estudo preliminar _ projeto arquitetônico

8
REFERÊNCIAS Imagens referentes às fontes de pesquisas ultilizadas no decorrer do processo de estudo preliminar. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas diversas: livros, artigos, revistas e TFGs e pesquisas de campo como visitas à Icapuí, Icó, Jaguaretama, residência do fotógrafo José Albano e mercado da carne de Aquiraz. Das pesquisas pudemos adquirir vasto conhecimento baseado em técnicas vernaculares, organizações sociais e estudos acadêmicos. JUSTIFICATIVA Habitação nunca deve ser pensada isoladamente, pois trata-se de uma atividade que congrega várias outras ações cotidianas como repousar e se relacionar socialmente. A questão da habitação é atualmente bastante discutida. Principamente a habitação de baixo custo em áreas adensadas ou em adensamentos. Têm-se procurado desenvolver métodos para que a população more dignamente em grandes ou futuros centros urbanos. A grande dificuldade encontrada em áreas que estão em processo de adensamento é como propor novas habitação em espaços reduzidos, com poucos recursos e para uma grande população que em sua maioria tem raízes no campo. O município de Icapuí, onde encontra-se nossa área de estudo, passa atualmente por um processo de adensamento urbano. Por possuir uma população caracterizada por sua morfotipologia residencial bastante forte, baseada em grandes lotes, casas de taipa e cobertas em telha colonial; o grande desafio é como levar essa morfotipologia para o adensamento formado por 4 quadras, somando 104 residências. Cada lote possui 8 metros de largura e 15 metros de profundidade, com área de 160m². Esse pequeno lote abriga o programa de necessidades elaborado com base nas pesquisas de campo. Para responder a todas as questões do programa de necessidades foi necessário propor o uso de primeiro pavimento, sendo esse o dilema maior no diálogo entre a tipologia já existente e a proposta elaborada por nossa equipe. REFERÊNCIAS

Upload: luciana-ximenes

Post on 15-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Projeto Arquitetônico 2, na UFC. Tendo como área de projeto a serra de Mutamba, Icapuí, Ceará.

TRANSCRIPT

Page 1: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

REFERÊNCIASImagens referentes às fontes de

pesquisas ultilizadas no decorrer do processo de estudo preliminar.

Foram u t i l i z adas pesqu i s a s bibliográficas diversas: livros, artigos, revistas e TFGs e pesquisas de campo como visitas à Icapuí, Icó, Jaguaretama, residência do fotógrafo José Albano e mercado da carne de Aquiraz.

Das pesquisas pudemos adquirir vasto conhecimento baseado em técnicas vernaculares, organizações sociais e estudos acadêmicos.

JUSTIFICATIVA

Habitação nunca deve ser pensada isoladamente, pois trata-se de uma atividade que congrega várias outras ações cotidianas como repousar e se relacionar socialmente.

A questão da habitação é atualmente bastante discutida. Principamente a habitação de baixo custo em áreas adensadas ou em adensamentos. Têm-se procurado desenvolver métodos para que a população more dignamente em grandes ou futuros centros urbanos. A grande dificuldade encontrada em áreas que estão em processo de adensamento é como propor novas habitação em espaços reduzidos, com poucos recursos e para uma grande população que em sua maioria tem raízes no campo.

O município de Icapuí, onde encontra-se nossa área de estudo, passa atualmente por um processo de adensamento urbano. Por possuir uma população caracterizada por sua morfotipologia residencial bastante forte, baseada em grandes lotes, casas de taipa e cobertas em telha colonial; o grande desafio é como levar essa morfotipologia para o adensamento formado por 4 quadras, somando 104 residências. Cada lote possui 8 metros de largura e 15 metros de profundidade, com área de 160m². Esse pequeno lote abriga o programa de necessidades elaborado com base nas pesquisas de campo. Para responder a todas as questões do programa de necessidades foi necessário propor o uso de primeiro pavimento, sendo esse o dilema maior no diálogo entre a tipologia já existente e a proposta elaborada por nossa equipe.

REFERÊNCIAS

Page 2: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo compreender a mor fot ipo log ia habitacional, o modo de vida e a forma de apropiação dos espaços pelos habitantes de Icapuí, para com isso propor tipologia a serem utilizadas em uma área de adensamento na Serra de Mutamba, bairro do município de Icapuí.

A área de adensamento visa preparar a arquitetura local para o futuro aumento populacional esperado para a região, que aos poucos já apresenta uma urbanização em áreas tratadas como rurais.

Estabelecemos alguns objetivos pontuais a serem considerados no decorrer do processo criativo do estudo preliminar, são eles os seguintes:

a ) m a nu t e n ç ã o d o e i x o identificado como orientador dos espaços da casa, composto por estar, refeição e serviço;

b) ampla reserva de área permeável de fundo de lote;

c) destinação de uma área para a convivência entre as casas;

d) presença do alpendre na frente do lote;

e) banheiro localizado próximo à refeição e ao serviço e havendo dois banheiros, localiza-los um acima do outro;

f) uso de técnicas de fácil apropriação pela população local;

g) emprego de materiais extraídos da região e de baixo custo;

h) preferência por tipologias que permitam uma percepção visual interessante ao observador;

i) dimensionamento de cômodos baseado no estudo de áreas já realizado através da pesquisa de campo.

MÉTODO DE ESTUDO DO OBJETO:Entrevistas; levantamentos e registro fotográfico.

ABSTRAÇÃO:diagramas;informações e estudo de áreas.

PROPOSTAS:Estudo de tipologias

Page 3: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

ADOBE

Após pesquisas bibliográficas optamos pelo uso do tijolo de adobe. O adobe é um material de construção usado milenarmente, sendo, portanto, um material tradicional. Por ser produzido com matéria-prima encontradas localmente (terra, fibra natural e água) e ser de fácil manufatura, o uso do adobe é apropriado do ponto de vista da sustentabilidade.

Um cuidado que deve ser tomado ao usar o tijolo de adobe é a modulação da edificação baseada no tamanho dos tijolos utilizados, por não haver a possibilidade de quebra do tijolo.

Tendo em vista que as habitações por nós propostas devem ser possíveis de ampliação com pavimento superior, deve-se ressaltar que ao contruir segundo pavimento, a parede do primeiro deve ter uma vez e meia a espessura do superior.

Processo de manufatura do tijolo de adobe:

A) colocação do barro nas formas;

B) assentamento do barro nas formas;

C) desmoldagem do adobe;

E) alisamento do adobe com espátula.

CARNAÚBA

Escolhemos a carnaúba para o madeiramento do telhado por sua abundância na região, pelo domínio da técnica pela população local, por atender bem às funções de sustentação da coberta e por sua beleza.

TELHA COLONIAL

Adotamos o uso da telha colonial por esta compor a tipologia das residências já existentes, pelo domínio da técnica por parte da população local e por seu potencial de vedação.

MATERIAIS ULTILIZADOS

Foto ilustrativa do uso da carnaúba para madeiramento da coberta.

Desenho mostrando o corte da carnaúba para o uso na estrutura da coberta. Este tipo de corte ajusta a madeira à curvatura das telhas coloniais.

Foto ilustrativa do uso da telha colonial na área estudada durante a primeira etapa do projeto.

Page 4: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

TIPOLOGIA 1

Volumetricamente esta tipologia surgiu com o uso de blocos, sendo composta por três blocos que têm sua posição orientada pelo eixo orientador dos espaços da casa. Eles são dispostos ao longo do comprimento do lote, onde o primeiro e o último ocupam quase a totalidade da largura do lote, e o central somente a metade. Com isso surge entre os blocos um pátio, que é a característica forte desta tipologia. O pátio passa a ser uma área de convivência entre os ambientes da residência e o lote vizinho. Isto é possível pelo espelhamento da tipologia, onde os pátios encontram-se dispostos lado a lado. Este espaço é ainda de grande importância para o aumento do conforto ambiental nas habitações, pois favorece a distribuição de ventilação e iluminação natural.

O uso de blocos é também uma forma de facilitar a adaptação da edificação ao terreno com seu declive natural. Sendo dispostos no mesmo sentido das principais curvas de níveis do terreno, há a possibilidade de variações nos níveis de blocos sem prejudicar a disposição dos cômodos.

A coberta desta tipologia é pensada em conjunto com tipologia 2, sendo aplicadas as mesmas soluções em inclinações e materiais. Para o madeiramento da coberta é utilizada a carnaúba, planta abundante na região, de grande resistência e beleza. Fazemos uso da telha colonial para os pavimentos térreos e a telha de baixa inclinação e de material não nocivo ao meio ambiente para os pavimentos superiores, usando-se de platibanda. Esta resolução nos possibilita um jogo de volumes interessante para o observador.

Croqui do estudo volumétrico da tipologia.

Croqui indicando o uso de três blocos orientados por um eixo de ditribuição dos espaços da residência.

Croqui da adaptação dos blocos a declividade do terreno.

Croqui indicando uma possível combinação da tipologia. Neste caso foi trabalhado o espelhamento da forma para melhor aproveitamento da área de pátio.

CORTE CA CORTE CB

N

FACHADA NORTE FACHADA LESTE

FACHADA OESTE FACHADA SUL

P. BAIXA TÉRREO P. BAIXA 1 PAV - 2 QUARTOS P. BAIXA 1 PAV - 3 QUARTOS

Área construída

Área útil

Área do terreno

67,98 m²

57,16 m²

120 m²

Quadro de áreas

Page 5: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

PLANTA HUMANIZADA TÉRREO PLANTA HUMANIZADA 1 PISO - DOIS QUARTOS PLANTA HUMANIZADA 1 PISO - TRÊS QUARTOS

VARIAÇÕES E COMBINAÇÕES DE TIPOLOGIA

Q1-Q1 Q1-Q3 Q3-Q1 Q3-Q2 Q1-Q2 Q2-Q1

VISTA DA TIPOLOGIA COM UM QUARTO (Q1) VISTA DA TIPOLOGIA COM DOIS QUARTOS (Q2) VISTA DA TIPOLOGIA COM TRÊS QUARTOS (Q3)

Q2-Q3 Q3-Q3 Q2-Q2

Page 6: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

TIPOLOGIA 2

E s t a t i p o l o g i a é c o m p o s t a volumetricamente por dois blocos que são dispostos paralelamente ao eixo orientador dos espaços da casa. Para atribuir uma riqueza ao jogo volumétrico há um delizamento de um dos blocos ao longo do eixo orientador causando assim uma quebra da linearidade das fachadas. Como uma outra consequência deste deslocamento temos o surgimento de uma área permeável que é circundada pelo setor íntimo, social e a extremidade frontal do lote.

O espaço descrito acima é utilizado ainda para a locação da escada de acesso aos quartos e banheiro do pavimento superior. Esta locação possibilita grandes ganhos à tipologia, pois a escada assume papel de componente compositivo da fachada principal e cria área de sombreamento em uma das paredes de fechamento do quarto do pavimento térreo.

Na distribuição dos cômodos, seguimos norteados por nossos objetivos orientadores do processo criativo. Como solução de projeto o banheiro é utilizado como um volume divisor entre refeição e serviço, fazendo com que ele esteja próximo aos dois ambientes.

A solução de distribuição das áreas dos cômodos possibilita o uso de um afastamento lateral. Este espaço tem como função: interligar a frente ao fundo de lote, área de extrema importância para a convivência com a vizinhança, e criar um corredor de ventilação para a residência.

Para a coberta desta tipologia é empregada a mesma solução em técnica e materiais da primeira tipologia. Isso ocorre por acreditarmos que a solução atende bem às duas tipologias e cria uma continuidade visual entre as residências.

Croqui indicando o uso de dois blocos dispostos paralelamente ao eixo orientador dos espaços da residência.

Croqui de planta de situação. Nele pode-se observar o corredor criado entre a edificação e o limite do lote para permitir a circulação de usuários e de ventilação.

Área construída

Área útil

Área do terreno

74,89 m²

61,63 m²

120 m²

Quadro de áreas

P. BAIXA TÉRREO P. BAIXA 1 PAV - 2 QUARTOS P. BAIXA 1 PAV - 3 QUARTOS

CORTE C1 CORTE C2

FACHADA NORTE FACHADA LESTE

FACHADA OESTE FACHADA SUL

N

Imagens do interior da tipologia, nelas podemos observar o banheiro: elemento divisor entre serviço e refeição.

Page 7: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

TÓPICOGill Sans Bold 24pt

VARIAÇÕES E COMBINAÇÕES DE TIPOLOGIA

PLANTA HUMANIZADA TÉRREO PLANTA HUMANIZADA 1 PISO - DOIS QUARTOS PLANTA HUMANIZADA 1 PISO - TRÊS QUARTOS

VISTA DA TIPOLOGIA COM UM QUARTO (Q1) VISTA DA TIPOLOGIA COM DOIS QUARTOS (Q2) VISTA DA TIPOLOGIA COM TRÊS QUARTOS (Q3)

Q3-Q1 Q1-Q2 Q3-Q3 Q2-Q1 Q3-Q1 Q2-Q2

Q1-Q3 Q1-Q1 Q2-Q3

Page 8: Estudo Preliminar _ Projeto Arquitetônico

VISUAIS CONCLUSÕESEsteve sempre presente em nosso processo criativo a preocupação em produzir uma arquitetura próxima da realidade da população a ser atendida. Esta preocupação está implícita desde os primeiros gráficos de estudo de áreas até as propostas finais.

A dinâmica nas tipologias também foi uma preocupação constante para a equipe. Buscou-se uma combinação interessante aos olhos do observador, sem com isso prejudicar a individualidade de cada re s i d ê n c i a d o c o n j u n t o . E s t a individualidade é notável no número e qualidade de variações das tipologias apresentadas.

EQUIPE:Caio Barroso Luciana XimenesMarine Oliveira Thaiany Veríssimo