evolução humana

22
A evolução Humana Professor.: Dantas

Upload: dantasmestre

Post on 06-Jun-2015

6.733 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EvoluçãO Humana

A evolução Humana

Professor.: Dantas

Page 2: EvoluçãO Humana

Introdução

Os seres humanos podem ser considerados um enorme sucesso ecológico, devendo ser o animal de grandes dimensões mais abundante na Terra. Os únicos que se podem aproximar de nós são os que domesticamos (vacas, galinhas, porcos e ovelhas) ou os que dependem dos habitats por nós criados (pardais e ratos, por exemplo).

Page 3: EvoluçãO Humana

Idade da Pedra Paleolítico foi o período pré-histórico também conhecido por Idade da Pedra Lascada onde o homem era selvagem e utilizava utensílios de pedra. O período paleolítico é dividido em paleolítico inferior que é o período onde o Homo Sapiens surge. É datado em 500.000 a 30.000 a.C. onde viviam em cavernas para se protegerem do frio. Alimentavam-se da caça, pesca, coleta de frutos permanecendo nômades por não conhecerem a agricultura e a criação de animais. Nessa fase, descobrem o fogo e, por ele praticavam as primeiras magias.

Page 4: EvoluçãO Humana

Mesolítico

é o período situado entre o paleolítico e o neolítico presente apenas em determinadas regiões onde não aconteceu a transição direta entre os dois períodos. Nesse período, os artefatos de osso e madeira desaparecem gradativamente.

Page 5: EvoluçãO Humana

Neolítico foi o período que sucede o paleolítico entre 8.000 e 5.000 a.C. conhecido como Idade da Pedra Polida. Nesse período, o gelo recua e obriga os homens e os animais a procurarem as margens dos rios. Surge então a agricultura do trigo, cevada e aveia, a domesticação de animais e a criação de gado e ovelhas. O homem passou a ter moradia fixa e a viver em aglomerados urbanos.

Page 6: EvoluçãO Humana

Idade dos MetaisCom a descoberta do cobre e do ouro, o homem passa a fundi-lo nascendo à metalurgia. Os artefatos de pedras eram substituídos pelos de metais. Após o cobre, o estanho foi fundido e misturado ao cobre originando o bronze.

O ferro só foi fundido em 1.500 a.C. por ser de difícil extração e de lenta fundição. A divisão cronológica da Idade dos Metais é polêmica, pois os diversos territórios apresentam diferentes culturas estabelecendo três fases: bronze antigo, médio e recente.

Page 7: EvoluçãO Humana

Caminhar…Assim caminha a humanidade….

Page 8: EvoluçãO Humana

Homo habilis

Viveu entre cerca de 2,4 a 1,8 milhões de anos atrás (MAA). H. habilis, a primeira espécie do gênero Homo, evoluiu no sul e no leste da África no final do Plioceno ou início do Pleistoceno, 2,5–2 MAA, quando divergiu do Australopithecines. H. habilis tinha molares menores e cérebro maior que os Australopithecines, e faziam ferramentas de pedra e talvez de ossos de animais.

Page 10: EvoluçãO Humana

Homo erectusViveu entre cerca de 1,8 (incluindo o ergaster) ou de 1,25 (excluindo o ergaster) a 0,70 MAA. No Pleistoceno Inferior, 1,5–1 MAA, na África, Ásia, e Europa, provavelmente Homo habilis possuía um cérebro maior e fabricou ferramentas de pedra mais elaboradas; essas e outras diferenças são suficientes para que os antropólogos possam classificá-los como uma nova espécie, H. erectus. Um exemplo famoso de Homo erectus é o Homem de Pequim; outros foram encontrados na Ásia (notadamente na Indonésia), África, e Europa. Muitos paleoantropólogos estão atualmente utilizando o termo Homo ergaster para as formas não asiáticas desse grupo, e reservando a denominação H. erectus apenas para os fósseis encontrados na região da Ásia e que possuam certas exigências esqueléticas e dentárias que diferem levemente das do ergaster.

Page 13: EvoluçãO Humana

Homo neanderthalensisViveu entre 250 e 30 mil anos atras. Também conhecido como Homo sapiens neanderthalensis. Há um debate recente sobre se o "Homem de Neanderthal" foi uma espécie separada, Homo neanderthalensis, ou uma subespécie de H. sapiens.

Page 14: EvoluçãO Humana

Homo sapiensSurgiu há cerca de 200 mil anos. No período interglacial do Pleistoceno Médio entre a Glaciação Riss e a Glaciação Wisconsin, há cerca de 250 mil anos, a tendência de expansão craniana e a tecnologia na elaboração de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidências da transição do H. erectus ao H. sapiens. A evidência direta sugere que houve uma migração do H. erectus para fora da África, então uma subseqüente especiação para o H. sapiens na África.

Page 17: EvoluçãO Humana

Homo sapiensSurgiu há cerca de 200 mil anos. No período interglacial do Pleistoceno Médio entre a Glaciação Riss e a Glaciação Wisconsin, há cerca de 250 mil anos, a tendência de expansão craniana e a tecnologia na elaboração de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidências da transição do H. erectus ao H. sapiens. A evidência direta sugere que houve uma migração do H. erectus para fora da África, então uma subseqüente especiação para o H. sapiens na África.

Page 18: EvoluçãO Humana

A ORIGEM DAS ESPÉCIES por meio da Seleção Natural

a Girafa, Segundo Darwin, não foi a ação prolongada em esticar o pescoço para colher as folhas mais altas, que fez com que certos animais se tornassem girafas. Imaginemos que alguns tipos de animais foram habitar determinada região onde as melhores opções de alimentos eram as folhas altas. Destes animais, alguns tinham pescoço um pouco maior, e colhiam as folhas com mais facilidade, e outros um pescoço um pouco menor, tendo mais dificuldade em se alimentar. Assim, com o tempo, os animais de pescoço comprido foram favorecidos pelo ambiente, isto é, foram selecionados naturalmente, e os animais de pescoço menor acabaram por ser extintos, ou se mudaram para outro local com condições que lhes fossem mais favoráveis.

Page 19: EvoluçãO Humana

SELEÇÃO NATURALA isso damos o nome de SELEÇÃO NATURAL. Um Lei que determina que só os mais adaptados ao ambiente poderão sobreviver, se reproduzir e assim transmitir suas características adaptativas ao seus descendentes. Portanto, os descendentes não tem o pescoço maior apenas porque o pescoço de seus pais se desenvolveu, mas sim por que seus pescoços já eram avantajados, e por isso eles sobreviveram e se reproduziram.

Page 20: EvoluçãO Humana
Page 21: EvoluçãO Humana

Será que os Homens descendem dos macacos?

Um dos argumentos usados para defender o evolucionismo é o da Anatomia Comparada. Na imagem que se segue podemos verificar a existência de órgãos homólogos (órgãos que têm a mesma origem, a mesma estrura básica e posição idêntica no organismo, podendo desempenhar funções diferentes) entre o homem e outro primata.

Page 22: EvoluçãO Humana

Criação ou Evolução

Então: com qual das teorias você vai ficar…