etapa 3 o negócio - reflexões, conteúdo de aulas ... · etapas do plano de negócios etapa 3. o...

13

Upload: duongnhu

Post on 21-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Etapa 3 O negócio

Etapas do Plano de Negócios

Etapa

3. O negócio

Detalhes

Identificação Definição Equipe Motivação e oportunidades

As sub-etapas: § Identificação do Negócio

§ Definição do Negócio § Equipe

§ Motivação e Oportunidades

O negócio

Identificação do Negócio §  o nome do negócio §  sua localização (deve constar aqui, mas será definida conforme estratégia); §  o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrições estaduais e

municipais, se existirem; §  seus dados pessoais; §  o negócio pode ser classificado como micro, pequena ou média empresa? §  quais os parceiros e sócios do negócio? Explique quanto cada um terá na

sociedade, quem serão os diretores e quem assinará documentos e contratos em nome da empresa.

§  será feita a constituição jurídica do negócio ou será um negócio “informal”? Será uma empresa individual, sociedade limitada, sociedade anônima, cooperativa, etc.?

O negócio – identificação

O negócio – identificação

Case: Rapidog

O único dono e responsável pela Rapidog será o aposentado Oséias Cornélio do Nascimento, 55 anos, mineiro, casado, residente em Belo Horizonte/MG. Para funcionar o negócio não precisará de registro ou licença do governo (será uma atividade informal), assim como não pagará também qualquer imposto. A Rapidog iniciará suas atividades a partir de Fevereiro de 2002. Endereço do responsável: R. Costa Sena, 283/301 Venda Nova, Zona Norte de Belo Horizonte.

Definição do Negócio §  Explique porque o seu negócio está sendo criado e como ele será organizado, fale

sobre os tipos de produtos ou serviços que serão oferecidos. Em um texto claro e simples, faça o leitor do Plano de Negócios entender o que é o seu empreendimento. Lembre-se de que um negócio bem planejado e dentro da realidade garante pontos importantes na hora de pedir um financiamento ou empréstimo.

§  Fale rapidamente sobre como o negócio será montado, o processo de produção ou prestação de serviços e quais as estratégias que você criou para oferecer o melhor produto/serviço.

§  Se o negócio já existe há mais tempo, faça um resumo de sua história, contando sobre os momentos mais importantes, as mudanças e as conquistas. Fale sobre o crescimento nas vendas dos produtos no passado e na atualidade.

O negócio – definição

O negócio – definição

Case: Rapidog

O objetivo da Rapidog é a fabricação e a venda de lanches saudáveis e de qualidade para estudantes universitários e jovens em geral. Os produtos principais (cachorro quente e sanduíche natural) serão preparados na própria residência do dono e seguirão um rigoroso padrão de higiene e qualidade. Os produtos complementares (refrigerantes, água mineral, refresco, cerveja e bombons caseiros) serão comprados de fornecedores confiáveis. O ponto‐de‐venda será um veículo tipo Towner, que durante a semana ficará estacionado na entrada da FUMEC, uma grande faculdade de Belo Horizonte, a partir das 5 horas da tarde até 11:30 da noite. Nos finais de semana, a Rapidog poderá ficar nos locais onde ocorrem eventos fixos (feiras, teatros, cinemas, boates) e eventos esporádicos (shows, festas tradicionais, etc). A Rapidog, além de uma alimentação saudável e saborosa, oferecerá aos seus clientes lanches a um baixo custo, conforto (mesas e cadeiras) e rapidez no atendimento.

Equipe

§  Muito importante num Plano de Negócio; §  A percepção de que as pessoas que comandam têm experiência e são

competentes valoriza o negócio; §  Ao escolher um sócio ou parceiro, lembre-se de que o negócio será a imagem de

seus criadores; §  Complemente os pontos fracos de sua capacitação com bons profissionais; §  Priorize alguém com quem você possa discutir idéias e decisões, dividir tarefas e

conversar sem problemas. A dica também vale na escolha dos funcionários. §  Descreva aspectos relevantes de cada membro da equipe e acrescente o

currículo completo no Apêndice.

O negócio – equipe

O negócio – equipe

Case: Rapidog

Oséias Cornélio do Nascimento, 55 anos, casado, mineiro. Trabalhou 35 anos na área de fabricação de alimentos da Sadia (indústria alimentícia) e se aposentou por tempo de serviço em 2001. Tem formação e larga experiência em conservação e higienização de alimentos. Durante o dia ele cuidará da conservação, da escolha e da compra dos alimentos e ingredientes. Ficará responsável também por: comprar materiais, contatar fornecedores, organização geral e finanças. À noite ele trabalhará na venda dos produtos, recebendo o dinheiro, gerenciando os pedidos, entregando bebidas, refrescos e sanduíches. Ferdinanda Alves, casada com Oséias do Nascimento, 42 anos, mineira. Atualmente desempregada, ela possui formação em curso de Culinária Light e anos de experiência na cozinha. Sua função principal será a de cozinheira. Trabalhará de dia. Maria Clara Simões Araújo, 17 anos, solteira, faz o 1º ano do 2º grau. Já trabalhou como atendente em duas lanchonetes. É rápida, educada e organizada. Ela lidará diretamente com o público, "montando" o cachorro quente. Quando não estiver ocupada com isso, poderá entregar também bebidas, sanduíches naturais, etc.

Motivação e Oportunidades

§  A motivação é fundamental para o sucesso do negócio. Se você está abrindo um negócio deve se preparar para enfrentar desafios, suportar fracassos e agüentar todo o peso das decisões “nas costas”. Ser empreendedor não é tarefa fácil. Exige força de vontade, um sonho, uma motivação.

§  Pense: de onde vem a sua motivação? Porquê você escolheu iniciar um negócio? §  Você e sua equipe estão prontos para enfrentar os desafios que estão por vir? §  Relate principalmente porque você considera o seu negócio uma boa

oportunidade. O produto apresenta alguma vantagem que os outros não possuem? Atende a um mercado carente ou que está crescendo?

O negócio – motivação e oportunidades

O negócio – motivação e oportunidades

Case: Rapidog

A motivação

Quando era moço, sempre tive vontade de abrir meu próprio negócio, principalmente, de trabalhar sem patrão. Isso combina com meu jeito, minha personalidade: sou ativo, gosto de desafios e de responsabilidades. Mas até então eu não tinha enxergado nenhuma oportunidade que valesse ser trocada pelo meu emprego e nem tinha dinheiro para abrir um negócio. Comecei a trabalhar com 20 anos na Sadia, na área de produção de alimentos enlatados, e sempre gostei do ramo. Quando me aposentei, há 2 meses, tive que decidir como iria usar o dinheiro que recebi na saída da empresa. Ao mesmo tempo que necessitava complementar a renda de minha família, eu não queria um trabalho cansativo, que ocupasse todo o meu tempo. Meu desejo era trabalhar com algo que eu gostasse e me deixasse livre para cuidar do meu primeiro neto, que tem 1 ano. Então, o que pode ser melhor que um carro de lanches? Eu continuaria no ramo de alimentação e poderia trabalhar apenas à noite.

O negócio – motivação e oportunidades

Case: Rapidog

A oportunidade Em conversa com minha filha mais nova, que estuda na FUMEC, é que percebi que a idéia de um carro de lanches poderia ser uma boa oportunidade. Ela reclamava dos salgados caros da cantina da faculdade e da má qualidade do cachorro quente vendido na porta. Percebi que, como ela, milhares de estudantes não têm nenhuma opção de alimentação boa e barata. Eles serão o alvo do meu negócio.