exame de fundo de - escola de enfermagem de ribeirão preto · exame de fundo de olho para...

2
Exame de fundo de olho para diagnóstico da Retinopatia da Prematuridade Folheto educativo Realização Laiane Medeiros Ribeiro Thaíla Correa Castral Bianca Colus Gineti Luciana Mara Monti Fonseca Lucimara Barrados Hisamitsu Carmen Gracinda Silvan Scochi Dr. Paulo Igor Rauen Referências HERED,R.W.; GYLAND,E.A.The retinopathy of prematurity screening examination: ensuring a safe and efficient examination while minimizing infant discomfort. Neonatal Network, v.29. n.3. p.143-151, 2010. Royal College of Paediatrics and Child Health. The guideline for the screening and treatment of retinopathy of prematurity (ROP),2008. Disponível em: http://www.rcpch.ac.uk/sites/default/files/R OP%20Guideline%20-%20Jul08%20final.pdf ZIN,A et al. Proposta de diretrizes brasileira do exame e tratamento de retinopatia da prematuridade(ROP).Arq Bras Oftalmol, v.70, n.5, p.875-83, 2007. Apoio Exame de fundo de olho para diagnóstico da Retinopatia da Prematuridade

Upload: hamien

Post on 03-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Exame de fundo de

olho para diagnósticoda Retinopatia da

Prematuridade

Folheto educativo

Realização

Laiane Medeiros RibeiroThaíla Correa CastralBianca Colus GinetiLuciana Mara Monti FonsecaLucimara Barrados HisamitsuCarmen Gracinda Silvan Scochi

Dr. Paulo Igor Rauen

Referências

HERED,R.W.; GYLAND,E.A.The retinopathy of prematurity screening examination: ensuring a safe and efficient examination while minimizing infant discomfort. Neonatal Network, v.29. n.3. p.143-151, 2010.

Royal College of Paediatrics and Child Health. The guideline for the screening and treatment of retinopathy of prematurity ( R O P ) , 2 0 0 8 . D i s p o n í v e l e m : http://www.rcpch.ac.uk/sites/default/files/ROP%20Guideline%20-%20Jul08%20final.pdf

ZIN,A et al. Proposta de diretrizes brasileira do exame e tratamento de retinopatia da prematuridade(ROP).Arq Bras Oftalmol, v.70, n.5, p.875-83, 2007.

Apoio

Exame de fundo de

olho para diagnósticoda Retinopatia da

Prematuridade

O que é a Retinopatia daprematuridade?

A retina é um delicado tecido da parte de trás do interior do olho que detecta a luz e permite-nos enxergar. A Retinopatia da Pematuridade é uma doença dos olhos que afeta a retina e os vasos sanguíneos de bebês prematuros e, se não tratada, pode causar cegueira.

Por que ocorre a retinopatia daprematuridade?

Ninguém sabe exatamente por quê. Quando um bebê nasce antes da data prevista, os vasos sanguíneos da retina não estão totalmente desenvolvidos. Após o nascimento, algo desencadeia o crescimento anormal dos vasos sanguíneos, e isto pode danificar a retina. Alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da retinoparia são: baixo peso ao nascer, idade gestacional, uso de oxigênio por muito tempo, infecção, entre outros.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, todos os bebês com menos de 32 semanas de idade gestacional ou peso ao nascer menor que 1500 gramas devem realizar o exame.

Como o médico sabe se meu bebê tema retinopatia da prematuridade?

O médico oftalmologista irá realizar o exame de fundo de olho. O primeiro exame será feito quando o seu bebê estiver entre 4 e 6 semanas de idade. Alguns bebês realizarão o exame apenas uma vez, embora a maioria deles necessite, de pelo menos, duas avaliações.

Cerca de uma hora antes do exame, colírios são administrados pela enfermeira no

olho do bebê para dilatar a pupila, para que o médico consiga ver

melhor a retina durante o exame de fundo de olho. O oftalmologista

examina a retina usando um oftalmoscópio, aparelho que parece um capacete com uma luz para olhar o fundo do olho

com o auxilio de uma lente que vai ser colocada suavemente sobre

a superfície do olho do seu bebê. Para o bebê se manter com o olho

aberto durante o exame usa-se um afastador e pálpebra que se p a r e c e c o m u m “ c l i p e ”

devidamente higienizado e esterilizado.

Meu bebê irá sentir dor?

O exame pode ser desconfortável e doloroso para o bebê, principalmente devido à luz sobre os olhos. Por vezes, ele pode chorar ou mostrar sinais de estresse quando os olhos são examinados. Envolver o bebê em panos (cueiro, lençol) para conter o movimento pode ajudá-lo a se acalmar. Também pode-

se fornecer ao bebê uma solução adocicada, conhecida como sacarose para promover o alívio

da dor.Os enfermeiros da unidade auxiliam na

preparação do bebê, são capazes de explicar a dinâmica do exame e manter o seu bebê o mais confortavél possível.

Após o exame você pode colocar seu bebê no colo para deixá-lo mais calmo, se ele puder

ficar fora do berço ou da incubadora. Você pode acompanhar o exame e conversar com seu

bebê, pois a voz da mãe pode acalmar a criança.

Isso depende de como a doença irá se desenvolver. É importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, pois melhora a resposta ao tratamento que pode ser crioterapia (“caneta” com gelo seco na ponta) ou laser. O médico oftalmologista irá conversar com você para explicar exatamente o tipo de tratamento que seu bebê irá receber. O tratamento visa impedir o progresso da vascularização anormal, evitando que ocorra o deslocamento da retina.

O que acontece se a Retinopatia daPrematuridade for encontrada?

Como o exame de fundode olho é realizado?

Com

panh

ia Il

ustr

ada