eu escolhi esperar

24

Upload: above-editora

Post on 11-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Um guia prático para sua jornada

TRANSCRIPT

Page 1: Eu Escolhi Esperar
Page 2: Eu Escolhi Esperar
Page 3: Eu Escolhi Esperar
Page 4: Eu Escolhi Esperar
Page 5: Eu Escolhi Esperar

2ª Edição

Vila Velha - ES

Setembro -2012

Page 6: Eu Escolhi Esperar

EU ESCOLHI ESPERARCopyright © 2012 por Nelson Junior

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, guardada pelo sistema “retrieval” ou trasmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja este mecânico, de fotocópia, eletrônico, de gravação, ou outros, sem prévia autorização por escrito do Autor.

Editor ResponsávelUziel de Jesus

Revisão OrtográficaJamilly Correia

Arte, Capa e Diagramação

www.janderpires.com.br

F383e Ferreira Neto Junior, Nelson Pinto Eu escolhi esperar : um guia prático para sua jornada / Nelson Pinto Ferreira Neto Junior. – Vila Velha : Above publicações, 2012. 96 p. ISBN 978-85-63080-95-0 1. Sexualidade. 2. Religião. 3. Matrimônio. 4. Relacionamentos. 5. Castidade. I. Título

CDU 265.5:176

Ficha Catalográfica

Catalogação na publicação:Bibliotecária: Andréa da Silva Barboza – CRB7/6354

Page 7: Eu Escolhi Esperar

AGRADECIMENTO

Agradeço ao Autor da minha história. Sem Ele nada disto seria vivido.

Agradeço a Jesus todos os dias por conceder-me a honra de ser coparticipante com Ele de tudo isto. Agradeço à mulher da minha vida: Angela Cristina, que sempre prova para mim que esperar em Deus vale a pena. Ela tem sido a maior prova do amor de Deus por mim; a prova viva do que são misericórdia, perdão e fidelidade. Não desistir de mim é a forma com pela qual sempre provou-me o seu amor.

Agradeço às minhas filhas Ana Carolina e Milena, por compreenderem a minha ausência devido às muitas viagens, e ofertarem para toda uma geração o tempo delas comigo.

Agradeço aos antigos líderes e companheiros de mi-nistério que passaram pela minha vida deixando seus ensi-nos e valores.

Agradeço a Victor e Teté, Emerson e Rosana (João, Naiara e José), Fabricio e Célia, Leonardo e Bárbara, Lu-ciano e Ariana, Andréia Messores, Célio e Zezé, Luciano e

Page 8: Eu Escolhi Esperar

Paula, Jander Pires e Paulinha (pela capa e diagramação), Jamilly Correia (incentivadora do livro e revisora), ao nosso grupo de discipulado e congregação local da igreja em Vitó-ria, e aos muitos amigos que sempre incentivaram de uma forma ou de outra este projeto.

Page 9: Eu Escolhi Esperar

PREFÁCIO

Atualmente tudo é liberado e considerado normal. Levantando a bandeira da “liberdade” nas mãos, o mundo nos oferece muitas oportunidades que podem e até geram prazer, mas que no fim, reservam-nos o sofrimento.

Observando tantos jovens cristãos perderem-se em meio a experiências ruins que destroem a autoestima e ge-ram traumas emocionais - que serão levados para o casa-mento - vimos a necessidade de mostrar novos horizontes.

O “Eu Escolhi Esperar” é uma mobilização com uma proposta saudável para os relacionamentos, de santidade e entrega dos seus sonhos, não nas mãos dos homens, mas nas mãos de Deus.

Você quer saber mais o que é esperar em Deus? Apro-fundar-se mais no assunto para esclarecer suas dúvidas e fortalecer suas convicções? Então, viaje nestas páginas que cairão como uma luva para você.

Page 10: Eu Escolhi Esperar

Nosso desejo com este livro, é que você seja fortaleci-do no Senhor e na força do Seu poder, para seguir firme no propósito de esperar Naquele que tem o melhor para você. E quando chegar a hora, você estará inteiro no relacionamen-to da sua vida, que é o casamento.

Angela Cristina, casada com Nelson JuniorCoordenadores e idealizadores do EEE

Page 11: Eu Escolhi Esperar

INTRODUÇÃO

Eu nunca tive a intenção de escrever um livro. Eu não sou escritor. Aliás, redação nunca foi o meu forte na escola. Porém, de um tempo para cá muitas pessoas têm me enco-rajado a colocar no papel aquilo que tenho compartilhado nos seminários feitos pelo Brasil.

E como estas palavras de encorajamento começaram a aumentar, passei a considerar que em vez de ser encoraja-mento de um ou outro, as dezenas de palavras, na verdade, eram uma direção do Espírito Santo.

Enfim, este é o primeiro livro de uma série de mensa-gens sobre “Eu Escolhi Esperar”.

E nesta minha primeira experiência, tentarei colocar no papel, de forma objetiva e mais simples possível, algumas lições que tenho aprendido na caminhada daquele que es-pera no Senhor.

Um dia fui um adolescente, e como cristão, vi e senti o que é ser um adolescente neste mundo tão apelativo. Como eu costumo dizer, é difícil ser puro num mundo tão sensual.

Page 12: Eu Escolhi Esperar

Também já fui um jovem solteiro, e na minha cami-nhada cristã experimentei o que é estar solteiro diante de tantas pressões sociais, invisíveis e bem reais.

Eu cresci, amadureci, casei-me e hoje constituí a mi-nha família, mas tenho notado uma coisa com o passar do tempo: as pessoas cresceram, mudaram, mas as lutas e as tentações para os solteiros continuam as mesmas. Este foi mais um dos motivos que me levaram a discernir que este é o tempo de escrever um livro.

Definitivamente chegou a hora de começar a produzir um material que possa ajudar as pessoas que, assim como eu, um dia tomaram a decisão de esperar pela vontade de Deus nas suas vidas.

Apesar de este livro focar uma espera no que diz res-peito a um relacionamento com outra pessoa, eu particular-mente creio que a espera é um critério indispensável e fun-damental na vida de todo cristão que deseja viver a vontade de Deus para a sua vida.

Um dia você irá se casar, mas a espera sempre será um critério que precisa fazer parte da sua vida, em todos os sentidos da sua caminhada cristã.

Eu espero que este livro lhe edifique, lhe ajude e lhe faça discernir melhor qual é a boa, agradável e perfeita von-tade de Deus.

Nelson JuniorPastor e idealizador do movimento “Eu escolhi esperar”

Page 13: Eu Escolhi Esperar

SUMÁRIO

AGRADECIMENTO .....................................................................................5

PREFÁCIO ................................................................................ 7

INTRODUÇÃO ........................................................................ 9

PARTE 11 - Quem Ama Espera ..........................................................15

2 - Liberdade sexual ..............................................................19

3 - Guardando o corpo .........................................................25

4 - Um amor para a vida inteira ..........................................29

PARTE 25 - Esperar no Senhor não é um sentimento .....................41

6 - Esperar no Senhor não é esperar por uma pessoa ......45

Page 14: Eu Escolhi Esperar

7 - Esperar no Senhor não é estar parado ..........................49

8 - Esperar no Senhor não é seu destino ...........................55

9 - Esperar no Senhor não é desesperar-se .......................59

PARTE 310 - Esperar no Senhor é uma jornada .............................65

11 - Esperar no Senhor é um presente ..............................71

12 - Esperar no Senhor é um tempo de tratamento ........75

13 - Esperar no Senhor é uma decisão pessoal .................79

14 - Esperar no Senhor é uma aliança ...............................83

15 - Esperar no Senhor é escolher o melhor de Deus .....87

16 - Consagração e aliança .................................................91

Page 15: Eu Escolhi Esperar

PARTE 1

Page 16: Eu Escolhi Esperar
Page 17: Eu Escolhi Esperar

CAPÍTULO 1

QUEM AMA ESPERA“O amor é paciente. Tudo sofre,

tudo crê, tudo suporta, tudo espera.”I Coríntios 13:7

Page 18: Eu Escolhi Esperar

E U E S C O L H I E S P E R A R 1 6

Uma das primeiras perguntas que me fazem sobre a mobilização “Eu Escolhi Esperar” é como ela

começou. Existem vários ministérios, principalmente nos Estados Unidos, com temas parecidos. As pessoas acredi-tam que a ideia é baseada nestes outros movimentos que de-ram certo e são famosos por lá. No Brasil também existem alguns movimentos com este tema.

Há alguns anos atrás, existiu no Brasil um movimento que ficou muito conhecido, chamado “Quem Ama Espera”.

As pessoas sempre me perguntam se “Eu Escolhi Es-perar” é a nova versão do “Quem ama espera”. Outras mais precipitadas dizem que “Eu Escolhi Esperar” é uma cópia do “Quem Ama Espera”.

Eu respondo que a mobilização “Eu Escolhi Esperar” é, na verdade, um fruto do “Quem Ama Espera”.

Quando eu era adolescente, servia ao Senhor e dese-java muito agradá-lo com minha vida e atitude. Foi quando eu ouvi um pastor pregando sobre isso, e ele dizia que quem ama sabe esperar.

Eu entendi que esperar em Deus pela pessoa certa para mim também era uma forma de amar; que meu amor por alguém não estava condicionado à presença dessa pes-soa ao meu lado. E mais, que eu esperar o tempo de Deus até conhecê-la também era uma prova de amor.

Eu já amava minha futura esposa, mesmo sem co-

Page 19: Eu Escolhi Esperar

1 7P A R T E 1

nhecê-la. Além de uma prova de amor, isto é um ato de fé. Afinal, fé é a certeza daquilo que não se vê e a convicção daquilo que se espera (Hebreus 11:1).

Foi aí que eu fiz a minha escolha: eu escolhi esperar! E foi justamente porque esperei em Deus, que comecei a mo-bilização “Eu Escolhi Esperar”. Esta é a história da minha vida. Esta é a história que vou contar para minhas filhas e desejo que também seja a escolha delas.

Eu vivi minhas experiências, passei por tentações, tive momentos de fraqueza, tive minhas dúvidas. Com cer-teza, por algumas vezes senti-me sozinho, mas descobri que quem ama não só espera. Quem ama não perde por esperar. Deus é surpreendente e fiel!

Eu esperei no Senhor e tenho testemunhado para ou-tros que hoje fizeram esta escolha para suas vidas. Esperar em Deus vale a pena!

Page 20: Eu Escolhi Esperar
Page 21: Eu Escolhi Esperar

CAPÍTULO 2

LIBERDADE SEXUAL“Não vos conformeis com este presente século,

mas transformai-vos pela renovação da mentepara discernir qual é a boa perfeita e agradável

vontade de Deus para sua vida.”Romanos 12:1-2

Page 22: Eu Escolhi Esperar

E U E S C O L H I E S P E R A R 2 0

No Brasil existem várias campanhas sobre diver-sos temas, principalmente de caráter social. E a

maioria delas são dignas e necessárias.

Por exemplo, campanhas de caráter ambiental contra o desmatamento florestal, maus tratos de animais e campa-nhas pela preservação da água no planeta.

Campanhas em favor da saúde, como a luta contra o câncer de mama, contra o tabaco, contra o uso indiscrimi-nado de drogas ilícitas e contra a dengue são alguns exem-plos.

Existem também as campanhas de cunho sexual, como as que incentivam o uso de preservativos e as que se posicionam contra a exploração sexual infantil, a pedofilia e a prostituição. Atualmente, no Brasil, está em alta a dis-cussão sobre a liberdade sexual e a defesa do direito homos-sexual. O debate sobre orientação sexual é a tendência no momento.

Aproveitando a ampla discussão sobre opção sexual, resolvi levantar mais uma: os que escolhem se guardar sexu-almente para o casamento. Pensei: “Vamos fazer uma cam-panha voltada para aqueles que fizeram a opção de esperar pelo casamento para terem suas experiências sexuais. Afinal de contas, esta também é uma opção sexual”.

Numa sociedade que se autodenomina moderna, sexo fora do casamento se tornou uma prática muito...

Page 23: Eu Escolhi Esperar

2 1P A R T E 1

Above PublicaçõesPublicando Sonhos!FONE - (27) 4105-3374

[email protected]

Para continuar esta leitura você pode adquirir este livro no site www.loja.mobilizacao.com.br

Page 24: Eu Escolhi Esperar