eu consigo que você emagreça

11
EU CONSIGO QUE VOCÊ EMAGREÇA por Paul McKenna A crença comum é que comer é algo que se pode controlar, mas as dietas não funcionam e comer não tem a ver com força de vontade, pois é algo que está, em última análise, sob controlo do cérebro. No nosso mundo actual, em que os alimentos se encontram abundantemente disponíveis, perder peso com uma dieta exige um esforço consciente e continuado. Bem, a chave não está na dieta, como evidenciam todas as pessoas que voltaram a aumentar de peso mal terminaram a dieta. A chave está numa alteração de comportamentos. Aqui, neste texto, encontram-se todas as chaves para perder peso e mantê-lo. Não se preconiza uma dieta, mas o controlo da resposta à fome e a forma de alterar o apetite reduzindo o stress causado por uma dieta. A partir de agora, vai comer tudo o que deseja e perder peso. E não vai fazer dieta, porque as dietas são inimigas da perda de peso! Quando se sabe como, é fácil perder peso e mantê-lo para o resto da vida. Está Pronto? Dieta é um sistema de alimentação que procura exercer um controlo exterior sobre o que come, onde, quando e como. Um dado confirmado é que 90% das pessoas que tentam perder peso com dietas falham. Então, a conclusão é: esqueça a dieta! As dietas são essencialmente cursos sobre como engordar e sentir-se um falhado.

Upload: manuel-sobral

Post on 15-Jan-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Auto-hipnose

TRANSCRIPT

Page 1: Eu Consigo Que Você Emagreça

EU CONSIGO QUE VOCÊ EMAGREÇA

por Paul McKenna

A crença comum é que comer é algo que se pode controlar, mas as dietas não funcionam e comer não tem a ver com força de vontade, pois é algo que está, em última análise, sob controlo do cérebro.

No nosso mundo actual, em que os alimentos se encontram abundantemente disponíveis, perder peso com uma dieta exige um esforço consciente e continuado. Bem, a chave não está na dieta, como evidenciam todas as pessoas que voltaram a aumentar de peso mal terminaram a dieta. A chave está numa alteração de comportamentos.

Aqui, neste texto, encontram-se todas as chaves para perder peso e mantê-lo. Não se preconiza uma dieta, mas o controlo da resposta à fome e a forma de alterar o apetite reduzindo o stress causado por uma dieta.

A partir de agora, vai comer tudo o que deseja e perder peso. E não vai fazer dieta, porque as dietas são inimigas da perda de peso! Quando se sabe como, é fácil perder peso e mantê-lo para o resto da vida.

Está Pronto?

Dieta é um sistema de alimentação que procura exercer um controlo exterior sobre o que come, onde, quando e como.

Um dado confirmado é que 90% das pessoas que tentam perder peso com dietas falham.

Então, a conclusão é: esqueça a dieta!

As dietas são essencialmente cursos sobre como engordar e sentir-se um falhado.

Quanto mais dietas se experimentam e falham, mais as pessoas se convencem que nunca perderão peso. Bem, as dietas falham por razões que têm a ver com a biologia humana.

Muitas vezes as pessoas não comem devido a terem fome fisiológica, mas por inúmeras razões emocionais: aborrecimento, solidão, tédio, stress. Quando a fome é emocional, o corpo nunca está satisfeito e é por isso que as pessoas nunca identificam o sinal para parar de comer.

Page 2: Eu Consigo Que Você Emagreça

Se está com excesso de peso, a culpa não é sua e a única forma de perder peso e mantê-lo é recorrer ao inconsciente e mudar a sua relação com a comida.

Os Segredos das Pessoas Naturalmente Magras

O seu corpo é mais inteligente que qualquer dieta, mas pode ser difícil sentir o que o corpo está a comunicar.

Para ser naturalmente magro apenas tem de introduzir quatro novos hábitos na sua vida, quatro regras de ouro:

Regra de ouro 1: quando tiver fome, coma.

O nosso corpo está programado para armazenar gordura porque não sabe quanto tempo vai estar sem comer. Se passar muito tempo sem comer e ficar faminto, o seu corpo entra em modo de sobrevivência e armazena gordura.

Uma das razões pelas quais as pessoas naturalmente magras podem comer muito e não engordam, é que nunca estão famintas.

Para reprogramar a sabedoria interna do seu corpo, basta que coma quando sente fome verdadeira, física e não fome emocional.

A Escala da Fome

Esta ferramenta serve para que saiba exactamente quando deve comer e quando deve parar:

1. Fisicamente fraco2. Faminto3. Com alguma fome4. Com ligeira fome5. Neutro6. Agradavelmente satisfeito7. Cheio8. A transbordar9. A rebentar10. Enjoado.

Deve comer quando sente alguma fome – graus 3 ou 4 da escala - e parar quando chegar ao grau 6 da escala.

Regra de ouro 2: coma o que desejar e não o que pensa que deve comer.

Page 3: Eu Consigo Que Você Emagreça

Quando decide ou aceita que não pode comer certos alimentos, além de perturbar o equilíbrio natural da sua relação com a comida, a “proibição” torna esses alimentos ainda mais atraentes.

Se fizer as pazes com a comida e estiver atento à sabedoria do seu corpo, sentirá uma grande liberdade da tensão e da culpa devidas ao facto de não seguir a sua intuição.

Regra de ouro 3: coma com consciência e aprecie cada garfada.

As pessoas com excesso de peso passam grande parte do seu tempo a pensar em comida, excepto quando estão a comer, quando entram numa espécie de transe em que mantêm a boca cheia de comida, que engolem quase sem mastigar e nem sequer a apreciarem.

Bem, pode comer tudo o que desejar, desde que aprecie plenamente cada garfada. Saboreie, sinta as texturas e sensações. Para apreciar verdadeiramente a sua comida, é preciso que esteja consciente que a está a comer.

Abrande a velocidade com que come, pousando o talher após cada garfada e mastigue-a pelo menos 20 vezes. Além disso, concentre-se exclusivamente na sua refeição, eliminando distracções. Uma pessoa que está completamente concentrada no sabor e na textura do que come, ingere muito menos comida.

Regra de ouro 4: quando sentir que está cheio, pare de comer.

O corpo humano foi concebido para comer quando tem fome e parar de comer quando está satisfeito. Para perder peso sem esforço e manter o peso alcançado, deve começar a não contrariar o seu corpo, ficando sensível às suas sensações de fome verdadeira e de estar agradavelmente cheio. Se, passados dez minutos, voltar a sentir fome, coma.

Não será necessário pensar na aplicação destas regras que rapidamente se tornarão num hábito.

Se o “prato limpo” foi um hábito seu, abandone-o. Este hábito é frequentemente programado na infância… os meninos têm de comer tudo o que está no prato, porque há crianças a morrer de fome na Índia, em África ou na Conchinchina… como se ficar gordo ajudasse as crianças com fome.

Uma forma de abandonar este clube é começar a deixar alguma comida no prato.

E contamos com a ajuda de um elixir milagroso para ajudar a distinguir a fome verdadeira da fome emocional: a água! Quando sentir fome, beba um grande copo de água. Se a sensação de fome passar é porque não tinha fome, mas sede.

Nas duas primeiras semanas em que aplicar as quatro regras de ouro:

Page 4: Eu Consigo Que Você Emagreça

1. Vai parecer-lhe um pouco estranho: as outras pessoas não vão dar atenção ao facto de comer devagar; os alimentos vão-lhe parecer mais saborosos e vai comer o que deseja.

2. Vai sentir-se melhor no seu corpo e consigo próprio.3. Vai interrogar-se se estará a funcionar bem. Mesmo que não se aperceba de

perda de peso inicialmente, se está a seguir as quatro regras de ouro, está a funcionar bem.

4. Vai ter deslizes, pelo que terá de optar entre autoflagelar-se e desistir ou relaxar, sorrir e voltar a comer quando tem fome, do que lhe apetece, apreciando cada garfada e parando quando pensa que está cheio.

A “amiga” balança

Nestas duas semanas, pode pôr-se em cima da sua “amiga” duas vezes: antes de iniciar e passadas as duas semanas.

A expectativa de redução de peso e as oscilações de peso vão trazer tensões e stress, de todo desnecessário.

Programe a Mente para Emagrecer o Corpo

É quase impossível romper um hábito apenas pela força da vontade. Tem de reprogramar a mente, recorrendo à imaginação.

A primeira coisa a fazer é definir exactamente o que deseja, por exemplo: “Quero perder seis quilos nos próximos dois meses.” Mantenha o foco nessa decisão.

A imaginação vai ajudar a reprogramar a sua mente com recurso a técnicas de visualização.

O exercício seguinte vai treinar o seu inconsciente para que perca peso e o mantenha.

Exercício

1. Imagine que está a assistir a um filme em que a estrêla é um EU elegante, feliz e confiante.

2. Veja como esse EU magro realiza as tarefas diárias com facilidade. Veja-o a comer as quantidades certas, a mover o corpo facilmente e a lidar rápida e facilmente com as emoções.

3. Se o filme estiver satisfeito com o outro EU, entre nele. Absorva a nova perspectiva e comportamentos.

Page 5: Eu Consigo Que Você Emagreça

4. Desenvolva o filme, vendo-o em todas as situações diárias, nesta nova perspectiva.

A repetição é a chave do sucesso. Faça este exercício todas as manhãs e, em pouco tempo, verá que se sente melhor e que a sua auto-imagem está a melhorar.

A Alimentação Emocional

Um dos erros mais comuns é confundir a fome emocional com a fome física. Até nos sintonizarmos com o nosso corpo, parecem iguais.

A fome emocional é causada por uma emoção negativa ou para preencher um vazio emocional. É por isso que come e come sem que a fome passe.

Algumas diferenças entre fome física e fome emocional:

1. A fome emocional é súbita e urgente; a fome física é gradual e paciente.2. A fome emocional não se satisfaz com comida, mas a fome física sim.

O sentimento subjacente à fome emocional resume-se a um stress inevitável. Controlando a sua resposta ao stress, deixará de desejar ou precisar de comer.

A técnica utilizada no exercício seguinte cria uma sensação interior de calma no seu corpo. Repetindo o exercício, poderá reduzir o nível de stress e eliminar as fomes repentinas.

Exercício: A Âncora da Paz

1. Recorde uma altura em que se sentia verdadeiramente calmo, em paz e controlo. Volte a esse momento, sentindo como se sentia bem. (Se não conseguir recordar esse momento, imagine como seria maravilhoso estar totalmente em paz, com todo o conforto, relaxe e autocontrolo que gostaria de sentir).

2. Enquanto vê mentalmente esta imagem, torne as cores mais vivas e alegres, os sons mais nítidos e as sensações mais fortes. Quando estiver a sentir essas sensações, aperte o polegar e o dedo do meio da mão direita. Vai associar esta pressão específica a este local e emoção específicos. Volte a correr esta memória várias vezes, até sentir uma sensação de paz interior e calma.

3. Agora volte a desenrolar esta memória relaxante pelo menos mais cinco vezes, enquanto aperta o polegar e o dedo do meio, para enraizar estas sensações boas. Saberá quando deve terminar de apertar os dedos para recordar facilmente as sensações de calma e relaxamento, que se espalham pelo corpo.

4. Pense numa situação do passado em que sentiu algum stress. Aperte os dedos e sinta a sensação de calma a espalhar-se pelo corpo e imagine que a leva consigo

Page 6: Eu Consigo Que Você Emagreça

para essa sensação de stress. Imagine que tudo corre exactamente como deseja, na perfeição. Veja como sabe bem estar mais calmo e a controlar a situação.

5. Mantendo os dedos apertados, lembre-se da situação de calma e controlo e volte a imaginar a situação que parecia causar stress. Desta vez, imagine novos desafios e veja como lida com eles na perfeição. Veja como sabe bem estar mais calmo e a controlar a situação.

6. Pare e pense agora nessa situação. Repare na diferença de há uns minutos para cá. Sente menos stress e mais controlo? Se não for o caso, repita o exercício até isso acontecer.

Uma das fontes de stress é um segredo que se carrega ao longo da vida. Cada um de nós é o crítico mais feroz para si mesmo.

A maioria das pessoas com peso a mais assedia-se logo ao início do dia, olhando para si próprio no espelho e criticando-se. Quando alguém consegue reconhecer o ódio a si próprio como aquilo que é, poderá diminuir o poder que exerce em si e lidar com ele em vez de o tentar abafar com comida.

O exercício seguinte pretende ajudá-lo a alterar os padrões de ódio em relação a si mesmo.

Exercício: Alguém que o Ama

1. Feche os olhos e pense em alguém que o ama. Lembre-se do seu aspecto e imagine que agora está à sua frente.

2. Saia do seu corpo e entre no corpo da pessoa que o ama. Veja através dos seus olhos, ouça pelos seus ouvidos e sinta o amor e os bons sentimentos quando olha para si próprio. Observe em pormenor aquilo que ama e aprecia em si. Identifique e reconheça essas qualidades incríveis que talvez não tenha apreciado em si próprio até agora.

3. Volte para o seu corpo e dedique algum tempo a desfrutar dessas boas sensações, sabendo que é amado tal como é.

O Mito do Metabolismo

O metabolismo é a velocidade a que o corpo queima energia. O ritmo do metabolismo é a taxa metabólica basal, que é a principal responsável pela quantidade de calorias que o seu corpo vai queimar ao longo do dia.

O ritmo metabólico não é constante. Quando o corpo não recebe comida suficiente, o ritmo metabólico diminui. Em compensação, quando come sempre que tem fome, o seu corpo acelera o metabolismo para que a anergia possa ser usada rápida e eficazmente, pois sabe que a energia será reposta quando necessário.

Page 7: Eu Consigo Que Você Emagreça

Duas “receitas” para acelerar o metabolismo:

- comer sempre que tem fome

- fazer algum exercício.

Bem, exercício é tudo o que provoque uma respiração mais profunda e acelere o ritmo cardíaco. Além disso, ao fazer exercício liberta endomorfinas, libertando-o da tensão do stress.

As Fomes Repentinas

Como assumir o controlo da fome repentina

Se não consegue parar ou resistir à comida mesmo sem fome, é porque está descontrolado. Uma fome repentina tem de ser satisfeita de imediato e, normalmente, visa uma comida específica ao invés de ser uma fome mais geral.

Mas todas as fomes repentinas são reflexo de comportamentos adquiridos. Então, pode desaprendê-los!

Se quiser reprogramar a sua mente para eliminar uma fome repentina específica para sempre, pratique a seguinte técnica:

O Mata-desejos #1

1. Pense no maior desejo repentino por comida. Pontue-ode 1 a 10.

2. Com dois dedos de cada mão, bata 10x no peito, à alturado ombro, enquanto continua a pensar nesse desejo.

3. Agora bata 10x por baixo do olho.4. Volte a bater 10x no peito.5. Coloque a outra mão à sua frente e bata no seu dorso,

entre o anelar e o mindinho.Continue a pensar no seu desejo enquanto o faz e passapara o seguinte:- abra e feche os olhos- mantendo a cabeça imóvel, continue a bater e olhe parabaixo e para a direita, depois para a esquerda.- continue a bater e gire os olhos a 360º, no sentido dosponteiros do relógio e depois, no sentido contrário.Não se esqueça de continuar a pensar na comida que deseja enquanto o faz.- cante qualquer coisa, em voz alta.- em voz alta, conte de 1 a 5.

Page 8: Eu Consigo Que Você Emagreça

- volte a cantar o que cantou anteriormente.

6. Pare e pense, numa escala de 1 a 10, onde está o seu desejo.

Se ainda não desapareceu completamente, repita o processo.

Para reprogramar esse desejo para sempre, passe à técnica:

O Mata-desejos #2

1. Pense num alimento que detesta, algo que o enoja profundamente.2. Visualize que está à sua frente um prato da comida que mais detesta.

Imagine que cheira esse prato de comida que odeia enquanto aperta os polegares e os mindinhos das duas mãos. Imagine a textura e o sabor desta comida que o enoja enquanto continua a apertar os polegares e os mindinhos.Quando estiver um pouco enjoado, pare e relaxe os dedos.

3. Agora pense na comida que vai deixar de comer. Visualize-a à sua frente.4. Veja esse prato ficar maior e mais claro. Imagine-o a ficar maior do que você.

Continue a aumentar a imagem até ela o atravessar e passar para o outro lado.5. Aperte os polegares e os mindinhos e recorde a comida que mais odeia.

Imagine que come ambas ao mesmo tempo. Continue a imaginar o sabor, a textura e o cheiro de ambas. Continue a comê-las enquanto aperta os dedos, até já não conseguir engolir mais.

6. Imagine a comida que gostava e veja como as coisas estão diferentes.