"eu amo este lugar,só quem irá me tirar desta terra é deus"

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº1510 São João da Varjota A Associação de Moradores do Assentamento Pinga, localizado a 14 km da cidade de São João da Varjota, é formado por 25 sócios. Um destaque especial para Maria de Jesus Gomes de Sá, lavradora, mãe de família, divorciada, e acima de tudo um exemplo de liderança e motivação para comunidade, segundo moradores do assentamento. Dona Maria de Jesus tem 57 anos, natural da comunidade Carnaubal, município de Oeiras. Ela veio para o assentamento no ano de 2001 juntamente com seus pais, o senhor Pedro Vieira de Sá e a dona Silvina Gomes de Sá, dando assim início à fundação do assentamento. Com falecimento do seu pai, foi ela quem assumiu as atividades na propriedade, mesmo tendo 9 irmãos. Dona Maria é uma grande batalhadora, pois cultiva em sua propriedade 06 hectares de pés de caju, além de outras cultivos como mandioca e feijão. Em seu quintal, tem ainda algumas plantas medicinais. A produção do caju é transformada em doces e cajuína, de forma bem natural, onde a família consome boa parte da produção e comercializam apenas os excedentes nas feiras livres da região, garantindo assim o sustento familiar. Julho/2014 “Eu amo este lugar, só quem irá me tirar desta terra é Deus”

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Associação de Moradores do Assentamento Pinga, localizada a 14 km da cidade de São João da Varjota, é formada por 25 sócios. Um destaque especial para Maria de Jesus Gomes de Sá, lavradora, mãe de família, divorciada, e acima de tudo um exemplo de liderança e motivação para comunidade, segundo moradores do assentamento.

TRANSCRIPT

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº1510

São João

da Varjota

A Associação de Moradores do

Assentamento Pinga, localizado a 14 km da

cidade de São João da Varjota, é formado

por 25 sócios. Um destaque especial para

Maria de Jesus Gomes de Sá, lavradora,

mãe de família, divorciada, e acima de tudo

um exemplo de liderança e motivação para

comunidade, segundo moradores do

assentamento.

Dona Maria de Jesus tem 57 anos, natural da comunidade Carnaubal, município de Oeiras. Ela veio para o assentamento no ano de 2001 juntamente com seus pais, o senhor Pedro Vieira de Sá e a dona Silvina Gomes de Sá, dando assim início à fundação do assentamento. Com falecimento do seu pai, foi ela quem assumiu as atividades na propriedade, mesmo tendo 9 irmãos.

Dona Maria é uma grande batalhadora, pois cultiva em sua propriedade 06 hectares de pés de caju, além de outras cultivos como mandioca e feijão. Em seu quintal, tem ainda algumas plantas medicinais.

A produção do caju é transformada em doces e cajuína, de forma bem natural, onde a família consome boa parte da produção e comercializam apenas os excedentes nas feiras livres da região, garantindo assim o sustento familiar.

Julho/2014

“Eu amo este lugar, só quem irá me tirar desta terra é Deus”

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Piauí

A agricultora comenta que a maior dificuldade encontrada na região é a escassez de água,

o que limita a sua produção. “Temos energia e estrada de qualidade e muita força de

vontade de produzir, mas a falta de água limita um dos meus maiores sonhos que é o de

trabalhar com hortaliças”.

Para a alegria da dona Maria, em 2003 ela foi contemplada com uma cisterna de 16 mil litros , a qual é destinada para o consumo familiar.

Hoje dona Maria mora somente com a sua mãe, pois seus irmãos tomaram outros ,caminhos, e seus filhos foram morar em outras cidades. Ela nos conta que é apaixonada pelo semiárido busca nele a melhor forma de convivência. “Minha filha morar aqui, sou e , eu amo apaixonada por este lugar. Meus filhos já tentaram muito me levar para morar com eles, mas jamais abandonarei este lugar. Só quem me tira daqui é Deus”, conta dona Maria.

Ao falar da a alegria é grande em seu rosto. É através desta cisternacisterna-calçadão que dona Maria vai realizar o grande sonho de trabalhar com hortaliças, tornando uma fonte de renda extra e garantindo assim uma qualidade de vida melhor para ela e sua mãe dona Silvina.

Realização Apoio