evolução humana

12
Trabalho De Biologia Caiçara do Rio do Vento - RN

Upload: francisca-tatiane-da-silva

Post on 09-Feb-2017

122 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evolução Humana

Trabalho De Biologia

Caiçara do Rio do Vento - RN

Page 2: Evolução Humana

Professora: Juliane Avelino

Alunas:Tatiane SilvaCintia AgostinhoGersiane Moreira 2º ano B

Novembro - 2016

Page 3: Evolução Humana
Page 4: Evolução Humana

Introdução A evolução humana, ou antropogênese, é a

origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.

Page 5: Evolução Humana

Termos O termo "humano" no contexto da evolução humana,

refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos entre 2,3 e 2,4 milhões de anos na África.

Page 6: Evolução Humana

Evolução Humana • A Evolução Humana é o nome dado ao processo de

mudança e adaptação pelo qual os seres humanos se tornaram numa nova espécie.

• A Evolução Humana também conhecida como  antropogênese é a origem da evolução do homem. Deve-se entender que o estudo da evolução humana conta com muitas ciências incluindo a antropologia física, arqueologia, linguística, genética, e primatologia.

• Um dos estudiosos que mais contribuíram para a história da evolução humana foi Charles Darwin com a ideia de seleção natural, observando que os seres vivos sofrem modificações que podem ser repassadas de geração para geração.

Page 7: Evolução Humana

• Esta ideia de seleção natural não causou muito impacto ao se referir ao mundo animal, mas causou indignação principalmente entre as religiões e a comunidade científica quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera há milhões de anos atrás.

• Posteriormente surgiu a comprovação da teoria, conforme os pesquisadores iam encontrando esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.

Page 8: Evolução Humana

A linha do tempo dos antepassados humanos

Atualmente, a família dos hominídeos engloba a espécie humana e os símios, como o chimpanzé, o gorila e o orangotango.

Mas, no passado, existiram outros hominídeos, conhecidos somente pelos fósseis encontrados. Precisamente, uma das mais importantes jazidas arqueológicas é a Atapuerca, em Burgos.

Os fósseis indicam quando apareceram e quando se extinguiram as espécies anteriores ao ser humano. Assim, representando em um gráfico esses dados, pode-se obter dessa forma, uma linha do tempo.

Page 9: Evolução Humana

Os mais antigos antepassados humanos pertenciam ao gênero Australopithecus. O gênero Homo, ao qual pertencem os seres humanos atuais, é mais recente. Nem todas as espécies que aparecem no gráfico são de antepassados do homem. Algumas delas correspondem a antepassados e outras são “espécies parentes”.

Além disso, a árvore genealógica do ser humano ainda não é definitiva. De tempos em tempos se descobrem novos fósseis que devem ser acomodados nela.

Page 10: Evolução Humana

Principais antepassados da espécie humana

Australopithecus:4,2-1,0 milhões de anosPodiam caminhar erguidos, ainda que não por muito tempo. Estatura alcançava 1,5 m. Seu cérebro era pequeno e suas mandíbulas, grandes, comparadas ao crânio. Alimentavam-se de frutos, sementes e raízes. Viviam na África, na savana ou em bosques abertos.

Homo habilis: 1,9-1,8 milhão de anosTambém caminhavam erguidos. Seu cérebro era um pouco maior que o dos Australopithecus, suas mandíbulas grandes, em proporção com seu crânio. Dieta carnívora. Habitavam a savana africana. Fabricavam ferramentas de pedra muito rudimentares.

Page 11: Evolução Humana

Homo habilis: 1,9-1,8 milhão de anosTambém caminhavam erguidos. Seu cérebro era um pouco maior que o dos Australopithecus, suas mandíbulas grandes, em proporção com seu crânio.Dieta carnívora. Habitavam a savana africana. Fabricavam ferramentas de pedra muito rudimentares.Homo erectus:1,8 milhão de anos – 300 mil anosSua postura natural era erguida. Seu cérebro era muito maior que o do Homo habilis, e sua mandíbula, um pouco mais reduzida.Dieta onívora. Distribuição ampla: habitou zonas quentes e frias. Dominou o fogo e fabricou ferramentas um pouco mais elaboradas.

Homo neanderthalensis: 150 mil – 30 mil anosMuito parecidos com os seres humanos atuais, ainda que com aspecto mais tosco. Seu cérebro era maior, e a mandíbula, mais forte. É uma espécie irmã da espécie humana atual, com a qual coincide. Seu alimento principal era a carne. Viveu em zonas frias, inclusive na tundra. Foi o primeiro hominídeo a enterrar seus mortos.Homo sapiens: 100 mil anos até a atualidadeSer humano atual.Onívoro. Conquistou todos os hábitats terrestres. Primeiro hominídeo que realizou manifestações artísticas.

Page 12: Evolução Humana

Conclusão

Através da realização deste trabalho foi possível concluir que o Homem está em constante mudança, mesmo que não tenha consciência disso. foi possível concluir que as alterações que ocorreram no género Homo foram lentas e progressivas e levaram milhões de anos até se concretizarem. De facto ainda existe muita controvérsia acerca de muitos aspectos na evolução Humana, ainda hoje não se sabe quais os ascendentes exactos do Homem, até porque alguns deles viveram na mesma época e podem ter tido ligações entre si, originando indivíduos que não eram nem de uma espécie nem de outra Para finalizar gostava de desatacar que provavelmente sem a existência do domínio do fogo o Homem não teria evoluído tão rapidamente.