evoluÇÃo da informÁtica

12
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão Aluno: Ideval Junior Professor: Ozírio Matéria: Informática Turma: Eletrônica-104EL REVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Upload: jesket

Post on 03-Jul-2015

400 views

Category:

Documents


17 download

TRANSCRIPT

Page 1: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do MaranhãoAluno: Ideval Junior

Professor: OzírioMatéria: Informática

Turma: Eletrônica-104EL

REVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

São Luis_MA2011

Page 2: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO

A informática mantém uma ligação íntima com os seres humanos, seja em um lar, no trabalho em qualquer lugar tem um pouco de informática, desde ao acordar até tomar um café expresso.

No mundo moderno é quase impossível alguém não manter um contato com o computador, então cedo ou tarde a pessoa vai ter que lidar com a informática.

A informática cada dia vem se reformulando, fazendo melhoria em programas ou máquinas já inventadas, ou inventando novos programas e máquinas.

Page 3: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Conceito de Informática

O termo informática, sendo dicionarizado trata-se de um processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

Informática refere-se ao conjunto das Ciências da Informação, estando incluídas no grupo: a teoria da informação, processo de cálculo, análise númerica e métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem de problemas.

Era da Informática

A Era da informática é o período que vêm após a Era Industrial, especificamente após a década de 1980, porém em 1970 ela já vinha aparecendo aos poucos com a invenção do microprocessador, computador pessoal, a fibra óptica.

A transição da Era Industrial para a Era da Informática é caracterizada principalmente na classe dos operários, que consecutivamente é definido como a ascensão e a queda dos operários.

Gênese da Informática(A princípio a informática já estava na vida do ser humano há muito tempo desde a

criação do ábaco, uma máquina de cálculo manual.)

Para iniciarmos a história da informática voltamos há várias décadas, onde o título de primeiro computador do mundo era disputado. Podemos dizer que o primeiro computador é o MIT( Massachussetts Institutes of Tecnology) desenvolvido em 1931 por Vannervar Bush.

Dentre suas características, ele era analógico e foi feito para resolver problemas matemáticos simples, essa função esta ligado a atualmente a calculadora simples de bolso. Mas por usar elementos analógicos o MIT apresentava problemas, pois com a presença de qualquer ruído uma variável assumir um valor diferente do verdadeiro. Uma solução então foi apresentada para este problema, foi criada uma base numérica chamado Binário, que era constituído por apenas dois números “0” e “1”, tendo assim dois valores possíveis, então qualquer valor diferente de “0” e “1” será descartado.

O primeiro computador eletromecânico, o MARK1, desenvolvido por Howard Aiken em 1937, um dos defeitos do MARK 1 era o seu tamanho, ele tinha 18m de comprimento e 2m de altura, isso comparado aos atuais percebe-se uma diferença muito grande.

O primeiro computador eletrônico do mundo teria sido o ABC, mas, infelizmente, o desenvolvedor abandonou o projeto após 5 anos de trabalho. A Segunda Guerra Mundial alavancou a eletro-eletrônico, os serviços secretos dos países participantes da

Page 4: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

guerra queriam construir computadores para fins estratégicos de guerras, de um lado a Alemanha de Hitler que desenvolveu em 1941 o Z3, enquanto os aliados da Inglaterra construíram o Colossus, considerado melhor que o Z3, pois o Colossus conseguia decifrar mensagens codificadas pelo Z3. Ao mesmo tempo em que o Colossus foi lançado (1943) foi iniciado o projeto ENIAC, o computador dos estados Unidos, que só foi concluído após o fim da II Guerra Mundial, em 1946. O ENIAC tinha o mesmo problema do MARK1, a sua dimensão era muito grande, o ENIAC tinha 170m2 e pesava 30 toneladas.

Até então a programação dos computadores era feita através de ligação de cabos em conectores, o que demorava muito tempo, John Von Neumann, Arthur Burks e herman Goldstine tiveram a ideia de fazer com que os computadores pudessem ser programados através de programas, que se utilizasse de instruções do próprio processador. A ideia do trio deu certa e se mantêm ‘viva’ até hoje, com algumas melhoras.

Babbage e Ada Byron

Em 1801 Joseph Marie Jacquard inventa um tear mecânico, com uma leitora automática de cartões, a ideia era de evoluir as máquinas de tecer para poder produzir padrões de cores diferentes onde eram controlados por cartões de papel furado.

Essa idéia de Jacquard inspirou um professor de matemática de Cambridge, a desenvolver uma máquina de ‘tecer números’, uma máquina de cálculos onde ela fosse manuseada por cartões.

Antes que a ideia de Jacquard inspirasse Babbage, ele já vinha tentado desenvolver um projeto de máquina a qual seria capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Mas o conceito dos cartões perfurados fez com que Babbage imaginasse uma nova ideação, um projeto mais complexo, o calculador analítico, semelhante ao computador atual.

A parte principal de sua estrutura seria as rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de somar com precisão de cinquenta dígitos. As instruções seriam lidas em cartões perfurados, que seriam lidos em um dispositivo de entrada e armazenados em um banco de mil registradores.

Mas Babbage foi mais além, não satisfeito com apenas com o projeto do calculador analítico ele imaginou a primeira máquina de impressão, a qual imprimiria os resultados dos cálculos, contida nos registradores. Durante algum tempo Babbage conseguiu fundos para a sua pesquisa, porém não finalizou a sua invenção a tempo e não recebeu mais dinheiro.

Uma ajudante de Babbage e considerada atualmente como pioneira na Informática foi a Ada Augusta Byron, ela foi a primeira programadora da história, projetando programas inexistentes, a pedido de Byron, ela também inventou os conceitos de subrotina, uma sequencia de instruções que pode ser usada várias vezes e o loop, uma instrução que permite a repetição de uma sequencia de cartões.

Page 5: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Lógica Booleana

Você já deve ter se perguntado como um computador, que trabalha apenas com números, consegue realizar tantas tarefas que antes eram executadas somente por seres humanos. Dizer que o computador trabalha apenas com números não é errado, mas também não é o mais correto.

Os computadores de uma forma geral, e qualquer outra máquina controlada por um processador, trabalham com sistema binário, uma base numérica composta pelos números 0 e 1.E estes dois números deram a origem à lógica booleana.

O principal mentor desta lógica foi George Boole, nasceu na cidade de Lincoln, na Inglaterra, em 2 de Novembro de 1815.

Boole teve uma formação precária, estudou em escolas de péssimo ensino, por este motivo decidiu ser padre do que entrar em uma Faculdade por falta de chances. Enquanto George Boole fazia a preparação eclesiástica por quatro anos o seu pai lhe ensinava Matemática, onde ele encontrou a sua verdadeira vocação.

Então por iniciativa própria, George Boole começou a estudar as operações matemáticas de uma forma peculiar, separava todos os símbolos das coisas sobre as quais eles operavam, com a finalidade de criar um sistema simples e totalmente simbólico, surgindo assim a lógica matemática.

A princípio a Lógica de Boole (ou lógica boolena) não foi muito utilizada, somente com o surgimento dos primeiros computadores eletromecânico e eletrônicos.

Sistema BinárioComo comentado anteriormente, o sistema de numeração binária é composta

por dois números o ‘1’ e o ‘0’. Todos os computadores trabalham apenas com esse sistema de numeração.

Assim como claro e escuro, grande e pequeno, alto e baixo são opostos, o mesmo acontece com ‘0’ e ‘1’. Na lógica Booleana, o ‘zero’ representa falso, enquanto o ‘um’ representa verdadeiro.

Surgimento de Programas e melhorias das máquinas inventadas.

A indústria dos computadores pessoais (PC) teve seu início em 1971 com a fabricação do primeiro microprocessador, a Intel 4004. Porém a indústria decolou somente em 1975 com Altair 8800, da MITS. O kit tinha como base o microprocessador 8080 da Intel e possuía apenas 250 bytes de memória. Com um preço bem acessível, quase 400 dólares, o Altair foi o primeiro computador pessoal disponível em grande escala para o público em geral.

A união de Paul Allen, um jovem programador, com um calouro da Universidade de Harvard conhecido como Bill Gates originou uma versão do Basic para o Altair. Mais tarde surgiria a Microsoft.

Page 6: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Um protótipo do computador pessoas chamado Arcon foi demonstrado pelos engenheiros da IBM, em agosto de 1980,com um microprocessador 8088, uma versão do chip com barramento de 8bits e estrutura interna de 16 bits. Em 12 de agosto de 1981 com um contrato feito com Microsoft a IBM apresentou o IBM Personal Computer.

Em 1982, o PC original trazia um processador Intel 8088 de 4,7MHz. Embora o PC fosse capaz de exibir gráficos, era necessário comprar uma placa de vídeo opcional para isto, pois a máquina possuía uma placa monocromática.

Após muitas revoluções e criações, o surgimento da Apple II e o seu sucesso, mas viria a fracassar com o lançamento da Apple III e a Lisa (primeira tentativa de popularizar a combinação de mouse, janelas, ícones e interface gráfica, porem seu alto preço não atraiu o mercado).

Em 1987 seria lançado o Windows 2.0, que melhorava a interface com o usuário. Mais tarde o Windows seria divido em 286 e 386, o ultimo tinha capacidade de multitarefa, execução de aplicativos em máquinas virtuais e suporte a até 16 Mb de memória, iniciando então uma rivalidade entre o Windows e OS/2.

A Microsoft viria a dominar outras áreas na computação, como a Visual Basic e Visual C++. Além disso, os aplicativos da Microsoft, comandados pelo pacote Office, contendo o Word, Excel, Power Point, tomaram grande parte do mercado de programas aplicativos.

‘A Internet, é claro, já existia há muitos anos, desde o início dos anos 60, quando o Órgão de Defesa de Projetos de Pesquisa Avançada (DARPA), do Pentágono, estabeleceram conexões com muitos computadores de universidades. Neste período a Internet crescia, e o governo transferiu seu controle para os sites individuais e comitês técnicos. Em 1990, Tim Berners-Lee criou a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), uma maneira simples de ligar informações entre sites da Internet. Isto por sua vez, gerou a World Wide Web (www).

A grande euforia em torno da World Wide Web quase obscureceu o maior anúncio da Microsoft deste período: o Windows 95. Menos de um ano mais tarde era lançado o Windows NT 4.0, que possuía a mesma interface com o usuário e executava a maioria dos mesmos aplicativos, utilizando interfaces de programação Win 32.

Ainda hoje existe um grande espaço para avanços nos sistemas operacionais. A importância dada pelos desenvolvedores de software sobre as linguagens orientadas a objetos tem como intuito um sistema operacional mais orientado a objetos. Num projeto como este, dados e aplicativos deveriam ser divididos, para que os usuários pudessem trabalhar com os dados independentemente dos aplicativos individuais. ’

Page 7: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

CONCLUSÃOO primeiro sistema de computação era precário quando a informática começou a ser

desenvolvida, a prova disso é que os primeiros computadores tinham uma dimensão enorme e efetuar apenas as funções de uma calculadora. Ao longo dos tempos que foram aprimorando e desenvolvendo novas linguagens de programação.

A rede mundial de computadores cresceu ao tempo e a internet foi o maior meio de comunicação entre elas.

Page 8: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

Principais Fatos da História da Informática.

XVII - O francês Blaise Pascal projeta uma calculadora que soma e subtrai e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz incorpora operações de multiplicar e dividir à máquina.

XVIII - O francês Joseph Marie Jacquard constrói um tear automatizado: cartões perfurados controlam o movimento da máquina.

1834 - O inglês Charles Babbage projeta a máquina analítica capaz de armazenar informações.

1847 - O inglês George Boole estabelece a lógica binária para armazenar informações.

1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constrói o primeiro computador mecânico.

1924 - Nasce a International Business Machines Corporation (IBM), nos Estados Unidos.

1938 - O alemão Konrad Zuse faz o primeiro computador elétrico usando a teoria binária.

1943 - O inglês Alan Turing constrói a primeira geração de computadores modernos, que utilizam válvulas.

1944 - O norte-americano Howard Aiken termina o Mark I, o primeiro computador eletromecânico.

1946 - O Eletronic Numerical Integrator and Computer (Eniac), primeiro computador eletrônico, é criado nos EUA.

1947 - Criação do transistor, substituto da válvula, que permite máquinas mais rápidas.

1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado.

1958 - Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos eletrônicos.

1969 - Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet.

1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores.

1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft.

1976 - Lançamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick.

1981 - A IBM o lança seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft.

Page 9: EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

1983 - A IBM lança o PC-XT, com disco rígido.

1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias.

1984 -- A Apple lança o Macintosh, primeiro computador a utilizar ícones e mouse.

1985 - A Microsoft lança o Windows para o PC, que só obtém sucesso com a versão 3.0 (1990).

1993 - A Intel lança o Pentium.

1998 - A Intel lança o Pentium II.

1999 - A Intel lança o Pentium III.