estudos de teologia contemporânea

3
Plano de Ensino Faculdade: EAD - Faculdade de Teologia 2º Semestre 2013 Curso: 1103 TEOLOGIA Período do Curso: 7 Módulo: ESTUDOS DE TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA Carga Horária: 120 Professor: CLAUDIO DE OLIVEIRA RIBEIRO, LAURI EMILIO WIRTH, RUI DE SOUZA JOSGRILBERG, SUELY XAVIER DOS SANTOS Ementa O módulo estuda os aspectos hermenêuticos centrais de algumas teologias contemporâneas, analisa a consequência para a elaboração do método teológico e o alcance da prática pastoral nas igrejas. Também analisa a presença das várias formas de cristianismo no Brasil, desde a sua inserção no século XVI até o período atual. Os projetos de evangelização, os ciclos missionários, as estruturas de organização, as diferentes expressões eclesiológicas e teológicas, os agentes do campo religioso e sua atuação pastoral, serão avaliados em sua relação com o contexto social e cultural, em particular, com os grupos excluídos e marginalizados: indígenas, negros, classes populares e mulheres. Apresenta igualmente o histórico, o método, os conteúdos e principais autores/as das teologias latino-americanas. Analisa os limites e o alcance da Teologia da Libertação, com ênfase em sua metodologia. Estuda os principais aspectos da Teologia Evangelical (Missão Integral). Reflete sobre as questões teológico-pastorais emergentes no contexto brasileiro, sob a ótica e o método teológico latino-americano. Objetivos Gerais Estudar aspectos históricos e algumas expressões teológicas do séc. XIX como preparatórias para a Teologia dos séculos XX e XXI. Objetivos Específicos 1. Despertar o estudante para a tensão entre vida e Palavra no fazer teológico; verificar essa tensão em diferentes fases (panorama) da produção teológica no ocidente; e verificar os momentos quando essa tensão se torna aguda e momentos quando ela quase desaparece. 2. Reavaliar a importância da subjetividade humana e da vivência na compreensão da Palavra; 3. Estudar a teologia do século XX como resposta a desafios sociais, culturais e históricos; 4. Identificar as principais etapas da inserção do cristianismo no Brasil no período colonial e contextualizar as relações entre cristianização e colonialismo; 5 Fornecer subsídios para o estudo da história do cristianismo no Brasil, no contexto da formação do Estado Nacional; 6. Apresentar uma das correntes teológicas de destaque a Teologia Latino Americana da Libertação que se formou a partir dos anos de 1960, tanto nas igrejas evangélicas como na Igreja Católica, tendo como base a visão bíblica que expressa o amor de Deus revelado preferencialmente às pessoas pobres; 7. Destacar a importância da espiritualidade na reflexão teológica latino-americana, em especial a visão bíblica que une o Êxodo e a Sabedoria e a visão ampla de Missão que responda os desafios da fé.

Upload: ananias-sousa-goes-neto

Post on 07-Feb-2016

13 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

teo

TRANSCRIPT

Page 1: Estudos de Teologia Contemporânea

Plano de Ensino

Faculdade: EAD - Faculdade de Teologia 2º Semestre 2013

Curso: 1103 – TEOLOGIA Período do Curso: 7 Módulo: ESTUDOS DE TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA Carga Horária: 120

Professor: CLAUDIO DE OLIVEIRA RIBEIRO, LAURI EMILIO WIRTH, RUI DE SOUZA JOSGRILBERG, SUELY XAVIER DOS SANTOS

Ementa O módulo estuda os aspectos hermenêuticos centrais de algumas teologias contemporâneas, analisa a consequência para a elaboração do método teológico e o alcance da prática pastoral nas igrejas. Também analisa a presença das várias formas de cristianismo no Brasil, desde a sua inserção no século XVI até o período atual. Os projetos de evangelização, os ciclos missionários, as estruturas de organização, as diferentes expressões eclesiológicas e teológicas, os agentes do campo religioso e sua atuação pastoral, serão avaliados em sua relação com o contexto social e cultural, em particular, com os grupos excluídos e marginalizados: indígenas, negros, classes populares e mulheres. Apresenta igualmente o histórico, o método, os conteúdos e principais autores/as das teologias latino-americanas. Analisa os limites e o alcance da Teologia da Libertação, com ênfase em sua metodologia. Estuda os principais aspectos da Teologia Evangelical (Missão Integral). Reflete sobre as questões teológico-pastorais emergentes no contexto brasileiro, sob a ótica e o método teológico latino-americano. Objetivos Gerais Estudar aspectos históricos e algumas expressões teológicas do séc. XIX como preparatórias para a Teologia dos séculos XX e XXI. Objetivos Específicos 1. Despertar o estudante para a tensão entre vida e Palavra no fazer teológico; verificar essa tensão em diferentes fases (panorama) da produção teológica no ocidente; e verificar os momentos quando essa tensão se torna aguda e momentos quando ela quase desaparece. 2. Reavaliar a importância da subjetividade humana e da vivência na compreensão da Palavra; 3. Estudar a teologia do século XX como resposta a desafios sociais, culturais e históricos; 4. Identificar as principais etapas da inserção do cristianismo no Brasil no período colonial e contextualizar as relações entre cristianização e colonialismo; 5 Fornecer subsídios para o estudo da história do cristianismo no Brasil, no contexto da formação do Estado Nacional; 6. Apresentar uma das correntes teológicas de destaque a Teologia Latino Americana da Libertação que se formou a partir dos anos de 1960, tanto nas igrejas evangélicas como na Igreja Católica, tendo como base a visão bíblica que expressa o amor de Deus revelado preferencialmente às pessoas pobres; 7. Destacar a importância da espiritualidade na reflexão teológica latino-americana, em especial a visão bíblica que une o Êxodo e a Sabedoria e a visão ampla de Missão que responda os desafios da fé.

Page 2: Estudos de Teologia Contemporânea

Conteúdo Programático A Teologia Latino-Americana da Libertação; Espiritualidade no contexto latino-americano; Expressões teológicas do séc. XIX como preparatórias para a Teologia dos séculos XX e XXI; Teologia do século XX como resposta a desafios sociais; História do cristianismo no Brasil Período Colonial; Da cristandade colonial ao pluralismo religioso. Metodologia de Ensino Cada unidade inclui, além da tele-aula, exercícios via-internet, material impresso correspondente no Guia de Estudos, apresentação de podcasts e breezes, textos escritos e atividades pedagógicas, tais como questões sobre as leituras realizadas, breves resenhas e pesquisas em torno de temas específicos. Espera-se a colaboração construtiva de todos os estudantes nos fóruns relacionados aos diversos temas discutidos neste módulo. Critérios de Avaliação A avaliação levará em conta os seguintes critérios: Avaliação Modular Objetiva (valor absoluto: 1,0 ponto); Avaliação Modular Dissertativa (valor absoluto: 2,0 pontos); Prova Presencial Integrada I (valor absoluto: 3,5 pontos); Prova Presencial Integrada II (valor absoluto: 3,5 pontos); Avaliação complementar ao final de cada módulo, conforme cronograma de avaliações. Bibliografia Básica GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 1998. REILY, Duncan Alexander. História Documental do Protestantismo no Brasil. São Paulo: Aste, 2003. UMESP Universidade Metodista de São Paulo. Teologia - Bacharelado. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009 (Cadernos didáticos Metodista Campus EAD). Bibliografia Complementar FABRI DOS ANJOS, Márcio (org.) Teologia Aberta ao Futuro. São Paulo: Soter / Loyola, 1997. FABRI DOS ANJOS, Márcio (org.) Teologia e Novos Paradigmas. São Paulo: Soter/Loyola, 1996. GIBELLINI, Rosino (editor). Perspectivas teológicas para o século XXI. Aparecida/SP: Ed. Santuário, 2005. MACKINTOSH, H. R. Teologia moderna. São Paulo: Novo Século, 2004. MONDIN, Battista. Os grandes teólogos do século vinte. Vol. 1 e 2. São Paulo: Paulinas, 1979. Referências Sugeridas 1. César S. Camargo. O Evangelho Social: aspectos históricos e teológicos. Simpósio (31), dez. 1988, ASTE, pp. 254- 262. 2. Leonardo Boff. Da Libertação e Ecologia: desdobramento de um mesmo paradigma pp. 75-88). In: FABRI DOS ANJOS, Márcio (org.) Teologia e Novos Paradigmas. São Paulo-SP, Soter/Loyola, 1996. 3. Maria Clara Lucchetti Bingemer. A espiritualidade hoje: novo rosto, antigos caminhos (pp. 361-404). In: José Trasferetti & Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (orgs.). Teologia na Pós-Modernidade: abordagens epistemológica, sistemática e teórico-prática. São Paulo-SP, Paulinas, 2003. 4. Ezequiel Luís de Andrade. Existe um Pensar Teológico Negro? (pp. 75-91). In: SILVA, Antônio Aparecido (org.). Existe um Pensar Teológico Negro?. São Paulo-SP, Paulinas, 1998.

Page 3: Estudos de Teologia Contemporânea

5. Luiza E. Tomita. A Teologia Feminista no Contexto de Novos Paradigmas (pp. 143-154). In: FABRI DOS ANJOS, Márcio (org.) Teologia Aberta ao Futuro. São Paulo-SP, Soter/Loyola, 1997. 6. Claude Geffré. O Lugar das Religiões no Plano da Salvação (pp. 111-137). In: TEIXEIRA, Faustino (org.) O Diálogo Inter-religioso como Afirmação da Vida. São Paulo-SP, Paulinas, 1997. 7. Jung Mo Sung. Paradigma da Teologia da Libertação (pp. 67-97). In: Teologia & Economia: repensando a teologia da libertação e utopias. Petrópolis-RJ, Vozes, 1994. 8. José Comblin. Trinta anos de Teologia Latino-americana (pp. 179-192). In: Luis Carlos Susin (org). O Mar se Abriu: Trinta anos de Teologia na América Latina. São Paulo-SP, Soter/Loyola, 2000. 9. Richard Shaull. Entre Jesus e Marx: reflexões sobre os anos que passei no Brasil (pp. 183-210). In: De Dentro do Furacão: Richard Shaull e os primórdios da Teologia da Libertação. São Paulo-SP, CEDI, 1985. 10. Claudio de Oliveira Ribeiro. A Teologia da Libertação Morreu? Um panorama da Teologia Latino-Americana da Libertação e questões para aprofundar o debate teológico na entrada do milênio. Revista Eclesiástica Brasileira, 63(250), abril 2003, pp. 320-353. 11. Gustavo Gutiérrez. Situação e Tarefas da Teologia da Libertação (pp. 49-78). In: Luis Carlos Susin (org). Sarça Ardente: Teologia na América Latina: prospectivas. São Paulo-SP, Soter/Paulinas, 2000. 12. Ênio Muller. Um Balanço da Teologia da Libertação como intellectus amoris. (pp. 41-48). In: Luis Carlos Susin (org). Sarça Ardente: Teologia na América Latina: prospectivas. São Paulo-SP, Soter/Paulinas, 2000. 13. Rubem Alves. Sobre Deuses e Caquis (pp. 9-44). In: Da Esperança. Campinas-SP, Papirus, 1987. 14. Gustavo Gutiérrez. Como cantar a Deus em terra estranha? (pp. 19-46). In: Beber no Próprio Poço: itinerário espiritual de um povo. Petrópolis-RJ, Vozes, 1984. 15. Ely Eser Barreto César. Condições para uma leitura bíblica protestante, de inspiração metodista, a partir dos pobres da América Latina (pp. 169-188). In: VV. AA. Luta pela vida e Evangelização: a tradição metodista na teologia latinoamericana. São Paulo-SP, Unimep/Palinas, 1985. HISTÓRIA da Igreja no Brasil. Tomo II, 2.ed., Petrópolis, Vozes, 1979. HISTÓRIA da Igreja no Brasil. Tomo II/2, Petrópolis, Vozes, 1980. MIGUEZ BONINO, José. Rostos do protestantismo latino-americano. São Leopoldo: Sinodal: 2002. PIEDRA, Arturo. Evangelização protestante na América Latina: análise das razões que justificaram e promoveram a expansão protestante. São Leopoldo: Sinodal, v I 2006, v II 2008. POMPA, Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. Bauru: EDUSC, 2003.