ética na educação

10
ÉTICA NA EDUCAÇÃO Fernanda Brito Idaiane Santana Wesley Victor

Upload: fernanda-brito

Post on 05-Jun-2015

10.398 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: éTica na educação

ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Fernanda BritoIdaiane SantanaWesleyVictor

Page 2: éTica na educação

A reflexão ética é um dos instrumentos que permeiam a compreensão dos limites e possibilidades de atuação profissional frentes aos desafios colocados pela modernidade.

Definir ética é fazer uma adequação aos aspectos: culturais, sociais, políticos,religiosos e morais de um ser humano.

INTRODUÇÃO

idaiane

Page 3: éTica na educação

Ter ética não é uma condição possível, mas sim, o ser ético. A diferença entre ter e ser determina a existência da ética na educação.

De acordo com o objetivo educacional de Aristóteles, ética é a própria essência humana, a educação não se ocupa apenas de um conceito fragmentário do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais (Aristóteles).

ÉTICA NA EDUCAÇÃO

nanda

Page 4: éTica na educação

Platão propôs a reflexão sobre o ser e ter de cada indivíduo. Sócrates, que explica a proposta de Platão, questiona o próprio refletir, apresenta a definição de que a reflexão gera o pensar e o agir. O pensar antes de agir e o analisar as consequências dos seus atos para si mesmo e para com os outros é exercer o ser ético (MAYER, 1976).

Antes de ser um professor ético é preciso ser uma pessoa ética. A ética está presente em todas as ações dos diferentes papéis sociais que a pessoa desempenha na sua vida. Ser ético é assumir um compromisso pessoal e profissional individual e com todas as pessoas com as quais mantemos relacionamento.

nanda

Page 5: éTica na educação

Para conceituar ética na educação é preciso pensar sobre alguns indicadores essenciais na ação docente, como: valores, rigorosidade metódica, hábitos, estética, moral e disciplina.

Quando trabalhamos valores na educação devemos desenvolver habilidades de discernimento, proporcionando ao aluno o conhecimento como um todo, estimulando-o a organizar sua própria escolha com autonomia e tomada de decisão inteligente e operatória.

wesley

Page 6: éTica na educação

O melhor referencial para a aprendizagem do aluno é o seu professor. Considerando a importância de o aluno aprender a partir de um referencial, podemos afirmar que o comportamento didático e moral do professor facilitará a aquisição de conhecimento na disciplina. Essa experiência confirma que professores tranquilos, seguros e éticos tem menos problemas com indisciplina.

O professor com tal princípio moral não deixará de existir, ficará permanentemente na história da sua civilização. Os professores autênticos entram na vida de seus alunos e a transformam, e têm reservas ilimitadas de compaixão (MAYER, 1976).

wesley

Page 7: éTica na educação

Ainda com relação à educação, a ética constitui-se um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1996) e reflete a preocupação para que a escola realize um trabalho que incentive a autonomia na constituição de valores de cada aluno, ajudando a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo.

FREIRE afirma ser inerente o papel do educador “não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo”. Esse pensar certo, remete a uma busca de leitura da realidade (FREIRE, 1996, p.30).

wesley

Page 8: éTica na educação

Cabe à educação o papel de mensageira de esperança, de uma educação que não transgride as questões éticas, mas que dirija suas ações educativas no sentido de que o educando, responsável pelo seu autoconhecimento, construa valores éticos, tão indispensáveis para a vida em sociedade.

O professor deve ter coragem de dizer aos seus alunos que acreditar, redescobrir a singeleza das coisas, o valor da família, a solidariedade, a lealdade, a finitude da vida e sua transcendência, como a breve aventura terrestre é o que se espera de um autêntico mestre que transmita além das lições escolares, a prática do respeito, da moral, da amizade, da tolerância e da compreensão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

victor

Page 9: éTica na educação

“A mais profunda busca humana é esforçar-se pela moralidade em nossa ação. Somente a moralidade em nossas ações pode dar beleza e dignidade à vida. Fazer disso uma força viva e trazê-la para a consciência é talvez a tarefa principal da educação” (ALBERT EINSTEIN)

Page 10: éTica na educação

REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo : Paz e Terra, 1996.

MAYER, Frederick. História do Pensamento Educacional. Ciências da Educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.