eti cid sus_12_pdf

10

Click here to load reader

Upload: domenica-andrade-di-luca

Post on 18-Jul-2015

84 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Eti cid sus_12_pdf

Objetivos Específicos• Identificarcomoaglobalizaçãocriadesigualdadessociais,interferenasrelações

detrabalhoenaresponsabilizaçãosobreosproblemassocioambientais

Temas

Introdução

1Ideiadecultura-mundo,deLipovetsky,envolveeconomia,novastecnologias

egeopolítica

2AglobalizaçãoporMiltonSantos:comofábula;comoédefato;ecomopodeser

3 Globalização: a unicidade da técnica, a convergência dos momentos, a

cognoscibilidadedoplanetaeamais-valiaglobalizada

4Competitividade,consumo,confusãodosespíritoseglobalitarismo

5Acultura-mundoeofatoreconômiconouniversocultural

6 Globalização: de sociedade integrada à sociedade individualizada e

ensimesmada

Consideraçõesfinais

Referências

Mônica Rodrigues da Costa

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

Aula 12

Professor

Globalização I

Page 2: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

2

Introdução

Hoje vamos estudar os conceitos sobre globalização e a emergência deuma cultura-mundoapartirdopensamentodofilósofofrancêsGillesLipovetskyedodoutoremgeografiahumanaMiltonSantos.

Destacamos a importância das tecnologias da informação, do mercado global e deeventos geopolíticos que influenciam o modo como emerge uma cultura chamada decultura-mundoporLipovetsky.Abordamos,ainda,aapresentaçãodeumainterpretaçãodasociedadecomouma“aldeiaglobal”,porMiltonSantos,queescreveusobredesigualdadessociaiseglobalização.

Ambososautoresapresentamosaspectospositivosenegativosadvindosdosprocessosdeinternacionalizaçãodasculturasedoscontatosentreumaculturaeoutra.Omercadoeasgrandeshegemonias,aoqueindicamasvisõesdeLipovetskyeSantos,influenciamnomodocomosedãoosprocessosculturaiseofuncionamentodasociedadeatual,oqueincluicomoasculturasseresponsabilizampelosproblemassocioambentais.

Para Lipovetsky, a nova dinâmicamundial envolve um processo de desintegração dasociedade, que passa a ser individualizada e ensimesmada. ParaMilton Santos, o design,omarketingea indústriaculturalpromovemumaglobalizaçãocomfinsmercadológicoseperversos,queignoramosdireitosdohomem,apolíticaéticaeasociedadejusta,epriorizamosvaloreseconômicos.

Milton Santos e Lipovetsky concordam que é possível um novo tipo de globalização,sendoousodeferramentascomoatecnologiadacomunicaçãoumapossibilidadeparaumnovorumopositivo,dahumanidade.

Boaleitura!

1 Ideia de cultura-mundo, de Lipovetsky, envolve economia, novas tecnologias e geopolítica

ParaentenderotextocontextualizadoracesseaBibliotecaDigitaleleiaolivroGlobalização ocidental: controvérsia sobre a cultura planetária,entreaspáginas08e12.

Page 3: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

3

Nocapítulo“Oreinodahipercultura:cosmopolitismoecivilizaçãoocidental”,do livroGlobalização ocidental: controvérsia sobre a cultura planetária, o filósofo FrancesGillesLipovetskyfalasobreasuperaçãodoprocessodeglobalizaçãoeodesenrolardasegundaetapadaglobalização,queculminanaquiloqueeleclassificacomo“cultura-mundo”.Fenômenoseconômicos,inovaçõestecnológicasereviravoltasgeopolíticassãoconcomitantesàrealidadeemqueseencontraahumanidade,apontaoautor:

A época em que vivemos caracteriza-se por uma onda poderosa e irresistível deunificação do mundo. Aquilo que em outros lugares se denomina globalização, éconhecido,naFrança,pelotermomundialização.Trata-sedeumaformidáveldinâmica,que coincide com a conjunção de fenômenos econômicos (abertura demercado,numcontextodecapitalismoemescalaplanetária),inovaçõestecnológicas(asnovastecnologias da informação e da comunicação em geral) e reviravoltas geopolíticas(implosãodoimpériosoviético).Emboraessatendênciaàunificaçãodomundonãocorrespondaaumfenômenodenaturezarecente(vivemosnuma‘segundaetapadaglobalização’)nemmesmoaumarealidadeacabada,éinegávelquerepresentaumatransformaçãodeordemgeraleprofunda,tantonoquedizrespeitoàorganizaçãoquantonoquedizrespeitoàpercepçãodonossouniverso.(LIPOVESTSKY,2012,p.1).

ParaLipovetskyeJeanSerroy,citadoporLipovetsky(2012,p.01-02),acultura-mundocorrespondeaumaespéciedeculturatransnacional,oude“terceirogênero”, ligadaaumtipode“capitalismocultural”,movidopelasindústriasdaculturaedainformação.

2 A globalização por Milton Santos: como fábula; como é de fato; e como pode ser

Aideiade“aldeiaglobal”dequefalaodoutoremgeografiahumanaMiltonSantosfazcrerqueadifusãoinstantâneadenotíciasinformaaspessoasdefato.Oautorserefereaessetermocomoummitoapartirdoqualtempoeoespaçosãocontraídos,comoseomundoestivesseaoalcancedasmãos.

Ummercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizaroplaneta,quando,naverdade,asdiferenças locaissãoaprofundadas. [...]Háumabuscadeuniformidade,a serviçodosatoreshegemônicos,masomundo se tornamenos unido, universal. Enquanto isso, o culto ao consumoé estimado. (SANTOS,2005,p.19).

Já o mundo como ele é, inserido na globalização, é visto por Milton Santos como“perversidade”.Oautorfaladodesempregocrescenteecrônico,dapobrezaaumentada,daclassemédiaqueperdequalidadedevida,dosaláriomédioquetendeabaixar,dafomeedodesabrigogeneralizadosemtodososcontinentes,dainstalaçãodedoençascomoovírusHIVedavoltadedoençassupostamenteextintas,dapermanênciadamortalidadeinfantilmesmocomosprogressosmédicosedainformação.MiltonSantostambémelencacomoperversas

Page 4: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

4

aeducaçãodequalidadecadavezmaisinacessíveleoalastramentoeaprofundamentodosmalesespirituaisemorais,comoosegoísmos,oscinismoseacorrupção.

Aperversidadesistêmicaqueestánaraizdessaevoluçãonegativadahumanidadetemrelaçãocomaadesãodesenfreadaaoscomportamentoscompetitivosqueatualmentecaracterizam as ações hegemônicas. Todas essas mazelas são diretamente ouindiretamenteimputáveisaopresenteprocessodeglobalização.(SANTOS,2005,p.20).

Porfim,MiltonSantosapresentaoaspectopositivodesuaanálisesobreaglobalizaçãoemostraomundocomopodemelhorar,sendopossívelpensaremumaglobalizaçãomaishumana, fazendo uso da mesma unicidade da técnica em que o capital se apoia para aconstrução de uma globalização perversa. Isso quer dizer que, domesmomodo como atécnicaéengrenadanosistemaperverso,elapodeserengrenadanumsistemaquepriorizeosvalorespolíticosesociaisquepromovamacidadaniaplena.

Graçasàinformaçãoaconteceumamisturadepovos,raças,culturasegostosemtodososcontinentes,quesugereapossibilidadedeumanovahistória,conformeapresentaMiltonSantos:“Junte-seaessesfatosaemergênciadeumaculturapopularqueseservedosmeiostécnicosantesexclusivosdaculturademassas,permitindo-lheexercersobreessaúltimaumaverdadeirarevancheouvingança”(SANTOS,2005,p.21).

Tendoemvistaessepensamentosobreaglobalização,épossívelconcluirqueeventoscomoaPrimaveraÁrabe(2010-2012),quederrubougovernosautoritáriosnoOrienteMédio,éumaformaqueapopulaçãolocalencontroudesevoltarcontraaperversidadedopoderdominante, fazendousodas tecnologias acessíveis, comoa rede social, paramanifestarecobrardireitos.

3 Globalização: a unicidade da técnica, a convergência dos momentos, a cognoscibilidade do planeta e a mais-valia globalizada

A globalização consiste, de acordo com Milton Santos, no ápice do processo deinternacionalizaçãodomundocapitalista.Osdoiselementosaseremlevadosemcontanesseprocessosãooestadodastécnicaseoestadodapolítica.

Entrealgunsdos fatoreselencadosporesseautorcomocontribuintesparaexplicaraarquitetura da globalização atual, são a unicidade da técnica e a existência de ummotorúniconahistória,representadopelamais-valia(lucro)globalizada,entreoutros.

DeacordocomSantos,pelaprimeiravez,oconjuntodetécnicasenvolvetodooplaneta.Assim,aspessoaspercebemasculturas,oambienteeumnovosignificadodeplaneta,graçasà chegadada técnicada informação, comoa cibernética, a informáticae aeletrônica.No

Page 5: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

5

entanto,deacordocomoautor,osistematécnicoéinvasorebuscaespalhar-senaprodução(trabalhoebensculturaisedeconsumo)enoterritório.

ParaMiltonSantos(2005,p.26),atoreshegemônicos,comoempresasglobais,funcionamapartirdefragmentaçãoepodemfuncionaremdiversospontosdiferentes,graçasàstécnicashegemônicaspresentes,oupassíveisdeestarempresentesemtodaparte;porintermédiodepolíticasdeempresaseEstadoseemaçõesquepodemtantoserconjuntascomotambémfeitasseparadamente.

Parao autor, o sistemaunificadode técnicas, instalado sobreumplaneta informado,permiteaçõesigualmenteglobais.Comoimperialismo,surgemdiversosmotorescomforçae alcance próprios: o francês, o inglês e o português, por exemplo. Afirmao autor: “Nosencontramosemumnovopatamardeinternacionalização,comamundializaçãodoproduto,dodinheiro,docrédito,dadívida,doconsumo,dainformação”.

Vale ressaltar que o conceito de mais-valia foi elaborado pelo filósofoalemãoKarlMarx(1818-1883),queexplicasobreolucroobtidopelasempresaspormeiodadiferençaentreoqueépagoaoempregadoeovalorcobradopelomaterialproduzidopormeiodessamãodeobra.

MiltonSantos(2005,p.37)explicaqueexisteumaduplatiraniaexercidasobreomundoglobalizado:adodinheiroeadainformação.Elecomplementaque“ambas,juntas,fornecemas bases do sistema ideológico que legitima as açõesmais características da época e, aomesmotempo,buscamconformarsegundoumnovoethos[valoresdeumpovo]asrelaçõessociaiseinterpessoais,influenciandoocaráterdaspessoas”.

Paraoautor,aviolênciadodinheiroéservidapelaviolênciadainformação.Odinheiro,afirma Santos, recria seu fetichismopormeio da ideologia, sendo esta aplicada demodogeneralizadoecoisificado.Outroaspectoperversodaglobalizaçãoéofatodeque,mesmocompercepções fragmentadas, estabelece-seumdiscursoúnicodemundo.A técnica, nosentidomaterialistaefuncional,acabasendomaisaceitadoquepropriamentecompreendida.

4 Competitividade, consumo, confusão dos espíritos e globalitarismo

Asnovasformasfinanceirasedecontabilidadenacionalresultamnoabandonodanoçãoedofatodasolidariedade,conformerevelaMiltonSantos,queexplicasobreomodocomoa

Page 6: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

6

competitividadeconduzosmodoscomoagimosedequeformaoconsumocomandanossainação,gerandoumaespéciedeconfusãodosespíritos,queimpedeacompreensãosobrenósmesmos,sobreosoutrosànossavolta,asociedade,opaísesobreomundo.Algumasconsequênciasdastransformaçõeseconômicasocorridascomoprocessodeglobalizaçãosãoelencadaspeloautor:

Daíasfragmentaçõesresultantes.Daíaampliaçãododesemprego.Daíoabandonodaeducação.Daíodesapreçoàsaúdecomoumbemindividualesocialinalienável.Daí todas as novas formas perversas de sociabilidade que já existem ou estão sepreparandonestepaís,para fazerdele–aindamais–umpaís fragmentado, cujasdiversas parcelas, demodo a assegurar sua sobrevivência imediata, serão jogadasumascontraasoutraseconvidadasaumabatalhasemquartel.(SANTOS,2005,p.48)

Se Gilles Lipovetsky fala sobre a indústria da cultura e da informação como fatoresatreladosàatualcultura-mundo,ou,culturatransnacional,Santos (2005,p.48) falasobreumaperversidadeesobreaviolênciada informaçãoporpartedeaçõeshegemônicasquelevam“aoimpériodasfabulações,apercepçõesfragmentadaseaodiscursoúnicodomundo,basedosnovostotalitarismos–istoé,dosglobalitarismos–aqueestamosassistindo”.

Paraogeógrafo,ainformaçãopossuiumpapeldespóticoe,emboraascondiçõestécnicaspossampermitiruma“ampliaçãodoconhecimentodoplaneta”,elaéusadaprincipalmenteporumaminoriadeatoresparaseusprópriosobjetivos.

Assim, as informações são apropriadas por poucos, o que propicia o aparecimentoe o surgimento de desigualdades e, muitas vezes, com propósitos exclusivamentemercadológicos:“É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornandoaindamaisperiférica,sejaporquenãodispõetotalmentedosnovosmeiosdeprodução,sejaporquelheescapaapossibilidadedecontrole”,dizSantos(2005,p.39).

Oautorfala,ainda,sobreaglobalizaçãocomofábula:nessesentido,oconceitodeuma“aldeiaglobal”fazcrerqueadifusãoinstantâneadenotíciasinformaaspessoasdefato,mas,noentanto,MiltonSantosvêessepensamentocomoummito,construídodemodoacontrairtempoeespaço,causandoasensaçãodequeomundoestáaoalcancedasmãos.“Ummercadoavassaladorditoglobaléapresentadocomocapazdehomogeneizaroplaneta,quando,naverdade,asdiferençaslocaissãoaprofundadas”(SANTOS,p.19).

NessaaldeiaglobalaqueserefereMiltonSantos,oshomensestãosubmetidosaumacomunicaçãoemescalaplanetáriaquenãodácontadepromoveracomunicaçãodohomemcomseuvizinho.

Enquantoosaspectoslocaissãomuitasvezesdeixadosdelado,oquesevêéaproduçãodesímbolosfixospelaculturademassas,queestáaserviçodopoderedomercado,defendeSantos(2005,p.40):“Numasociedadecomplexacomoanossa,somentevamossaberoquehouvenaruaaoladodoisdiasdepois,medianteumainterpretaçãomarcadaporhumores,visões,preconceitoseinteressesdasagências”.

Page 7: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

7

5 A cultura-mundo e o fator econômico no universo cultural

Lipovetsky (2012, p. 02) observa uma “‘inserção’ do econômico no universo cultural,numemaranhadodeinfluênciasrecíprocasentrebasematerial,organizaçãosocialesistemadevalores”.Nessacultura,quetambéméchamadadeculturaemescalaplanetáriaporGillesLipovetsky(2012,p.02-03),“omundoprodutivo‘real’seanunciacomocultural,enquantoomundoculturalpleiteiadireitoseconômicos”.

Lipovetsky fala, ainda, na superabundância de produtos culturais e de informaçõesdecrescimentoexagerado,produçãoaceleradaeávidapornovidadesde informaçãoedecomunicação.

Na visão de Santos (2005, p. 18), informações são “fundamentos com alicerces emimagenseimagináriosque,noatualestadodeglobalização,estariamaoserviçodoimpériododinheiro,fundadonaeconomizaçãoenamonetarizaçãodavidasocialedavidapessoal”.

GillesLipovetskytambémmenciona,nessadireção,umestadoaceleradoehipertróficodaproduçãoculturalemescalaplanetária,outroaspectodacultura-mundo,quedizrespeitoaumprocessode“desterritorializaçãoededesorientação”peloqualpassamassociedadesdoplaneta.Esseprocessoéalimentadopelaprofusãodas informaçõesedacomunicaçãoapartirdasnovas tecnologias: “Igreja, família, ideologias,política, relaçãoentreos sexos,consumo,arte,educação,nãohádomínioqueescapeaoprocessodedesterritorializaçãoededesorientação”(2012,p.04),apontaoautor.

Milton Santos (2005, p. 15) mostra algumas causas e efeitos da comunicação sobreo sentidode territorialidadedo homem, como: o aspecto perverso da globalização atual,“fundada na tirania da informação e do dinheiro, na competitividade, na confusão dosespíritosenaviolênciaestrutural,acarretandoodesfalecimentodapolíticadoEstadoeaimposiçãodeumapolíticacomandadapelasempresas”.

Anseiosdeumahumanidadedesterritorializadapodemserencontradosnacampanha“My World. The United Nations Global Survey For a Better World”(emtraduçãolivre,Meu Mundo. PesquisaGlobal dasNaçõesUnidas Por UmMundoMelhor), daOrganização dasNaçõesUnidas(ONU),queconvocatodososcidadãosaopinareavotarsobreasmudançasquefariammaiordiferençaemsuasvidas.Trata-sedeumatentativadeordenarasdemandasglobaisemumambienteconsideradodesordenadoporGillesLipovetsky.

EntreostópicosapresentadospelaONUestaoacessoàinterneteaosistemadetelefonia,oacessoàáguapotáveleaosaneamento,oacessoaalimentoseadisponibilidadedeles,comvalornutritivo,oacessoamelhoresoportunidadesde trabalho,àeducaçãodequalidade,oauxílioàspessoasquenãopodemtrabalhar,oacessoàenergiafixaeconstanteemcasa,assimcomoostópicosrelativosàproteçãodasflorestas,rioseoceanos,àproteçãocontraocrimeeaviolência,àliberdadeeaausênciadediscriminaçãoeperseguiçãodepessoasougrupos,aigualdadeentrehomensemulheres,aliberdadepolítica,osmelhorestransportes

Page 8: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

8

eviasdetransporte,atomadadeaçõescontramudançasclimáticas,osmelhorescuidadoscomasaúdeeumgovernohonestoeresponsável.AONUtambémpropõequeosinternautasacrescentemoutrositensquepossammelhorarseusmundos(ONU,2013).

Apesar dos esforços das Nações Unidas em escala global,Milton Santos (2005, p. 51)destacaodespotismodainformaçãorelacionadoaonívelalcançadopelodesenvolvimentodatécnicaatual,queestánasmãosdosconglomeradosondesãocriados“objetoscarregandoumaideologiaquelheséentreguepeloshomensdomarketingedodesignaoserviçodomercado”.

PormaisnobrequesejaapropostadasNaçõesUnidas,essavisãoglobalcorreoriscodecairnoâmbitodautopiaeseusobjetivoseresultadospodemsetornarumdiscursodefábuladentrodaglobalização,jáque,deacordocomopensamentodeMilton(2005,p.59),existeumaperversidadesistêmicaeilógicaemtermosdarelaçãoentreoprogressodaindústria,daciênciaedatecnologiaeasmazelassociais,frutodoespíritocompetitivoentreempresasdetodomundo:“Quandoosprogressosdamedicinaedainformaçãodeviamautorizarumareduçãosubstancialdosproblemasdasaúde,sabemosque14milhõesdepessoasmorremtodososdias,antesdoquintoanodevida.”

Nesse sentido, as ações sociais tendem a uma competitividade que, de acordo comMiltonSantos,celebra,entreoutrascoisas,oegoísmo,arivalidadebanaleaganância,quefazemcomqueaspessoasbusquemosucessoaqualquercusto.Nasmídias,apontaMiltonSantos, opiniões emmassa são confirmadasemummovimentode alienaçãoque trocaodebatecivilizatóriopelodiscursoúnicodomercado.

6 Globalização: de sociedade integrada à sociedade individualizada e ensimesmada

Gilles Lipovetsky fala sobre a transição de uma sociedade em estado de integraçãoe identificação entre seus membros para uma sociedade fragilizada, individualizada econcentradaemsimesma.Éforjado,assim,aquiloqueelecitacomo“culturatransnacionalmultipolar”,suscitadapelasnovastecnologias,entreoutrosfatores:

Os seus princípios organizadores [da civilização] de fundo são o mercado, o consumismo, o progresso técnico-científico, o individualismo, a indústria cultural e da comunicação. A combinação desses cinco dispositivos, tão fundamentaisquanto heterogêneos, dá origem ao modelo ideal-típico da cultura-mundo. Domesmomodo,lógicasestruturaisintentamdifundirportodooplanetaumaculturacomum,objetivose formasdeconsumosimilares,normase conteúdosuniversais,esquemasdepensamentoedeaçõessemfronteiras.Conquantonãotenhahavido(e,provavelmente,jamaispossahaver)umaunificaçãomundial,éinegávelqueomundosejahojepermeadoeamplamentereformuladoporessesdispositivosforjadoresdeumaculturatransnacionalmultipolar.(LIPOVETSKY,2012,p.04).

Page 9: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

9

AlgoqueacontecenoBrasil,porexemplo,poderepercutirdooutro ladodomundoevice-versa.AmortedeumjovembrasileironaAustráliaem2012devidoaumincidentecomapolícia local,as taxasdeexportação,aestreiadeumfilmecontribuemparadespertaranoçãodedistância(edareduçãodadistância)eda“compreensãodotempoedoespaço”dequefalaLipovetsky,referindo-seàformulapropostaporDavidHarveynaobraCondição pós-moderna(LOYOLA,1992,p.05).

Noentanto, Lipovetsky ressaltaqueasdistâncias culturaispermanecem,mesmocomessefenômenodeespaço-tempouniversal:“Decertomodo,reduziu-seoespaçoenquantoseacelerouotempo.Ingressamosnaeradoespaço-tempouniversal,dotempocibernéticoglobal,emboraisso,emnenhumahipótese(convémdizerlogo),signifiqueasupressãodasdistânciasculturais”.(LOYOLA,1992,p.05).

É possível estar informado sobre tudo, por conta dodesenvolvimentomidiático e doespaçocibernético.Ocorrementão,“interdependências,interconexõeseinterações”queseampliamapartirdoprocessodecontatoentreculturas.

Nacultura-mundoatual,existem,conformeLipovetsky,duasgrandesideologias,adosdireitoshumanoseadaecologia.Nessesentido,questõessobreacidadaniaeaparticipaçãocidadã,apontadasemaulasanteriores,ajudamacompreendercomofuncionaasociedadecivildentrodessanovaetapadaglobalização.

Deum lado, a nossaépocapresencia aproliferaçãodasdeclarações, legislações ecompromissosdeordeminternacional,tudopelaproteçãodomeioambienteedodesenvolvimentosustentável.Àantigaânsiadeproduçãoindiscriminadacontrapõe-seagoraoimperativodeumtecnicismocomedidoeecológico,quelevaemcontaadimensãodoplanetacomoumtodo,emnomedetodaahumanidadeedeseufuturo.Deoutro,impõe-secomovalorcentralaideologiauniversaldosdireitoshumanos,comadiferençadeque,naprimeiramodernidade,eleseramsecundáriosemrelaçãoaosvaloresnacionaisourevolucionários.Essanovaconsagraçãoseexprimeespecialmentena escaladadosmovimentos humanitários e dasONGs transnacionais, cujo poderde intervençãoecapacidadedeatuaçãonãoparamdecrescer.Essasorganizaçõesde dimensão internacional que defendem causas humanitárias desconhecem asbarreirasdasnaçõese ilustramaexpressãoaltruísticaedesinteressadadacultura-mundouniversalista.(LOYOLA,1992,p.06).

Considerações finais

Oquepudemosobservarnestaaulaéque,apesardaaparenteunificaçãodasociedadeemescalaglobal,aculturanãoéestática,sofreconstantesmutações,decorrentesdasnovastecnologiasdeinformaçãoedecomunicação,porexemplo.

Domesmomodoemquepodehaveremandamentoumsistemaperversodeglobalização,autorescomoMiltonSantosacreditamqueumnovomundoéviável,podendopassarpor

Page 10: Eti cid sus_12_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

10

metamorfosesatéchegaraumidealqueseesperadele.

Apartirdessasmetamorfoses,pode-sepensarnaproduçãolocaldeumentendimentoprogressivodomundoedo lugar,comaprodução indígenade imagens,discursos,filosofias,juntoàelaboraçãodeumnovoethosedenovasideologiasenovascrençaspolíticas,amparadasnaressurreiçãodaideiaedapráticadasolidariedade.(SANTOS,2005,p.167).

É importante ressaltar, e Santos nos lembra disso, que o processo de tomada deconsciência não é homogêneo, sendo tal processo uma descoberta individual a partir daobtençãodeuma visão sistêmicadomundoeda sociedade. Essa visão sistêmica garanteàspessoasapossibilidadedeobservaromundoesuahistóriasobumaóticacrítica.Dessemodo,podeascender, conforme revelaoautor,umtipodeapreciaçãofilosóficadenossasituaçãoanteacomunidade,anação,oplaneta,eonossopapelcomopessoas,quepermitealcançaraideiadehomemintegralecidadão.

Trata-se de um processo que segue em rumo à revalorização do indivíduo para arenovaçãoqualitativadaespéciehumana,umalicerceparaumanovacivilização,conformeapontaMiltonSantos.

Referências

My World. The United Nations Global Survey for a Better World. Disponível em: <www.myworld2015.org/>.Acessoem:13mar.2013.

LIPOVETSKY,G.; JUVIN,H.Globalização ocidental: controvérsia sobre a cultura planetária.TraduçãodeArmandoBraioAra.Barueri:Manole,2012.

SANTOS,M.Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.RiodeJaneiro:Record,2005.