evolução biológica - iblog.portalpositivo.com.br/biologandocompablo/files/2016/06/... ·...

22
Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia

Upload: nguyenbao

Post on 31-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Evolução Biológica - I

Prof. Pablo Paim

Biologia

Organismos se adaptam ao ambiente?!

Organismos mais

evoluídos!?

O homem veio do macaco?!

Ser evolucionista é

ser ateu?!

O processo de evolução biológica tem sido alvo de grandes controvérsias no decorrer da história da ciência. Atualmente, após inúmeras provas e evidências do processo evolutivo, é muito difícil abandonar as ideias evolucionistas por uma teoria estática como a ideia criacionista ou fixista. A Teoria Evolucionista fala em modificações lentas e graduais que ocorrem com o passar das gerações, onde seres simples originam seres complexos.

Hipótese Criacionista ou Fixista

Antigo Testamento... Criação Divina... Gênesis... Espécies imutáveis...

Teoria Evolucionista ou Darwiniana

Modificações lentas e graduais ao longo do tempo... Seres simples originam seres complexos...

Teorias Evolutivas Lamarckismo – A função faz o órgão. Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet Chevalier de Lamarck, ou para os intimos, Lamarck. Foi um dos primeiros defensores da evolução moderna. Motivos de chacota...

Segundo Lamarck, os seres vivos deveriam adaptar-se ao meio

onde vivem para poder sobreviver!

A forma de pensar de Lamarck era perfeitamente correta, porém, sua

expressão não!

Dos três elementos fundamentais, adaptação ao meio, lei do uso e desuso e

lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

Somente a primeira é aceitável...!

Darwinismo – Seleção Natural Antes de falarmos de Charles Darwin, precisamos lembrar de alguns cientistas que dedicaram suas vidas ou parte para o estudo da evolução. Leonardo da Vinci (1452-1519); Carolus Linnaeus (1707 – 1778); Erasmus Darwin (1731 – 1802); Thomas R. Malthus (1766 – 1834); Alexandr Humboldt (1767–1835); John Herschel (1792–1871); Charles Lyell (1797 – 1875).

Segundo Lamarck, os seres vivos deveriam adaptar-se ao meio

onde vivem para poder sobreviver!

As populações humanas crescem em progressão geométrica, porém, os meios de subsistência crescem em progressões aritmética!

Existe variabilidade entre os seres vivos... A natureza produz mais organismos do que é capaz de

sustentar.

Sendo assim, somente os indivíduos portadores das melhores características conseguem sobreviver se reproduzir e passar essas características vantajosas adiante.

Mas Darwin, isso seria SELEÇÃO NATURAL?

Diferenças Entre o Pensamento Darwinista e Lamarckista

1- Para o darwinismo, o Meio Ambiente seleciona as formas vivas mais aptas dentre as várias existentes, enquanto que para o lamarckismo, o Meio Ambiente induz à formação de novas características pelo uso e desuso. 2- Para o darwinismo, a evolução se dá por seleção natural, enquanto que para o lamarckismo a evolução ocorre por necessidade de adaptação.

É importante salientar que os indivíduos não mudam pela necessidade de sobrevivência ou exigências impostas pelo meio, mas sim, graças ao acaso, ou seja, as mudanças ocorrem aleatoriamente e , se forem vantajosas para o indivíduo, este permanecerá por meio da seleção natural. O meio induz mudanças, porém não dirige estas mudanças para resolver problemas evolutivos.

Neodarwinismo ou Mutacionismo

Essa teoria do séc. XX destacou que a variabilidade entre os seres vivos destacada por Darwin é decorrente de alterações que ocorrem nos genes ou cromossomos. Trata-se das mutações gênicas... Essa nova teoria veio a reforçar a teoria darwiniana, desmistificando suas fragilidades. Fenótipo e Genótipo...

Exemplos de Seleção Natural e Neodarwinismo

Mariposas de Manchester

Resistência das Bactérias aos Antibióticos Apostila...

(ENEM 2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que:

(A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. (B) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes. (C) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes. (D) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. (E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

(ENEM 2009) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a

(A) lei do uso e desuso. (B) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele. (C) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes. (D) futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados. (E) seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

(ENEM 2005) As serpentes estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus sp.), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu "chocalho", que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes. A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que:

(A) a necessidade de não ser descoberta e morta mudou seu comportamento. (B) as alterações no seu código genético surgiram para aperfeiçoá-la. (C) as mutações sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se. (D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente. (E) as variedades sofreram mutações para se adaptarem à presença de seres humanos.