ética simulado

19
1

Upload: colegio-tiradentes-da-pmmg-manhuacu-mg

Post on 30-Jul-2015

553 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: éTica   simulado

1

Page 2: éTica   simulado

2

Page 3: éTica   simulado
Page 4: éTica   simulado

“Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a virtude moral é engendrada em nós, mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito.” (Aristóteles, Ética a Nicomaco. Brasília: Editora da UNB, 2001).

A virtude moral não é algo inato ao ser humano.

Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever. “bem comum”

Page 5: éTica   simulado

Há um modelo ético que parte do princípio de que o ser humano tem como finalidade alcançar o bem e a felicidade mediante a conduta virtuosa, e outro que entende que devemos agir em conformidade com máximas que devem servir de leis universais para todos os seres racionais. Esses dois modelos caracterizam, respectivamente, as éticas: Teleológicas; é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade.

Deontológicas; filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas, "O fim é sempre o bem comum..."

Page 6: éTica   simulado

Na ética de Aristóteles, a noção de boa vida ocupa um lugar central.

"Eudaimonia" ("eudemonia", em português) é a expressão grega para o viver bem preconizado pela ética aristotélica.

Uma virtude, segundo a ética aristotélica, é um meio-termo entre dois vícios.

Page 7: éTica   simulado

A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval.

A respeito da concepção de moralidade no período medieval está relacionada com a desobediência às

leis divinas reveladas.

Page 8: éTica   simulado
Page 9: éTica   simulado

9

de considerações de felicidade ou de consequências da ação. Fornece as três formulações do seu famosíssimo imperativo categórico e defende uma concepção da liberdade do homem com base na consciência moral. Kant imaginou a moral como um conjunto de normas ditadas pela razão, as quais seriam as mesmas para todos os homens, em todas as épocas e lugares.

Kant, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos

Costumes (Ed. Almedina):Königsberg, 1724 — 1804

Kant elabora uma ética baseada na ideia de cumprimento do dever motivado

exclusivamente pelo dever, independentemente

(moralidade e autonomia no agir).

Page 10: éTica   simulado

(KANT, I. Resposta à pergunta: que é o iluminismo?)

A citação se refere à passagem do mito ao conceito.

“Os homens libertam-se pouco a pouco da brutalidade, quando de nenhum modo se procura intencionalmente nela os conservar”

foi usada por Immanuel Kant, em 1784, para expressar uma importante reivindicação do

iluminismo.

Page 11: éTica   simulado
Page 12: éTica   simulado

“ O que significa exatamente essa expressão antiquada: ‘virtude’? – perguntou Sebastião.- No sentido filosófico, compreende-se por virtude aquela atitude de, na ação, deixar-se guiar pelo bem próprio ou pelo bem alheio esclareceu o senhor Barros.- O bem alheio? – perguntou Sebastião.-Sim – disse o senhor Barros. – É verdade que a coragem e a moderação são virtudes, em primeiro lugar, para consigo mesmo, mas também há outras virtudes, como a benevolência, a justiça e a seriedade ou confiabilidade, ou seja, a qualidade de ser confiável, que são disposições orientadas para o bem dos outros. ”

(TUGENDHAT, Ernst; VICUÑA, Ana Maria; LÓPES, Celso. O livro de Manuel e Camila: diálogos sobre moral. Trad. de Suzana Albornoz. Goiânia: Ed. da UFG, 2002. p. 142.)

Ser virtuoso significa guiar suas ações por um bem, que pode ser tanto em relação a si próprio quanto em relação aos

outros.

Page 13: éTica   simulado

“Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livre e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)".

(ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003).

“considera-se moral ou imoral o ato conforme esteja de acordo com a norma

estabelecida”.

Page 14: éTica   simulado
Page 15: éTica   simulado

A sociedade contemporânea defronta-se com acontecimentos como a intolerância étnica e situações de desigualdades e injustiças sociais crescentes, provenientes das contradições do capitalismo e do processo da globalização econômica, que demarcam a existência de uma crise paradigmática no campo da ciência e que interfere na política, na cultura, na educação e nas práticas sociais. Estamos saindo do século "das certezas" para o "das dúvidas", constituindo-se a ética uma das questões fundamentais de debate no contexto da pós-modernidade. tradicional do liberalismo econômico e político, que compreende a ética como exclusiva das vontades e do livre-arbítrio de cada indivíduo, constituindo-se a organização do sistema econômico-político-jurídico uma coisa "natural" e "neutra".

Page 16: éTica   simulado
Page 17: éTica   simulado

"O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga. (corrompida nação fictícia de Lima Barreto)."[FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo, 4 out. 2009 (adaptado).]

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.

Page 18: éTica   simulado

EXERCÍCIO.1. Descreva sobre a Moral segundo Maria L. de Arruda Aranha:

2. Descreva a concepção de moralidade no período medieval:

03. Kant propõe como fundamento último, o imperativo categórico, que afirma duas características principais que são:

04 Em qual de suas passagens em que KANT fala da liberdade do ser humano, como Resposta à pergunta ao iluminismo?

05. Descreva explicando as filosofias éticas teleológicas e deontológicas.

6. Descreva sobre Ética e Virtude de Aristóteles.

07. Descreva porque o distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao ser humano:

08. O que significa exatamente essa expressão antiquada: ‘virtude’? Segundo O livro de Manuel e Camila: diálogos sobre moral.

09. Descreva sobre a ética no contexto da pós-modernidade.

Page 19: éTica   simulado

Bibliografia usadas