifique.

3 Compare e discute, neste contexto, a relação entre as linguagens EAB e UML (Unified Modeling Language).

4 O que é que, relativamente à ATSI, o EAB não consegue representar? Porquê? Justifique.

Grupo II – Middleware e Integração de Sistemas (2 + 2 + 2 valores)

5 Compare o middleware baseado em mensagens com o middleware baseado em RPC no desenvolvimento de aplicações segundo várias arquitecturas: centralizada (interface no cliente, lógica e dados no servidor), cliente/servidor (interface e lógica no cliente, dados no servidor) e "3-tier" (separação entre a interface, lógica e dados em 3 partes distintas).

6 Explique quais são as principais dificuldades encontradas pelas empresas que desejam trocar encomendas em formato electrónico, mostre como se poderia implementar uma solução sem recorrer a nenhuma ferramenta, e finalmente exemplifique como é que um produto de middleware 1o poderia ajudar nessa tarefa.

7 Assumindo que um aplicação com interface Web tem claramente uma arquitectura centralizada com middleware normalizado (HTTP e HTML)

1

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

3 DE 18

discuta em termos de middleware a possível evolução futura da Web na direcção cliente/servidor e "3-tier". Não se esqueça de comparar estas novas arquitecturas da Web em termos de robustez, fiabilidade e escalabilidade.

Grupo III– Análise de um caso (3 + 2 valores)

8 Considere dois bancos, B1 e B2.

O banco B1 tem centenas de agências espalhadas por todo o país. Tem uma informática centralizada num mainframe onde residem todas as contas dos clientes do banco. A sede do banco, onde reside o mainframe, está ligada a cada agência por uma linha dedicada. Cada agência (assim como a sede) tem uma rede local que interliga todos os PCs da agência. Não existe comunicações entre as agências.

O banco B2 tem agências apenas nas principais cidades, e tem uma informática descentralizada. Cada agência tem um sistema de médio porte onde residem as contas da própria agência e uma rede local com PCs. O sistemas de médio porte são iguais e todas as agências. Cada sistema está ligado por linhas dedicad2as a outros três sistemas (de outras três agências), de tal forma que existe um certo grau de redundância nas comunicações entre duas qualquer duas agências.

A informática de ambos os bancos têm apenas as aplicações estritamente necessárias ao funcionamento do dia-a-dia de cada banco, e podemos considerar três tipos de aplicações:

• as que fazem as transacções de movimentos de contas (que no caso do banco B1 executam no mainframe e no caso de B2 executam no sistema de médio porte existente em cada agência);

• as que se executam nos PCs e permitem lançar transações nas primeiras, por exemplo as que os operadores do balcão usam para fazer o lançamento de cheques e movimentos em numerário nas contas.

• as que se executam nos PCs e são autónomas relativamente às contas, por exemplo as de simulação de crédito, registo de documentos, etc.

Considere que se pretende integrar a informática dos dois bancos, no sentido em que os clientes podem ir às agências de qualquer dos bancos indistintamente. Considere ainda que se pretende incluir na informática “integrada” sistemas de análise de padrões de utilização das contas e cartões de crédito de forma a se definir uma estratégia de marketing e campanhas de produtos comuns.

2

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

4 DE 18

8.1 Apresente uma arquitectura para a informática integrada. Como forma de justificar as decisões tomadas, indique as características dos dados e das transações que residem em cada sistema/aplicação apresentadas. Indique também que tipo de middleware deveria ser usado na sua interligação.

8.2 Apresente um conjunto de iniciativas (projectos ou acções) cuja realização considera fundamental para que a integração seja possível. Por outras palavras, para que os bancos possam passar da situação actual para a preconizada no 8.1.

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

5 DE 18

Exame de ATSI

Julho 2001

O exame tem uma duração de 90 minutos. As respostas devem ser sucintas e claras.

A nota do exame vale 20% da nota final. A nota mínima do exame é 8 valores

Cada pergunta vale 4 valores..

1. Explique as principais diferenças de âmbito entre as funcionalidades de um sistema de procurement e um de sourcing. ? Qual o impacto que estas diferenças têm ao nível da necessidade de integração de sistemas dos compradores e fornecedores?

2. Considere o Framework de Zachman. Admita que uma empresa vai iniciar um reengenharia de processos de negócio. Indique as colunas do Framework de Zachman que mais alterações deverão sofrer. Indique também as as que, expectavelmente menos alterações deverão sofrer ?

3. Explique as razões que tornam o processo de desenvolvimento de uma Data warehouse diferente do processo de desenvolvimento de um sistema de informação tradicional ?

4. Explique, de forma genérica, a relação entre os sistemas B2C (lojas web) e CRM. Explique a razão pela qual os fabricantes de ERPs já integram soluções de CRM como mais um módulo do ERP sendo a integração dos módulos B2C mais distantes.

5. Explique o que é e como se “faz” uma arquitectura aplicacional . Indique o impacto das soluções existente no mercado na arquitectura aplicacional e como se resolve os eventuais conflitos.

FIM

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

6 DE 18

ATSI

1º Exame – 1 Julho 2002

Notas: O Exame é individual e sem consulta. Pretende-se respostas sucintas. A informação não relevante para um resposta só contribui para a sua desvalorização.

1 (2v) A constante evolução e mudança das organizações, dos processos de negócio e da tecnologia são uma das principais dificuldades na gestão e planeamento da função informática. Indique as etapas de um projecto de ATSI e, justificando, a contribuição de cada uma das etapas na gestão destas evoluções.

2 (2v) Indique as células do framework de Zachmam cujo preenchimento corresponde ao desenvolvimento de uma ATSI, e as que correspondem o desenvolvimento de um Sistema de Informação.

3 Considere dois bancos, B1 e B2. O banco B1 tem centenas de agências espalhadas por todo o país. Tem uma informática centralizada num mainframe onde residem todas as contas dos clientes do banco. A sede do banco, onde reside o mainframe, está ligada a cada agência por uma linha dedicada. Cada agência (assim como a sede) tem uma rede local que interliga todos os PCs da agência. Não existe comunicações entre as agências. O banco B2 tem agências apenas nas principais cidades, e tem uma informática descentralizada. Cada agência tem um sistema de médio porte onde residem as contas da própria agência e uma rede local com PCs. O sistemas de médio porte são iguais e todas as agências. Cada sistema está ligado por linhas dedicadas a outros três sistemas (de outras três agências), de tal forma que existe um certo grau de redundância nas comunicações entre duas qualquer duas agências.

A informática de ambos os bancos têm apenas as aplicações estritamente necessárias ao funcionamento do dia-a-dia de cada banco, e podemos considerar três tipos de aplicações: (i) as que fazem as transacções de movimentos de contas (que no caso do banco B1 executam no mainframe e no caso de B2 executam no sistema de médio porte existente em cada agência); (ii) as que se executam nos PCs e permitem lançar transações nas anteriores, por exemplo as que os operadores do balcão usam para fazer o lançamento de cheques e movimentos em numerário nas contas; (iii) as que se executam nos PCs e são autónomas relativamente às contas, por exemplo as de simulação de crédito, registo de documentos, etc. Considere que se pretende integrar a informática dos dois bancos, no sentido em que os clientes podem ir às agências de qualquer dos bancos indistintamente.

3.1 (4v) Apresente uma arquitectura de aplicações e tecnológica para a informática integrada dos dois bancos. Como forma de justificar as decisões tomadas, indique as características dos dados e das transações que residem em cada sistema/aplicação apresentadas. Indique também que tipo de middleware deveria ser usado na sua interligação.

3.2 (2v) Indique as iniciativas (projectos ou acções) cuja realização considera fundamental para a integração das duas informáticas seja possível.

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

7 DE 18

3.3 (2v) Considere agora que se pretende construir um data mart para a a análise de padrões de utilização dos cartões de crédito de forma a se definir uma estratégia de marketing e campanhas de produtos comuns. Indique os componentes que seria necessário implementar, a sua função e as etapas necessárias à sua implementação.

4 Considere uma empresa industrial, por exemplo de fabrico de cimento, na qual existe um ERP como o único sistema operacional, um solução de CRM e outra de Procurement.

4.1 (2v) Indique 3 exemplos de processos de negócio que devem ser suportados por cada sistema.

4.2 (2v) Indique 3 exemplos de entidades informacionais que devem existir em cada um destes sistemas.

5 (2v) Indique os principais funções de um monitor transaccional. Justifique a razão pela qual essa função não pode ser feita pelo sistema operativos.

6 (2v) Indique a arquitectura típica de uma solução de CRM. Qual a diferença entre o CRM analítico e o operacional ?

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

8 DE 18

ATSI

2º Exame – 20 Julho 2002

Notas: O Exame é individual e sem consulta. Pretende-se respostas sucintas. A informação não relevante para um resposta só contribui para a sua desvalorização. A duração é de 90 minutos.

1 (3v) Explique o que significa o “alinhamento” entre os sistemas de informação e as entidades informacionais. Indique que instrumentos/ferramentas tem para evidenciar o alinhamento (ou não alinhamento) referido no ponto anterior, e não outros alinhamentos.

2 (2v) Responda á pergunta 1, mas considerando agora o alinhamento entre os processos de negócio e as entidades informacionais.

3 (3v) Indique e explique as etapas necessárias a assegurar o alinhamento entre processos de negócio, entidades informacionais e sistemas de informação, e a forma de evidenciar o alinhamento.

4 (3v) Explique a arquitectura X/Open para suporte a transacções distribuías, indicando os principais componentes e a sua função.

5 (3v) Indique o que são as arquitecturas escaláveis e com alta disponibilidade, bem como as condições ou pressupostos que o software deverá cumprir para possibilitar a escalabilidade ou alta disponibilidade. Discuta as vantagens e desvantagens das arquitecturas escaláveis e com alta disponibilidade perante a existências de máquinas que por si próprias já são escaláveis e com alta disponibilidade.

6 (3v) Explique a diferença em termos de segurança entre uma arquitectura a 2 níveis e a 3 níveis.

7 (3v) Apresente as principais razões para que os dados históricos sejam mantidos em sistemas (máquinas) diferentes dos dados operacionais.

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

9 DE 18

ATSI

1º Exame – 11 Julho 2003

Notas: O Exame é individual e sem consulta. Pretende-se respostas sucintas. A informação não relevante para um resposta só contribui para a sua desvalorização. A duração é de 90 minutos.

1 (2v) O objectivo da disciplina de ATSI é “Dotar os alunos do conhecimento necessário à elaboração de Arquitectura de Sistemas de Informação Empresariais”. Que conhecimento é esse ? (Não precisa de dizer toda a matéria da disciplina!!! Indique apenas as grandes áreas desse conhecimento!!).

2 (3v) Indique as implicações que normalmente resultam de se pensar na Arquitectura de Aplicações antes de se pensar na Arquitectura de Informação. Em que condições é indiferente a ordem com que ambas as arquitecturas são pensadas?

3 (3v) Dê um exemplo de um caso de desalinhamento entre: (i) Arquitectura Processo de Negócio e Aplicações; (ii) Arquitectura Processo de Negócio e Arquitectura de Informação e; (iii) Arquitectura de Informação e Arquitectura de Aplicações

4 (2v) Resuma as principais vantagens em usar uma Base de Dados como uma Interface de publicação/subscrição para troca de dados públicos entre as aplicações de uma organização. Dê dois exemplos onde é preferível ligações directas “on-line” entre as aplicações.

5 (4v) Considere uma empresa de aluguer de automóveis, na qual os Processos de Negócio PN1 “entrega de veículo” e PN2 “recepção de veículo” podem dar-se em qualquer agência da empresa (existem agências em todas as cidades e pode haver várias na mesma cidade). Admita que: (i) ambos os processos fazem “update” à entidade “veículo”; (ii) existe uma aplicação que suporta o PN1 e outra que suporta o PN2; (iii) ambas as aplicações assumem que gerem a “entidade veículo” (como se fosse informação privada) e desconhecem a existência da outra.

Admita que cada aplicação disponibiliza uma API que permite ler/escrever a entidade E1, e que existe disponível um middleware de mensagens. Indique a forma de integrar ambas as aplicações assegurando o funcionamento de ambos os processos PN1 e PN2. Qual a situação particular nestes PN que permite uma solução bastante simples ?

6 (4v) Considere que um Processo de Negócio (PN1) termina após a modificação do estado de uma entidade (E1 de X para Y) . Considere que existem dois Processos de Negócio (PN2 e PN3) que consultam a mesma entidade E1. Considere a entidade E1 é gerida pela aplicação

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

10 DE 18

que suporte PN1 e PN3, e que PN2 é suportado por outra aplicação que precisa de aceder aos estado de E1. Para cada um dos seguintes cenários, Indique qual os requisitos do middleware a usar na integração das duas aplicações:

• A) Após PN1 terminar, PN2 e PN3 devem ver a entidade E1 com o valor de Y, embora possa haver um atraso de tempo em que ainda vêm o valor X. Não existe sincronismo entre entre PN2 e PN3.

• B) Após PN1 terminar, PN2 e PN3 vêm logo (e apenas) a entidade E1 com o Y.

7 (1v) Indique as áreas funcionais podemos encontrar numa solução de CRM operacional. E na de CRM analítico ?

8 (1v) Indique as áreas funcionais abrangidas por uma solução de “procurement” ?

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

11 DE 18

ATSI

2º Exame – 21 Julho 2003

Notas: O Exame é individual e sem consulta. Pretende-se respostas sucintas. A informação não relevante para um resposta só contribui para a sua desvalorização. A duração é de 90 minutos.

9 (4v) Indique as principais diferenças entre as características da informação gerida nos sistemas operacionais e nos sistemas de Data Warehouse, nomeadamente no que toca aos seguintes aspectos: modelos de representação; padrões computacionais de acesso à informação ; tipo de informação que se pode obter pela sua análise.

10 (4v) Explique os objectivos de uma solução de CRM analítica, descrevendo os objectivos do três Datamarts típicos destas soluções e dando exemplos das questões que se pretendem obter resposta com cada um deles.

11 (3v) Indique de forma muito sucinta as etapas de realização de uma Arquitectura de Sistemas de Informação. Em que etapa e de que forma se considera a estratégia da organização ?

12 (3v) Indique as células do framework de Zachman cujo preenchimento corresponde a cada uma das etapas realização de uma Arquitectura de Sistemas de Informação.

13 (3v) Explique a que nível de detalhe é necessário caracterizar (definir) os Processos de Negócio durante a realização de uma Arquitectura de Sistemas de Informação.

14 (3v) Explique as consequências de ter um alto nível de agregação das entidades Informacionais na matriz de CRUD, e dê exemplos de como estas podem ser resolvidas.

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

12 DE 18

ATSI

1º Exame – 16 Janeiro 2004

1. Porque razão é importante identificar e modelar os processos transversais aos vários departamentos da Organização ? Dê um exemplo que clarifique as desvantagens de o fazer.

2. Durante a identificação das Aplicações, através da análise, re-arranjo e agregação das células da matriz de CRUD, é frequente ter que se redefinir/alterar as Arquitecturas de Processos de Negócio e a Arquitectura de Informação. Qual o motivo e porquê que estea redefinição/alteração permite obviar o motivo ? Dê um exemplo que clarifique a sua resposta.

3. Considere que se pretende fazer uma ASI a uma empresa de grande dimensão. Indique os riscos de representa fazer a ASIs a diferentes partes da empresa, para depois integrar as Arquitecturas resultantes. Em que condições a realização de ASIs em separa não constitui risco algum ?

4. Até que nível de detalhe é pertinente descrever as funcionalidades das aplicações na Arquitectura de Aplicações ? Dê um exemplo de uma funcionalidade descrita com detalhe a mais e outra com detalhe a menos.

5. Durante o processo de desenvolvimento de uma Arquitectura de Sistemas de Informação, são criadas 4 Arquitecturas (Negócio, Informação, Aplicacional, Tecnológica). Em qual (ou quais) Arquitectura se pode evitar que funcionalidades comuns a uma série de aplicações sejam de facto implementadas de forma redundante em cada aplicação, em vez de ser suportada por numa outra aplicação independente das anteriores? Dê exemplos.

6. Os processos de negócio que sustentam a função de “procurement” numa organização, não só são transversais à empresa como “integram” empresas clientes e fornecedoras. Indique que sistemas dão suporte a estes processos (ou descreva as principais macro-funcionalidades). Como é que estes sistemas registem à mudança quando o cliente e o fornecedor passam a pertencer à mesma organização ?

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

13 DE 18

ATSI

2º Exame – 4 Fevereiro 2004

O exame é sem consulta, individual e tem a duração de 90 minutos.

7. (3,5v) Suponha que está a falar com o Director de Informática de uma Organização. Que perguntas faria para perceber o estado/nível do:

a. (1v) alinhamento entre o Negócio e as Aplicações ?

b. (1,5v) alinhamento entre o Negócio e a Arq. de Informação ?

c. (1v) alinhamento entre as Aplicações e a Arq. De Informação ?

8. (3,5v) Repita a pergunta anterior, mas agora considerando que está a falar com um dos responsáveis pelas áreas de negócio ?

9. (9v) Considere a seguinte matriz de CRUD, onde se apresenta 3 aplicações: Acima, Abaixo, Adireta. No contexto destas aplicações, dos processos (P1 a P9) e das Entidades (E1 a E9),

a. (1,5v) Explique o significado do R4?

b. (1,5v) Explique o significado do R2?

c. (1,5v) Explique o significado do R3?

d. (1,5v) Explique o significado do C4?

e. (1,5v) Explique o significado do C3?

f. (1,5v) Qual a ordem recomendaria para as a implementação das aplicações ?

10. (2v) Indique quais são os principais Datamarts do CRM analítico, explicitando o tipo de informação que permitem explorar?

11. (2v) Indique quais são as principais funcionalidades do CRM Operacional ?

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

14 DE 18

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

15 DE 18

ATSI

1º Exame – 17 Junho 2004

O exame é individual, com consulta, e tem a duração de 60 minutos. Devido à possibilidade de partilha de informação através de redes sem fios, não é

permitido a utilização de computadores / telemóveis durante o exame.

12. Relativamente à figura seguintes indique:

a. A correspondência entre os artefactos em cada camada (enumerados à direita) e as 4 sub-arquitecturas de uma ASI.

b. Assumindo uma aproximação top-down (primeiro a definição dos artefactos na 1ª camada; depois a definição dos artefactos da 2ª camada, etc), comente de que forma se pode (ou não) evitar a duplicação e redundância da informação na solução final.

c. Indique os artefactos (enumerados à direita) que pertencem a uma Arquitectura e os que pertencem já à Análise e ao Desenho da solução.

d. Independentemente do sugerido nas camadas de cima da figura, explique as diferenças entre “processos de negócio” e “processos computacionais”. Por exemplo, uma etapa num processo de negócio pode corresponder a zero ou a um várias etapas computacionais.

Exame de ATSI – 17 Junho 2004

16 DE 18

13. Considere a figura seguinte onde se apresenta os componentes aplicacionais de

uma empresa industrial. As setas não pretendem ser exaustivas, havendo ligações não representadas.

a. Indique que sistemas estão associados ao conceito de SCM e ao conceito de CRM.

b. Para cada aplicação, indique uma entidade informacional gerida por esta (basta fazer para 22 das 32 aplicações – incluindo os DW - para ter toda a cotação pergunta)

14. Explique em poucas linhas a diferença entre os conceitos de B2C e de CRM

Exemplos de Exames da disciplina de Arquitectura Tecnológica de Sistemas de Informação

17 DE 18

ATSI

1º Exame – 14 Julho 2004

O exame é individual, com consulta, e tem a duração de 60 minutos. Devido à

possibilidade de partilha de informação através de redes sem fios, não é permitido a utilização de computadores / telemóveis durante o exame.

Considere que o Director de Informática de uma organização tem que apresentar uma Arquitectura de Sistemas de Informação para implementar na sua organização ao longo dos próximos 2 anos. Admita que o Director de Informática apresenta uma arquitectura fundamentada numa lista de produtos comerciais a adquirir, por exemplo:

Esta lista não é exaustiva, havendo outras aplicações propostas. Não está em causa a lista propriamente dita, mas sim o processo e o tipo de arquitectura apresentada. Admita que a arquitectura de aplicações apresentada inclui um breve sumário das funcionalidades de cada produto/aplicação.

1) Admitindo que para se chegar à arquitectura de aplicações não se passou por uma Arquitectura de Negócio nem por uma Arquitectura de Informação, pergunta-se:.

a. Comente a credibilidade de uma Arquitectura de Aplicações pensada nos termos indicados.

b. Admitindo que as aplicações propostas seriam até as mais correctas (isto é, seriam exactamente as mesmas que as que se chegavam se fosse feitas todos os passos de uma ASI), indique o que falta para:

i. se poder tomar decisões quanto à ordem de implementação das aplicações

ii. Assegurar a gestão da informação

2) Um dos argumentos que o Director de Informática apresenta para justificar a sua arquitectura é que “seja qual for o negócio, é sempre preciso uma aplicação de CRM para os clientes, uma aplicação de billing para facturar os clientes, uma aplicação de DW para ter os indicadores necessários ao negócio, um ERP para tratar da contabilidade da empresa, etc etc etc”. Comente esta posição, nomeadamente em duas vertentes distintas:

a. Quanto ao alinhamento entre Aplicações e Negócio

b. Quanto à gestão da Informação

c. Quanto à evolução e flexibilidade da solução face a mudanças do negócio..

3) Considere que tem uma Arquitectura de Processos, de Informação e de Aplicações. Indique o que faria para verificar se estas arquitecturas estavam coerentes entre si. Isto é, se estavam alinhadas entre si